sábado, 21 de março de 2009

FACTOR LUCÍLIO DÁ TAÇA AO BENFICA

SPORTING 1-1 BENFICA (2-3 g.p.)
O Benfica venceu a Carlsberg Cup no desempate de pontapés de grande penalidade, depois do tempo regulamentar as duas equipas terem empatado a uma bola, com o guarda-redes Quim a ser o grande protgonista. O Sporting adiantou-se no marcador por intermédio de Bruno Pereirinha (aos 49 minutos), depois de uma boa jogada de Caneira pelo lado esquerdo. O Benfica chegou ao empate aos 75 minutos por intermédio de José António Reyes na marcação de uma grande penalidade, num lance claramente mal ajuízado por Lucílio Baptista.
Foi um jogo que na primeira parte se caracterizou por ser bastante emotivo, mas quase sempre mal jogado. Os jogadores das duas equipas mostraram grande vontade em vencer o encontro, o que pode ter dificultado a prática de um bom futebol.
A segunda parte iniciou-se praticamente com o golo do Sporting, com Caneira a realizar uma investida pelo lado esquerdo, conseguindo cruzar a bola para área onde surge Liedson que cabeceou ao poste, e Bruno Pereirinha na recarga a fazer o primeiro golo na partida. O Benfica sentiu um pouco o golo sofrido e o Sporting ia procurando chegar ao 2º golo. Quando parecia que o Sporting tinha o jogo controlado, Lucílio Baptista assinalou uma grande penalidade por alegada mão do defesa Pedro Silva, que acabou por ver o segundo cartão amarelo, num lance em que a equipa de arbitragem decidiu mal. Na conversão da grande penalidade, José António Reyes não desperdiçou e empatou o jogo. O Sporting sai duplamente prejudicado, pois vê-se na contingência de jogar o que falta do jogo com menos uma unidade
Até ao minuto 90, assistiu-se a um jogo em que as duas equipas já pensavam nas grandes penalidades, não demonstrando uma grande vontade em chegar à baliza contrária. Na marcação das grandes penalidades, o guardião Quim esteve em destaque ao defender 3 grandes penalidades, oferecendo assim o troféu à sua equipa.
REVOLTA LEONINA ACENTUADA
No final do jogo, os jogadores do Sporting não calaram a sua revolta, com destaque para Pedro Silva, que atirou fora a medalha de segundo classificado. Paulo Bento, por seu turno, falou mais uma vez em vergonha e no facto de uma decisão errada ter ditado a perda de um troféu, além de marcar a semana dos dois clubes: o Benficaq ficará "livre" da pressão jornalística, treinará em ambiente desanuviado, ao passo que o Sporting continuará com núvens carregadas sobre os seus jogadores, claramente desmotivados e feridos. Paulo Bento foi mesmo mais longe ao afirmar que se calhar está "a mais neste futebol".

REGRESSO DE HULK

Helton de fora no jogo da Taça frente ao Estrela Da Amadora
Jesualdo Ferreira convocou toda a sua «artilharia» para o jogo deste Domingo, a contar para a 1ª mão da Meia Final da Taça de Portugal frente ao Estrela da Amadora. A única excepção acaba por ser o guarda redes Hélton, continuando a aposta em Nuno que tem sido titular nos jogos desta competição. Depois das ausências por castigo de Fernando e Hulk, os dois «titulares» estão de regresso ao lote dos eleitos do técnico portista.
Lista de convocados: Andrés Madrid, Bruno Alves, Cissokho, Farías, Fernando, Hulk, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru, Stepanov, Tarik Sektioui, Tomás Costa e Ventura.

SALVAÇÃO DA ÉPOCA PODE ESTAR NO ALGARVE

TAÇA DA LIGA, FINAL: Sporting - Benfica (19h45 SIC)

Sporting e Benfica disputam no Estádio do Algarve a final da Carlsberg Cup, num encontro que está a gerar uma grande expectativa. Com ambos os clubes na perseguição ao FC Porto no campeonato, e já fora das meias-finais da Taça de Portugal, esta competição por muito bem ser a salvação da época para os dois clubes, muito embora o Sporting tenha começado a época com uma vitória na Supertaça Cândido de Oliveira.

PAULO BENTO: "GANHAR SEM PENSAR NO CAMPEONATO"

O jogo está marcado para as 19h45 (SIC), e será arbitrado por Lucílio Baptista. Numa conferência de imprensa em que estiveram presentes os treinadores das duas equipas, Paulo Bento assegurou que a equipa está determinada em vencer esta final frente ao Benfica e que as contas do campeonato não influenciam a vontade em vencer a Carlsberg Cup. «Só temos de ganhar a final e não pensar em outra competição. Depois, temos tempo para pensar no campeonato.
Acima de tudo, são duas equipas que respeitaram a competição e que conseguiram chegar à final. O problema é que aquilo que se tem pensado é massacrar quem vai perder. A maior preocupação é quem vai perder, mas esta é a mentalidade que reina no país», declarou o treinador. O treinador português ainda referiu, «Aquilo que pretendemos neste jogo é ganhar uma competição que respeitámos desde o início. Embora também seja necessário respeitar o adversário, nós vamos tentar conquistar um título que falhamos na temporada passada. Para isso acontecer, será necessário expressar qualidade dos nossos jogadores, que também têm de se auto controlar. Espero igualmente que fora das quatro linhas o ambiente seja extraordinário e que não exista nenhum caso fora ou no relvado».
No que toca aos convocados, Paulo Bento não pode contar com Izmailov e Grimi por lesão. Quem também ficou de fora, mas por opção, foram Miguel Veloso, Rodrigo Tiuí e Ricardo Baptista. Eis os convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Patrício e TiagoDefesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Marco Caneira, Tonel e Ronny. Médios: Adrien Silva, Fábio Rochemback, Bruno Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli e Simon Vuckevic. Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

QUIQUE FLORES: "MUITOS QUEREM, POUCOS CHEGAM AQUI"

Por sua vez o treinador Quique Flores realçou que era um privilégio estar nesta final, e que os jogadores estão determinados embora considere que o Sporting está em vantagem, fruto da experiência de estar presente em algumas finais nestes últimos anos. «Quando se chega aqui não se pensa nem no que ficou para trás nem no que está para a frente. Acima de tudo, aqui só chegaram duas equipas. Muitas querem, mas poucas chegam», sublinhou o técnico espanhol. «É um privilégio estar nesta final, é importante para o Benfica estar nestas decisões. Respeitamos o adversário e o seu trabalho, prevemos uma final complicada. Mas queremos dar esta alegria aos adeptos, que há anos procuram estas sensações. Esperamos um bom resultado, com sorte e inteligência.
O Sporting tem mais experiência em finais nos últimos anos, talvez tenha ligeira vantagem, mas vamos tentar passar por cima disso», finalizou Quique Flores. O técnico, que não vai poder contar com Moretto, convocou todos os jogadores disponíveis para a viagem até ao Algarve, sendo provável que David Suazo, Carlos Martins e Rúben Amorim voltem à competição. Eis os convocados do Benfica: Guarda-redes: Moreira e Quim. Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor e Jorge Ribeiro. Médios: Bynia, Yebda, Katsouranis, Carlos Martins, Rúbem Amorim, Pablo Aimar, José Antonio Reyes, Angel Di Maria, Felipe Bastos, Balboa e Urreta. Avançados: Nuno Gomes, David Suazo, Pedro Mantorras e Óscar Cardozo.
O jogo tem início marcado para as 19h45, com trasmissão na SIC, e será arbitrado por Lucíclio Baptista.
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 20 de março de 2009

SAIU O CAMPEÃO EUROPEU

A última vez que jogou com o Manchester, o FC Porto foi campeão europeu

FC Porto - Manchester United nos quartos da Champions
CRISTIANO RONALDO VOLTA AO DRAGÃO

O sorteio dos Quartos de Final da Liga dos Campeões, realizado em Nyon, colocou o Manchester United no caminho do FC Porto. Em caso de vitória, os «dragões» também já sabem que o seu adversário sairá do confronto entre o Arsenal e o Villareal. Os outros jogos da próxima fase da prova rainha de clubes a nível mundial são o Villareal-Arsenal, Liverpool - Chelsea e Barcelona - Bayern.
Sabendo-se de antemão a forte possibilidade de calhar uma equipa inglesa no caminho do FC Porto (4 em 7 possibilidades), foi mesmo a equipa mais forte, o actual campeão europeu e mundial, a sair em sorte à equipa comandada por Jesualdo Ferreira.Será uma reedição do confronto de 2004, na altura para os Oitavos de Final, e que terá sido "o" jogo que fez a equipa azul e branca embalar para a Final de Gelsenkirchen.
Na história dos confrontos entre FC Porto e a equipa inglesa, contabilizam-se 7 jogos com 3 vitórias para o United, 2 empates e 2 vitórias para a equipa nacional.O primeiro jogo será disputado em Inglaterra, no dia 6 ou 7 de Abril, jogando-se a segunda mão no Dragão na semana seguinte.
Quadro dos Quartos de Final:
Villarreal-Arsenal
Manchester United-F.C. Porto
Liverpool-Chelsea
Barcelona-Bayern Munique

quinta-feira, 19 de março de 2009

CINISMO A MAIS PARA UM BRAGA PERDULÁRIO

SP. Braga 0-1 PSG
O final do sonho da Taça Uefa para os comandados de Jesus
O Sp. Braga perdeu com o Paris SG por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Hoarau à passagem do minuto 81. A equipa de Jorge Jesus não foi capaz de marcar um golo à equipa francesa, depois de dispor de várias oportunidades para o fazer, e um erro de toda a defensiva bracarense, com destaque para Eduardo, permitiu ao Paris SG apontar o único golo da partida. Pode-se dizer que é um desfecho injusto por tudo o que se passou na eliminatória, mas o calculismo e o cinismo francês foi determinante no resultado final da eliminatória. Num início de jogo em que as duas equipas pareciam estar a estudar-se mutuamente, cedo o Sp. Braga tomou conta do jogo demonstrando uma grande personalidade, perante um adversário que assumia uma postura retraída não conseguindo, nos primeiros 25 minutos, chegar à baliza defendida por Eduardo.
Os bracarenses conseguiram uma mão cheia de oportunidades de golo, com destaque para Paulo César, que aos 13 minutos, obrigou Landreau a uma defesa complicada com a bola ainda a bater no travessão da baliza parisiense. O Paris SG ia começando a avançar no terreno, com Kezman a conseguir ganhar alguns espaços e criar algumas jogadas de perigo. Aos 28 minutos um aviso sério por parte da equipa francesa, com Chantôme a fazer a bola embater com estrondo na barra da baliza de Eduardo, na marcação de um livre directo. A equipa portuguesa não se deixou afectar com o lance de perigo, e continuou a chegar à baliza contrária através de jogadas rápidas, com Rentería e Paulo César sempre bem secundados por Alan e Luis Aguiar.
À passagem do minuto 33 Luis Aguiar na marcação de um livre directo, descaído para a esquerda, faz a bola passar a poucos centímetros do poste da baliza, com o guardião francês completamente batido. O Paris SG ia tentando colocar a bola atrás dos defesas bracarenses, através de lançamentos longos à procura dos rápidos avançados, Kezman e Luyindula, mas tanto a defesa como o guarda-redes Eduardo iam conseguindo por cobro às investidas francesas. Depois de uma primeira parte agradável, com sinal mais para o Sp. Braga que dispôs de mais oportunidades de golo, embora o Paris SG tenha assustado Eduardo na marcação do livre directo de Chantôme, as equipas regressavam para a segunda parte sem alterações nos onzes e na forma de encarar a partida.
E o segundo tempo começa logo com uma boa oportunidade para o Sp. Braga, que depois de uma excelente jogada colectiva entre João Pereira e Alan, com Rentería a rematar de primeira já dentro da área, ao lado da baliza adversária. À medida que o tempo passava ia ficando claro que o Sp. Braga era a equipa que demonstrava mais vontade de ganhar, enquanto o Paris SG apostava tudo no erro do adversário. A equipa de Jorge Jesus continuava a pressionar o adversário, conseguindo chegar sem dificuldade à área contrária. Entretanto o Paris SG não alterava a sua forma de jogar, sempre com passes longos para as costas da defesa bracarense, apostando na velocidade dos seus atacantes. Era notório a vontade da equipa portuguesa não querer deixar para o prolongamento a decisão da eliminatória, mas também era notório o decréscimo de velocidade da equipa portuguesa. Apercebendo-se disso, o técnico Paul Le Guen fez entrar Hoarau, um avançado de elevada estatura para tentar decidir o jogo nos lances de bolas paradas. Passados 4 minutos, o Paris SG chega mesmo à vantagem por intermédio de Hoarau, na sequência de um lance de bola parada, que aproveitou uma falha de Eduardo para cabecear para a baliza.
O cinismo francês foi determinante neste jogo, e na eliminatória. O Sp. Braga precisava de marcar 2 golos para virar a eliminatória a seu favor, mas os jogadores acusaram bastante o golo sofrido, e não mais conseguiram criar perigo junto da baliza francesa. Acabava assim a aventura bracarense na edição 2008/09 da Taça UEFA e o sonho de Jorge Jesus em chegar à final da competição, aos pés do Paris SG que mostrou grande calculismo e frieza no jogo que praticou em Braga.
fonte: ZeroZero

DECO NA CONVOCATÓRIA DE QUEIROZ

Convocados para a operação Suécia com algumas surpresas
Carlos Queiroz já divulgou a lista de convocados para o jogo de qualificação do campeonato do mundo com a Suécia e para o particular com a África do Sul. Destaque para as chamadas de Nélson, lateral direito do Bétis e Beto, guarda-redes do Leixões.
Para além dos jogadores já referidos, Carlos Queiroz conta ainda com Deco que poderia perder os compromissos devido a um problema física no jogo do último fim-de-semana e com Ricardo Carvalho, Bosingwa e simão Sabrosa de regresso depois de lesões.
Destaque ainda para as saídas da convocatória dos jogadores Miguel, Eliseu, Paulo Ferreira e Orlando Sá.
Lista completa dos 21 convocados pelo professor Carlos Queiroz:
Guarda-Redes
: Daniel Fernandes (VFL Bochum 1848), Eduardo (SC Braga), Beto (Leixões SC) Defesas: Bruno Alves (FC Porto), Gonçalo Brandão (AC Siena),Ricardo Carvalho (Chelsea FC), Pepe (Real Madrid), Bosingwa (Chelsea FC), Nélson (Bétis Sevilha), Rolando (FC Porto)
Médios: Deco (Chelsea FC), Maniche (Atletico Madrid), João Moutinho (Sporting CP), Duda (Málaga CF), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus FC)
Avançados: Danny (FC Zenit), Simão (Atlético Madrid), Nani (Manchester Utd), Cristiano Ronaldo (Manchester Utd), Hugo Almeida (Werder Bremen).

"QUARTOS É POUCO PARA ESTE BRAGA"

Técnico arsenalista sem medo e com aspirações a ir além dos quartos
Taça Uefa, oitavos de final: Sp. Braga - PSG (20h30 SIC)
Jorge Jesus avança para a partida contra o PSG sem medo. Apesar de considerar o desfecho da primeira mão (empate a zero) como um resultado perigoso, o treinador do Braga só pensa na vitória de forma a rumar a um resultado histórico para o clube bracarense.
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de amanhã, Jorge Jesus mostra-se confiante num resultado favorável À equipa arsenalista: «Na minha consciência e na da equipa apenas cabe um resultado: a vitória». Quanto ao jogo, o treinador bracarense não irá alterar a filosofia de jogo da equipa: «Não vou pedir nada de diferente. Os adversários que temos defrontado não modificam as ideias que temos. Nem com o Milan mudei as ideias que tenho da minha equipa. Não temos formas de jogar diferentes porque o adversário muda de nome».
A possível presença nos quartos-de-final da Taça UEFA não deixa Jesus muito feliz. O treinador do Braga quer mais: «Os quartos são o corolário de uma época europeia excelente, mas para mim é curto, tenho outras ideias e ambições».
Para o desafio frente aos franceses, Jorge Jesus já pode contar com Vandinho, ausente do jogo frente à Académica por castigo mas ainda tem dúvidas quanto à possível utilização de César Peixoto e Paulo César, jogadores que apresentam algumas limitações físicas.
A lista de convocados para o jogo de quinta-feira às 20.30, no estádio AXA é a seguinte:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.Defesas: João Pereira,, Evaldo, André Leone, Rodriguez, Edimar e Filipe Oliveira.Médios: Frechaut, Vandinho, Mossoró, Luís Aguiar, César Peixoto, Stélvio e Jorginho.Avançados: Renteria, Alan, Paulo César, Orlando Sá e Matheus.
Fonte: ZeroZero

CONFIANÇA INABALÁVEL EM QUIQUE


Rui Costa, director desportivo do Benfica, garante que vai continuar a confiar no técnico espanhol

Rui Costa reafirmou esta quarta-feira a confiança em Quique Flores, a convicção no projecto dos encarnados e a obrigatoriedade de acreditarem na conquista do campeonato.
«Este treinador é o mesmo que aquele que quando chegou ao Benfica as pessoas ficaram contentes e viram melhoramentos. Se alguma coisa não correu de feição até aqui, nunca se pode responsabilizar uma pessoa só. Quique Flores tem a minha confiança e vai continuar a ter, porque o seu trabalho diário assim obriga», defendeu o director desportivo, nos cerca de seis minutos de entrevista à Benfica TV.
O antigo jogador reconheceu que as críticas acentuam-se após as derrotas, referindo-se ao passado fim-de-semana, quando o V. Guimarães venceu na Luz, por 1-0, contudo, lembrou que o título ainda pode ser conquistado e que não admite que alguém pense o contrário.
«Impossível é uma palavra que não aceito no balneário. Propusemo-nos lutar pelo campeonato até à última jornada e não permito que alguém, dentro da estrutura, pense que é impossível ganhar o campeonato. Há oito jornadas para disputar, muitos pontos para fazer e o Benfica vai lutar até ao fim», garantiu Rui Costa, admitindo que os encarnados estão «famintos», mas que «não podem desmoronar» sempre que há um percalço.
«As contratações, o dinheiro gasto... tudo pode ser discutível, o que não pode ser posto em causa é o Benfica. Quando este treinador chegou as pessoas elogiaram a equipa pela dinâmica, pelas contratações, falavam de como o Benfica tinha chegado a estas aquisições. (...) Traçámos um caminho e nem tudo no primeiro ano pode correr de feição. Não fizemos algo para durar só um ano e sim para abrir ciclos ganhadores no Benfica. É dentro desta linha que vamos continuar o nosso caminho. Nunca como no passado, em que tínhamos de alterar tudo no final da época», reiterou o director desportivo, a poucos dias da primeira final da temporada, frente ao Sporting, na Taça da Liga.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 18 de março de 2009

MOUTINHO E NUNO GOMES: "NÃO É SALVAÇÃO"


Jogadores de Sporting e Benfica falaram sobre a final da Taça da Liga

João Moutinho e Nuno Gomes, capitães do Sporting e do Benfica, respectivamente, estiveram lado a lado na antevisão da final da Taça da Liga. O médio leonino, mais prudente nas palavras, lembrou a conquista da Supertaça Cândido Oliveira em Agosto e disse querer juntar mais um troféu ao palmarés do Sporting.
«Já conquistámos este ano a supertaça e queremos trazer a Taça da Liga também, mas ainda temos aspirações no campeonato», referiu Moutinho. Nuno Gomes, uma opinião partilhada pelo rival do Sporting, considera que uma vitória no Algarve «não será a salvação da época».
«É a primeira vez que estamos na final da Taça da Liga e as finais são para vencer», disse o ponta-de-lança, antes de reconhecer que o Benfica «não atravessa um bom momento»: «Infelizmente perdemos o último jogo do campeonato. Mas estes jogos são diferentes e só podemos pensar com ambição.»
Moutinho, Gomes e a força dos triunfos
«As vitórias trazem moral.» A frase, pacífica, é comum a João Moutinho e a Nuno Gomes. Sporting e Benfica precisam urgentemente de triunfos, para saciar os adeptos e ambos os internacionais têm noção disso.
«Os nossos adeptos estão compreensivelmente insatisfeitos, mas no último jogo demonstrámos carácter e muita vontade», vincou João Moutinho, ao passo que Nuno Gomes pareceu mais preocupado com a «posição incómoda» que o Benfica ocupa no campeonato.
«Mesmo vencendo a final da Taça da Liga continuaremos descontentes com a posição em que estamos. Acredito que um triunfo nos dê força anímica, mas estamos dependentes de tudo o que o F.C. Porto vier a fazer. De qualquer forma, a luta ainda não acabou», concluiu o avançado, numa conferência de imprensa dividida com o homólogo leonino.
Fonte: Maisfutebol

Yebda: «Inter mexe com todo o mundo»

MÉDIO ESTÁ CIENTE DO INTERESSE DE MOURINHO
A imprensa italiana voltou ontem a noticiar o interesse do Inter Milão em Yebda. Segundo os transalpinos, José Mourinho está a preparar uma revolução no meio-campo dos nerazzuri para prevenir as prováveis saídas de Luís Figo, Patrick Vieira e Ricardo Quaresma. Um dos alvos do treinador português é o francês do Benfica que até já foi diversas vezes observado no Estádio da Luz por emissário enviado pelo Inter.
O gaulês tem estado em contacto com o seu empresário e sabe que está a despertar a cobiça das principais equipas europeias. Em entrevista concedida ao "10 Sport" Yebda revela-se agradado com o interesse de Mourinho, mas garante que vai ficar concentrado nos objetivos do Benfica até ao final da presente época.
"O Inter mexe com todo o mundo mas neste momento nem sequer quero pensar nisso. Quero focar-me exclusivamente no meu jogo", assegura o camisola 26 das águias que lembra ainda ter mais três anos de contrato. "Faltam-nos oito jogos e a final da Taça da Liga. Estamos atrás do FC Porto mas queremos ser campeões. Depois veremos o que há."
rendido a lisboa. Garantindo que em Lisboa recuperou a felicidade, Yebda sente que ainda pode "render mais" e mostra-se rendido à dimensão dos encarnados: "O campeonato português pode não ser o melhor do Mundo mas há boas equipas. É magnífico jogar no Estádio da Luz com 65 mil pessoas nas bancadas. É uma sensação extraordinária jogar num recinto cheio e os portugueses apoiam as suas equipas de forma entusiástica. Em França ninguém sabia quem eu era mas aqui sou sempre reconhecido na rua. As pessoas vivem para o futebol."
Cotado em 10 milhões
Chegou ao Benfica no início da temporada a custo zero. Começou a destacar-se no início da Liga e conquistou o prémio de melhor jogador do mês de setembro. A sua cotação tem subido em flecha e as constantes notícias sobre o interesse de clubes como o Inter Milão, Sevilha, Marselha ou Arsenal ainda tem valorizado mais o seu passe, o que levou os italianos a definirem um preço para a transferência: 10 milhões de euros.
Não é a primeira vez que o jogador é colocado na mira do calcio. Recorde-se que antes de vir para o Benfica Yebda tinha nas mãos uma proposta da Sampdoria que no entanto acabou por recusá-la para aceitar o convite dos encarnados. O seu propósito foi o de vingar num grande clube europeu que fosse capaz de o projetar.
Resta esperar agora pelo final da temporada e pela apresentação oficial das propostas ao Benfica que, com Yebda, pode vir a realizar um dos negócios mais vantajosos da sua história.
Fonte: Record

Rúben Amorim pronto para jogar «na direita ou no meio»

Rúben Amorim já pode ser opção para Quique Flores. O médio, que esteve na inauguração da loja da Adidas, em Almada, mostrou-se disponível para actuar na final da Taça da Liga, frente ao Sporting, «seja na direita ou no meio». O treinador do Benfica é quem manda.
«Estou recuperado. O mister já pode contar comigo. Agora depende dele se jogo ou não. Estava num momento bom. Foi pena a lesão. Agora é trabalhar», disse o jogador.
Utilizado quase sempre no lado direito do meio-campo, Rúben Amorim acabou por lesionar-se num dos poucos jogos em que alinhou na zona central. Muitos defendem que é aí que mais rende, mas o jogador afasta-se da discussão: «Jogo a médio, seja na direita ou no meio. Importante é ajudar a equipa.»
Seja em que posição for, Amorim quer, acima de tudo, voltar à equipa, ainda para mais quando se aproxima um jogo diferente. «É um momento especial nas nossas carreiras, é uma final», acrescentou o médio.
No último fim-de-semana as «águias» sofreram uma derrota inesperada, na recepção ao Vitória de Guimarães. Amorim acredita que a equipa vai dar a volta por cima. «São momentos que acontecem, jogos que correm menos bem», disse o médio, que deixou uma mensagem para os adeptos: «Peço que estejam connosco. Sabemos que é uma fase difícil, depois da derrota com o V. Guimarães, mas sei que vão apoiar-nos como sempre. Os benfiquistas nunca faltam, nestas horas.»
Fonte: MaisFutebol

Ronaldo no Real?


Será desta que Ronaldo vai para o Real?
Ramón Calderón, que abdicou da presidência do Real Madrid em Janeiro, confirmou ontem em entrevista numa rádio espanhola que «no final da temorada, chegará um dos melhores jogadores do mundo ao Real». Segundo o jornal desportivo AS, esse jogador será certamente Cristiano Ronaldo.
Segundo o AS, devido a um acordo entre Real e Manchester, nenhuma parte poderá torar público qualquer entendimento no sentido de levar Ronaldo para a capital espanhola, percebendo-se assim que Calderón não refira o nome do português.
O acordo estará acertado entre José Ángel Sánchez, director geral do Real e Jorge Mendes, empresário de Ronaldo, com quem tem uma relação próxima. As verbas incluídas no negócio deverão rondar os 80 milhões de euros da transferância, sendo que o jogador irá auferir uma quantia de cerca de 12 milhões de euros anuais.
Poderá ser desta que Cristiano Ronaldo irá cumprir o seu sonho de um dia jogar no Real de Madrid.
Fonte: ZeroZero

terça-feira, 17 de março de 2009

Futuro em português no FC Porto

Há cerca de duas semanas, a propósito de notícias que davam conta de um alegado interesse dos campeões nacionais em Nené, avançado brasileiro do Nacional, Antero Henrique, director-geral do FC Porto explicava em comunicado que a política de contratações dos portistas "privilegia jovens portugueses com elevado potencial de crescimento". Uma filosofia confirmada pelas recentes contratações de Miguel Lopes e Varela, reforços dos portistas para a próxima temporada, mas também suportada pelo facto de jogadores como Beto, Orlando Sá e Eliseu, entre outros, estarem referenciados pelos tricampeões nacionais.
Ora, se isso não bastasse, a mais recente convocatória da Selecção Nacional B, que ontem se concentrou em Rio Maior, regista a presença de nada menos que 12 jogadores directamente ligados ao FC Porto e pelo menos mais dois - Beto e Eliseu - que são dados como alvos do interesse dos campeões nacionais. Um registo cujo alcance vai muito para além da mera curiosidade estatística e que demonstra uma preocupação clara do FC Porto em relação ao futuro e não apenas pelo facto de estarmos a falar de jogadores jovens. A aposta em jogadores portugueses e de elevado potencial não se trata de uma pura e simples afirmação de nacionalismo por parte dos dirigentes do FC Porto e nem sequer se pode explicar apenas através de uma opção financeiramente mais rentável. De facto, com a FIFA e a UEFA empenhadas na aprovação num prazo de três ou quatro anos pela Comunidade Europeia da regra 6+5, que imporia a utilização de seis jogadores nacionais no onze das equipas envolvidas nos campeonatos continentais, a opção dos portistas pela contratação de jogadores jovens, portugueses e de elevado potencial não é apenas uma questão de opção filosófica, mas uma necessidade incontornável.
Nesse sentido, poder contar com aquilo que se pode designar como a coluna vertebral da Selecção Nacional B é, claramente, uma vantagem concorrencial para os tricampeões nacionais.
"Ainda é demasiado cedo para se avançar com prognósticos, se a lei vai vingar ou não. Tudo o que se possa dizer nesta altura é pura especulação"
"O processo de consulta às ligas e aos clubes, bem como a outros organismos, é muito amplo e complexo. O presidente da FIFA queria que a norma funcionasse já em 2010/11, mas, face às dificuldades, já se mostrou receptivo a adiar a entrada em vigor"

Fonte: O Jogo

Benfica ataca Enevoldsen e Mathieu

Segundo o jornal A Bola, os dirigentes benfiquistas andam no mercado internaconal à procura de jovens promessas com margem de progressão. Para já, há dois nomes em cima da mesa: Thomas Enevoldsen e Jeremy Mathieu.
Enevoldsen, de 21 anos, é um médio centro dinamarquês que deu nas vistas no Aalborg, tendo já apontado 2 golos nas competições europeias deste ano. É presença habitual nas selecções jovens e apontado como uma grande promessa do futebol dinamarquês.
Mathieu é um jogador polivalente, podendo actuar na lateral esquerda ou em funções de trinco. Começou a sua carreira no Sochaux, tendo sido transferido para o Toulouse em 2005. Em 2007 foi chamado à selecção por Raymond Domenech, tedo actuado num particular frente à Eslováquia. O seu contrato termina este ano, podendo assim vir para a luz a custo zero.
Com os objectivos da presente temporada a fugir, Rui Costa está já a preparar a nova época, tentando preencher algumas lacunas no plantel encarnado.

Fonte: ZeroZero

Queiroz ainda acredita em Deco para a Suécia

O seleccionador Carlos Queiroz não entra na onda de dramatismo da imprensa inglesa em relação ao tempo de paragem de Deco. O treinador falou nesta segunda-feira à SportTv e disse que nesta altura o mais importante é esperar pelo resultado da avaliação médica. «O Deco vai fazer um exame esta terça-feira», disse. «Tudo o que se possa dizer nesta altura será meramente especulativo.»
Para Carlos Queiroz, o problema de Deco não é novo e por isso pode ser recuperável para o jogo de dia 29, no Estádio do Dragão, com a Suécia. «O Deco tem vido a sofrer deste problema há algum tempo, com vários altos e baixos. Esperamos que tenha sido apenas uma recaída, que tudo possa estar bem e que ele possa dar o contributo para a semana quando for a concentração para o jogo com a Suécia.»
Na mesma entrevista, o seleccionador nacional garantiu que Ricardo Carvalho vai estar de regresso à equipa nacional na próxima convocatória. «Seguramente», referiu. Já o guarda-redes Ricardo, do Bétis, ainda não há certezas. «Não sei, é uma situação em equação. Está pré-convocado.» Seguro, em relação a guarda-redes, adiantou, é a convocação de Eduardo, do Sp. Braga.

Fonte: MaisFutebol

domingo, 15 de março de 2009

MAIS LÍDER


FC Porto 2-0 Naval

Avalanche ofensiva em tons de azul e branco. A Naval escapou a uma goleada das grandes no Estádio do Dragão. Plenamente recuperado do desgaste físico e mental da Liga dos Campeões, o F.C. Porto marcou dois golos e deixou muitos mais para marcar. Numa das melhores actuações da temporada, os dragões solidificaram a liderança da Liga e aparentaram uma saúde invejável. Mas a vertente da finalização dever ser vista e revista por Jesualdo Ferreira.
Não foi um, nem dois, nem três os lances claros para golo desperdiçados pelo F.C. Porto. Foram mais. Pelo menos sete. O cansaço não se fez sentir, o futebol saiu fluído e concentrado, mas o remate apenas encontrou as redes da baliza de Peiser em duas ocasiões. Os Gonzalez da equipa, Mariano e Lucho, trataram de acalmar as bancadas do Dragão.
Dinâmico, confiante e imponente, o F.C. Porto não deu quaisquer veleidades à Naval e poucos se terão lembrado dos ausentes Fernando e Hulk. Andrés Madrid e Mariano, escolhidos por Jesualdo Ferreira, deram conta do recado e integraram-se perfeitamente na manobra colectiva do conjunto azul e branco. O Sporting, agora a quatro pontos, é o oponente mais próximo na classificação.
Mariano desperdiça...mas nem tanto
A verdadeira sinfonia do desperdício ecoou os primeiros acordes aos três minutos. Rodríguez, em posição frontal, atirou por cima quando só poderia ter marcado; aos dez, Lisandro vê o seu desvio, após passe fantástico de Lucho, ser desviado em cima do risco por Paulão; aos 19, Mariano teve o golo nos pés em duas ocasiões, mas desaproveitou ambas.
O golo surgiu, enfim, à meia-hora. Mariano bateu Peiser com o pé esquerdo, mas as notas de desinspiração pelo golo continuariam imparáveis. Em cima do intervalo, o clímax do despojo azul e branco: Lucho, após combinação perfeita com Rodríguez, surgiu solitário perante uma baliza deserta mas atirou inacreditavelmente por cima.
A Naval aguentava, aguentava, sem saber bem como e até poderia ter escandalizado antes do segundo golo do F.C. Porto. Paulão, após canto na esquerda, cabeceou perante a apatia da defesa azul e branca e até poderia ter empatado. O que seria uma injustiça tremenda. A 22 minutos do final, finalmente o golo da tranquilidade. Lucho, o melhor em campo, desviou com classe a bola de Peiser e desfez qualquer tipo de suspense.
Lisandro e as atribulações do golo
Os problemas vividos recentemente pelo F.C. Porto no Estádio do Dragão (quatro empates e uma vitória nos cinco jogos que antecederam a recepção à Naval) estão bem identificados. A equipa, efectivamente, consegue criar excelentes lances, há um entendimento muito bom entre os vários sectores mas falta mais serenidade na hora de visar a baliza oponente.
Falta, por exemplo, um Lisandro tão frio como na temporada passada. O argentino corre, joga, luta, mas mantém uma relação atribulada com o golo. Com os quartos-de-final da Liga dos Campeões à porta, talvez valha a pena Jesualdo repensar a essência do trio atacante dos azuis e brancos.
Nota final para o árbitro Cosme Machado. Numa partida simples, falhou várias vezes e demonstrou alguma desconcentração. Aos dez minutos, no tal lance em que Paulão salvou o golo, há clara grande penalidade sobre Lisandro, abalroado por Peiser.
Fonte: Maisfutebol

ALARGAR DISTÂNCIA PARA O SEGUNDO

FC Porto - Naval (20h15 Sportv)
Jesualdo Ferreira: "Temos três objectivos, rivais não"
O F.C. Porto prepara-se para entrar no ciclo decisivo da época. A equipa está em três provas, segue na liderança da Liga, está nas meias-finais da Taça e encontra-se nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O que significa muitos jogos, muitas viagens, muitos treinos. Poderá significar também uma vantagem para Benfica e Sporting?
«Não sei se podem tirar vantagem disso», responde Jesualdo Ferreira. «Para passarem o F.C. Porto têm de ganhar todos os jogos e o F.C. Porto não ganhar os jogos que tem. Não sei se é melhor estar à frente com dois a correr atrás ou se é melhor estar atrás a correr de quem está à frente. Sei, isso sim, que nós preferimos estar assim», disse.
«Já houve casos na Europa de equipas que venceram a Liga sem abdicar da Champions e também já houve casos em que foi preciso abdicar de uma prova em função da outra. Certo é que nós temos uma coisa que os outros não têm, objectivos. Temos três objectivos. Ter objectivos na vida faz as pessoas correrem muito, juntarem-se muito.»
Por isso Jesualdo acredita que é capaz de transformar a aparente desvantagem portista numa vantagem. «Até ao fim temos seguros 13 jogos, nove da Liga, dois da Taça e dois da Champions. A correr bem podem ser 16 ou 17. Isso tudo em mês e meio. Por isso perceberão a densidade competitiva dessas semanas», começou por dizer.
«Não nos preocupa, estimula-nos. Obriga-nos a ter capacidade de sofrimento e trabalho. Os novos jogos da Liga são nove finais, os dois jogos da Champions são duas finais e os dois jogos da Taça são duas finais, mas preferimos assim. Preferimos assim por cada treino gera jogadores mais cansados mas mais fortes e capazes de atingir objectivos que de outra maneira seria difícil.»
«Benfica, F.C. Porto e Sporting têm os pontos que merecem»
Pelo caminho Jesualdo entrou mais a fundo na conversa sobre a luta pelo título. Para o treinador, não há nada de errado na classificação. «O F.C. Porto tem os pontos que merece porque tem estado pouco eficaz em casa, o Benfica tem os pontos que merece porque tem mostrado dificuldades em alguns campos e o Sporting tem os pontos que merece porque tem tido outro tipo de problemas.»
Fonte: Maisfutebol