quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MARADONA NO DRAGÃO

Diego Armando Maradona, seleccionador da Argentina, vai assistir ao jogo entre o FC Porto e o Trofense, relativo à 14.ª jornada e marcado para o dia 11 de Janeiro no Dragão, com o objectivo de ver Lucho e Lisandro em acção. Tendo por fundo a observação de jogadores para a elaboração das próximas convocatórias - há um jogo amigável com a França no dia 11 de Fevereiro, em Marselha, e seguem-se partidas importantes na eliminatória sul-americana para o Campeonato do Mundo -, o seleccionador tem agendado um périplo pelos campeonatos de Espanha, Itália e Inglaterra, como se pode ler na página oficial da federação argentina, para "falar com os jogadores e ouvi-los" com o objectivo de discutir ideias sobre o presente e o futuro da selecção. O JOGO sabe, no entanto, que o périplo de Maradona também contempla uma visita ao FC Porto. Lucho e Lisandro, recorde-se, fizeram parte da primeira convocatória da antiga estrela mundial: o particular com a Escócia há cerca de um mês e meio (o médio entrou, e o goleador não saiu do banco).
Como o Benfica joga no mesmo dia com o Braga, na Luz (salvo alguma alteração de calendário, que até ao momento não está prevista) está gorada a hipótese de Maradona observar directamente Aimar e Di María.
Desde que o FC Porto se começou a abastecer com frequência na Argentina, nunca um seleccionador daquele país veio ver um jogo dos tricampeões nacionais. Assim, pode fazer uma apreciação mais profunda e detalhada dos jogadores no seu habitat natural. A visita de Maradona está a suscitar natural entusiasmo em Lucho e Lisandro, mas também é vista como uma oportunidade para a vasta comunidade argentina do FC Porto. Há pouco tempo, recorde-se, Mariano foi chamado à selecção. E convém não esquecer os elogios públicos de Maradona a Bolatti.
Um encontro em Amesterdão
Foi em Julho de 2005 que o FC Porto se cruzou com Maradona pela última vez. Co Adriaanse era o treinador, e os portistas foram convidados para o Torneio de Amesterdão, juntamente com Boca Juniors, Ajax e Arsenal. Maradona foi uma espécie de padrinho do torneio. No jogo entre a equipa portista e a argentina (2-0 a favor dos portugueses), Maradona foi saudado pelos compatriotas Lucho e Lisandro (únicos argentinos da altura) e por toda a estrutura do FC Porto. Ficou com uma camisola a lembrar a data.
Fonte: OJogo

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

COMISSÃO DISCIPLINAR DA LIGA MANTÉM CASTIGO A NUNO GOMES

Nuno Gomes vai mesmo ficar suspenso por dois jogos. Na reunião desta terça-feira, o Comissão Disciplinar da Liga decidiu manter o castigo ao avançado encarnado, apurou o Maisfutebol.
O Benfica reclamou do castigo aplicado ao capitão de equipa, na sequência da expulsão no jogo com o Nacional, por alegadas palavras injuriosas ao árbitro Pedro Henriques. A suspensão nos jogos com Trofense, para a Liga, e V. Guimarães, para a Taça da Liga, será mesmo efectiva, facto que desagrada o clube da Luz.
«Estranhamos que em três relatórios com a mesma força, o do árbitro, o dos delegados da Liga e o das forças policiais, a Comissão Disciplinar só tenha atendido ao relatório do árbitro. Estranhamos que a Comissão Disciplinar da Liga tenha sempre critérios mais apertados com o Benfica. Não sabemos se não estamos a pagar a factura do Apito Final», disse ao Maisfutebol fonte do Benfica.
A insatisfação das águias em relação à suspensão de Nuno Gomes é grande. O Benfica vai recorrer para a Federação Portuguesa de Futebol, apesar de esta decisão em nada interferir na suspensão.
«A Comissão Disciplinar manteve o castigo ao Nuno Gomes e o Benfica vai recorrer para o Conselho de Justiça da Federação. Sabemos que este recurso não tem efeitos suspensivos e que a decisão do Conselho de Justiça só terá tomada após os dois jogos de suspensão, mas vamos recorrer por uma questão de princípio. Vamos provar a falsidade dos argumentos do senhor Pedro Henriques», sublinhou ao Maisfutebol fonte dos encarnados.
O recurso dará entrada na Federação Portuguesa de Futebol esta quarta-feira e da documentação que o Benfica vai enviar fará parte «imagens do túnel que provam que em momento algum o Nuno se cruzou com o senhor Pedro Henriques», reforçou fonte ligada ao processo.
A suspensão de dois jogos para Nuno Gomes incomoda bastante o Benfica. O clube defende que em situação semelhante à que esteve na base do castigo ao avançado, a Comissão Disciplinar da Liga tomou decisões diferentes: «Não se compreende como é que o mesmo artigo suspende o Miguelito (Nacional) por um jogo, por injúrias ao árbitro Duarte Gomes, no Dragão, e suspende o Nuno Gomes por dois. A mesma situação tem uma moldura suspensiva diferente.»
Depois de confirmada a suspensão do internacional português por dois jogos, a prioridade dos encarnados é provar, ainda que moralmente, «a inocência do Nuno Gomes». «Vamos provar de forma inequívoca que o que o árbitro Pedro Henriques escreveu é falso», concluiu ao nosso jornal fonte dos encarnados.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

BENFICA: SUAZO JOGA NO DRAGÃO EM FEVEREIRO

O Benfica tem agendado para o dia 8 de Fevereiro a deslocação ao Dragão e no dia 9 Suazo tem de apresentar-se na selecção de Honduras, tendo em vista o jogo com a Costa Rica, no dia 11. O avançado vai conseguir cumprir os dois compromissos: jogar frente ao F.C. Porto e viajar de seguida para San Jose, local onde se vai realizar o jogo Costa Rica-Honduras.
O compromisso da selecção hondurenha é de qualificação para o Mundial de 2010, mas realiza-se numa data estipulada para jogos amigáveis. Os regulamentos da FIFA são claros. Nestes casos, o jogador tem de apresentar-se até 48 horas antes do jogo. Nada que incomode o Benfica. Fonte do clube encarnado garantiu ao Maisfutebol que Suazo estará ao serviço da selecção a tempo e horas.
«Os regulamentos da FIFA obrigam o Benfica a disponibilizar o jogador para a selecção 48 horas antes do jogo. Nós vamos querer o Suazo cá na selecção no dia 9 de Fevereiro pela manhã. Vamos fazer o nosso requerimento e apenas queremos que se cumpram os regulamentos da FIFA para jogos oficiais realizados em data de particulares», afirmou Rafael Leonardo Callejas, presidente da Federação de Honduras ao Maisfutebol.
Aquele que foi Presidente da República de Honduras entre 1990 e 94, e que está agora à frente do futebol hondurenho, não se mostra incomodado com a possibilidade de Suazo jogar pelo Benfica no dia 8 de Fevereiro. Rafael Leonardo Callejas quer sim que o avançado se apresente na selecção no dia seguinte: «Suazo tem de estar cá no dia 9 pela manhã. Nunca tivemos problemas com nenhuma equipa sobre a libertação dos jogadores e não acredito que isso aconteça agora. Para nós é imperativa a presença do David Suazo no dia 9 de Fevereiro.»
Reinaldo Rueda vai falar com Quique Flores no início de 2009
A presença do avançado no jogo com a Costa Rica vai ser tema de conversa entre o treinador do Benfica e o seleccionador das Honduras, o colombiano Reinaldo Rueda. «Em Janeiro o nosso técnico vai falar com o senhor Flores sobre este assunto. O Suazo pode ser importante para o Benfica, mas é vital para a selecção de Honduras», afirma o presidente da federação.
Nesta conversa com o Maisfutebol, Rafael Leonardo Calejjas explicou ainda que o seleccionador de Honduras não prescinde de Suazo para o jogo de dia 11: «O David tem de estar nesse jogo que é de qualificação para o Mundial. Não abrimos mão dele. Não vai estar agora connosco porque o torneio que vamos ter, a Taça das Nações, não é uma competição oficial da FIFA. Não o convocámos para esse torneio que começa dia 22 de Janeiro, mas precisamos dele a 11 de Fevereiro.»
Fonte: Maisfutebol

FC PORTO: INCRÍVEL HULK JÁ TRABALHA


Hulk regressou ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia nesta segunda-feira, trabalhando com o plantel do F.C. Porto na sessão matinal. O avançado brasileiro foi autorizado pelo clube a apresentar-se um dia mais tarde, após as férias natalícias.
O plantel orientado por Jesualdo Ferreira continua a preparar a deslocação ao reduto do Nacional da Madeira. Com Sapunaru apto, do ponto de vista clínico, Tarik Sektioui afigura-se como a única baixa. O extremo marroquino está a cumprir um programa de tratamento, ao longo da presente semana, para ultrapassar completamente os problemas físicos.
O F.C. Porto cumpre mais uma sessão de trabalho na manhã de terça-feira, a partir das 10 horas. À tarde, os dragões recebem o Boavista na 2ª jornada do Campeonato de Primavera da Liga Intercalar (Zona Norte). O jogo está marcado para as 15 horas, no estádio do centro de treinos do Olival, e os sócios têm entrada gratuita.
fonte: Maisfutebol

SPORTING: ROCHEMBACK LESIONADO


Fábio Rochemback não treinou sob as ordens de Paulo Bento. O médio do Sporting foi considerado inapto, pelo departamento médico do clube, por apresentar uma «lesão muscular aguda intercostal», lê-se na ficha de treino.
Paulo Bento também não contou com Anderson Polga na sessão desta segunda-feira. O brasileiro limitou-se a realizar trabalho condicionado, no ginásio e no terreno.
Stojkovic continua ausente, por se encontrar doente, como foi revelado pelos responsáveis leoninos, na altura do regresso aos trabalhos. O guarda-redes sérvio está autorizado a apresentar-se mais tarde - o médico que observou o atleta aconselhou que este não viajasse antes de dia 31.
O Sporting joga dia 3 de Janeiro. Os leões deslocam-se a Setúbal para disputar a 13ª jornada da Liga.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Destaques do dia (28/12/2008)

Liverpool alarga vantagem
O Liverpool não só assegurou a passagem do ano na primeira posição, como alargou a vantagem que tinha sobre o Chelsea, depois de vencer no terreno do Newcastle por 5-1 e a equipa de Scolari empatar a duas bolas na deslocação ao terreno do Fulham. Agora a equipa de Rafa Benitez tem 3 pontos de vantagem sobre Chelsea e 10 sobre Manchester United, que tem menos 3 jogos. A equipa de Cristiano Ronaldo só entra em campo amanhã para receber o Middlesbrough em Old Trafford.

Tarik continua em tratamento
O plantel portista regressou este domingo ao trabalho, após as mini-férias de Natal. O apronto decorreu como é hábito no Centro de Treinos do Olival, em Gaia, e nele participaram praticamente todos os jogadores com que Jesualdo Ferreira conta para os próximos compromissos. Apenas Hulk e Tarik não estiveram presentes.

Ronny não apareceu e Moutinho saiu mais cedo
O segundo dia de trabalho para o plantel leonino, após as férias natalícias, ficou marcado pelo regresso de um longo pelotão – Grimi, Izmailov, Romagnoli, Liedson, Derlei, Rochemback, Vukcevic, Adrien e Pedro Silva – conjunto este de jogadores que fizeram treino à parte dos restantes, vocacionado naturalmente para aspectos de natureza física e muscular.

"Damos a vida pelo título"
CARDOZO abre o coração, em exclusivo a O JOGO, e mostra plena confiança na conquista do título nacional. Afinal, afastados da Taça de Portugal e da Taça UEFA, toda a artilharia montada por Rui Costa está agora virada para este objectivo. Tacuara continua, de resto, a pedir mais oportunidades a Quique Flores, pois quer estar no Mundial'2010.

Fontes: ZeroZero & O Jogo

sábado, 27 de dezembro de 2008

"FC PORTO QUALIFICOU-SE DE FORMA BRILHANTE"

Quem o diz é o presidente do Atlético de Madrid a propósito do encontro da Champions
Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões o F.C. Porto vai defrontar o Atlético de Madrid, e do lado espanhol todos parecem estar conscientes de que será uma eliminatória complicada. A começar logo no presidente dos «colchoneros», que destacou a forma como os «dragões» garantiram o apuramento para as eliminatórias.
«Nesta fase já não há adversários fáceis. A equipa portuguesa qualificou-se de forma brilhante e isso diz tudo. Para além disso, já soube o que era ganhar a competição duas vezes. Em todo o caso o Atlético tem mostrado que está à altura das circunstâncias na Europa», disse Enrique Cerezo, em entrevista ao jornal «As».
O dirigente destacou ainda aquele que é, indiscutivelmente, o ponto forte da equipa. «Poucos clube se podem dar ao luxo de ter avançados como Aguero, Forlán, Simão e Maxi (Rodriguez), para além de Sinama (Pongolle), sem esquecer os médios que fazem golos», disse Cerezo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

C. RONALDO NO ONZE IDEAL DE 2008

A escolha é dos jornalistas do L'Équipe
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo foi escolhido para o ''onze'' ideal de 2008, quer pelos jornalistas do L´Équipe quer pelos adeptos que votaram no site oficial do jornal francês para definir a melhor equipa.
Cristiano Ronaldo, que recebeu no início de Dezembro a ''Bola de Ouro'', troféu atribuído pela France Football e que premeia o melhor futebolista do Mundo, surge nas duas votações realizadas, ao contrário de meia equipa. À semelhança do extremo português, apenas Iker Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (FC Barcelona), Rio Ferdinand (Manchester United), Lionel Messi (FC Barcelona) e Steve Gerrard (Liverpool) surgem como os preferidos de adeptos e jornalistas. Na equipa apenas escolhida pelos redactores do L´Équipe surgem ainda Vidic (Manchester United), Evra (Manchester United), Xavi (FC Barcelona), Fernando Torres (Liverpool) e Ibrahimovic (Inter Milão). Já os adeptos dão ainda a sua preferência a Sérgio Ramos (Real Madrid), Philip Lahm (Bayern Munique), John Terry (Chelsea), a Kaka (AC Milan) e Frank Ribéry (Bayern Munique). Na sua escolha o L´Équipe assume a ''lógica'' de uma equipa onde imperam campeões da Europa por clubes, com quatro jogadores do Manchester United, e por selecção, com a escolha de três internacionais espanhóis: Casillas, Xavi e Torres. ''O nosso onze mundial é composto em dois terços por campeões da Europa, quer a nível de clubes, como de selecção'', refere o jornal francês.
Fonte: Futebol365

CASTIGO A NUNO GOMES: BENFICA RECORRE

O Benfica apresentou, esta sexta-feira, um recurso ao castigo de dois jogos de suspensão aplicados a Nuno Gomes, na sequência da expulsão no final do jogo com o Nacional. A documentação do clube da Luz deu entrada na Comissão Disciplinar para ser analisada no plenário da próxima terça-feira.
A reclamação é baseada naquilo que o Benfica considera ser uma «distorção dos factos» que constam somente no relatório do árbitro Pedro Henriques e que não fazem parte das informações fornecidas nem pelos delegados da Liga, nem pela Polícia.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

MOURINHO: "QUERO SER TAMBÉM CAMPEÃO ESPANHOL"

José Mourinho concedeu uma entrevista à Sky Sports, de Inglaterra, na qual fez várias revelações curiosas. Disse, por exemplo, que se apaixonou pelo futebol inglês e que quer voltar, mas antes disso tem um sonho maior a cumprir: treinar uma equipa espanhola. Para ser campeão, claro.
«Uma das minhas ambições é ganhar a Liga Inglesa, a Liga Italiana e a Liga Espanhola. Os três maiores campeonatos na Europa», disse. «Um dia irei voltar a Inglaterra, porque adoro-a, e um dia irei para Espanha para ganhar a Liga. Mas ao mesmo tempo estou muito, muito feliz no Inter».
Em Milão Mourinho tem um trabalho praticamente no início. «Quero fazer o Inter um clube melhor. Estou muito contente com a forma como as coisas correram até agora. A minha equipa é quase como eu chamava ao meu Chelsea em 2004/05: uma máquina ganhadora. Tenho sempre a sensação que vou ganhar porque a equipa é muito forte».
«Recusei a selecção inglesa no último momento... porque quero ser feliz»
Pelo meio, o treinador português explicou por que não aceitou o cargo de seleccionador inglês. «Recusei o cargo porque queria ser feliz. Para ser feliz tenho que treinar. Já sinto a falta de ter futebol todos os dias durante o período de Natal, por isso imaginam como seria se fosse um seleccionador? A jogar uma vez por mês?», questionou.
«Quase aceitei o cargo, mas no último momento comecei a pensar no que se tornaria a minha vida... todos os dias de fato, a caminho do escritório, a viajar para os estádios. A selecção tem que esperar quinze anos por mim. Tenho demasiada energia».
«No início estava cansado da imprensa italiana»
Por fim, Mourinho admitiu que teve muitos problemas com a imprensa italiana e que continua a não gostar de falar com ela. «Para mim o início foi um período de pressão e de desentendimentos. Não estava contente por ter que responder. Estava cansado. No final de todos os jogos tinha que falar uma hora com a imprensa e detestava-o. Destestava-o».

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cissokho a caminho do FC Porto


O LATERAL-ESQUERDO QUE FALTAVA

Aly Cissokho de 21 anos, lateral esquerdo do Vitória de Setúbal, pode estar a caminho do FC Porto já na reabertura do mercado de Janeiro para reforçar uma posição que os dragões estão deficitários. Lino e Benítez nunca convenceram pelo que o atleta francês deve ser uma aposta do treinador logo de início.
Cissokho, contratado pelo Vitória de Setúbal aos franceses do Gueugnon, tem sido seguido pelos dragões que têm estado muito atentos à evolução do atleta podendo avançar para a sua contratação a qualquer momento.
A BOLA apurou que Jesualdo Ferreira é um apreciador das qualidades do jogador sadino e quis inteirar-se deste dossier com o treinador Daúto Faquirá que lhe terá dado as informações pedidas. O treinador dos azuis e brancos terá gostado do que ouviu e, segundo A BOLA, podemos adiantar que as negociações entre os dois clubes tendo em vista a transferência de Cissokho estão muito avançadas e que o jogador estará mesmo de malas aviadas para a Cidade Invicta.
O francês deverá ser apresentado quando as equipas regressarem de férias.
Fonte: Sapo Infordesporto

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A CAMPANHA NÃO RESULTOU

Não obstante a campanha suspeita da comunicação social desportiva, que tenta a todo custo e incompreensívelmente voltar a levar o Benfica ao colo para o título (as páginas dos jornais de ontem faziam manchetes com o nome do Benfica na reportagem do empate do FC Porto), numa atitude que se repete ano após ano e que não é benéfica ao futebol português; os encarnados fizeram questão de refrear os ânimos e imitar os seus perseguidores, ao empatar a zero com o Nacional.
Rodriguez
BENFICA 0-0 NACIONAL
Mas que se passa? O primeiro lugar, outrora o mais desejado por todos, parece agora pouco atractivo. Primeiro foi o Sporting a desperdiçar a oportunidade de chegar lá à frente. Seguiram-se o Leixões e o F.C. Porto, que entregaram a liderança de bandeja ao Benfica. A fechar a ronda, a equipa de Quique Flores não conseguiu fazer melhor do que os adversários directos e também não foi além de um empate diante do Nacional.
O Benfica partiu para esta ronda, no início da semana, com uma missão bem delineada: vencer o Nacional para virar o ano no primeiro lugar. No entanto, os adversários directos baralharam tudo no fim-de-semana, entregando a liderança de mão beijada e diluindo o objectivo dos encarnados. O título de campeão de Inverno estava garantido e a possibilidade de reforçar a vantagem parece que nunca foi tónico suficiente para motivar os homens de Quique esta noite.
O Benfica até entrou determinado com um meio-campo de força, com Katsouranis e Yebda no miolo, Ruben Amorim sobre a direita e Di Maria a fazer de Reyes no lado contrário. Na frente, Cardozo voltou a ser primeira opção para fazer companhia a Suazo. Ao ritmo dos impulsos de Di Maria e apoiados nas constantes movimentações de Suazo e Cardozo na área, o Benfica parecia assumir o estatuto de líder diante de um Nacional que entrou na expectativa, recuado sobre a sua defesa.
No entanto, assim que o Nacional ganhou alguma confiança e tentou sair a jogar, colocou em evidência uma enorme lacuna no desenho dos encarnados. Havia um espaço enorme a separar Yebda e Katsouranis de Suazo e Cardozo. Uma clareira que os madeirenses souberam rentabilizar, organizando aí o seu jogo para a saída de rápidos contra-ataques. Com o Benfica partido em dois, o Nacional foi crescendo, fazendo descair o seu ataque sobre a esquerda, colocando Maxi em dificuldades. Num desses lances, os madeirenses invadiram o meio-campo encarnado numa proporção de quatro para dois. Valeu ao Benfica um corte precioso de Luisão a anular a ameaça.
Pelo meio, Quique foi obrigado a trocar Sidnei (lesionado) por Miguel Vítor, mas, ao intervalo, estava obrigado a mexer mais para corrigir a lacuna que parecia evidente. O técnico espanhol decidiu esperar mais alguns minutos e, por muito pouco, não pagou caro por isso. No primeiro lance do Nacional, os madeirenses trocam a bola na referida clareira, evoluíram em tabelinhas até libertarem Edson na área. O avançado atirou cruzado e Maxi, em carrinho, desviou para o poste. A bola esteve a escassos centímetros de se transformar em golo. Logo a seguir foi Ruben que surgiu destacado na área para, só com Moreira pela frente, atirar por cima.
A situação parecia estar a ficar incontrolável quando Quique chamou Aimar, animando desde logo as bancadas. Falso alarme. O argentino foi sentar-se no banco. No meio do caos, o Benfica quase chegou ao golo: Katsouranis levantou a bola para a área, Suazo amorteceu para a entrada de Ruben Amorim que, com as redes à disposição, atirou por cima. Logo a seguir, na sequência de mais um canto, forte cabeçada de Luisão a obrigar Bracali a grande defesa junto ao relvado. Mais um pontapé de Di Maria e as bancadas renderam-se, redobrando o apoio à equipa, mas no relvado persistiam os problemas.
Foi então, aos 67 minutos, que Quique mexeu finalmente na equipa, prescindindo de Di Maria par reforçar o ataque com Nuno Gomes, mudando o desenho para um clássico 4x3x3. O buraco no meio foi, finalmente, preenchido, com Nuno Gomes a jogar nas costas dos avançados, e Ruben Amorim a aproximar-se mais de Katsou e Yebda. Mas os minutos corriam céleres e os encarnados jogavam mais com o coração do que com a cabeça. Já em tempo de descontos, o caso do jogo: Miguel Vítor caiu na área, foi atingido por uma bola na mão e Cardozo atirou a contar. Pedro Henriques, no entanto, não contou e marcou falta do central. O ano acaba, assim, com os quatro primeiros a fazerem cerimónia para se chegarem à frente.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SUAZO FELIZ NO BENFICA


David Suazo é “muito feliz” no Benfica, quem o afirma é o representante do jogador que refere ainda que o hondurenho neste momento só quer “desfrutar” do bom momento que atravessa nos encarnados e que o seu futuro só será discutido no final da época.
Giovanni Branchini considera que é prematuro falar da saída do avançado: “Já decidimos que não vamos falar sobre o futuro de Suazo até ao final da época. Ele é muito feliz em Portugal e quer desfrutar deste bom período na sua carreira”.O empresário garante ainda que Suazo não é só cobiçado por clubes ingleses, como o Aston Villa, Everton e Newcastle: ”Não há só clubes ingleses interessados no Suazo. Clubes espanhóis também perguntaram por ele. Todas as partes vão-se reunir no final da época e tomaremos a melhor decisão para o bem do jogador”.
Branchini, contudo, sossega os adeptos da Luz: “Neste momento, é muito provável que fique em Portugal.”

domingo, 21 de dezembro de 2008

O FIM DO CICLO


FC PORTO 0-0 MARÍTIMO

Choque de dois mundos, de duas realidades, de dois momentos. Uma eclosão de ingredientes complexos num resultado final que acaba por se aceitar: nulo entre o F.C. Porto e Marítimo na despedida das duas equipas de 2008.
Os dragões quebraram uma sequência fantástica de dez vitórias consecutivas e falharam a possibilidade de chegar à liderança, ainda que à condição. O Marítimo surpreendeu pelo arrojo, após amostras deprimentes diante do Benfica e do Sporting.
O início do F.C. Porto até anunciava grandes feitos à cruzada azul e branca. Em 15/20 minutos, cinco lances de muito perigo para a baliza de Marcos. Uma mão-cheia de ameaças veladas a um oponente que estremecia de pânico e ainda parecia pedir desculpa por isso.
Mas a submissão tem limites. O Marítimo resistiu como pôde nesse período de prevalência do F.C. Porto e terá pensado poder ter a capacidade de fazer algo mais. No essencial, a formação insular organizou-se. Van der Linden passou para lateral esquerdo e desfez o trio de centrais que formava com Cardoso e João Guilherme. Miguelito adiantou-se, as duas equipas encaixaram.
É destas partidas que a Liga precisa. Um F.C. Porto de boa atitude e muito razoável qualidade de jogo; um adversário de menor dimensão mas que recusa o feudo e vai combatendo pela liberdade.
Consciente da sua menor qualidade, o Marítimo foi assustando aqui e ali os azuis e brancos a até enviou duas bolas ao ferro da baliza de Helton. O F.C. Porto movimentava-se, tentava ao mesmo tempo ser paciente e obstinado na busca do golo, mas faltava-lhe sempre qualquer coisa, nomeadamente nos lances de ataque pensados desde a sua defesa.
Só em transições rápidas, por Rodríguez e Hulk, normalmente, o Marítimo se desequilibrava. Mas aí valia também a excelente condição de Marcos, um guarda-redes em muito bom nível esta noite.
Intensidade até ao fim nos dois lados
Intensidade não faltou até ao apito final de Duarte Gomes. Após um hiato de emoções na parte inicial da segunda parte, o F.C. Porto percebeu que só acelerando poderia acercar-se com perigo da área insular.
Jesualdo Ferreira arriscou mais para os últimos 25 minutos (Mariano em vez de Pedro Emanuel e Fucile na lateral esquerda) e os jogadores responderam bem. Mas mais com a coração do que com a cabeça. Terá faltado lucidez e alguma sorte aos tricampeões nacionais nesta derradeiro assomo de risco.
Rodríguez obrigou Marcos à defesa da noite; Lisandro disparou ao peito do brasileiro: Farías foi incapaz de desviar a bola para golo quando tinha tudo para o fazer¿ mas mesmo nesta fase, onde seria natural que o Marítimo só defendesse, os insulares assustaram Helton num contra-ataque conduzido por Manu.
Enfim, pela disponibilidade, atitude mental, dinamismo e ambição, as duas equipas merecem um tributo elogioso.
Menos bem esteve o árbitro Duarte Gomes. Numa noite onde até um dos seus assistentes atropelou Jesualdo Ferreira, o árbitro errou em demasia. O pior dos seus pecados terá sucedido já perto do fim, ao deixar passar em claro um agressão de Fernando Cardozo a Rolando na área do Marítimo.
A bola não estava em jogo e por isso não havia lugar a grande penalidade, mas o brasileiro teria sempre de ser expulso. Enfim, um erro relevante num lençol de outros mais.

Fonte: Maisfutebol

sábado, 20 de dezembro de 2008

VELHOS HÁBITOS DE NATAL


SPORTING 0-0 ACADÉMICA

O Sporting cedeu um nulo esta noite em Alvalade frente à Académica, num jogo em que a equipa de Coimbra esteve muito segura e confiante, enquanto os leões só na segunda parte pressionaram o necessário, mas não contavam por certo com Peskovic em grande noite. O Sporting perde dois pontos em casa importantíssimos, se bem que não decisivos, para o resto do campeonato.
Primeira parte jogada a um ritmo intenso, de parte a parte, diga-se. Foi, de facto, surpreendente a maneira como a Académica encarou a partida, jogando taco a taco ante o fasvoritíssimo Sporting. Não houve, no primeiro tempo, muitas oportunidades de golo, mas mais por mérito de ambas as defesas do que demérito dos atacantes. O Sporting surgiu mais lento do que o costume nos últimos jogos e teve que se acautelar com os rápidos dianteiros da equipa de Domingos Paciência. Num minuto, porém, aos 40', o Sporting poderia ter marcado por duas vezes. Primeiro por Izmailov, para grande defesa de Peskovic. Depois num remate de longe de Polga para nova grande parada do guarda-redes da formação de Coimbra.
Na segunda parte, so “estudantes” mantiveram a pressão alta e os leões tiveram que duplicar esforços. Aos 65', cruzamento-remate de para nova grande defesa de Peskovic. Aos 71', o Sporting desperdiçou a melhor oportunidade de todo o jogo. Cruzamentod e Miguel Veloso da esquerda e Hélder Postiga, em óptima posição e sem qualquer adversário por perto, cabeceou muito por alto. Era uma altura em que a Académica já recuava no terreno, deixando de incomodar Rui Patrício. Aos 80', de novo o guarda-redes eslovaco em destaque, desta feita para defender uma “bomba” de Rochemback. Paulo Bento já tinha feito entrar Vukcevic e Yannick.
Desesperava o Sporting e ainda mais quando viu Peskovic efectuar a amais extraordinário dafesa da noite, com um formidável golpe de rins, depois de a bola ter embatido num defesa da equipa de Coimbra e quase trair o guardião eslovaco. Fantástico. Já com seis minutos de descontos, Litos marcou um livre da direita e Orlando, de cabeça, cabeceou por cima. Foi o derradeiro lance do jogo. Um empate inesperado do Sporting, que pode assim perder mais terreno tanto para o Benfica para o FC Porto.

Fonte: Sapo Infordesporto

Jesualdo Ferreira quer ser líder rapidamente


"LIDERANÇA É QUESTÃO DE TRABALHO"

O F.C. Porto defronta este domingo o Marítimo num jogo que pode valer a liderança da Liga. Um cenário que não depende apenas dos azuis e brancos: é necessário vencer o adversário madeirense e esperar que o Benfica não vença. Por isso Jesualdo Ferreira não aposta todas as fichas na subida ao primeiro lugar.
«Estamos nesta altura a dois pontos do líder e queremos chegar rapidamente à liderança do campeonato. Não dependemos de nós para isso acontecer, por isso temos apenas a missão de ganhar o jogo com o Marítimo. Temos de pensar jogo a jogo, porque faltam dezoito para acabar a Liga e queremos chegar em primeiro no fim.»
Certo é que o F.C. Porto já esteve mais longe da liderança. À medida que a equipa cresce e se aproxima do primeiro lugar, Jesualdo sente o grupo mais forte. «Também nós conseguimos mobilizar-nos muito mais por razões que são humanas: quanto mais próximos estamos dos objectivos, muito melhores ficamos por estarmos mais perto.»
Ora é nesse sentido que se aproxima no calendário nacional o jogo com o Marítimo, um adversário que vale muito mais do que a derrota com o Benfica mostrou. «Respeitamos muito o Marítimo e que é importante que se perceba que, até ao momento em que jogou com o Benfica na última jornada, era a defesa menos batida da prova», disse.
«Tem um registo fora de três vitórias, uma derrota e sofreu apenas um golo. Por isso vamos enfrentar um adversário muito forte, que nos vai obrigar a jogar melhor do que nos últimos jogos», acrescentou Jesualdo, ele que pelo meio também admitiu que a equipa pode chegar ao Natal em segundo lugar por demérito próprio «e por mérito dos adversários.»

PAULO BENTO QUER DEPENDER SÓ DE SI

SPORTING - ACADÉMICA (20H30 SPORTV1)
À partida para a última jornada de 2008, com a Académica, o Sporting tem dois objectivos, traçados por Paulo Bento: conseguir a quinta vitória consecutiva (nas várias competições), completando assim o melhor ciclo da época; e chegar aos 25 pontos, dependendo apenas de si próprio para conquistar o título.
É a eterna questão de não depender dos outros para alcançar os objectivos, muito referida pelos técnicos. Embora nesta altura o discurso não faça muito sentido, pois ainda nem sequer está cumprida a primeira volta, Paulo Bento pretende, acima de tudo, motivar o grupo. Isto para chegar às férias natalícias com o grupo em paz. Aparentemente ultrapassado o diferendo com Vukcevic, de novo integrado na equipa, após o jogo com o Marítimo surgiram novos recados para o interior do grupo. Os alvos não foram especificados pelo técnico, mas as críticas parecem ter sido dirigidas a Miguel Veloso a Yannick Djaló.
Seja como for, Paulo Bento tentou colocar «água na fervura», dado que estava o recado. O técnico leonino espera que, frente à Académica, a equipa confirme o bom momento que atravessa. Derlei voltou a ficar de fora, enquanto que nas alas vai haver novas mexidas, já que Grimi e Pereirinha estão lesionados.
Mesmo com algumas baixas, os «leões» partem para o encontro da 12ª jornada com claro favoritismo, até porque a Académica ainda não ganhou qualquer jogo fora de casa, nesta época. A «Briosa» tem apenas um empate na condição de visitante, e apenas um golo, curiosamente alcançado no Estádio do Dragão. Para além disso, Garcés está lesionado e Sougou castigado. Domingos Paciência nunca ganhou aos «leões» enquanto treinador, mas não será fácil conseguir tal feito neste sábado.
Equipas prováveis:
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga, Caneira; Rochemback, Vukcevic, Izmailov, Moutinho; Postiga e Liedson
ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Pedro Costa; Pavlovic; Cris, Miguel Pedro e Diogo Gomes; Éder e Lito
Fonte: Maisfutebol

Mourinho e o regresso a Manchester


"VAI SER FANTÁSTICO!"

José Mourinho vai voltar a Inglaterra depois de o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ter colocado Inter e Manchester United frente a frente. O técnico dos italianos não tem dúvidas de que «vai ser um regresso inesquecível» a um estádio onde já esteve com F.C. Porto e Chelsea.
«Estou satisfeito com o sorteio, queria o melhor e saiu-me o campeão europeu, que talvez se sagre campeão do mundo daqui a dois dias», começou por referir Mourinho, em conferência de imprensa.
«O Manchester Utd é uma equipa que tem o actual Bola de Ouro [Cristiano Ronaldo], um grande treinador e um estádio com uma atmosfera fantástica», prosseguiu o técnico do Inter que, por tudo isso, considera que «vai ser um regresso inesquecível a Manchester», onde a segunda mão se vai disputar.
De resto, José Mourinho fez questão de abordar os antigos confrontos com o United. «Há pessoas que dizem que tenho um bom recorde frente a Alex Ferguson, mas essa marca não é minha, é do Chelsea», argumentou, esquecendo que já eliminou os red devils com o F.C. Porto, na mesma fase da Champions.
Por fim, o técnico português analisou os três jogos entre clubes italianos e ingleses: Inter-Manchester Utd, Chelsea-Juventus e Arsenal-Roma: «São jogos com 50 por cento de hipóteses para cada lado, qualquer equipa pode ganhar. No entanto, a Roma vai defrontar um adversário mais acessível que nós e que a Juve, porque o Arsenal não é o Manchester Utd ou o Chelsea.»
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Liga dos Campeões: Sorteio dos oitavos-de-final



José Mourinho e Cristiano Ronaldo têm encontro marcado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio desta sexta-feira de manhã, em Nyon.
Além deste grande jogo, a Champions terá também um outro encontro entre portugueses, o Chelsea-Juventus.
Quanto a F.C. Porto e Sporting, não podem queixar-se do sorteio, face à qualidade existente.
O F.C. Porto terá de volta ao Dragão os ex-portistas Paulo Assunção e Maniche, mais Simão Sabrosa e as outras estrelas do Atlético Madrid.
O Sporting terá de medir forças com o Bayern Munique, onde figuram diversos internacionais alemães, além de Toni e Ribery.

Todos os jogos
Chelsea (Inglaterra)-Juventus (Itália)
Villarreal (Espanha)-Panathinaikos (Grécia)
Sporting (Portugal)-Bayern Munique (Alemanha)
Atletico Madrid (Espanha)-F.C. Porto (Portugal)
Lyon (França)-Barcelona (Espanha)
Real Madrid (Espanha)-Liverpool (Inglaterra)
Arsenal (Inglaterra)-Roma (Itália)
Inter Milão (Itália)-Manchester United (Inglaterra)

Os jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, sorteados esta manhã em Nyon (Suíça) terão lugar a 24/25 de Fevereiro (1ª mão) e 10/11 de Março (2ª mão).


Fonte: MaisFutebol

Festa de Natal azul-e-branca

"A 2 DERROTAS SEGUEM-SE SEMPRE 9 VITÓRIAS"
Discurso de Pinto Da Costa
Não houve golos nem nenhuma vitória especial, mas a noite de ontem foi de festa pintada em tons de azul. A família portista reuniu-se para o habitual jantar de Natal, que juntou cerca de 600 pessoas. O ponto alto da noite, como em todos os anos por esta altura, voltou a ser o discurso de Pinto da Costa.
O presidente do FC Porto falou num "ano de sofrimento, de luta, emoções e muitas alegrias", sentindo, no entanto, que todos "cumpriram uma vez mais com o seu dever". Depois falou-se do futuro."Queremos continuar a vencer com dignidade, justiça e companheirismo, apesar de isso custar a muita gente. Mas isso só pode servir para sermos ainda mais fortes e para lutarmos cada dia mais e nunca para nos deixar desanimados." Pinto da Costa explicou ainda as razões que levam o clube a vencer mais vezes do que os seus adversários.
"Depois de duas ou três derrotas, seguem-se sempre sete, oito ou nove vitórias… E a explicação é simples: somos fortes e temos um grande espírito colectivo", afirmou, num discurso mais interno do que é habitual, fugindo aos assuntos mais quentes.Jesualdo Ferreira não discursou perante a plateia, conversou com os jornalistas. E deixou no ar o desejo de mais felicidade nas provas a eliminar, nomeadamente na Liga dos Campeões."Não temos sido felizes nesse tipo de competições, mas queremos mudar isso. Quando chegar a eliminatória da Champions, teremos mais experiência, mas ainda não seremos uma equipa experiente. Mas tenho a certeza de uma coisa: vamos ter muita vontade de chegar mais longe do que nos últimos anos, onde nos faltou sorte".
O treinador portista afirmou ainda que os reforços já estão praticamente "integrados no espírito vencedor do clube". Por isso, Jesualdo Ferreira não tem dúvidas de que já ganhou uma equipa e "muitos jogadores para o futuro"."Neste momento, tenho cerca de 20 jogadores no plantel que me respondem positivamente a qualquer tipo de competição", explicou, antes de finalizar com o único assunto que o preocupa neste momento, o Marítimo: "Vêm de dois resultados negativos, mas têm uma equipa muito boa".
Homenagens distribuídas por todas as modalidadesAproveitando a festa natalícia, os portistas homenagearam todos os campeões na época 2007/08, distinção que abarcou cerca de uma centena de atletas, distribuídos por diversas modalidades: do futebol ao atletismo; do desporto adaptado ao boxe, passando pelo bilhar, natação, hóquei ou halterofilismo. Foi, no fundo, um autêntico desfile de vencedores, entre seniores e representantes das camadas jovens que não dispensaram uma festa em tons de azul.
Fonte: OJogo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SEM QUALQUER HONRA NEM GLÓRIA

TAÇA UEFA: BENFICA 0-1 METALIST
O Benfica despediu-se da Taça UEFA com mais uma derrota, a 3ª nesta fase de grupos, e sai da prova com um único ponto conquistado. Uma exibição muito pouco conseguida da equipa encarnada, que se apresentou com bastantes novidades, que não aproveitaram para «mostrar serviço». O Metalist, com esta vitória por uma bola a zero, garantiu o 1º lugar no Grupo B, relegando o Benfica para o último lugar.
Quique Flores colocou no onze inicial jogadores com menos minutos esta temporada como Miguel Vítor, Fellipe Bastos, Binya ou Urreta. Poucos esperariam a «tal» vitória por oito golos de diferença que o técnico do Metalist rotulou de «piada», mas pedia-se uma exibição convincente, cheia de alma, de vontade de mostrar que a classificação e os resultados neste grupo tinham sido um «erro». Tal não aconteceu, mas o Benfica, apesar de não ter rubricado uma boa exibição, teve oportunidades para conseguir outro resultado, com falhanços importantes de Cardozo, Nuno Gomes e Urreta. No entanto, como também acontece em Futebol, quando uma equipa não marca, acaba por sofrer. Numa das poucas vezes que a equipa ucraniana chegou perto da baliza de Moreira, Rikun, aos 85 minutos, acabou por fazer o único golo da partida e impor uma nova derrota, a 3ª consecutiva, à equipa comandada por Quique Flores.
Os encarnados terminam assim na última posição do grupo, grupo esse que foi ganho pelo Metalist, com o Galatasaray a conseguir o 2º lugar e os gregos do Olympiacos a terminarem na 3ª posição, última que dá acesso à próxima fase.
Fonte: ZeroZero

QUIQUE DESISTE


TAÇA UEFA:
Benfica - Metalist (19h45)

Quique Flores assume que o Benfica está fora da Taça UEFA, dadas as contas necessárias para o apuramento, e por isso vai fazer algumas mudanças na equipa. O técnico espanhol quer ganhar o jogo, mas mais do que isso, quer «ganhar jogadores».
«Temos de ser realistas e saber que é um objectivo muito complicado. Somos ambiciosos, mas também temos de ser realistas. Sabemos que é quase impossível», disse o treinador encarnado em conferência de imprensa, traçando depois a meta para este jogo: «A primeira obrigação é ganhar ao jogo. Não fizemos as coisas bem, nesta competição, para pensarmos que podemos ganhar 8-0.»
Quique disse depois que vai pedir à equipa que «consiga o melhor resultado possível» e que «chegue ao balneário com a consciência tranquila». Para tal, vai apostar em alguns dos jogadores menos utilizados. «Vai haver mudanças. Gostava de fazer mais. É um bom jogo para ver jogadores. Há jogadores que treinam bem, mas que ainda não sabemos como competem. Esperamos tirar conclusões positivas e ganhar jogadores para o futuro e para as outras competições», explicou. O técnico espanhol referiu mesmo que «é muito importante jogar com o factor psicológico», e por isso espera que os elementos menos utilizados tenham motivação para mostrar serviço.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FC Porto vence e está a dois pontos do Benfica

C. Rodriguez bisou
MAIS PERTO DO TOPO
(Estrela Amadora 2-4 FC Porto)

O jogo decorreu sempre em toada lenta, com o FC Porto a assumir as despesas atacantes contra uma equipa nitidamente desmoralizada, mas ainda assim com um carácter muito profissional. O domínio azul-e-branco foi materializado logo aos 11 minutos, com um golo de Lisandro Lopez de cabeça, após centro de Meireles. Estava colocada alguma justiça no marcador, depois de uma grande penalidade perdoada aos estrelistas, por mão de um seu defensor na grande área.
O momento caricato do jogo, digno do Youtube, aconteceu ainda na primeira parte, quando Fucile chuta a bola contra o atacante do Estrela e aquela faz uma trajectória em forma de chapéu de aba larga, batendo Helton de forma incrível. Injustiça. O Estrela, não obstante a vontade e o brio, não merecia o empate. Talvez por isso, chega o golo do FC Porto no último minuto da primeira parte, por intermédio de C. Rodriguez de cabeça.
Na segunda parte, chega mais uma vez a sorte a bafejar os estrelistas, a conseguirem o empate aos 61 minutos, após várias oportunidades desperdiçadas pelos campeões nacionais. Vidigal marcou de cabeça perante a incrível passividade dos defensores azuis-e-brancos.
O FC Porto não tremeu e no minuto seguinte, Hulk abriu o livro marcando um golo de antologia, de fora da área num remate fabuloso em que a bola descreve uma trajectória perfeita, subindo para depois descer vertiginosamente para a baliza de Nelson.
C. Rodriguez ainda fez o seu segundo golo, na conversão de um livre directo, ele que fez um jogo muito empenhado e mereceu o primeiro bis com a camisola do FC Porto.
Realce-se para finalizar a atitude de brio profissional dos jogadores estrelistas, que não recebem há 2 meses. Destaque negativo para o árbitro Paulo Baptista, com actuação fraca e para o estado do relvado, demasiado escorregadio.
O FC Porto ganhou e está no segundo lugar da Liga, em igualdade pontual com o Leixões, a dois pontos apenas do Benfica.

Taça de Portugal: sorteio dos quartos-de-final


FC PORTO - LEIXÕES É FINAL ANTECIPADA

O F.C. Porto recebe o Leixões nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
O sorteio realizado nesta quarta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol ditou que o At. Valdevez recebe no seu terreno o Nacional.
Os outros dois jogos serão o V. Guimarães-E. Amadora e o P. Ferreira-Naval.
O At. Valdevez, da segunda divisão nacional, é o único clube em prova que não é do principal escalão português.
Os jogos dos quartos-de-final disputam-se a 28 de Janeiro de 2009.

HÁ JOGO!

E. AMADORA - FC PORTO (20H45 RTP1)
Os jogadores do Estrela da Amadora adiaram para esta quarta-feira, dia do jogo com o F.C. Porto, a decisão de levantarem o pré-aviso de greve. O plantel ainda não chegou a um consenso sobre o rumo a tomar.
«Não houve capacidade de decisão colectiva. Os jogadores estão a ponderar a melhor decisão e vão reflectir mais um pouco. O que está em causa é os jogadores faltarem e o Estrela poder extinguir-se ou jogarem e não saberem quando vão receber», esclareceu o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, que se reuniu com o plantel esta terça-feira, depois do treino.
Hugo Carreira, um dos capitães de equipa, voltou a reforçar o quão «complicada» é a situação e que a maior parte das coisas ditas na reunião com Evangelista não devem sair do balneário. «O que temos a fazer é conversar e chegar a uma conclusão», acrescentou.
O presidente António Oliveira esteve no Estádio José Gomes, mas não participou no encontro com o plantel, tal como nenhum outro membro da Direcção. O treinador Lázaro não abordou o encontro com os portistas por não haver ainda uma decisão.
O Estrela treina esta quarta-feira, a partir das 10 horas, e no final os jogadores anunciarão a decisão.
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Decisão adiada para esta quarta-feira

ESTRELA-FC PORTO PODE NÃO SE REALIZAR

Os jogadores do Estrela da Amadora adiaram para esta quarta-feira, dia do jogo com o F.C. Porto, a decisão de levantarem o pré-aviso de greve. O plantel ainda não chegou a um consenso sobre o rumo a tomar.
«Não houve capacidade de decisão colectiva. Os jogadores estão a ponderar a melhor decisão e vão reflectir mais um pouco. O que está em causa é os jogadores faltarem e o Estrela poder extinguir-se ou jogarem e não saberem quando vão receber», esclareceu o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, que se reuniu com o plantel esta terça-feira, depois do treino.
Hugo Carreira, um dos capitães de equipa, voltou a reforçar o quão «complicada» é a situação e que a maior parte das coisas ditas na reunião com Evangelista não devem sair do balneário. «O que temos a fazer é conversar e chegar a uma conclusão», acrescentou.
O presidente António Oliveira esteve no Estádio José Gomes, mas não participou no encontro com o plantel, tal como nenhum outro membro da Direcção. O treinador Lázaro não abordou o encontro com os portistas por não haver ainda uma decisão.
O Estrela treina esta quarta-feira, a partir das 10 horas, e no final os jogadores anunciarão a decisão.


Fonte: Maisfutebol

BENFICA: DI MARIA DE VOLTA

O internacional argentino Dí Maria, que já vinha trabalhando com bola, foi hoje integrado no plantel e treinou ao lado dos companheiros, aparentemente sem quaisquer problemas. Também o defesa Jorge Ribeiro surpreendeu hoje os jornalistas que assistiram aos primeiros 15 minutos da sessão de trabalho no Seixal, pois começou a treinar com bola. Mesmo assim, não é certo que os dois jogadores possam actuar ainda este ano, embora não seja impossível.
Dí Maria, recorde-se, sofreu há cerca de um mês uma fissura no perónio esquerdo e a sua recuperação foi mais rápida do que se podia esperar, o que, no mínimo, diz bem do empenho do departamento clínico do clube na recuperação do atleta. É, para além de tudo, um regresso que se saúda, independentemente do fervor clubista de cada um, pois o futebol nacional lucra com o facto. Se o argentino treinou sem qualquer problema, embora deva continuar sob vigilância médica, já Jorge Ribeiro ainda trabalha condicionado.
O médio Carlos Martins parece mais atrasado na recuperação e apenas faz corrida. O técnico Quique Flores chamou esta manhã os juniores David Simão e Leandro Pimenta, mantendo a sua política de observar os jogadores mais jovens, dando-lhes a possibilidade de treinar com o plantel principal. O treinador prepara a partida de depois de amanhã com os ucranianos do Metalist, a última da fase de grupos da Taça UEFA.
A situação dos encarnados não é famosa, têm de vencer por 8-0, o que não é de todo impossível e esperar que o Olympiacos e Hertha de Berlim empatem o seu jogo para poderem seguir em frente na segunda prova mais importante da Europa. Se isto não acontecer, o Benfica fica arredado, em poucos dias, da Taça de Portugal, onde foi eliminado pelo Leixões, no passado domingo, e da Taça UEFA, num ano em que foram notórios os esforços da direcção na contratação de jogadores e equipa técnica.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, foi possível observar o aquecimento, com bola, em exercícios de recepção e passe. Amanhã, os encarnados voltam a trabalhar, a partir das 10h30, no mesmo local, seguindo-se a habitual conferência de imprensa de Quique Flores, em que será abordado o jogo de quinta-feira e o futuro da equipa, se se consumar o afastamento da Taça UEFA.
Fonte: MSN Desporto

CARDOSO: "NÃO PERCEBO PORQUE NÃO JOGO"


Cardozo desconhece os motivos pelos quais não joga com regularidade. De titular passou a suplente e, recentemente, a não utilizado, mas o internacional paraguaio diz trabalhar como sempre.
«Não sei por que não jogo mais. O professor está a apostar em jogadores que crê renderem um pouco mais em campo. A verdade é que não sei o que responder. Continuo a treinar bem, tal como os meus companheiros. Espero, daqui em diante, jogar um pouco mais», comentou o melhor marcador da equipa, esta segunda-feira, por ocasião do almoço de Natal dos encarnados.
O Benfica joga quinta-feira com o Metalist, na Luz, a última jornada do Grupo B da Taça UEFA e só uma vitória por oito golos de diferença, além de um empate no Olympiacos-Hertha garante a continuidade em prova. Cardozo espera jogar de início. «Esse é o meu objectivo, mas não depende de mim, depende do professor Quique Flores», lembra o avançado, crente nas «possibilidades» e para quem o afastamento da Taça de Portugal frente ao Leixões «já passou».
«O Benfica tem jogadores muito bons. Se concretizarmos todas as oportunidades que criarmos, vamos conseguir a qualificação. Temos de dar tudo», perspectivou Cardozo, que admitiu nunca ter ganho um jogo por tamanha diferença.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MORATI DEFENDE QUARESMA

Massimo Moratti veio hoje a público defender o jogador português Ricardo Quaresma, garantindo que não está arrependido de o ter contratado e acredita que o craque “vai mostrar a sua qualidade”. O presidente do Inter de Milão não se mostrou preocupado com o assunto Quaresma (ausente mais uma vez da convocatória de Mourinho), adiantando que a adaptação ao futebol italiano leva o seu tempo, rejeitando ainda a ideia de que o internacional português seja uma contratação falhada: “Temos tempo. Quaresma vai mostrar a sua qualidade”, afirmou serenamente. Moratti, quando questionado pelos jornalistas à saída do centro de estágio da Equipa, abordou ainda o dossier Adriano e a hipótese Drogba: “Não gostaríamos de falar mais desse assunto. Começamos a ficar cansados…”.
Fonte: MSN Desporto

Ronaldo vence prémio Worldsoccer


Cristiano Ronaldo voltou a vencer um importante prémio individual e desta feita foi eleito pela revista Worldsoccer como o melhor jogador de 2008. Com 48,4% dos votos, Ronaldo dominou a eleição, tendo sido seguido por Messi com 15,1% e Fernando Torres com 13,6%. A equipa do ano eleita foi a selecção espanhola, o jovem jogador eleito foi Messi, enquanto o treinador do ano foi Alex Ferguson.
A eleição de jogador do ano repetiu a classificação da Bola de Ouro 2008, que o internacional português também dominou. Ronaldo foi mesmo a única presença lusitana nos prémios atribuídos, já que todos os restantes votados para melhor jogador, treinador, jovem jogador e equipa não contemplam portugueses.
Desde 1982, altura em que o prémio foi instituído, esta é a primeira vez que um jogador do Man. United vence a votação e a segunda em que um português é eleito melhor jogador. Em 2000. Luís Figo também foi eleito como melhor jogador pela Worldsoccer.

Eis o top-ten para melhor jogador 2008:
1 Cristiano Ronaldo (Man. United) 48.4%
2 Lionel Messi (Barcelona) 15.1
3 Fernando Torres (Liverpool) 13.6
4 Iker Casillas (Real Madrid) 5.7
5 Xavi (Barcelona) 5.1 6 David Villa (Valencia) 2.1
7 Andrei Arshavin (Zenit St Petersburg) 1.4
8 Marcos Senna (Villarreal) 0.7
9 Franck Ribery (Bayern Munich) 0.6
10 Zlatan Ibrahimovic (Internazionale) 0.5
Outros 6.8
Fonte: ZeroZero

Curtas 15/12/2008

Oscar Cardozo: “Não sei porque não jogo”
O avançado internacional paraguaio Oscar Cardozo disse hoje, após o almoço de Natal do Benfica que não sabe porque razão não joga com mais frequência na equipa principal. “O treinador está a apostar noutro jogador, que lhe dá mais garantias. Não sei o que dizer, apenas que espero jogar mais”. Sobre o jogo de quinta-feira com o Metalist, para a Taça UEFA, o paraguaio afirmou que “é um jogo para ganhar”. “Vai ser difícil, mas a nossa missão é ganhar pelo maior número de golos possível”.
Paulo Baptista no Estrela da Amadora-FC Porto
O árbitro Paulo Baptista, de Portalegre, foi hoje nomeado para dirigir, quarta-feira, o encontro entre o Estrela da Amadora e o FC Porto, em atraso da nona jornada da Liga Sagres. No Estádio José Gomes, na Reboleira, o gerente de armazém, de 39 anos, será auxiliado por Luís Tavares e José Braga, também de Portalegre. O encontro de quarta-feira (20h30) ainda está em risco de não se realizar, porque os jogadores do Estrela da Amadora entregaram um pré-aviso de greve ao jogo com os dragões por terem salários em atraso. Caso vençam o Estrela da Amadora, os tricampeões portugueses igualam o Leixões na segunda posição, com 23 pontos, embora a equipa de Matosinhos tenha vantagem no confronto directo, ficando a dois do líder Benfica.

Fonte: Record

VITÓRIA NATURAL


Taça da Liga:
SPORTING 3-0 MARÍTIMO

O Sporting iniciou da melhor maneira a presente edição da Taça da Liga, batendo tranquilamente o Marítimo, em Alvalade, por 3-0, em jogo da primeira jornada do Grupo B da prova, que integra ainda o Paços de Ferreira e o Rio Ave. Os leões entraram de rompante e logo no oitavo minuto dispuseram de duas boas oportunidades de inaugurar o marcador. Primeiro por Izmailov, que após jogada individual rematou para o guarda-redes Marcelo desviar para o poste. Logo a seguir Liedson, na zona de penálti, atirou um pouco por alto. Muitas mais vezes rematou o Sporting na primeira parte, dominando completamente o adversário e controlando o jogo com todo o à-vontade. O Marítimo apenas tentava ter a bola em seu poder, mas nada mais, pois não conseguia criar situações de ataque. Aos 33’, boa jogada do Sporting, com Abel a dar de calcanhar para Vukcevic, que rematou em rotação para excelente defesa de Marcelo.
Naturalmente, o Sporting marcou aos 37’. Livre de Miguel Veloso da esquerda, desvio de Polga ao segundo poste e Yannick a surgir muito rápido e a marcar. Continuaram os leões a mandar no jogo. Aos 44’, Marcinho lá conseguiu o primeiro remate à baliza de Tiago, mas nem perigo levou, já que um defensor leonino afastou para canto.
Na segunda parte o Marítimo subiu um pouco no terreno, mas sem nunca causar perigo à baliza de Tiago. O Sporting pôde, assim, jogar no sistema que mais lhe agrada: o contra-ataque, já que possui jogadores muito rápidos na frente. Não surpreendeu portanto o 2-0. Aconteceu aos 70’. Izmailov recuperou uma bola a meio-campo, lançou Yannick que, rapidíssimo, assistiu Liedson. O "levezinho", com um "chapéu" curto, bateu Marcelo. Estava resolvido o jogo.
Os madeirenses tentaram reagir, mas apenas chegaram à baliza contrária através de livres, todos sem qualquer perigo para Tiago. Os leões mantiveram o contra-ataque e aumentarma a vantagem na última jogada do desafio. Neste lance, nota negativa para a atitude do defesa maritimista que ficou autenticamente parado a olhar para Romagnoli, ele que podia tentar, pelo menos, cortar a bola e ficou em posição de mero amador em jogo treino a ver o argentino marcar. O golo: Liedson deu para João Moutinho, na direita, que foi à linha e cruzou, surgindo Romagnoli a estabelecer o resultado final.
Destaque neste jogo para a bela exibição de Izmailov, não só pelo que jogou, como pelo golo que marcou e pelo início da jogada que rendeu o segundo tento.
Fonte: O Jogo

sábado, 13 de dezembro de 2008

BENFICA NAUFRAGA NAS DOCAS DE MATOSINHOS

Editorial:

Em primeiro lugar, há que fazer aqui uma crítica veemente aos comentadores de serviço da TVI aos jogos do Benfica que, mais uma vez, foram de uma parcialidade gritante na análise das várias situações de jogo, demonstrando um proteccionismo ridículo à equipa lisboeta. Exemplo gritante e mais escandaloso: a análise ao lance do final do jogo útil em que um defensor leixonense corta a bola na sua grande área com o peito, insistindo um dos comentadores que o dito jogador cortou a bola com a mão, quando a repetição da jogada não deixa qualquer dúvida de que não houve infracção. A TVI deve repensar a sua estratégia na transmissão dos jogos nacionais sob pena de vir em breve a constituir uma séria concorrente da BenficaTV.

Quanto à partida propriamente dita, foi típica de Taça, bem disputada, com momentos muito intensos e com um equilíbrio bem traduzido pelo resultado ao fim dos 120 minutos. O temporal apertava e os jogadores lutavam em campo como guerreiros contra as adversidades. Destaque-se este facto e enalteça-se o futebol português nestes momentos. De facto, um grande jogo de Taça.
Rodriguez


LEIXÕES 0-0 BENFICA (5-4 APÓS G.P.)

Quase três horas de futebol resolvidas num remate defendido por Beto. No desempate por grandes penalidades, o guarda-redes do Leixões interceptou com categoria o pontapé de Reyes e atirou o Benfica para fora da Taça de Portugal. O momento em Matosinhos é de júbilo; na Luz, por outra, de reflexão. Os encarnados saem da Taça de Portugal e na Taça UEFA só um milagre lhe valerá. Resta-lhe a Liga e a Taça da Liga.
O dilúvio anunciava uma carga de trabalhos. Para as duas equipas. Muita chuva, relva pesada, poucos espaços disponíveis para jogar futebol. Luta a rodos, competitividade salutar e dois 4x4x2 alicerçados de forma distinta.
No Leixões, a estrutura habitual. Braga e Diogo Valente como homens de ataque, mas sempre em busca de zonas laterais e cruzamentos para a entrada de Wesley. Por parte do Benfica, uma dificuldade enorme precisamente na lateralização do jogo.
Do lado direito, Maxi Pereira estava essencialmente ocupado e preocupado com Diogo Valente, endiabrado esta noite. À sua frente, Ruben Amorim nunca terá características para jogar na linha e procurava sempre zonas mais interiores. No flanco oposto, o lateral adaptado David Luiz e Reyes, Este último sim, o único que tentava chegar à linha de fundo e efectuar cruzamentos.
Suazo e Aimar anulados
A movimentação dos peões parecia competente de parte a parte, mormente nos momentos defensivos. Daí que ao longo de todo o primeiro tempo, a única real oportunidade de golo tenha surgido para o Benfica e no seguimento de um lance de bola parada. Beto, em grande forma, respondia assertivamente ao remate de Sidnei.
Não se julgue, todavia, que o Leixões estava pior. Bem pelo contrário. A equipa de José Mota controlava as operações e anulava com facilidade as armas de ataque do Benfica. Perante uma defesa média/baixa, Suazo tinha pouco terreno para galgar nas costas de Elvis e Joel; Aimar, por seu turno, era engolido pela competência de Bruno China e Roberto Souza.
O zero a zero ao intervalo aceitava-se.
Quique não acerta nas substituições
Ainda que intermitente, o Benfica melhorava no período inicial da segunda parte. Katsouranis e Binya começavam a controlar a zona central do relvado e por instantes o Leixões parecia cair abruptamente. Mas Quique Flores teve azar nas substituições.
A equipa reagia mal às entradas de Balboa e Nuno Gomes, descia vertiginosamente de produção e o Leixões aproveitava. De um momento para o outro, Wesley decidia aparecer na partida e a qualidade de jogo dos homens de Matosinhos saía beneficiada, naturalmente.
De qualquer forma, os dois guarda-redes raramente eram incomodados. Moretto, um regresso anunciado com pompa e circunstância após longa ausência, ainda largava um remate de Hugo Morais para a frente, mas a jogada acabava mesmo por se perder nas luvas do brasileiro.
Perante tanto equilíbrio, só podia mesmo haver prolongamento. Mesmo depois de Nuno Gomes e Suazo terem aparentemente a baliza do Leixões à mercê já minutos depois dos 90.
Tudo decidido nas luvas de Beto
No prolongamento, nada de novo. Boas intenções, muito músculo, os pratos da balança sempre equilibrados e como consequência a decisão final arremessada para as grandes penalidades.
E aqui, já com a chuva impiedosa a lançar-se sobre os decisores, a fava saía a Reyes. Nos nove primeiros pontapés de castigo máximo todos marcavam. Ao décimo, o remate do espanhol encontrava as luvas da competência de Beto.
O Leixões está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O Benfica sai de cena na prova.
Fonte: Maisfutebol





MORETTO OU MOREIRA? - EIS A QUESTÃO.

TAÇA DE PORTUGAL: Leixões - Benfica (20h45 TVI)
Com a saída de Quim da baliza encarnada, Moreira e Moretto trabalham agora com afinco redobrado, procurando ganhar a corrida pela titularidade. Depois de ter sido a escolha de Quique Flores para o embate com o Marítimo, Moreira parte, no entanto, em vantagem em relação ao guardião brasileiro, assumindo-se como favorito a ocupar o lugar na baliza das águias no jogo desta noite frente ao Leixões.
O camisola um foi eleito pelo treinador espanhol para os dois jogos disputados pelo emblema encarnado até ao momento na Taça de Portugal, frente ao Penafiel e Aves, e deve manter-se entre os eleitos, apesar da política de rotatividade implementada por Quique Flores. O facto de Moreira ter poucos minutos de utilização pode levar a que o treinador mantenha a sua aposta no guardião português, transmitindo-lhe assim maior confiança, numa altura em que Moreira tornou-se o novo dono da baliza. Quim, que saiu da equipa depois do erro cometido diante do Setúbal, voltou a ficar de fora dos convocados, pela segunda vez consecutiva.
Com apenas três presenças no banco de suplentes, ante Penafiel e Aves, na Taça de Portugal, e Marítimo, na Liga, Moretto acalenta também esperanças de actuar frente ao conjunto de Matosinhos, mas, apesar de acreditar nas qualidades do antigo guarda-redes do Setúbal, Quique Flores não quer facilitismos, encarando o jogo ante a formação de José Mota como uma partida de elevada importância.
Fran Escribá, adjunto do técnico espanhol, optou ontem por manter o secretismo, frisando apenas que ambos os guardiães têm "as mesmas possibilidades de jogar", explicando que as escolhas da equipa técnica baseiam-se em levar "os melhores para cada jogo".
TAÇA DA LIGA: Sporting - Marítimo (20h15 Sportv)
LIEDSON E VUKCEVIC ESTÃO APTOS
Integrados e aliviados. Assim se apresentaram Liedson e Vukcevic no treino de ontem, o penúltimo antes de o Sporting receber em casa o Marítimo, em encontro respeitante à Taça da Liga. Pese embora os receios que a condição física dos camisolas 31 e 10, respectivamente, suscitaram, certo é que ambos não passaram do susto, depois da preocupação inicial provocada. Não é, porém, líquido que o valioso duo actue no imediato, face às lesões sofridas.
Fonte: OJogo

RESERVISTAS DÃO CONTA DO RECADO

Ernesto Farías voltou a marcar na Taça
Cinfães 1-4 FC Porto

O FC Porto venceu o Cinfães por 1-4 e garantiu seu lugar dos quartos-de-final da taça de Portugal. Depois de uma primeira parte a zeros, Farias abriu o activo logo no arranque do segundo tempo. O público da casa ainda vibrou com o golo do empate a 15 minutos do final que deixava a eliminatória em aberto e o prolongamento à vista. No entanto o FC Porto mostrou a sua força e apontou 3 golos em apenas 15 minutos (dois de Guarin e um de Candeias) para garantir uma vitória tranquila.
Jesualdo poupou 8 habituais titulares para a deslocação a Cinfães. O FC Porto encontrou uma equipa lutadora que quis vender cara a eliminatória. O primeiro tempo foi de grande equilíbrio com os homens da casa a lutarem pelo jogo taco a taco. Os avançados dos dragões Tarik, Mariano e Farias não conseguiam chegar ao golo e tranquilizar Jesualdo. O golo apenas surgiu aos 6 minutos do segundo tempo com o argentino Farias a recargar na melhor forma um primeiro remate do compatriota Mariano.
Quando se esperava que o FC Porto aumentasse a vantagem e conseguisse uma vitória tranquila os homens da casa voltaram a mostrar forças e conseguiam subir mais no terreno. O culminar desse melhor período do Cinfães foi o golo aos 75 minutos, com Sérgio Silva a fazer um cabeceamento forte ao segundo poste após um canto da direita do ataque da casa.
O golo alertou o FC Porto que rapidamente cresceu no jogo. Já com Hulk em campo os dragões balancearam-se para o ataque e conquistaram 3 golos em apenas 15 minutos. Guarin desviou um livre de Lino com sucesso, para poucos minutos depois desviar um canto ao primeiro poste para bisar na partida. Pelo meio, Candeias entrou pela direita e rematou cruzado para o fundo da baliza da casa.
O FC Porto já está nos quartos-de-final da taça, assim como a Naval que venceu facilmente em casa o Portimonense por 3-0.
fonte: ZeroZero

JESUALDO: "DEVIA HAVER MAIS TROFÉUS PARA GANHAR"

TAÇA DE PORTUGAL: CINFÃES-FC PORTO (15H SPORTV)
Jesualdo Ferreira aproveitou a conferência de imprensa desta sexta-feira, antes da visita a Cinfães para a Taça de Portugal, para fazer um ponto de situação sobre o estado de espírito no seio do Dragão. O treinador do F.C. Porto recordou o elevado nível de exigência no clube: renovar a ambição dos jogadores é um processo contínuo.
«Ninguém conhece os seus limites, ninguém sabe até onde pode chegar. Primeiro, depende dos jogadores. Depois, dos objectivos a que se propõem. Em terceiro, depende do treino, do treino, do treino, do treino. Para além disso, há ciclos que se fecham, e nessa altura temos de criar novos desafios. É isso que o F.C. Porto tem feito ao longo dos anos e eu continuei a fazê-lo, agora à minha maneira. O objectivo aqui dentro é sempre subir os níveis de exigência ainda mais. O drama dos jogadores é já não haver mais troféus para conquistar», lembrou Jesualdo.
Na conversa com os jornalistas, o técnico portista fez questão de enaltecer o mérito do F.C. Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões: «O F.C. Porto venceu o seu grupo na Liga dos Campeões e parece que não se passou nada. Nem a imprensa falou nisso. O F.C. Porto foi primeiro do grupo em dois anos consecutivos. Parece pouco, parece que é curto. São estes os limites que os jogadores têm de ultrapassar.»
«Vamos falar da defesa do Arsenal?»
Embalado e bem disposto, Jesualdo Ferreira debruçou-se sobre o onze utilizado pelo Arsenal no Estádio do Dragão. Jovens, ou nem tanto? «Querem falar do Arsenal? Vamos falar da defesa do Arsenal? Almunia, que eu saiba não é júnior. Eboué é sempre titular do Arsenal e internacional do seu país. Depois tinham o Gallas. Em 1997, em Toulou, era eu treinador da selecção nacional, o Gallas jogava numa equipa que tinha um ataque que não era grande espingarda: Anelka, Trezeguet e Henry. Depois tinham o Djourou, que é suíço não sei como e joga frequentemente no Arsenal, e o Silveste, que estava nessa defesa com o Gallas em Toulou», começou por lembrar.
«No meio-campo, tinham por exemplo o Song, que é o habitual substituto de Gilberto quando Wenger quer mais consistência defensiva. Podemos falar dos outros, mais novos, mas o Vela, mesmo sendo novo, é um excelente jogador, já passou por Espanha e foi uma das grandes sensações no Mundial de sub-17. Conseguimos vencer o Arsenal, terminar o grupo em primeiro lugar. Os nossos jogadores eram novos e não têm experiência, enquanto os jogadores do Arsenal são novos mas já estão nestas andanças há algum tempo», acrescentou Jesualdo Ferreira, compreendo a opção do homólogo francês: «O senhor Wenger não tem nada que ser criticado porque fez a gestão que queria.»
Fonte: Maisfutebol


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ronaldo luta com 5 finalistas

FIFA DIVULGOU LISTA INÉDITA DE 5 CANDIDATOS AO FIFA WORLD PLAYER
A FIFA já divulgou a lista de finalistas para o prémio FIFA World Player. Cristiano Ronaldo integra a lista, como se esperava, e vai lutar pelo galardão com Kaká, Messi, Fernando Torres e Xavi.
Pela primeira vez a FIFA decidiu anunciar cinco finalistas, e não três, como vinha sendo hábito nos últimos anos. O vencedor será anunciado a 12 de Janeiro, na Gala da FIFA, que se vai realizar em Zurique. Recorde-se que em 2007 Ronaldo foi terceiro, atrás de Kaká e Messi.
Para além dos candidatos masculinos, a FIFA também divulgou as cinco finalistas ao prémio de melhor jogadora do ano. Nadine Angerer e Birgit Prinz (Alemanha), Cristiane e Marta (Brasil), e ainda Kelly Smith (Inglaterra) são as candidatas.

Liedson e a lei Webster

"NÃO PREJUDICAREI O SPORTING"
Liedson poderia sair do Sporting, a partir de 2009, invocando a Lei Webster, mas não pretende pregar essa rasteira aos responsáveis leoninos. «Não faria nada que prejudicasse o Sporting, porque me deu muito», disse o Levezinho, numa sessão de autógrafos. Ainda assim, o brasileiro espera que, caso haja novidades sobre o seu futuro, o clube também pense nele (veja o vídeo no final da página).
«De modo algum vou ter algum acto que prejudique o Sporting, clube pelo qual tenho muito respeito, deu-me muito na minha vida, mas, se as coisas tiverem de acontecer, quero que também não me prejudiquem», afirmou.


PREOCUPADO COM LESÃO
O avançado está vinculado ao clube leonino até ao final da próxima temporada, mas, segundo aquela lei, um jogador que tenha representado um clube durante, pelo menos, três anos, poderá rescindir, indemnizando a entidade empregadora no valor correspondente ao que iria auferir até ao final do contrato. Recorde-se, contudo, que o atleta só poderá invocar esta lei se mudar de país.
Com contrato até final da próxima temporada, Liedson preferiu não entrar em grandes pormenores sobre uma possível renovação, até porque o dossier em causa não depende da sua vontade: «Não tem de partir de mim. Tenho contrato até 2010, não sou eu que tenho de dizer que quero renovar ou sair. Se o Sporting quiser renovar não há problema, sentamo-nos e conversamos.»
Por enquanto, Liedson não sabe da existência de ofertas para deixar Alvalade: «Não me chegou qualquer proposta, ouço e leio o que sai dos jornais, mas estou tranquilo e muito, muito feliz no Sporting.»
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FC PORTO ARRECADA MILHÕES

O FC Porto alcançou um dos principais objectivos para esta temporada - ultrapassar a fase de grupos ...

O FC Porto alcançou um dos principais objectivos para esta temporada - ultrapassar a fase de grupos da Champions - e, com isso, conseguiu amealhar dez milhões de euros. A fórmula para chegar a este número redondo é simples: três milhões pelo apuramento para a fase de grupos, mais 400 mil por cada um dos seis jogos (2,4 milhões), 600 mil por cada uma das quatro vitórias (2,4 milhões) e 2,2 milhões pela qualificação. Tudo somado dá os tais dez milhões de euros, uma quantia significativa para os cofres da SAD portista. Os prémios monetários podem, no entanto, não se ficar por aqui, na eventualidade de o FC Porto conseguir ultrapassar mais algumas fases da competição: a qualificação para os quartos-de-final vale mais 2,5 milhões, e as meias-finais três.
Fonte: Msn Desporto

Liga dos Campeões: Os apurados

Após os jogos desta Quarta Feira é a altura de fazer contas, e perspectivar o sorteio dos Oitavos de Final. Confira quem foram os líderes dos 8 grupos, quais os segundos classificados e quais as equipas que permanecem nas provas europeias, mas na Taça UEFA. Como previsto, Espanha e Inglaterra são os dominadores entre os conjuntos apurados, mas Portugal pode orgulhar-se de, pela primeira vez, contar com 2 equipas no Sorteio do Oitavos de Final da Liga dos Campeões que se realiza dia 19 de Dezembro em Nyon.

Como se sabe os primeiros classificados dos grupos evitam as outras equipas também classificadas na primeira posição, sabendo-se desde já quais as equipas que podem calhar em sorte a FC Porto e Sporting.

O FC Porto evita as seguintes equipas: Roma, Panathinaikos, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich e Juventus, podendo defrontar o Chelsea, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Villareal, Lyon e Real Madrid.

Já o Sporting, colocado em 2º lugar, enfrenta as equipas que o FC Porto evita. Assim sendo, a «escolha» será feita entre a Roma, o Panathinaikos, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich ou Juventus.

Equipas apuradas para os Oitavos de Final:
Em 1º lugar: Roma, Panathinaikos, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich, FC Porto e Juventus
Em 2º lugar: Chelsea, Inter de Milão, Sporting, Atlético de Madrid, Villareal, Lyon, Arsenal e Real Madrid

Equipas apuradas para a Taça UEFA:
Em 3º lugar: Bordéus, Werder Bremen, Shakhtar, Marseille, AaB, Fiorentina, Din. Kiev e Zenit

Equipas apuradas para os Oitavos de Final por país:
Espanha: Barcelona, Real Madrid, Villarreal e Atlético Madrid
Inglaterra: Chelsea, Manchester United, Liverpool e Arsenal
Itália: Roma, Juventus e Inter
Portugal: F.C. Porto e Sporting
Alemanha: Bayern Munique
Grécia: Panathinaikos
França: Lyon

Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

E WENGER NÃO SORRIU...

FC PORTO 2-0 ARSENAL
É caso para dizer que só faltaram 2 golos, mas Wenger desta vez não se viu a sorrir, porque o FC Porto foi extra para o seu Arsenal. Na verdade, os campeões nacionais fizeram uma partida que só não foi perfeita porque houve golos falhados em catadupa os quais, a serem marcados, espantariam a Europa e vergariam os ingleses a uma das mais pesadas derrotas da sua história.
O FC Porto venceu com mérito o seu grupo, contra todas as expectativas, principalmente se considerarmos que há 3 jogos atrás o clube nortenho estava quase condenado a nem sequer ser apurado. Mas não se pense que o domínio dos dragões foi avassalador. O Arsenal apresentou-se no Dragão sem alguns habituais titulares, mas fiel ao seu futebol nada inglês (não houve nem um inglês no onze inicial), feito de rendilhados bem ao jeito das equipas latinas.
Paradoxalmente, o FC Porto surgiu na expectativa, muito calculista e com uma abordagem muito rigorosa ao jogo. O 4x4x2 pendia para uma defesa seguríssima, alicerçada em dois pilares defensivos inultrapassáveis (Alves e Rolando) e em dois laterais de estilo oposto: Pedro Emanuel apenas defensivo, a impor a ordem, Fucile muito bem a subir e melhor a defender (este foi talvez o seu melhor jogo com a camisola do FC Porto).
No meio campo, Fernando muito à P. Assunção, primeiro tampão da defesa, com Meireles como primeiro pivot dos lançamentos ofensivos e Lucho a comandar a armada, bem ao seu estilo, apesar de ser nítido o abaixamento de forma. De resto, esse nítido abaixamento faz com que a equipa tenha que ser mais calculista, menos arrojada no ataque, factor também motivado pela extrema mobilidade de Hulk, que arrasta consigo dois a três defesas. Na esquerda, C. Rodriguez era a mola para rasgos ofensivos que tinham eco em Lisandro e o avançado brasileiro.
O Arsenal apresentou um esquema muito semelhante ao 4x4x2 portista, apesar de menos elástico, com os jogadores muito mais próximos uns dos outros.
O jogo decorreu na primeira parte com o Arsenal a trocar a bola e o FC Porto a partir nos ditos rasgos para a ofensiva. a posse de bola dos ingleses era de percentagem muito elevada, mas inconsequente. Nesta toada, o FC Porto chega ao golo, de bola parada, com canto na esquerda de Meireles, falha de marcação no centro da defesa arsenalista e Bruno Alves a surgir de rompante, de cabeça, a bater Almunia.
Na segunda parte, o jogo partiu de certa forma. O Arsenal surgiu sem pejo em jogar o jogo pelo jogo (nisso, tire-se o chapéu a Arsène Wenger), com a troca de bola típica da equipa de Londres e o FC Porto mais perigoso a fugir para o ataque, sempre com Hulk muito individualista, mas a lançar o pânico. Fucile subia muito bem pela direita, Rodriguez continuava estranhamente a ser inconsequente nas suas excitantes arrancadas, os campeões nacionais falhavam oportunidades atrás de oportunidades. Hulk falhou, Rodriguez falhou, Meireles falhou, Lucho falhou, só para citar alguns exemplos. Mas Lisandro marcou, após excelente passe de Fernando a rasgar.
Wenger lançava jovens jogadores, mas era o FC Porto quem criava maior perigo.
O jogo acabou com o FC Porto a trocar a bola ao som de olés da bancada e Wenger desta vez não sorriu. Os dragões são primeiros do seu grupo.

ATAQUE AO 1º LUGAR

CAMPIONS LEAGUE: FC Porto - Arsenal (19h45 Sportv)
Pedro Emanuel deverá voltar à equipa substituindo Lino na esquerda. Essa era, pelo menos, a aposta equacionada antes de se saber que Wenger tinha deixado os nomes principais a descansar. Pedro Emanuel continuou a treinar com o joelho esquerdo protegido, cautelas que não impedem que esteja apto a jogar, se Jesualdo Ferreira assim o entender. Do treino de ontem, além da valente carecada do guarda-redes Nuno, que pediu um corte radical ao barbeiro, sublinhe-se a inteira disponibilidade de Raul Meireles, poupado na deslocação a Setúbal. O médio voltou à convocatória, assim como Stepanov, reserva de banco para qualquer emergência no centro da defesa. Continuando a espremer a lista dos escolhidos, registe-se que três nomes saltaram das escolhas: Bolatti, Benítez e Farías. Os três argentinos foram chamados para o jogo com os sadinos, mas desta vez vão mesmo ter de ver tudo da bancada.
No que diz respeito a impedimentos, sublinhe-se que Sapunaru continua afastado dos treinos. O romeno ficou-se pelos tratamentos e, como já se esperava, não entrou na convocatória para o último jogo da primeira fase da Liga dos campeões.
Fonte: OJogo