quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PORTUGAL DÁ BANHO AOS CAMPEÕES DO MUNDO

Portugal 4-0 Espanha
Espanha saiu vergada do Estádio da Luz com os golos de Carlos Martins, Postiga (2) e Hugo Almeida.

A selecção portuguesa venceu o duelo ibérico no estádio da Luz por 4-0. Carlos Martins abriu o marcador no final da primeira parte, Hélder Postiga bisou e Hugo Almeida fechou a contagem.

O jogo era de carácter particular e não um “amigável”, como referiu Paulo Bento na conferência de antevisão. Portugal abriu logo as hostilidades ao primeiro minuto por intermédio de Nani. O extremo do Manchester United foi da direita para o meio e rematou de zona frontal com o pé esquerdo, com Casillas a sacudir para canto com dificuldade.

A partida começava bem com Portugal a assumir as despesas do jogo. Os campeões do Mundo reagiram aos 10’ com Iniesta a levar bola a escassos centímetros do poste direito de Eduardo que parecia estar batido.

Aos 36 minutos, o fiscal de linha anulou um golo limpo a Ronaldo por alegado fora-de-jogo de Nani. Ronaldo tirou Piqué do caminho e sem espaço para rematar fez um monumental chapéu a Casillas. Nani apareceu posteriormente para encostar a bola já dentro da baliza mas o golo acabou por ser anulado.

Portugal foi contrariando o domínio espanhol, verificado na primeira parte, e quando já todos pensavam que o jogo iria para intervalo com um nulo no marcador, eis que Carlos Martins surge na zona frontal e, fuzilando Casillas, fez o 1-0. Ronaldo recebeu a bola na esquerda e passando por Busquets com uma "vírgula" remata cruzado para Casillas defender para a frente onde surge

Carlos Martins para disparar para o primeiro da partida.
No segundo tempo, Paulo Bento lançou em jogo Rui Patrício, Pepe e Danny para os lugares de Eduardo, Ricardo Carvalho e Ronaldo.

Com apenas 3 minutos decorridos no segundo tempo, as bancadas da Luz levantaram-se novamente para o segundo golo de Portugal. Nani lança Moutinho na direita e este cruza rasteiro para Postiga que de calcanhar, ao primeiro poste, faz um golo "de bandeira.

A vencer por 2-0, Portugal adoptou uma postura mais defensiva, apostando no contra-ataque para chegar à baliza de Casillas. O meio campo espanhol ressentiu-se da saída de Xavi ao intervalo e o jogou ficou quebrado.

Aos 67 minutos, Portugal ampliou o resultado para 3-0 com Hélder Postiga a bisar no encontro. Danny arrancou pela esquerda, passou para Moutinho que na entrada da área, descobre o avançado português que perante Casillas não desperdiçou a oportunidade e atirou para o terceiro.

Portugal geria a vantagem de 3-0, para gáudio do público que ia gritando sucessivos olés, quando Paulo Bento lançou em campo Hugo Almeida para os aplausos a Postiga.

O avançado do Werder Bremen ainda foi a tempo de deixar a sua marca contra os campeões do Mundo fixando o resultado em 4-0 aos 90’.
Fonte: Sapo Desporto
OUTROS PARTICULARES DE DESTAQUE:
Inglaterra 1-2 França (Benzema; Balbuena; P. Crouch)
Argentina 1-0 Brasil (Messi)

JESUALDO TREINA PANATHINAIKOS

O empresário Jorge Mendes, em declaração à agência Lusa, revelou que Jesualdo Ferreira tem tudo acordado para ingressar no Panathinaikos. O clube helénico pretende contratar um novo técnico para o comando da equipa, após a demissão de Nikos Nioplias, e o antigo treinador do FC Porto é o eleito para a renovação do título de campeão.

Depois da conquista de três campeonatos consecutivos pelo FC Porto, 2009/10 não foi uma época de sucesso para o treinador português ao serviço dos dragões, que saiu no final da temporada para os espanhóis do Málaga na com o objectivo de levar o clube a crescer na Europa do futebol. No entanto, os maus resultados de início de 2010/11 levaram à demissão de Jesualdo Ferreira, que ficou livre para novas propostas.

O Panathinaikos, que tem como director-desportivo o português Carlos Freitas, demonstrou interesse na contratação do técnico luso, que desde logo não deixou de demonstrar orgulho na possibilidade de ingressar no campeão grego. Jorge Mendes revelou então que as negociações chegaram a bom porto, sendo que Jesualdo deverá ser apresentado ainda esta semana como novo comandante da formação grega.
Fonte: ZeroZero

domingo, 14 de novembro de 2010

GERIR A VANTAGEM

FC Porto 2-0 Marítimo
O líder FC Porto venceu, este domingo, o Portimonense por 2-0, em noite desinspirada por parte da formação de André Villas-Boas. Walter marcou no primeiro tempo e Hulk, de grande penalidade, aumentou a vantagem na segunda parte.

Com a fasquia elevada, depois da fantástica exibição do FC Porto na jornada anterior, com a goleada infligida ao Benfica por 5-0, os cerca de 40 mil espectadores presentes do Estádio do Dragão, ficaram algo desiludidos com a prestação da turma do Porto, frente ao Portimonense.

Mas a exibição mediana do FC Porto (talvez a pior da época) e os golos de Walter, ao minuto 29, e a grande penalidade convertida por Hulk, ao minuto 89, foram os ingredientes suficientes para conquistar os três pontos e manter a liderança na I Liga, com 31 pontos.

O FC Porto entrou sem inspiração neste encontro da 11ª jornada, talvez devido à falta de avigoramento no onze inicial que André Villas-Boas colocou esta noite no Estádio do Dragão. Walter, Rúben Micael, Guarín e Otamendi nem sempre são as primeiras escolhas do jovem técnico dos portistas.

O primeiro sinal de perigo dos Dragões aconteceu ao minuto 18, com um remate bem colocado do samurai Belluschi à entrada da grande área, e a bola a tirar tinta ao poste de Ventura.

Quatro minutos depois, Otamendi cabeceou para a baliza, na sequência de um canto da direita de Hulk, mas Ricardo Pessoa, atento, cortou em cima da linha de golo.

Ao minuto 29, numa tabelinha entre Rúben Micael e Walter, à entrada da grande área, o avançado brasileiro rematou a jeito. Walter estreou-se a marcar na I Liga, depois de ter feito um hat-trick na Taça de Portugal contra o Limianos no passado mês de Outubro.

Depois de inaugurar o marcador, o FC Porto, mais confiante, conseguiu fazer rolar o seu futebol durante a primeira parte.

Do lado dos algarvios, nota para o remate bem colocado de Pedro Silva, ao minuto 37, para uma defesa apertada do capitão portista Helton.

Antes do intervalo, Varela lesionou-se e Rodríguez entrou para o lugar do internacional português.

Na segunda parte, o Portimonense voltou a entrar melhor e teve duas excelentes oportunidades para marcar, enquanto o FC Porto continuou a passear-se sobre o relvado do Dragão num segundo tempo indigente.

Ao minuto 89, Cristian Rodriguez caiu na área depois de uma disputa de bola com Di Fabio e o árbitro assinalou grande penalidade a favor dos azuis e brancos. Hulk foi chamado a converter e não falhou.

À 11ª jornada, os Dragões somam 31 pontos e continuam sem conhecer o sabor da derrota na edição 2010/2011 da I Liga.
Fonte: Sapo Desporto

GOLEADA PARA ALIVIAR A DESILUSÃO

Benfica 4-0 Naval
Contrariando uma conhecida frase popular, o Benfica marcou cedo e a boas horas, frente à Naval, embalando assim para uma vitória folgada. A equipa figueirense foi arrojada, sobretudo na primeira parte, mas não resistiu a um segundo golo «madrugador» do Benfica, alcançado no início do segundo tempo por Gaitán, que acabaria por bisar.

Seria pouco realista pedir ao campeão nacional uma noite arrebatadora, por força das desilusões recentes, mas acabou por surgir a primeira goleada da época, que permite reagir aos triunfos de V. Guimarães e Sporting, e recuperar a tranquilidade possível a quem tem um atraso considerável para o objectivo principal.

O atrevimento trouxe um revés mas só esmoreceu no poste

A Naval entrou atrevida na Luz, a tentar explorar a presumível intranquilidade benfiquista, motivada não só pela goleada sofrida no Porto mas também pelas quatro alterações forçadas no «onze» de Jorge Jesus. Camora evidenciou a falta de ritmo de Rúben Amorim nos minutos iniciais, mas o Benfica teve a felicidade de marcar na segunda vez que foi à baliza contrária.

O golo de Kardec, após passe de Saviola (à segunda), deu ao campeão nacional um pouco mais de tranquilidade. Mas não chegou para inibir a Naval, diga-se. Mesmo em desvantagem, a equipa figueirense foi tão atrevida quanto antes, com Fábio Júnior a dar muito trabalho à defesa da casa. Com o jogo bem aberto, o Benfica manteve um caudal ofensivo constante, mas a Naval só não chegou ao empate por força da infelicidade de acertar duas vezes no (mesmo) poste: primeiro por Hugo Machado (22m), na cobrança de um livre directo, e depois por Carlitos (40m).

Respirar fundo pelos pulmões de Gaitán

Se um golo aos dez minutos do primeiro tempo já permite encarar o jogo com outra margem de manobra, sobretudo no contexto já descrito, aumentar a vantagem logo aos dois minutos do segundo tempo permite respirar fundo. Nico Gaitán arrumou o jogo com um belo pontapé de fora da área, segundos depois de Salin ter evitado o golo a Aimar.

Após uma primeira parte algo distante dos colegas de ataque, o camisola 20 do Benfica apareceu em grande destaque na etapa complementar. Gaitán fez o terceiro golo encarnado aos 62 minutos, e a quinze minutos do fim ainda assistiu Aimar para um remate ao poste, que seria um justo prémio para a exibição do 10.

Acabaria por ser Nuno Gomes a sair do banco para, três minutos depois de ter entrado e a um do final, apontar o quarto golo, que permite ao Benfica fixar-se no segundo lugar (por força da diferença de golos).
Fonte: Maisfutebol