sábado, 6 de setembro de 2008

QUARESMA DÁ SHOW NA ESTREIA PELO INTER

O rei da trivela começa a encantar os adeptos nerazzuri
Ricardo Quaresma deixou «água na boca», esta sexta-feira, no seu primeiro jogo com a camisola do Inter, frente ao FC Locarno da Suíça (2-2). O jogador português fez a assistência para um dos golos dos «nerazzurri», apontado por Córdoba, mostrando desde logo uma das suas imagens de marca: a trivela.
Mas esse não foi o único ponto de interesse da sua exibição. Ao longo de noventa minutos o extremo ex-FC Porto fez questão de mostrar ao público o seu reportório técnico, com túneis aos adversários e passes de calcanhar, entre outras coisas que pode ver nos vídeos incluídos nesta peça.
O adversário era uma equipa da segunda divisão suíça, mas na verdade conseguiu empatar com o Inter (2-2) e Ricardo Quaresma também esteve algum tempo afastado da competição. Nos vídeos é possível ainda ver um passe magistral de Figo, para Júlio Cruz. Os dois portugueses deram «show». (fonte: Maisfutebol)

PORTUGAL: COMEÇAR COM O PÉ DIREITO

MALTA 0-4 PORTUGAL
A selecção nacional portuguesa começou da melhor forma a qualificação para o Mundial de 2010, ao bater em ritmo de treino a selecção maltesa por expressivos 4-0. O primeiro golo aconteceu ainda na primeira parte por intermédio de Said na própria baliza, após centro de Bosingwa na direita, centro que ia dirEitinho para os pés de Hugo Almeida. O defesa maltês, tentando aliviar, colocou a bola no fundo das redes. O jogo chegou ao intervalo com o resultado em 1-0 para as cores nacionais.
Na segunda parte, Malta abriu e Portugal marcou mais 3 golos. Hugo Almeida, Simão e Nani foram os marcadores de serviço neste autêntico passeio à ilha de Malta.
Quarta feira, a selecção nacional tem o seu 2º jogo da qualificação, o 1º em casa, em Alvalade frente à Dinamarca.

COMEÇA A QUALIFICAÇÃO: AGORA É A SÉRIO!

Queiroz quer ganhar por muitos golos
1º JOGO: MALTA-PORTUGAL
Portugal estreia-se hoje pelas 19 horas na fase de qualificação para o Mundial'2010 frente a Malta, num jogo em que o calor, a humidade e o relvado também serão adversários. É importante entrar a ganhar neste tipo de competições - neste caso trata-se do arranque da qualificação para o Mundial'2010, na África do Sul -, a equipa desejará com toda a certeza levar de Malta os três pontos na bagagem e por isso deve pensar no colectivo antes das preocupações individuais. Tudo isso está certo, mas não tanto como o real objectivo que uma selecção como a de Portugal deve ter num encontro perante Malta e que ontem foi assumido por Carlos Queiroz: não basta pensar em vencer, é preciso fazê-lo pela margem máxima possível de golos. Não só para vincar bem as diferenças e a candidatura portuguesa ao único lugar que importa - primeiro do grupo -, como também a pensar na eventual necessidade de recorrer a critérios de desempate como diferença de golos...
É este o discurso que o seleccionador nacional tem transmitido aos jogadores. Acrescentando-lhe as indispensáveis cautelas defensivas, materializadas na análise de vídeos da equipa maltesa, aquilo que tem sido trabalhado pela equipa técnica e jogadores é essencialmente a aplicação à prática do que poderia ser denominado de "manual para ultrapassar muralhas defensivas sem esquecer os dois avançados lá na frente"... Não é por acaso que a alcunha de Dusan Fitzel, o homólogo de Queiroz no rival de hoje, é "La Vallete", herói da resistência maltesa ao cerco turco! A tradução destes quatro dias de trabalho no onze de Portugal será uma aposta num futebol de ataque continuado capaz de obrigar Malta a desequilibrar-se defensivamente - conduzido pelas alas (Simão, Nani e as subidas dos respectivos laterais são fundamentais na estratégia), a procurar a desmarcação ou a superioridade física do ponta-de-lança. Este dado confere alguma vantagem a Hugo Ameida, mais possante fisicamente do que Nuno Gomes, que é mais técnico. Até porque da sua acção dependerá a abertura de espaços para a entrada de um dos alas para segundo ponta-de-lança.
Igualmente decisivo será o papel dos médios, quer a virar o jogo de flanco e assim criar surpresa e superioridades numéricas, como no remate de meia-distância. Dizer que tanto Deco como Maniche e mesmo Raul Meireles se enquadram neste perfil parece escusado.
Hoje é o primeiro dia do resto da vida da Selecção Nacional e desde já se verá se Queiroz vai cumprir um dos seus desejos, algo que fez questão de sublinhar tratar-se de uma boa herança: manter a grande empatia com os adeptos.

Malta - Portugal
Estádio Ta'Qali 19 horas TVI
Árbitro: Kevin Blom (Holanda); Assistentes: Nicolaas Siebert e Sander Van Roekel
Malta
Treinador: Dusan Fitzel; Equipa: Justin Haber GR; Roderick Briffa LD; Brian Said DC; Luke Dimech DC; Shaun Bajada LE; Kevin Sammut MD; Gilbert Agius MO; Jamie Pace MD; Ivan Woods MD; Michael Mifsud AV; Etienne Barbara AV
Sup: Mario Muscat GR; Kenneth Scicluna DC; Steve Wellman DC; Aaron Xuereb DC; Cleaven Frendo MD; George Mallia MD; Terence Scerri AV.

Portugal
Treinador: Carlos Queiroz Equipa: Quim GR; Bosingwa LD; Pepe DC; Ricardo Carvalho DC; Antunes LE; Raul Meireles MD; Deco MO; Maniche MO; Nani AD; Hugo Almeida PL; Simão AE
Sup: Eduardo GR; Bruno Alves DC; Miguel LD; Paulo Ferreira LD; Carlos Martins MO; Danny AV; Nuno Gomes PL.

SUB 21: PORTUGAL MUITO LONGE DO EUROPEU

INGLATERRA 2-0 PORTUGAL
A Selecção Sub 21 de Portugal não conseguiu os seus objectivos no jogo frente à Inglaterra, objectivos esses que passavam por uma vitória. Ao invés, os comandados de Rui Caçador regressam a casa com uma derrota, e já sem a hipótese de chegar ao fim do apuramento com o 1º lugar no grupo. Agora resta golear a Rep. Irlanda e tentar ser um dos 4 melhores 2º classificados que ainda terão acesso ao Playoff final de acesso ao próximo europeu da categoria.
Recorde-se que para serem apurados, as 7 equipas que se juntarão ao país organizador, é necessário vencer o grupo, ou então ser um dos 4 melhores 2º classificados. Com esta derrota, e analisando a diferença de golos, Portugal é neste momento a 9º melhor, ficando apenas com a Eslováquia atrás de si.
Portugal entrou bem na partida disputada em Wembley, jogando com alegria até cerca do minuto 25. Do lado contrário a Selecção inglesa ia incomodando, sobretudo por intermédio de Gabriel Agbonlahor, avançado do Aston Villa, que ia causando grandes dificuldades ao último reduto nacional. Muito perto do minuto 45, Paulo Machado acaba por fazer falta na sua área sobre um jogador britânico, tendo o árbitro da partida assinalado um castigo máximo. Milner chamado a marcar não desperdiçou a oportunidade e inaugurou o marcador.
Quando na segunda parte se esperava uma reacção enérgica do seleccionado luso, aconteceu precisamente o contrário e as oportunidades foram quase uma miragem. Os ingleses acabaram por chegar ao segundo golo por Agbonlahor, selando o marcador final em 2-0.
Portugal volta a jogar na próxima Terça Feira, desta feira na Madeira, recebendo o último classificado a Rep. Irlanda num confronto onde Rui Caçador já poderá contar com Pelé e Manuel da Costa. (Fonte: ZeroZero)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DI MARIA: "SÓ É CERTO QUE FIQUE NO BENFICA ATÉ DEZEMBRO"

Di Maria pode sair do Benfica em Dezembro
Di Maria afirma que a sua permanência no Benfica não é um dado adquirido, pelo menos a partir de Dezembro, já que até lá o mercado está fechado.
Depois de um bom torneio olímpico, o jogador argentino regressou ao Benfica com a cotação em alta e com vários clubes interessados no seu concurso entre os quais Real Madrid, Chelsea e Inter de Milão. O número 20 dos encarnados confirmou a existência de interessados e apenas garante a presença no plantel até à próxima reabertura do mercado de transferências: «Falaram-me que tinha havido clubes interessados, mas não sei muito sobre isso, Quero ficar no Benfica até Dezembro, depois veremos...». No entanto, Di María tem o pensamento numa boa temporada de águia ao peito: «Quero jogar no Benfica e considero que, agora, tenho mais possibilidades. Sinto-me melhor preparado».

CRISTIANO RONALDO: "FUI INGÉNUO"

No rescaldo de um folhetim que encheu páginas de jornais ao longo do defeso, Cristiano Ronaldo concedeu uma entrevista a admitir que a sedução do Real Madrid prejudicou, por momentos, a sua clarividência. De qualquer forma, garante, nunca quis sair a mal do Manchester United.
«Assumo total responsabilidade pelo que disse publicamente, que talvez tenha sido um pouco ingénuo. Disse apenas o que pensava: tenho o sonho de jogar no Real Madrid e pensei que tinha chegado a minha hora de partir. As pessoas não podem ficar chateadas por eu querer concretizar um sonho de infância», disse, à Inside United Magazine.
O extremo luso considerou, na altura, que a conquista do título europeu seria a despedida ideal do Man. United: «Sabia que o Real Madrid estava interessado em mim e que eles tinham, alegadamente, apresentado uma proposta substancial. Durante algum tempo, quis que o United aceitasse. Se não tivessemos sido campeões europeus, eu provavelmente nem teria pensado em ir para Madrid. Não quero sair contra a vontade do Man. United.»
«Sou 100 por cento profissional e dei sempre o meu coração e a minha alma pelo clube. Se algum dia sair, quero fazê-lo sabendo que fiz tudo que podia para ajudar o clube a vencer o maior número de títulos possível», rematou Cristiano Ronaldo.

TÍTULOS

Sporting: muitas ausências em véspera de folgas; Stojkovic e seis juniores na lista para a Champions
US Open: Djokovic e Federer discutem acesso à final
Sub21: Ganhar à Inglaterra hoje em Wembley ou Caçador vai embora
Di María de cabeça à roda (Record)
FC Porto: Baía arrasa Scolari (O Jogo); Inaugurado novo complexo da constituição (Vitalis Park)

Benfica: Reyes já trabalha com bola

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Selecção Nacional: Danny com traumatismo no joelho
Danny esteve esta manhã ausente dos trabalhos da selecção, que decorrem na Praia D'El Rey, em Óbidos. O extremo do Zenit sofreu um traumatismo no joelho e não treinou por precaução. Saiba mais notícias sobre as Sel. Nacionais

Sporting: Liedson ausente do arranque do treino
O Sporting não contou ainda com Liedson no treino matinal desta quinta-feira, pelo menos nos quinze minutos iniciais, período aberto à comunicação social. Estiveram presentes apenas 14 jogadores.

Benfica: Léo e Reyes no relvado
Reyes foi uma das presenças no treino do Benfica desta quinta-feira, apesar do traumatismo que sofreu no joelho no apronto de ontem. Presença notada foi também a de Léo, que saiu lesionado no encontro frente ao FC Porto.

FC Porto: Mariano ainda ausente, Tarik a cumprir Ramadão
Apesar do patrão estar fora, mais precisamente em Nyon, Suíça, num encontro de treinadores de elite, promovido pela UEFA, não foi dia santo na loja do Olival, onde os dragões trabalharam esta manhã sob as ordens de José Gomes, Rui Barros e João Pinto, adjuntos de Jesualdo Ferreira.
O facto mais saliente é o regresso aos treinos no terreno do internacional marroquino Tarik, sujeito a tratamento especial dado que, sendo muçulmano, está no período do Ramadão, podendo apenas alimentar-se e de forma moderada, apenas quando o sol se põe.
O clube respeita escrupulosamente os sentimentos religiosos de Tarik e acompanha-o cuidadosamente, dado que, naturalmente perde forças. Ontem, o jogador apenas trabalhou no ginásio e hoje juntou-se aos 13 companheiros com que conta o plantel neste momento, trabalhando, aparentemente, pelo menos, sem quaisquer problemas.
O internacional argentino Mariano, a contas com uma lesão no joelho esquerdo, sofrida na partida com o Belenenses (2-0), trabalha em campo, mas ainda de forma condicionada. Apesar de tudo, acredita-se que será possível a sua recuperação para a próxima partida do FC Porto, com os turcos do Fenerbahçe, a primeira da fase de grupos da Liga dos Campeões, no próximo dia 17, no Estádio do Dragão.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

LUÍS FILIPE VIEIRA IGNORAVA QUE ESTAVA A VIOLAR A SUSPENSÃO

LFV parece ter agido de boa fé
Luís Filipe Vieira não teve «nenhuma intencionalidade em violar o castigo» de dois meses de suspensão que lhe foi imposto pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes. É o director de comunicação do Benfica quem o assegura depois de se ter noticiado que o FC Porto apresentou uma queixa contra o presidente da Luz por ter falado com o árbitro Jorge Sousa no fim do clássico. De resto, o presidente do Benfica apenas teve uma atitude que, segundo o mesmo director, se impunha naquela situação: a apresentação de um pedido de desculpas depois da atitude do adepto benfiquista que já é conhecido como Diabo.

SELECÇÃO JÁ TRABALHA: QUEIROZ AMBICIOSO

Em conferência de imprensa, Carlos Queirós demonstrou toda a sua ambição: «A única coisa que nos interessa é pensar no primeiro lugar. Temos de começar por somar os três pontos em Malta, depois pensar no jogo com a Dinamarca. Cada dia, cada jogo, cada problema uma solução diferente».
Fazendo uma primeira antevisão sobre o primeiro adversário, Carlos Queirós, referiu que «Conhecemos Malta, sabemos que é um adversário que vai tentar complicar a explanação do nosso jogo e vai tentar surpreender a equipa portuguesa em contra-ataque. Vamos procurar não cometer erros, estarmos em permanente concentração durante o jogo e marcar golos. É bom começar e acabar bem, sobretudo acabar.
A qualificação é uma competição curta, em que não há margem para erros, não há tempo a perder. Não há tempo para pedir, nem dar explicações. Temos de nos preparar bem e fazer tudo por tudo para somar os seis pontos [nestes primeiros 2 jogos]».
Recorde-se que Portugal enfrenta Malta no próximo dia 6 de Setembro, abrindo assim a campanha rumo ao Mundial 2010, jogando poucos dias depois em casa, frente à Dinamarca.

INÍCIO DOS TRABALHOS SEM DECO
Entretanto, os seleccionados cumpriram ontem ao final da tarde o seu primeiro treino tendo em vista os jogos da fase de qualificação do Mundial’2010 que se aproximam. Além de Deco, que já estava autorizado pela FPF a apresentar-se mais tarde em Óbidos, Carlos Queiroz não contou no relvado anexo ao Hotel Marriot com João Moutinho, Yannick Djaló e Pedro Mendes que permaneceram no hotel a cumprir programa específico de treino, estando prevista a sua inclusão junto dos restantes seleccionados já a partir de amanhã. No mais, a selecção iniciou os trabalhos cerca das 17 horas, uma sessão aberta ao público e que foi presenciada por cerca de 300 adeptos. Ao longo de hora e meia, Carlos Queiroz explorou as movimentações ofensivas, com exercícios de pressão, posse de bola e remate. Nani marcou dois golos e Miguel, Antunes, Nuno Gomes e Paulo Ferreira, um cada.

O OUTRO MANCHESTER PERDE A CABEÇA POR C. RONALDO

O novo proprietário do Manchester City quer construir a melhor equipa do mundo
Depois de contratar Robinho no último dia de mercado, os novos donos do rival Manchester City assumem que o internacional português será o grande alvo do mercado, em Janeiro. O objectivo é formar a melhor equipa planetária, com estrelas como Ronaldo, Villa e Henry, para conquistar a Liga dos Campeões para o outro clube de Manchester.
Sulaiman Al-Fahim, do Grupo Abu Dhabi United, quererá saber na reabertura de mercado se Ronaldo está a ser sério na sua intenção de se mudar para o melhor clube do mundo. Porque, garante, o City será maior do que o Real Madrid e do que o United. «Real Madrid avaliou o negócio em cerca de 110 milhões de euros, mas um jogador como ele, para realmente o comprarmos, vai custar bastante mais. Estou a pensar em qualquer coisa como 165 milhões. E por que não? Vamos ser o maior clube do mundo!», atirou.
Al-Fahim não se contenta com menos do que 18 jogadores: «Não vamos comprar qualquer um, mas se pudermos ter os melhores do mundo e o treinador os quiser, então vamos tê-los.»
O Manchester United, através de um porta-voz, já reagiu às declarações do responsável. «Já dissemos claramente durante o Verão que não está à venda», afimou o responsável dos red devils

1º SUMARÍSSIMO: 2 JOGOS PARA LUISÃO

A Comissão Disciplinar da Liga puniu esta terça-feira Luisão com dois jogos de castigo e mil euros de multa. A pena, atribuída em processo sumaríssimo, retira o defesa central do Benfica dos próximos dois jogos, com Paços de Ferreira e Sporting.
A decisão da Comissão acontece com base nas imagens difundidas pela SporTV logo no início do clássico de sábado à noite, onde é nítida a cotovelada de Luisão em Sapunaru. Segundo o despacho de indiciação, Luisão «atinge com o cotovelo a cara de Cristian Sapunaru, que se ajoelhou posteriormente no relvado, colocando a integridade física e a saúde do atleta adversário em perigo, e revelando intencionalidade nesta prática uma vez que a protagoniza em momento do jogo em que não há qualquer disputa de bola entre os intervenientes, antes se aguardava a marcação de um pontapé de canto a favor da equipa do jogador agredido».
Esta é o primeiro processo sumaríssimo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga esta temporada. No entanto, este procedimento tem sido relativamente comum em épocas transactas. De acordo com os regulamentos, aplica-se sempre que existe lesão do jogador atingido de forma violenta pelo adversário e apenas em lances que os árbitros não puderam observar (artigo 172, ponto 5 do regulamento disciplinar).
Ainda de acordo com o acórdão, as imagens e as declarações da equipa de arbitragem, prestadas na Comissão Disciplinar, confirmam que não observaram o lance.
A CD entendeu que Luisão quis de facto atingir Sapunaru daquela forma. Ou seja, com dolo, algo «intolerável à luz das regras aceites e exigidas de fair-play».
Nestes casos, é aplicável o artigo 120, número um, do Regulamento Disciplinar. A pena varia entre um e cinco jogos de suspensão e uma multa entre 500 e 5000 euros. A CD decidiu sugerir dois jogos e mil euros. O Benfica tem agora 48 horas para dizer se aceita ou contesta o castigo sumaríssimo.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A GAFFE (OU INGRATIDÃO?) DE QUARESMA: O FC PORTO NÃO É UM GRANDE CLUBE

Quaresma já não se lembra da mística portista
A gaffe do dia acontece em Milão, onde Ricardo Quaresma demonstra alguma ingratidão para com o clube que o recolocou na ribalta do futebol europeu: o FC Porto. O rei da trivela parece ter esquecido os 15 quilos a mais que trouxe de Barcelona quando se apresentou no FC Porto, parece ter colocado para trás das costas os tempos em que a atitude de vedeta que sempre demonstrava lhe toldava o rendimento, atitude essa que foi corrigida gradualmente pelos técnicos azuis, processo que resultou na sua explosão definitiva. O FC Porto, que tem mais presenças na Champions League do que o Inter, não parece preencher os requisitos de grande clube do atleta, que, à chegada a Milão, expressou toda a sua "tranquilidade", afirmando que a sua ambição sempre foi a de "voltar a um grande clube".
Ricardo Quaresma afirmou ainda ter estado sempre «muito tranquilo», mesmo quando só treinava no F.C. Porto, sem jogar, e a sua fotografia aparecia em todos os jornais, na novela do Verão do mercado futebolístico. Mesmo assim, sentiu-se um pouco «ansioso». Acima de tudo, disse esta terça-feira em conferência de imprensa, manteve sempre a confiança «na pessoa que estava a tratar do assunto». Ou seja, no empresário Jorge Mendes.
Quaresma explicou então a razão principal para a mudança da Invicta para Milão: «Nunca escondi que um dos meus objectivos era voltar a um grande clube, é um sonho estar aqui», afirmou. O extremo não deixou de agradecer ao F.C. Porto «por tudo» o que passou no clube. É caso para dizer: Com pequenos clubes assim (FCP), quem precisa de grandes...
PELÉ: VIM PARA UM GRANDE CLUBE!
Pelé realizou nesta terça-feira o seu primeiro treino no FC Porto. O médio, transferido para os dragões no âmbito da transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão, diz que é portista desde pequenino e que José Mourinho lhe disse que espera dele «bons êxitos». Apontado como a solução dos dragões para o lugar de Paulo Assunção, o internacional sub-21 português refere no início do seu «ciclo» que conta com «bons resultados».
«Saí de uma grande equipa, mas também ingressei noutra». É assim que Pelé assegura que está satisfeito com a mudança do Inter para o FC Porto. Antes do treino matinal dos dragões, no habitual contacto de um jogador com os jornalistas, o médio aponta que o plantel portista «também tem estrelas» e que «não not[ou] diferenças» relativamente ao emblema de Milão.O internacional português promete «trabalhar e dar o máximo», referindo a expectativa de «conseguir uma boa integração na equipa» para assim poder fazer «uma época feliz e ser campeão». Pelé confessa «o intuito de jogar bem e com regularidade», sonhando já com uma chamada à Selecção principal.«Mourinho acredita em mim e disse-me que espera que eu tenha bons êxitos», conta ainda o último reforço do defeso dos campeões nacionais.Pelé salienta também que é «adepto do Porto» e revela que, quando estava a representar o Benfica, até tinha «um cachecol do FC Porto no quarto».

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

SPORTING JÁ É LÍDER

SP. BRAGA 0-1 SPORTING
O Sporting subiu ao primeiro lugar da Liga Sagres ex-aequo com o Nacional, depois de bater o Sp. Braga na pedreira por 1-0, com golo de Postiga aos 4 minutos da primeira parte.
Foi um jogo disputado, em que os leões exerceram algum controlo a partir das acções de Moutinho e Rochemback. O Braga começou o jogo praticamente a perder, num lance no limite do fora-de-jogo, Abel sobe na direita até à linha de fundo, depois de um passe a rasgar de Derlei e cruza para Helder Postiga, no miolo da grande área atirar com a bola a tabelar ainda num defesa arsenalista e a cair no fundo das redes. É o primeiro golo do ex-portista com a sua nova camisola e logo uma golo decisivo.
Na segunda parte, o Braga teve algumas oportunidades, depois de subir no terreno, mas a não conseguir mais do que dar espaços ao Sporting para, em contra-ataque, quase sentenciar o jogo antes dos 90 minutos. Nos minutos finais, depois de se ver reduzida a dez unidades depois de expulsão de João Pereira, os contra-ataques dos leões intensificaram-se, mas o resultado não se alterou.
Braga: Eduardo, João Pereira, Moisés, Alberto Rodríguez, Evaldo, Frechaut, Alan, Matheus (César Peixoto), Luís Aguiar (Márcio Mossoró), Meyong (Renteria), Roland Linz.
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Caneira, Grimi, João Moutinho, Rochemback, Izmailov, Romagnoli (Miguel Veloso), Derlei (Vukcevic), Helder Postiga (Tituí).
Árbitro: Bruno Paixão
Marcadores: Helder Postiga (3 min.)
Marítimo 0-1 V. Guimarães
No outro jogo disputado hoje para a segunda jornada da Liga Sagres, o V. Guimarães foi à Madeira vencer o Marítimo por 1-0, com golo de Roberto aos 15 minutos de jogo.

TERMINA O MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS: ÚLTIMAS INSCRIÇÕES

Liga Sagres
F.C. Porto: Pelé (Inter)
Sp. Braga: Januário (ex-júnior)
Belenenses: Richard Porta (Siena), Edimilson (Pandurii) e Wender (Sp. Braga)
Paços de Ferreira: Guedes (Penafiel) e André Pinto (Marítimo)
Rio Ave: Ribeiro
Trofense: Sidney (Al-Khaleej) e Paulinho (V. Setúbal)
Estrela da Amadora: Varela (Huelva) e Luís Vidigal (Livorno)

Liga Vitalis
Beira Mar: João Moreira (Valência)
Sp. Covilhã: Roma (Beira Mar), Fábio Ervões (Ermesinde) e Bura (Portimonense)
Desp. Aves: Romeu (Paços Ferreira)
Gil Vicente: João Coimbra (Marítimo) Kazim (Sp. Braga) e Rodrigo Galo (Avaí)
Estoril: Tiago Conceição (Belenenses), Carlitos Seidi (Ceuta), Manuel Curto (Rio Maior) e Andrés Aimar (At. Aldosivi)
Feirense: Elvis (ex-júnior)
U. Leiria: Koulibaly (Al-Nassr), Khalfaoui (Stade Tunisien) e Tiago Correa (Sertãozinho) Gondomar: Djiba (Trofense)
Varzim: Mendonça (Belenenses)
Olhanense: Rodrigo Diáz (Argentinos Juniors)
Portimonense: Luís Loureiro (Boavista)

PELÉ JÁ CHEGOU

Pelé será o último reforço do FC Porto para a temporada que acabou de começar. O médio, avaliado em seis milhões de euros, foi integrado no negócio da transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão que se concretizou ontem, depois de quatro meses de impasse, de avanços e recuos e duras negociações.
Pelé já está no Porto. Chegou ontem ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas 22h25, sozinho, bem disposto ainda que pouco à vontade e com três malas que devem ter a bagagem suficiente para os primeiros dias na Invicta. O médio foi recebido por António Alberto, colaborador de Jorge Mendes - empresário de Pelé e Quaresma - na Gestifute e, apesar de se revelar reservado, foi reconhecido por um adepto portista que lhe garantiu, ao longe: "Não te vais arrepender, fizeste uma boa escolha".
NEGÓCIO PODE RENDER MAIS DE 30 MILHÕES AO FC PORTO
O negócio prevê o pagamento de 18,6 milhões de euros por parte do clube italiano, o que, somado aos seis milhões pelos quais Pelé foi avaliado, totaliza 24,6 milhões de euros à cabeça. Contudo, este valor pode ainda ser significativamente inflacionado, uma vez que o contrato assinado entre o Inter e o FC Porto prevê a existência de prémios pelo desempenho do jogador que podem atirar o valor final para lá dos 30 milhões de euros.
Quaresma nunca poderá vir para o Benfica
Igualmente previsto está que no caso de um eventual regresso de Quaresma a Portugal, o seu destino seja o FC Porto. Uma precaução que leva em consideração as boas relações entre o Inter e o Benfica, como ficou evidente pela recente cedência do avançado Suazo aos encarnados.Quaresma viajou ontem para Itália, sensivelmente à mesma hora a que Pelé voava para Portugal. Hoje de manhã, enquanto o extremo realiza exames médicos em Itália, o médio fará o mesmo no Porto, prevendo-se que ambos assinem contratos com os respectivos clubes com uma duração de cinco anos.Assim, o FC Porto encerra esta fase de inscrições com um saldo final francamente positivo, tendo investido 26,6 milhões de euros em reforços enquanto conseguia realizar 49,4 milhões de euros em vendas.

LIGA SAGRES: BRAGA - SPORTING É O PRATO FORTE DO FINAL DA 2ª JORNADA


Completa-se hoje a segunda jornada da Liga, com dois jogos que envolvem equipas com estatuto europeu. A partir das 19.15, nos Barreiros, o Marítimo, única equipa que ainda não se estreou a marcar, recebe o V. Guimarães, num duelo entre dois parceiros de aventura na Taça UEFA. Duas horas depois, em Braga, começa o Sp. Braga-Sporting, com as duas equipas apostadas em chegar à liderança, estatuto que para já é pertença exclusiva do Nacional.

Até ver, o ponto alto da jornada esteve no empate entre Benfica e F.C. Porto, este sábado, na Luz, no clássico mais escaldante do futebol português. Mas houve mais. No domingo o Nacional bateu a Naval por 2-1, já este domingo, e ascendeu à liderança da Liga 2008/09. O Leixões foi vencer à Trofa e a Académica ganhou em Coimbra ao Rio Ave. Na sexta-feira, Belenenses e P. Ferreira já tinham empatado no Restelo.

2ª JORNADA

SEGUNDA-FEIRA:
Sp. Braga-Sporting, 21.15 horas
Marítimo-V. Guimarães, 19.45 horas
DOMINGO:
Nacional-Naval, 2-1
Trofense-Leixões, 1-2
Académica,-Rio Ave 1-0
V. Setúbal-E. Amadora 1-0
SÁBADO:
Benfica-F.C. Porto, 1-1
SEXTA-FEIRA:
Belenenses-P. Ferreira, 2-2

domingo, 31 de agosto de 2008

PREMIER LEAGUE: CHELSEA MARCA PASSO

O Chelsea, versão Scolari, já não soma vitórias em todos os jogos disputados na Premier League. Este domingo os «blues» perderam os primeiros pontos na presente época, ao empatarem a uma bola na recepção ao Tottenham.
O Chelsea, com Ricardo Carvalho, Bosingwa e Deco de início, inaugurou o marcador aos 27 minutos. Belletti, que passou de dispensado a titular no meio-campo, desviou um canto de Deco com o pé esquerdo. Um minuto antes Essien tinha atirado à barra, com uma «bomba» de fora da área. Os «Spurs» empataram já em período de descontos da primeira parte, com Bent a aproveitar um corte infeliz de Lampard e a bater Petr Cech.
No segundo tempo a equipa orientada por Scolari tentou o golo do triunfo, mas não esteve bem ofensivamente, com Anelka a mostrar-se muito perdulário.
Bosingwa viu o cartão amarelo a cinco minutos do fim, por falta sobre Bale, uma das figuras em destaque da equipa de Juande Ramos. Na primeira parte tinha sido Deco a ser admoestado, após falta sobre o ex-colega Giovani dos Santos.
Resultados e marcadores da terceira jornada
No sábado: Bolton-West Bromwich, 0-0
Hull City-Wigan, 0-5 (Ricketts, 3, p.b.; Valência, 12; Zaki, 62 e 81; Heskey, 64)
Everton-Portsmouth, 0-3 (Peter Crouch, 68; Glen Johnsson, 40; Jermaine Defoe, 12)
Middlesbrough-Stoke City, 2-1 (Afonso Alves, 37; Sanli, 85) (Hoyte, 71, p.b.)
West Ham-Blackburn, 4-1 (Davenport, 12; Veijeany, 20, p.b.; Bellamy, 90; Cole, 90) (Roberts, 22)
Arsenal-Newcastle, 3-0 (Van Persie, 18, g.p., e 41; Denilson, 59)
Este domingo: Chelsea-Tottenham, 1-1 (Belletti, 27m) (Bent, 45m)
Sunderland-Manchester City
Aston Villa-Liverpool

DEFINITIVO: QUARESMA NO INTER, PELÉ NO FC PORTO

Está encontrado o substituto de Paulo Assunção: Pelé é do FC Porto!
Agora é mesmo oficial: a Gestifute, do empresário Jorge Mendes, acaba de confirmar a transferência de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão, envolvendo o ingresso de Pelé no F.C. Porto. Em comunicado, a empresa que representa os dois jogadores explica que Quaresma estará nesta segunda-feira em Milão. Aqui fica a nota, na íntegra:
«Ricardo Quaresma vai ser jogador do Inter de Milão e Pelé vai representar o FC Porto. Está consumada a transferência do número sete portista para a equipa de José Mourinho, num negócio que envolve a cedência, definitiva, de Pelé ao clube português. O acordo entre os clubes foi consumado neste domingo e conduzido por Jorge Mendes, proprietário da Gestifute.
O fantasista que até agora vestia de azul-e-branco estará em Milão já nesta segunda-feira, para ser submetido aos habituais exames médicos e para formalizar o seu contrato com o Inter de Milão.
Parte integrante deste negócio é Pelé. O promissor médio, internacional Sub-21, vai trocar a equipa italiana pela portuguesa e também ele estará já nesta segunda-feira no Porto, para cumprir, igualmente, testes físicos.»

FC PORTO NÃO APROVEITA

BENFICA 1-1 FCPORTO
É verdade que o FC Porto dominou durante praticamente 90 minutos, que Jesualdo até deu lição táctica a Quique na primeira parte, mas o que é certo é que os campeões nacionais foram incompetentes na forma como não mataram um jogo que tinha tudo para se transformar num passeio. Foi assim o jogo da Luz. O FC Porto dominou a contenda mesmo a jogar contra onze, tendo desperdiçado oportunidades (destaque para perdidas de Lisandro) para matar o resultado e tendo visto Helton com erro clamoroso a permitir o golo de Cardoso.
Com a inclusão de um jogador a mais no miolo do meio campo (Fernando)por parte do FC Porto, o meio campo do Benfica viu-se manietado nas suas principais unidades, Aimar e Martins. Quique tinha percebido que o Benfica precisava de fazer pressão alta para poder empurrar o FC Porto para trás, mas a cambiante táctica de Jesualdo, com uma unidade "extra" veio virar o jogo a favor dos campeões nacionais. Junte-se a este aspecto a atitude de Katsouranis, que pareceu ter escolhido este clássico para dizer aos dirigentes encarnados que joga contrariado. O penalty sobre Lucho, aos 10 minutos, foi infantil, como foi a falta desnecessária que originou o segundo amarelo, sobre Rodriguez, já na segunda parte.
A expusão do internacional grego, a juntar a problemas físicos incompreensíveis numa equipa de alta competição, tornaram o Benfica numa equipa a suspirar pelo apito final. Os encarnados arrastaram-se então pelo relvado, fecharam-se na sua defesa e complicaram a tarefa de um FC Porto trapalhão na busca do golo da vitória. Nem Hulk, nem Candeias vieram trazer o que fazia falta e o jogo terminou com um justo empate, dadas as circunstâncias.

BENFICA: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis; Léo (Ruben Amorim), Reyes, Yebda, Carlos Martins, Di Maria, Aimar (Nuno Gomes); Cardoso (Sidnei)
FC PORTO: Helton, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Fucile; Fernando (Hulk), Tomás Costa (Guarín), Lucho Gonzalez, Raul Meireles (Candeias); C. Rodriguez, Lisandro
Árbitro: Jorge Sousa
Marcadores: Lucho de g.p. (11 min.); Cardoso (56 min.)