sábado, 7 de agosto de 2010

VILLAS-BOAS DÁ LIÇÃO A JESUS

Dragões não dão hipóteses aos lisboetas e conquistam 1º troféu da época
FC Porto 2-0 Benfica
O FC Porto conquistou a sua 17ª Supertaça Cândido de Oliveira, ao vencer o Benfica por 2-0, em Aveiro. Rolando e Falcao assinaram os golos de uma grande noite do FC Porto, que ofuscou o campeão nacional.

A Supertaça dava azo a um alegado favoritismo do Benfica, face à boa pré-temporada efectuada e pelas maiores rotinas do campeão nacional em relação a um FC Porto em transformação. No entanto, o FC Porto refutou completamente essa ideia com uma entrada muito forte na partida e que não deixou o Benfica respirar nos primeiros minutos.

Aos 2’, Varela desperdiçou a primeira oportunidade de golo, ao rematar isolado na área com a bola a ser desviada por Ruben Amorim para canto. E foi na sequência desse canto que Rolando inaugurou o marcador, com um cabeceamento na pequena área (3), onde os centrais e o guardião Roberto deixaram o defesa portista à vontade para marcar.

Melhor início era impossível para a equipa de André Villas Boas, que assim ‘roubou’ ao Benfica a confiança que os encarnados tinham para esta partida. O golo sofrido foi sentido pela formação de Jorge Jesus, que cometeu então sucessivos erros defensivos, muito por culpa da excelente actuação do meio-campo azul e branco, com Belluschi, João Moutinho e Fernando a exercerem grande pressão sobre os jogadores do Benfica.

O clube da Luz só começou a despertar da letargia inicial aos 20’, com o seu primeiro remate, através de um livre rasteiro de Carlos Martins para boa defesa de Helton.

Fábio Coentrão protagonizou então o segundo caso do jogo, ao sofrer um toque de Sapunaru na área do FC Porto, reclamando penálti, mas com João Ferreira a considerar simulação.

O FC Porto vencia ao intervalo e dominava com inteira justiça o jogo. E se era esperada uma reacção do Benfica no segundo tempo, os dragões encarregaram-se de a anular com maior ou menor dificuldade.

Aliás, o nervosismo encarnado foi a imagem mais visível dos campeões nacionais no recomeço da partida, acumulando faltas e cartões amarelos, sem criar ocasiões de golo.

O FC Porto controlava a partida e não foi surpresa o segundo portista. Um notável trabalho de Varela a ultrapassar Luisão no flanco esquerdo resultou numa assistência mortífera para Falcao entrar de rompante e fazer o 2-0. Mais um lance onde a defesa encarnada abriu espaços pouco habituais na época passada.

O segundo golo sentenciou o jogo e a oportunidade desperdiçada por Saviola (84) foi o mero canto do cisne para o Benfica, numa noite em que o FC Porto foi melhor e soma mais uma Supertaça para o seu palmarés.

O jogo assinala ainda o primeiro título da carreira de André Villas Boas, que hoje viu a sua equipa dar uma lição ao campeão Jorge Jesus.
Fonte: Sapo Desporto

SUPERTAÇA AQUECE INÍCIO DE ÉPOCA

Benfica - FC Porto (20h45 TVI)
O primeiro troféu oficial da época 2010/2011 de futebol, a Supertaça Cândido de Oliveira, é este sábado entregue em Aveiro, palco escolhido para o jogo entre o Benfica, campeão nacional, e o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal.

O Benfica parte com algum ascendente, face à boa imagem deixada nos jogos de preparação, em que marcou 29 golos em 10 jogos, apesar da saída do influente argentino Di Maria e mesmo do brasileiro Ramires.

O ataque parece estar, de facto, em bom plano, residindo as maiores "preocupações" dos adeptos no sector defensivo, sobretudo no novo guarda-redes, o espanhol Roberto.

Além do contestado Roberto, o público português deverá ver pela primeira vez em acção, em jogos oficiais, os argentinos Nicolas Gaitan e Franco Jara, este último previsível titular.

O FC Porto esteve menos impressivo nos jogos de pré-época e vai pela primeira vez entrar em campo sem o carismático Bruno Alves, transferido para o Zenit.

Em contrapartida, conta já a 100 por cento com o ex-sportinguista João Moutinho, a principal transferência do verão.

Aos 32 anos, André Villas-Boas tem a primeira grande "prova de fogo" como treinador dos "dragões" e logo numa competição em que o FC Porto tem historial arrasador: em 27 edições, conquistou 15, contra somente quatro do Benfica.

O jogo é considerado pela PSP como "de alto risco", mas a polícia já assegurou que tudo vai fazer para evitar a repetição de incidentes como os registados na última final da Taça da Liga, no Estádio Algarve.

Esperam-se em Aveiro cerca de 28 ml adeptos, perto da lotação do estádio.
Fonte: Sapo Desporto

DECO NO FLUMINENSE

Deco é jogador do Fluminense para as próximas duas épocas, anuncia o clube carioca neste sábado.

É o ponto final na novela entre o médio luso-brasileiro e o Fluminense, que já tem em seu poder o certificado internacional do atleta.

«Após intensas negociações, o atleta, que participou em dois campeonatos do Mundo pela selecção portuguesa, conseguiu a sua libertação junto do clube inglês e assinará contrato de dois anos com o Tricolor. Deco, que em 14 anos de carreira disputou 594 jogos e marcou 108 golos, será apresentado oficialmente na segunda-feira», informa o Fluminense.

Desde a jornada inaugural do Mundial, frente à Costa do Marfim, que Deco não joga, ou seja, há quase dois meses. O internacional português, que terminou a carreira na Seleccção após o Campeonato do Mundo, tem, contudo, realizado trabalho físico num ginásio do Rio de Janeiro.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sorteio: Liga Europa e Champions

FC PORTO, SPORTING E MARÍTIMO "SORTUDOS"; "FAVA" PARA SP BRAGA
Os dragões foram felizes no sorteio realizado esta manhã em Nyon e terão pela frente o modesto Genk, enquanto os leões regressam à Dinamarca para defrontar o Brondby.

O sorteio da Liga Europa foi feliz para as equipas lusas, faltando ainda conhecer o desfecho do Marítimo. O Sporting volta à Dinamarca para jogar com o Brondby, depois de eliminar na pré-eliminatória o Nordsjaelland, enquanto o FC Porto estreia-se na competição esta época com uma deslocação à Bélgica, para medir forças com o Genk.

A equipa comandada pelo holandês Mitchell Van der Gaag terá uma longa deslocação pela frente para atingir a Liga Europa.

O Marítimo vai defrontar o BATE Borisov, da Bielorrússia, no “play-off” da Liga Europa de futebol, ditou hoje o sorteio hoje realizado na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

Os insulares, que eliminaram o Sporting Fingal (Irlanda) e o Bangor City (País de Gales), jogam fora na primeira mão, a 19 de Agosto, recebendo depois os bielorrussos a 26.

O vencedor da eliminatória qualifica-se para a fase de grupos da Liga Europa.

Jogos:

Genk-FC Porto, 19 de Agosto
FC Porto-Genk, 26 de Agosto

Sporting-Brondby, 19 de Agosto
Brondby, 26 de Agosto

Bate Borisov-Marítimo, 19 Agosto
Marítimo-Bate Borisov, 26 agosto

CHAMPIONS LEAGUE: SEVILHA NO CAMINHO DO SP BRAGA

Os arsenalistas vão medir forças com um dos adversários mais poderosos que estavam no sorteio.

O Sporting de Braga, vice-campeão português, vai defrontar o Sevilha, no “play-off” da Liga dos Campeões de futebol, ditou hoje o sorteio hoje realizado na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

Os bracarenses jogam em casa na primeira mão, a 17 ou 18 de Agosto, visitando depois os espanhóis a 24 ou 25.

O vencedor da eliminatória qualifica-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o derrotado será relegado para a Liga Europa
Fonte: Sapo Desporto

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SPORTING PASSA APÓS VALENTE SUSTO CONTRA SEMI-AMADORES

Sporting 2-1 Nordsjaelland
O Sporting bateu novamente o Nordsjaelland, desta feita por 2-1, e garantiu a qualificação para o «play-off» da Liga Europa, depois de um jogo sofrido em que chegou a ter a eliminatória em risco. Os leões até marcaram primeiro e tiveram oportunidades para matar definitivamente a contenda, mas depois baixaram os braços cedo demais. Permitiram o empate dos dinamarqueses e correram sérios riscos de um «adeus» precoce à Europa. Parecia que estava aberta a temporada dos assobios em Alvalade, mas Maniche sossegou os adeptos com um golo na ponta final.

Paulo Sérgio fez três alterações em relação ao jogo da Dinamarca, promovendo André Santos, Valdés e Liedson em detrimento de Pedro Mendes (lesionado), Yannick Djaló e Saleiro. O treinador tinha pedido uma equipa concentrada, com cabeça fria e que assumisse a condução do jogo. Os jogadores cumpriram, reclamando a bola desde o início, mas demoraram uma eternidade a encontrar caminhos para a baliza de Hansen. Maniche encheu o campo, mas os «Vs» de Vukcevic e Valdés demoraram a encaixar nas triangulações da frente. O Sporting tinha mais bola, mas não conseguia criar perigo, apesar as investidas de Evaldo pela esquerda.

Um longo lançamento do Nordsjaelland destacou Nicki Nielsen na área, mas o avançado atirou para cima. Um lance que, além do calafrio que provocou nas bancadas, teve o condão de finalmente despertar a equipa. Valdés e Vuk recuaram e o futebol dos leões passou a ser mais fluído, abrindo finalmente brechas na defesa dinamarquesa. Os lances sucederam-se junto à área do Nordsjaelland, Vuk quase fez um golo fotocópia do que tinha assinado na Dinamarca, Liedson também esteve perto, mas foi Postiga, numa recarga a um remate do levezinho, que abriu o marcador. Era o melhor período dos leões que, nos minutos seguintes, podiam ter ampliado a vantagem e acabar definitivamente com a eliminatória.

No entanto, os leões voltaram a perder profundidade nos últimos quinze minutos da primeira parte. O jogo estava novamente a ficar morno quando Postiga levantou as bancadas com um sensacional remate desde o meio-campo do Sporting. O avançado tinha acabado de recuperar uma bola, reparou que Hansen estava adiantado e arriscou a glória. A bola demorou uma eternidade a percorrer o campo, o guarda-redes dinamarquês foi recuando e acabou por defender junto à barra. Para trás ficava um dos melhores momentos de um jogo que demorava a empolgar. A vantagem curta ao intervalo era de menos diante de um adversário que pouco ou nada incomodou.

Tremedeira e eliminatória em risco

No segundo tempo os problemas agudizaram-se. Além de não conseguir profundidade no ataque, os leões perdiam muitas bolas e permitiam que o Nordjaelland chegasse muitas vezes à área de Patrício. Nos primeiros quinze minutos apenas dois remates de longe. Primeiro Maniche, depois João Pereira, este último quase deu golo. Mas era preciso mais qualquer coisa. Postiga, um dos melhores em campo, não se poupava a esforços e recuava para recuperar inúmeras bolas, Paulo Sérgio trocou Vuk por Djaló, mas o Nordsjaelland continuava a ameaçar com o empate que, por mais de uma vez, esteve à vista.

Matías também rendeu Valdés e Pongolle sucedeu a Postiga (muito aplaudido), mas nesta altura parecia que os leões já não queriam nada com o jogo. No meio de tanta hesitação, chegou o previsível golo do Nordsjaelland. Uma falha de Polga deu espaço a Lawan que bateu Patrício com um chapéu bem medido.

Ouviram-se os primeiros assobios da temporada e o Sporting ficava a um golo de dizer adeus à Europa. O Nordsjaelland esteve muito perto de passar para a frente do marcador e os corações dos sportinguistas só sossegaram em tempo de descontos, numa rápido contra-ataque de Evaldo concluído com uma trivela de Maniche.

Em vez dos assobios, foi o nome do médio que ecoou das bancadas no final, mas Paulo Sérgio não pode estar contente com o que viu esta noite.

Fonte: Maisfutebol


MARÍTIMO TAMBÉM SE QUALIFICA PARA O PLAY-OFF
Bangor City 1-2 Marítimo


O Marítimo qualificou-se hoje para o “play-off” de acesso à Liga Europa em futebol, ao vencer os galeses do Bangor City por 2-1, na segunda “mão” da terceira pré-eliminatória, depois da histórica goleada caseira (8-2).

O Marítimo confirmou hoje em Wrexham a passagem ao “play-off” de acesso à fase de grupo da Liga Europa em futebol, com uma vitória por 2-1 sobre o Bangor City, na segunda “mão” da terceira pré-eliminatória.

Após a goleada (8-2) no Estádio da Madeira, no Funchal, no jogo da primeira “mão”, o Marítimo tinha pouco com que se preocupar nesta deslocação ao País de Gales, para além de marcar presença.

Apoiados por algumas dezenas de adeptos, que cantavam “vamos ganhar por 6-0”, Os galeses mostraram desde cedo que queriam dar uma imagem diferente do jogo no reduto dos insulares e criaram várias situações perto da baliza do Marítimo, que começou relaxado.

O conjunto luso deu o primeiro aviso de que não tinha vindo passear às ilhas britânicas aos seis minutos, por Marquinho, que rematou forte, mas para defesa de Paul Smith.

Na resposta, Robson parou em falta Jones, que subia pela direita, e, na sequência de um livre marcado por Edwards, a bola entrou na baliza de Marcelo, após um cabeceamento certeiro de Alan Bull, aos nove minutos.

Os galeses continuaram a insistir perante a aparente apatia dos "verde rubros", que só voltaram a rematar com perigo aos 23 minutos, na sequência de um livre bem marcado por Tchô, mas defendido pelo guarda-redes do Bangor City.

Esta jogada simbolizou o início da reacção dos jogadores do Marítimo, que até ao fim da primeira parte estiveram várias vezes perto do golo, com remates de Tchô, Robson, Baba, Adilson, Briguel e Danilo.

Todavia, a bola encontrou sempre a oposição do guarda-redes, do corpo dos defesas ou do poste, antes de chegar ao fundo das redes da baliza dos galeses.

O empate só surgiu aos três minutos da segunda parte, por Adilson, na sequência de uma falta de Edwards sobre Marquinho.

A segunda metade espelhou o domínio dos madeirenses, que voltaram a marcar apenas 10 minutos depois, desta vez por intermédio de Marquinho.

Sem pernas para manter a pressão sobre os portugueses, os galeses recorreram à falta para travar os avanços dos "verde rubros", com Edwards e Garside a ver a cartolina amarela.

Os dois lados efectuaram as três substituições permitidas na segunda metade, durante a qual se assistiu a pelo menos mais sete ocasiões flagrantes de golo não concretizadas pelo Marítimo.

Aos 89 minutos, Baba teve o terceiro tento nos pés, mas o poste esquerdo da baliza de Paul Smith não deixou o esférico passar, para gáudio e alívio dos adeptos gauleses.

O Bangor City não desistiu e podia ter voltado a empatar aos 86 minutos, por Jones, e aos 90 minutos, por Williams.

Mas, o marcador não voltaria a mudar e o resultado acabou por ser razoável para a equipa da casa, que só não foi goleada outra vez por falta de eficácia dos insulares.

O sorteio do “play-off” realiza-se sexta-feira, sendo que os jogos estão marcados para 19 e 26 de Agosto.
Fonte: Sapo Desporto



BRAGA PERDE MAS PASSA

Celtic 2-1 Sp Braga
Apesar da derrota desta noite no reduto do Celtic, por 2-1, quando chegou a estar a vencer por 1-0, o Sporting de Braga está no “play-off” de acesso à Liga dos Campeões.

Valeu à equipa de Domingos Paciência o resultado de 3-0 em Braga, na passada semana, já que esta noite perdeu em Glasgow por 2-1. No computo das duas mãos, o Sporting de Braga é um justo vencedor, mesmo que esta noite não tenha sido tão eficaz.

A equipa lusa até entrou a vencer, com um golo de Paulo Céaar, aos 20 minutos, resultado que se manteve até aos 51’, quando o Celtic empatou, e que viria a ser dilatado, aos 77’, por Suarez.

Na primeira parte, além do golo de Paulo César, não houve grandes ocasiões para o Celtic empatar. Apenas por uma vez, Samaras assustou, mas desviou mal a bola e Paulo César, aos 26’, poderia ter feito o bis e ampliado a vantagem.

À entrada para o segundo tempo, foram os arsenalistas a poder ampliar a vantagem, com Alan, novamente, no cruzamento, mas ninguém na área conseguiu dar bom seguimento ao lance. E como quem não marca, sofre, foi isso que aconteceu aos 51’.

Fortuné recebeu um passe do meio-campo e cruzou bem para o centro da área, onde Hooper rematou com força para o golo do empate.

Depois do golo dos escoceses não foram muitas as oportunidades do Sporting de Braga para se colocar novamente em vantagem (apenas ao minuto 77 Elderson tentou a sua sorte), com o Celtic à procura de eliminar a vantagem de quatro golos dos bracarenses.

E ainda conseguiram reduzir para dois golos de diferença, quando Efrain Juarez (79') deu bom seguimento ao cruzamento tenso de Samaras.

Mesmo assim, o Sporting de Braga está a um passo da entrada na Liga milionária, pela primeira vez na sua história.
Fonte: Sapo Desporto

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

OFICIAL: RAMIRES NO CHELSEA POR 22 MILHÕES

Agora é oficial: Ramires vai ser jogador do Chelsea. O Benfica anunciou num comunicado enviado à CMVM ter chegado a um acordo com a formação londrina para a venda do médio brasileiro a troco de 22 milhões de euros.

Deste valor, recorde-se, o Benfica terá apenas direito a 11 milhões de euros. Isto porque o clube encarnado vendeu recentemente metade do passe do jogador à Jazzy Limited por 6 milhões de euros, depois de no início da época ter comprado a totalidade do jogador por 7,5 milhões.

O comunicado informo também que a o princípio de acordo fica apenas dependente da realização dos exames médicos por parte de Ramires em Stamford Bridge, o que deve acontecer nas próximas horas. Depois o brasileiro poderá assinar pelo Chelsea e finalizar o negócio.

Leia o comunicado na íntegra:

«A Sport Lisboa e Benfica ¿ Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alcançou um princípio de acordo com o Chelsea FC para a transferência, a título definitivo, dos direitos desportivos e económicos do jogador profissional de futebol Ramires Santos do Nascimento pelo valor de € 22.000.000 (vinte e dois milhões de euros).

Mais se informa que o referido acordo de transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames médicos a que se irá submeter, com o consentimento da Sport Lisboa e Benfica ¿ Futebol, SAD, e vier a ser acordada a celebração de um contrato de trabalho entre aquele atleta e o Chelsea FC.

O Conselho de Administração

Lisboa, 4 de Agosto de 2010»
Fonte: Maisfutebol

OFICIAL: BRUNO ALVES VIAJA HOJE PARA A RÚSSIA

O FC Porto comunicou à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – a cedência a título definitivo de Bruno Alves por 22 milhões de euros. O internacional português terá, agora, que realizar os habituais exames médicos e celebrar contrato com o clube russo para que a transferência fique concluída.

Bruno Alves deverá viajar o mais rapidamente possível para a Rússia afim de realizar exames médicos e depois juntar-se a Danny e a Fernando Meira, que já disputam há 15 jornadas o campeonato russo. O Zenit ocupa o primeiro lugar da tabela da liga russa com nove pontos de avanço sobre o segundo classificado, CSKA, e disputa, no momento, a terceira eliminatória da Liga dos Campeões, procurando o acesso ao play-off que antecede a fase-de-grupos.

«COMUNICADO
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Football Club Zenit St. Petersburg (Zenit) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Bruno Alves pelo valor de 22.000.000 € (vinte e dois milhões de euros).
Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Zenit, assim como da conclusão dos exames clínicos a que se irá submeter, com o consentimento da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD.
O Conselho de Administração
Porto, 3 de Agosto de 2010»

Fonte: ZeroZero

Jesus cai na real após derrota frente ao Totenham

"CONTRA O FC PORTO A HISTÓRIA VAI SER OUTRA"
Jorge Jesus, treinador do Benfica, analisa o fim da pré-época com a derrota frente ao Tottenham, nesta terça-feira, na Luz, e antecipa o arranque da temporada no próximo sábado, com a Supertaça, frente ao F.C. Porto:

«Os objectivos para este jogo eram primeiro poder ganhar e depois rodar a equipa toda. Não só o jogo em si o exigia, até porque sábado já temos uma competição oficial e o Benfica em cinco dias fez três jogos. O objectivo era dar carga de trabalho aos jogadores, para quando for a sério estarem preparados, durante a primeira parte, com maior frescura física, ainda houve intensidade de jogo, mas com as modificações fomos perdendo qualidade. Mas o objectivo de treinar foi conseguido.»

[Se este será o onze da Supertaça] «Treinamos para que a equipa possa estar preparada para o jogo de sábado. É um onze em que estão incluídos 13/14 jogadores, é verdade que apresentámos o onze que tem jogado mais vezes, mas isso não quer dizer que seja o mesmo, até porque contra o F.C. Porto a história é diferente de um simples jogo de pré-época.»

[Se o Benfica está preparado para a Supertaça] «Tirando o jogo de hoje que não conseguimos vencer, o Benfica tem feito grandes exibições e isso permite-me pensar que estamos em condições boas, disse, aliás, aos jogadores no final do jogo com o Aston Villa que estavam a jogar mais do que pensava nesta fase da pré-época.»

[Sobre o novo esquema] «Nós, no ano passado, também fizemos vários jogos assim, em especial fora. Jogámos com uma estrutura diferente, os jogadores já me conhecem melhor, eu também já os conheço melhor, a prioridade é defender outras ideias, a equipa tem dado respostas muitas boas, mas não se trata de mudar de sistema e sim termos variantes do sistema de jogo.»
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 3 de agosto de 2010

BRUNO ALVES QUASE NO ZENIT POR 22 MILHÕES

O central português está muito perto de rumar ao emblema russo onde jogam os internacionais Danny e Fernando Meira.

O Zenit S. Petersburgo deverá ser o novo clube de Bruno Alves. De acordo com a imprensa desta terça-feira, o central portista tem tudo acordado com o emblema russo, tal como as direcções, com o negócio a estar preso apenas por detalhes.

Segundo o jornal A Bola, o internacional português deverá assinar por quatro temporadas e juntar-se a Danny e Fernando Meira na Rússia, auferindo 1,9 milhões de euros anuais.
22 MILHÕES; VILLAS-BOAS DESEJA CENTRAL DE TOP
Por outro lado, O Jogo avança que a transferência deverá ser oficializada por uma verba em torno dos 22 milhões de euros. Com este cenário, o FC Porto está obrigado a recorrer ao mercado, pois restam apenas Rolando, Sereno e Maicon para o eixo da defesa da equipa de André Villas Boas. Aliás, o técnico deseja um reforço de 'top', para se impor de imediato na equipa e até no grupo de trabalho.

Os dirigentes russos já ontem se mostravam confiantes no anúncio de uma grande contratação, com as suspeitas a recaírem em Bruno Alves, algo que parece agora confirmar-se.

Um factor decisivo para o avanço do negócio foi a boa relação existente entre o empresário Jorge Mendes e os dirigentes do Zenit.
Fonte: Sapo Desporto