sábado, 4 de abril de 2009

RABIOLA PARA GUIMARÃES

V. Guimarães - FC Porto (19h RTP1)
Devido ao castigo de Lisandro López, Jesualdo Ferreira optou pelo jovem Rabiola na convocatória para o jogo de amanhã frente ao Vitória de Guimarães. A preparação para o jogo decorre já com normalidade, tendo já Jesualdo Ferreira à disposição os jogadores internacionais.
Em relação à última convocatória, Jesualdo trocou Lisandro, castigado, por Rabiola e chamou Helton que não tinha sido escolhido para o último jogo frente à Naval.
O treino de preparação para o jogo contou já com os regressos de Lucho, Rodríguez e Lisandro. De fora devido a problemas médicos continuam Pedro Emanuel, Guarín, Benítez e Fucile.
Manuel Cajuda, treinador do Vitória destacou as qualidades do campeão nacional afirmando que o adversário de amanhã «É a melhor equipa portuguesa. Não tenho dúvidas nenhumas», embora adiante que tudo vai fazer para conseguir os três pontos em disputa.
Confira a lista de convocados do FC Porto para o jogo de hoje:
Guarda-redes: Helton e Nuno
Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Stepanov, Rolando e Cissokho
Médios: Madrid, Fernando, Raúl Meireles, Tomás Costa, Lucho e Mariano
Avançados: Tarik, Rabiola, Farías, Rodríguez e Hulk
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Caso do envelope"

PINTO DA COSTA ABSOLVIDO
António Araújo e Augusto Duarte foram também ilibados
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, o empresário António Araújo e o árbitro de futebol Augusto Duarte foram hoje ilibados no chamado "caso do envelope" do Apito Dourado.
A juíza Catarina Ribeiro começou a ler o acórdão - não foram dados como provados os factos imputados pela acusação - que inocentou os três arguidos no caso que reportava ao encontro Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril de 2004.
Em causa estava um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro, num encontro que teria acontecido em casa do dirigente portista.
O Ministério Público alegava, com base no testemunho de Carolina Salgado, antiga companheira de Pinto da Costa, que, dois dias antes do jogo, o árbitro e o empresário visitaram o presidente do FC Porto que teria dado do "juiz" de Braga um envelope com dinheiro.
Durante o processo, Pinto da Costa negou sempre ter protagonizado o alegado suborno, explicando que recebeu em sua casa o árbitro Augusto Duarte para o ajudar na resolução de um "problema familiar".
Pinto da Costa e António Araújo estavam pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa, enquanto Augusto Duarte era imputado o crime de corrupção desportiva passiva.
O "caso do envelope", que começou a ser julgado dia 03 de Março, ficou marcado por diversas peripécias envolvendo a gémeas Carolina e Ana Maria Salgado: a primeira foi vítima de insultos e tentativa de agressão e a segunda admitiu que foi paga para mentir.
O processo é um apêndice do megaprocesso "Apito Dourado" e tem como génese casos de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.
Fonte: Lusa

quinta-feira, 2 de abril de 2009

JESUALDO FERREIRA: "MAIS UMA ARMADILHA"


Treinador portista critica castigo aplicado a Lisandro

Jesualdo Ferreira reagiu nesta quinta-feira ao castigo aplicado a Lisandro López por pretensa simulação de grande penalidade na recepção do F.C. Porto ao Benfica. O treinador considera que está criado um antecedente perigoso, promete estar atento a casos semelhantes e garante que Lisandro «foi o único que não errou».
«Vamos dividir as questões. Contra o Benfica, o Lisandro foi castigado, não no jogo pelo árbitro, mas pela Comissão Disciplinar, por supostamente ter simulado. O primeiro erro é do Yebda, que tocou no Lisandro com o braço. O segundo erro é de Pedro Proença, que analisou mal o lance. O Lisandro foi o único que não errou.»
«Depois, surge a utilização da lei para punir pela primeira vez um jogador por pretensa simulação», referiu. «Está criado um precedente perigoso e nós estamos atentos a todas as simulações de penalty que surgirem, particularmente dos candidatos ao título. Atentos porque entendemos que esta é mais uma armadilha no nosso caminho».
Para além disso, o treinador reforça que Lisandro não errou. «Não é necessariamente uma simulação o facto de um jogador cair na área. Há questões bio-mecânicas que há que entender: o que é um movimento, os contactos que existem, os apoios que se têm. Quando o Lisandro muda de corrida, há um braço do Yebda e o Lisandro tem de cair.»

«Vejam as simulações no jogo com o Sporting para a Taça da Liga»
Jesualdo lembrou que houve mais lances susceptíveis de influenciar o resultado: «Não vi falarem do penalty sobre o Lucho, antes mesmo do Benfica estar a vencer», disse. «Ninguém pode dizer que o F.C. Porto não fosse empatar sem o penalty. O Lisandro foi emulado para dar corpo a um regulamento que queremos ver como vai ser aplicado».
Defendendo que há mais gente que devia ser penalizada, Jesualdo deixou um alerta. «Gostaria que tivessem o cuidado de ver as duas grandes penalidades marcadas contra o F.C. Porto em Alvalade, falando do árbitro que vai dirigir o encontro em Guimarães [Carlos Xistra]. Vejam se houve ou não simulação dos jogadores do Sporting», disse.
«Houve um grande ruído em torno deste lance de Lisandro, um ruído que provocou este castigo. Exactamente o mesmo ruído, mas em sentido contrário, do que aconteceu na final da Taça da Liga. Fico à espera dos castigos que vão acontecer aos treinadores, dirigentes e jogadores pelo que aconteceu na final da Taça da Liga», acrescentou.
Numa conferência de imprensa em que não disfarçou algum mal-estar em relação ao Sporting, Jesualdo referiu que «há clubes que recuam dois anos para ir buscar lances que na óptica deles justificam alguma coisa». «Eu não preciso de recuar tanto, recuem alguns meses e vejam como foi o penalty sobre João Moutinho assinalado por Lucílio Baptista no jogo do F.C. Porto em Alvalade.»
Fonte: Maisfutebol

MUNDIAL AINDA MAIS LONGE

Vitória da Dinamarca deixa Portugal a 7 pontos da liderança
Vitória clara da Dinamarca sobre a Albânia, em jogo do Grupo 1 de qualificação para o Mundial-2010, o mesmo em que Portugal está inserido. Os dinamarqueses venceram por 3-0 e continuam na liderança com os mesmos pontos que a Hungria, mas menos um jogo.
Os albaneses resistiram meia-hora e mais um minuto, altura em que o central Leon Andreasen fez o 1-0, em Copenhaga. Não demorou até voltarem os festejos entre os adeptos da casa. Soren Larsen fez o 2-0, aos 37 e colocou, praticamente, um ponto final nas dúvidas sobre o vencedor do encontro.
Ainda assim, a Dinamarca fez o terceiro já na recta final do jogo, através de Poulsen, aos 80 minutos. Desse modo, os dinamarqueses continuam sem dar hipóteses para os adversários aproximarem-se. Ou seja, têm mais sete pontos que Portugal.
Eis as equipas:
Dinamarca: Sorensen; Lars Jacobsen, Leon Andreasen, Daniel Agger e Michael Jakobsen; Christian Poulsen e Daniel Jensen (Bendtner, 34); Dennis Rommedhal (Jonas Borring, 71), Martin Jorgensen (Jacob Poulsen, 46) e Thomas Khalenberg; Soren Larsen
Albânia: Hidi; Vangjeli, Dallku, Curri e Agulli; Bylykbashi (Beqiri, 82) e Bulku (Salihi, 46); Duro, Skela e Lika; Berisha (Memelli, 85)
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 1 de abril de 2009

LISANDRO CASTIGADO PELO PENALTY DO CLÁSSICO


A Comissão Disciplinar da Liga irá suspender Lisandro López, atleta do FC Porto, por um jogo na sequência de uma «simulação evidente de uma grande penalidade inexistente» durante o jogo que opôs o Porto ao Benfica a contar para a 17ª jornada da Liga.
Os responsáveis da Liga consideraram que a simulação de Lisandro «provocou uma decisão errada da equipa de arbitragem com benefício para a sua equipa» e decidiram castigar o jogador com um jogo de suspensão e uma multa de 750 euros.
De recordar que o lance que envolveu Licha e Yebda resultou numa grande penalidade convertida por Lucho González, dando o empate à equipa do FC Porto no clássico.
Lisandro López irá assim falhar os encontros contra o V. Guimarães na cidade berço e contra o Estrela da Amadora no Dragão devido ao castigo da Liga e por ter somado 5 cartões amarelos.

Fonte: ZeroZero

ARGENTINA: LUCHO TITULAR FRENTE À BOLÍVIA

Começou às 20h30 portuguesas o jogo entre a Bolívia e a Argentina, a contar para a zona sul-americana de qualificação para o Mundial-2010.
O portista Lucho González está no onze titular de Diego Maradona, enquanto Lisandro López, que herdou o número 9 da alvi-celeste, está no banco de suplentes, bem como o benfiquista Di Maria.
Erwin Sanchez é o treinador da selecção boliviana, que iniciou o jogo ao ataque.
Onzes iniciais:
BOLÍVIA: Arias, Pena, Rivero, Leonel Reyes, Ribeiro Ronald Garcia, Botero, Da Rosa, Adbon Reyes, Torrico e Marcelo Martins
ARGENTINA: Carrizo, Demichelis, E.Papa, Heinze, Javier Zanetti, Gago, Mascherano, Lucho, Maxi Rodríguez, Messi e Tevez.
Fonte: Maisfutebol

BENFICA: REYES LESIONADO


Espanhol está em dúvida para o jogo frente ao Estrela da Amadora

Jose Antonio Reyes contraiu uma entorse no joelho esquerdo e apenas realizou tratamento esta quarta-feira. A lesão do extremo espanhol do Benfica aconteceu no treino da véspera. Reyes fica assim em dúvida para o encontro de domingo frente ao E. Amadora, numa altura em que também Carlos Martins continua limitado, tendo efectuado tratamento e corrida. Moretto e Suazo são os outros jogadores indisponíveis por lesão.
Quique Flores trabalha sem vários internacionais e chamou ao treino desta quarta-feira uma «equipa» de juniores: um total de dez. Pedro Miranda, Figueiras, Nélson Oliveira, Yartey, Adriano, Ivanir, Bakar, Roderik, Coelho e Pedro Eugénio foram os jogadores que trabalharam às ordens do treinador principal.
A equipa volta a treinar pelas 17h de quinta-feira.

Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 31 de março de 2009

CORTEM-SE AS BARBAS DO JEJUM DE GOLOS

PORTUGAL 2-0 ÁFRICA DO SUL
Num jogo particular realizado em Lausanne, Portugal conseguiu chegar novamente aos golos e vencer a África do Sul por 2-0. Com uma entrada em jogo muito forte, foi logo aos 4 minutos que Bruno Alves abriu o marcador, em excelente golpe de cabeça após canto na esquerda. De resto, a primeira parte teve foi sempre marcada pelo ascendente português e pela agitação lançada no ataque por Deco, Danny e até pelo novato Edinho.
No segundo tempo, um auto-golo de Twala aumentou a vantagem lusa, após remate de Edinho. Carlos Queirós fez muitas mexidas no onze colocando alguns jogadores que não foram titulares diante da Suécia. No final, fica a notória ideia da diferença de nível entre as duas selecções: a africana, mais fraca, mas presente no Mundial e Portugal, mais forte e com vida difícil na qualificação.
Segue-se agora em Junho o jogo com a Albânia onde Portugal precisará de vencer para continuar a aspirar a qualificação para o Mundial 2010. E Queiroz já pode cortar a barba.

EMIGRANTES QUEREM GOLOS

África do Sul - Portugal (19h45 TVI)

As selecções de futebol de Portugal e África do Sul defrontam-se hoje, em Lausana, Suíça, em desafio particular perante os emigrantes no qual os lusos estão determinados a voltar aos golos que lhes têm faltado no apuramento para o Mundial2010. De resto, o seleccionador nacional já fez saber que só cortará a barba quando Portugal fizer no mínimo dois golos.
Três jogos consecutivos em "branco" motivaram a perda de seis pontos – são já nove os desperdiçados nos 15 em disputa – no Grupo 1, algo difícil de digerir, até porque vieram após a derrota caseira (2-3) com a Dinamarca.
Cada vez mais longe da qualificação para a África do Sul, os lusos acreditam, no entanto, que estão no caminho certo – Queiroz assume "progressos definitivos claros" - e que apenas tem faltado sorte na finalização: agora, perante os emigrantes, a ideia é voltar aos golos e animar a equipa para a qualificação, que prossegue em Junho com a visita à Albânia.
O seleccionador Carlos Queiroz já avisou que vai fazer poucas alterações à equipa que empatou 0-0 com a Suécia, sábado, no Porto, pois quer estabilizar e afinar rotinas no "onze", enquanto dá maior traquejo internacional aos menos utilizados.
Portugal, 10º do ranking FIFA, defronta o 72º da mesma classificação, um adversário motivado pelo triunfo no fim-de-semana sobre a Noruega e que tem na equipa das "quinas" o "teste ideal" para preparar a participação na Taça das Confederações, que organiza em Junho.
A lotação do Estádio Olímpico La Pontaise ainda não esgotou a capacidade de perto de 16.000 lugares, pelo que aos emigrantes retardatários ainda é possível comprar o ingresso nas bilheteiras.
Fonte: Lusa

segunda-feira, 30 de março de 2009

BENFICA: NUNO GOMES PERTO DE RENOVAR

Nuno Gomes tem uma plataforma de entendimento praticamente definida com Rui Costa para continuar no Benfica. O avançado termina contrato no final da presente temporada mas espera finalizar a sua carreira no clube da Luz. Os encarnados também já manifestaram o desejo de continuar a contar com o internacional português.
Aos 32 anos, ponta-de-lança mostra-se tranquilo em relação ao seu futuro e confiante quanto à renovação com o Benfica, desejando a continuidade por mais duas temporadas. As partes têm conversado ao longo dos últimos meses e o acordo deverá ser assinado em breve.
«Só falta praticamente assinar, porque o Nuno e o Rui Costa têm falado sobre o tema e têm o mesmo desejo. O Nuno quer acabar a carreira no Benfica», explica Tiago Ribeiro, irmão e voz activa na gestão da carreira do jogador, ao Maisfutebol.
Empresário em Portugal por Zoro
Entretanto, o empresário Marco Piccioli vem a Portugal para inteirar-se sobre a situação de Marc Zoro. O agente italiano também colabora com Nuno Gomes, face às suas ligações ao futebol italiano, mas não tem influência directa nas negociações do avançado para a renovação de contrato com o Benfica.
Piccioli reforçou, ainda assim, a intenção de Nuno Gomes em continuar ao serviço do Benfica, admitindo a existência de outros interessados no concurso do jogador. O empresário FIFA vai assistir ao V. Setúbal-Sp. Braga e espera reunir-se na segunda-feira com Rui Costa.
«Vou a Portugal para assistir ao jogo do Vitória de Setúbal e falar com o Marc Zoro. Depois, espero ter a oportunidade de falar com o Benfica sobre o futuro do Zoro, ver o que o clube pretende dele, porque o jogador tem contrato até 2012», explicou Piccioli, também ao Maisfutebol.
Fonte: Maisfutebol

domingo, 29 de março de 2009

MATEMÁTICA APLICADA

Um Portugal incapaz de marcar golos vai ter que fazer contas aturadas para poder sonhar com o Mundial
Portugal 0-0 Suécia
E agora? É a pergunta que resta depois de um nulo frente à Suécia que complicou umas contas já de si difíceis de entender no apuramento para o Mundial-2010. Portugal não conseguiu derrubar o muro sueco, que continua de pé em solo português. Ficou, porém, uma boa exibição, de uma selecção nacional que foi uma equipa, muito mais que a soma de individualidades. Ficou ainda o sabor amargo de um empate injusto, castigo pesado pelo enésimo jogo em que a ineficácia se revelou como o maior problema na história das cores nacionais.
Sem Deco, mas com um ataque móvel, Portugal tentou romper a barreira pelo chão e com futebol rápido e fantasista, como pedira o seleccionador Carlos Queiroz. Os primeiros minutos foram de supremacia escandinava, só que quando a selecção portuguesa serenou, percebeu-se que é bem diferente do rival deste sábado, diferente porque tem futebol ofensivo e claramente mais técnico. Isso, por vezes, não ganha jogos, é certo. E esta noite, não chegou mesmo.
Com Pepe a ser aposta ganha no meio do terreno e Duda a solucionar o flanco esquerdo, Portugal soube trocar a bola, com paciência, com recortes finos e pormenores técnicos que os suecos não têm. Bom, talvez Kallstrom, mas é uma ilha na equipa escandinava. Para vencer, era preciso vincar essa diferença de capacidade com a bola, e a primeira parte foi indicadora disso mesmo.
Portugal podia não ter um grande volume de oportunidades, mas fez o suficiente para chegar ao intervalo com outro resultado que não o nulo. Só que os suecos nunca perderam em solo luso e levavam para os balneários um ponto precioso, devido ao desperdício de Ronaldo, Simão e Bruno Alves, só para lembrar três casos. Pior que isso, a selecção perdia também Bosingwa, bem junto ao intervalo. E a dúvida instalava-se. Quanto ia custar a saída do lateral, até aí um excelente veículo de jogo ofensivo, não só com a bola nos pés, mas também pela liberdade que dava a Cristiano Ronaldo?
Tenta-se de tudo, mas a ineficácia é um fado português
Sem opção no banco, Ricardo Carvalho foi o lateral improvisado e Portugal voltava para o segundo tempo como deixara o primeiro. Como equipa que soube abrir espaços na zona de defesa contrária, com solidariedade. Mesmo o nervosismo de Rolando era compensado com defesa espantosa de Eduardo, tornado em espectador pela pouca ambição adversária.
O lance anterior a esse, porém, foi espelho do que se passou no Dragão. Tiago deixou Danny na cara do golo, mas, mais uma vez, a ineficácia nacional apareceu e o remate saiu ao lado. Tentou-se na área, tentou-se de livre, tentou-se de cabeça, tentou-se de longe. Mas não havia maneira de derrubar a muralha sueca. Mesmo quando a bola, no minuto 72, passou a defesa escandinava, estava lá Isaksson para defender os tiros de Deco e Ronaldo.
Nessa altura, já se roíam unhas, os cigarros acendiam-se uns com os outros e o coração batia forte de adrenalina. Portugal fazia quase tudo para ganhar, o público (grande ambiente!!!) entendia o esforço, acima de tudo, percebia a exibição portuguesa. Queiroz já tinha recorrido a tudo para impedir que o avião português rumo à África do Sul entrasse numa queda a pique.
Ronaldo ainda teve ocasião de cabeça, mas essa sina portuguesa de não facturar é um fado que nos deixa longe da África do Sul e a quatro pontos de dinamarqueses (menos um jogo) e húngaros e com os mesmo que os suecos (também menos uma partida). A selecção ainda não caiu, mas está muito perto de bater no chão. Agarrem-se bem...
Fonte: Maisfutebol