sábado, 19 de setembro de 2009

BRAVOS GUERREIROS DO MINHO

Jesualdo demonstrou à partida medo do Braga, ao apresentar o mesmo meio campo de Londres: resultado está à vista, um campeão sem classe
SP Braga 1-0 FC Porto
Domingos Paciência faz história no Sp. Braga! O treinador, antigo avançado do F.C. Porto, alcançou o quinto triunfo consecutivo na Liga, na segunda derrota consecutiva dos dragões (perdera com o Chelsea na Champions). A pedreira acolhe um conjunto atrevido, com barba rija, peito feito e futebol para encarar de frente todos os rivais. Segunda derrota consecutiva para Jesualdo Ferreira (1-0).
Alan, que já justificara um destaque pelo desempenho ao longo da contenda, deixou a sua marca numa noite de bom futebol no Estádio AXA. Ao minuto 69, o extremo que passou sem glória pelo Porto acabou com o nulo. Aproveitando uma desatenção portista, Alan tirou um cruzamento, contou com ligeiro desvio e soltou a festa em Braga!
O F.C. Porto acabou à inglesa, pontapé para a frente e fé em Bruno Alves, feito ponta-de-lança com uma substituição por queimar. Mariano González e Belluschi ficaram na linha latreal, já sem aquecer, percebendo que mais nada iria mudar. Farías ainda tentou o golo, em dose dupla, mas Eduardo agigantou-se.
Alan a deixar saudades
Sp. Braga e F.C. Porto mudaram pouco, em relação à jornada anterior. Domingos Paciência viu Hugo Viana recuperar, em cima da hora, mas perdeu Rodriguez por lesão. Leone saltou para a titularidade. No lado portista, Guarín aproveitou a boa exibição no reduto do Chelsea para justificar nova oportunidade de Jesualdo Ferreira.
O espectáculo prometia bastante e ninguém teve expectativas defraudadas. «Abram alas para o líder», exigia a claque do Sp. Braga, antes do início do encontro. A equipa do F.C. Porto terá vislumbrado a enorme faixa, acabando por aceder ao pedido. Entrou mal e não conseguiu anular o arranque desenfreado dos arsenalistas.
Claramente motivado, confortável com um futebol alegre e ofensivo, este Sp. Braga não perde princípios e convicções por defrontar o tetracampeão nacional. Domingos Paciência viu Alan, ex-jogador portista, a causar os primeiros equilíbrios, incluindo um lance passível de marcação de castigo máximo. Ao minuto 17, o brasileiro encarou Alvaro Pereira, tocou para o lado e parece ter sido derrubado pelo uruguaio. Pedro Proença mandou seguir.
Hulk nulo a ver correrias de Varela
Numa etapa inicial interessante, mas sem grandes oportunidades de golo, sobrou espaço para relançar a discussão em torno de Hulk, elemento com uma relação de amor-ódio com as equipas de arbitragem. Perto da meia-hora, entre fogachos, o avançado viu um cartão amarelo, por simulação. Pouco depois, entrou na área arsenalista e caiu, em duelo para João Pereira. Nem grande penalidade, nem segundo amarelo.
Alan e Mossoró agitavam para o Sp. Braga, Vandinho rematava a centímetros do poste e sobrava Varela para responder, no meio da apatia portista. O extremo corria pela esquerda, corrida pela direita e quase obrigava João Pereira a marcar na própria baliza, perto do intervalo. A bola passou a centímetros do poste!
Belluschi aquece o banco
Belluschi foi sacrificado na deslocação do F.C. Porto a Stamford Bridge, na derrota frente ao Chelsea (1-0) e parece ter perdido espaço no leque de opções de Jesualdo Ferreira. O Sp. Braga voltou a entrar melhor na etapa complementar, Eduardo parecia apenas um espectador privilegiado e o técnico portista decidiu partir o jogo. Tirou Raul Meireles e Falcao, lançando Rodriguez e Farías.
Os dragões cresceram um pouco, mas regressaram rapidamente a uma realidade cinzenta. Num lance aparentemente inofensivo. Alan tirou um cruzamento no lado direito, a bola desviou ligeiramente em Varela e encaminhou-se directamente para o fundo da baliza portista. Hélton ainda levantou o braço, mas pareceu surpreendido. Enormes festejos em Braga, com a marca do tal homem que nunca vingou no Dragão. O F.C. Porto tentou tudo, Farías obrigou Eduardo a duas defesas soberbas. A noite era do Braga.
Fonte: Maisfutebol

JORGE JESUS: "CONCORDO COM JESUALDO"

"Concordo quando [Jesualdo Ferreira] diz que o Benfica está mais forte do que no ano passado. E, se calhar, também concordo que o Benfica não está mais forte do que o FC Porto, estão os dois com os mesmos pontos. As melhores equipas são as que têm mais pontos", disse hoje Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão do encontro com a União de Leiria, a contar para a quinta jornada da Liga.
"Os resultados estão a ser positivos, mas não me iludo, já disse varias vezes que isto não é como começa, é como acaba. Agora, como é óbvio, é melhor começar bem do que começar mal", acrescentou o treinador dos encarnados, frisando que espera que a equipa mantenha a vocação ofensiva no futuro: "Não basta jogar para ganhar, sabemos que temos responsabilidades para com as pessoas que fazem deste clube o maior de Portugal."
Comparações com o FC Porto à parte, Jorge Jesus teceu rasgados elogios à U. Leiria, perspectivando uma boa campanha dos leirienses na Liga. "Espera-nos um jogo extremamente difícil, como vão ser todos os jogos do campeonato. Penso que o Leiria vai ser a surpresa do campeonato, pois trata-se de uma equipa muito bem treinada", afirmou, ressalvando a "força colectiva e qualidade táctica" do oponente, liderado por Manuel Fernandes.
O técnico lançou ainda um apelo a uma enchente encarnada em Leiria: "Espero ver muito adeptos do Benfica em Leiria. Foram eles que nos empurraram para a vitória no Restelo."
O Benfica ocupa a segunda posição da Liga, a dois pontos do Sp. Braga e com 14 golos marcados, enquanto a União de Leiria é sexta, com seis pontos e apenas um golo sofrido. O encontro, da quinta jornada da Liga, disputa-se domingo, às 20h15, no Estádio Municipal de Leiria, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.
Fonte: Sapo Desporto

LIDERANÇA EM JOGO

SP BRAGA - FC PORTO (21H15 SPORTV1)
O FC Porto desloca-se ao Minho onde defrontará o actual líder da Liga Sagres, Sp. Braga, num encontro em que ambas as equipas poderão sair como líderes isolados da classificação. A tarefa está mais facilitada para a equipa da casa, que somente em caso de derrota perde o primeiro lugar de imediato. Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência já traçaram objectivos de vitória.
Apesar das dificuldades que esperam o FC Porto em Braga, a verdade é que historicamente os dragões têm superioridade evidente nos confrontos com os arsenalistas, mesmo num passado recente. Nos 57 jogos disputados em casa pelos bracarenses frente ao FC Porto, em apenas 12 vezes lograram a vitória tendo saído derrotados em 31 ocasiões. Nos últimos 10 confrontos o FC Porto venceu 5, tendo perdido apenas 2. O Braga é a única equipa no campeonato que soma por vitórias os jogos disputados, mas o FC Porto tem um registo fora de casa assinalável, já que não conhece a derrota há 13 encontros.
A visita a Londres promoveu alterações ao onze do FC Porto, que apresentou Guarín e Mariano de início, e o encontro de mais logo às 21:15h (Sporttv1) deverá ser de novas alterações. O colombiano poderá manter-se no onze em detrimento de Raul Meireles, enquanto Mariano volta ao banco. Varela e Falcao espreitam a titularidade, com Rodríguez a ser outro dos titulares em Londres a poder sair. No Braga, Hugo Viana recuperou do susto da jornada anterior na Madeira e deverá ser titular, com Domingo a manter-se fiel ao habitual 4x3x3.
Eis os onzes previstos das duas equipas:
Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés, André Leone, Evaldo; Vandinho, Mossoró, Hugo Viana; Alan, Meyong e Paulo César.
FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Guarín; Varela, Hulk e Falcao.
Fonte: ZeroZero

"BENFICA MAIS FORTE, MAS NÃO MAIS QUE NÓS"


Quem o diz é Jesualdo Ferreira

A forte entrada do Benfica no campeonato este ano não preocupa Jesualdo Ferreira, para quem o mérito do F.C. Porto sempre foi conseguir ser melhor que os adversários. O técnico destaca, aliás, que não é a primeira vez que a sua equipa corre acompanhada para o título.
«Tivemos sempre concorrência nos anos anteriores. A concorrência foi sempre igual, o que diferenciou é que ganhámos mais vezes. Até ao momento, neste campeonato, só há uma equipa que ganhou mais vezes do que nós. Nos outros campeonatos fomos sempre os que tivemos mais vitórias. Há três anos ganhamos com um ponto de avanço, há dois com 20 e o ano passado com quatro. Vai depender de nós continuar a ganhar mais jogos que os adversários», afirma.
Questionado especificamente sobre o actual momento de forma dos encarnados, o treinador dos dragões admitiu ver melhorias no rival: «O Benfica está mais forte que o ano passado, mas não digo que está mais forte que o F.C. Porto. Se repararem, temos os mesmos pontos, as mesmas vitórias». Apesar disso, Jesualdo Ferreira quer ver o grupo crescer como equipa e tornar-se mais consistente: «Estamos longe dos patamares competitivos, de equilíbrio e consciencialização de equipa que queremos. Mas sinto que este grupo de jogadores pode crescer como equipa e ser tão ou mais forte que o da época passada».
A onda de euforia encarnada não parece assustar Jesualdo Ferreira, que prefere destacar-se de polémicas com a comunicação social pelo destaque dado ao seu clube, em comparação com os oponentes directos: «Cada órgão de comunicação social faz o que entende. Não sei se não falam tanto de nós porque acham que o F.C. Porto, porque ganha mais vezes, não precisa ser falado ou porque já se habituaram a não falar do F.C. Porto».
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

JORGE JESUS: "RUBEN AMORIM É UM MENINO"


Caso no balneário do Benfica? Jogador saiu do relvado com cara de poucos amigos, treinador obrigou-o a voltar para agradecer aos adeptos
Ruben Amorim saiu algo irritado do encontro com o BATE Borisov, que terminou com a vitória do Benfica, por 2-0. O médio saiu do campo sem agradecer ao público nas bancadas - um ritual que Jorge Jesus instituiu esta temporada em todos os jogos na Luz - e só foi resgatado pela equipa técnica já no túnel de acesso aos balneários.
Com efeito, o médio foi o único jogador a dirigir-se de imediato para os balneários e afastou Pietra quando o adjunto de Jorge Jesus o tentou chamar de volta para o relvado. Aliás, o médio também se mostrou algo indiferente aos apelos do técnico. Contudo, e apesar da recusa, Ruben Amorim lá acabou por regressar e saudar os adeptos.
Posteriormente, na conferência de imprensa, Jorge Jesus relativizou o incidente "para não valorizar as coisas negativas". "Os jogadores, por vezes, passam por determinadas situações com o calor do jogo. No caso dele não sei porque aconteceu, mas é um menino. Fez algo que não gostei, mas é normal no futebol, por favor não façam disso um caso", referiu o treinador do Benfica, após a estreia vitoriosa na Liga Europa.
Fonte: Sapo Desporto

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FALTOU A GOLEADA

Benfica 2-0 Bate Borisov
Com algumas alterações no «onze», mas fiel à sua filosofia actual, o Benfica entrou a ganhar na Liga Europa. O triunfo sobre o BATE Borisov foi construído com naturalidade (2-0), e nem foi preciso carregar muito no acelerador. Mesmo com um ritmo mais baixo, esta equipa do Benfica continua a mostrar que sabe bem aquilo que tem de fazer dentro de campo.
Ao deixar Quim e Aimar fora dos convocados, Jorge Jesus abriu caminho a novidades. Acabaram por ser quatro alterações na equipa, entre as quais Júlio César e Felipe Menezes, que se estrearam oficialmente de águia ao peito. Nuno Gomes e Maxi Pereira regressaram ao «onze», mas mostraram perfeita sintonia com os colegas que têm sido titulares.
Mesmo com as tais quatro novidades, o Benfica apresentou a mesma dinâmica e a mesma filosofia que tão bons resultados têm dado na Liga. Ainda mal o árbitro tinha dado início ao jogo e já se via os jogadores do Benfica a pressionar os adversários no meio-campo ofensivo. Esse tem sido, de resto, o principal segredo deste novo Benfica.
Foi mesmo graças à pressão alta que o Benfica construiu o primeiro golo, apontado por Nuno Gomes aos 36 minutos. Grande parte do mérito vai para Maxi Pereira, que trabalhou muito bem na direita, até conseguir o cruzamento. Cinco minutos depois esta dupla voltou a combinar muito bem, para o português fazer o passe decisivo para Cardozo, que aumentou a vantagem.
Com caras novas, mas fiel à sua nova filosofia, o Benfica conseguiu construir uma vantagem confortável. O BATE Borisov tentou, a espaços, explorar o contra-ataque, mas falhou sempre qualquer coisa no último terço. Mérito da defesa do Benfica, que nunca perdeu o sentido posicional. No primeiro tempo Júlio César só foi obrigado a intervir uma vez, para fazer uma bela defesa a um cabeceamento de Radzionau.
Benfica em gestão deu para segurar a vantagem
Na segunda parte o Benfica voltou a entrar muito forte, e esteve perto de marca em duas ocasiões: primeiro Cardozo a rematar ligeiramente por cima (52m), depois Nuno Gomes a falhar a recepção quando estava completamente sozinho dentro da área (55m).
Logo a seguir Jorge Jesus decidiu começar a mexer na equipa, para poupar alguns dos jogadores com menos ritmo (Nuno Gomes e Felipe Menezes) e lançar alguns daqueles que têm sido mais utilizados (Coentrão, Saviola e depois Rúben Amorim). As trocas fizeram com que a equipa perdesse fulgor, e o BATE teve algumas ocasiões para reduzir. Júlio César apanhou alguns sustos, e a oito minutos do fim teve mesmo de sujar o equipamento, com uma bela intervenção a travar um remate em jeito de Goaryan.
Recuperado de alguns sustos, o Benfica ainda procurou o terceiro golo nos instantes finais, mas já nesta altura já faltava algum discernimento. Maxi Pereira, por exemplo, acabou o jogo de rastos. O objectivo, esse, estava já garantido. O Benfica entra a ganhar na Liga Europa.
Fonte: Maisfutebol

INEXPERIÊNCIA PAGA-SE CARA

Nacional 2-3 Werder Bremen
O nacional não foi capaz de repetir o triunfo alcançado frente ao Zenit em casa, tendo sido derrotado pelos alemães do Werder Bremen por 3-2 no primeiro jogo do grupo L da Liga Europa. Torsten Frings e Pizarro foram os carrascos da equipa portuguesa, que ainda acreditou noutro resultado quando Felipe Lopes e Halliche empatarem o encontro a duas bolas no segundo tempo, depois de uma desvantagem de 2-0.
O primeiro golo visitante foi apontado de grande penalidade aos 39, assinalado pelo árbitro a castigar uma carga de Luiz Alberto sobre Pizarro, que Frings aproveitou para inaugurar o marcador. A primeira parte chegou com o 1-0 para os alemães, que justificavam a vantagem, e Pizarro aumentou a vantagem da sua equipa para 2-0 aos 55 minutos, vantagem que parecia ditar o final das esperanças insulares face ao domínio até então exercida pelo adversário.
No entanto, Felipe Lopes aos 68 minutos de cabeça e Halliche aos 76 de pé direito recolocaram a igualdade e fizeram renascer a esperança portuguesa num resultado positivo. Apesar da desilusão o Werder Bremen continuou a criar perigo e acabou por fazer o terceiro golo mais uma vez por Pizarro que à entrada da área rematou colocado ao poste esquerdo da baliza de Bracalli, fechando as contas da partida.
No outro jogo do grupo o Athletic bateu por 3-0 o Austria de Viena em casa, e comanda o grupo a par do Werder Bremen, com Nacional e Austria de Viena nas últimas posições sem somar qualquer ponto.
Fonte: ZeroZero

LIEDSON RESOLVE

Heerenveen 2-3 Sporting
O Sporting venceu na Holanda o Heerenveen por 3-2, na primeira ronda do grupo D da Liga Europa, com Liedson em grande destaque já que apontou os três golos da sua equipa. Depois de uma boa reacção ao tento inaugural apontado por Sibon logo aos 12 minutos, que resultou na reviravolta para 1-2, o Sporting deixou-se empatar numa segunda parte mais controladora, mas a veia goleadora de Liedson voltou a surgir já perto do fim.A
equipa portuguesa começou muito bem o jogo, empurrando o adversário para o seu meio campo, e deu desde cedo a entender que a vitória estava plenamente ao seu alcance. Depois de boas situações para inaugurar o marcador, o Sporting viu-se em desvantagem quando o gigante Sibon fez o 1-0 aos 12 minutos, num lance em que a defensiva leonina não foi capaz de fazer frente ao maior poderio físico do avançado holandês. Nas alturas, Sibon cabeceou a bola de forma irrepreensível, que entrou na baliza de Rui Patrício, sem hipóteses de defesa.
Os comandados de Paulo Bento sentiram o golo e demoraram alguns minutos a reencontrar o futebol exibido nos primeiros minutos do jogo, mas apenas 5 minutos volvidos foi mesmo o Sporting a marcar. Liedson aproveitou muito bem uma defesa incompleta de Lejsal a remate de Miguel Veloso, e na recarga fez o empate. O golo teve o condão de motivar ainda mais os jogadores leoninos, que continuaram na procura da vantagem no marcador, objectivo alcançado já perto do intervalo e mais uma vez por Liedson.
Depois de uma boa jogada de entendimento do lado direito do ataque português, Matías Fernandez faz uma grande assistência para Liedson já dentro da área, ocasião aproveitada pelo «levezinho» para bisar na partida. Estava feita justiça no resultado, face à maior superioridade do Sporting sobre o Heerenveen, resultado verificado ao intervalo.
Na segunda parte o Sporting surgiu mais lento, permitindo algum atrevimento aos holandeses, apesar de continuar a cotar-se como a melhor equipa sobre o relvado. As boas jogadas e oportunidades de golo escassearam, tendo o Sporting assumido claramente uma toada de controlo do resultado, estratégia que no entanto causava alguns problemas já que o Heerenveen revelou-se perigoso principalmente em remates de meia distância.
A equipa holandesa chegou mesmo ao golo de bola parada, corria o minuto 76, com Dingsdag a assinar um grande remate num livre lateral descaído para o corredor direito holandês. A bola bem colocada junto ao poste direito da baliza de Rui Patrício resultou no empate a duas bolas e obrigava o Sporting a mais trabalho para garantir os 3 pontos. Apoiado pelo seu público, que acreditava na vitória da equipa da casa, o Heerenveen foi mesmo a primeira equipa a poder fazer o 3-2, com Rui Patrício a negar o golo de forma superior a Sibon e Elm.Recuperado da desilusão do empate, o Sporting chegou mesmo à vantagem e mais uma vez por... Liedson. Mais uma vez o lado direito do ataque leonino trabalhou muito bem, Moutinho entrou na área e fez um cruzamento certeiro que Liedson desviou para a baliza adversária, fazendo o terceiro golo da sua equipa e o seu terceiro golo no jogo, estavam decorridos 88 minutos. Mais uma vez a turma portuguesa reagiu bem ao golo obtido e apenas faltou eficácia para que o 4-2 aparecesse, tendo Postiga e Moutinho falhado golos quase certos.
Com este resultado o Sporting lidera isolado o grupo D da Liga Europa, já que no outro jogo do grupo o Hertha empatou em casa a uma bola frente ao Ventspils.
Fonte: ZeroZero

3 MOSQUETEIROS DA LIGA EUROPA EM ACÇÃO

Heerenveen - Sporting (18h Sportv)
Nacional - Werder Bremen (20h05 Sportv)
Benfica - Bate Borisov (20h05 SIC)
A fase de grupos da Europa League começa hoje com as equipas portuguesas em busca de um bom arranque. O Benfica tem a tarefa mais simples ao receber o Bate (20h05, SIC) e os adeptos esperam uma vitória dado o bom início de época. O Sporting joga na Holanda com o Heerenveen (18h, SportTV) e uma vitória fora seria um bom resultado para os leões. Tarefa mais complicada tem o Nacional que recebe os alemães do Werder Bremen (20h05, SportTV) e procura o bom resultado europeu depois de ainda não ter vencido para o campeonato.
A primeira equipa a entrar em campo é o Sporting. Os leões jogam de novo nos países baixos onde conseguiram dois bons resultados nos últimos anos. Diante do AZ Alkmaar, o Sporting carimbou o acesso à final da extinta taça UEFA. Já esta época diante do Twente, a formação de Paulo Bento voltou a ser feliz eliminando o Twente na luta pelo acesso ao playoff da «Champions». Liedson volta a ser o homem do momento nos leões e todos esperam que o «levezinho» seja capaz de resolver novamente a partida.
O Benfica recebe no o Bate Borisov da Bielorússia e todos esperam que a equipa de Jorge Jesus leve de vencida o seu adversário. Os 3 pontos diante da equipa teoricamente mais fraca do grupo são fundamentais para conseguir disputar os dois lugares de acesso à fase seguinte. Depois do Vorskla, os encarnados voltam a ter uma visita de leste e esperam conseguir um feito semelhante ao conseguido na recepção aos ucranianos.
Já o Nacional irá receber o Werder Bremen de Hugo Almeida, e espera voltar a brilhar na prova como já o conseguiu com a eliminação do Zenit no playoff de acesso. A turma de Manuel Machado não está a realizar uma campanha brilhante no campeonato, onde soma apenas 2 pontos em 4 jogos disputados. O mau arranque interno, apesar de já ter defrontado Sporting e FC Porto, pode ser assim ofuscado com um bom resultado para a Liga Europa.
Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

JOGO GRANDE DA CHAMPIONS FOI NULO

Mourinho empata em casa com o Barça, num jogo sem interesse
INTER 0-0 BARCELONA
Muito longe da qualidade do Chelsea-FC Porto, o Inter-Barça foi uma partida com escassas ocasiões de golo, sobretudo na primeira parte. Inter de Milão e Barcelona começaram a Liga dos Campeões deste ano em branco, com um 0-0 em San Siro.
O jogo foi bem disputado, ou não estivessem em campo o campeão europeu e o campeão italiano, mas nem sempre bem jogado, ganhando emotividade já perto do final, com ocasiões para ambos os lados e o Barcelona a reclamar um pénalti já perto do fim.

JORGE JESUS: "QUEREMOS QUE O BENFICA VOLTE À IDENTIDADE DO PASSADO"

Esta semana marca o início da fase de grupos da nova Liga Europa e Jorge Jesus, técnico do Benfica, não deixou de manifestar optimismo e confiança na campanha da sua equipa. O treinador revelou que a equipa está «satisfeita» com o início de temporada, mas não está «realizada» já que «importante não é como começa, mas como acaba». Quanto ao encontro frente ao BATE, apenas um objectivo interessa: a vitória.
Reafirmando o bom momento de forma dos seus pupilos, Jesus traçou o objectivo principal para o encontro de quinta-feira pelas 20:05h: «A equipa está bem face aos resultados que tem feito. Vai ser o primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, onde, ao contrário da eliminatória com o Poltava, o mais importante são os pontos. Como tal, só a vitória nos interessa», avaliando da seguinte forma o adversário: «É uma equipa com as características normais dos países de leste. É disciplinada taticamente, mas faz muitas faltas para parar o jogo adversário. Estamos preparados para um jogo difícil. Nesta fase, todas as equipas têm valor».A equipa a apresentar terá alterações em relação à habitual, já que Aimar e Quim não foram convocados, mas o técnico benfiquista recusa fragilidades: «O nosso plantel dá-me garantias de poder rodar em função dos jogos e da estratégia. Uma boa equipa como o Benfica tem de ter várias soluções, quando faz três jogos por semana».
Quando questionado sobre se a Liga Europa é uma prova para vencer, Jesus declarou: «Claro que a Liga Europa é uma prova que dá grande credibilidade. Queremos que o Benfica tenha a identidade que teve no passado, por esse mundo fora. Acreditamos que temos equipa para passar a fase de grupos. A partir daí tudo pode acontecer...»
Fonte: ZeroZero

ATLÉTICO MADRID QUER VIR GANHAR AO DRAGÃO

O treinador do Atlético de Madrid, Abel Resino, lamentou a falta de sorte da sua equipa sobretudo na segunda parte do jogo de ontem, terça-feira, frente ao Apoel de Nicósia e que terminou com um empate a zero.
«É verdade que na primeira parte não estivemos bem, mas eles também foram fortes a defender. O Apoel é uma equipa séria e disciplinada, que trabalha muito, ainda que também tenha tido alguma sorte. Na segunda parte tentamos marcar de todas as formas, mas o Apoel teve sorte», afirmou.
Este empate não põe em causa as aspirações do Atlético no Grupo B da Liga dos Campeões, uma vez que a equipa já sabia que «para passar, teria de vencer o FC Porto ou o Chelsea».
Resino quer ver a equipa recuperar pontos já na próxima partida, precisamente frente aos campeões portugueses: «Nunca se sabe o que pode vir a acontecer. Ninguém imaginava que íamos perder aqui dois pontos, mas o próximo adversário é o F.C. Porto e vamos com ideia de somar os três pontos lá».
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 15 de setembro de 2009

FALTOU POUCO

CHELSEA 1-0 FC PORTO

Na antevisão deste jogo, Jesualdo Ferreira tinha-se mostrado confiante que seria desta vez que o Porto conseguiria ganhar em Inglaterra, mas o Chelsea não facilitou e a história voltou a repetir-se.

Depois de uma primeira parte muito bem conseguida pela turma de Jesualdo Ferreira, e em que o equilíbrio foi a nota dominante, o Porto voltou para a segunda parte adormecido e logo no terceiro minuto Anelka fez andar o marcador.
O avançado francês aproveitou uma falha na zona central da defesa azul e branca e se Helton ainda defendeu o primeiro remate, foi-lhe mesmo impossível suster a recarga.
Com a chuva intensa a não dar descanso, o Porto reorganizou-se e os últimos minutos da partida foram de total balanceamento no ataque, com uma forte ajuda da dupla Varela e Falcão, que entretanto tinham entrado na partida.
O Chelsea concedeu espaços, mas mesmo quando tudo parecia ultrapassado, Petr Cech acabava por ser a última barreira a revelar-se intransponível.
Jesualdo Ferreira ainda perdeu Fernando para o próximo jogo da Liga dos Campeões, frente ao Atlético de Madrid, já que o médio viu já perto do final o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.
O Porto continua sem ganhar em terras de Sua Majestade e o Chelsea mantém uma invencibilidade que já dura há 19 jogos.
Fonte: Sapo Desporto

QUEM QUER SER MILIONÁRIO?

Arranca a maior prova mundial de clubes; FC Porto é, a par do Manchester, o clube com mais presenças (17 em 18 possíveis); Portistas querem começar com o pé direito; Ancelotti queixa-se das ausências e mostra respeito pelos campeões nacionais
CHAMPIONS LEAGUE: CHELSEA - FC PORTO (19H45 RTP1)

A maior competição mundial de clubes entra na sua fase principal. O FC Porto inicia também a sua participação na prova com a deslocação a Londres para defrontar o Chelsea (19h45, RTP1). Da legião de ex-portistas apenas Ricardo Carvalho deverá jogar com os dragões. Deco e Paulo Ferreira estão lesionados, Bosingwa está castigado e Hilário não será titular na baliza londrina. Em 2006/07, os ingleses derrotaram os azuis e brancos nos oitavos de final da prova.
Enquanto Jesualdo Ferreira conta com o seu plantel na máxima força. Ancelotti queixa-se das ausências por castigo de Bosingwa e Didier Drogba, ainda após os incidentes no momento da eliminação diante do Barcelona nas meias-finais na época passada. Paulo Ferreira, Joe Cole e Deco juntam-se por lesão ao rol de ausentes que preocupam o técnico italiano.
O histórico entre os dois clubes resume-se a 4 jogos, todos na liga dos campeões, e todos nos últimos 5 anos. O saldo é favorável aos ingleses com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. As vitórias foram conseguidas precisamente nas deslocações do FC Porto a Stamford Bridge. Os dragões irão tentar contrariar o favoritismo do Chelsea e entrar com o pé direito na liga milionária.
Fonte: ZeroZero

JESUALDO: "CHELSEA É O MAIS FORTE DE INGLATERRA"

Cauteloso nas palavras, Jesualdo Ferreira antevê uma partida difícil frente ao Chelsea mas garantiu que o Porto não vai mudar a sua forma de jogar.
Em conferência de imprensa, o treinador dos dragões analisou a partida de amanhã frente ao Chelsea, prevendo que este seja o encontro mais difícil para os campeões nacionais nesta primeira fase da Liga dos Campeões.
«Este será teoricamente o jogo mais difícil nesta fase, porque me parece que o Chelsea é neste momento a equipa mais forte da Liga inglesa. É uma equipa constituída por jogadores de grande maturidade, qualidade e que estão juntos há muito tempo. É uma equipa vale também pelo seu colectivo e que é muito forte», afirmou o técnico.
Apesar de assumir as dificuldades do jogo, o técnico do FC Porto assegurou que não vai mudar a forma como a equipa vai jogar.
«Os elementos que trazemos para este jogo é a nossa identidade. São os recursos que temos no momento, é a forma que encontrámos há muito tempo. Em nenhum momento mudaria as ideias que temos ou os processos, identidade e o nosso estilo. A mensagem que passei aos jogadores é que antes de pensar em resultados temos de perceber quais são as capacidades que temos. Depois, para discutir o resultado temos de primeiro discutir o jogo.»
Fonte: Sapo Desporto

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

C. RODRIGUEZ QUER JOGAR

O médio uruguaio, Cristian Rodriguez, continuou durante o jogo contra o Leixões a ficar no banco, mas afirmar estar já pronto para jogar quando Jesualdo Ferreira quiser.
Na presente época, o internacional uruguaio ainda não foi titular na equipa dos dragões, ainda assim viaja para Londres com ambição de marcar presença entre os titulares no encontro, a contar para a jornada inaugural da Liga dos Campeões, diante do Chelsea, “será um jogo muito difícil. Não sei se vou ser titular, mas estou pronto para jogar. Já o fiz pelo Uruguai e sinto-me bem fisicamente. Quero jogar, mas o treinador é quem decide”.
Os azuis e brancos estão preparados para uma jornada difícil na abertura da fase de grupos da Champions. “O jogo como Chelsea vai ser exigente, mas podemos vencer em Londres e vamos trabalhar para isso”, acrescentou o uruguaio. Por fim, lembrar que Rodriguez foi um dos jogadores do FC Porto que marcou no empate de 2-2 em Old Trafford, “marquei ao Manchester United, mas se voltar a marcar em Inglaterra, que seja um golo que ajude a equipa vencer”.
Fonte: MSN Desporto

domingo, 13 de setembro de 2009

VITÓRIA ARRANCADA A FERROS

Leões continuam sem convencer os seus adeptos
Sporting 1-0 Paços de Ferreira
Liedson. Cem vezes Liedson. É este o número de golos que o avançado brasileiro marcou na Liga, e o número de vénias que merecia. O Sporting jogou mal frente ao Paços de Ferreira, mas ainda assim conseguiu uma vitória, a segunda consecutiva. E a Liedson o deve, mais uma vez. Em Coimbra, tal como em Alvalade, o camisola 31 foi decisivo, e conseguiu atenuar uma imensidão de problemas que Paulo Bento tem para resolver.
Paulo Bento tinha dito, na antevisão do encontro, que o Sporting tinha de mostrar o que queria desde o início. A mensagem não terá passado para o grupo, já que o primeiro tempo foi muito fraco. Perante uma equipa que fez pouco mais do que defender, como já se esperava, os «leões» mostraram uma dinâmica muito fraca, com um caudal ofensivo claramente insuficiente para a dupla muralha de quatro elementos que era preciso furar.
A melhor ocasião do primeiro tempo até acabou por pertencer ao Paços de Ferreira, já em período de descontos, quando Cristiano aproveitou uma perda de bola infantil de André Marques surgiu na cara de Rui Patrício mas permitiu a defesa do guarda-redes. Perigo leonino, daquele real, só mesmo na sequência de dois pontapés de canto consecutivos. Primeiro o estreante Angulo, a obrigar Cássio a uma palmada subtil mas eficaz, depois Tonel, a falhar o alvo.
Angulo estreou-se com estatuto de titular, mas tal como Paulo Bento tinha avisado na véspera, não é solução para tudo. De facto, os «leões» continuam a apresentar um futebol excessivamente condensado na zona central do terreno. Variações de flanco são raras e lentas. Os corredores laterais do relvado de Alvalade podiam até ser alugados, tão escasso é o uso que lhe dão os donos da casa. E estes problemas não se resolvem apenas e só com um jogador novo.
O «leão» melhorou mas só foi salvo pelo suspeito do costume
No início do segundo tempo, aí sim, o Sporting encostou o Paços de Ferreira às cordas. Paulo Bento deixou Angulo e André Marques, para as entradas de Postiga e Matías Fernandez. Os leões alargaram a frente de ataque, com Yannick e Vukcevic bem encostados aos flancos e Matías a mostrar vontade de comandar a reacção.
Embora atacasse mais, o Sporting continuava a criar poucas situações de golo iminente. O primeiro grande susto que Cássio apanhou até foi proporcionado por um colega seu, no caso Ozéia, que cortou a bola para onde não devia (77m). Mas isto com Liedson já se sabe que nenhum empate está garantido, e o «levezinho» lá aproveitou uma distracção dos centrais pacenses para marcar, de cabeça, o golo do triunfo (81m). Foi o centésimo tento do avançado na Liga, e decisivo como muitos outros.
O Sporting conseguiu vencer, pela segunda vez consecutiva, é certo, mas isso não apaga os problemas que Paulo Bento tem para resolver. O nível exibicional tem de crescer muito para evitar este sofrimento aos adeptos.
Fonte: Maisfutebol

NÃO PERDER TERRENO

Sporting - Paços de Ferreira (20h15 RTP1)
Por estranho que pareça, Sporting e Paços de Ferreira encontram-se em Alvalade com vários pontos em comum. As duas equipas começaram a trabalhar mais cedo, devido aos compromissos europeus, mas os bons resultados não madrugaram. Sporting e Paços de Ferreira sofreram desilusões europeias, e a nível interno o arranque também não foi muito entusiasmante. Paulo Bento e Paulo Sérgio (o nome dos técnicos é outro ponto em comum) procuram agora inverter as coisas e embalar numa onda de bons resultados.
Os «leões» já deram o primeiro passo, ao conseguir o primeiro triunfo da temporada frente à Académica. A paragem da Liga veio em má altura, mas Paulo Bento espera rentabilizar a confiança (re)adquirida em Coimbra. O Paços de Ferreira soma menos um ponto que o Sporting (as semelhanças param por aqui) e procura ainda a primeira vitória. Mas se é certo que a equipa de Paulo Sérgio não ganhou, também é verdade que ainda não perdeu. E logo a abrir houve um jogo com o F.C. Porto, depois da derrota na Supertaça.
No que diz respeito às convocatórias, a principal novidade está do lado leonino. Miguel Angel Angulo foi chamado pela primeira vez e pode fazer a estreia. Polga e Pereirinha ficam de fora, devido a lesão. Caicedo já treina sem limitações mas também ficou de fora.
Paulo Sérgio ainda não pode contar com o último reforço, Roncatto (ex-Belenenses), que muito jeito podia dar. É que a principal carência do Paços de Ferreira tem estado no ataque, muito dependente ainda da veia goleadora que William apresentou na última temporada, e que será muito difícil de repetir.
Equipas prováveis:
SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Carriço, Tonel, André Marques; Miguel Veloso, Angulo, Moutinho e Vukcevic; Yannick Djaló e Liedson
P. FERREIRA: Cássio; Ricardo, Danielson, Ozeia, Jorginho; Filipe Anunciação, Pedrinha, Olimpio; Carlitos, William e Cristiano
Fonte: Maisfutebol

AVASSALADORES

Belenenses 0-4 Benfica
Jorge Jesus tinha pedido o maior número de golos possível para o embate desta tarde com o Belenenses: foram quatro. O Belenenses até apresentou uma equipa equilibrada, decidida a jogar o jogo pelo jogo, mas que não foi capaz de suster a avalancha encarnada, comandada por um inspirado Saviola que abriu caminho para a vitória com um grande golo. O argentino esteve ainda no segundo, com uma assistência para Cardozo, que quebrou definitivamente a resistência dos azuis do Restelo.
As equipas ainda estavam em fase de estudo quando Saviola partiu tudo, arrancando pela zona central em velocidade, com pequenos toques na bola, mantendo-a sempre perto dos seus pés, apesar de rodeado por três defesas azuis. Foi por ali fora, entrou na área e foi ao encontro de Nelson, acabando por ser feliz no ressalto que o libertou de todas as marcações e permitiu-lhe atirar para as redes vazias. As bancadas vermelhas do Restelo explodiam em festa com aquela pequena amostra que bem podia ser o início de mais uma «goleada das antigas» como aquela que o Benfica tinha imposto, na jornada anterior, ao V. Setúbal.
Mas do outro lado estava um Belenenses equilibrado, com um sistema em tudo idêntico ao do adversário, com Gabriel Gómez à frente da defesa e um meio-campo às ordens de Zé Pedro no apoio a Fredy e Yontcha. A equipa do Restelo não se atemorizou perante a ousadia inicial do argentino, reorganizou-se e partiu par um jogo aberto. As peças encaixaram, mas ia sempre sobressaindo a maior qualidade dos encarnados, particularmente sobre o flanco direito, com Ruben Amorim a combinar bem Ramires e Saviola. Di Maria e César Peixoto tentaram também furar pelo lado contrário, mas nunca conseguiram a mesma fluência.
O Belenenses, sem nunca se fechar sobre a sua defesa, foi resistindo e, sempre que podia, ia lá à frente tentar a sua sorte. Num desses lances quase chegou ao empate, com Fredy a cruzar da direita e Zé Pedro a ganhar na área para o remate de Yontcha à figura de Quim. O Benfica reagiu carregando no acelerador, chegando à área com facilidade, mas aí encontrava quase sempre o mesmo problema: Cardozo estava a jogar noutra rotação. O paraguaio demorou uma eternidade a entrar no jogo, ora chegando atrasado aos lances, ora cedo demais, em posição irregular.
Outra vez Saviola
João Carlos Pereira decidiu arriscar mais um pouco depois do intervalo, lançando Lima para a frente em detrimento de André Pires e recuando Mano para a defesa do flanco. O Belenenses tentou pressionar mas, tal como na primeira parte, Saviola voltou a aparecer no jogo. Lançado por Ramires sobre a direita, o argentino cruzou tenso para a área onde surgiu Cardozo, desta vez sem bandeirola no ar, a encostar. Um golo que soltou ainda mais a equipa encarnada que se libertou do espartilho táctico à procura dos golos encomendados pelo treinador.
O treinador do Belenenses tentou estancar a euforia encarnada reforçando o débil meio-campo com Fellipe Bastos e Pelé, mas Jesus deu novas «pilhas» aos encarnados com as entradas de Fábio Coentrão (Di Maria) e de Keirrison (Cardozo). O Benfica prosseguiu, assim, em alta voltagem, invadindo à área de Nélson em sucessivas vagas, sempre com cinco/seis jogadores em linha. Num lance de bola parada, Aimar cruzou e Javí Garcia surgiu nas alturas para o terceiro golo. Jorge Jesus já estava satisfeito e aproveitou para dar minutos ao regressado Maxi, mas sem beliscar Ruben Amorim, desviando-o para o lugar de Javí Garcia. Já perto do final, mais um golo para os encarnados, assinado por Ramires.
O Benfica segue, assim, embalado, de braço dado com o F.C. Porto e na peugada do Sp. Braga, com um ataque avassalador que já soma catorze golos.
Fonte: Maisfutebol

LÁ FORA: INTER SOFRE MAS VENCE

Parma 0-2 Inter
O Inter de Milão voltou hoje ao estatuto de anfitrião na liga italiana e às exibições sofridas com outro recém-promovido, o Parma, mas acabou por conseguir uma vitória por 2-0, obtida nos últimos 20 minutos.
Após o empate 1-1 cedido na jornada inaugural diante o Bari, outra equipa promovida esta época ao escalão principal, a formação orientada por José Mourinho sentiu mais uma vez grandes dificuldades frente a outro clube que na época passada militava na Série B.
A goleada obtida, também em San Siro mas como visitante, diante o “eterno rival” AC Milan (4-0) na jornada seguinte, não parece ter servido de estimulo aos tetracampeões italianos, que só nos últimos 20 minutos conseguiram baralhar a bem organizada equipa do Parma.
Um grande golo de Samuel Eto’o, com um remate colocado à entrada da área, aos 71 minutos, acabou com o sofrimento dos adeptos milaneses, que só descansaram em definitivo a dois minutos do fim, quando Diego Milito acabou com as dúvidas.
Com este triunfo, o Inter de Milão, que recebe quarta-feira o campeão europeu FC Barcelona, na jornada inaugural da Liga dos Campeões, subiu provisoriamente ao terceiro lugar do campeonato, a dois pontos da Juventus, líder isolada também à condição.
A equipa de Turim poderá voltar a ter de partilhar o primeiro posto caso o Génova vença no início da noite o Nápoles, no jogo que encerra a terceira jornada.
Fonte: O Jogo

BRAGA NÃO LARGA A LIDERANÇA

Marítimo 1-2 Sp Braga
Uma tardia grande penalidade, transformada por Meyong aos 83 minutos, deu hoje a vitória ao Sporting de Braga no terreno do Marítimo, por 2-1, e garantiu aos minhotos a liderança da Liga de futebol, após a quarta jornada. Depois de sábado o FC Porto ter goleado em casa o Leixões por 4-1, o Sporting de Braga estava obrigado a ganhar o matinal jogo do Funchal para não perder o comando da Liga, mas esteve a perder e só conseguiu o triunfo a sete minutos nos 90 e com uma grande penalidade algo duvidosa.
O Marítimo, que ainda não tinha perdido, esteve a vencer, com um golo apontado por Miguel Ângelo logo aos 07 minutos, e os minhotos, única equipa só com vitórias no campeonato, empataram aos 39 por João Pereira, para o avançado camaronês Meyong fixar o resultado aos 83 da marca dos 11 metros.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio dos Barreiros, no Funchal.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:1-0, Miguel Ângelo, 07 minutos.1-1, João Pereira, 39.1-2, Meyong, 83 (grande penalidade).
Equipas:
- Marítimo: Peçanha, Alonso, Fernando Cardozo, Miguel Ângelo, Briguel, Paulo Jorge, Olberdam, Roberto Sousa, Marcinho (Pitbull, 78), Baba e Djalma (Kanu, 45, depois Miguelito, 78). (Suplentes: Marcelo, Miguelito, Robson, Pitbull, João Luiz, Kléber e Kanu).
- Sporting de Braga: Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodriguez (Leone, 41), Evaldo, Vandinho, Alan, Mossoró (Matheus, 85), Hugo Viana (Andrés Madrid, 17), Paulo César e Meyong. (Suplentes: Kieszek, Leone, Andrés Madrid, Diogo Valente, Matheus, Yazalde e Ney).
Árbitro: Carlos Xistra de Castelo Branco.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Roberto Sousa (12), Briguel (46), Vandinho (59), Leone (64), Madrid (66), João Pereira (74) e Babá (90).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores
Fonte: MSN Desporto

FC PORTO JÁ GANHOU MAIS DE 120 MILHÕES NA CHAMPIONS

Campeões nacionais já ganharam mais que todos os clubes portugueses juntos
O F.C. Porto, único representante português na Liga dos Campeões, já arrecadou 120,7 milhões de euros na prova e mais de metade foi ganho nos últimos oito anos.
Se em termos europeus, o campeão nacional é apenas o 15º clube que mais lucrou em prémios (em parte devido ao valor simbólico das transmissões televisivas), apesar de partilhar com o Manchester United a liderança no ranking de participações (17 em 18 edições), já no plano nacional não restam dúvidas sobre a hegemonia: o F.C. Porto já ganhou mais que Sporting (36,7), Benfica (33,9) e Boavista (14,1) juntos.
Em 2003/04, que culminou com a conquista da «Champions», sob o comando de José Mourinho, 18,7 milhões de euros foi quanto o F.C. Porto recebeu. Na época anterior, a presença nos quartos-de-final rendeu 14,4 milhões, mas só a qualificação para a fase de grupos da presente temporada permitiu um encaixe de 7,3 milhões, que incluem o novo bónus de 200 mil euros, destinado aos campeões nacionais.
Um percurso idêntico ao do ano passado poderá render quase 20 milhões de euros, 16,8 em prémios desportivos mais a fracção das receitas televisivas que não tem de ser repartida com o Sporting.
Os «red devils» lideram a tabela dos que mais auferiram na liga milionária, com pouco mais de 307 milhões de euros.
Fonte:
Maisfutebol