sábado, 23 de maio de 2009

BELENENSES E TROFENSE CAIRAM PARA A HONRA

Apesar de ter começado a partida da melhor forma com um golo de Silas aos 5 minutos, o Belenenses acabou por perder o jogo frente ao Benfica por 3-1. O V. Setúbal, que se deslocou à Figueira da Foz, empatou com a Naval e carimbou a permanência na Liga Sagres. Belenenses e Trofense, caso tivessem ganho evitavam a descida, mas derrotados que foram não evitaram a despromoção, tendo o Rio Ave e o V. Setúbal feito a festa.O V. Setúbal na Figueira da Foz, conseguiu um empate a duas bolas, que aliada às derrotas de Belenenses e Trofense, permitiram ao clube do Sado ficar na Liga Sagres. No outro jogo em que uma equipa lutava aiunda por evitar a descida, o Rio Ave venceu o Estrela da Amadora por 2-1, resultado que permitia por si só garantir a permanência da equipa de Carlos Brito.
Benfica 3-1 Belenenses
No Estádio da Luz o Belenenses começou o jogo da melhor forma, com Silas a marcar um grande golo e a dar vantagem à equipa da cruz de Cristo. O Benfica procurou responder, e Óscar Cardozo, fazendo jus ao excelente final de época que protagonizou, apontou o tento da igualdade ao minuto 21.O Belenenses tentava e conseguia chegar perto da área de Moreira, mas um momento infeliz de Saulo, colocou a equipa de Rui Jorge com 10 elementos. Saulo e Di Maria desentenderam-se e o árbitro Cosme Machado exibiu o cartão vermelho ao avançado «azul».No segundo tempo, Felipe Bastos, entrado aos 26 minutos para o lugar de Carlos Martins, deu vantagem aos encarnados através de um grande remate de fora da área.
Nos últimos minutos Balboa faz uma boa arrancada do lado direito, cruzando para a finalização de Mantorras que selou o resultado em 3-1, e o Belenenses, 11 anos depois, volta a descer à II Liga.A acompanhar o Belenenses segue o Trofense, que perdeu em Paços de Ferreira, e assim volta à Liga Vitalis depois de uma primeira experiência na principal liga portuguesa.
Fonte: ZeroZero

PAULO BENTO CRITICA DUARTE GOMES

Treinador leonino afirma que, com Bettencourt, continua no Sporting
Paulo Bento não teme consequências por continuar a apontar o dedo aos árbitros, porque entende que tem o direito de o fazer, tal como o seu trabalho e o dos jogadores do Sporting está sujeito a críticas. O técnico lamenta, porém, que os critérios de quem castiga não sejam os mesmos, caso contrário Duarte Gomes não teria saído isento de culpas do incidente de Alvalade com o treinador de guarda-redes, Ricardo Peres.
«Quando foi o episódio do João Pinto [Mundial 2002], veio o Vítor Reis quase pedir que o João Pinto fosse preso; depois o meu da Taça de Portugal [com o F.C. Porto] e veio o António Sérgio; recentemente, o Luís Guilherme estava bastante preocupado com o processo que ainda está a decorrer em relação a esse jogo [da Taça]; mas não vi nenhum [presidente da APAF] criticar o comportamento do Duarte Gomes. Mais um bocadinho faziam do Peres o culpado daquela situação. O que o Sporting pode fazer no futuro, é pôr os guarda-redes a aquecer no meio-campo e entregar umas luvas ao Duarte Gomes para ele ir para a zona da baliza e assim o problema fica resolvido», observou Paulo Bento, este sábado, por ocasião da conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Nacional.
E, para o treinador do Sporting, «como se não bastassem os presidentes da APAF», pior ainda é ouvir «alguns comentadores ex-árbitros, que pela questão do corporativismo, têm a distinta lata de desculpar o indesculpável. Se fosse um treinador ou um jogador não teriam, certamente, o mesmo comportamento. O problema é que às vezes os programas dão muito tarde e pensam que não os vemos, mas nem sempre tenho sono».
fonte: Maisfutebol

"ESTAVA MORTO E AGORA SOU UM NOVO TREINADOR"


Jesualdo Ferreira atira contra aqueles que só agora lhe reconhecem valor

A conferência de imprensa já tinha praticamente acabado, Jesualdo Ferreira já se tinha levantado e já se dirigia para a saída, quando alguém lhe perguntou qual dos três títulos lhe deu mais prazer ganhar. O treinador respondeu: «Os três». Mas não parou aí. «Sabem porquê?», perguntou. Então voltou para trás e sentou-se na cadeira.
Chamou o director de comunicação e em jeito de brincadeira respondeu: «No primeiro ganhei o campeonato porque estava tudo feito. No segundo porque tínhamos vinte pontos de avanço. No terceiro estava morto, porque a equipa não era capaz jogar. Depois ganhámos e então parece que descobriram um novo treinador», sublinhou.
Então levantou-se e dirigiu-se para a porta. Antes de sair ainda atirou: «Pousou um treinador novo no F.C. Porto a mês e meio do fim da época.» Uma resposta que mostrou uma face algo magoada de Jesualdo Ferreira e que veio de encontro ao que tinha dito antes. «Deu-me um gozo enorme ganhar a Liga nas condições em que o fizemos.»
Nessa altura, no início de outra resposta, Jesualdo já tinha destacado «a capacidade e a competência para ganhar um campeonato que começou mal, um campeonato de muita polémica, no qual o F.C. Porto foi o alvo preferencial das críticas e das acusações da derrota antecipada». «A Champions foi um certificado de qualidade desta equipa.»
Fonte: Maisfutebol

BENFICA PODE AFUNDAR BELÉM

Benfica - Belenenses (19h45 Sportv1)
Na noite deste Sábado, quando terminar mais um derby da capital entre o Benfica e o Belenenses, o resultado da partida será decisivo apenas para os azuis do Restelo. Esta partida para os encarnados terá apenas a importância de poder ser o jogo de despedida de Quique Flores do comando técnico do clube da Luz, seguro que está o 3º lugar, lugar esse bem aquém das expectativas iniciais. Do outro lado estará uma equipa que tenta tudo para evitar a despromoção, e uma vitória na Luz é condição necessária, mas não suficiente, para que tal aconteça.
Quique Flore na abordagem ao jogo referiu que há «a obrigação de encarar este encontro de forma séria, por respeito ao Benfica e ao Belenenses», por forma a respeitar a História do clube e porque «não pode haver suspeitas de que não fizemos tudo».
Sobre o seu futuro, Quique referiu que «Não falo de mim, apenas falo do jogo com o Belenenses. Sou responsável, e estou pronto a assumir responsabilidades. Assumi as minhas responsabilidades ao longo de toda a época».
Do outro lado, rui Jorge tenta operar o «milagre», e já assumiu que vencer na Luz é o único objectivo. O resultado dos adversários directos ditará depois a sorte da equipa da cruz de Cristo.
O jogo tem o seu início às 19:45 com transmissão directa na SportTv1.
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 22 de maio de 2009

RICOS DA EUROPA ATRÁS DE BRUNO ALVES

Barcelona, Real, Milan, Inter, Chelsea, Arsenal e não só...
Bruno Alves deverá fazer o seu último jogo no Dragão depois de amanhã. Bem recentemente, o próprio jogador admitiu a possibilidade de deixar o FC Porto no final da temporada e a contratação de Maicon, central do Nacional que os portistas estão em vias de assegurar, é mais uma pista no sentido da eventual sída do número dois portista. Ora, se parece mais ou menos inevitável que Bruno Alves deixe o FC Porto, já é mais complicado saber exactamente para onde, tal é a quantidade de interessados no central portista, conforme se pode confirmar pelo mapa em anexo.

"Enquanto dura é uma doçura", "Tabu Jesualdo tem sido óptimo" (Pinto da Costa)
Pinto da Costa continua a não desfazer o tabu sobre a renovação de Jesualdo Ferreira, mas não só vai dando pistas sobre a existência do acordo já noticiado como parece divertir-se com o tema. Ontem, no decorrer de um jantar de beneficência da Liga dos Amigos da Obra Diocesana de Promoção Social, instituição presidida por Filomena Pinto da Costa, o presidente portista abordou alguns temas do momento, entre os quais a renovação do técnico.


SPORTING:
Bettencourt vê Pinto da Costa como um exemplo
Num discurso directo e pleno de ambição de ganhar as eleições e aplicar no Sporting as suas ideias e processos, José Eduardo Bettencourt olha para Jorge Nuno Pinto da Costa como um exemplo em termos organizativos e de permanência no cargo. Resultados, esses, espera vê-los a curto prazo. Sempre e sempre sem demagogias.

Miguel Veloso
Bolton, City, Tottenham e Arsenal de olho no médio
Está perto do fim a relação entre Sporting e Miguel Veloso. O internacional português é um jogador que os leões estão claramente interessados em negociar neste defeso, atendendo ao interesse que suscita e já suscitou no mercado, especialmente o inglês. Os factores para tal intenção conjugam-se e não são poucos.

BENFICA
Acertou salário e assinou
Ramires convocado para a selecção do Brasil
O processo de transferência de Ramires do Cruzeiro para o Benfica foi lacrado ontem. O acordo já estava definido desde terça-feira, como O JOGO adiantou, mas, pela complexidade do mesmo, só nas últimas 24 horas foi formalizado e passado para papel. O facto de outros emblemas - caso dos russos do CSKA, por exemplo, com o próprio treinador, Zico, a entrar em contacto com os dirigentes do clube brasileiro - terem ainda procurado desviar o médio também atrasou o anúncio oficial. E foi já ao final do dia de ontem que houve fumo branco.

OK para a despedida com o Belenenses
Katsouranis: SAD analisa proposta do Hamburgo
Katsouranis deve ser titular no encontro de amanhã com o Belenenses. O internacional grego já se treinou ontem praticamente sem limitações, mostrando que está recuperado da entorse na tibiotársica direita, sofrida no embate com o Braga. O médio realizou o habitual período de aquecimento já com os restantes companheiros e até veio depois a integrar a peladinha, sinónimo de que está capaz de competir frente aos azuis do Restelo.
Fonte: O Jogo


quinta-feira, 21 de maio de 2009

FC PORTO: ANGELERI DIFÍCIL

As negociações entre o F.C. Porto e o agente de Marcos Angeleri foram suspensas ao final da tarde de hoje. O empresário Miguel Pires chegou domingo à Cidade Invicta e esteve até esta quarta-feira em conversações com a SAD azul e branca.
Marcos Angeleri é um desejo antigo dos tetracampeões nacionais mas, segundo uma fonte próxima do processo, a sua vinculação ao F.C. Porto está «difícil». O argentino é um dos nomes prioritários para a sucessão de Bruno Alves, no entanto, o dossier que o envolve é complexo. A grande dúvida prende-se com a situação contratual entre Angeleri e o Estudiantes De La Plata. A ligação entre as partes esfuma-se dentro de 23 dias, mas na Argentina basta que o empregador processe um aumento de 20% no salário do empregado para que o vínculo se prolongue.
Ora, este é o maior óbice ao negócio. O F.C. Porto acreditava poder trazer o atleta a custo zero mas, nesta perspectiva, terá de desembolsar uma quantia superior a três milhões de euros. Como a leitura da lei supracitada não é líquida, há um desencontro no entendimento da mesma. Por parte do F.C. Porto, do agente FIFA em causa e do Estudiantes.
Estudiantes sem proposta oficial
Ao longo do dia de hoje foi evidente o afastamento dos envolvidos. Os agentes Fernando Hidalgo e Miguel Pires evitaram qualquer contacto com a comunicação social e só ao final da tarde o segundo teceu alguns considerandos ao Maisfutebol. Para adensar a confusão.
«Vou partir agora para Milão. Estou com pressa. O Angeleri? Em Itália temos o Parma e a Udinese interessados nele também», limitou-se a dizer o empresário argentino, colaborador directo de Hidalgo.
Na Argentina também não há muitas informações para enriquecer o processo. Enquanto o próprio Marcos Angeleri se manteve incontactável, o Estudiantes De La Plata reagiu timidamente pela voz do director de comunicação, Diego Raimundo.
«Temos um jogo importante para a Taça Libertadores no próximo fim-de-semana e isso é o mais importante. Até ao momento o Estudiantes assegura não ter recebido qualquer oferta pelo passe do Marcos Angeleri», referiu o dirigente.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 20 de maio de 2009

MAICON NO FC PORTO

Maicon será o próximo reforço do FC Porto numa altura em que se define o plantel para a próxima temporada. A boa época do jovem central do Nacional terá despertado o interesse de vários emblemas internacionais, mas o FC Porto está na linha da frente para garantir um jogador que poderá ajudar a colmatar a saída de Bruno Alves - que admitiu essa possibilidade no final da cerimónia da entrega dos Globos de Ouro - no final da época.

Lucho pronto para a final da Taça

Jesualdo Ferreira vai, ao que tudo indica, ter todos os jogadores disponíveis para a final da Taça de Portugal. Neste momento há apenas dois casos clínicos no plantel, e da Trofa só saíram boas notícias: para além da vitória, folgada e merecida, não houve registo de mais problemas físicos.
CURTAS:
Benfica ganhou a corrida
Ramires está garantido para as próximas cinco temporadas. Ao que O JOGO apurou, as negociações chegaram ontem a bom porto e dos cofres da Luz sairão 3,250 milhões de euros para pagar 50 por cento do passe do jogador.

Luisão e Katso avaliados em 18 milhões
Luisão e Katsouranis: dois nomes em cima da mesa de transferências na SAD encarnada, que pretende encaixar, com a venda de ambos, um total de 18 milhões de euros (15 com o central, mais três com o médio).

Sporting: Liedson e Derlei juntos até nas renovações
A dupla Liedson/Derlei, cuja sociedade tem sido coroada com sucessos atrás de sucessos, vai, ao que tudo indica, prosseguir a sua saga na temporada 2009/10.

Dias Ferreira agredido nas escadas do prédio do seu escritório
A agressão a António Dias Ferreira, que ontem teve lugar ao início da tarde, uniu a família sportinguista, que se mostrou chocada com o triste acontecimento, dando provas de solidariedade para com o agredido e lamentando o sucedido, independentemente de pontos de vista contrários...
Fonte: O Jogo

terça-feira, 19 de maio de 2009

CAMPEÕES REGRESSAM APÓS A FOLGA

Fucile e Lucho ainda de fora
O campeão F.C. Porto regressou esta terça-feira aos treinos, depois de ter gozado dois dias de folga. Os azuis e brancos prepararam a recepção ao Sp. Braga, para a última jornada do campeonato, sem dois sul-americanos: Fucile e Lucho Gonzalez.
O uruguaio e o argentino continuam a «cumprir um programa de recuperação indicado pelo departamento médico», que esta terça-feira «contemplou a realização de treino condicionado e trabalho de ginásio».
Os portistas têm nova sessão agendada para quarta-feira, no Olival, às 10h00.


ADEBAYOR FALA NO FC PORTO


Emmanuel Adebayor não anda feliz no Arsenal. Aparentemente, o togolês está magoado com os adeptos, que o vaiaram. Lee Dixon, antigo defesa dos londrinos, também criticou o avançado, que pode estar de saída do clube. Porém, Adebayor diz que não tem culpa e até mete o F.C. Porto ao barulho.
«Não foi agradável jogar em casa e ser apupado pelos meus próprios adeptos», disse Adebayor, citado pelo sensacionalista «The Sun». «Não sei mais o que fazer, se, por exemplo, o Porto quiser o Adebayor, a culpa não é do Adebayor, por isso, para quê vaiar-me», interroga-se o togolês.
Refira-se que, durante muito tempo, o ponta-de-lança foi conotado com uma transferência para o Milan.
Fonte: Maisfutebol

"QUARESMA VOLTA SE FOR FORTE"


Mourinho manda recado ao extremo português

Após festejar mais um campeonato, desta vez em Itália, com o Inter, José Mourinho olhou para a actualidade do futebol português. Falou sobre o técnico do F.C. Porto, Jesualdo Ferreira e de Carlos Queiroz. Ainda comentou o futuro: o próprio e o de Ricardo Quaresma.
«Vê-se que Jesualdo está no lugar certo e vejo com naturalidade que tenha ganho o campeonato com mérito seu, é óptimo porque é um bom treinador que merece ter sucesso», disse Mourinho, em declarações à Antena 1.
Depois, o técnico do Inter referiu que Carlos Queiroz «é a pessoa certa para estar no lugar» de seleccionador nacional e que «se não se qualificar para o Mundial-2010, o mundo não acaba». Aliás, Mourinho frisa que se Portugal não for à África do Sul, deve deixar-se «o treinador construir um futuro para a selecção».
Ricardo Quaresma foi contratado pelo Inter ao F.C. Porto, depois, a meio da época, emprestado ao Chelsea. A temporada foi «para esquecer», mas, diz Mourinho, «o mais certo é Quaresma regressar ao Inter». Porém, o internacional português, «seguramente, terá de ter outro tipo de mentalidade para fazer o que não fez» em 2008/09.
Quanto ao próprio futuro, José Mourinho explicou que ainda pensa ganhar em Espanha: «Posso dizer que é um objectivo para mim. As pessoas podem pensar que quero sair, o que não é verdade. Fazer o grand slam (vencer títulos em Itália, Inglaterra e Espanha) é um objectivo de carreira. Não é a curto prazo. Hei-de fazê-lo com tranquilidade, com tantos anos de carreira que ainda tenho pela frente, há-de chegar o dia de Espanha.»
Fonte: Maisfutebol

BENFICA: RAMIRES É O ALVO

Ramires é o novo alvo do Benfica. O médio do Cruzeiro, de apenas 22 anos, é o reforço que Rui Costa pretende para a zona intermediária. O director desportivo do Benfica deu início às negociações, mas agora é Paulo Gonçalves quem dá seguimento às conversações.
De acordo com o que o Maisfutebol apurou, o assessor jurídico do Benfica viajou para Belo Horizonte na manhã de domingo, de forma a negociar directamente com os responsáveis do Cruzeiro.
Nesta altura, e segundo informações recolhidas pelo Maisfutebol falta definir a percentagem do passe com que o Benfica ficará. Por isso as partes recusam-se a confirmar as negociações, que já estão porém numa fase avançada.
Ramires é um jogador caro para os cofres do Benfica (está avaliado em cerca de 7,5 milhões de euros), mas o Benfica estuda uma parceria com Giuliano Bertolucci. O empresário esteve perto de comprar 30 por cento do passe do médio, há pouco tempo, mas o negócio acabou por não se concretizar. Agora, pode funcionar como parceiro estratégico do Benfica.
Ramires foi contratado pelo Cruzeiro em 2007. O anterior clube do médio era o Joinville, que ainda detém 30 por cento do passe. O jogador foi eleito o melhor médio da última edição do Brasileirão.
À chegada ao aeroporto de Belo Horizonte, depois do jogo no Recife, Ramires disse desconhecer o interesse encarnado. «Não sei de nada. Estou à espera. Vamos ver. Se for... mas até agora não sei de nada», disse o jogador ao site Superesportes, no que foi apoiado pelo director Eduardo Maluf, que disse também desconher qualquer proposta.
Ramires é nesta altura um dos jogadores mais valorizados do futebol brasileiro. Esteve, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde deu nas vistas. Rápido, bom driblador, com técnica refinada e muita velocidade, o trinco marcou 27 golos em 105 jogos no Cruzeiro, 13 dos quais surgiram durante o ano de 2008, quando ele se afirmou também como um jogador que marca golos.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PAULO BENTO FICA

Bettencourt garante continuidade do treinador do Sporting
José Eduardo Bettencourt prepara-se para anunciar a candidatura à presidência do Sporting, ao final do dia, e apresenta desde já uma garantia, que diz ter sido condição para decidir avançar naquela que é vista como a lista da continuidade: Paulo Bento fica.
«A situação do Paulo Bento foi fundamental para eu decidir avançar», assegurou o actual vice-presidente esta manhã, depois de ter estado presente em tribunal para o caso que opunha o Sporting a José Veiga. Bettencourt terminou com uma frase elucidativa: «Paulo Bento forever.»
De resto, Bettencourt diz que ainda não se sente como futuro presidente dos «leões», numa altura em que há mais duas candidaturas anunciadas, as de Pedro Souto e Paulo Pereira Cristovão: «Sinto-me apenas um candidato. Sou mais um.»
Fonte: Maisfutebol

domingo, 17 de maio de 2009

BENFICA: 3º LUGAR ASSEGURADO

Jorge Jesus levou banho táctico de Quique
Sp. Braga 1-3 Benfica

Ponto prévio: o Benfica segurou o terceiro lugar. Todos juntos não foram um, como diz o lema: foram três. O que é bem melhor do que nada. Bem melhor, por exemplo, do que a equipa conseguiu na última época: um quarto lugar que envergonha a história do clube. Ser terceiro entre pares era o mínimo indispensável, e Quique conseguiu-o.
Mas conseguiu mais do que isso, o espanhol. Num confronto de egos, atropelou Jorge Jesus. O bracarense, recorde-se, anda associado ao banco do Benfica todos os dias, numa associação que nenhuma das partes desmentiu e que fragiliza também todos os dias a posição de Quique. O espanhol respondeu no campo... e não deixou dúvidas.
Respondeu com um Benfica que não goleou... mas andou lá perto. No resultado e na estratégia. Sobretudo na primeira parte, os encarnados deram um banho de bola ao Sp. Braga. Neste momento é impossível não dar grande parte do mérito a Quique Flores. O espanhol percebeu o ponto fraco do adversário e tratou de explorá-lo incessantemente.
Preparou uma equipa humilde, acomodou-a em poucos metros, deu a bola ao adversário e ganhou espaço nas costas da defesa. Depois, repetia-se até à exaustão: cada bola era uma transição rápida finalizada num passe longo para as costas dos defesas. Ora perante um adversário que se dava mal com o fora-de-jogo, a coisa funcionava quase sempre.
O Benfica marcou dois golos quinze minutos e quase arrumou o jogo num instante. A equipa tranquilizou-se num ambiente cada ano mais hostil e manteve a coesão. Tudo isto perante um Braga que teimava em não acertar na defesa. Frechaut e Leone não se entendiam, Filipe Oliveira foi um erro de interpretação que custou caro a Jorge Jesus.
Moreira, até nisso Quique foi feliz
É verdade que no ataque o Sp. Braga mexia bem, a equipa tinha mais bola e criou até três ocasiões de golo claras. Mas nessa altura surgiu Moreira. O guarda-redes substituiu muito surpreendentemente Quim no onze inicial e acabou por tornar-se preponderante: por três vezes parou belas ocasiões do adversário. Até nisso Quique Flores foi feliz.
O homem de quem se fala que pode chegar para o lugar dele tem um mérito: é bom a perceber as coisas. Ao intervalo fez duas substituições e mudou a segurança da equipa. Tirou Mossoró para fazer entrar Luís Aguiar (um erro inicial) e tirou Filipe Oliveira, colocando Rodriguez e fazendo subir Fechaut. A partir daqui tudo funcionou melhor.
Ou quase. O Sp. Braga continuou a cometer erros primários (nos dois primeiros golos, é impossível não culpar Eduardo e os centrais, demasiado apáticos) e contra isso nenhum treinador resistir. André Leone perdeu uma bola na defesa, Di Maria lançou Urreta e o uruguaio foi até ao fim para o terceiro golo. O jogo acabava no início da segunda parte.
O melhor que o Sp. Braga fez foi reduzir a desvantagem de penalty. Os erros, de estratégia e individuais, tinham-lhe sido fatais. A derrota era um facto assumido, mesmo que a equipa tenha dado alegria ao jogo. Quique deixou-se de flores, apresentou uma estratégia puramente realista e foi feliz. Sai duma semana difícil por cima. Mesmo que tenha sido expulso por exceder-se nos protestos. É humano.
Fonte: Maisfutebol

CAMPEÃO DANÇA O TANGO NA TROFA

Trofense 1-4 FC Porto
O campeão não facilita. Nem mesmo quando o champanhe aberto na jornada anterior ainda borbulha, nem mesmo quando pela frente há um adversário que luta com o que tem para se manter no escalão maior do futebol português. Havia um clima de festa instalado desde a conquista do «tetra», havia três castigados que obrigavam Jesualdo Ferreira a mexer no onze, havia quem, dentro do plantel, ainda não fosse campeão no relvado. Mas como tem sido hábito nos últimos quatro anos, o jogo da Trofa foi mais um episódio com final feliz para o F.C. Porto.
Sem Fucile, Cissokho e Meireles, sem o comandante Lucho, os azuis e brancos recorreram à qualidade restante no plantel, para ultrapassar um Trofense ligado às máquinas pela situação na tabela. Stepanov pisou o relvado logo de início, para ser campeão, e com Sapunaru, Bruno Alves e Nuno fez companhia aos sete sul-americanos que perfumaram o futebol portista e deram cor ao resultado, sobretudo com o arco-íris de Lisandro aquando do 3-0.
Antes, porém, o F.C. Porto demorou a sair do colete de forças que é o campo do Trofense. Num 4x2x3x1 que deixava Lisandro atrás do ponta-de-lança Farías, os azuis e brancos tentaram desde o primeiro minuto mostrar porque dominam os relvados portugueses. Ainda assim, foi preciso esperar quase meia-hora para se colocarem em vantagem.
Até lá, o Trofense mostrou o seu mais forte, único mesmo, argumento na partida. As bolas paradas de Hugo Leal levaram perigo à baliza de Nuno. Dado o aviso, o campeão mostrou forças. Ou melhor, provou que era menos em músculo e mais com jogo de equipa que se ia libertar do espartilho e soltar os confetis na Trofa.
O 1-0 foi exemplo do F.C. Porto 2008/09. Bola a passar por toda a linha de ataque, Mariano a servir Farías e o argentino do último toque a bater Marco. Jogada idêntica antes do intervalo, com Lisandro a finalizar, deixou os portistas à beira da 11ª vitória consecutiva fora de portas.
Os números, como o algodão
Dizem os números da Liga que, nos 16 jogos que começou a perder, o Trofense nunca virou o resultado. Dizem os números do campeonato que, sempre que começou em vantagem, o F.C. Porto ganhou os três pontos. Ora, se o 1-0 indiciava a vitória portista, o 2-0 perto do intervalo era a prova de algodão: o F.C. Porto ia mesmo vencer o encontro.
De cântico em cântico, os adeptos portistas elevavam a heróis os jogadores e quando Lisandro fez o golo da noite, na segunda parte, gritaram a alta voz o nome de um dos perfis mais discretos no campeão, mas de importância tão grande como Bruno Alves, Lucho ou Hulk. E fizeram questão de entoar o de Jesualdo Ferreira também.
Trofense agarrado ao Bonfim
O treinador portista podia sorrir. O F.C. Porto era sério como Jesualdo quis sempre que fosse e partiu para o 4-0, com Farías a bisar como Lisandro. O campeão continuava ao ritmo do tango.
Já Tulipa, por mais que mudasse a equipa, e começou a fazê-lo ao intervalo, não tinha meio de travar o campeão, que ainda consagrou Ventura como o terceiro guarda-redes do plantel a conquistar o título. Valeu o golo de Hugo Leal para os da Trofa deixarem marca no encontro.
Para o Trofense, as boas notícias só vinham do Bonfim, onde o V. Setúbal não ganhava e, com isso, Tulipa e os jogadores ainda sonham com a permanência. Caso contrário, esta seria a última ceia do Trofense na Liga, com despedida ao som de «penta, penta», entoado pela claque azul e branca, desejado pelos corações portistas.
Fonte: Maisfutebol

INTER: MOURINHO E FIGO TETRA-CAMPEÕES

O Inter de José Mourinho e Luís Figo é campeão italiano.
O AC Milan perdeu este sábado à noite com a Udinese, em Udine, por 2-1. Com sete pontos de vantagem e apenas duas jornadas, as contas do Inter são simples.
No hotel, os dois portugueses puderam abrir o champanhe.
O Inter joga este domingo à noite em Milão.
Os golos da Udinese foram marcados por DAgostino, aos 31 minutos, de grande penalidade, e por Zapata, aos 49. Ambrosini reduziu aos 90.
Este é o quarto título consecutivo do Inter, que iguala o Milan em número de campeonatos.
Maisfutebol
KAKÁ NO REAL MADRID
Caso Florentino Pérez seja eleito presidente dos merengues, o médio internacional brasileiro Kaká vestirá de branco na próxima temporada. É o jornal A Marca que avança com a notícia, avançando com um valor de transferência a rondar os 63 milhões de euros.
O acordo entre os dois clubes e o jogador está finalizado segundo os espanhóis, tendo Kaká assinado por 5 épocas, recebendo em cada uma delas 8 milhões de euros. Depois de 6 temporadas ao serviço dos rossoneri, onde venceu 1 campeonato, 1 liga dos campeões, 1 mundial de clubes, 2 supertaças europeias e 1 supertaça de Itália, o médio irá agora representar o Real Madrid.
ZeroZero

BIS DE LIEDSON

Marítimo 1-2 Sporting

Dois golos de Liedson, um em cada parte, garantiram ao Sporting no Funchal uma vitória "forçada" no duelo com o Marítimo, que somou nesta 29.ª jornada da Liga Sagres a sua quarta derrota consecutiva na prova.
O Sporting adiantou-se no marcador aos 25 minutos, pelo seu melhor marcador, que ainda persegue o topo dos artilheiros da Liga. Nessa fase o jogo era quase todo dominado pelo Marítimo, mais acutilante, mas demasiado perdulário junto à baliza defendida por Tiago.
Os madeirenses entraram bem no jogo, com Djalma e Marcinho bem entrosados no transporte ofensivo da sua equipa, superiomente apoiados por João Luiz, mas faltava pontaria e alguma sorte nos momentos decisivos. Aos dois minutos, Djalma foi derrubado por Tonel no interior da área leonina, mas o árbitro Jorge Sousa negou o castigo máximo.
Sem pressão e com as posições definidas em termos classificativos, o Sporting optou por deixar jogar, perante um Marítimo que pretendia despedir-se dos adeptos com um bom desempenho, mas Olberdam e João Luiz não conseguiram materializar as oportunidades criadas na fase inicial.
O golo de Liedson, a passe de Derlei, que aproveitou um "brinde" de Fernando Cardozo no eixo da defesa maritimista, permitiu ao Sporting equilibrar momentaneamente o jogo, mas ainda antes do intervalo Marcinho falhou o alvo por pouco, depois de um contra-ataque bem delineado por Miguelito.
Para a segunda parte, o treinador do Marítimo, Carlos Carvalhal, procurou alargar a frente de ataque com a entrada de Baba, tirando o médio Bruno, conseguindo dessa forma, manter o caudal atacante dos "verde-rubros", mas a pontaria continuou desalinhada, pois Marcinho voltou a falhar poucos minutos após o reatamento.
Tal como ocorrera na parte inicial, Polga substituiu o guarda-redes Tiago entre os postes, evitando o golo quase certo de Djalma, numa fase de jogo em que o Marítimo tudo fazia para virar o resultado. A expulsão de Abel, admoestado com o segundo cartão amarelo do jogo, parecia facilitar a vida dos madeirenses, mas o segundo golo de Liedson, marcado aos 73 minutos, a deitou por terra as aspirações insulares.
Carlos Pereipasse de Pereirinha, após uma sucessão de perdidas caseiras, ra lançou ainda Adrien e Carriço, enquanto Carvalhal apostou em Manú e Taka, mas os problemas de eficácia maritimistas só foram batidos com um remate certeiro de Olberdam, aos 88 minutos, sem qualquer hipótese de defesa para Tiago.
Fonte: Lusa