sábado, 20 de setembro de 2008

VUKCEVIC BATE COM A PORTA

Simon Vukcevic, jogador do Sporting, assumiu no final do jogo com o Belenenses que pretende encerrar a etapa da sua carreira em Alvalade. Depois de o Sporting ter recusado a sua presença na flash interview da Sport TV, o jogador foi claro perante os jornalistas que o aguardavam na zona mista:
«Decidi que vou sair em Dezembro. Hoje joguei mais do que quatro minutinhos. Joguei mais do que em toda a temporada, mas não estou aqui para falar do jogo. Eu só queria jogar e ajudar a equipa, mas isso pelos vistos é mau aqui. É uma situação muito difícil para mim, mas vou dizer ao clube que decidi sair em Dezembro. É difícil para mim, mas vou sair. Muito obrigado aos adeptos pelo apoio que me deram sempre, mas assim não podia continuar. Que esta seja a melhor solução para o Sporting, ao qual desejo tudo de bom.»
Desmentindo a existência de acordo com outro clube: «Ainda não tenho clube, mas tenho três meses para o encontrar. Não quero é estar mais tempo sem jogar»
Comentando as palavras de Paulo Bento, antes do jogo com o Belenenses, acentuando a necessidade de pôr o «nós» à frente do «eu», no que foi interpretado como uma alusão à atitude de Vukcevic:
«Não percebo essas palavras. Nunca estive acima do clube e da equipa e sempre o mostrei ao longo do ano passado.».
LIGA SAGRES: SPORTING BATE BELENENSES (2-0) COM GOLO EM FORA DE JOGO
O Sporting venceu o Belenenses por 2-0, num jogo desinteressante, onde o único ponto de interesse terá sido a entrada de Vukcevic, muito aplaudida pelos sócios e adeptos leoninos.
Na primeira parte o golo de Hélder Postiga foi o único momento interessante do jogo. A partida decorria morna e o avançado português aproveitou a desconcentração da defesa do Restelo para inaugurar o marcador. O lance suscita polémica porque Postiga partiu de uma situação de fora-de-jogo para a finalização.No Belenenses não havia argumentos para perturbar as redes de Rui Patrício. E no meio-campo leonino o argentino Romagnoli arrastava-se em campo num dia mau. Faltava dinâmica e emoção ao encontro.
As bancadas de Alvalade, com quase 27 mil espectadores, animavam-se com o aquecimento de Vukcevic, trunfo que Paulo Bento só lançaria no início da segunda parte. Os adeptos aplaudiram efusivamente o internacional montenegrino já enquanto este preparava os músculos para entrar em jogo num recado claro ao treinador que tem insistido em relegá-lo para posição secundária.
Logo no arranque do segundo tempo, o Sporting ganhou oportunidade para "matar" o jogo. Maykon travou Postiga na grande área de Júlio César e o árbitro Elmano Santos assinalou a devida grande penalidade. Foi a Romagnoli quem competiu fazer o 2-0 da marca de castigo máximo.Na resposta os azuis de Belém conseguiam a primeira ocasião de golo com Silas a obrigar Rui Patrício a uma grande defesa após remate cruzado.A bola bateria de novo no fundo das redes de Júlio César, com Yannick Djaló a apontar o terceiro tento, logo anulado por fora-de-jogo. Os leões adormeciam à sombra de tantas facilidades. Valia a atenção de Rui Patríco que voltava a negar o golo ao Belenenses após remate de Mano no seguimento de um cruzamento de Maykon.
Ainda antes do apito final Postiga falhou flagrantemente, após passe de João Moutinho, mas, mesmo que tivesse marcado, o golo não valeria, porque o auxiliar assinalou um fora-de-jogo inexistente.
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Caneira, Rochemback (67' Miguel Veloso), João Moutinho, Romagnoli (83' Pereirinha), Izmailov (46' Vukcevic), Yannick Djaló e Hélder Postiga
GOL0S: Hélder Postiga (33'); Romagnoli (50', penálti);
Belenenses: Júlio César, Carciano, Alex, Matheus, Mano, Gabriel Gómez, Silas, Zé Pedro, Maykon (78' Vanderlei), Wender (78' João Paulo) e Porta (71' Roncatto)

SCOLARI QUER TER CRISTIANO RONALDO NO CHELSEA


O MIND GAME DE SCOLARI A 24 HORAS DO CHELSEA-MANCHESTER

O brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador de Portugal e actual treinador do Chelsea, "abriu a porta" à contratação do português Cristiano Ronaldo, avançado do rival Manchester United, que hoje qualificou como um “dos três melhores futebolistas do Mundo". "Talvez na próxima época esteja de novo comigo. Se quiser mudar-se, a porta está aberta. Quando cheguei a Portugal, Ronaldo era um miúdo de 17 anos. Hoje, é um dos três melhores futebolistas do Mundo", sustentou Scolari. Os comentários do técnico, que já orientou Cristiano Ronaldo quando desempenhava as funções de seleccionador de Portugal, surgem a dois dias do confronto com o Manchester United, que bateu o Chelsea na época passada na luta pelo título inglês e europeu."Ele melhorou muito nestes últimos cinco ou seis anos. Consigo vê-lo como capitão da selecção portuguesa, porque possui confiança para isso. Ajuda os colegas e tem uma boa atitude, tanto dentro como fora do campo", disse o técnico brasileiro.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SPORTING: PAULO BENTO CHAMA VUKCEVIC

Simon Vukcevic foi convocado para o jogo com o Belenenses

O Sporting recebe amanhã o Belenenses em Alvalade, um jogo que, segundo Paulo Bento, será encarado pela formação leonina com mentalidade vencedora, não obstante a recente derrota em Camp Nou. «A equipa não ficou afectada de forma nenhuma até porque a consistência e qualidade que demonstrámos antes de Barcelona são suficientes para encarar este jogo com optimismo», afirmou o técnico.
Em relação à recuperação de Liedson e à sua condição física para jogar, Paulo Bento reiterou o que o avançado brasileiro já tinha dito: «Está a treinar há uma semana com a equipa, após quatro meses de paragem... está apto para treino mas não para competir». E acrescentou: «Não vamos queimar etapas nem correr riscos». De regresso às convocatórias está Vukcevic. Em conferência de imprensa, escusando-se a referir nomes, o treinador deixa no ar a ideia da real existência de problemas entre ambos. «Todos me dão garantias de poder jogar sempre que fazem o que eu pretendo e o que eu pretendo é que ponham sempre os interesses do colectivo à frente dos interesses individuais», começou por afiançar Paulo Bento, sublinhando: «É muito fácil trabalhar comigo se pusermos o nós à frente do eu, se fizermos o contrário, assumo que é muito difícil».
Além de Vukcevic, também foram chamados o defesa central Daniel Carriço e o lateral esquerdo brasileiro Ronny, assim como o guarda-redes Ricardo Baptista, que se estreia nas convocatórias leoninas em jogos oficiais. De fora dos eleitos ficam o avançado brasileiro Derlei e o lateral esquerdo argentino Grimi, devido a lesão, e o médio Adrien e os guarda-redes Tiago e Stojkovic, apenas por opção técnica.

Lista dos 19 convocados:- Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Baptista- Defesas: Daniel Carriço, Anderson Polga, Pedro Silva, Ronny, Caneira, Tonel e Abel- Médios: Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, Pereirinha, Rockemback, João Moutinho e Romagnoli- Avançados: Yannick, Hélder Postiga e Rodrigo Tíui.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

TAÇA UEFA: SALDO NEGATIVO PARA PORTUGAL

BRAGA ESTÁ QUASE LÁ
O Sporting de Braga venceu o Artmedia por 4-0 com um hat-trick de Meyong. Evaldo apontou o outro golo na primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Um resultado gordo que deixa a equipa de Jorge Jesus tranquila para a partida na Eslováquia. Os arsenalistas deverão confirmar na segunda-mão a passagem à Fase de Grupos da competição.

GUIMARÃES DEMASIADO CURTO
O Vitória de Guimarães perdeu por 2-0 frente ao Portsmouth na primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. A equipa portuguesa não conseguiu marcar no reduto dos ingleses, nem de penálti, com Fajardo a atirar por cima. Valeu Nilson para evitar uma derrota mais pesada. O guarda-redes defendeu uma grande penalidade e foi o melhor jogador do Vitória.

VITÓRIA DE SETÚBAL EMPATA-SE EM ALVALADE
O V. Setúbal empatou com os holandeses do Herenveen a uma bola (1-1), num jogo em que Leandro Lima (lembram-se?) foi o melhor em campo.

MARÍTIMO: O ÚNICO A PERDER EM CASA
O Marítimo foi demasiado curto para um Valência qb, que leva uma vantagem confortável da Madeira. Resultado: 0-1.

TODOS OS RESULTADOS DA 1ª MÃO DA 1ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA UEFA
FC Moscovo (Rus)-FC Copenhaga (Din), 1-2 (Samedov, 89)(Nordstrand, 45. g.p.; Sionko, 90)
Litex (Bul)-Aston Villa (Ing), 1-3 (Popov, 10) (Reo-Coker, 45; Barry, 72, g.p.; Petrov, 90)
Cherno More Varna (Bul)-Estugarda (Ale), 1-2 (Dyakov, 42) (Gomez, 66 e 81)
Hapoel Telavive (Isr)-Saint-Etienne (Fra), 1-2 (Lala, 88) (Payet, 7; Feindouno, 60)
Slaven Belupo (Croa)-CSKA Moscovo (Rus), 1-2 (Juric, 42) (Vágner Love, 82 e 89 gp) Ostrava (Che)-Spartak Moscovo, 0-1 (Bolf, 56 pb)
Brann Bergen (Nor)-Deportivo (Esp), 2-0 (Bjarnason, 22 gp; Solli, 37)
Feyenoord (Hol)-Kalmar (Sue), 0-1 (Elm, 72)
Hamburgo (Ale)-Unirea Urziceni (Rom), 0-0
Nancy (Fra)-Motherwell (Esc), 1-0 (Berenguer, 42)
Omonia Nicosia (Chi)-Manchester City (Ing), 1-2 (Duro, 49) (Jô, 59 e 72)
Portsmouth (Ing)-V. Guimarães (POR), 2-0 (Diarra, 39; Defoe, 59)
Wolfsburgo (Ale)-Rapid Bucareste (Rom), 1-0 (Grafite, 45) Slavia Praga (Rep. Che)-FC Vaslui (Rom), 0-0
Austria Viena (Aus)-Lech Poznan (Pol), 2-1 (Schiemer, 63 e 76) (Rengifo, 65)
Besiktas (Tur)-Metalist Kharkiv (Ucr), 1-0 (Holosko, 51)
Zilina (Eslvq)-Levski Sofia (Bul), 1-1 (Vladavic, 48 gp) (Joãozinho, 63)
NEC (Hol)-D. Bucareste (Rom), 1-0 (Beukering, 61)
Poli Timisoara (Rom)-Partizan (Ser), 1-2 (Bucur, 26) (Tosic, 33; Bogunovic, 65) Bellinzona (Sui)-Galatasaray (Tur), 3-4 (Lustrinelli, 32; Sermeter, 47; Rocca, 89) (Kewell, 38; Baros, 52 e 80; Lincoln, 90)
Kayserispor (Tur)-PSG (Fra), 1-2 (Toledo, 87) (Kezman, 5; Luyindula, 90)
Young Boys (Sui)-Club Brugge (Bel), 2-2 (Schneuwly, 16; Doumbia, 88) (Sonck, 36; Clement, 72)
Santander (Esp)-Honka (Fin), 1-0 (Pereira, 46)
Milan (Ita)-Zurique (Sui), 3-1 (Jankulovski, 45; Pato, 56; Borriello, 73) (Djuric, 78)
B. Dortmund (Ale)-Udinese (Ita), 0-2 (Flores, 7; Inler, 34)
Brondby (Din)-Rosenborg (Nor), 1-2 (Kron-Dehli, 63) (Sapara, 29; Skjelbred, 56)
Dinamo Zagreb (Cro)-Sparta Praga (Rep. Che), 0-0
Sampdoria (Ita)-Kaunas (Lit), 5-0 (Bonazzolli, 14 e 22; Cassano, 36 e 57; Fornarolli, 90)
Sevilha (Esp)-Salzburgo (Aus), 2-0 (Capel, 6; Correira, 90)
Rennes (Fra)-Twente (Hol), 2-1 (Mbia, 37; Bocanegra, 49) (Denneboom, 12)
Borac (Ser)-Ajax (Hol), 1-4 (Lazovic, 51) (Sulejmani, 12; Suarez, 36; Huntelaar, 71 e 86)
Nápoles (Ita)-Benfica (POR), 3-2 (Vitale, 18; Denis, 20; Maggio, 56) (Suazo, 16; Luisão, 59)
Everton (Ing)-St. Liège (Bel), 2-2 (Yakubu, 23; Castillo, 38) (Mbokani, 9; Yobo, 35 pb) Tottenham (Ing)-Wisla Cracóvia (Pol), 2-1 (Bentley, 33; Bent, 73) (Jirsak, 35) Sp. Braga (POR)-Artmedia (Eslq), 4-0 (Evaldo, 3; Meyong, 18, 30 g.p. e 76) Marítimo (POR)-Valência (Esp), 21:00 V. Setúbal (POR)-Heerenveen (Hol), 21:00
Resultados de terça-feira:
APOEL Nicósia (Chi)-Schalke (Ale), 1-4 Nordsjaelland (Din)-Olympiakos (Gre), 0-2 Hertha (Ale)-St. Patricks (Irl), 2-0

BENFICA: DECISÃO ADIADA PARA A LUZ

TAÇA UEFA
NÁPOLES 3-2 BENFICA
O Benfica perdeu hoje no San Paolo em Nápoles por 3-2, depois de ter estado a vencer com golo de Suazo aos 16 minutos. A primeira oportunidade de golo do jogo foi do Nápoles, com o argentino German Dení­s a falhar à boca da baliza de Quim. Mas seria o Benfica a inaugurar o marcador, após uma falha defensiva dos italianos na abordagem a um cruzamento do ataque benfiquista. O internacional hondurenho estreava-se da melhor forma com a camisola das águias.
Durou pouco a vantagem dos portugueses e apenas dois minutos volvidos Vitale empatava o jogo depois de um remate de Marek Hamsik esbarrar contra um defesa encarnado. Mais dois minutos e o Nápoles passava para a frente com Hamsik a ser de novo protagonista na construção do lance e desta vez Dení­s não falhava, atirando para o fundo das redes de Quim a bola recebida dos pés do colega.
A defesa do Benfica estava perdida e o Nápoles quase chegava ao terceiro. Quique Flores tinha apostado num onze predominantemente ofensivo, com cinco homens de ataque, destacando-se Urreta como a novidade na equipa titular. No sector recuado o treinador preferia Sidnei ao central adaptado Katsouranis. Os italianos terminaram a primeira parte a pressionar as águias com mais posse de bola e mais hipóteses de golo. Mas só no segundo tempo é que conseguiram apontar o terceiro. Maggio fez um cruzamento da direita que bateu nas costas de Léo, enganando o guarda-redes Quim.A resposta do Benfica não tardou e surgiu já com Katsouranis em campo no lugar de Carlos Martins. Foi num lance de bola parada que Luisão aproveitou um ressalto de bola para fazer o segundo do Benfica a 30 minutos dos 90. Um golo que impulsionou a equipa de Quique Flores para a frente na procura do empate e que permitiu equilibrar o jogo.
Os últimos minutos decorreram em ambiente de grande emoção com os adeptos napolitanos calados nas bancadas do Estádio de São Paulo, no receio de um golo encarnado. Mas o tento da igualdade não chegou e fica tudo em aberto para a segunda-mão na Luz.

AGENDA

BENFICA
BALBOA ESPREITA LUGAR E BINYA PODE SER SURPRESA
Suazo e Di María vão ser os homens mais avançados no Benfica que sobe hoje ao San Paolo. Na defesa, a novidade será Sidnei no lugar de Katsouranis. Para o quarteto do meio-campo é que Quique Flores ainda não terá tudo completamente decidido.

SPORTING
VUKCEVIC E PAULO BENTO: SÁBADO PODE HAVER RECONCILIAÇÃO
O jogador não tem feito parte das opções, mas o técnico já afirmou contar com o montenegrino que não esconde o desagrado – via empresário – pela actual situação. Vukcevic espera a chamada às convocatórias, sabendo que será difícil a sua saída de Alvalade.

Sumaríssimo a Rodríguez rejeitado
LIGA MANTÉM SUSPENSÃO DE DOIS JOGOS A LUISÃO
A Comissão Disciplinar da Liga confirmou a suspensão de dois jogos ao defesa Luisão, do Benfica, rejeitando também a abertura de um processo sumaríssimo a Cristian Rodríguez, por uma alegada agressão a Nuno Gomes durante o clássico da segunda jornada.
FC PORTO
JESUALDO GOSTOU DO TRABALHO DOS PUPILOS
Jesualdo Ferreira gostou muito do que viu a sua equipa fazer no Estádio do Dragão. O timoneiro da turma portista ficou satisfeito com o rendimento do grupo no triunfo ante o Fenerbahçe (3-1) e garantiu não ter erros a apontar à formação. No final, o treinador ainda pediu o apoio dos adeptos do clube aos jogadores.

INDEMNIZAÇÃO A PINTO DA COSTA ALVO DE RECURSO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça da decisão do Tribunal da Relação do Porto de indemnizar, em 20 mil euros, Pinto da Costa, por detenção ilegal no âmbito do processo Apito Dourado.

CRISTIANO RONALDO REGRESSA MAS MU EMPATA
Cristiano Ronaldo voltou aos relvados após longa paragem devido a lesão, mas não foi feliz no regresso, pois o Manchester United acabou por não fazer melhor do que um empate (0-0) caseiro frente ao Villarreal, no arranque da Liga dos Campeões.

NÁPOLES - BENFICA
Quique Flores: «Não há favoritos»
ESPANHOL GARANTE ESTAR TUDO BEM NO BALNEÁRIO
O técnico espanhol do Benfica, Quique Flores, analisou hoje a partida de amanhã (20:00) frente ao Nápoles, referente à primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, afirmando que "não há favoritos".

SPORTING: LIEDSON ESTÁ DE VOLTA!

O 31 vai voltar aos relvados já na próxima jornada da Liga Sagres
O levezinho está de volta: Liedson cumpriu esta manhã o primeiro treino sem limitações desde que sofreu uma lesão grave no joelho, há quatro meses. O avançado baiano, que vinha a trabalhar há alguns dias com o restante plantel, mas sob vigilância médica, constitui assim uma opção de peso à disposição do técnico Paulo Bento.No treino desta manhã, que serviu de preparação para o embate de sábado à noite em Alvalade, diante do Belenenses, a contar para a 3.ª ronda da Liga, o técnico do Sporting não pôde contar com Derlei e Grimi; os jogadores apresentam entorses no joelho, estando em dúvida a utilização de ambos frente aos "azuis" do Restelo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CHAMPIONS LEAGUE: RESULTS

Jornada 1 - 17 Setembro 2008
Grupo E
Man. United 0-0 VillarrealE
Celtic 0-0 AllBorg
Grupo F
FC Steaua Bucureşti 0-1 Bayern
Lyon 2-2 Fiorentina

Grupo G
FC Porto 3-1 Fenerbahçe
Dynamo Kyiv 1-1 Arsenal

Grupo H
Juventus 1-0 Zenit
Real Madrid 2-0 BATE

Calendário
Fase de grupos
Jornada 1: 16 - 17 Setembro 2008
Jornada 2: 30 Set - 01 Out 2008
Jornada 3: 21 - 22 Outubro 2008
Jornada 4: 04 - 05 Novembro 2008
Jornada 5: 25 - 26 Novembro 2008
Jornada 6: 09 - 10 Dezembro 2008
Fase Final
Oitavos-de-final: 24 - 25 Fevereiro 200910 - 11 Março 2009
Quartos-de-final: 07 - 08 Abril 200914 - 15 Abril 2009
Meias-finais: 28 - 29 Abril 200905 - 06 Maio 2009
Final: 27 Maio 2009

ENTRAR A GANHAR: FC PORTO JÁ LIDERA NA CHAMPIONS

Lucho e Lisandro continuam a fazer miséria

FC PORTO 3-1 FENERBAÇE
O FC Porto quebrou um enguiço de 5 anos, ao vencer esta noite o Fenerbaçe por 3-1, num jogo em que sofreu até ao fim perante a ousadia turca de colocar em causa uma equipa em nítida construção.
De facto, os campeões nacionais são claramente um conjunto novo, que necessita de afinação, de rodagem ao mais alto nível e nisso este jogo foi bastante produtivo, não só para mecanizar rotinas e cambiantes tácticas de adaptação de jogadores novos, quer ao nível psicológico, da auto-confiança, claramente reforçada para novos combates.
O FC Porto começou ao ataque, com pressão constante potenciada pelos suspeitos do costume Lucho Gonzalez, C. Rodriguez e Lisandro, trio muito activo. Lucho organiza como só ele sabe, faz passes a rasgar, oferece uma dinâmica ao meio campo que compensa para já alguma falta de equilíbrio provocada pela ausência de Assunção. Fernando parece um elemento produtivo, mas está ainda a adaptar-se, de qualquer forma, as semelhanças entre este jogador e o seu antecessor começam já a libertar Meireles para acções mais ofensivas.
Aos 13 minutos, já os tri-campeões venciam por 2-0, com dois golos fantásticos de dois argentinos: Lisandro e Lucho (quem mais poderia ser?). Remates de primeira após centros de Meireles e Rodriguez respectivamente. O FC Porto tirou então o pé do acelerador e o Fenerbaçe subiu no terreno, sem todavia criar perigo. num lance um pouco contra a corrente do jogo, Lisandro podia até ter sentenciado o jogo ainda na primeira parte, quando ficou isolado no meio campo e tentou uma chapelada ao guarda-redes turco. Era a melhor fase dos Dragões, que tiveram uma entrada verdadeiramente imparável. Mas foram os campeões turcos a reduzir perto do intervalo, após mais um lance em que Helton podia ter feito mais.
A segunda parte foi diferente da primeira, os turcos pressionaram e adiantaram-se no terreno, rodando a bola a meio campo, bem ao gosto de Aragonés, o técnico campeão da Europa pela Espanha. O empate esteve por um triz, já perto do final do jogo, já com Hulk e Tomás Costa em campo, substituindo um improfícuo Mariano Gonzalez e Raul Meireles.
Aos 87 minutos de jogo, temendo o avanço dos turcos, Jesualdo manda entrar Lino para a defesa. O brasileiro provou que às vezes o melhor ataque é a defesa e entrou pela esquerda, após uma jogada de Sapunaru que endossou a bola para o esquerdino rematar em diagonal batendo o indefeso guarda-redes turco.
Destaque-se individualmente os argentinos Lucho e Lisandro (Licha joga sempre no campo todo!), além de Raul Meireles, muito bem a assistir. Sapunaru e Tomás Costa também provaram que estão a evoluir e a integrar-se de forma sólida.
O FC Porto já é líder do seu grupo, após empate do Arsenal na Ucrânia frente ao Dínamo de Kiev.

FC PORTO QUER QUEBRAR O ENGUIÇO

Há cinco anos que o FC Porto não consegue ganhar na primeira jornada da Champions. Cinco estreias em falso que começaram na gloriosa temporada de 2003/04, ano da inesquecível conquista de Gelsenkirchen. Ironicamente, os dragões não foram além de um empate a uma bola no terreno do Partizan de Belgrado no primeiro jogo da campanha. Depois, foi o que se sabe.
Nas quatro épocas seguintes, a mesma história. Em 2004/05, nulo na recepção ao CSKA de Moscovo; em 2005/06, derrota por 3-2 no estádio do Glasgow Rangers; em 2006/07, mais uma recepção falhada aos russos do CSKA e novo 0-0; finalmente, na última temporada, empate caseiro a uma bola frente ao Liverpool.
Desta vez, o Fenerbahce é o primeiro adversário. E pode afirmar-se que chega em boa altura ao Dragão. Isto na óptica do F.C. Porto, naturalmente. Os vice-campeões turcos não tinham um início de campeonato (duas derrotas e uma vitória) tão mau desde 1979/80 e carregam o peso de uma pressão quase insuportável.
Chorar por quem partiu
No F.C. Porto lamenta-se a partida de Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma. No Fenerbahce, chora-se Mehmet Aurélio. O antigo número seis do Fenerbahce - um atleta muito parecido com Paulo Assunção, aliás - mudou-se para o Bétis e deixou a equipa órfã de um médio defensivo convincente.
Maldonado (ex-Santos) e Josico (ex-Villarreal) vieram em socorro de Luís Aragonés, mas as primeiras amostras não foram convincentes. Informações recolhidas na Turquia, de resto, coincidem: o meio-campo é o elo mais fraco do Fenerbahce.
E se a esta debilidade em tão sensível território somarmos a instabilidade do guarda-redes Demirel, a lesão do brasileiro Edu (defesa central) e as ausências dos avançados Deivid e Semih Senturk (titularíssimos na época passada), podemos concluir que o F.C. Porto tem clara vantagem no plano teórico.
Os maus resultados do Fenerbahce, que na edição anterior chegou aos quartos-de-final da Champions, sustentam a teoria.
Regressos
Com Mariano Gonzalez recuperado, Jesualdo Ferreira apenas lamenta a indisponibilidade do castigado Jorge Fucile e dos limitados Guarín e Tarik. Mariano deve reassumir a sua posição no lado direito do ataque e Benítez é o substituto natural do uruguaio.
No regresso ao 4x3x3, Raul Meireles poderá voltar à «posição seis», com Tomás Costa a completar com Lucho o trio do meio-campo. Rolando, após as excelentes indicações deixadas na Luz, pode continuar a remeter Pedro Emanuel para o banco de suplentes.
Equipas prováveis (Estádio do Dragão, 19h45 SPORTV)
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Nelson Benítez; Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho Gonzalez; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e Cristián Rodríguez.
Outros convocados: Nuno, Pedro Emanuel, Lino, Fernando, Candeias, Hulk e Farías.
FENERBAHCE: Volkan Demirel; Gokhan Gonul, Lugano, Yasin Cakmak e Roberto Carlos; Kazeem Kazeem, Claudio Maldonado, Josico e Emre; Alex; Guiza.
Outros convocados: Volkan Babacan, Onder Turaci, Burak Yilmaz, Ali Bilgin, Selcuk Sahin, Gurhan Gursoy e Ilhan Parlak.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CHAMPIONS LEAGUE


RESULTS
Grupo A
Chelsea-Bordéus, 4-0 (Lampard, 14; J. Cole, 30; Malouda, 82; Anelka, 90)
Roma-Cluj, 1-2 (Panucci, 17)(Juan Culio, 27 e 49)

Grupo B
Panathinaikos-Inter, 0-2 (Mancini, 27; Adriano, 85)
Werder Bremen-Anorthosis, 0-0

Grupo C
Barcelona-Sporting, 3-1 (Marquez, 21; Etoo, 60 g.p.; Xavi, 87); (Tonel, 72)
Basileia-Shakhtar Donetsk, 1-2 (Abraham, 90);(Fernandinho, 26; Jadson, 45)

Grupo D
PSV-At. Madrid, 0-3 (Aguero, 9 e 36; Maniche, 54)
Marselha-Liverpool, 1-2 (Cana, 23,); (Gerrard, 26 e 32 g.p)

SPORTING NÃO FEZ HISTÓRIA

Champions League
BARCELONA 3-1 SPORTING
O Sporting andou à deriva durante praticamente toda a primeira parte, a equipa entrou mal no jogo, muito retraída e nervosa, acusando o ambiente e recuando perante as investidas sempre muito perigosas do Barça. Não foi com surpresa que o golo surgiu aos 21 minutos por intermédio de Marquez. A primeira parte pouco tem a acrescentar, o Sporting mal reagiu e o Barcelona podia inclusivamente ter aumentado a vantagem.
Na segunda parte, os leões entraram mais afoitos, dispostos a fazer algo mais para inverter a tendência de jogo. A entrada de Miguel Veloso veio trazer mais consistência ao meio campo, onde Moutinho e Rochemback eram impotentes para travar Keita, Iniesta e Messi. Mas, contra as previsões, o árbitro reslove assinalar penalty em lance de Abel sobre Eto'o . O Sporting subiu ainda assim no terreno, com a entrada de Postiga, e acaba por chegar ao golo por intermédio de Tonel, após livre na direita de Miguel Veloso. Estava relançado o jogo aos 71 minutos.
No final do jogo houve alguma pressão leve do sporting, mas o Barça acaba por matar o jogo aos 87 minutos por Xavi. Ainda não foi desta que o Sporting fez história. continua sem ganhar em Espanha.

APITO FINAL

TAS ARRASA UEFA, COMISSÃO DISCIPLINAR DA LIGA E CONSELHO DE JUSTIÇA DA FPF
PARA JÁ, O FC PORTO É O GRANDE VENCEDOR
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) acaba de emitir um acórdão da sentença da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões em que destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF. O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.
O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões. Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.
Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela. O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses. "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas". E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.
O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".
E AGORA, SR. PLATINI?
A bola está agora do lado da Uefa e de Michel Platini, sempre muito avesso ao FC Porto em todo este processo. Para o tricampeão português, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions. O TAS fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc, etc.
BENFICA E GUIMARÃES PAGAM 10 MIL EUROS AOS CAMPEÕES NACIONAIS
Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar a
o FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.

SPORTING EM BARCELONA: APROVEITAR CONJUNTURA

O Sporting quer alcançar pela primeira vez na sua história os quartos de final da Champions, pelo que o jogo de hoje frente ao Barcelona assume especial relevância. Pelo terceiro ano consecutivo na fase de grupos da Champions, os comandados de Paulo Bento - o treinador que os conduziu a tal repetida presença - entram em Camp Nou com a confiança reforçada pelo excelente arranque de temporada que têm vindo a efectuar, no qual já conquistaram uma Supertaça, frente ao rival FC Porto, e averbaram dois triunfos em outros tantos encontros domésticos, para a Liga. Este facto, por si só, espelha bem o momento que se vive para os lados de Alvalade e que é, em tudo, oposto ao que os catalães enfrentam.
A irregularidade exibicional do Barça, sobretudo devido aos resultados alcançados na Liga - derrota com o Numancia, fora, empate caseiro, frente ao Racing de Santander, e apenas um golo marcado de grande penalidade, o pior arranque na prova desde 1973 -, não tem agradado aos adeptos culés, ávidos de recuperar o sabor dos triunfos que têm fugido nas duas últimas temporadas - recorde-se que em 2005/06 a formação então orientada pelo holandês Frank Rijkaard sagrou-se campeã europeia.
A ansiedade e a pressão de vencer perante o seu público serão certamente aspectos importantes que terão de ser explorados pelos leões, que, controlando o ritmo do jogo e as acções ofensivas dos astros contrários - em particular de Messi -, sem esquecer o ataque à baliza de Victor Valdés, podem almejar repetir a façanha de 2007/08, em que venceram em Kiev o Dínamo local (2-1), e alcançar a segunda vitória na Liga dos Campeões na condição de visitante.
Um triunfo ou até um empate perante um oponente tido como um dos mais sérios candidatos à conquista da prova será um tónico importante para o que aí vem na competição.
É que os leões, ao invés do que sucedeu nas duas últimas temporadas, na fase grupos, têm apenas um colosso europeu no seu agrupamento, ao contrário do que se passou em 2005/06, com Inter de Milão e Bayern de Munique, e 2006/07, com Manchester United e Roma, o que aumenta substancialmente a confiança dos responsáveis leoninos na qualificação, que valerá mais uns euros valentes na conta bancária. Shakhtar Donetsk e Basileia, esses, são respeitados, mas não atemorizam...
SPORTING NUNCA VENCEU EM ESPANHA
Os confrontos do Sporting, na condição de visitante, com equipas espanholas não tem corrido de feição: no total, em dez jogos, oito derrotas e apenas dois empates alcançados. A saga começou em 1965/66 com os leões a defrontarem o Espanhol, também de Barcelona, para a antiga Taça das Cidades com Feira. Depois da vitória em Alvalade (2-1) seguiu-se uma derrota por 4-3 fora, que obrigou a um jogo de desempate - com os lisboetas a actuarem como visitantes - em que os catalães voltaram a vencer por 2-1. Contra Valência (1-4, em 1968/69,), Real Sociedad (0-2, em 1982/83), Atlético de Bilbau (1-2, em 1985/86), Barcelona (0-1, em 1986/87) e Real Madrid (0-1 e 0-4, em 1994/95 e 2000/01, respectivamente), a formação leonina conheceu a derrota. Excepções foram as épocas 1983/84 (Sevilha, 1-1) e 1988/89 (Real Sociedad, 0-0).

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

DIRECTOR DE COMUNICAÇÃO DO BENFICA GARANTE: LANCE DE LUISÃO É NORMAL NO FUTEBOL MODERNO

JOÃO GABRIEL INTERROMPE O PROGRAMA "DIA SEGUINTE" DA SIC NOTÍCIAS
O director de comunicação do clube da Luz vem de reafirmar na SIC Notícias por telefone há instantes aquilo que já tinha dito: Na inquirição no âmbito do sumaríssimo a Luisão, o Benfica argumentou não ter existido «nenhum dolo» do defesa no lance da alegada cotovelada a Sapunaru, na recepção ao FC Porto, referente à segunda jornada da Liga. Uma das testemunhas ouvidas pela Comissão Disciplinar foi o director de comunicação do clube da Luz, João Gabriel, que defende ter-se tratado de «um lance normal no futebol moderno», no qual «Luisão tenta ganhar melhor espaço para disputar a bola».
À saída da Liga de Clubes, onde foram ouvidas as testemunhas de defesa do internacional brasileiro, João Gabriel escusou-se a adiantar pormenores sobre o seu testemunho, referindo apenas que «o Benfica veio dizer que se trata de um lance normal no futebol moderno, em que Luisão tentou ganhar melhor espaço para disputar a bola».
O director de comunicação do Benfica nega a existência de qualquer «dolo naquele lance» e revela considerar estranho que «o lance tenha sido descoberto por dois meios de comunicação social com uma atraso de 48 horas em relação ao jogo». João Gabriel considerou ainda que «a carga negativa não é do lance em si, mas a maneira como foi apresentado e comentado» e manifesta-se esperançado que a CD «decida de forma célere e justa» o sumaríssimo instaurado a Luisão e também a participação do clube benfiquista de alegada agressão de Cristian Rodriguez a Nuno Gomes, igualmente no jogo dos "encarnados" com o FC Porto.
No seguimento da interferência de João Gabriel no programa Dia Seguinte da SIC Notícias, para esclarecer e reforçar as suas palavras, bem como para confrontar o representante do FC Porto no debate televisivo, o comentador Guilherme Aguiar "partiu a loiça", ameaçando sair do programa caso se instituam tais interrupções da parte de dirigentes do Benfica. Recorde-se que é já a segunda vez que dirigentes encarnados interrompem o programa, da primeira vez foi Luís Filipe Vieira em pessoa, agora foi o director de comunicação via telefone.

PETIT: O FC PORTO É O MAIS FORTE DE PORTUGAL

Petit quer terminar a carreira no Boavista
O médio Petit, do Colónia, esteve no Porto para abrir um negócio na sua terra natal e aproveitou para falar do futebol português, nomeadamente das equipas portuguesas nas competições europeias e também na Liga Sagres. Para o antigo trinco do Benfica e do Boavista, a melhor equipa portuguesa, que tem melhores hipóteses nas taças europeias, é o FC Porto: "O FC Porto é a equipa mais experiente e é sempre um candidato a seguir em frente". Quanto aos outros dois grandes, Petit considerou que o Sporting tem boas hipóteses e que o Benfica terá uma tarefa difícil contra o Nápoles: "O Sporting tem boas hipóteses, fez três boas contratações e está a fazer uma boa época... o Benfica... será difícil, contra uma equipa tipicamente italiana que joga muito no erro do adversário".
Na Liga Sagres, a opinião do "Pitbull" não é muito diferente: "A equipa mais forte é o FC Porto que, juntamente com o Sporting são os grandes candidatos ao título, mas o Benfica terá sempre uma palavra a dizer". Petit falou ainda da selecção nacional, relembrando as dificuldades portuguesas de outros jogos contra equipas de alto porte. Acrescentou que está a gostar da experiência alemã e, quanto ao clube do seu coração, o Boavista, Petit espera poder ajudar o clube num futuro próximo, terminando a carreira no Bessa.

APITO DOURADO: PINTO DA COSTA INDEMNIZADO POR DETENÇÃO ILEGAL

O Estado foi condenado a pagar uma indemnização a Pinto da Costa por detenção ilegal, confirmou o advogado Gil Moreira dos Santos ao PortugalDiário.
O advogado diz desconhecer ainda o montante atribuído. Mas segundo notícia avançada pela SIC Notícias, este valor será de 20 mil euros.
O presidente do FC Porto intentou uma acção contra o Estado por detenção ilegal e outra em que solicitava uma indemnização de 50 mil euros pela ilegalidade, negada em primeira instância pelo Tribunal de Gondomar. Agora, o Tribunal da Relação veio contrariar essa decisão. «Confirmo que hoje, pelas 11 horas, foi julgado parcialmente procedente e revogada a sentença de 1ª instância», refere o advogado, que explica ainda não ter tido acesso ao acórdão.
«Que fossem dois ou cinco euros, para o Dr. Pinto da Costa o que está em causa é a questão de princípio», refere o advogado.
Pinto da Costa foi detido em Dezembro de 2004 para interrogatório, no âmbito das investigações de suspeitas sobre corrupção no futebol.
O advogado considera que a detenção do seu cliente violou o disposto no Código do Processo Penal, nomeadamente o artigo 257º. Este artigo estabelece que a detenção só pode ser efectuada «quando houver fundadas razões para considerar que o visado não se apresentaria espontaneamente perante a autoridade judiciária no prazo que lhe fosse fixado».
No processo contra o Estado, Pinto da Costa alega ter-se apresentado voluntariamente no tribunal e só ali é que a ordem de detenção foi consumada.
Na acção, o presidente do Futebol Clube do Porto refere ter sofrido um tratamento «vexatório aplicado pelas autoridades» e «danos elevados na sua imagem».

MOURINHO AMEAÇADO FISICAMENTE POR DIRIGENTE SICILIANO DO CATANIA

José Mourinho teve resposta inesperada às suas provocações
Mourinho poderá ter que repensar algumas das suas estratégias de motivação baseadas na agressividade e provocação verbal. A Itália não é a Inglaterra, onde os tablóides dão sempre muito direito de antena a personagens polémicas como o treinador português. Depois do jogo com o Catania, que os nerazzuri venceram por 2-1, um director do clube siciliano criticou o treinador do Inter com palavras duras e uma alusão violenta. Pietro Lo Monaco, administrador-delegado do clube italiano, não gostou de ouvir o treinador português dizer que o Inter devia ter vencido o Catania por 5-1 e respondeu dizendo que Mourinho «é daqueles que se deviam tratar à bastonada nos dentes».
As declarações foram feitas ao canal Antenna Sicília e o dirigente disse ainda que Mourinho não tinha respeito pelo país que o recebeu. Mais tarde, repensou e disse que não quis incitar à violência, mas manteve as críticas. «Não era um incitamento à violência, mas apenas uma expressão siciliana, para convidar Mourinho a ter respeito pelos outros», afirmou, antes de voltar à carga: «Com as suas declarações o técnico do Inter faltou ao respeito à cidade, ao clube e aos adeptos do Catania, Não é admissível ouvir certas coisas de um treinador que ganha sozinho o que nós gastamos para pagar a todos jogadores.»

domingo, 14 de setembro de 2008

TAÇA DE PORTUGAL: RESULTADOS


- Carregado 1-3 União de Leiria
- Boavista 2-0 O Elvas
- Varzim 7-0 FC Lixa
- Gil Vicente 1-0 Louletano
- FC Crato 2-3 Portimonense
- Penafiel 1-0 SC Vila Real
- Mãe D'Água 2-3 Gândara
- SC Lusitânia 0-3 Angrense
- Sintrense 0-1 FC Arouca
- Sp.Covilhã 3-0 Milheiroense
- Vieira 0-1 Camacha
- CF Benfica 0-1 Rebordosa
- Torreense 3-0 Oliveira do Bairro
- AD Limianos 1-3 Beira-Mar
- Fornos de Algodres 1-2 Operário Açores
- Portosantense 0-1 Fabril do Barreiro [após prolongamento]
- Pinhalnovense 2-0 Atlético CP
- Tirsense 0-1 Olivais e Moscavide
- Sanjoanense 1-0 Cova da Piedade
- Ribeira Brava 4-6 Cinfães [após grandes penalidades]
- CD Mafra 6-7 Sertanense [após grandes penalidades]
- Oriental 0-1 Feirense
- Amares 3-1 Mondinense [após prolongamento]
- Campinense 1-3 União da Madeira
- Estoril 1-0 GD Bragança
- GD Ribeirão 4-3 GD Joane [após grandes penalidades]
- Aliados de Lordelo 1-0 Real Massamá
- Marinhas 2-3 Odivelas FC [após prolongamento]
- Caniçal da Madeira 5-0 Vila Meã
- SC Esmoriz 2-0 Atlético Cacém
- Messinense 0-4 Olhanense
- Padroense 0-3 Gondomar [após prolongamento]
- Atlético Reguengos 3-0 Caldas SC
- GD Lagoa 0-2 Desp.Chaves
- Lousada 2-0 Infesta
- Torre de Moncorvo 3-1 GD Serzedelo
- Santana 7-0 Cartaxo
- Merelinense 0-1 Freamunde [após prolongamento]
- União de Lamas 4-1 Rabo de Peixe
- Boavista S. Mateus 2-1 Lusitânia Lourosa
- Madalena 2-3 Maria da Fonte [após prolongamento]
- Acad.Viseu 1-2 FC Vizela [após prolongamento]
- Coimbrões 2-4 Fátima [após grandes penalidades]
- Penamacorense 0-3 Desp.Aves
- At.Valdevez 2-1 UD Oliveirense [após prolongamento]

O Abrantes-Paredes não se disputou; o GD Peniche-Sourense e o Santa Clara-Fiães SC foram adiados.

BENFICA: QUIQUE CASTIGA CARDOSO

Quique Flores treinador do Benfica mandou afastar Oscar Cardozo do restante plantel “encarnado”, ao que tudo indica por entender que o internacional paraguaio não terá tido um comportamento dentro dos cânones profissionais que preconiza, no treino de ontem. É desta forma que se justifica a ausência do avançado paraguaio do apronto desta manhã, ainda que o Benfica não tenha dado explicações para o caso, alegando apenas que se trata de um “assunto interno”.
Recorde-se que o avançado já estava impedido de jogar em Itália, com o Nápoles, pois terá de cumprir o segundo dos três jogos de castigo que lhe foram aplicados pela UEFA, na sequência da expulsão frente ao Getafe.

QUARESMA MARCA NA PRIMEIRA VITÓRIA DE MOURINHO

O Inter conseguiu uma vitória atribulada frente ao Catania
Ricardo Quaresma marcou na estreia em jogos oficiais pelo Inter, num jogo marcado por muitos incidentes. Foi a primeira vitória oficial de José Mourinho no comando do Inter. O triunfo conseguido em casa sobre o Catania (2-1), foi obtido num jogo em que os «nerazzurri» ficaram reduzidos a dez no final da primeira parte.
O Catania, adversário do Inter, treinado por uma antiga figura «nerazzurra», Walter Zenga, vinha de uma vitória na primeira jornada, sobre o Génova e, contra todas as expectativas, face ao domínio intenso do Inter, foi o Catania adiantou-se no marcador aos 42 minutos, após um cruzamento de Mascara concluído por Plasmati, de cabeça. Mas logo no lance imediato Quaresma assinou o seu primeiro golo em Itália, num cruzamento de trivela da direita, que desviou no corpo de Mascara, traindo o guarda-redes Bizzarri.
Logo a seguir, o ganês Muntari recebeu ordem de expulsão após um desentendimento com Tedesco, e o regresso aos balneários voltou a ser pontuado por discussões entre os jogadores das duas equipas.
No início do segundo tempo, já sem Figo, sacrificado para a entrada de Zanetti, o Inter colocou-se em vantagem, num autogolo polémico de Terlizzi (48 m) que desviou um lançamento lateral para a própria baliza. Apesar da defesa de recurso do guarda-redes Bizzarri, o árbitro assistente não teve dúvidas em considerar que a bola tinha transposto a linha e validou o golo.
A partir daí, mesmo com um homem a menos, o Inter mostrou grande maturidade táctica, controlando o jogo e desperdiçando mesmo algumas oportunidades para fechar o jogo com 3-1. Quaresma foi substituído nos últimos minutos pelo brasileiro Mancini, recebendo forte ovação dos adeptos.
Onze do Inter:
INTER: Julio Cesar; Maicon, Burdisso, Materazzi, Maxwell; Figo (Zanetti, 46 m), Vieira, Muntari, Quaresma (Mancini, 79 m); Ibrahimovic, Balotelli (Cambiasso, 67 m).
Resultados da 2ª jornada
Este sábado: Palermo-Roma, 3-1 (Miccoli, 19 e 57m; Cavani, 73m); (Júlio Baptista, 8m)
Inter-Catania, 2-1 (Quaresma, 43; Terlizzi, 48, p.b.) (Plasmati, 42)



OUTROS RESULTADOS INTERNACIONAIS

Premier League:
Liverpool-Manchester United, 2-1 (Brown, 27 p.b.; Babbel, 77) (Tevez, 3)
Blackburn-Arsenal, 0-4 (Van Persie, 8; Adebayor, 45, 81 g.p.; 90)
Fulham-Bolton, 2-1 (Gera, 15; Zamora, 42) (Davies, 42)
Newcastle-Hull City, 1-2 (Xisco, 81) (King, 34 g.p. e 54)
Portsmouth-Middlesbrough, 2-1 (Defoe, 59 e 87) (Mido, 24)
West Bromwich-West Ham, 3-2 (Morrison, 3; Bednar, 37 g.p.; Brunt, 83) (Noble, 29; Neill, 35)
Wigan-Sunderland, 1-1 (Zaki, 78) (Bramble, 15, p.b.)
Manchester City-Chelsea, 1-3 (Robinho, 13) (R. Carvalho, 16; Lampard, 54; Anelka, 69)

Destaque: Chelsea estragou a estreia de Robinho: Bela vitória em Manchester (3-1), com Ricardo Carvalho a marcar.

ESPANHA
Barcelona em crise:
Empate em casa com o Santander antes da visita do Sporting deixa Guardiola em apuros.

TURQUIA
Fenerbahçe perde antes da visita ao Dragão
: É a segunda derrota em três jornadas para os homens de Luis Aragonés.