sábado, 14 de março de 2009

APÓS A TEMPESTADE... O 2º LUGAR!

Sporting 2-0 Rio Ave
Depois da tempestade europeia, a bonança acompanhou o Sporting no regresso ao campeonato e a Alvalade, com a vitória por 2-0 sobre o Rio Ave, as pazes feitas com os adeptos (pelo menos cerca de 20 mil) e a ascensão ao segundo lugar, após a derrota do Benfica, que caíra para terceiro, momentos antes, na Luz.
Tal como aconteceu na recepção ao P. Ferreira, na jornada anterior, o Sporting soube reagir e recuperar o fio à meada na principal competição em que participa, com dois golos memoráveis, do capitão João Moutinho e de Rochemback para confortar a alma e afugentar as recordações de Munique. Sem medo, como prometera Paulo Bento, o primeiro a pisar o relvado depois dos insultos da véspera dirigidos à equipa, treinador e dirigentes através dos muros da Academia.
Cinco alterações no Sporting relativamente à segunda mão com o Bayern (saídas de Tonel, Miguel Veloso, Pereirinha, Adrien e Yannick), apenas duas no que respeita ao encontro com o P. Ferreira: entraram Rochemback, recuperado, e Vukcevic, por opção; sentaram-se no banco Adrien e Pereirinha.
O Rio Ave, estimulado pelo ponto conquistado frente ao Marítimo, apresentou-se em Alvalade com a ambição de repetir o feito e, ainda, duas alterações no onze - Bruno Mendes (após castigo) e Chidi de regresso, por troca com Miguel Lopes e Pedro Moutinho (lesionados), mas sem o efeito desejado.
Na casa do leão, o anfitrião foi rei na primeira parte, tempo suficiente para garantir a vitória, dar motivos a quem assistiu para festejar e aproveitar para descansar no segundo tempo, como se de um treino de conjunto se tratasse.
Depois de duas grandes penalidades reclamadas pelo Sporting e não assinaladas por Elmano Santos (Derlei foi derrubado aos 13 minutos na pequena área e aos 18 Edson terá desviado a bola com o braço), o primeiro golo chegou logo a seguir, aos 22 minutos, num grande remate de João Moutinho, num misto de raiva e genialidade. A defesa visitante deu, contudo, uma ajuda, ao ficar a ver a bola passar pela cabeça de Derlei e chegar ao capitão leonino.
O Sporting desperdiça nova oportunidade aos 25 minutos, com Paiva a brilhar entre os postes após remate fortíssimo de Izmailov. A confiança crescia, mas não deixava de revelar algumas fragilidades, como aconteceu aos 27, com Rui Patrício a defender in extremis uma jogada desperdiçada por Fábio Coentrão na cara da baliza. Novo susto para os leões à beira do intervalo, com Yazalde a bater Caneira e a cruzar perigosamente para a área, sem que, porém, Chidi conseguisse interceptar a bola.
Bruno Mendes, que regressara após cumprir castigo, viu o segundo amarelo aos 45 minutos, e permitiu a Rochemback, na marcação de livre, o segundo golo da noite e a sentença de um jogo com pouco mais a recordar na segunda parte que os aplausos dos adeptos.
Fonte: Maisfutebol

BENFICA NÃO QUER NADA COM O TÍTULO

Benfica 0-1 V. Guimarães

O Benfica somou a primeira derrota em casa na Liga Sagres, depois de perder frente ao Vit. Guimarães por 1-0, na 22ª jornada da competição. Num jogo marcado pela segurança defensiva vimaranense, mas também pela inoperância atacante dos encarnados, um golo de Roberto bastou para que os comandados de Manuel Cajuda somassem 3 importantes e motivadores pontos. Com este resultado, o Benfica pode ser ultrapassado pelo Sporting na classificação e ver o FC Porto distanciar-se.
A partida na Luz começou com o Guimarães a criar perigo por intermédio de Desmarets, que logo aos 5 minutos colocou à prova Moreira, mas este seria uma excepção na primeira parte, já que o Benfica tomou as rédeas da partida e assumiu as despesas atacantes. Apesar não ter criado nenhuma situação real de golo, os encarnados foram claramente mais dominadores, remetendo os vimaranenses à sua zona defensiva, e apenas alguma atrapalhação na hora do remate impediu mais perigo para Nilson.
Os comandados de Manuel Cajuda apenas reagiram à pressão do Benfica já perto do final da primeira metade, já que algum nervosismo começava a apoderar-se dos jogadores encarnados. Sem nunca ter criado situações de perigo para Moreira, o Vitória dava mostras de depois do intervalo poder criar mais dificuldades aos seus adversários.
E se assim prometeram, melhor o fizeram. Os jogadores do Guimarães surgiram muito melhor no recomeço do jogo, dividindo o domínio do encontro, e a bola passou mais tempo perto da baliza de Moreira. Continuavam no entanto a pertencer ao Benfica as situações de maior perigo, mas aos 66 minutos uma boa iniciativa de Marquinho deu oportunidade a Roberto para inaugurar o marcador, algo que o ponta-de-lança brasileiro com enorme classe não desperdiçou. Apesar de o empate ser o resultado mais justo face à produção das equipas, a eficácia do pé esquerdo do número 9 vimaranense desequilibrou o resultado.
Com o aproximar dos minutos finais do jogo, e com o Guimarães a procurar uma toada mais lenta, controlando as iniciativas atacantes do Benfica, o nervosismo começou a apoderar-se novamente dos jogadores encarnados, que tinham grandes dificuldades em ultrapassar a bem organizada defesa adversária. Por duas vezes os comandados de Quique Flores criaram perigo para Nilson, quando Nuno Gomes cabeceou a poucos metros da linha de golos para uma boa defesa do guardião brasileiro, e já perto do final Balboa enviou a bola ao lado da baliza, frente a frente com Nilson.
Com esta derrota, o Benfica pode ver a diferença de pontos para o FC Porto aumentar para 5 pontos e perder o segundo lugar para o Sporting.
Fonte: ZeroZero

ULTRAPASSAR TRAUMAS

Sporting - Rio Ave (21h RTP1)
Vencer, de forma inequívoca, personalizada e autoritária, comprovando que a hecatombe de Munique mais não foi que um qualquer cataclismo natural que varreu a equipa do seu real valor, destroçado e dizimado por um Bayern que foi, de facto, de uma galáxia diferente - da elite do futebol europeu e não das suas "distritais".
Este é o desafio com que se deparam os leões que foram trucidados pelos bávaros por duas vezes, num clamoroso acumulado de 12-1. Naturalmente, o Sporting defronta hoje um adversário bem mais acessível que o Bayern, pese embora a premência em pontuar do Rio Ave - ocupa o penúltimo lugar da Liga, com 17 pontos, a dois da linha de água - possa constituir factor que baralhe por completo a natural equação do favoritismo favorável aos anfitriões. O principal adversário do Sporting, porém, poderá ser... a própria equipa.
O trauma de Munique está ainda bem recente e se uma resposta impiedosa pode ser o primeiro bálsamo para feridas ainda abertas, a capacidade de superar fantasmas e enfrentar os adeptos defraudados com a humilhação europeia serão obstáculos a ultrapassar pela equipa de Paulo Bento.
Ainda na luta pelo título - apesar de dependerem de terceiros - os leões têm hoje sério teste à sua fibra e carácter enquanto equipa, "forçados" que estão a uma reacção positiva e convincente - sob risco de agravar as consequências do desastroso embate com os campeões alemães. Do outro lado, um Rio Ave sedento de pontos, procurar tirar dividendos das potenciais fragilidades dos leões.
Fonte: Sapo Infordesporto

ULTRAPASSAR FC PORTO

Benfica - V. Guimarães (18h45 Sportv)
O Benfica entra hoje em campo para a Liga Sagres com o objectivo de atacar a liderança, ocupada pelo FC Porto. Os encarnados recebem o Guimarães e em caso de vitória assumem mesmo o primeiro lugar provisório do campeonato, colocando pressão nos dragões, que no Domingo recebem a Naval no Estádio do Dragão. Sem Suazo e Rúben Amorim, Mantorras está de regresso à opções de Quique Flores.
O primeiro a entrar em campo é o Benfica, que na Luz recebe uma formação que não tem conseguido impedir derrotas consecutivas frente aos encarnados. Os comandados de Manuel Cajuda somam 5 desaires sucessivos diante do Benfica, e em toda a sua história apenas venceram por 4 vezes no Estádio da Luz, tendo o Benfica 59 vitórias nos 72 jogos disputados. Quique Flores, no entanto, não dá importância a estes números: «Sabemos que esses jogos já não contam para nada, temos de fazer um bom jogo amanhã, temos de voltar a ser melhores e manter a concentração. Se pensamos que já ganhámos porque vencemos os quatro jogos anteriores estamos equivocados. Estamos conscientes disso e estou convencido que os jogadores se vão superar para poderem ganhar».
Quique Flores comentou ainda o que falta da temporada: «Falta pouco para acabar a época. São nove jogos e as equipas chegaram aqui como queriam, em posição de disputar o título. Todos têm as mesmas possibilidades. A única equipa que pode dividir a sua concentração é o F.C. Porto porque tem uma equipa muito forte e está nos quartos-de-final da Champions. Não é fácil jogar nessa fase. São três equipas preparadas para manter esta pressão».
Para este encontro o treinador espanhol não poderá contar com David Suazo e Rúben Amorim, que apenas regressarão na final da Taça da Liga.
Eis a lista completa de convocados, marcada pelo regresso de Pedro Mantorras:Guarda-redes: Moreira e Quim;Defesas: Maxi Pereira, Jorge Ribeiro, David Luiz, Luisão, Sidnei e Miguel Vítor;Médios: Yebda, Katsouranis, Aimar, Binya e Balboa;Avançados: Reyes, Urreta, Di Maria, Mantorras, Nuno Gomes e Cardozo.
Fonte: ZeroZero

MARADONA CHAMA "PORTUGUESES"

Lucho, Lisandro e Di Maria novamente convocados para a selecção argentina
Diego Maradona continua a confiar num trio de «portugueses», para as convocatórias da selecção argentina. Lucho, Lisandro Lopez e Di María foram chamados para os jogos com a Venezuela e Bolívia, da fase de apuramento para o Mundial 2010.
Destaque ainda para os regressos de Walter Samuel, jogador de José Mourinho no Inter, e de Diego Milito, avançado do Génova.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Juan Pablo Carrizo (Lazio), Mariano Andújar (Estudiantes) e Federico Vilar (Atlante) Defesas: Javier Zanetti (Inter), Emiliano Papa (Vélez Sársfield), Gabriel Heinze (Real Madrid), Cata Díaz (Getafe), Walter Samuel (Inter), Juan Forlín (Boca Juniors), Marcos Angeleri (Estudiantes), Martín Demichelis (Bayern)
Médios: Javier Mascherano (Liverpool), Fernando Gago (Real Madrid), Maximiliano Rodríguez (Atlético Madrid), Jonás Gutiérrez (Newcastle United), Sebastián Battaglia (Boca Juniors) Lucho González (Porto), Juan Sebastián Verón (Estudiantes), Ángel Di María (Benfica), Daniel Montenegro (Independiente)
Avançados: Lionel Messi (Barcelona), Sergio Agüero (Atlético Madrid), Carlos Tevez (Manchester United), Lisandro López (Porto), Diego Milito (Genóva), Ezequiel Lavezzi (Nápoles)

quinta-feira, 12 de março de 2009

PRÍNCIPES EMPATAM ARCEBISPOS

UEFA CUP:
PSG 0-0 Sp. Braga

O Sp. Braga empatou sem golos frente ao Paris SG no Parque dos Príncipes, num encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, um resultado positivo que permite à equipa portuguesa decidir a eliminatória em casa. Os comandados de Jorge Jesus voltaram a mostrar o seu valor nas competições europeias, principalmente na primeira parte, em que controlaram por completo a partida.
Jorge Jesus apresentou um onze praticamente na máxima força, com registo para o regresso de Rodriguez ao centro da defesa e para a titularidade de Jorginho, que actuou na frente de ataque ao lado de Renteria. O Braga exibiu-se em grande nível no primeiro tempo, controlando por completo o encontro, perante um adversário algo atordoado com a qualidade de jogo apresentada pela equipa portuguesa no Parque dos Príncipes. Renteria causou muitas dificuldades à defensiva adversário, e teve mesmo uma grande oportunidade para marcar aos 26 minutos após um bom passe de Jorginho, mas adiantou em demasia a bola e permitiu a saída ao guarda-redes contrário. A pressão alta exercida pela equipa de Jorge Jesus permitiu muitas recuperações de bola bem longe da baliza de Eduardo, que teve muito pouco trabalho nos primeiros 45 minutos.
O PSG apenas por alguns minutos já perto do final da primeira parte conseguiu chegar com mais perigo à área do Braga, mas apenas através de lances de bola parada ou de lançamentos longos a partir da sua defesa. O intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com os arsenalistas a deixarem em silêncio o Parque dos Príncipes.
A equipa bracarense entrou pior na segunda parte, com o PSG a criar nos primeiros minutos duas claras ocasiões de golo, e foi a vez de Eduardo brilhar a grande altura ao negar o golo francês. O jogo era mais intenso nesta altura, com rápidos contra-ataques de parte a parte, e nesse tipo de futebol o Braga sentiu mais dificuldades, tendo cometido mais falta perigosas que foram sendo aproveitadas para criar calafrios ao guarda-redes internacional português. Aos 61 minutos Rothen enviou a bola ao poste esquerdo da baliza de Eduardo, numa altura em que o domínio da partida pertencia claramente aos parisienses.
Já com Stelvio e Paulo César, nos lugares de César Peixoto e Jorginho, o Braga conseguiu desacelerar o jogo e voltou a afastar o perigo da sua baliza, apesar de não mais ter exibido a qualidade do primeiro tempo. O PSG voltou a causar perigo aos 76 minutos, com o recém-entrado Kezman a rematar bem dentro da área, mas ao lado da baliza, naquele que foi o último lance de golo da partida.
O Braga voltou a assinar uma boa exibição na Taça UEFA, mostrando grande personalidade, e leva para Braga a decisão desta eliminatória a disputar já na próxima semana.
Fonte: ZeroZero

Taça UEFA: Paris SG - Sp. Braga

Paris SG - Sp. Braga
19:15
SIC
O Sp. Braga disputa hoje a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA em Paris diante do PSG, e apesar do poderio e excelente época que os franceses têm vindo a realizar, os comandados de Jorge Jesus partem com expectativas legítimas de alcançar um bom resultado, que permita a discussão da eliminatória em Braga. «Marcar golos» é um dos objectivos traçados por Jorge Jesus.
Em campo estarão duas equipas que têm dado provas em 2008/09 de poderem proporcionar um bom espectáculo de futebol, mas que nunca se defrontaram em competições oficiais da UEFA. Depois de uma temporada de 2007/08 em que o perigo da descida de divisão foi algo real, o Paris SG está neste momento em 2º lugar na Liga Francesa a apenas um ponto do líder Lyon, tendo reforçado o seu plantel com nomes como Traore (ex-Marseille), Giuly (ex-Roma), Makélélé (ex-Chelsea) e Kezman (por empréstimo do Fenerbahçe).
Ambas as formações têm óptimos registos na actual edição da Taça UEFA, com o Braga a perder apenas por duas vezes em 10 jogos (Milan fora e Wolfsburg em casa), enquanto o PSG nos 8 encontros disputados apenas por uma vez saiu derrotado (Schalke 04 fora). Os bracarenses nunca mediram forças com equipas gaulesas na UEFA, enquanto que o PSG já tem historial diante de equipas lusas. Nos 6 encontros oficiais, os parisienses têm saldo ligeiramente positivo, somando 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Para esta noite Jorge Jesus tem alguns jogadores em dificuldades físicas, nomeadamente Frechaut, Luís Aguiar, Rodriguez, Alan e Orlando Sá, e poderá mesmo não fazer alinhar alguns destes nomes, tendo em conta os compromissos para a Liga Sagres, tal como teve ocasião de referir em conferência de imprensa. Assim, estes deverão ser os onzes das duas equipas:
Paris SG: Edel; Ceará, Camara, Traoré, Armand; Sessegnon, Clèment, Chantôme, Rothen; Luyindula e Hoarau;
Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, André Leone, Evaldo; Vandinho, Alan, Luis Aguiar, César Peixoto; Paulo César e Renteria.

Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 11 de março de 2009

NOS OITO MELHORES DA EUROPA

Aguero não fez a diferença na equipa do Atlético

FC Porto nos quartos de final da Champions League

FC Porto 0-0 Atlético Madrid
(2-2 agregate)

Isto é ser grande. Isto é ser digno do mais elitista galarim do futebol europeu. Opulento, no cume da sua maturidade, o F.C. Porto eliminou o A. Madrid e está entre os oito melhores da Liga dos Campeões. Os dragões ultrapassaram a terrível barreira psicológica dos oitavos-de-final (bloqueada desde a época dourada de 2003/04) e demonstraram poder sonhar com muito mais.
Numa actuação equilibrada e bem gerida, os dragões até se podem queixar do empate a zero bolas. O nulo não reflecte uma superioridade patenteada em grande parte da peleja. Jesualdo Ferreira e a sua equipa estão de parabéns. Esta foi a inequívoca prova da sua maioridade.
Dois «caçadores» e a roleta russa
Duelo de nervos. Dois pretendentes ao sucesso e uma certeza: o primeiro a errar tombaria da Liga dos Campeões. Olhos nos olhos, as armas em cima da mesa, memória de uns jovens De Niro e Walken no «O Caçador», de Michael Cimino. Roleta russa, uma bala apenas, o medo a fervilhar na ambição de dois outsiders da prova.
Abel Resino deixou Diego Forlan, povoando o meio-campo com três homens (um brilhante Assunção, Raul García e Maxi Rodríguez) e colocando Sinama Pongolle e Simão nas alas. Com isto, tentou retirar espaço e tempo a Lucho e Raul Meireles, os lançadores portistas. Conseguiu-o, mas apenas a partir da meia-hora.
Os primeiros 30 minutos foram do F.C. Porto. Decidido, concentrado, competitivo. Os tricampeões nacionais entraram fortes, criaram duas boas situações para marcar (Bruno Alves num livre e Fernando através de um remate à entrada da área) mas desvelaram os defeitos do costume nas partidas em casa: sem relva livre para galgar, o trio da frente não rende o mesmo.
Isto é o futebol moderno
Receoso, expectante, apenas figurante nos primeiros 35 minutos, o A. Madrid melhorou muito a partir do momento em que logrou estancar a(s) fonte(s) da criatividade azul e branca. Antes do intervalo, Aguero ridicularizou Sapunaru num lance de contra-resposta e provocou as primeiras vertigens de ansiedade no Dragão. A segunda parte confirmaria a tónica do equilíbrio vigente no tempo de descanso.
O futebol moderno, de alta competição, é isto. Dois conjuntos muito compactos, mentalmente sólidos e capazes de gerir os inevitáveis altos e baixos de um jogo com estas características. Em Portugal, nesta altura, só o F.C. Porto parece ter condições para isto: jogar a um ritmo muito elevado, sem falhas graves e durante grande parte dos 90 minutos.
Hulk à trave, Lisandro ao poste
A equipa de Jesualdo Ferreira ainda esteve algo hesitante na fase inicial do recomeço, mas depois mostrou que é, indubitavelmente, superior a este A. Madrid. Uma palavra para o extraordinário nível de Fernando e Raul Meireles, sempre em altas rotações, e para o jogo em crescendo de Lisandro, Rodríguez e Hulk.
Nó desenlaçado pelo meio-campo do F.C. Porto e os três avançados a fazer das suas. Hulk à trave aos 77 minutos; Lisandro ao poste aos 81 e a festa do golo injustamente adiada. O F.C. Porto concluiu fortíssimo um duelo de nervos que merecia ter vencido. Empatou, mas segue confiante, maduro e orgulhoso rumo aos quartos-de-final. O futebol português agradece.
Fonte: Maisfutebol

HORA DE SOLTAR O DRAGÃO

FC Porto conta com o poder de Hulk, considerado pela Uefa um dos dez jogadores jovens a seguir com atenção
Champions League
FC Porto - Atlético Madrid (19h45 Sportv1)

11 de Março, 19.45 horas. A hora da Europa ouvir o Dragão. Cinco anos depois de ter conquistado o Velho Continente, o F.C. Porto está a apenas noventa minutos, cento e vinte no máximo, de voltar a entrar no lote dos oito melhores clubes. Jesualdo já disse que conta com os adeptos para alcançar esse objectivo.
Por isso têm a palavra todos eles. Jogadores, treinadores e adeptos. «É importante que em uníssono possamos ir todos até ao fim», disse Jesualdo. «Pelo apoio que nos vai dar e pela pressão que vai colocar no adversário, o público vai ser decisivo. É importante que o estádio esteja cheio.» Ora por isso, silêncio. O Dragão vai falar.
Há muito tempo, de resto, que o F.C. Porto não estava em tão boa posição para garantir os quartos-de-final. O empate (2-2) no Vicente Calderón deixou a equipa em vantagem. Basta segurar o nulo, por exemplo. Desde 2003/04, na época em que foi campeão europeu, que o F.C. Porto não partia para a segunda-mão dos oitavos em vantagem.
Ora por isso os factores há muito tempo que não eram tão favoráveis para o F.C. Porto. O Dragão deve apresentar uma casa muito próxima dos 50 mil espectadores, sendo que nesta altura já só há quatro mil bilhetes disponíveis. Lotação quase esgotada. De Madrid vêm cerca de 2700 adeptos, porque os espanhóis ainda acreditam. Resta não os ouvir.
As dúvidas laterais, à direita
De um lado e de outro, de resto, há poucas dúvidas em relação às equipas inicias para o jogo. Os onzes devem ser basicamente os mesmos que alinharam na partida da primeira-mão. O que significa que também os sistemas tácticos serão os mesmos, até porque estão cimentados. As únicas interrogações prendem-se mesmo com a direita da defesa.
No F.C. Porto Sapunaru regressa de lesão e discute um lugar com Tomás Costa, que deu bem conta do recado frente ao Leixões. No A. Madrid Seitaridis ficou de fora dos convocados e abre uma vaga para Perea, até porque Heitinga foi pai recentemente e não dorme há quatro dias, nas palavras do próprio. «Já não tenho nada nos músculos.»
Com os olhos postos na frente, à espera do que aconteça atrás
Grande parte do interesse do jogo desta quarta-feira estará na frente. Lá onde se movem jogadores como Hulk, Lisandro, Lucho, Aguero, Forlán ou Simão. Mas sobretudo Hulk e Forlán. Do primeiro muito pouco mais há a dizer. Tem a Europa de olhos colocados nele, tem até o seleccionador brasileiro a observá-lo e um jogo à medida do seu talento.
De Forlán, o F.C. Porto já experimentou o veneno no Vicente Calderón. Mas há mais. O uruguaio já leva 18 golos esta temporada. Está de pé quente e já fez melhor até do que em toda a última época. Atenção a ele também. Mas muita atenção sobretudo à defesa. Um jogo tão importante tem de ser táctico. Sem espaço para o mais pequeno erro.
Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Lucho e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Rodriguez.
Suplentes:Nuno, Stepanov, Madrid, Tomás Costa, Mariano, Farias e Tarik.
AT. MADRID: Léo Franco; Perea, Pablo Ibañez, Ujfalusi e António Lopez; Maxi Rodriguez, Paulo Assunção, Raul Garcia e Simão; Kun Aguero e Forlan.
Suplentes: Coupet, Heitinga, Pernía, Miguel de las Cuevas, Maniche, Camacho e Pongolle.
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 10 de março de 2009

FILME DE TERROR, PARTE 2

Champions League: Bayern Munique 7-1 Sporting
Tão cedo os adeptos sportinguistas não vão querer lembrar-se de um dos mais excitantes resultados que já conseguiram contra o Benfica, no célebre jogo dos 7-1, que sempre fez as maravilhas das suas piadas. É que o Sporting saiu humilhado da eliminatória frente ao Bayern de Munique, depois de um agregado de 12-1, e de ter somado mais um recorde negativo em competições europeias, ao perder por uns incríveis 7-1 em Munique. A equipa portuguesa foi arrasada pelo futebol forte e rápido dos alemães e deu mostras de grande fragilidade, principalmente a nível defensivo, e nunca deu mostras de poder discutir o jogo.
A equipa portuguesa entrou praticamente a perder no jogo, já que logo aos 7 minutos Podolski abriu o activo aproveitando uma falha de Anderson Polga, depois de uma boa combinação com Zé Roberto. Se as perspectivas do Sporting para o encontro eram negativas, pior ficaram depois deste tento, que desmoralizou por completo os jogadores. Exemplo disso foi o segundo golo germânico, novamente por Podolski, que depois de uma grande confusão na área leonina aproveitou para fazer o 2-0, bem como o terceiro golo, marcado na própria baliza por Anderson Polga.
João Moutinho ainda reduziu para 3-1, depois de uma grande remate fora da área que não deu hipóteses de defesa a Butt, mas o Bayern respondeu quase de imediato com o quarto golo, através de Schweinsteiger, o que evitou uma reacção, ainda que ténue dos jogadores leoninos. O resultado ao intervalo era já muito pesado, mas reflectia a inoperância defensiva e ofensiva dos comandados de Paulo Bento, que não conseguiam arranjar forma de travar o adversário.
O Sporting surgiu melhor no segundo tempo, mais acutilante no ataque, e logrou alguns remates perigosos para a baliza alemã, mas os espaços concedidos aos avançados do Bayern na zona defensiva foram mais uma vez fatais. Van Bommel fez o 5-1 aos 73 minutos, Klose fez o 6-1 através da marcação de uma grande penalidade infantil de Pedro Silva sobre o próprio internacional alemão e o 7-1, que é o novo registo negativo do Sporting em competições europeias fora de casa, foi apontado Muller aos 89 minutos aproveitando mais uma falha colectiva da defesa leonina.
O resultado agregado de 12-1 não reflecte a diferença entre as duas equipas, mas deverá dar que pensar aos responsáveis leoninos. Paulo Bento certamente terá um grande trabalho de reabilitação da equipa do Sporting para o que resta da temporada, nomeadamente para a Liga Sagres e para a Taça da Liga.
fonte: ZeroZero

DEFENDER DIGNIDADE E ORGULHO

CHAMPIONS LEAGUE
Bayern Munique - Sporting (19h45 RTP1)
Com o Sporting em Munique, a jogar pela «dignidade e orgulho», como disse Paulo Bento, a Liga dos Campeões apura esta terça-feira as primeiras equipas para os quartos-de-final. E o cartaz é de respeito.
Depois da goleada sofrida em Alvalade (0-5), resta ao Sporting jogar em nome do amor-próprio no Arena, esta noite. Paulo Bento deixou Liedson em Lisboa e é de admitir que faça ainda mais gestão da equipa, numa partida marcada pela explosão de Miguel Veloso, que se disse perseguido e acusou o clube de não o defender, à partida para a Alemanha.
DIA DE DECISÕES

Nos outros jogos do dia, está tudo por decidir. O Chelsea da armada portuguesa venceu a Juventus na primeira mão por 1-0, com um golo de Drogba, vantagem insuficiente para uma viagem tranquila a Turim. O Liverpool tem algum ascendente na eliminatória frente ao Real Madrid, depois de ter ganho por 1-0 na primeira mão, em pleno Bernabéu, mas este é um desafio à altura dos «merengues».
Por fim, o empate a uma bola entre Panathinaikos e Villarreal, na primeira mão, deixa todos os cenários em aberto para hoje.
Jogos desta terça-feira
Liverpool-Real Madrid, 19:45
Panathinaikos-Villarreal, 19:45
Juventus-Chelsea, 19:45
Bayern Munique-Sporting, 19:45
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 9 de março de 2009

DECO: FC PORTO ERA SUPERIOR AO BARCELONA

Deco, actualmente no Chelsea

Luso-brasileiro fala dos dois clubes pelos quais foi campeão europeu
Deco pode dar-se ao luxo de dizer que já tem dois títulos de campeão europeu, e por equipas diferentes. O internacional português conquistou a «Champions» pela primeira vez com a camisola do F.C. Porto, e depois repetiu a dose pelo Barcelona. Na comparação entre duas equipas campeãs, a preferência de Deco vai para os «dragões».
«O Barcelona jogava um futebol muito bonito, mas penso que o F.C. Porto era mais forte. Quando marcávamos primeiro, o jogo estava acabado», disse o luso-brasileiro, em entrevista ao jornal inglês «The Times».
Os elogios a Mourinho aparecem de imediato, e embora Deco tenha chegado a Stamford Bridge já depois do técnico português ter saído, ainda dá pela presença dele. «O Lampard e outros jogadores daqui são grandes jogadores, de qualquer maneira, mas consigo ver a influência de Mourinho neles», disse.
«Contrato com o Chelsea, não com Scolari»
Quando Deco se transferiu para o Chelsea, o treinador já não era português, mas era um brasileiro com forte ligação às quinas. O médio mudou-se para Londres a pedido de Scolari, mas pouco tempo depois o técnico acabou por sair. Há quem duvide, por isso, que Deco possa render nos «blues», mas o jogador garante que ainda tem muito para dar.
«Claro que é difícil quando um treinador te quer e depois vai embora. Trabalhei com Scolari vários anos, na Selecção, mas também joguei sem ele muitos anos. Tenho contrato com o Chelsea, não com Scolari. Preciso provar que o Chelsea fez uma boa escolha, ao contratar-me», disse o internacional luso.
Fonte: Maisfutebol

MIGUEL VELOSO: "SPORTING NÃO ME DEFENDEU"

Jogador considera que há uma campanha contra si
Miguel Veloso aproveitou a viagem do Sporting rumo a Munique, esta manhã, para vir defender que existe uma campanha contra si e lamentar que o clube não o tenha «defendido».
O médio regressou à equipa e, quando questionado se tinha encarado a situação como um perdão, disparou: «Perdão porquê? Acho que não matei ninguém.»
Miguel Veloso disse depois que existe uma campanha contra si, acusando um jornal, e responsabiliza o clube por não o defender. «Fico muito triste por ninguém vir defender o Miguel Veloso.» Quando questionado sobre quem devia fazer isso, responde: «O Sporting, como é óbvio.»
Questionado sobre Paulo Bento, o jogador deixou de resto elogios ao técnico: «É um bom treinador.»
O jogador comentou ainda com amargura a ideia de que poderia ter simulado lesões em Alvalade. «O que eu mais gosto de fazer é jogar futebol, e isso de simular lesões não é nada justo. De mau profissional não me podem acusar», afirmou ainda.
Veloso garante depois que não está descontente no clube, apesar de não ter sido viabilizada a sua saída para o Bolton: «Estou bastante contente, até porque foi o Sporting que me deu tudo. Vou continuar a trabalhar e a dar o meu melhor pelo Sporting.»
Fonte: Maisfutebol

domingo, 8 de março de 2009

BENFICA CONTINUA PERSEGUIÇÃO

NAVAL 1-2 BENFICA

O Benfica venceu a Naval 1º de Maio por 1-2, mantendo assim uma diferença de 2 pontos para o líder FC Porto. A vitória na Figueira da Foz era fundamental para os encarnados, que entraram no jogo praticamente a vencer com um golo de Pablo Aimar. A equipa da casa ainda igualou na segunda parte por intermédio de Marcelinho, mas Katsouranis, à entrada do último quarto de hora, apontou de cabeça o segundo e decisivo golo para a vitória da equipa da Luz.
Pablo Aimar, ao 3º minuto de jogo, colocou o Benfica na frente através de um remate de fora da área e parecia que o encontro estava lançado para os comandados de Quique Flores.
Mas depois de chegar ao primeiro golo o Benfica voltou a demonstrar algumas das deficiências que acompanham a equipa, nomeadamente o facto de recuar as suas linhas e não conseguir gerir o resultado magro que possui. A partida não foi fácil para os comandados de Quique Flores que viram a equipa navalista empatar a depois de um lançamento lateral que Marcelinho rematar rasteiro e cruzado para o fundo das malhas de Moreira.
A partir daí o Benfica voltou a subir no terreno e a procurar efectivamente o golo. Primeiro Di María e depois Cardozo estiveram muito próximos de marcar, com o argentino a ver mesmo o seu remate desviado pela barra. O golo acabou por surgir por intermédio do grego Katsouranis que no segundo poste respondeu afirmativamente a um desvio de Miguel Vítor no poste contrário.
Estavam decorridos 75 minutos e após o golo de Katsouranis a equipa da Luz não voltou a cometer o erro da primeira parte, mantendo-se com as linhas subidas, pressionantes, evitando que a Naval tivesse posse de bola.
Quatro jogos depois, o Benfica volta a vencer fora do seu estádio, e quando faltam 9 jogos para terminar a liga, o Benfica está a 2 pontos do líder, e com 2 pontos de vantagem sobre o Sporting, terceiro classificado da prova.
Arbitragem com influência
A arbitragem não esteve bem neste jogo, com destaque negativo para um penalty e cartão perdoados a Maxi Pereira, ainda na primeira parte e para o livre mal assinalado por pretensa falta de Davide (que não existiu), livre esse que deu o golo da vitória ao Benfica. Arbitragem com influência no resultado.
Fonte: ZeroZero

BENFICA TEM PRESSÃO EM ALTA

Naval - Benfica (20h15 Sportv1)
O Benfica defronta esta noite a Naval, numa partida em que Quique Flores sabe da necessidade premente de vencer. Com os resultados de Sporting e FC Porto nos seus jogos da 21ª Jornada, os encarnados estão a agora a 5 pontos do líder, quando faltam 9 jornadas para terminar a prova. Sem Rúben Amorim, Carlos Martins e David Suazo o Benfica deverá subir ao relvado do 1º de Maio com Sidnei no onze.
Ainda sem se saber se Ulisses Morais estará no banco do Estádio da Luz, o Benfica deverá alinhar com Moreira na baliza, sendo a linha defensiva constituída por Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e David Luiz. Di Maria à direita, Yebda, Katsouranis no meio e Reyes na esquerda suportam o ataque composto por Aimar e Cardozo.
Com o campeonato bastante equilibrado, Quique Flores diz que tal só pode ser visto como uma coisa muito positiva: «O que mudou é que hoje, não sabemos quais serão os resultados de amanhã. Já ninguém garante que F.C. Porto e Sporting vai conquistar os três pontos, e o mesmo acontece connosco frente à Naval, temos de dar o máximo. Estou encantado que a Liga seja assim, aumenta a emoção.» O que é certo é que Sporting e FC Porto venceram os seus jogos e a pressão sobre o Benfica é agora ainda maior.
Fonte: ZeroZero