sábado, 25 de outubro de 2008

JÁ HÁ LENÇOS BRANCOS: E AGORA, JESUALDO?

Um grande Leixões foi ao estádio do Dragão vencer com enorme classe uma equipa do FC Porto que não é mais do que uma sombra da equipa bi-campeã nacional. Destaque-se o facto de a equipa de Matosinhos ser líder, ainda que à condição, numa Liga intermitente que não está a ser nada benéfica para os grandes.
Relativamente à equipa do FC Porto, Pinto Da Costa tem nesta altura em mãos um grande problema para resolver, Jesualdo Ferreira começa a gerar definitivamente contestação. No final do jogo de hoje foram visíveis lenços brancos e enorme insatisfação dos sócios portistas.
Na verdade, não se percebe muito bem o planeamento deste plantel dos campeões nacionais. Saíram 3 jogadores nucleares (Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma) e as contratações definitivamente não se impõem. Falta ao FC Porto magia, a magia de Quaresma, Anderson, Carlos Alberto ou até mesmo Ibson (porque não está no plantel, Jesualdo?).
Falta um sistema táctico que ainda assim se adapte às características dos jogadores disponíveis: o 4x3x3 é claramente desenquadrado para uma equipa sem extremos de raíz. Rodriguez é para já o flop da época, Mariano Gonzalez o flop de 2 épocas, Hulk um jogador demasiado rudimentar para o futebol europeu.
A equipa de Jesualdo Ferreira é nesta altura um aglomerado de jogadores que jogam aos repelões, sempre muito ansiosos e claramente em baixa forma física (aqui, terão que ser também pedidas responsabilidades às entidades federativas e ao seu calendário). 3 derrotas praticamente consecutivas (Arsenal, Dínamo de Kiev e Leixões), e é caso para perguntar: e agora, Jesualdo??
Rodriguez


Crónica do jogo (fonte: Maisfutebol):
FC PORTO 2-3 LEIXÕES

Um Leixões absolutamente heróico derrubou uma das velhas máximas do futebol português: que o F.C. Porto não perde duas vezes seguidas. Perde, afinal. Perde com estrondo. Perde sem apelo nem agravo. A formação de José Mota foi melhor, ultrapassou uma decisão absurda do assistente de Paulo Baptista e chegou ao triunfo.
Quem não viu o jogo pode pensar que há algum exagero nesta análise. Afinal de contas não é normal o F.C. Porto não ser melhor no Dragão. Não há. O facto de já dentro do último quarto-de-hora o Leixões ainda ter força para chegar ao triunfo depois de estar a vencer por dois e depois de ter tido um golo mal anulado é a melhor prova disso.
Do outro lado, está bom de ver, esteve um F.C. Porto que foi pior, mas mais do que isso foi provavelmente o pior da época. Até agora só tinha sofrido dois golos na Liga, um na Luz e um em Alvalade, esta noite sofreu três. Aliás, sofreu quatro: um deles não contou. É certo que são só números, mas ajudam a explicar muito do que passou no Dragão.
Já o que passou pela defesa do F.C. Porto é bem mais difícil de explicar. Logo na primeira jogada do Leixões, uma falha incrível de Lino permitiu a China inaugurar o marcador. Logo a seguir uma nova falha gritante quase abria caminho ao segundo golo: Joel atirou ao lado. Pouco depois, e perante nova falha de Lino, Braga marcou mesmo.
Pelo meio uma série de falhas de marcação tornaram evidente que este F.C. Porto estava irreconhecível: temerário, desconcentrado, incapaz. Quando Jesualdo tirou os laterais para colocar dois médios (Tomás Costa e Mariano) a fechar os flancos o descalabro tornou-se enorme. Aliás, à excepção de um remate de Lucho ao poste, foi o Leixões que terminou o jogo a criar as melhores ocasiões de golo.


Mais Lisandro, insuficiente para contrariar o... líder da Liga
Antes disso, porém, é justo dizer que o F.C. Porto esteve muito perto de dar a curva que poderia ter feito um resultado diferente. Fê-lo através do talento de Lisandro. Enorme o momento de inspiração do argentino a tirar Joel do caminho para um golo que naquela altura empatava o jogo. A coroar o melhor período azul, no regresso do intervalo.
O problema é que mais atrás não havia forma dos colegas atinar. Contra isso Lisandro não podia fazer nada. O avançado esteve aliás muito desacompanhado. Teve um pouco de Hulk, um pouco de Raul Meireles, mas faltou tudo o resto: faltou Lucho, faltou Rodriguez, faltou Tomás Costa. Faltou talento para disfarçar a falta de espírito geral.
No fim fica uma vitória histórica do Leixões, a terceira da história do clube no terreno do F.C. Porto: há 34 anos que não o fazia. Fica também uma exibição fantástica da equipa de Mota, uma equipa solidária, tranquila, motivada, atrevida. Que nesta altura é líder da Liga com toda a justiça. Fica por fim a confirmação do que a vitória em Alvalade disfarçou: esta formação de Jesualdo Ferreira está em crise.

C. RONALDO FALHA NO EMPATE DO MANCHESTER UNITED

O Manchester United empatou este sábado a uma bola com o Everton, depois de estar a ganhar, e está mais longe dos primeiros lugares da Premier League decorridas nove jornadas.
Cristiano Ronaldo esteve algo apagado e aos 87 minutos desperdiçou, inclusive, excelente oportunidade para colocar a sua equipa na frente do marcador, após cruzamento oportuno de Nani, que entrou apenas na segunda parte para o lugar de Wayne Rooney (71).
Depois de uma primeira parte em que o Everton facilitou demasiado, permitindo ao adversário inaugurar o marcador logo aos 22 minutos, por intermédio de Darren Fletcher, lançado por Ryan Giggs, a formação da casa entrou melhor no segundo tempo e chegaria ao empate aos 63, por Fellaini.
O Manchester United jogou os últimos minutos junto à baliza de Tim Howard, sem, contudo, ser bem sucedido. Em Goodison Park, Nuno Valente assistiu ao encontro do banco de suplentes.
O Liverpool, que joga este domingo em Stamford Bridge, lidera a classificação com 20 pontos, os mesmos do adversário Chelsea.
Fonte: Maisfutebol

JESUALDO FERREIRA: ESPERO UMA BOA REACÇÃO DA EQUIPA


FC PORTO - LEIXÕES (21h Sportv1)

Jesualdo surgiu com pouca vontade de estar perante os jornalistas, pelo que apenas quis projectar o jogo com o Leixões, evitando falar do jogo da Champions. Recusou responder a perguntas sobre o Dínamo Kiev, a situação de Hélton ou a Liga dos Campeões. Por duas vezes ameaçou colocar um ponto final na conferência e à segunda colocou mesmo.
No fundo as únicas respostas que não vieram embrulhadas em alguma frieza tiveram a ver precisamente com o Leixões. Por exemplo à pergunta sobre o que tem que fazer o F.C. Porto para não deixar o adversário torná-lo nervoso. «Temos que jogar», disse. «Não está na nossa cabeça outra resposta que não seja jogar para ganhar».
«Espero que os jogadores interpretem bem o nosso processo, com muito rigor e com liberdade para tirar proveito da qualidade técnica. A questão do nervosismo é sempre de parte a parte, também pode ser o Leixões a ficar primeiro nervoso. A nossa perspectiva é fazer um jogo que não deixe hipóteses ao Leixões de poder discutir o resultado».
«Não estou a ver o Leixões defender com todos atrás da bola»
O Leixões que merece nesta altura os maiores elogios de Jesualdo Ferreira. «É uma das equipas que melhor está a jogar em Portugal, é segundo classificado e está a apenas um ponto do F.C. Porto. Tradicionalmente o treinador do Leixões tem um conceito que me agrada muito, as suas equipas discutem o jogo e é isso que acredito que vai acontecer».
«Não estou a ver um Leixões vir ao Dragão defender com todos atrás da bola, estou a ver um Leixões vir discutir o resultado e por isso a nossa resposta tem que ser ao nível do que é o F.C. Porto. Jogamos em casa e queremos consolidar a nossa liderança». A confiança está intacta. «Estou à espera de uma boa reacção da equipa».

HELTON CONTINUA DE FORA

Relativamente à convocatória para o jogo com o Leixões, destaque-se pois a surpresa (ou não) da ausência de Helton, facto que a continuar ameaça tornar-se num caso semelhante ao de Vukcevic no Sporting. A este propósito, o empresário do jogador considerou que o guarda-redes internacional brasileiro ainda não está fisicamente a 100%, pelo que não deixa de aceitar com alguma normalidade a não-convocação. De resto, Marival Gomes, mesmo mostrando-se espantado, realça que a atitude de Helton relativamente a Nuno, seu substituto na baliza dos Dragões, será em tudo semelhante à de Vitor Baía no passado, quando o brasileiro lhe roubou o lugar. «Helton admira muito o seu amigo Nuno e dar-lhe-á todo o apoio necessário não esquecendo Vitor Baía».

Lista de convocados para o jogo com o Leixões:

Guarda-redes: Nuno e Ventura;Defesas: Bruno Alves, Lino, Sapunaru, Pedro Emanuel e Rolando;Médios: Fernando, Guarín, Lucho, Mariano, Raul Meireles, Rodriguez, Tomás Costa e Candeias;Avançados: Farías, Hulk e Lisandro.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

HARRY REDKNAPP QUEIXA-SE DO ÁRBITRO



"Houve jogadores do Braga que morreram no campo"

A sensacional vitória do Braga sobre o Portsmouth (3-0) provocou a azia do treinador da equipa inglesa, Harry Redknapp que, em declarações no final do jogo da primeira jornada do Grupo E da Taça UEFA considerou:
«Foi frustrante. Desde o início que senti que o árbitro foi fantástico. Maravilhoso. Foi uma arbitragem como já não via há muito tempo. Os jogadores do Sp. Braga atiravam-se para o chão e o árbitro assinalava tudo. Acho que alguns jogadores do adversário devem ter morrido. Espero que possamos contar um verdadeiro árbitro nos próximos jogos. Não houve razão para anular-nos um golo, foi uma jogada limpa. Já vi a jogada dezena de vezes e em todas elas percebi que o árbitro errou. Na primeira parte criámos várias ocasiões de golo, mas não conseguimos marcar. O Sp. Braga jogou bem e ganhou o jogo. Estamos tristes por este resultado, mas vamos tentar corrigi-lo nos próximos jogos. Por que é que não jogou o Glenn Johnson? Ressentiu-se de uma lesão e não pude colocá-lo em campo. Sentimos a falta dele, porque é um jogador importante».

UEFA CUP RESULTS


Grp. E

Sp. Braga 3-0 Portsmouth
46´ Rentería, 8´ Luís Aguiar, 87´ Alan
Grp.F
Aston Villa 2-1 Ajax
45´ Gareth Barry, 8´ Martin Laursen; 22´ Vermaelen
Grp.C
Partizan 1-2 Sampdoria
34´ Lamine Diarra; 20´ Bonazzoli, 55´ Daniele Dessena
Grp.D
Dinamo Zagreb 3-2 NEC
24´ (p.b.) Carlos, 3´ Mario Mandzukic, 81´ Boško Balaban, 84´ Ivica Vrdoljak; 78´ Tim Janssen
Grp.G
Rosenborg 0-0 Club Brugge
Grp.C
Sevilla 2-0 Stuttgart
15´ Koffi Ndri Romaric, 16´ Renato
Grp.G
København 1-3 Saint-Étienne
59´ César Santin; 2´ Gomis, 36´ Perrin, 65´ Payet
Grp.E
Heerenveen 1-3 Milan
19´ (p.b.) Calvin Jong-a-Pin, 86´ (g.p.) Danijel Pranjic; 23´ Gattuso, 69´ Inzaghi
Grp.H
Nancy 3-0 Feyenoord
48´ Moncef Zerka, 54´ Feret, 84´ Helder
Grp.B
Hertha Berlin 1-1 Benfica
74´ Marko Pantelic; 51´ Ángel Di María
Grp.B
Galatasaray 1-0 Olympiacos
25´ Harry Kewell
Grp.A
FC Twente 1-0 Racing Santander
Denneboom
Grp.D
Udinese 2-0 Tottenham
24´ (g.p.) Antonio Di Natale, 86´ Simone Pepe
Grp.F
Zilina 1-2 Hamburg
69´ Emil Rilke; 15´ Mladen Petric, 45´ Ivica Olic
Grp.A
Schalke 04 3-1 Paris SG
39´ Kevin Kurányi, 69´ Halil Altintop; 12´ (p.b.) Mabiala, 90´ Chantome
Grp.H
CSKA Moskva 3-0 Deportivo
61´ Vágner Love, 9´ 12´ Alan Dzagoev

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

AINDA NÃO FOI DESTA


HERTHA 0-0 BENFICA
Quique Flores tinha dito que o empate em Berlim já era um bom resultado, e por isso deve sair satisfeito, mas o Benfica continua sem vencer na Alemanha. Di María até parece gostar de jogar em solo alemão, já que os dois golos que fez pela equipa da Luz foram naquele país, mas o tento do argentino não chegou para quebrar o enguiço.
BENFICA COMEÇA BEM
As «águias» até entraram bem no Olímpico de Berlim. Logo aos quatro minutos Nuno Gomes criou perigo, com um remate de fora da área que passou bem perto do poste, depois de ter desviado num defesa. Mas este lance, e o início dinâmico da equipa portuguesa, não se prolongaram por muito tempo. Aos poucos o Benfica foi recuado, e revelando dificuldades que já se faziam adivinhar quando a equipa entrou em campo.
É que na formação inicial Quique Flores teve direito a uma surpresa e a uma contrariedade. Di Maria foi a novidade, ocupando uma das faixas (a outra ficou para Reyes); o contratempo foi a lesão de Yebda, no aquecimento, que promoveu Binya à titularidade. Com este «onze», a equipa encarnada sentiu muitas dificuldades para pegar no jogo. A zona intermediária acusou a falta de Carlos Martins (suplente) e de Rúben Amorim (lesionado), no lado direito, para dar algum equilíbrio ao sector e maior capacidade de construção de jogo ofensivo. Di Maria e Reyes, bem abertos nos flancos, não podiam assumir essa função, enquanto que Katsouranis e Binya são jogadores mais talhados para a recuperação de bola. Por isso o Benfica denotou muitas dificuldades em circular a bola, recorrendo ao pontapé longo para o ataque, onde Cardozo e Nuno Gomes foram presa fácil para a defesa alemã.
HERTHA CRESCE
O Hertha, por seu lado, foi pegando no jogo progressivamente, mas sem grande pressão. Ainda assim pertenceu à equipa alemã a melhor oportunidade do primeiro tempo, quando Voronin surgiu isolado dentro da área, mas permitiu a (grande) intervenção de Quim (38m).
Depois de 45 minutos pouco interessantes, ambos os técnicos decidiram agir. Lucien Favre trocou Dardai por Kacar, Quique Flores lançou Suazo para o lugar de Cardozo. E com seis minutos cumpridos na etapa complementar, o Benfica chegou ao golo. Grande passe de Nuno Gomes a lançar a corrida de Di Maria, que entrou na área sobre a direita e tocou para o fundo da baliza. O argentino parece gostar de solo alemão, já que o único golo que tinha apontado com a camisola do Benfica tinha sido em Nuremberga, na edição anterior da Taça UEFA.
Na primeira «guerra» entre treinadores, Quique Flores parecia levar a melhor, mas Lucien Favre teve direito a desforra. No Benfica entraram depois Carlos Martins e Urreta, e no Hertha foram lançados Kaká (por lesão de Friedrich) e Pantelic. O sérvio revelou-se uma aposta ganha, já que aos 74 minutos fez a igualdade, com um belo remate em arco, que parece ainda desviar em
SUFOCO FINAL QUASE DAVA DERROTA
Nos minutos seguintes, e até final da partida, o Hertha tentou chegar ao triunfo, mas sem sucesso, ainda que Voronin tenha desperdiçado uma grande oportunidade e o Benfica tenha passado por desnorte colectivo. Com as alterações feitas por Quique Flores, não melhorou a meio-campo, e por isso também não teve capacidade para garantir os três pontos. Empate justo, no final dos noventa minutos, pese embora a pressão final da equipa da casa.
BRAGA DE SONHO ARRASA PORTSMOUTH
Braga 3-0 Portsmouth
Noite de sonho no Minho. O Portsmouth foi copiosamente derrotado pelo Sp. Braga por 3-0 na 1ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Os bracarenses marcaram bem cedo por Luís Aguiar na marcação de um livre directo, logo aos sete minutos e ampliaram a vantagem com um golo de Renteria nos primeiros momentos da segunda parte.
Como se já não bastasse, a dois minutos do fim, Alan aproveitou um corte defeituoso de um defesa inglês para empurrar o esférico para o fundo da baliza à guarda de David James.
Um jogo muito bem conseguido por parte do Sp. Braga, frente a uma equipa que ocupa o sétimo lugar na liga inglesa e possui um orçamento milionário.
Fonte: Maisfutebol

BENFICA NA UEFA: LUTAR CONTRA MALAPATA ALEMÃ


QUIQUE CONTENTA-SE COM EMPATE
O Hertha de Berlim está a fazer uma boa campanha na Bundesliga, razão pela qual Quique Flores admite que é preciso ter algum cuidado com os alemães. Por isso, admite que um empate no embate desta noite já não seria mau. "Bom resultado seria ganhar, mas, quando não é possível ganhar, não perder também é bom. É um segundo objectivo", atirou o técnico, revelando que, após o jogo, poderá fazer uma melhor análise sobre o desfecho pretendido. "Vamos ver como corre o jogo e no final vemos qual o resultado positivo. O Benfica tem de começar o jogo mentalizado para ganhar, e, dependendo de como o jogo decorrer, se não conseguirmos ganhar, não perder pode ser importante."
Quique Flores sabe da importância de pontuar na Alemanha, onde o Benfica nunca ganhou, destacando a competitividade da Taça UEFA esta temporada: "O futebol é tão difícil e tem tantos obstáculos que o melhor é pensar neles passo a passo. Agora o essencial é passar a fase de grupos. Estamos num grupo que tem três equipas que participaram na Champions da última época - Benfica, Galatasaray e Olympiacos -, por isso têm um objectivo que não é falsa modéstia, é uma ambição natural, que é passar esta fase." Como tal, atira: "Depois de passarmos, vamos definindo objectivos nas fases seguintes. Precisamos de toda a concentração e energia para cada jogo." Sobre a forma como preparou o embate desta noite com o Hertha de Berlim, Quique Flores realça que não deve ser preciso motivar os seus jogadores, pois o facto de marcarem presença numa competição de alto nível deve ser suficiente para uma boa actuação. "Quando entramos na fase de grupos, há que recordar o esforço feito para estar aqui. Essa deve ser a primeira motivação para os nossos jogadores", sublinhou, acrescentando: "É importante o desempenho que o clube possa ter na Taça UEFA, assim como os jogadores, a nível individual, e o próprio corpo técnico". Quique aguarda por isso por uma boa resposta numa competição marcada pela qualidade elevada: "Integramos uma Taça UEFA que está no melhor nível dos últimos anos, pela quantidade de grandes equipas, como o Benfica, que ficaram de fora da Champions. Estamos numa competição de grandíssimo nível, e isso tem de nos motivar para dar o nosso máximo."
Três avançados são hipótese
Quique Flores tinha admitido que não passava pelos seus planos utilizar Nuno Gomes, Suazo e Cardozo simultaneamente, mas ontem admitiu que já mudou de opinião. "Todos podem jogar. Não somos de ideias fixas. Queremos apresentar o melhor onze dentro das possibilidades da equipa, que está afectada por algumas lesões", sublinhou, acrescentando: "Estamos abertos a que possam jogar os três a qualquer momento, porque as ideias mudam e são bons jogadores. Mas todos sabem o sistema de jogo e o tipo de jogadores que podem jogar."
Qualidade na circulação
Quique Flores não se escusou a elogiar o potencial do Hertha de Berlim, sublinhando, porém, que o adversário das águias no embate desta noite não é "uma equipa típica alemã". "É uma boa equipa, potente. Tem bastantes jogadores que sabem jogar com a bola colada ao pé e não recorre abusivamente ao futebol aéreo como as outras", analisou o treinador espanhol, reconhecendo: "Tem variantes de jogo, e isso faz com que esperemos um jogo diferente do habitual entre equipas portuguesas e alemãs, mas esperemos corresponder."

Hertha - Benfica 19:30 SportTV1

PEDE-SE UM GRANDE BRAGA CONTRA ORÇAMENTO DE MILHÕES

Consumada a tão desejada qualificação para a fase de grupos da Taça UEFA, o sorteio colocou, a abrir, o Portsmouth no caminho do Braga, equipa recheada de jogadores internacionais e que chega à Cidade dos Arcebispos depois de eliminar o Guimarães, numa eliminatória onde soube sofrer e recuperar de uma desvantagem com vista para a eliminação. Sendo os pompey provenientes de um campeonato que faz da entrega e espírito de sacrifício o ponto de honra entre as equipas que o compõem, a tarefa que se desenha à equipa portuguesa será tudo menos fácil, razão que levou, por exemplo, Jorge Jesus a admitir que um ponto conquistado até pode nem ser mau de todo. Sem Diarra em campo - patrão de toda a manobra ofensiva e defensiva da equipa -, Harry Redknapp nem por isso deixa de ter um arsenal considerável para o embate com o Braga, numa desproporção só possível devido ao orçamento que ambos os clubes detêm, sendo que os cerca de seis milhões da SAD minhota representam apenas uma parcela do que os responsáveis do emblema do Sul de Inglaterra reuniram na equipa contratando jogadores tão mediáticos como Peter Crouch (13 milhões), Jermain Defoe ou o croata Niko Kranjcar, além do já referido Diarra. Tudo somado, foram 25 milhões investidos na equipa no ano em que se estrearam nas competições europeias, construindo aquele que já é reconhecido como o melhor Portsmouth de sempre. Por tudo isto, a tarefa não se afigura fácil, muito pelo contrário, num processo de afirmação na UEFA que, apesar de tudo, tem pouco de novo para os minhotos, que, em sua casa, por exemplo, na época passada bateram o pé ao poderoso Bayern de Munique, que apenas perdeu na prova para o Zenit, que viria a conquistar o troféu diante do Glasgow Rangers. Frente a uma equipa com um modelo de jogo ao qual as equipas portuguesas (nunca) estarão habituadas, o sucesso passará por conseguir obrigar os ingleses a jogarem à flor da relva, evitando o futebol directo e as constantes solicitações para Crouch ou Defoe, sob pena de, mais cedo ou mais tarde, se pagar por essa permissividade. Num duelo de David contra Golias, não só nos milhões, mas também nos centímetros, Jorge Jesus será o intermediário em busca do sucesso. A resposta chega hoje à noite.
Sp. Braga Portsmouth 20:15SportTV2

fonte: O Jogo

CHAMPIONS LEAGUE RESULTS
Villarreal 6-3 AaB
Man. United 3-0 Celtic
Bayern 3-0 Fiorentina
Steaua 3-5 Lyon
Fenerbahçe 2-5 Arsenal
Porto 0-1 Dynamo Kyiv
Zenit 1-1 BATE
Juventus 2-1 Real Madrid
Bordeaux 1-0 CFR Cluj
Chelsea 1-0 Roma
Internazionale 1-0 Anorthosis
Panathinaikos 2-2 Bremen
Shakhtar 0-1 Sporting
Basel 0-5 Barcelona
Atlético 1-1 Liverpool
PSV 2-0 Marseille

TAÇA UEFA: JOGOS DE HOJE
Schalke-PSG
Twente-Racing
Galatasaray-Olympiacos
Hertha-Benfica
Sevilla-Stuttgart
Partizan-Sampdoria
Udinese-Tottenham
Dinamo Zagreb-NEC
Heerenveen-Milan

Braga-Portsmouth
Žilina-Hamburg
Aston Villa-Ajax
København-St Etienne
Rosenborg-Club Brugge
CSKA Moskva-Deportivo
Nancy-Feyenoord



quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ÚLTIMA HORA: BECKHAM NO MILAN AC

O vice-presidente e executivo-chefe do Milan, Adriano Galliani, garantiu hoje que o médio inglês David Beckham jogará no clube italiano por alguns meses, por empréstimo gratuito por parte da equipa americana Los Angeles Galaxy. Depois do jornal italiano "Corriere della Sera" ter informado hoje dos contatos entre o clube milanês e o representante do jogador, Galliani confirmou que Beckham será finalmente "inscrito por alguns meses e depois voltará" aos EUA.
"Beckham será emprestado ao Milan por alguns meses, estamos a negociar isto com seu representante", acrescentou o director do clube italiano, que definiu o inglês como um jogador "diferente e interessante" a ser acrescentado ao plantel.
A idéia do Milan é que o capitão da selecção inglesa actue pelo clube durante a pausa no Campeonato Americano, para não impedir que ele jogue pelo Galaxy.
Para o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, será "um prazer" ter Beckham na sua equipa, ainda que por apenas quatro meses, pois é um atleta "sério e profissional", com quem pretende contar tanto para o Campeonato Italiano quanto para a Taça Uefa.

Fonte: Yahoo.br

RESULTADO HISTÓRICO EM EXIBIÇÃO QB

Champions League
SHAKHTAR DONETSK 0-1 SPORTING
O Sporting conseguiu um grande resultado na Ucrânia, vingando o desaire do FC Porto. A equipa leonina venceu o Shakthar Donetsk e deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final da Champions.
A equipa portuguesa fez uma exibição ainda assim pobre tecnicamente, num jogo em que apenas conseguiu 2 (?!) ocasiões de perigo. De resto, o jogo foi sonolento, nada condizente com uma competição como a Liga dos Campeões. Os ucranianos também não se mostraram propriamente perigosos, apesar de muito fortes fisicamente. Polga foi um gigante (não se percebe porque não vai à selecção do Brasil), bem secundado por Tonel na defesa. Mas o grande destaque do jogo só pode ir para Liedson, com grande regresso aos relvados depois de lesão prolongada. O baixinho marcou o golo de uma vitória histórica, disfarçando a inoperância atacante dos leões e o péssimo jogo de Derlei. No meio campo, Miguel Veloso, novidade a defesa esquerdo, não combinou nada bem com os médios Rochembak e Moutinho devido à sua tendência em descair para o miolo do terreno, provocando confusão generalizada e super-povoamento do meio-campo. Neste ponto, Paulo Bento terá ilações a tirar, na estratégia que pretende para os próximos jogos da equipa.
O que importará realçar deste jogo é mesmo a vitória do Sporting, a parte mais positiva da visita à Ucrânia e a vantagem conseguida para a qualificação.

MOURINHO: RONALDO É MERGULHADOR

José Mourinho aceitou o repto do «site» www.feelfootball.com e denunciou os principais mergulhadores do futebol inglês. O actual treinador do Inter de Milão falou sobre as diferentes culturas futebolísticas, admitindo que os portugueses, por exemplo, são ensinados desde o primeiro instante a fazer tudo para ganhar um jogo.
«Digo aos jogadores para não serem ingénuos, mas para serem justos. Detesto mergulhos, mas também não gosto que um jogador sofra uma falta na área e não vá ao chão, tente ficar de pé, porque é raro um árbitro marcar uma falta quando um jogador não cai», começa por dizer.
O técnico do Inter foi peremptório, como sempre: «Já não sou treinador do Chelsea, portanto não preciso de o defender. É justo dizer que Drogba é um mergulhador, Cristiano também, Fernando Torres, Van Persie. Quem mergulha mais? Quem ganhou mais grandes penalidades dessa forma? Em Inglaterra critica-se muito, os treinadores ensinam os miúdos a disputar o jogo, de forma pura. Em Itália, Espanha, Portugal, ensinam os miúdos como ganhar um jogo. É essa a diferença.»
«Se formos à América do Sul, virmos um jogo de Libertadores entre uma equipa argentina e uma brasileira, percebemos que eles simulam do primeiro ao último minuto. É importante que os jogadores possam ir a Inglaterra, trabalhar lá, para melhorar nesse aspecto. Penso que Drogba melhorou com isso, Ronaldo também, Fernando Torres também vai melhorar certamente», conclui José Mourinho.

TAÇA DE PORTUGAL: SPORTING - FC PORTO É CARTAZ DA 4ª ELIMINATÓRIA


O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou nada menos que um clássico. Sporting e F.C. Porto vão reencontrar-se em Alvalade. O Benfica recebe o D. Aves.
O Arouca, a equipa-sensação da prova, defronta o P. Ferreira, depois de ter eliminado o Marítimo.
Os jogos estão marcados para 9 de Novembro, sabendo-se já que o Nacional-Sp. Braga foi adiado para o dia seguinte a pedido dos minhotos, por causa dos compromissos de Taça UEFA.
O V. Setúbal e o U. Madeira têm adversários pendentes de longos imbróglios motivados por protestos, que pode tentar perceber seguindo as alíneas explicativas.

Jogos da 4ª eliminatória
Olivais e Moscavide-Beira Mar
Valdevez-Gil Vicente
Académica-E. Amadora
Portimonense-Varzim (a)-V. Setúbal
Boavista-V. Guimarães
Gondomar-Trofense
Vizela-Esmoriz
Sporting-F.C. Porto
(b)-U. Madeira
Cinfães-Fátima
Nacional-Sp. Braga
Benfica-D. Aves
Naval-Belenenses
Arouca-P. Ferreira
Leixões-Santana

(a)1ª.Eliminatória
Jogo Lusitano-Fiães Protestado
2ª.Eliminatória
Santa Clara-Vencedor do Lusitano-Fiães
3ª.Eliminatória
Vencedor Santa Clara/Vencedor Lusitano-Fiães-Freamunde
(b)2ª. Eliminatória
Peniche-Sourense (29 de Outubro)
3ª. Eliminatória
Vencedor Peniche-Sourense-Torre Moncorvo

PAULO BENTO: SE NÃO FOR POSSÍVEL GANHAR, FAZER COM QUE ELES PERCAM

Champions League
SHAKHTAR DONETZ - SPORTING (19H45 SPORTV)
Paulo Bento apareceu muito bem disposto na conferência de imprensa que antecede o jogo da Liga dos Campeões frente ao Shakhtar. Mesmo quando foi confrontado pelos jornalistas ucranianos com a febre de Vukcevic, o treinador leonino gracejou, dizendo não ter tido ele próprio qualquer problema de saúde nos últimos dias. Relativamente ao jogo propriamente dito, Paulo Bento fez valer o seu pragmatismo ao mesmo tempo que deu a receita para vencer.
Ganhar este jogo é meio caminho andado para garantir o apuramento?
- É um jogo importante, mas não é decisivo. Ganhando daremos um passo importante contra uma equipa que tem os mesmos objectivos que nós. Espero ganhar, sempre ganhar. Quando não pudermos, fazer com que eles percam [risos]. Só depois que percam pontos, e desta vez também não vamos fugir à regra.
Os adversários temem mais a equipa com a presença de Liedson?
- A pergunta deve ser feita aos nossos adversários. Ficamos mais fortes tendo um jogador como o Liedson, sobretudo estando disponível como o demonstrou após uma longa paragem, por lesão, no jogo de Leiria. Tem sido um jogador muito influente nos últimos anos.
Vai tentar surpreender ou procurar vencer com as armas que tem utilizado habitualmente?
Pretendemos ser mais fortes que o adversário. O importante é não surpreender a minha própria equipa, depois, sim, o adversário explorando as suas debilidades.
Que impressão tem do Shakhtar?
- É uma boa equipa, que alia muito bem dois factores: a velocidade e a técnica dos jogadores sul-americanos. Podemos ficar numa posição extraordinária se vencermos; se empatarmos, será boa; e vamos continuar a lutar, se não fizermos os mesmos pontos que o Shakhtar.

JUÍZ DECIDIU: NÃO HÁ JULGAMENTO PARA PINTO DA COSTA

PC vence mais uma batalha
Pinto da Costa não vai a julgamento. O juiz de instrução do Tribunal de Gondomar, Pedro Miguel Vieira, decidiu não pronunciar para julgamento o presidente do FC Porto por crime de corrupção desportiva no âmbito do jogo Nacional-Benfica, disputado a 24 de Fevereiro de 2004 e investigado no processo Apito Dourado. O presidente do Nacional, Rui Alves, o árbitro Augusto Duarte e o empresário António Araújo também não vão a julgamento. A decisão tomada pelo juiz de ilibar Pinto da Costa vai ao encontro da posição do Ministério Público (MP), que, apesar de o ter acusado, entendeu, na fase de instrução, que terão ficado "afastadas as suspeitas" sobre a conduta do líder do FC Porto.
Recorde-se que na base da acusação do MP estavam alegadas combinações com o árbitro Augusto Duarte com a intenção de prejudicar o Benfica no jogo disputado na Choupana e que terminou com a vitória do Nacional por 3-2. "Não existem indícios suficientes agora, nem existiam no final da fase de inquérito", disse Pedro Miguel Vieira, que qualificou como "ridícula" a ideia de que o árbitro bracarense se poderia "deixar comprar" em troca de um bilhete para ver o FC Porto-Manchester United. "O bilhete não pode ser visto como uma vantagem patrimonial", explicou.
Pedro Miguel Vieira considerou não haver no processo "prova capaz para condenar Pinto da Costa em julgamento", sobretudo porque "as escutas não lhe dizem respeito, directa ou indirectamente". Segundo o juiz de instrução criminal, o envolvimento de Pinto da Costa indiciado nas escutas dos outros arguidos, especialmente do empresário António Araújo, é "justificado pelo facto de os dois clubes estarem a negociar jogadores, como Paulo Assunção, Rossato e Serginho Baiano".
"Nunca devia ter sido deduzida acusação"
Para o juiz, o mais importante que se retira do telefonema que motiva o processo é o facto de a iniciativa pertencer a Rui Alves, que tinha como destinatário António Araújo. "Como os dois clubes estavam a negociar jogadores, havia sempre a possibilidade para o entendimento dessa conversa. É um telefonema em que se fala em trabalhar o árbitro, e só depois do acordo para fazer esse trabalho é que terá entrado Pinto da Costa. Não faz sentido, porque a distância do FC Porto para o Benfica era de nove pontos e o interesse em comprar o árbitro era relativo. Seria mais importante comprar o árbitro do jogo do Sporting." Razões que o levaram a dizer que "nunca deveria ter sido deduzida acusação contra Pinto da Costa".

FRASES DO JUIZ
"Não existem indícios suficientes agora, nem na fase inicial do inquérito"
"Não faz sentido Pinto da Costa entrar num acordo [estabelecido entre Rui Alves e António Araújo], porque a distância do FC Porto para o Benfica era de nove pontos. Seria mais importante comprar o árbitro do jogo do Sporting"
"Não há no processo prova capaz para condenar Pinto da Costa em julgamento"
Fonte: O Jogo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A ALTA RODA ESTÁ MAIS LONGE

CHAMPIONS LEAGUE: FC Porto perde em casa
COMPROMETIDO APURAMENTO PARA A PRÓXIMA FASE
FC PORTO 0-1 DÍNAMO DE KIEV
A primeira parte do jogo foi um remar contra a maré da parte do FC Porto. A equipa não entrou mal no jogo, a pressionar desde o início, com Lucho e trocar de posição com Mariano Gonzalez, ficando Raul Meireles no miolo a dar o equilíbrio juntamente com Fernando. Os campeões nacionais criaram algum perigo ainda que relativo perante os contra-ataques dos ucranianos, sempre a colocar em sentido Bruno Alves e Rolando.
A equipa do Dínamo não é um outsider, é forte fisicamente e tem uma disciplina táctica evoluída, pelo que controlou sempre o jogo exercendo pressão alta e obrigando o FC Porto a errar passes a meio campo. Ainda assim, a equipa de Jesualdo Ferreira tentava trocar rapidamente a bola confundindo o adversário, ao mesmo tempo que ia bloqueando com competência as subidas perigosas de Bangoura, sempre lançado em profundidade.
O golo dos ucranianos surge depois do FC Porto enviar uma bola ao poste - por insistência de Lucho após uma jogada de Lisandro e Rodriguez - num lance fortuito, de bola parada, com o jogador ucraniano Alliev a rematar de mais de 30 metros uma bola que sofre um efeito estranho e engana o desamparado Nuno. Era um golo um pouco contra a corrente do jogo. A partir daí, o FC Porto lançou-se em ataque continuado, com desmarcações rápidas de Rodriguez e Lisandro, bem apoiados por Lucho e Mariano. Era a melhor fase dos campeões nacionais, mas não surtiu efeitos práticos e a partida vai para intervalo com a equipa ucraniana a vencer.
Na segunda parte exigia-se do FC Porto uma maior criatividade na pressão que iria obrigatoriamente imprimir ao jogo. As trocas operadas por Jesualdo mais uma vez não funcionaram: Hulk nada trouxe, Tarik pouco mais, apenas Tomás Costa apareceu bem na direita, ainda assim insuficiente para romper o jogo pelo seu flanco.
A produção da equipa portuguesa foi ainda condicionada pelo sub-rendimento de Lucho. De facto não se percebe bem o que se passou com o argentino, que se eclipsou completamente durante toda a etapa complementar. Nem um Raul Meireles em grande - talvez o melhor jogador em campo -, nem mesmo um Lisandro sempre esforçado e um Bruno Alves a empurrar a equipa, nada foi suficiente para levar o FC Porto a ganhar ao menos um ponto que pudesse minimizar os efeitos negativos de um mau resultado. Este FC Porto parece claramente insuficiente para a alta roda do futebol europeu, facto que se lamenta depois de nos últimos anos ter sido uma equipa sempre a ter em conta pelos tubarões da Europa.
O próximo jogo será decisivo, mas com o resultado de hoje, a fase seguinte da Champions ficou muito mais longe.

CHAMPIONS LEAGUE: JESUALDO ENIGMÁTICO

Jesualdo foi lacónico na conferência de imprensa antes do jogo frente ao Dínamo de Kiev. Não abordou a condição física de Fucile ou Rodríguez; não se pronunciou sobre a questão da baliza; não quis destacar nenhum jogador dos ucranianos. Apenas generalizou. E, como de costume, não havia lista de convocados para o confrontar com as escolhas que fez. Dessa forma, as perguntas que realmente interessavam ficaram penduradas ou, quando abordadas, acabaram sem resposta. Um exemplo do que ficou pendurado: a questão relacionada com a ausência de Helton até no banco de suplentes.
Rodríguez recuperado
A novidade das escolhas de Jesualdo Ferreira não está na lista de convocados. Sem estar lesionado, Helton vai ver o jogo da Liga dos Campeões a partir da bancada, cedendo o lugar de titular a Nuno, tal como O JOGO escreveu na edição de ontem. Uma troca importante na hierarquia do lugar, apesar de se saber que o guarda-redes brasileiro nunca foi suplente de Nuno. Hoje será Ventura, tal como aconteceu nos dois últimos jogos (Alvalade e Sertanense), a sentar-se no banco de suplentes.
CHAMPIONS LEAGUE: QUADRO DE JOGOS

21 Outubro 2008
Zenit - BATE
Bayern - Fiorentina
Fenerbahçe - Arsenal
Juventus - Real Madrid
Man. United - Celtic
Porto - Dynamo Kyiv
Steaua - Lyon
Villarreal - AaB

22 Outubro 2008
Atlético - Liverpool
Basel - Barcelona
Bordeaux - CFR Cluj
Chelsea - Roma
Internazionale - Anorthosis
Panathinaikos - Bremen
PSV - Marseille
Shakhtar - Sporting

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ALEX FERGUSON QUER O "BOLA DE OURO"

"SE C. RONALDO NÃO GANHAR, COMPRO O VENCEDOR"
Alex Ferguson está plenamente convicto de que Cristiano Ronaldo vai vencer os dois prémios de jogador do ano: a Bola De Ouro e o FIFA World Player. O técnico do Manchester United diz mesmo que, se não ganhar o português, vai querer contratar o jogador que «roubar» os troféus.
«O Cristiano vai ganhar os dois prémios, estou certo. Se ele não ganhar, quero comprar o jogador que o conseguir», disse o técnico escocês.
Ferguson falou ainda do actual momento de forma do internacional português, que ainda procura a melhor condição física, após uma longa paragem devido a lesão: «Falei com o Carlos e no sábado de manhã perguntei-lhe o que ele achava, e ele disse-me que estava a ser difícil recuperar entre os jogos de quarta-feira e os de sábado. Ele pensa que foi magnífico contra a Suécia, mas que na quarta-feira, com a Albânia, foi fraco.»

FC PORTO: HELTON FORA DA CHAMPIONS

Helton vive dias difíceis no Dragão
Jesualdo Ferreira não convocou Helton para o jogo da Champions frente ao Dinamo de Kiev, sendo assim certo que o títular na baliza dos campeões nacionais continuará a ser Nuno Espírito Santo.
Para a partida do Grupo G da terceira jornada da Liga dos Campeões a boa nova é a recuperação de Cristian Rodríguez, enquanto Jorge Fucile é "baixa" por lesão. Na lista de convocados do treinador Jesualdo Ferreira também não constam os nomes de Benítez e Bolatti que alinharam frente ao Sertanense na Taça de Portugal. Os dois jogadores são descartados por opção. Quem se mantém na convocatória é Tarik Sektioui que marcou na Sertã na vitória por 4-0.
Lista de Convocados:
Nuno e Ventura; Bruno Alves, Lino, Pedro Emanuel, Sapunaru, Pedro Emanuel e Rolando; Fernando, Guarín, Lucho, Mariano, Raul Meireles, Rodriguez, Tomas Costa e Sektioui; Farías, Hulk e Lisandro

JESUALDO FERREIRA: SÓ GANHAREMOS SE ESTIVERMOS JUNTOS
Na recepção ao Dínamo Kiev o FC Porto tem como meta imperativa ganhar e Jesualdo Ferreira alerta que a sua equipa só conseguirá os três pontos se estiverem «todos juntos a lutar pelo mesmo objectivo, jogadores, treinadores, administração e adeptos». Fica o apelo aos portistas para não se esquecerem de apoiar.
O treinador dos dragões repara que o clube ucraniano vai exigir do FC Porto «um jogo de equipa claramente forte» e que vai «testar» a «capacidade de concentração» dos Dragões. Para ganhar será preciso gastar «muito suor e muito trabalho», alerta Jesualdo, notando que não encontra «nenhuma facilidade» na partida de terça-feira.

DECO EM ENTREVISTA


ESTE CHELSEA PODE IR MUITO LONGE

Deco deu uma entrevista ao site da FIFA onde passa por grande parte da sua vida. Explica por exemplo que decidiu jogar por Portugal em agradecimento ao país e tece depois algumas considerações sobre os treinadores e os clubes que marcaram a longa carreira que já leva ao mais alto nível.
Perante a pergunta sobre qual a melhor equipa onde jogou, Deco explica as diferenças entre Barcelona, Chelsea e F.C. Porto: «O Barcelona que venceu a Liga dos Campeões jogava um estilo de futebol durante duas temporadas que será difícil de encontrar em qualquer outra equipa. Dito isto, tenho de acrescentar que o F.C. Porto de 2003/04 também era muito forte», referiu.
«No entanto, com toda a sinceridade, a actual equipa Chelsea tem a maturidade e a presença para ir ainda mais longe. Faz-me lembrar a equipa do F.C. Porto que ganhou a Champions, mas ainda com maior qualidade. No fundo acho que não serei capaz de responder a essa pergunta plenamente enquanto não passarem mais alguns anos».
MOURINHO MELHOR QUE SCOLARI E RIJKAARD
Num aspecto mais individual, Deco comparou também Mourinho, Scolari e Rijkaard. Diz ele que o português está acima de todos. «Mourinho é mais equilibrado. Tem uma abordagem académica e está sempre consciente de todos os aspectos: não apenas do jogo em si, mas da motivação, da atmosfera, da pressão psicológica. Nesse sentido, ele é o treinador ideal e um homem muito inteligente».
Antes disso, porém, já tinha estabelecido as diferenças entre o brasileiro e o holandês. Scolari é melhor no que faz. «O futebol de Rijkaard encaixou bem em Barcelona, que é um clube que gosta de jogar bom futebol. Scolari traz uma abordagem mais tipicamente sul-americana».
«São as duas personalidades muito diferentes, mas o que têm em comum é que ambos, cada um à sua maneira, trazem um sentimento de união muito forte para o plantel. Mas mesmo nesse aspecto acho que Felipão é ainda melhor, é mais extrovertido e mais espontâneo», acrescentou o jogador português.

domingo, 19 de outubro de 2008

HOUVE TAÇA NA LUZ

BENFICA: PÉSSIMA EXIBIÇÃO QUASE DAVA ELIMINAÇÃO
BENFICA 0-0 PENAFIEL (5-3 após GP)
Houve taça à antiga na Luz, com a incerteza no resultado a manter-se até aos 120 minutos. O jogo foi sempre muito equilibrado, estranhamente equilibrado, diga-se, face à diferença de estatuto das duas equipas. Destaque-se a este propósito a equipa nortenha da segunda divisão, que deu sempre uma réplica assinalável, pertencendo-lhe inclusivé algumas das mais flagrantes ocasiões de golo.
Foi com alguma sorte que o Benfica chegou ao prolongamento, depois de uma ponta final de pressão e ataque continuado da parte dos penafidelenses, a proporcionar excelentes defesas ao regressado Moreira.
Quique fez algumas alterações, com Makukula a ponta de lança, apoiado por Urreta e Di Maria. Mais tarde, Reyes e Suazo pouco trouxeram à frente de ataque, numa equipa onde a defesa não pareceu muito segura e o meio campo pouco carburou.
As grandes penalidades foram castigo para o Penafiel, que acabou por morrer na praia: Dias Falhou, Suazo marcou e colocou o Benfica na próxima ronda, apesar da injustiça do epílogo. O Benfica fez uma má exibição diante de um adversário que demonstrou valor para mais do que uma segunda divisão B.

SPORTING E AS MIL DOENÇAS DE VUKCEVIC

Vukcevic parece padecer de alergia ao Sporting
Simon Vukcevic continua afastado do plantel liderado por Paulo Bento, apesar de já ter marcado presença no relvado da Academia do Sporting. Este domingo, o montenegrino realizou treino condicionado no terreno e os responsáveis leoninos justificam as limitações do extremo da seguinte forma: «Ausência de sinais objectivos com indubitável significado clínico. Apirético (sem febre). Ainda refere sensação de fadiga muscular que identifica com o jogo que realizou na passada 4ª feira e posterior viagem.»
Ou seja, Vukcevic não tem febre mas garante que não está em condições físicas para treinar integrado. Perante as queixas apresentadas, o extremo fez então corrida e exercícios físicos sozinho no relvado, enquanto os restantes jogadores prepararam o jogo com o Shakhtar Donetsk.
Os titulares em Leiria, à excepção de Izmailov, realizaram trabalho de descompressão. O camisola 7 fez treino especifico de recuperação, depois de ter apresentado queixas após o jogo da Taça de Portugal. Recorde-se que Izmailov regressou à competição frente à União de Leiria, após 28 dias de ausência por lesão, e este domingo ficou pelo ginásio.
Marco Caneira continua afastado do lote de opções de Paulo Bento e domingo realizou trabalho condicionado no terreno e ginásio.

PREPARAÇÃO DO JOGO DA CHAMPIONS
Entretanto, o Sporting segue viagem para Donetsk esta segunda-feira, pelas 14 horas, mas antes Paulo Bento orienta o derradeiro treino em Portugal. Pelas 9h30 tem início, na Academia em Alcochete, a sessão de trabalhos, finda a qual será divulgada a lista de jogadores convocados para o jogo com o Shaktar, na quarta-feira.
A comitiva leonina irá ter pela frente uma demorada viagem até à Ucrânia, estando a chegada a Donetsk prevista para as 19 horas portuguesas (21h em território ucraniano). Na terça-feira o Sporting realiza o único treino no palco onde vai jogar para a Liga dos Campeões, será pelas 17h30, hora de Portugal Continental.
Na quarta-feira terá lugar o jogo Shaktar-Sporting, pelas 19h45, findo o qual a equipa regressa a Portugal, com a chegada ao Aeroporto da Portela prevista para a 1h30.

PEPE E C. RONALDO NOMEADOS PARA A BOLA DE OURO

Pepe e C. Ronaldo: dupla portuguesa de sucesso
A revista francesa France Football divulgou hoje a lista dos 30 candidatos à "Bola de Ouro", e Cristiano Ronaldo e Pepe aparecem nomeados para o troféu.
O extremo português e do Manchester United é apontado por um dos favoritos à conquista do troféu, depois de ter perdido a conquista do mesmo na época passada para o brasileiro Kaká.
Cristiano Ronaldo e Messi, segundo e terceiro classificados em 2007, são os principais candidatos à Bola de Ouro de 2008, prémio da France Football que distingue o melhor futebolista do ano a actuar nos diversos campeonatos da Europa.
Na lista dos 30 candidatos divulgada este domingo é com alguma surpresa que surge o nome de Pepe. O luso-brasileiro, de 25 anos, é uma estreia neste lote dos melhores, numa lista dominada por espanhóis. Sete dos campeões do Euro 2008 estão entre os possíveis candidatos ao troféu, que será entregue no dia 2 de Dezembro.
Real Madrid, com cinco nomeados, e o Manchester United, com quatro, são os mais representados. Recorde-se que Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000, já conquistaram a Bola de Ouro.

Lista dos 30 nomeados: Adebayor (Togo, Arsenal). Aguero (Argentina, Atlético Madrid). Arshavin (Rússia, Zenit São Petersburgo). Ballack (Alemanha, Chelsea). Benzema (França, Lyon). Buffon (Itália, Juventus). Casillas (Espanha, Real Madrid). Cristiano Ronaldo (Portugal, Manchester United). Drogba (Costa do Mrfim, Chelsea). Eto' o (Camarões, Barcelona). Fabregas (Espanha, Arsenal). Gerrard (Inglaterra, Liverpool). Ibrahimovic (Suécia, Inter Milão). Kaká (Brasil, AC Milan). Lampard (Inglaterra, Chelsea). Messi (Argentina, Barcelona). Pepe (Portugal, Real Madrid). Ramos (Espanha, Real Madrid). Ribéry (França, Bayern Munique). Rooney (Inglaterra, Manchester United). Senna (Espanha, Villarreal). Toni (Itália, Bayern Munique). Torres (Espanha, Liverpool). Van Der Sar (Holanda, Manchester United). Van Der Vaart (Holanda, Real Madrid). Van Nistelrooy (Holanda, Real Madrid). Vidic (Sérvia, Manchester United). Villa (Espanha, Valência). Xavi (Espanha, Barcelona). Zhirkov (Rússia, CSKA Moscovo).

BIS: FC PORTO SEGUE NA TAÇA



SERTANENSE 0-4 FC PORTO


Sequela com mesmo argumento e protagonistas
(Tarik e Farías)
O jogo teve uma primeira parte um tanto morna, pelo que a primeira grande oportunidade de golo do jogo só surgiu aos 41 minutos a favor do Sertanense. Bruno Xavier rematava de fora da área obrigando Nuno a uma grande defesa. A equipa da casa entrava melhor na partida e conseguia equilibrar a balança.
O FC Porto, com Pelé a estrear-se na equipa principal, apresentava dificuldades para afirmar o seu meio-campo e Jesualdo Ferreira era obrigado a fazer a primeira substituição logo aos 30 minutos, colocando em campo Bolatti no lugar de Benítez. Lino recuava no terreno para jogar a lateral-esquerdo. Do outro lado Tomás Costa fazia de defesa-direito.As bancadas estavam animadas com o rendimento da equipa da Sertã. Aos 38 minutos Tarik Sektioui, regressado ao onze dos dragões, causava um calafrio entre os adeptos da casa marcando um golo com um pontapé-de-bicicleta, mas o árbitro Cosme Machado invalidava o lance por fora-de-jogo. No cair do pano para o intervalo o internacional marroquino inaugurava mesmo o marcador, de cabeça, após um canto marcado por Tomás Costa.
O Sertanense saía a perder ingloriamente para os balneários e no arranque do segundo tempo a formação da III Divisão entrava de novo melhor movida pelo inconformismo. Nuno tinha que empenhar-se entre os postes, mas seria o FC Porto a chegar de novo ao golo. Após cruzamento de Tarik, Farías aproveitava uma hesitação do guarda-redes Fábio para fazer o 2-0.
Pouco depois Baba quase marcava o tento de honra da equipa da Sertã, surgindo isolado em frente a Nuno que garantia mais uma vez a baliza portista inviolável. Quem não perdoaria, diante do guardião adversário, seria Farías que "bisava" no encontro após assistência e jogada de Hulk. Os dragões chegariam ao marcador da época passada com um auto-golo de Diego Campos após um ataque portista conduzido por Lino.
O FC Porto segue assim em frente na Taça de Portugal, tal como o Nacional que derrotou o Angrense pelo mesmo marcador de 4-0 com tentos de Miguel Fidalgo (23' e 34'), Nené (47') e Juninho (69'). O Estrela da Amadora também continua em prova depois de ter derrotado o Operário por 2-0 com golos de Fernando Alexandre (56') e Ndiaye (76´). E a Naval ganhou nos Açores ao Bavista S. Mateus com um golo solitário de Marcelinho (70') passando igualmente à quarta eliminatória.
PINTO DA COSTA DEFENDE QUEIROZ
Entretanto, Pinto da Costa foi mais uma das figuras do mundo do futebol a comentar a situação do seleccionador nacional, saindo em defesa de Carlos Queiroz. Durante a inauguração da nova sede da Associação de Futebol do Porto (AFP), o presidente do FC Porto afiança que acredita na equipa portuguesa e no seleccionador e critica «quem já pôs em causa» o trabalho do treinador. Gilberto Madaíl também já manifestou o seu apoio a Queiroz, mas lamenta que está a ser um «ano horrível» para a Selecção portuguesa.

SPORTING PASSA LEIRIA

U. LEIRIA 0-1 SPORTING
O Sporting venceu a União de Leiria por 1-0 e começou da melhor forma a defesa do título de bi-vencedor da Taça de Portugal.
Sem qualquer peso da goleada (4-1) da época passada, Paulo Bento atreveu-se a fazer alterações no onze do Sporting, no regresso a Leiria. O técnico deixou de fora Rochemback e Abel (para além de Rui Patrício que nem foi convocado), e deu a Tiago e a Pedro Silva os primeiros minutos da época. Ambos foram titulares, no regresso de Liedson ao onze.
O levezinho teve a companhia de Postiga no ataque, apoiado por Izmailov (que também regressou de lesão), João Moutinho e Romagnoli. Miguel Veloso foi o médio mais defensivo. Polga não foi poupado e voltou a formar dupla com Tonel apesar das queixas musculares apresentadas durante a semana.
Foi com esta equipa de Paulo Bento atacou uma União de Leiria muito preocupada em defender e com escassas soluções para transportar o jogo até à baliza de Tiago. Aliás, o guardião leonino só teve de estar atento a um remate de Ouattara (12 minutos), e a uma bola rematada por João Pedro ao lado do poste direito.
Golo de Liedson abafa críticas à arbitragem
A equipa de arbitragem teve alguns erros no Municipal de Leiria e a esta hora poderiam ser várias as críticas do Sporting. O assistente Paulo Soares assinalou quatro fora-de-jogo inexistentes, um deles com a agravante de Hélder Postiga ter colocado a bola dentro da baliza de Fernando, após remate de Polga à trave (24m). O árbitro Carlos Xistra invalidou o golo, após uma má indicação do auxiliar.
Aos 30 minutos Liedson fez esquecer esta má decisão da equipa de arbitragem e festejou o primeiro golo do Sporting. O levezinho caiu, à entrada da área, a reclamar falta de Wagnão, o árbitro nada assinalou, o brasileiro levantou-se e, perante a passividade da defesa da União de Leiria, rematou para o primeiro golo da época.
Seis meses depois, Liedson voltou aos golos no estádio onde havia marcado o último tento (20 de Abril). Dirigiu-se ao banco de suplentes para festejar, e abriu o caminho para o regresso do Sporting às vitórias.
Luiz Carlos e Fernando, os principais opositores dos leões
Depois de duas derrotas na Liga com os rivais Benfica e F.C. Porto, o Sporting voltou aos triunfos na Taça de Portugal, uma competição que venceu nas duas épocas anteriores.
No descanso para o intervalo não havia dúvidas sobre a justeza da vitória do Sporting, já que o central Luíz Carlos era o melhor jogador do Leiria, quer no sector recuado, quer na tentativa de apoiar a equipa na frente.
Na segunda parte jogou-se melhor. Luiz Carlos rematou forte e obrigou Tiago a agarrar (53m). Aos 56 minutos Miguel Veloso marcou bem um livre, na direita, e Tonel só não concluiu a jogada, na área, porque Fernando defendeu bem. Depois foi Izmailov (64m) que obrigou Fernando a atenção extrema.
Aos 71 minutos Paulo Bento fez a primeira alteração: tirou Hélder Postiga e fez entrar Derlei. Mas o brasileiro, ao contrário do ex-portista, demorou até se mostrar, pois a União de Leiria esteve mais atrevida, o que retardou, inclusive, a segunda alteração do Sporting: sai Romagnoli e entrou Rochemback (78m).
O Sporting necessitava do segundo golo para ganhar tranquilidade e aos 81 minutos Miguel Veloso rematou próximo da baliza, mas Wagnão alterou a trajectória da bola.
Aos 89 minutos João Moutinho fez uma boa jogada, passou para Derlei que na área facilitou e permitiu que Fernando, já no chão, agarrasse. Excelente defesa do guardião da União, que voltou a estar em evidência aos 90 minutos, quando negou o golo a Liedson.
Fernando esteve em destaque nos últimos minutos, mas houve displicência do Sporting, desperdiçando a possibilidade de ampliar o resultado. Faltou eficácia. O golo solitário de Liedson acabou por resolver e garantir a passagem dos leões.