sábado, 17 de janeiro de 2009

CARLSBERG CUP: DRAGÃO NÃO CONSEGUE MARCAR EM CASA



FC Porto 1-0 Académica
O F.C. Porto venceu a Académica pela margem mínima (1-0) e fica à espera dos restantes encontros para conhecer o seu futuro na Taça da Liga 2008/09. Luiz Nunes, com um golo na própria baliza, assinou a sentença da Académica a meia-hora do final do encontro. Desfecho natural, num Dragão consideravelmente melhor ao longo da etapa complementar.
Jesualdo Ferreira misturou fórmulas e apresentou um onze misto, uma junção de juventude com experiência, frescura física com ritmo competitivo. Desta forma, as peças menos rotinadas poderiam encaixar num mecanismo naturalmente oleado e funcional. Na prática, contudo, a articulação do onze portista deixou muito a desejar.
Do outro lado estava a Académica de sempre, à imagem de Domingos Paciência. Arrumada, com tracção atrás e elevada qualidade na posse de bola, sobretudo do meio-campo para a frente. Falta, essencialmente, um finalizador como Domigos para compor o ramalhete. Com um ponta-de-lança, a Briosa poderia ter finalizado os esboços iniciados na primeira metade do encontro.
Com estas linhas, chegámos ao intervalo. Resta, vá lá, destacar um par de ameaças de Bruno Alves. Isso mesmo, um defesa como principal foco de perigo para a baliza da Académica, na etapa inicial. Dois remates, dois remates apenas, a incomodar Rui Nereu em longos quarenta e cinco minutos: um cabeceamento e um livre bem cobrado, já à saída para o intervalo. Na segunda parte, Bruno Alves voltaria a ficar perto do golo.
Peso e infelicidade a mais
Jesualdo Ferreira tinha de mudar algo e sacrificou o elemento óbvio: Tarik Sektioui. O extremo marroquino, seja por questões físicas ou motivacionais, não apresenta os índices desejados para alimentar o sector ofensivo dos dragões e saiu no reatamento, por troca com Ernesto Farías. E o F.C. Porto mudou!
No eixo do ataque, Hulk sentia-se demasiado órfão, até à entrada do Tecla. Sobrava um bom Guarín ao centro, Lucho González a abrir à direita e Cristian Rodriguez no habitual estilo acutilante, pela esquerda. Sobrava, ainda, um amigo do internacional do Uruguai. Luiz Nunes: central brasileiro, com peso a mais, não obstante a qualidade de jogo. Após uma hora de indefinição, o brasileiro que já passou pelo Penarol decidiu acabar com o nulo, num desvio profundamente infeliz, surpreendendo Rui Nereu.
E assim, apesar das notórias dificuldades nos recorrentes capítulos da finalização, o F.C. Porto atingia o objectivo primordial, forçando a Académica a abrir a concha e chegar-se à frente, em busca de outro resultado. Com espaço, os dragões cresceram a olhos vistos e passaram a última meia-hora em posição de tiro, sempre em cima, à procura de um golo plenamente deles. Sapunaru, após oportunidades sem fim, atirou ao poste. Ficou mesmo pela margem mínima.
MaisFutebol

CARLSBERG CUP: ÁGUIA VOA PARA AS MEIAS

Benfica 1-0 Belenenses
O Benfica venceu o Belenenses no Estádio da Luz por 1-0, com um golo de Katsouranis aos 44 minutos de jogo, e garantiu o apuramento para as meias-finais da Carlsberg Cup. Num jogo em que a primeira parte apenas teve o golo como momento interessante, a segunda parte revelou duas equipas rápidas sobre a bola, com os encarnados sempre no domínio das operações e a justificarem os 3 pontos conquistados.
A primeira parte foi jogada numa toada muito lenta, com o 0-0 a servir as intenções do Benfica já que garantia a qualificação para as meias-finais da prova e o Belenenses a apostar em chegar ao intervalo com o nulo no resultado. Os azuis praticamente não deram trabalho a Moretto durante os primeiros 45 minutos, e com o Benfica a praticar um futebol lento assistiu-se a uma má primeira parte.Na única jogada digna desse nome, o Benfica marcou. Katsouranis iniciou uma jogada de envolvência ainda perto da linha de meio-campo, para terminar com um bom cabeceamento já dentro da área de Júlio César, sem das hipóteses de defesa ao guardião brasileiro. Decorriam já 44 minutos e o Benfica garantia uma preciosa vantagem já muito perto do intervalo.
Na segunda parte o Benfica apareceu mais ofensivo, praticando um futebol bem mais agradável do que no primeiro tempo, ao qual correspondeu o Belenenses com uma toada de contra-ataque. Ambas as equipas subiram de produção em relação ao primeiro tempo, o que trouxe mais qualidade ao jogo, e as jogadas de ataque surgiram nas duas balizas, apesar de o Benfica ser a equipa mais perigosa em campo. Reflexo disso são os dois golos anulados nos primeiros 20 minutos da segunda parte, um para cada lado. Primeiro foi Aimar a ver negado remate certeiro por fora-de-jogo, e depois foi Marcelo também em fora-de-jogo a assinar um portentoso remate ao ângulo da baliza de Moretto, justamente anulado por Bruno Paixão.
Com o aproximar do final da partida o Belenenses arriscou mais na procura do golo do empate e o Benfica teve mais espaço para lançar rápidos ataques, com os entretanto entrados Reyes e Suazo em destaque nestes lances. No entanto, nos últimos minutos o Belenenses revelou descrença na obtenção de um resultado positivo e à imagem da primeira parte o Benfica voltou a optar por um futebol lento, de contenção, com o objectivo da manutenção do resultado, o que veio a acontecer. Referência ainda para um golo anulado ao Belenenses já no tempo de desconto, com Moretto a comprometer num lance com Carciano em que deixou a bola fugir por entre as mãos, situação aproveitada por Richard Porta para introduzir a bola na baliza encarnada. No entanto, Bruno Paixão anulou o tento azul, já que considerou irregular a intervenção de Carciano no lance com o guarda-redes do Benfica.
O Benfica somou assim a terceira vitória em outros tantos jogos na Taça da Liga e garantiu presença nas meias-finais da prova.
ZeroZero

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

QUIQUE FLORES: "DI MARIA AINDA TEM MUITO QUE APRENDER"

Quique Flores encontra grande potencial em Di Maria, mas considera que o jogador ainda não está pronto para poder mostrar o seu melhor. O treinador defende que o jovem argentino tem «ainda de fazer muitas coisas» para ser o jogador espectacular que fazem dele.
«O assunto Di Maria é muito claro do ponto de vista da equipa técnica. Sabemos que temos um potencial de jogador importante, mas não queremos por a carroça à frente dos bois. Para nós isso é evidente, vocês [jornalistas] fazem de Di Maria um jogador espectacular, mas nós temos de convence-lo que para ser espectacular tem ainda de fazer muitas coisas», contou.
O técnico espanhol acredita que Di Maria pode chegar a um nível elevado, mas prefere que o argentino vá dando passos seguros na evolução que ainda tem de fazer. «Tendo em conta o potencial que tem, pode ser um jogador diferente dos restantes, mas a verdade é que Di Maria tem de fazer coisas para estar a esse nível. Vai fazê-las, de certeza, mas para nós é melhor que vá pelo caminho melhor e não pelo caminho mais rápido. O Di Maria tem muitos jogos pela frente para o mostrar», acrescentou.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

FC PORTO: 3 AUSÊNCIAS NO REGRESSO AO TRABALHO

Depois da derrota sofrida frente ao Nacional para a Carlsberg Cup, o FC Porto regressou esta quinta-feira ao trabalho, no Olival, para preparar o próximo desafio, a contar, mais uma vez, para a mesma competição.
O técnico portista Jesualdo Ferreira não pode contar com Mariano, Pelé e Rabiola. Os dois primeiros estiveram em tratamento de recuperação, enquanto o jovem avançado não treinou devido a uma constipação.O médio Pelé continua a recuperar de uma mialgia de esforço na perna direita e Mariano sofreu uma pisadela no pé direito.
Sobre o treino desta manhã, os juniores Diogo Viana, Ivo Pinto, Josué, Rafhael e o juvenil Sérgio Oliveira voltaram a fazer parte do grupo de trabalho, à semelhança do que aconteceu na terça-feira, treinando com o plantel principal.
Os Dragões realizam novo apronto amanhã, às 10h00, no centro de treinos, onde também terá lugar a super flash de antevisão do encontro da 3ª jornada do Grupo A da 3ª Fase da Carlsberg Cup, marcada para as 9h45. FC Porto e Académica jogam no sábado, 17 de Janeiro, às 20h45, no Estádio do Dragão.

BENFICA: MAKUKULA DIZ NÃO AO WBA

Aziza Makukula não vai afinal para o West Bromwich Albion. O avançado explica ao Maisfutebol que decidiu não aceitar a proposta, depois de o clube inglês e o Benfica terem chegado a acordo para o seu empréstimo.
«Havia acordo entre o West Bromwich e o Benfica, mas eu apresentei-me no clube e não gostei da proposta. Está fora de questão assinar pelo West Bromwich. Respeito o clube, mas decidi não entrar neste projecto», afirma Makukula, aproveitando ainda para esclarecer que não proferiu umas declarações que a «Sky Sports» lhe atribuiu, dizendo que esperava assinar pelo WBA: «Quero esclarecer que as declarações não são minhas.»
«Primeiro queria ver como estava o contrato. O treinador era simpático, a organização do clube boa, mas penso que não é um projecto para mim», explica o avançado, que vai agora estudar outras opções, assumindo que esta época, pelo menos, não voltará ao Benfica.
«É certo que vou sair do Benfica. Serei emprestado ou vendido», garante. «É verdade que me interessou a ideia do West Bromwich, mas quando cheguei não era nada do que me disseram. Neste momento ainda sou jogador do Benfica, mas de certeza que vou sair. Estou a estudar outras possibilidades. Não tenho sido utilizado, mas, graças a Deus, tenho mercado. Estou a ver tudo bem e com atenção, para fazer uma boa escolha», conclui.
Fonte: Maisfutebol

Taça da Liga não traz surpresas a Benfica e Sporting

GOLO EM FORA-DE-JOGO DÁ VITÓRIA
RIO AVE 0-1 SPORTING
Em Vila do Conde, o Sporting obteve a segunda vitória na Carlsberg Cup, com um tento solitário de Vukcevic já perto do final do jogo. Num jogo marcado pelo equilíbrio, os comandados de Paulo Bento foram mais felizes e marcaram num lance de fora-de-jogo, não sancionado pelo auxiliar de Jorge Sousa.A primeira parte foi dividida com poucas oportunidades de golo para cada uma das equipas, apesar de um ligeiro ascendente por parte da equipa leonina. No segundo jogo no banco de suplente do Rio Ave, Carlos Brito viu a sua equipa dar uma boa réplica a um Sporting que apesar de não ser de primeira linha, alinhou com uma equipa com nomes como João Moutinho, Postiga e Tonel, regressado após longa paragem por lesão. Nenhuma das equipas foi capaz de converter em golo as poucas jogadas de perigo, o que resultou naturalmente num nulo ao intervalo.
O segundo tempo o ligeiro ascendente do Sporting manteve-se, mas com o passar dos minutos foi cada vez mais evidente o domínio dos visitantes. O Sporting teve algumas situações para facturar, principalmente a partir do minuto 70, e chegou ao golo através de um lance de claro erro do fiscal do auxiliar de Jorge Sousa. Izmailov remata na zona central do terreno e a bola após um ressalto sobra para Postiga, que em situação irregular remata ao poste da baliza de Paiva, para Vukcevic, que também se encontrava em situação de fora-de-jogo rematar para o fundo das redes adversárias.Apesar de chegar à vantagem numa situação irregular, a vantagem era aceitável face a uma maior produção ofensiva leonina durante praticamente todo o jogo. O resultado manteve-se inalterado até ao final dos 90 minutos, face à fraca reacção vila-condense, tendo o Sporting somado três importantes pontos no grupo B, que lidera isolado com seis pontos.
MARADONA NA BANCADA
BENFICA 4-1 OLHANENSE
O Benfica goleou o Olhanense por 4-1, num encontro em que os visitantes chegaram a estar a vencer por 1-0 e a assustar os adeptos encarnados. Apesar de boa réplica dos líderes da Liga Vitalis, os comandados de Quique Flores continuam na senda das vitórias, tendo somado a segunda vitória no grupo C.
Referência para o grande golo de Di María, o quarto da sua equipa, para Maradona ver...Num jogo muito agradável de seguir, dada a óptima prestação do Olhanense no Estádio da Luz, bem como da velocidade de jogo imprimida pelas duas equipas, foi a Olhananse a adiantar-se no marcador com Djalmir a inaugurar o placard à passagem do minuto 13. O avançado algarvio aproveitou bem uma defesa para a frente de Moretto e apenas encostou para o fundo das redes.
O Benfica procurou a reacção à desvantagem e teve os seus frutos aos 25 minutos, com Nuno Gomes a finalizar com um remate cruzado um belo passe de Carlos Martins. Galvanizados, os encarnados continuaram em busca do golo que surgiu através da marcação de um livre apenas quatro minutos depois. Jorge Ribeiro fez a bola passar por baixo da barreira adversária e assinou o segundo tento benfiquista da noite. Em desvantagem, o Olhanense revelou ser uma equipa bem organizada e criou muitas dificuldades ao Benfica até ao intervalo, tendo até justificado outro resultado.
A segunda metade foi de maior superioridade encarnada, apesar de em alguns contra-ataques venenosos os algarvios terem assustado Moretto. As grandes oportunidades de golo pertenceram no entanto ao Benfica, que foi alargando a vantagem com o passar dos minutos. Sidnei, de cabeça, fez o 3-1 aos 62 minutos, para já perto do apito final Di María assinar uma jogada de génio. O argentino recebeu a bola dentro da área sobre o lado esquerdo, ultrapassou dois adversários e picou a bola sobre o guardião Bruno Veríssimo, que entrou suavemente junto ao poste direito da baliza. Uma jogada para Maradona ver...Com este resultado, o Benfica soma seis pontos e lidera o grupo C da segunda fase de grupos da Carlsberg Cup, com o Belenses em 2º (4 pontos), Guimarães em 3º (1 ponto) e Olhananse em último com 0 pontos.
ZeroZero

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CARLSBERG CUP NÃO GERA ENTUSIASMO

JOGAR ÀS CEGAS
NACIONAL 2-1 FC PORTO
Muito nevoeiro e pouco futebol. Os poucos adeptos que foram esta quarta-feira ao estádio não tiveram sorte. O Nacional dominou, mas esteve quase com um pé fora da Taça da Liga, depois de um erro de Alonso. Quase ao cair do pano, Miguel Fidalgo conseguiu o remate certeiro que voltou a colocar os madeirenses na rota do triunfo. O F.C. Porto não esteve na Choupana...
Manuel Machado fez uma mudança no onze em relação à partida da Liga em Paços de Ferreira. Surgiu com Nuno Pinto a lateral-esquerdo e Alonso em terrenos mais avançados. Edson e Luiz Alberto também foram promovidos a titulares no meio-campo, enquanto Mateus fez dupla com Nené na frente. O F.C. Porto surgiu com um onze previsível dentro da convocatória feita.
Desde cedo ficou evidente que os pupilos de Machado queriam vencer esta partida. Mais empenhados, foram assumindo o comando e logo, aos seis minutos, Nené encheu o pé, mas acertou o poste. Na sequência do lance, Edson de fora da área acertou em cheio em Stepanov. O Nacional continuava a mandar no jogo e Ruben Micael fez novo remate de fora da área (8m), mas o atento Nuno defendeu.
A resposta nortenha só surgiu de forma tímida, aos 14 minutos, quando após um cruzamento de Mariano, Sapunaru cabeceou ao lado. Dando expressão ao domínio que vinha exercendo, os madeirenses chegaram ao golo aos 23 minutos. Num contra-ataque, Ruben Micael assistiu Mateus e este devolveu ao médio, que rematou para defesa de Nuno. Na sequência, após um cruzamento, Mateus cabeceou para nova defesa do guarda-redes portista e a bola ficou na pequena área, onde Ruben Micael, desta vez, não perdoou.
Mesmo em vantagem, os alvinegros continuaram a mandar no encontro. E, aos 29 minutos, num rápido contra-ataque, estiveram perto do 2-0. Só que Mateus, apertado por Pedro Emanuel, rematou por cima da barra, quando estava bem perto da baliza defendida por Nuno.
Quando nada o fazia prever, apesar do nevoeiro que estava sobre o relvado, Alonso teve uma falha incrível e isolou Sapunaru. O romeno não desperdiçou a oferta, rematando forte e empatou a partida. Aos 36 minutos, uma dávida vinda do nevoeiro!
No recomeço, o técnico nacionalista reforçou o ataque, substituindo o infeliz Alonso e lançando Miguel Fidalgo. E, aos 65 minutos, Machado sublinhou ainda mais a ideia. Retirou Edson e lançou
Jesualdo também mexeu na equipa, lançando Rabiola e retirando Candeias. Seria o jovem avançado a rematar forte, aos 72 minutos, contra um adversário , depois de um bom trabalho de Guarin na direita.
Quase sem se poder ver a partida, face ao nevoeiro que, a turma portista mostrou-se mais determinada após as substituições. Mas sem consequências no resultado.
Maisfutebol

BENFICA: LÉO RESCINDIU

Léo já não é jogador do Benfica. A SAD encarnada anunciou nesta terça-feira, através do site oficial, que o contrato com o jogador brasileiro foi rescindido, por mútuo acordo.
«Amo o Benfica, mas a família precisa de mim mais do que nunca. Não estaria aqui com a cabeça, por isso agradeço a compreensão do presidente e do Rui (Costa), com a certeza de que este será sempre o meu clube», disse o internacional brasileiro, em declarações reproduzidas pelo site do Benfica. «Serei adepto do Benfica toda a vida e nunca esquecerei o carinho e o respeito que os adeptos tiveram sempre por mim, mas a vida tem destas coisas», acrescentou.
Léo esteve reunido com Rui Costa, no Estádio da Luz, e o próprio director desportivo das «águias» lamentou um desfecho que já era esperado: «Explicámos sempre aos sócios o que se passava e mostrámo-nos sensíveis relativamente à situação. Sabemos, no entanto, que estamos a perder um grande jogador, mas ele não estava com a cabeça no Benfica. Não podia estar!»
Rui Costa lembrou ainda o «excelente serviço» prestado pelo jogador ao clube, e ainda a «amizade que criou com a massa associativa». «É uma excelente pessoa, mas perdemos um grande elemento. Retenho o facto de, à saída do estádio, ter-me dito que também ele perdia um dos grandes amores da sua vida», contou ainda o dirigente.
Em jeito de despedida, Léo deixou ainda o desejo de, no final da época, celebrar o título. «Seria algo diferente, pois o meu contributo não teria sido total, mas sem dúvida que representava algo importante para mim. Acima de tudo, quero que os meus colegas saibam que estou do lado deles, torcendo para que sejam felizes e campeões. Desejo-lhes boa sorte na luta pelo título», disse.
MaisFutebol

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo FIFA

O Nº1 DO MUNDO!
Zurique, Suíça, 12 Jan (Lusa) - O internacional português Cristiano Ronaldo, hoje eleito o melhor futebolista de 2008 pela FIFA, afirmou ser este um "prémio para todos os portugueses".
"É um prémio para todos os portugueses. Sem eles não teria estado motivado nos jogos. O troféu também é deles", disse Cristiano Ronaldo, o segundo português a conseguir o galardão, depois de Luís Figo, também ele formado no Sporting, em 2001.
Cristiano Ronaldo tinha já vencido este ano a Bola de Ouro e a Bota de Ouro, além da Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e a Liga inglesa.
"Ser considerado o número um é um grande momento de felicidade. Já pretendia este prémio há alguns anos. É um momento único", revelou.
O futebolista do Manchester United, que tinha sido terceiro na eleição de 2007, agradeceu à família e enalteceu também o "papel dos colegas", tanto do clube inglês, como da selecção nacional.
"Quero também agradecer aos meus amigos, ao meu presidente e ao treinador Alex Ferguson", frisou.
Formado no Sporting, Cristiano Ronaldo disse nunca ter imaginado conquistar o prémio quando, em 1997, trocou a ilha da Madeira por uma aventura de "leão" ao peito.
"Quem me conhecia sabia que eu tinha esta ambição. Mas quando cheguei ao Sporting, não imaginava tudo isto. Consegui, graças a Deus e ao meu trabalho. Quero estar aqui mais vezes", disse.
O avançado, que apontou 35 golos em 2008, lamentou não ter tempo para festejar em família, já que viaja ainda hoje para Manchester, onde quarta-feira o United recebe o Wigan.
"Tenho de apanhar o avião. Há um jogo importante quarta-feira e queremos ficar em primeiro lugar, para não sair mais de lá. Vou jantar em pleno voo. Gostava de estar com a minha família, mas não posso. É assim a vida. Não há problema", concluiu.
Lusa

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FC PORTO: CISSOKHO TREINOU PELA 1ª VEZ

Equipa prepara deslocação à Choupana
O defesa-esquerdo Cissokho foi hoje o alvo de todas as atenções no centro de treinos do Olival, onde começou a ser preparada a deslocação à Madeira, para o encontro com o Nacional para a Carlsberg Cup. Todos os olhos procuraram o jogador francês que o FC Porto foi buscar a Setúbal para ocupar o lugar deixado vago pelo brasileiro Lino, emprestado a um clube grego.
Claro que em 15 minutos pouco se vê, mas ficou-se com a impressão de que a integração de Cissokho se fará sem dificuldades de maior, como é costume no clube, com a ajuda de jogadores, equipa técnica e de todos os que integram o departamento. Naquele quarto de hora, Cissokho fez o aquecimento com os companheiros que não jogaram ontem à noite, onde já faltou o defesa Tengarrinha, emprestado ao Estrela da Amadora, participando nos habituais meiínhos.
Os jogadores que alinharam ontem e empataram sem golos, no Dragão, com o Trofense, fizeram trabalho de recuperação com corrida e alongamentos. O empate com a formação da Trofa, que valeu aos dragões a perda da liderança, tal como aconteceu ao Benfica oito dias antes, quando perdeu por 2-0, parece não ter afectado os homens de Jesualdo Ferreira, que trabalharam com o entusiasmo de sempre. Amanhã, antes do início do treino, haverá o habitual "Superflash" em que falará um jogador. A equipa parte para a Madeira amanhã às 21h50, jogando no dia seguinte pelas 16 horas.
Dado que o FC Porto tem tarefa difícil no próximo fim-de-semana, em Braga, é provável que Jesualdo Ferreira volte a chamar para o encontro da Madeira alguns dos jovens que defrontaram o Setúbal, na última semana, para a mesma prova, vencendo por 2-1. No entanto, porque há uma diferença de valor entre Nacional e Setúbal e o jogo é na Choupana, é quase certo que o técnico portista, continuará a rodar jogadores, mas que não apresentará um onze com uma carga tão grande de juventude e inexperiência como fez em relação aos sadinos. Para preparar tudo isto antes da viagem, Jesualdo ferreira dirigirá o treino de amanhã à porta fechada.
Fonte: Sapo Infordesporto

REYES: "FALAR DOS ÁRBITROS É PARVOÍCE"


José António Reyes considera uma «parvoíce» continuar a falar-se de arbitragens um dia depois do Benfica ter ganho ao Sp. Braga com um golo irregular de David Luiz e outras decisões polémicas que deixaram a equipa minhota indignada no final da partida. O extremo espanhol considera que o clube da Luz também já foi «muitíssimo prejudicado» pelos árbitros e defende o melhor para a equipa é não falar sobre o assunto.
«Já falámos muito dos árbitros, já nos prejudicaram muitíssimo e continuar a falar dos árbitros é uma parvoíce. Se foram prejudicados ou não¿não vale a pena falarmos sobre isso», limitou-se a referir.
Um jogo que marcou o regresso de Reyes à equipa depois de um longo período de ausência. Reyes rendeu Di Maria, aos 64 minutos, quando o Benfica já vencia por 1-0. «Senti-me muito bem, um pouco cansado, não trabalho normalmente há três semanas, mas senti-me cómodo e tranquilo. A equipa ganhou e isso era o mais importante», notou.
A verdade é que o Benfica tinha perdido a liderança sem Reyes e recuperou-a com o regresso do espanhol. «A equipa está obviamente contente. Estar no primeiro lugar sempre dá um grau maior de motivação para seguir nessa posição o mais tempo possível. Mas a equipa não está obcecada com o primeiro, segundo ou terceiro lugar, temos é de pensar jogo a jogo e ganharmos o máximo de partidas que pudermos para chegarmos ao final como campeões», destacou.
Sem tempo para descansar, o Benfica volta a jogar esta quarta-feira no Estádio da Luz frente ao Olhanense de Jorge Costa, em jogo da segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga. «Podem esperar o Benfica de sempre, queremos entrar no jogo para ganhar. Jogamos em casa, mas sabemos que vai ser difícil, com uma equipa que está em primeiro da II Divisão com seis pontos de vantagem sobre o segundo. Vai ser um jogo complicado, vamos entrar com a melhor equipa e fazer o melhor possível», referiu.
O internacional espanhol está emprestado pelo Atlético Madrid e desconhece a existência de conversações para a sua continuidade no Benfica, mas não tem dúvidas quanto à sua vontade. «Já o disse bastante vezes e mantenho: para mim seria um grande orgulho ficar no Benfica. É uma equipa que gosto que me acolheu muito bem. Não sei se há acordo com o Atlético ou não, mas da minha parte sei que há», comentou.
Maisfutebol
BRAGA AVANÇA COM QUEIXA-CRIME CONTRA PAULO BAPTISTA
Os minhotos vão apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público contra o árbitro Paulo Baptista.A Liga de Clubes também vai receber uma participação contra o juiz de Portalegre, no qual a equipa arsenalista se baseia em duas grandes penalidades que ficaram por marcar aos pupilos de Jorge Jesus, assim como o penalty a favor do Benfica e o golo irregular de David Luíz.
Sapo infordesporto

Jorge Jesus indignado e irónico relativamente à arbitragem da Luz


"BRAGA CAMPEÃO, SÓ NA PLAYSTATION!"

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, na conferência de imprensa após o jogo com o Benfica
«Sp. Braga foi durante 90 minutos mais equipa do que o Benfica. Na primeira parte equilibrou, houve velocidade e lances de perigo. Acabámos por sair com um golo sofrido, em fora-de-jogo de três metros. O que o David Luiz fez é uma forma de enganar os auxiliares como estes que não percebem nada disto.
Disse aos jogadores ao intervalo que o que estávamos a jogar era suficiente para podermos vencer ou pelo menos empatar.
As melhores oportunidades foram nossas, o árbitro inventou um golo. Eu vi duas grandes penalidades sobre Alan e Matheus! Já vi na cabina e no campo. Acabámos por não empatar. Quando perguntam se o Sp. Braga pode chegar aos três grandes, eu respondo: «Não nos deixam lá chegar».
O Benfica fez um bom jogo, tentou. Não tem culpa de ter uma equipa de arbitragem que o beneficiou. Tenho 20 anos de carreira, nunca me tinha acontecido isto. Alguns lances podiam deixar dúvida. Mas o golo não deixa dúvida. O «penalty» do Luisão não deixa dúvida. Enfim, dou o benefício da dúvida na jogada entre Katsouranis e Alan.
O Sp. Braga fez um grande jogo, mas o futebol em Portugal são só os três grandes. Eles não deixam quando os outros são melhores. Hoje foi tão evidente, se calhar posso dizer que os árbitros não sabem mais. Alguns até são bons, mas há muitos jogos importantes, não dá para todos. O que se passou aqui hoje é alguma verdade desportiva? Dou os parabéns aos jogadores do Sp. Braga.
Se o Sp. Braga não perdesse hoje continuaria a três pontos, na luta com os melhores. Assim fica a seis e é por isso que são sempre os mesmos os campeões. Quando aparecem equipas melhores, não há hipótese. A equipa de arbitragem não deixa. Como resolvo isto? Só resolvo na «playstation»! Não nos deixaram chegar perto do F.C. Porto, Sporting e Benfica.
Eu sei que há seis milhões de benfiquistas e se calhar você (dirigindo-se a um jornalista, que lhe perguntara quem é que não deixa o Sp. Braga ganhar) é um deles...».
MaisFutebol

LIDERANÇA LEVADA POR ROBIN DOS BOSQUES


De facto, Tulipa bem podia colocar o célebre chapéu com pena e levantar o seu arco bem alto, pois tornou-se num autêntico Robin dos Bosques do futebol, especialista em roubar lideranças aos ricos. Foi assim na semana passada diante do Benfica, repetiu a dose em pleno palácio do campeão nacional.
O problema do FC Porto - além de uma grande penalidade sobre Lisandro ignorada pelo árbitro e do anti-jogo em estilo de queimar tempo de forma descarada da parte do Trofense -, é o seu sistema de jogo: Jesualdo estruturou, e bem, uma equipa para ser rápida nas transições, surpreendendo dessa forma os adversários, num estilo de contra-ataque e partida para a ofensiva supersónica, mas esqueceu-se de ensaiar uma estratégia de jogo construído, que possa permitir criar golos perante equipas que só defendem. Foi assim com o Marítimo, repetição com o modesto Trofense em pleno estádio do Dragão.
O treinador portista parece esquecer que o futebol português ainda não chegou ao tempo em que as equipas pequenas jogam o jogo pelo jogo - conforme tendência generalizada das 2 últimas épocas -, ainda as há que trazem o autocarro, atitude que exige dos grandes uma criatividade maior, um sistema táctico formado por jogadores de meio campo que neste momento não existem no Dragão (Ibson, Leandro Lima, Luís Aguiar, etc).
Tulipa está atento e percebeu. levou 1 ponto e a liderança fugiu ao Dragão outra vez.
Rodriguez

FC Porto 0-0 Trofense

O FC Porto empatou a zero com o Trofense e voltou a perder a liderança da Liga Sagres. Os dragões dominaram todo o encontro criando várias ocasiões de golo. O Trofense defendeu muito recuado e conseguiu segurar o nulo até final com alguns lances de muita infelicidade dos azuis e brancos. O Trofense volta a parar o líder e entrega o 1º lugar do campeonato a Benfica e Sporting, com os encarnados na frente devido ao confronto directo.
O FC Porto alinhou com a equipa titular onde não figurava nenhum jogador que defrontou o V. Setúbal a meio da semana, incluindo o capitão Pedro Emanuel que foi rendido por Benitez no lado esquerdo. Logo no 1º minuto, Hulk rasgou a defensiva do Trofense, mas nem Lisandro nem Raúl Meireles conseguiram fazer o golo. Estava dado o mote para todo o encontro com os azuis e brancos a criarem oportunidades de golo, mas sem conseguirem finalizar com sucesso.
Aos 5 minutos, Cristian Rodriguez rematou de primeira à base do poste mais distante. Aos 18 minutos, foi Tiago Pinto que salvou o golo em cima da linha de forma sensacional após cabeceamento colocado de Lucho Gonzalez. Os lances de golo acumulavam-se principalmente com o aproximar do intervalo. Benitez, Hulk e Fucile podiam ter feito o golo, mas não foram felizes a encontrar o caminho da baliza.
O segundo tempo chegava com o Trofense a criar o seu 1º lance de perigo, mas Hélder Barbosa rematou fraco à saída de Hélton. O domínio dos dragões continuou, mas as oportunidades de golo não eram tão claras como no 1º tempo. O FC Porto centrava muitas bolas para a área adversária normalmente resolvidas pela muralha defensiva do Trofense. O golo teimava em não chegar e os minutos iam passando.
Já em período de descontos, Milton do Ó recebeu ordem de expulsão por palavras dirigidas ao árbitro auxiliar, e no minuto seguinte o FC Porto teve uma oportunidade soberana. Em lance de insistência ficaram 5 homens do FC Porto com possibilidade de fazer golo, mas os vários remates teimaram em não entrar incluindo o final que foi mesmo travado por Guarín quando já todos gritavam golo no estádio do Dragão.
O FC Porto cede novo empate a zeros em casa após ter realizado igual resultado com o Marítimo. Os dragões deixam novamente a liderança para o Benfica que passa novamente para o topo da tabela. Os encarnados têm a companhia do Sporting, mas ganham vantagem no confronto directo.
ZeroZero

ÁRBITRO DÁ LIDERANÇA AO BENFICA

2 grandes penalidades perdoadas e golo em posição irregular falseiam resultado e tiram Jorge Jesus do sério
BENFICA 1-0 BRAGA
Cumprindo a tradição, Sp. Braga não conseguiu vencer na Luz e o Benfica garantiu três preciosos pontos, com um golo solitário de David Luiz. O tento, apontado em cima do final da primeira parte, promete gerar polémica, já que foi conseguido em fora de jogo. Os encarnados conseguiram atingir os seus objectivos, mas não tiveram atitude de «grande». Para chegar ao título a formação da Luz tem de ser mais do que foi este domingo. Tem, pelo menos, essa obrigação.
Quique Flores operou duas alterações em relação ao onze que venceu o V. Guimarães, na Taça da Liga. Uma delas já era previsível perante a ausência de Balboa dos convocados ¿ regressou Ruben Amorim à direita. A outra não surpreendeu, mas acabou por revelar alguma incoerência do treinador.
O espanhol afirmou que está a testar os três guarda-redes para conseguir encontrar o titular. Seguindo esse raciocínio parecia lógico que Moretto voltasse a colocar-se entre os postes. Um jogo e nenhum golo sofrido pareciam argumentos suficientes. No entanto, parece que o brasileiro não está no mesmo patamar de Quim e Moreira, porque não lhe foi dada a oportunidade de dar continuidade ao seu trabalho e de provar que o treinador pode contar com ele. Incoerência de discurso à parte, a verdade é que Moreira mostrou que Quique fez uma boa aposta.
Até aos dez minutos nada de grande registo, mas aos 11 a Luz pôde vibrar. Katsouranis fez um grande passe para Suazo, na esquerda, que rematou de pé direito. O camisola 30 tentou colocar a bola em arco no canto esquerdo. O hondurenho empolgou o público mas Eduardo brilhou. Já os visitantes tiveram a melhor oportunidade aos 29 minutos, na sequência de um canto. Alan obrigou Moreira a estar atento.
Golo em posição irregular
Houve períodos em que o Sp. Braga teve maior posse de bola. Os encarnados pareciam ficar à espera do adversário para surpreendê-lo em contra-ataque, jogando demasiado para Suazo. Mas, feitas bem as contas, o encontro pautou-se pelo equilíbrio. Por isso, o golo de David Luiz surgiu sem que ninguém contasse, já em tempo de descontos, e com o defesa em fora de jogo.
Os bracarenses entraram melhor na segunda parte. Voltaram, tal como no início da partida, a reclamar a bola para si. O Benfica voltou a tentar recuperar o jogo e a apostar nos lançamentos rápidos, mas sem grande êxito.
Eduardo manteve a esperança
Aos 55 minutos até podia ter «morto o jogo». Suazo serviu Di María, que entrou pela esquerda e foi travado por Mossoró. O árbitro Paulo Baptista assinalou penalty. O hondurenho rematou para a defesa de Eduardo. Uma grande oportunidade desperdiçada. Aliás, a melhor ocasião para os encarnados, durante a segunda metade.
A formação de Jorge Jesus até podia ter empatado, mas os seus homens mais avançados não tiveram grande pontaria. Rentería surgiu isolado frente a Moreira, aos 85 minutos, mas não conseguiu vencer o duelo com o guardião. Um golo que poderia ter reposto alguma justiça no resultado - se é que se pode falar nesse conceito num jogo que envolve tantas variáveis, uma das quais a sorte/azar.
Aos 68 minutos fica a ideia de que Luisão fez falta na área sobre Matheus, pelo que ficou um penalty por marcar. Juntando este lance ao golo mal validado pode dizer-se que o trabalho do trio de arbitragem influenciou directamente o resultado. Os bracarenses terão razões para protestos.
Maisfutebol.