sábado, 12 de junho de 2010

MUNDIAL: RESULTADOS DO DIA

Coreia do Sul: primeiro grande vencedor
USA também surpreendem
KOR 2-0 GRE
ARG 1-0 NGA
ENG 1-1 USA

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MUNDIAL COMEÇA COM EMPATAS

URUGUAI 0-0 FRANÇA
Uruguai e França empataram sem golos na primeira jornada do Grupo A do Mundial da África do Sul, nesta sexta-feira, tal como sucedeu no último encontro das equipas, então na fase de grupos do Campeonato do Mundo da Coreia/Japão, em 2002.

Um ponto para cada lado foi, ainda assim, o (bom) resultado de um jogo fraco, lento e com poucas oportunidades. Govou, aos sete minutos da primeira parte, e Forlan, aos 73, desperdiçaram os melhores lances para golo.

A presença de Malouda (Chelsea) no banco foi a grande novidade na França, sobretudo depois da excelente temporada em Inglaterra; já o onze do Uruguai não constituiu qualquer surpresa, já que Oscar Tabarez anunciou na véspera os titulares, com os portugueses Alvaro e Maxi Pereira de início e Fucile entre os suplentes.

Começou melhor a França, a pressionar, com Ribery a surgir muito rápido nos cruzamentos pela esquerda. Assim nasceu a primeira e grande oportunidade para os bleus, logo aos sete minutos, mas Govou falhou escandalosamente na frente de Muslera.
ÁFRICA DO SUL 1-1 MÉXICO

Em dia de festa, a África do Sul esteve quase a deixar o povo em delírio, mas no final fica o sabor amargo. Para a equipa da casa, que esteve em vantagem e até atirou ao poste perto do fim, mas também para os visitantes, que começaram muito bem mas depois mostraram pouco.

Carlos Alberto Parreira não sairá do jogo completamente satisfeito, mas dado o potencial teórico da sua selecção, terá algumas razões para sorrir. Mais preocupado deve estar Javier Aguirre, pois o México podia ter feito muito mais.

A festa começou com o convidado a deixar boa imagem

Mesmo assumindo o estatuto de selecção anfitriã, a África do Sul começou a revelar fragilidades logo após o apito inicial. Demasiada rigidez táctica e uma falta de qualidade técnica que só não contagia o médio Steven Pienaar. O México, mesmo acusando a falta de algo que se pareça com um «10», ocupou desde cedo o meio-campo contrário.

A primeira parte apareceu logo aos dois minutos, com o guarda-redes Khune a ser incapaz de travar um cruzamento tenso de Aguilar. Valeu Mokoena, a oferecer o corpo à bola, evitando que a recarga de Giovani dos Santos fosse para a baliza.

Aos 32 minutos surgiu mais uma bela ocasião para a equipa de Javier Aguirre, com Guille Franco a surgir solto na área, mas a permitir que Khune interceptasse o remate subtil. Sete minutos depois a selecção mexicana marcou mesmo, mas o lance foi bem anulado, já que Carlos Vela estava em posição irregular.

A África da Sul atacava de forma tímida, e muito descoordenada. Só a um minuto do descanso surgiu um lance de registo, mas que até nem resultou em remate, já que Mphela chegou atrasado ao cruzamento da esquerda.
Agarrar o ouro, para depois o ter de dividir

O descanso fez mal ao México, que apareceu ainda mais lento na transição ofensiva que no primeiro tempo. O adormecimento saiu caro. A África do Sul, no primeiro remate de jeito que fez à baliza, inaugurou o marcador. Os «Bafana Bafana» até podiam ter alcançado uma vantagem mais confortável, se Modise não tivesse desperdiçado duas boas ocasiões.

O México tardava a reagir, e Javier Aguirre decidiu lançar os trunfos. Entraram Guardado, «Chicharito» Hernandez e Blanco. As mudanças resultaram, já que o empate surgiu a onze minutos do fim. A defesa sul-africana reagiu passivamente a um cruzamento de Guardado e Rafa Marquez marcou já na pequena área.

Já em cima do minuto 90 a equipa da casa teve uma soberana ocasião para garantir o triunfo, mas Mphela atirou ao poste. Mesmo com o empate final, confirma-se a tradição: um anfitrião de Mundial nunca perde quando participa no jogo inaugural.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 10 de junho de 2010

QUEIROZ E RONALDO RECEBIDOS POR MANDELA


Carlos Queiroz e Cristiano Ronaldo foram recebidos esta quinta-feira por Nelson Mandela, a quem ofereceram uma camisola da selecção nacional.

Nelson Mandela está em Joanesburgo e recebeu na sua casa o seleccionador nacional, Carlos Queiroz e Cristiano Ronaldo. Na altura da visita, a comitiva da selecção, composta também por Carlos Godinho, entregou uma camisola das quinas com o nome de Mandela e o número 91.

A informação foi divulgada esta tarde pela Federação Portuguesa de Futebol onde se pode ler que o encontro teve origem num convite pessoal mas sem adiantar mais pormenores.
Fonte: Sapo Desporto

DI MARIA: "VOU PARA O REAL, SE DEUS QUISER"

Pela primeira vez, Di María falou da possibilidade de se transferir para o Real Madrid. O extremo do Benfica está com a selecção argentina, para disputar o Mundial na África do Sul e, em declarações em Pretória, afirmou que «se Deus quiser» estará no Real Madrid na próxima época.

Mourinho à TVI: «Di María tem potencial para jogar no Real»

«Seria para mim muito bom poder ingressar no Real Madrid, mas agora estou tranquilo, só penso na selecção, tenho sete partidas pela frente e logo se vê o que acontecerá no futuro», disse Di María, citado pela «Lusa».

O internacional argentino falou ainda do facto de ter sido elogiado pelo novo treinador do Real Madrid. «É fantástico que José Mourinho me tenha pedido, tenha dito que me queria. Isso deixa-me mais tranquilo e contente, porque vou ter a possibilidade de ir para o Real, se Deus quiser.»

O «As» também reproduz as declarações de Di María que declara que «seria um orgulho jogar com Cristiano Ronaldo», capitão da selecção portuguesa e grande figura do emblema espanhol.

No entanto, é com Lionel Messi que partilha momentos na selecção. «Estar aqui com ele é lindo para mim, porque é o melhor do mundo», disse. «Mas não se pode pôr toda a responsabilidade em Messi, cada um tem de colocar o seu grão de areia para sermos campeões do mundo», afirmou.

Ainda sobre a possível transferência do Benfica para o Real Madrid, Di María confessou que não falou com Diego Maradona. «Não conversei com ninguém sobre esse tema, não sei de nada, a minha cabeça está apenas na selecção, quero pensar apenas no Mundial e depois logo se verá», concluiu.
Fonte: Maisfutebol

FC PORTO E BENFICA QUEREM TARDELLI

Nas últimas semanas foi noticiado o interesse do FC Porto no avançado do Atlético Mineiro. No entanto, os azuis-e-brancos poderão ter a concorrência do Benfica na corrida pela contratação do jogador.


Segundo o jornal Record, com a iminente saída de Cardozo, o Benfica vira-se para o mercado brasileiro e, mais precisamente para o avançado do Atléttico Mineiro: Diego Tardelli.

O Benfica terá apurado junto dos responsáveis do clube brasileiro as condições para a contratação do ponta-de-lança e terão percebido que o jogador não sairá por menos de 7 milhões de euros.

Contudo as boas relações entre os dois clubes, comprovadas pela transferência de Éder Luís na temporada passada, poderão ser decisivas para que os encarnados sejam mais bem sucedidos do que o FC Porto.

Diego Tardelli tem 25 anos e já esteve por duas vezes na Europa (Real Bétis e PSV) mas nessas duas ocasiões não foi bem sucedido, regressando sempre na época seguinte ao Brasil.

Fonte: Sapo Desporto

quarta-feira, 9 de junho de 2010

GUARDA-REDES ROBERTO A CAMINHO DO BENFICA

Tem 24 anos, mede um metro e noventa e um, chama-se Roberto Jiménez e na temporada passada jogou meia época no Saragoça, emprestado pelo Atlético Madrid. Este é o muito provável próximo guarda-redes do Benfica.

Luís Filipe Vieira esteve esta terça-feira reunido com Enrique Cerezo, presidente do Atlético Madrid, na capital espanhola e as negociações estão adiantadas. Não são conhecidos ainda os pormenores do negócio mas a transferência deverá situar-se entre os três e os quatro milhões de euros, exigidos pelos colchoneros, criando um vínculo nunca inferior a quatro épocas. A concretizar-se esta transferência, Marco Amelia, do Génova, que despertou o interesse dos encarnados, deverá ser relegado para segundo plano.

Roberto provém da cantera do Atlético Madrid e estreou-se na Champions aos 24 anos, no passado mês de Setembro, curiosamente, frente ao FC Porto. Contudo, o guardião acabou por sair lesionado aos 26 minutos, abrindo caminho para a afirmação de De Gea. Em Janeiro, foi emprestado ao Saragoça, clube no qual alinhou em 15 jogos na liga espanhola.
Fonte: ZeroZero

terça-feira, 8 de junho de 2010

ÚLTIMO TESTE APROVADO

Portugal 3-0 Moçambique

No último teste da selecção nacional antes da «operação Costa do Marfim» Portugal passa com mérito, vencendo por 3-0. Danny abriu o marcador à passagem do minuto 52 e Hugo Almeida bisou. Destaque ainda para o regresso de Pepe aos relvados jogando cerca de 15 minutos. Melhor Portugal no segundo tempo. Ronaldo aumentou as diferenças entre as duas formações.

A partida começou morna, com pouco perigo, apesar de se notar que quando Portugal pressionava, a defesa moçambicana tremia. Facilmente a equipa das quinas chegava à baliza contrária mas apresentava muitas dificuldades e falhas na concretização. Aos poucos o ritmo foi aumentando, as estatísticas eram dominadas pelos atletas lusos mas o golo tardava em chegar.

A principal oportunidade de golo do primeiro tempo foi mesmo da selecção moçambicana, depois de Hagy ter atirado uma bola ao poste da baliza defendida por Eduardo, que teve, nesta tarde, pouco ou nada para fazer.

Com a entrada de Hugo Almeida no início da segunda parte para o lugar de Liedson, Portugal ganhou força no sector ofensivo e ao minuto 52 Deco faz um bom passe para Danny abrir o marcador, fazendo o seu segundo golo pela selecção nacional.

As diferenças entre as duas equipas alargaram-se ao minuto 63, depois da entrada de Cristiano Ronaldo. Portugal ganhou mais velocidade, mais dinamismo no ataque e chegou «facilmente» aos segundo e terceiro golos, graças ao bis de Hugo Almeida (75 e 83), que «pisca assim o olho» a Carlos Queiroz e às vagas nos titulares.

Destaque, em termos individuais, para Danny, claramente a lutar por um lugar no onze inicial que Carlos Queiroz vai escolher para a partida frente à Costa do Marfim.
No que diz respeito a Pepe, apesar do pouco tempo que o defesa esteve em campo, não existiram sinais negativos. O jogador do Real Madrid entrou de forma despercebida na partida, experimentou um ou outro remate e só com mais minutos de jogo se conseguirá perceber até que ponto está apto e ritmado o internacional luso.

O ensaio, num estádio com 25 mil pessoas nas bancadas, muitas das quais apoiantes de Portugal, serviu para reforçar a coesão do grupo, aumentar ainda mais o apoio na África do Sul em torno da comitiva lusa e, naturalmente, para que Carlos Queiroz tome decisões definitivas quanto à equipa que vai dar o pontapé de saída no jogo contra a Costa do Marfim.

PEPE FELIZ POR VOLTAR A AJUDAR A SELECÇÃO
Feliz por regressar aos relvados, Pepe mostrou-se sorridente diante dos jornalistas, depois dos cerca de 15 minutos jogados contra Moçambique. Grato, o central referiu-se às pessoas que sempre torceram pela sua recuperação e garante pretender ajudar a selecção.

Seis meses depois Pepe voltou a jogar e diz que está pronto para ajudar a selecção a protagonizar um bom Mundial: «Tenho muita vontade de ajudar a selecção. Foram quase seis meses de trabalho e superação mas recebi muito apoio de toda a gente. Valeu a pena e foi bom jogar alguns minutos. Quanto ao ritmo, penso que a vontade e a superação são o mais importante», disse o defesa do Real Madrid que sublinhou o facto de ainda não conseguir jogar uma partida por inteiro.

O defesa escusou-se ainda a comentar a chegada de José Mourinho ao comando dos merengues passando assim a ser seu treinador. Quando o questionaram se já tinha visto o telemóvel e se tinha alguma mensagem do «special one», Pepe sorriu e disse que eram coisas privadas.

Fonte: ZeroZero

NANI FORA DO MUNDIAL

Rúben Amorim chamado para substituir o médio do MU
É oficial. A Federação anunciou que vai pedir à FIFA a substituição de Nani por Rúben Amorim para o Mundial 2010.

O extremo do Manchester United foi dado como inapto pelo departamento médico, devido a um traumatismo na clavícula considerado não recuperável para a competição.

Carlos Queiroz já tinha falado na lesão de Nani no sábado, antes da partida para a África do Sul mas, na altura, o seleccionador acreditava que o extremo do Manchester United podia recuperar.

Comunicado da Federação:

«Na sequência do traumatismo, envolvendo a clavícula esquerda, sofrido pelo jogador Nani e após avaliação diária da evolução da lesão, com a realização de exames complementares, concluímos pela inaptidão competitiva do referido jogador. O dossier médico será presente ao Departamento Médico do Manchester United FC.»

«Em face do transcrito, a Federação Portuguesa de Futebol, tendo em consideração os regulamentos da FIFA em relação ao Campeonato do Mundo África do Sul 2010, vai solicitar a substituição do atleta Nani pelo atleta Rúben Amorim.»
Fonte: Maisfutebol

domingo, 6 de junho de 2010

África do Sul: milhares a receber a selecção

SELECÇÃO TREINA PELA 1ª VEZ NA TERRA DE MANDELA
Durante cerca de 1h30, e depois da longa viagem e avião, os 23 eleitos de Carlos Queiroz fizeram um treino de adaptação e mesmo Pepe treinou sem condicionamentos.

A selecção portuguesa realizou esta tarde o primeiro treino na Bekker School, em Magaliesburg, perante uma assistência de 1600 espectadores. Este é, pelo menos, o número de bilhetes que deram entrada na escola de Bekker. Do lado de fora o número de pessoas a gritar por Portugal, Ronaldo ou Simão faz subir para cerca de duas mil.

Mas nem isso fez baixar o entusiasmo dos adeptos que deram início a uma onda de apoio que, pela dimensão, está a ser notícia.

Durante cerca de 1h30, e depois da longa viagem e avião, os 23 eleitos de Carlos Queiroz fizeram um treino de adaptação e mesmo Pepe treinou sem condicionamentos.

Portugal dá, desta forma, o pontapé de saída para a fase final do Mundial 2010 na África do Sul. O primeiro jogo realiza-se a 15 de Junho e, na próxima terça-feira, Queiroz faz o derradeiro teste perante a selecção de Moçambique, na catedral do criquete sul-africano, o Bidvest Wanderers Stadium.

Depois das recentes lesões de jogadores como Didier Drogba, os três jogadores lusos designados para falar à imprensa no final do treino mostram confiança e garantem que isso é um tema que não pode preocupar a equipa. Por isso mesmo, o jogo com Moçambique "será encarado com um jogo do Mundial, pois só dessa forma estaremos preparados", disse Beto no final do treino.
Antes de saírem do relvado os jogadores ainda tinham preparada mais uma surpresa.

Juntos ergueram uma faixa onde se podia ler "Thank you Mogale City" (Obrigado Mogale City).

Os navegadores voltam a treinar esta segunda-feira, às 15h30 (menos uma hora em Lisboa), depois de realizada a conferência de imprensa de um jogador e do treinador.
Fonte: Sapo Desporto