sábado, 1 de novembro de 2008

PIOR FC PORTO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

CAMPEÕES NACIONAIS VIVEM PESADELO
Naval 1-0 FC Porto
O FC Porto foi à Figueira da Foz perder o terceiro jogo consecutivo. Depois de derrotas com Leixões (2-3) e Dínamo Kiev (0-1) no Dragão, o emblema da Invicta perdeu na casa da Naval por 1-0. Um golo marcado por Daniel Cruz no início do segundo tempo que agudiza a crise dos Dragões, que começam a viver autêntico pesadelo, podendo cair para o meio da tabela classificativa e vendo os importantes jogos que se aproximam com uma moral destroçada e sem meios de dar a volta ao texto. Jesualdo Ferreira parece impotente perante a situação, ele que devia ter soluções visíveis para fazer jogar uma equipa cujo plantel construiu ou ajudou a construir. Na verdade, esta equipa do FC Porto é menos do que uma sombra da equipa de anos anteriores, parece um conjunto vulgar dentro do relvado, previsível, sem rasgos nem fio de jogo.
Não se percebe muito bem o que anda Jesualdo Ferreira a fazer, que competência é essa de que ele tanto gosta de falar nas conferências de imprensa, que trabalho é esse que tanto apregoa e cujos frutos são o fracasso. Vamos esperar para ver como reage a equipa aos próximos desafios que se aproximam, mas o horizonte parece muito carregado para os lados do Dragão.
JOGO ENTEDIANTE
O FC Porto entrou determinado no jogo, mas a Naval conseguiu equilibrar a partida, num jogo que foi pouco mais que entediante e previsível. A primeira metade teve, ainda assim, uma ocasião de perigo, aos 23 minutos com Lisandro López a rematar, na grande área, para uma boa defesa de Peiser. A seguir Nuno, que manteve a titularidade apesar da convocação de Hélton, tinha que empenhar-se para afastar uma bola dos pés de Marinho.
Ficha de Jogo
+ Naval
: Peiser, Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz (60' Godemèche), Lazaroni, Baradji, Hauw, Davide (77' Michel Simplício), Bolívia e MarinhoGOLOS: Daniel Cruz (54');
+ FC Porto: Nuno, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Benítez (46' Hulk), Fernando, Raúl Meireles, Lucho González, Tomás Costa (71' Pelé), Lisandro López e Cristian Rodríguez (59' Tarik Sektioui)

O regresso de Fernando era a nota de destaque do onze portista, enquanto Lino assistia ao jogo da bancada. E não havendo golos nos primeiros 45 minutos, à entrada para a segunda metade Jesualdo Ferreira apostava em Hulk no lugar de Benítez. Era preciso arriscar mais para inaugurar o marcador. Mas seria a Naval a conseguir o primeiro golo do jogo. Aos 54 minutos Daniel Cruz batia Nuno com um remate quando toda a gente estava à espera de um cruzamento. O jogador brasileiro vinha sendo o homem mais rematador do emblema da Figueira da Foz e estreia-se da melhor forma no escalão principal português. Acabou por ser azarado deixando o relvado devido a lesão.
Em reacção ao golo, Jesuado Ferreira tirava Cristian Rodríguez e colocava em campo Tarik Sektioui e seria dos pés do marroquino que sairia o cruzamento para Lisandro López falhar de modo inacreditável, rematando ao lado. Na resposta da equipa da casa era Carlitos quem falhava o alvo depois de uma boa jogada, rematando por cima da baliza de Nuno. O guardião azul e branco era logo de seguida obrigado a esforçar-se para defender remate de Godemèche.O FC Porto esgotava as substituições com a estreia de Pelé na Primeira Liga. Saía de campo Tomás Costa e Pelé entrava empenhado, mas não tardaria até que parecesse estranho ter o médio em campo ao mesmo tempo que Fernando.
Na Naval Ulisses Morais era forçado a mais uma troca de jogadores devido a problemas físicos. Desta vez tinha que tirar Davide depois de este ter sofrido uma cotovelada de Bruno Alves que não mereceu qualquer admoestação do árbitro Pedro Henriques. Mas as contrariedades não faziam o emblema da Figueira da Foz perder o norte e até esteve mais perto do 2-0 do que o clube da Invicta do empate.
Com o apito final chegou a certeza da primeira vitória da história da Naval sobre o FC Porto. Feito tanto mais importante quanto agrava a crise azul e branca.

PAULO BENTO: PODEMOS PERDER QUE NÃO MUDO

Os últimos tempos em Alvalade têm sido tempos conturbados. Para além dos resultados menos positivos, os casos criados à volta dos jogadores têm alimentado as páginas da imprensa nacional. Apesar de ser um dos principais visados nas mensagens de descontentamento dos adeptos leoninos, que esta quinta-feira apareceram pintadas nas paredes do Estádio de Alvalade, Paulo Bento revela-se pronto para lidar com o «desgaste e pressão» que a sua função acarreta e garante que, com ou sem pinturas» não vai mudar.
O facto de o Sporting não ter conseguido vencer os últimos três jogos para a Liga levou alguns adeptos a expressar o seu descontentamento contra o treinador, presidente do clube e alguns jogadores através de pinturas nas paredes do Estádio de Alvalade. Sobre este incidente, Paulo Bento refere que «não caiu mal, nem bem», acrescentando que «são situações que infelizmente no futebol existem». No entanto, e não obstante o facto de lamentar o sucedido, deixa o aviso: «Com ou sem pinturas (...) há uma coisa que posso garantir, podemos perder jogos, posso perder o lugar, mas não mudo».
Relativamente aos casos que tê vindo a público e que envolvem vários jogadores do Sporting, Paulo Bento escusou-se a falar: «Não tenho de responder! Vocês fazem as perguntas e eu respondo se quiser. Agora receio de quê? Quando respondi, criaram casos na mesma». João Moutinho e as suas declarações à revista GQ foram tema de conversa da conferência de imprensa desta sexta-feira e, sobre esse assunto, o técnico leonino negou a interpretação feita pela imprensa nacional. «Isso não é verdade... basta ver onde é que isso saiu e a interpretação que se deu a esse caso», comentou.
Esta semana, Pedro Barbosa, director desportivo do Sporting, considerou a insatisfação de Miguel Veloso normal, desde que encarada de forma positiva. Na opinião de Paulo Bento «treinando é a única maneira de demonstrar a sua insatisfação». E acrescenta: «Faço uma distinção entre insatisfação e azia», não especificando qual o caso de Miguel Veloso.
Para o jogo deste sábado frente ao Rio Ave, que o treinador classificou de «elevada dificuldade para o Sporting», Miguel Veloso e Yannick Djaló regressam aos convocados. No entanto, o montenegrino Vukcevic continua fora das opções de Paulo Bento.

Lista de convocados:- Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista- Defesas: Daniel carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Grimi e Abel- Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli- Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

FUTEBOL ESPANHOL: COPA DO REY

REAL MADRID PERDE, VILLAREAL É HUMILHADO
Nos encontros da 1ª mão da 4ª Ronda da Copa do Rey várias surpresas aconteceram, deixando em claras dificuldades algumas equipas da principal liga espanhola. O Real Madrid perdeu na condição de visitante por 3-2 com o Real Unión da 2ª Divisão B espanhola, mas ainda assim, mais escandaloso foi o desaire do Villareal por 5-0(!!!) frente ao Poli Ejido também da da 2ª Divsão B espanhola. O Sevilla também perdeu frente ao Ponferradina por 1-0.No jogo em Irún, De La Red pregou um susto valente aos seus companheiros, adversários e público presente, ao desmaiar aos 13 minutos do encontro, mas depois de vários exames os médicos comunicaram que se tratou apenas de uma quebra de tensão. Se a derrota do campeão espanhol em Irún já seria motivo para se falar em escândalo, que dizer da derrota do Villareal frente ao Poli Ejido por cinco (5) bolas a zero!! Jorge Molina foi o herói da noite ao apontar 3 golos, coadjuvado por Gregory que apontou os restantes dois.

SIDNEI CONFIANTE: QUEREMOS OS TRÊS PONTOS

Benfica à frente dos dois maiores rivais pela 1ª vez desde que foi campeão
Pela primeira vez à frente dos dois «rivais», desde que festejou o último título, o Benfica tem uma deslocação difícil na 7ª jornada. As «águias» visitam Guimarães e Sidnei está consciente das dificuldades que o encontro acarreta, mas ainda assim acredita na conquista de três pontos.
«Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas o nosso pensamento é sempre o mesmo, que é ganhar os três pontos», disse o central brasileiro, em conferência de imprensa. «Sei que é uma grande equipa. Tive oportunidade de jogar contra o Vitória na pré-temporada», lembrou ainda.
Apesar de estar na Luz há poucos meses, Sidnei já conquistou os adeptos encarnados, não só graças ao golo marcado ao Sporting, mas sobretudo devido à regularidade exibicional. O Benfica detém apenas cinquenta por cento do passe, mas o jovem defesa mostra-se tranquilo em relação ao futuro, e à possibilidade de a SAD encarnada investir mais algum dinheiro em si. «O meu pensamento é ajudar o Benfica. Estou muito feliz e vou trabalhar para ter sucesso», disse.
A lesão de David Luiz contribuiu para que Sidnei assumisse rapidamente o estatuto de titular, mas o ex-jogador do Internacional de Porto Alegre garante não se sentir imprescindível no onze de Quique Flores: «Temos um grupo forte, de muita qualidade.»
(Fonte: Maisfutebol)

HELTON DE REGRESSO


Brasileiro regressa aos convocados, juntamente com Tarik, Benitez e Pelé

O FC Porto treinou esta manhã no Olival, de forma a preparar os últimos detalhes para o jogo com a Naval 1º de Maio na Figueira da foz, amanhã às 18h45 (Sportv). No final do apronto, foram divulgados os convocados para esse jogo, com a grande novidade do regresso de Helton aos eleitos. Destaque ainda, para além do regresso do brasileiro, para o retorno aos convocados de Benítez, Pelé e Tarik.

No decurso do ensaio dos dragões, Fucile voltou a fazer treino condicionado e Rabiola realizou, mais uma vez, treino integrado condicionado. Em relação à lista de seleccionados da última ronda, saem Candeias, Farías e Ventura.

Lista de convocados: Benítez, Bruno Alves, Fernando, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Pelé, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru, Tarik Sektioui e Tomás Costa.
A comitiva concentra-se ainda hoje, perto do final da tarde, no Estádio do Dragão, de onde segue para estágio.

TÍTULOS DA IMPRENSA


FC Porto: Jesualdo não atribui importância aos lenços brancos
Jesualdo Ferreira detém a fórmula para o FC Porto regressar aos triunfos: concretizar as ocasiões que cria e evitar os golos atípicos dos adversários. Parece simples. Amanhã, na Figueira da Foz, perante um adversário que considerou "muito difícil", a equipa tem nova prova de fogo e o técnico acrescentou agressividade e concentração à fórmula para garantir os três pontos.
Sporting
"Casos" dão a Polga vontade de rir
O ambiente em redor do balneário leonino tem sido tudo menos pacífico. O ruído é evidente, tenha ele origem no exterior ou no interior, e o plantel, obviamente, não fica imune ao que se vai passando. Polga, o subcapitão de equipa, deu a voz pelo grupo, garantiu que a união reina no seio da equipa e desvalorizou as questões recentes, sublinhando que no que respeita às opções técnicas existirá sempre descontentamento de quem não joga.
Vuk com plano individual
Vukcevic treinou-se à parte do grupo de trabalho. Calma, o montenegrino não está de castigo, simplesmente iniciou a sessão de treino longe do restante plantel, treinando-se sob as ordens de João Aroso.
Benfica: Filipe Vieira: 5 anos de presidência
Foi há precisamente cinco anos que Luís Filipe Vieira subiu a cadeira do poder no clube da águia, sucedendo e dando continuidade à política iniciada por Manuel Vilarinho, de quem já era o braço direito. E em meia década, o antigo negociante de pneus, que não foi além da quarta classe em matéria de escolaridade, transformou o Benfica - embora desportivamente não tenha atingido o patamar desejado.
Braga: Linz quer sair
De melhor marcador da equipa na época passada - 11 golos, só para a Liga - a suplente por opção técnica, Roland Linz não está na disposição de continuar em Braga para lá de Janeiro, tendo já feito sentir à SAD que quer sair, nem que seja por empréstimo, um sinal claro do seu inconformismo e, ao mesmo tempo, da noção de que hoje o cenário de venda, tão desejado pela SAD, pode não se verificar já.

Liga Sagres, Jornada 7

Guimarães: Trunfo Nilson por lançar
Marítimo: Van Der Linden de regresso ao onze
Belenenses: Faixa gilista gera mal-estar
Nacional: Halliche e Miguel Fidalgo em dúvida para o dérbi
Paços de Ferreira: Defesa-central kiko Está em dúvida para a visita ao estádio do mar

Liga Vitalis
Beira-Mar Passivo ronda os cinco milhões
Freamunde Tarciso cobiçado
Futebol Internacional
Chelsea: Carvalho falha dez jogos em dois anos
Inter: Figo mantém confiança em Queiroz na Selecção

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

QUIM: ESTOU NO MAIOR CLUBE PORTUGUÊS

Guarda-redes benfiquista quer um Benfica mais maduro e não descarta mudança para outro grande
O guarda-redes encarnado fez uma análise do actual momento do Benfica, e tendo em conta a difícil viagem a Guimarães a contar para a Liga Sagres, teceu elogios aos comandados de Manuel Cajuda. Quim pretende uma equipa «mais madura» frente aos vitorianos, e afirmou que a equipa tem de ser unida já que os valores individuais não ganham jogos sozinhos.
O internacional português fez a seguinte análise sobre a sua equipa: «Não nos preocupamos com os outros. Houve jogos em que não estivemos muito bem, mas a equipa tem vindo a crescer e temos de ser mais maduro em algumas situações de jogo. Temos de ser uma equipa mais madura, mas temos trabalhado para o conseguir. Todos os anos são ideias para o Benfica vencer. Tive a felicidade de ser campeão no meu primeiro ano no Benfica e depois tivemos três épocas difíceis. Este ano espero chegar ao fim e ser campeão. Era o ideal».
O próximo adversário dos encarnados dá pelo nome de Vit. Guimarães e Quim elogiou a formação vitoriana: «O Vitória tem uma grande equipa e um grande treinador, mas vamos fazer o nosso melhor. Se perguntarem aos benfiquistas se preferem tremer e ganhar, eles preferem. Vamos fazer o nosso melhor jogo».
Curiosidade para o facto de o guarda-redes não negar uma possível saída para outro grande do futebol português, apesar de considerar o Benfica o maior clube português: «Neste momento estou no Benfica e não sei o futuro. Agora estou no maior clube português».

NÃO HÁ EXPLICAÇÃO PARA AUSÊNCIA DE HELTON


JESUALDO FERREIRA EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Helton não faz parte dos convocados do F.C. Porto há quatro partidas consecutivas. O brasileiro teve uma lesão no pescoço, mas já há algumas semanas não figura no boletim clínico emitido diariamente pelo clube.
Impunha-se, por isso, tentar saber o que se passa com o guarda-redes. Jesualdo Ferreira, porém, não mostrou disponibilidade para efectuar qualquer esclarecimento sobre a situação.
«Têm sido convocados o Nuno e o Ventura. Não há motivo nenhum para ele não ter sido chamado», atirou o técnico, que também não quis comentar um eventual regresso à equipa de Pedro Emanuel, sugerido por um jornalista.

«Pinto da Costa passa sempre confiança»
Esta quinta-feira houve tempo também para se falar de lenços brancos. Neste caso, dos lenços brancos exibidos por alguns adeptos do F.C. Porto depois da derrota com o Leixões.
«Quando acontece um resultado negativo, é normal esse tipo de manifestações. Não lhe atribuo importância para além do que é normal neste tipo de situações. Eu tentaria, se fosse adepto, demonstrar o meu carinho pelo clube em qualquer situação», explicou Jesualdo, que ainda deixou algumas palavras sobre Jorge Nuno Pinto da Costa.
«Está sempre presente, qualquer que seja o resultado obtido pela equipa. É uma presença que nos dá confiança. É uma característica dele. Quando trabalha com alguém, faz por passar essa mensagem de confiança.»
A terminar, sinais de apreço por Reinaldo Teles, que será amanhã alvo de uma intervenção cirúrgica. «É mais um motivo para nos unirmos mais. Esperamos dedicar-lhe a vitória na Naval.»


Comportamento da equipa

Sobre o comportamento da equipa nos últimos jogos, Jesualdo considerou: «Temos de fazer os golos que criamos no nosso processo ofensivo e evitar os golos que os adversários criam.» Para o treinador portista, esta é a receita que arremessará para o esquecimento os desaires do F.C. Porto nos últimos jogos. O treinador dos dragões lamentou «os golos atípicos sofridos» e pediu «mais equilíbrio e concentração» à sua equipa para o futuro.
«Todos os golos sofridos por nós não são normais. Em Alvalade foi de penalty, contra o Dínamo Kiev foi de livre, frente ao Leixões os dois primeiros surgiram em lances de bola parada. Temos de elevar os níveis de concentração para que isso não suceda.»
Nesta conversa, abriu-se então um parêntesis para um lamento. «Recordo que até ao momento já tivemos nove bolas ao poste. Os postes fazem parte da baliza, mas chegou a altura das bolas baterem no poste e entrar», desabafou Jesualdo Ferreira.
«A entrega da minha equipa tem sido exemplar»
Jesualdo Ferreira aceite que se coloque em causa quase tudo, menos o empenho dos seus jogadores. O técnico insistiu que a equipa tem dado «tudo» e continua a acreditar no trabalho que tem sido feito no laboratório do Olival.
«Sabemos que trabalhando como temos feito, vamos chegar onde quero. Não se pode colocar em causa o empenho dos jogadores. Em todas as partidas, excluindo os primeiros 45 minutos no Rio Ave, não há muito a apontar aos jogadores. A entrega e a aplicação têm sido exemplares.»
O técnico prosseguiu o seu elogio e abordou a aparente quebra qualitativa dos três maiores emblemas através de outro ângulo. «Os três grandes têm perdido muitos pontos. Pode pensar-se que não estão tão fortes como antes, mas há um quadro de alterações claro, nomeadamente no comportamento de algumas das equipas médias. E neste tipo de análises fala-se sempre das equipas grandes e pouco das equipas pequenas.»

INTER APANHADO

MOURINHO TARDA EM DAR NAS VISTAS
Udinese e Nápoles mantêm o primeiro lugar na liga italiana, agora sem a companhia do Inter de José Mourinho, que não foi além de um nulo no Artemio Franchi, em Florença, frente à Fiorentina, em jogo da nona jornada.
Os nerazzurri são mesmo ultrapassados na tabela pelos rivais de Milão, que sofreram, mas venceram um Siena sem Gonçalo Brandão, no Giuseppe Meazza, por 2-1. O triunfo foi confirmado, de penalty, pelo brasileiro Kaká, num encontro em que a grande figura foi o veterano Pippo Inzaghi, que marcou o primeiro golo e sofreu a falta que valeu os três pontos.
Em Florença, Ricardo Quaresma começou o jogo no banco e entrou para o lugar de Stankovic apenas a nove minutos do fim. Figo ainda recupera de lesão nos milaneses e Manuel da Costa não foi mais uma vez opção no conjunto viola. Ibrahimovic deu muito trabalho à defesa do conjunto da casa, mas não conseguiu marcar e fazer o Inter voltar às vitórias, numa semana marcada pelo afastamento dos avançados Adriano e Julio Cruz por indisciplina.
A Juventus tenta recuperar do mau arranque e foi esta quarta-feira vencer a Bolonha por 2-1, com «bis» de Nedved. O internacional português Tiago esteve muito activo, sobretudo durante o primeiro tempo, e saiu a seis minutos do fim, para dar lugar a Camoranesi. A vecchia signora está agora a cinco pontos da frente.
Já Antunes foi titular no empate do Lecce frente ao Palermo de Miccoli e teve uma oportunidade para marcar ao 10º minuto num remate forte sobre a trave. Costinha não foi opção na Atalanta, que caiu em Turim.
Destaque para o surpreendente Nápoles, líder do calcio depois de eliminado pelo Benfica da Taça UEFA, que conseguiu a vitória mais expressiva da noite (3-0) frente à Reggina. E o grande responsável foi o argentino German Denis, autor dos três golos da partida. O Roma-Sampdoria foi suspenso por o relvado do Olímpico se encontrar alagado.
Resultados da 9ª jornada da Serie A:
Milan-Siena, 2-1 (Inzaghi, 31; Kaká, 65 gp) (Vergassola, 54)
Bolonha-Juventus, 1-2 (Di Vaio, 74) (Nedved, 12 e 56)
Catania-Udinese, 0-2 (Sanchez, 13; Quagliarella, 83)
Chievo-Lazio, 1-2 (Pellisier, 11) (Pandev, 14; Mantovani, 82 pb)
Fiorentina-Inter, 0-0
Génova-Cagliari, 2-1 (Papastathopoulos, 25; Motta, 55) (Bianco, 66)
Lecce-Palermo, 1-1 (Caccia, 22) (Cavani, 88)
Nápoles-Reggina, 3-0 (Denis, 7, 16 e 63)
Torino-Atalanta, 2-1 (Amoruso, 62; Stellone, 64) (Floccari, 66)
Roma-Sampdoria, suspenso
(Fonte: Maisfutebol)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VITOR BAÍA: OS JOGADORES TÊM QUE PENSAR MAIS NO COLECTIVO

Vitor Baía, o director das relações externas do FC Porto falou aos jornalistas sobre o estado actual da equipa portista, depois de ter falado para uma plateia de uma biblioteca. A antiga glória do FC Porto considerou que esta é apenas uma fase «menos positiva»: «trata-se de uma fase menos boa que será rapidamente ultrapassada». Baía reiterou a sua confiança plena no valor do plantel, minimizando as saídas de jogadores como Quaresma e Bosingwa: «Saíram três jogadores importantes, mas contratámos outros que só precisam de tempo para se impor». De resto, o antigo guarda-redes fala da qualidade do plantel, que é grande: «Temos uma imensa confiança nas nossas qualidades e tenho a convicção que vamos dar a volta por cima».
Baía ainda falou do espírito de grupo dos campeões nacionais: «Os jogadores novos têm que pensar mais no colectivo, assimilar o nosso espírito de grupo. Muitas vezes temos que fazer como eu próprio fazia quando era jogador: deixar de pensar em termos individuais e pensar um pouco mais no colectivo.».

DECO E C. RONALDO NOMEADOS PARA MELHOR DO MUNDO DA FIFA

Foram conhecidos hoje os nomeados para os prémios de Jogador e Jogadora do Ano FIFA. Entre os 23 nomeados, dos quais sairá um vencedor (anunciado em Dezembro), estão os nomes de Cristiano Ronaldo e Deco. O grupo de 23 nomeados será depois reduzido para três, consoante os jogadores que reunirem mais votos. Os capitães e treinadores de todas as selecções filiadas na FIFA, serão responsáveis por eleger o sucessor de Kaká, que ocupará o trono de melhor jogador do mundo.
As listas são composta por 23 candidatos masculinos e 10 candidatas femininas, tendo estas sido elaboradas por especialistas. Confira a lista dos nomeados e nomeadas para o prémio FIFA World Player:
Nomeados Masculinos: Emmanuel Adebayor (Togo)Sergio Agüero (Argentina)Andrei Arshavin (Russia)Michael Ballack (Alemanha)Gianluigi Buffon (Italia)Iker Casillas (Espanha)Deco (Portugal)Didier Drogba (Costa do Marfim)Samuel Eto'o (Camarões)Cesc Fabregas (Espanha)Steven Gerrard (Inglaterra)Zlatan Ibrahimovic (Suécia)Andrés Iniesta (Espanha)Kaká (Brasil)Frank Lampard (Inglaterra)Lionel Messi (Argentina)Franck Ribéry (França)Cristiano Ronaldo (Portugal)John Terry (Inglaterra)Fernando Torres (Espanha)Ruud van Nistelrooy (Holanda)David Villa (Espanha)Xavi (Espanha)
Nomeados Femininos: Nadine Angerer (Alemanha)Shannon Boxx (E.U.A)Cristiane (Brasil)Daniela (Brasil)Marta (Brasil) Birgit Prinz (Alemanha) Christine Sinclair (Canada)Kelly Smith (Inglaterra) Hope Solo (E.U.A)Ingvild Stensland (Noruega)

PARCERIA COM ARTELECOM É MARCO NO CRESCIMENTO DO CLUBE


Quem o diz é Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira afirmou esta terça-feira que a parceria com a ARTelecom é mais um passo no crescimento do canal televisivo do clube. «Estamos aqui para assinalar mais uma parceria no processo de crescimento e de consolidação da Benfica TV», referiu o presidente do clube "encarnado" na assinatura do acordo com a ARTelecom. A Benfica TV, que até agora era um exclusivo da MEO, vai começar a ser transmitida na ARTelecom no final do mês de Novembro.
De acordo com o presidente benfiquista, citado peça agência Lusa, «pôr de pé um projecto como este, representa um processo complexo, que obriga a uma grande determinação». Para LFV, «essa determinação existe e assenta na viabilidade do projecto e na sua necessidade, enquanto instrumento de valorização da marca Benfica».
Vieira lembrou ainda que «a Benfica TV foi um projecto assumido pela actual direcção contra o pessimismo de muitos e o pensamento de outros tantos». Por isso mesmo, o líder dos "encarnados" revela-se orgulhoso: «Como podem calcular, é com particular orgulho que tenho vivido e acompanhado todo este projecto e que vejo mais um parceiro associar-se».Já o director executivo da ARTelecom agradeceu ao Benfica «a oportunidade de fazer parte desta aventura e desta parceria». Manuel Gonçalves salienta ainda que para a empresa que representa «este é um dia importante». E justifica: «Fazer com que a Benfica TV faça parte desse processo, mais que uma virtude, é uma obrigação, pelo valor que a instituição tem no país e porque este é um projecto de grande coragem».

BRAGA GANHA DESTAQUE EM ITÁLIA

Jogador do Leixões numa lista ao lado dos melhores do mundo no fim-de-semana
Os dois golos de Braga ao F.C. Porto correram a Europa, tanto que o médio/avançado do Leixões está numa lista ao lado dos melhores do mundo. A Gazzetta dello Sport elaborou uma votação para os leitores elegerem os melhores do fim-de-semana e Braga aparece nela, tal como Simão Sabrosa e Anderson Polga.
Na descrição dos jogadores, o jornal italiano escreve o seguinte de Braga: «Um dia de leão no estádio do Dragão, com um bis mandou o campeão de Portugal ao tapete.» A Gazzetta coloca o leixonense nos extremos direitos, onde concorre com Theo Walcott, do Arsenal, e o brasileiro Carlos Eduardo, do Hoffenheim.
No flanco oposto aparece Simão Sabrosa, português do Atl. Madrid: «Finalmente a jogar ao mais alto nível. Que espectáculo no El Madrigal: dois golos memoráveis; participou nos tentos de Forlán e Raul Garcia.»
A liga portuguesa está também representada por Anderson Polga, central do Sporting. «Enésima boa exibição deste central de valor internacional, pena para ele que o ataque verde-branco falhou.»
A lista é extensa, mas há outro conhecido do futebol nacional: Geovanni, ex-Benfica. «É um dos jogadores «quentes» da Premier League. Contra o West Bromwich tentou várias vezes o golo, fez um e agora lança-se ao Chelsea.»
Etoo, Robinho e Giggs são alguns dos craques que também fazem parte da lista.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

MARADONA SELECCIONADOR ARGENTINO

Maradona está de volta ao futebol, agora como treinador
A notícia já corre o mundo e vem surpreender: Diego Armando Maradona, para muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos, é o novo seleccionador da Argentina, sucedendo no cargo a alfio Basile, que deixou o comando da Albi-celeste há alguns dias. Acompanhe esta e outras notícias no RelvaDourada, o blog do futebol mais actual.

MOURINHO USA O CHICOTE

Adriano parece ainda não ter percebido as regras de Mourinho
Adriano e Julio Cruz fora dos convocados

José Mourinho começa a ter alguns problemas disciplinares no plantel do Inter. Adriano terá cehgado atrasado ao treino de ontem e o treinador português já não o terá deixado treinar, mandando-o para casa. Tal episódio, a juntar ao fraco jogo do brasileiro frente ao Génova, estará na base da~sua não-convocação para a partida de amanhã com a Fiorentina, referente à nona jornada do campeonato italiano.
Além de Adriano, também o atacante Júlio Cruz, argentino, está fora dos convocados. Os dois jogadores participaram na maior parte dos jogos desde o início da época, embora Cruz não tenha sido titular em nenhuma das partidas. Mourinho, pouco satisfeito com os dois jogadores pela forma como actuaram na última partida, a qual o Inter de Milão empatou sem golos, tirou-os da lista de convocados hoje anunciada. Após o desafio com o Génova, o técnico português afirmou que alguns jogadores do ataque não respeitaram nunca as suas indicações. “Vou ter de mostrar que aqui só há um a mandar, deixando em casa dois ou três jogadores”, disse Mourinho depois daquele encontro. De acordo com a imprensa italiana, Adriano está também castigado por ter chegado tarde a um treino. O Inter, que divide o comando com a Udinese e o Nápoles, joga amanhã no terreno da Fiorentina, quinto classificado.

MIGUEL VELOSO / YANNICK: NOVO CASO NO SPORTING?

Depois dos casos Stojkovic e Vukcevic nova problemática paira sobre o reino do Leão. Desta feita estão em causa Miguel Veloso e Yannick Djaló. Paulo Bento tê-los-á descartado da convocatória para Paços de Ferreira por se sentir pressionado depois de o empresário Paulo Barbosa ter reunido com a SAD para manifestar o descontentamento dos seus representados.
Djaló e Veloso não estarão satisfeitos com as opções de Paulo Bento relativamente à sua utilização em campo. O avançado desapareceu do onze leonino e o médio, que alinhou como defesa-esquerdo no jogo da Liga dos Campeões no reduto do Shakhtar Donetsk, prefere actuar a trinco, conforme relata a imprensa desportiva. Paulo Barbosa terá dado conta destas circunstâncias aos elementos da SAD, manifestando ainda a existência do interesse de vários clubes nos dois jogadores. Perante o conhecimento destes factos, Paulo Bento terá considerado que estaria a ser alvo de uma pressão que não poderia aceitar e terá afastado os atletas da convocatória para o último embate da Liga.Oficialmente não há qualquer posição dos intervenientes relativamente a mais este caso. A SAD não deve de resto abordá-lo, nem o treinador que se deverá refugiar no conceito de «opção técnica» para explicar as ausências de Veloso e Djaló.O Departamento Médico de Alvalade vai entretanto reavaliar a condição física de Tonel depois de o defesa-central se ter lesionado no jogo contra o Paços de Ferreira. O jogador sofreu uma entrada dura de um adversário e tem um traumatismo na perna esquerda. Não se sabe ainda se vai recuperar a tempo do jogo de sábado no campo do Rio Ave.
TROCA DE VUKCEVIC E STOJKOVIC POR HELTON EM PERSPECTIVA?
Agora que se aproxima o mercado de Inverno, correm rumores de uma possível troca entre o FC Porto e o Sporting que levará Vukcevic e Stojkovic ao Dragão por troca com Helton. Sabe-se da boa relação entre os dois clubes no que a transferências diz respeito, além das situações dos ditos jogadores, principalmente dos dois primeiros, que mantêm problemas com o clube que lhes paga. O tempo o dirá se se trata apenas de rumores infundados ou ecos de uma troca lógica e que trará vantagens a ambos os clubes.

FC PORTO E C. RODRIGUEZ DESVALORIZAM INCIDENTES


O F.C. Porto desvaloriza os incidentes ocorridos com Crístian Rodríguez após a derrota com o Leixões e não vai tomar qualquer atitude contra os agressores. O uruguaio já foi mesmo ouvido pelos responsáveis do clube, contou a sua visão dos acontecimentos e desvalorizou também ele os incidentes, preferindo colocar um ponto final na história.
Oficialmente nem Rodríguez, nem o F.C. Porto comentam os insultos que o jogador ouviu na noite de sábado, à saída do Estádio do Dragão, mas fonte dos portistas disse ao nosso jornal que «o clube repudia os incidentes que aconteceram». No diálogo mantido entre Rodríguez e os elementos da SAD foi notória a intenção de desvalorizar os acontecimentos.
Após a derrota, por 3-2, alguns adeptos do F.C. Porto concentraram-se junto ao Estádio do Dragão e esperaram pela saída dos jogadores. Hulk terá sido o primeiro a ouvir insultos, mas o brasileiro não entrou em diálogo com os adeptos. Rodríguez saiu de seguida e mostrou-se disponível para dialogar com os adeptos descontentes. «Abriu o vidro do carro e respondeu aos insultos», afirmou ao Maisfutebol uma fonte que assistiu aos acontecimentos. O jogador seguiu viagem, mas pouco depois voltou a parar o carro. Abriu a janela e falou com um adepto. «Enquanto estavam a falar vimos que o vidro de trás do carro foi partido. Ele saiu e foi a correr atrás do adepto. Depois foi acalmado por um grupo de adeptos.»
Os ânimos acalmaram e Crístian Rodríguez abandonou o local depois de falar com alguns elementos da polícia que estavam no local.
Tomás Costa e Lisandro saíram do Dragão no mesmo carro e também falaram os adeptos descontentes, assim como Nuno, mas não se verificaram quaisquer incidentes.
A primeira derrota na Liga foi a razão para o descontentamento dos portistas, mas tanto os jogadores como o clube preferem desvalorizar o que aconteceu.
(Fonte: Maisfutebol)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

C. RONALDO MELHOR DO MUNDO

Cristiano Ronaldo ganhou a primeira distinção mundial de melhor jogador do ano. O jogador português foi o escolhido na votação da FIFPro, a federação internacional de jogadores.
Ronaldo sucede a Kaká, que venceu este troféu no ano passado, antes de ganhar também as principais distinções individuais do futebol mundial: a Bola de Ouro e o troféu FIFA World Player. Para 2008, Cristiano Ronaldo é um dos grandes favoritos à conquista desses troféus, depois de ter marcado 42 golos com a camisola do Manchester United na época passada e de ter conquistado a Liga dos Campeões, bem como o título inglês.
Participam na votação jogadores de todo o Mundo e a FIFPro anuncia que a iniciativa teve este ano o contributo de mais de 57 mil futebolistas.
Pela manhã, Cristiano Ronaldo já tinha sido anunciado como o único português presente no «onze» ideal da FIFPro, depois de ter havido cinco jogadores lusos nomeados.

SPORTING NÃO APROVEITA


PAÇOS DE FERREIRA 0-0 SPORTING

O Sporting foi a Paços de Ferreira empatar a 0-0 em jogo da jornada 6 da Liga portuguesa. A equipa leonina não conseguiu marcar na Mata Real e está atrás do Benfica e do FC Porto na classificação da Liga Sagres, não aproveitando o deslize dos Dragões na recepção ao Leixões (2-3). O clube de Alvalade não ganha para o campeonato há três jogos depois de ter perdido na Luz (2-0) e de ter sido derrotado em casa pelo FC Porto (1-2).

Ficha de Jogo
Paços Ferreira
: Cássio, Ricardo, Ozeia, Kiko, Kelly, Paulo Sousa, Filipe Anunciação, Rui Miguel (80´ Pedrinha), Edson (46´ Leandro Tatu), William e Cristiano (85´ Chico Silva)

Sporting: Rui Patrício, Abel (72´ Derlei), Tonel (72´ Daniel Carriço), Polga, Grimi, Rochemback, João Moutinho, Izmailov, Romagnoli (46´ Pereirinha), Postiga e Liedson

Na Mata Real, a primeira parte decorreu sem grandes ocasiões de golo e com um futebol pouco vistoso. O Paços de Ferreira não conseguiu sequer ameaçar a baliza de Rui Patrício.
Com Liedson como titular pela primeira vez depois do regresso após longa ausência por lesão, Paulo Bento escolheu Hélder Postiga para seu companheiro no ataque em detrimento de Derlei que jogou em Donetsk na Liga dos Campeões. E aos 24 minutos Postiga rematava cruzado para uma boa defesa de Cássio.
A seguir era Liedson quem cabeceava sem marcação fazendo a bola bater na relva antes do guardião pacense a desviar para canto. Aos 30 minutos o "Levezinho" atirava a bola para o fundo das redes do Paços, mas o árbitro Olegário Benquerença anulava o lance por fora­-de-jogo do avançado sportinguista.No regresso dos balneários para o segundo tempo os treinadores faziam as primeira alterações num reflexo do inconformismo com as exibições das suas equipas. Paulo Sérgio tirava Edson para colocar em jogo Leandro Tatu. Paulo Bento apostava em Pereirinha em vez de Romagnoli e o Sporting entrava mais agressivo e mais determinado.
O Paços ia tentando o contra-ataque. Aos 50 minutos William visava a baliza leonina, mas atirava ao lado após um livre apontado por Rui Miguel no lado direito. Dez minutos depois o mesmo William causava novo calafrio, fintando Polga na grande área do Sporting e rematando cruzado para fora.Entre as redes dos pacenses, Cássio ia lidando com êxito com os ataques dos de verde e branco. Aos 51 minutos voava para defender um remate de Postiga e aos 67' evitava o golo de Liedson. O cronómetro corria a favor da equipa da casa, que se daria por satisfeita com o primeiro ponto conquistado frente a um grande nesta temporada, e o Sporting não tinha soluções para inaugurar o marcador. João Moutinho era massacrado com faltas e não conseguia retirar de dentro a energia necessária para ser mais influente. A cerca de 20 minutos dos 90, Paulo Bento esgotava as substituições. Era forçado a tirar Tonel lesionado, após entrada dura de Filipe Anunciação, e a apostar no jovem Daniel Carriço e optava por lançar em jogo Derlei no lugar de Abel. O treinador de Alvalade colocava todos os trunfos em campo, mas nem assim o golo chegaria.
Era o Paços que se assumia mais perigoso aproveitando dois pontapés de canto para assustar as redes leoninas com Rui Patrício a responder com uma boa defesa a cabeceamento de Tatu e Pedrinha a cabecear por cima.
O jogo terminaria sem golos com o emblema da Capital do Móvel a somar o segundo ponto no campeonato, continuando no penúltimo lugar da classificação. O Sporting tem agora 10 pontos e falha a possibilidade de ultrapassar o FC Porto, somando menos um ponto do que os Dragões e menos dois do que o Benfica.
(fonte: Relvado)

domingo, 26 de outubro de 2008

BENFICA APROVEITA



BENFICA 2-1 NAVAL
A Naval deixou uma excelente impressão no Estádio da Luz, mas o Benfica acabou por vencer um jogo no limite, marcando o golo da vitória por intermédio de Cardoso aos 86 minutos de jogo.


De facto, a festa dos cinco anos do Estádio da Luz já tinha deixado um mau augúrio para o jogo que se seguiu. A águia Vitória, no meio de tantos confetis no ar, recusou-se a levantar voo e a equipa de Quique Flores também não o chegou propriamente a fazer, voltando a cair nos mesmos erros que já tinha cometido em Matosinhos e em Berlim. Mais uma vez, a equipa de Quique Flores deu uma primeira parte de avanço, ganhou vantagem e perdeu-a. Valeu um golaço de Cardozo para a história não se repetir pela terceira vez.
Quique Flores manteve intacta a linha defensiva, mas mudou praticamente todo o meio-campo, deixando apenas Reyes sobre a esquerda e acrescentando Yebda (baixa de última hora em Berlim), Carlos Martins e Ruben Amorim. No ataque, Suazo rendeu Cardozo na companhia a Nuno Gomes. Três linhas que demoraram uma eternidade a formarem uma equipa e a responder aos pedidos do treinador que, na véspera, tinha reclamado mais regularidade, melhor leitura de jogo e segurança.
A Naval, fiel ao 4x3x3 de Ulisses, também não facilitou, cobrindo bem todo o relvado e pressionando a toda a linha, sem dar nem espaço, nem tempo para os de encarnado pensarem o seu jogo. A partida começou a uma velocidade demasiado reduzida para um jogo de alta competição, com o Benfica a falhar muitos passes no último terço. Um enorme calafrio despertou os homens de Quique: Alex levantou uma bola sobre a adormecida defesa do Benfica e Marcelinho destacou-se na cara de Quim para um remate ao lado.
O Benfica acelerou então um pouco o seu jogo e as oportunidades começaram finalmente a aparecer, quase sempre na esquerda e quase sempre a terminarem com um pontapé de Reyes, com destaque para uma abertura de Suazo para um tiro de primeira do espanhol. Pelo meio, um lance polémico, com Ruben Amorim a cair na área depois de tocado por Alex. O médio já tinha adiantado a bola e o jogador da Naval acertou-lhe nas pernas. A falta pareceu evidente, mas Rui Costa mandou seguir.

Mais uma vez, o Benfica dava uma primeira parte de avanço e entrava na segunda à procura do tempo perdido. O jogo começou nos mesmos moldes, mas a uma rotação bem mais elevada. A Naval continuava ousada, bem estendida sobre todo o relvado, mas agora tinha mais dificuldade em marcar o ataque encarnado. Maxi deu o primeiro sinal com um cruzamento largo para Nuno Gomes atirar por cima. Quique Flores não esperou mais e tentou oferecer mais dinâmica à amorfa ala direita, trocando Ruben Amorim por Di Maria. O argentino deu logo uma ar da sua graça numa das melhores jogadas do Benfica que só não deu golo porque Suazo estava adiantado. Ulisses Morais continuava a jogar de igual para igual e respondeu na mesma moeda, refrescando a sua ala direita, trocando o esgotado Davide pelo empenhado Marinho. Com mais duas alterações, Quique quase reconstruiu o onze de Berlim, fazendo entrar Cardozo e Katsouranis para os lugares de Suazo e Yebda, mas não havia maneira do Benfica encontrar desequilíbrios. A festa voltou à Luz num lance de bola parada: Reyes, na marcação de um livre, colocou a bola junto ao segundo poste e Luisão marcou de cabeça.
O Benfica relaxou mas, tal como tinha acontecido com o Leixões e com o Hertha, relaxou em demasia, de tal forma que não demorou, nem custo muito à Naval conseguir o empate: Simplicio cruzou da direita, Carlitos desviou ao primeiro poste e Marcelinho surgiu solto a marcar com a coxa. Um enorme silêncio caiu sobre as bancadas da Luz, mas desta vez ainda havia tempo para corrigir o resultado. Três minutos depois, cruzamento de Jorge Ribeiro e cabeçada imparável de Cardozo. Havia ainda tempo para sofrer até final, mas o Benfica acabou por tirar máximo rendimento do desaire do F.C. Porto

GRANDES DE LISBOA PODEM ULTRAPASSAR FC PORTO

Nacional joga para a liderança

Benfica e Sporting entram em campo neste domingo com as setas apontadas ao segundo lugar da Liga. Depois do desaire do FC Porto, que perdeu em casa com o Leixões, o novo líder da classificação, Águias e Leões podem ultrapassar os Dragões na tabela, caso vençam à Naval e ao Paços de Ferreira. O Nacional pode juntar-se aos leixonenses no primeiro lugar se ganhar ao Vitória de Setúbal.
Calendário completo de jogos para este domingo: Marítimo-Rio Ave (16 horas)+ Nacional-Vit.Setúbal (16 horas)+ Benfica-Naval (19 horas, RTP1)+ Paços Ferreira-Sporting (21 horas, SportTV1).
A jornada só encerra na segunda-feira com o Sp.Braga-Est.Amadora (19:45 horas, SportTV1).
Resultados dos jogos já realizados:- FC Porto 2-3 Leixões [Lucho González (35´ penálti); Lisandro López (61´) / Bruno China (3´); Braga (30´ e 79´)]- Belenenses 1-1 Vit.Guimarães [José Pedro (77´ penálti) / José Pedro (31´ auto-golo)]- Trofense 0-0 AcadémicaFoto: Lusa
Artigos Relacionados:
Outros destaques da jornada:
José Pedro marca por Belenenses e Guimarães no Restelo
Pablo Aimar e David Luiz perto do regresso, diz Quique Flores
Paulo Bento queixa-se de que Vukcevic «trabalha pouco»
Liga: Trofense conquista primeiro ponto frente à Académica