sábado, 5 de setembro de 2009

LIEDSON QUASE RESOLVEU

Portugal continua "fora" do Mundial
DINAMARCA 1-1 PORTUGAL
Ao empatar 1-1 em Copenhaga, a Selecção Nacional não se aproximou do topo da classificação do Grupo 1. Numa partida em que após fazer 45 minutos de grande qualidade, Portugal sofreu o golo em cima do intervalo por intermédio de Bendtner, a etapa complementar foi de muito maior nervosismo e ansiedade. Liedson marcou, mas queríamos mais... Portugal começou a partida com Simão e Ronaldo na frente de ataque, e com o losango de meio campo composto por Pepe como pivot defensivo, Raul Meireles e Tiago como médios interiores e Deco no vértice mais avançado. A selecção nacional fez uns primeiros 45 minutos de grande nível, com um futebol assente no passe e na movimentação constante dos seus jogadores.
As oportunidades sucediam-se, os remates aconteciam em grande número, mas a bola teimava em não encontrar a direcção da baliza, ou se o fazia, era normalmente para a zona o guarda redes.
Na cabeça de todos veio à memória o jogo de Alvalade, em que Portugal também se apresentara em muito bom plano, e onde perdera por 2-3, no jogo que terá marcado esta carreira lusa na fase de qualificação para o Mundial 2010.15 foram os remates nos primeiro tempo, mas o golo surgiu mesmo na baliza de Eduardo. Numa das poucas vezes que a equipa do norte da Europa chegou ao último terço de terreno, Bendtner ganha espaço na área e remate forte para o fundo das redes. Balde de água fria....No reatamento da partida, Liedson foi chamado por Carlos Queiroz substituindo Tiago. Pedia-se força anímica para responder ao golo sofrido, mas o tempo (a falta dele...) é inimigo da tranquilidade e da clarividência. A equipa apresentou-se bastante mais nervosa, e a velocidade com que os segundos e minutos passavam era de facto assustadora...O golo do empate acabou por surgir já muito próximo do minuto 90, com Liedson a marcar um bom golo de cabeça. A marca do levezinho fez-se sentir, e Portugal continuou a tentar tudo para chegar ao golo tão desejado.
Com este resultado Portugal fica tudo ainda mais difícil chegar ao Mundial, numa altura em que a equipa contabiliza 10 pontos em 21 possíveis... e de facto custa muito imaginar que Deco, Ronaldo e Cª estão com pé e 3/4 fora do Mundial.
Fonte: ZeroZero

MOSTREM AOS VIKINGS A LUSITANA PAIXÃO


Seleccionador nacional diz que declarações dos dinamarqueses não dignificam nem o futebol nem aquele país nórdico

DINAMARCA - PORTUGAL (19H TVI)

A selecção nacional vai disputar um jogo decisivo para as aspirações na qualificação para a fase final do Mundial-2010 na África do Sul, onde vai enfrentar a Dinamarca, primeira classificada do Grupo 1 com 16 pontos, contra os 9 pontos de Portugal. Com os últimos dias a serem marcados por declarações provocatórias por parte dos jogadores da equipa dinamarquesa, a equipa de Portugal terá de canalizar todas as suas forças para dentro do campo para conquistar os três pontos em disputa.
Na conferência de imprensa, o seleccionador português Carlos Queiroz deixou claro que o objectivo é a vitória. «O objectivo é construir uma exibição que, toda ela somada, permita que Portugal tenha menos erros que o adversário e some três pontos. É mais um jogo das nossas vidas que é para ganhar», salientou.
O treinador português não valoriza as baixas do adversário, «Já se falou muito sobre isso, mas ainda não se disse que dos oito jogadores que estão fora, apenas dois são titulares. E era bom que se falasse também do Hugo Almeida, do Danny, do Paulo Ferreira». No entanto o seleccionador elogiou o adversário, destacando a «dinâmica, a força mental e a atitude do grupo».
O treinador considerou que o estágio realizado na Suécia correu como o previsto, destacando o «fantástico» espírito de equipa. O seleccionador aproveitou também para desvalorizar a mudança de sistema táctico, destacando que a qualidade dos seus jogadores faz com que qualquer sistema táctico seja bom. «Não há nada que substitua um bom passe, um bom desarme ou a qualidade de um remate. Se vamos jogar num modelo ou noutro, só temos de concentrar-nos na próxima bola, ser mais rápidos, mais eficientes no remate, jogar com entusiasmo, esses são elementos ganham jogos. E eu não disse que ia alterar o modelo», explicou o técnico, destacando que o ponto que irá fazer a diferença no desafio com os dinamarqueses «é a qualidade dos jogadores», proferiu o treinador.
Quanto ao onze que vai subir ao relvado, o seleccionador foi evasivo nas respostas à perguntas que questionavam que alterações iriam acontecer. Tudo indica que o habitual sistema 4x3x3 vai ser abandonado para dar lugar ao 4x4x2. Com Eduardo na baliza, e com o quarteto defensivo a ser composto por Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda, o meio-campo pode vir a ser formado por Pepe, a trinco, Tiago e Raúl Meireles descaídos para as laterais e com Deco como organizador, formando o famoso losango.A grande dúvida reside no companheiro de ataque de Cristiano Ronaldo, com Liedson a ter fortes possibilidades de participar no encontro, mas Simão e Nani estão na corrida por um lugar no onze, com Nuno Gomes à espreita.
O seleccionador dinamarquês Morten Olsen, espera que os adeptos sejam um autêntico 12º jogador ajudando assim a equipa a ultrapassar as dificuldades que vão ser criadas por Portugal. «Precisamos do apoio do público, é preciso que os adeptos percebam que a equipa precisa de uma mãozinha frente a Portugal. Devemos criar uma ligação com o público, para que o ambiente seja mais difícil para Portugal», disse na conferência de imprensa.
O jogo tem o início marcado para as 19h00 deste sábado, será arbitrado pelo árbitro suíço Massimo Busacca e terá transmissão na TVI.
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"MADAÍL INFELIZ"


Deco comenta aumento de prémios de Gilberto Madaíl: "O prémio que queremos é estar no Mundial"

Deco reagiu de forma dura às declarações de Gilberto Madaíl, que admitiu, citado pelo «Jornal de Notícias», reforçar os prémios aos jogadores da selecção para os encontros com a Dinamarca e Hungria, decisivos na corrida ao Mundial 2010.
«Não tenho conhecimento dessas declarações», começou por afirmar Deco, em conferência de imprensa: «Se disse isso foi infeliz. Ninguém vem aqui pelos prémios. O nosso prémio é estar no Mundial. Os jogadores querem estar no Mundial mais do que qualquer outra pessoa, incluindo os dirigentes. Não precisamos de aumentar prémios para jogos desta importância.»
Antes, Deco já tinha deixado essa ideia de que os jogadores são os principais interessados no apuramento, rejeitando também falar numa dívida da equipa, pela forma atribulada como decorreu até aqui a campanha.
«Não estamos a dever nada em termos de atitude. Podem acusar a selecção de ter jogado mal, mas em termos de ter uma dívida, não acho que seja assim. Essa visão de que não temos feito nada até agora e agora temos de fazer tudo, não concordo com isso», disse Deco: «Ninguém em Portugal tem mais vontade de estar no Mundial do que nós, isso diz tudo do empenho que vamos ter amanhã.»
Fonte: Maisfutebol

Continuam as provocações da Dinamarca

TOMASSON: "COMPRARAM UM PONTA-DE-LANÇA NO BRASIL"
Jon Dahl Tomasson, capitão dinamarquês, "provocou" os portugueses ao dizer que a naturalização do Liedson aconteceu porque Portugal não tinha avançados para defrontar a Dinamarca.
O jogador do Feyenoord recordou que esta situação não é comum nas equipas escandinavas, mas esclareceu que não tem nada contra: «Eles estão necessitados de um verdadeiro ponta-de-lança. Por isso, foram ao Brasil comprar um. Não fazemos isso na Dinamarca, nem no resto da Escandinávia, comparando com o que acontece nos países do sul da Europa. Mas por mim está tudo bem.»
Entretanto, a sessão de treino que a Dinamarca tinha prevista para esta quinta-feira foi cancelada. Com nove baixas confirmadas para o encontro frente a Portugal, os nórdicos apanharam ainda um susto quando Nicklas Bendtner, avançado do Arsenal, apresentou problemas físicos. No entanto, a lesão não deverá impedir o jogador de jogar no sábado.
Fonte: Maisfutebol

RONALDO VAI LEVAR PANCADA

Central da Dinamarca ameaça irritar o melhor do mundo
Cristiano Ronaldo é o jogador mais temido pela selecção da Dinamarca. O avançado português vai ser alvo de marcação especial e... pesada.
De acordo com Simon Kjaer, central do Palermo, a estratégia para travar o melhor do mundo passa pelas faltas. «Temos de o irritar desde o início, dar-lhe algumas pancadas e derrubá-lo algumas vezes, mas sem receber cartão amarelo», adiantou o dinamarquês, citado pela Agência Lusa.
E já não é a primeira vez que são feitas ameaças destas ao jogador português. Esta é a segunda vez que alguém promete ter as pernas de Ronaldo como alvo principal do jogo... Em 2007 foi Stijn Stijnen a fazer graves ameaças, mas as coisas acabaram por não acontecer como o guarda-redes da Bélgica previa.
«Dois minutos depois de iniciado o jogo já lhe teremos dado tanta pancada que terá de deixar o campo em maca. Que precisamos mais de fazer? Portugal tem muita qualidade e por isso temos de fazer as coisas à nossa maneira. Se tentarmos jogar como eles perderemos seguramente», disse Stijnen antes do Portugal-Bélgica de qualificação para o Euro 2008.
Em Março de 2007, porém, nada disto aconteceu. Portugal deu um festival de futebol, Stijnen pouco mais conseguiu fazer do que ir buscar quatro bolas (sem resposta) ao fundo da sua baliza e, no final do jogo, acabou por pedir desculpa a Ronaldo, que lhe tinha pago a ameaça com dois golos.
Este sábado se verá a segunda parte desta nova história começada por Kjaer. Portugal e Dinamarca defrontram-se em Copenhaga para a sétima jornada do Grupo 1 de apuramento para o Mundial 2010, com os nórdicos com sete pontos de avanço.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CHELSEA NÃO PODE IR ÀS COMPRAS


O Chelsea foi castigado pela FIFA e não poderá contratar nenhum jogador em nenhum dos dois próximos períodos de abertura de mercado de transferências ou seja, não pode contratar em Janeiro de 2010 nem no Verão desse ano. Por isso o clube londrino ficará sem contratar jogadores até Janeiro de 2011. Este castigo imposto pela FIFA vem na sequência da queixa apresentada pelo Lens, depois da transferência de Gaël Kakuta em 2007, que na altura com 16 anos de idade se transferiu para as camadas jovens do clube inglês. Além disso o clube francês tem direto a receber a quantia de 130.000 euros.
Fonte: ZeroZero

MAIS UM TROFÉU

Benfica 3-1 Celtic
O Benfica bateu o Celtic por 3-1 em Toronto e conquistou o quinto troféu da temporada, numa partida em que Jorge Jesus mudou quase tudo, mas manteve intactos os princípios de coesão e de ataque. Di María teve noite inspirada, Júlio César estreou-se na baliza, Keirrison marcou o primeiro golo, tal como o joven Ruben Pinto, enquanto Saviola fechou a contagem.
Faltavam figuras como Luisão, Pablo Aimar, Ramires ou Cardozo, mas não faltou ambição e acutilância a este Benfica renovado que entrou no jogo praticamente a ganhar. Num dos primeiros lances do desafio, Nélson Oliveira entrou na área em drible e atirou forte ao poste. Na recarga Keirrison atirou a contar para o seu primeiro golo no Benfica. O Celtic também se apresentava bem desfalcado, sem os habituais titulares, dois jogadores da equipa de sub-19 e, talvez o mais estranho, com apenas dois suplentes no banco.
O Benfica entrou a mandar no jogo, com Sidnei e Roderick seguros no centro da defesa, Luís Filipe e Schaffer nas alas e Javi Garcia a manter a consistência no miolo. Mais à frente, Di Maria, o júnior Ruben Pinto e César Peixoto davam apoio directo a Keirrison e Nélson Oliveira. Em relação à goleada de segunda-feira, ao V. Setúbal (8-1), sobravam, assim, apenas Shaffer, Javi Garcia e Di Maria. O argentino apresentou-se endiabrado sobre as alas ou mesmo pelo centro, partindo a defesa do Celtic com súbitas arrancadas.
Os escoceses demoraram a assentar o seu jogo, mas conseguiram equilibrar a contenda, com o japonês Mizuno muito activo no flanco direito a oferecer mais uma prova de fogo a Shaffer, sob o olhar atento de Jorge Jesus. O treinador foi obrigado a mexer cedo na equipa por lesão de Luís Filipe, logo aos 18 minutos, fazendo entrar Ruben Amorim. Já com o jogo mais equilibrado, o Celtic chegou ao empate, mesmo em cima do intervalo. Santonocito rompeu pela direita, entrou na área, Júlio César saiu ao seu encontro, mas a bola sobrou para McGowan que só teve de encostar.
O Benfica voltou a entrar mais forte no segundo tempo, mas foi o Celtic que teve a primeira oportunidade clara para ganhar vantagem, num forte remate de McGowan à trave. O Celtic ainda ameaçou colocar problemas à defesa encarnada, mas Di Maria decidiu pegar no jogo outra vez e assistiu Ruben Pinto para o segundo golo. Um golo muito festejado pelo jovem jogador. O Celtic, com apenas duas opções no banco, quebrou e Jorge Jesus deu o golpe de misericórdia, trocando Nélson Oliveira por Saviola.
Só dava Benfica, quase sempre por Di Maria que ainda atirou ao poste antes de combinar com Saviola para o terceiro golo. A fechar o jogo, mais uma dor de cabeça para Jorge Jesus, com Ruben Amorim a sair lesionado já sobre o apito final.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LIEDSON INTEGRA-SE

Selecção portuguesa já está na Suécia, jogo contra a Dinamarca é no sábado
Portugal está na Suécia a preparar o jogo do próximo Sábado frente à Dinamarca, e o tema Liedson é incontornável. Numa altura em que já se começa a antecipar o onze que subirá ao relvado num dos encontros decisivos com vista ao apuramento para a fase final do Mundial, alguns elementos, entre os quais Miguel e Pepe, comentaram a chamada do «levezinho».
Miguel, lateral direito do Valência, foi claro: Porugal precisa de golos, e Liedson é goleador. O também luso brasileiro usou o tema «matreiro». O avançado do Sporting é especialista a jogar no meio dos centrais contrários, e Pepe congratulou-se por desta vez Liedson ser companheiro e não adversário.
Depois de ontem Deco e Maniche terem aberto as portas à Selecção, hoje foi então a vez de Miguel, Pepe e Miguel Veloso confirmarem que Liedson foi recebido «de braços abertos».
A 4 dias do jogo frente à Dinamarca o grupo está agora completo com a chegada de Nuno Gomes, jogador que ontem participou e marcou na goleada ao Vitória de Setúbal.A equipa continua a trabalhar, e o esboço do onze titular pode muito bem ser este: Eduardo na baliza, defesa composta por Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda; meio campo com Pepe, Raul Meireles, Simão e Deco, para na frente de ataque jogar a dupla Cristiano Ronaldo e Liedson.
Fonte: ZeroZero

terça-feira, 1 de setembro de 2009

JESUALDO NA ELITE DA UEFA

O treinador portista é o unico português presente no Fórum dos Treinadores de Clubes de Elite da Uefa
O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira. Participa mais uma vez, esta quinta e sexta-feira, no 11º Fórum dos Treinadores de Clubes de Elite da UEFA. O líder da equipa técnica dos azuis e brancos vem marcando presença nos últimos eventos do género, que volta a realizar-se em Nyon, na Suíça.
Neste evento, o objectivo é discutir as últimas tendências do futebol de clubes ao mais alto nível e a partilhar opiniões sobre os principais assuntos relacionados com a modalidade. Jesualdo Ferreira é o único representante de clubes lusos neste fórum, que se realiza em Nyon, conta ainda com a presença dos técnicos:
Arsène Wenger (Arsenal FC),
Rafael Benítez (Liverpool FC),
Sir Alex Ferguson (Manchester United FC),
Manuel Pellegrini (Real Madrid CF),
Jesualdo Ferreira (FC Porto),
Claude Puel (Olympique Lyonnais),
Ciro Ferrara (Juventus),
Didier Deschamps (Olympique de Marseille),
Felix Magath (FC Schalke 04),
Thomas Schaaf (Werder Bremen),
Martin Jol (AFC Ajax),
Valeri Gazzaev (FC Dynamo Kyiv),
Walter Smith (Rangers FC),
Dan Petrescu (AFC Unirea Urziceni).
Fonte: MSN Desporto

ANGULO APRESENTADO


Miguel Angulo já foi apresentado como reforço do Sporting. O avançado vai vestir a camisola 17, a mesma que já pertenceu a Paulo Bento, actual treinador leonino: «O 17 não tem muita história. Vi os números que estavam vagos... Talvez o tenha escolhido porque venho com a ambição de um miúdo de 17 anos! Não sabia que tinha sido o número de Paulo Bento.»
O jogador entrou na sala com 18 novos sócios e deixou claro que pretende dar-lhes alegrias: «As expectativas a nível individual são as maiores. Gostaria de entrar todos os domingos em campo, ter orgulho de vestir esta camisola e sentir-me importante e valorizado. Em termos colectivos, o objectivo é ganhar um título, que é o que todos queremos. Nos 14 anos de Valencia ganhei muitos, agora vim para ganhar outros. A minha ambição é a de poder sair à rua e celebrar o título com todos os sportinguistas.»
Angulo disse que não falou com Quique Flores, que foi seu treinador no Valencia, sobre a possibilidade de ingressar no Sporting. O avançado apontou que as conversas com dois elementos leoninos foram determinantes na hora de decidir: «Falei com os dois, Paulo Bento e Caneira. Ajudaram-me muito a entender o jogo da equipa, a ideologia da entidade e incentivaram-me a vir, independentemente das coisas que poderia ter em Espanha. Falaram-me também dos adeptos, que estão sempre com a equipa. Isso ajudou-me a decidir.»
O jogador gostou da exibição do Sporting em Florença e lamentou a eliminação da equipa da Liga dos Campeões, mas prefere concentrar-se no presente e futuro: «Vi o Sporting jogar com a Fiorentina. Acho que foi muito melhor que a equipa italiana, mas o futebol é injusto e estamos na UEFA.»
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, definiu Angulo como «um vencedor». O dirigente contou que «só depois de se ter inteirado das ambições, da ideologia e da forma de jogar do clube é que [Angulo] decidiu assinar» pelos «leões». «Vem, seguramente, acrescentar valor à equipa», apontou.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BARRIGA CHEIA

Benfica 8-1 V. Setúbal
O resultado fechou aos 8-1, mas a verdade é que os encarnados nem pareciam satisfeitos, tal a voracidade do seu ataque. Foi uma goleada à moda antiga, na qual o Benfica até podia ter marcado mais. Uma goleada sob o signo de Óscar Cardozo. O número 7 assinou um hat-trick e alcançou a redenção, depois dos penáltis falhados nas primeiras jornadas.
Ao intervalo, Javi García, Luisão, Cardozo, Aimar e Ramires já tinham sentenciado as contas da partida. Por mérito da boa exibição colectiva dos encarnados e da incipiente réplica da equipa de Carlos Azenha.
Longe vão os tempos de Quique Flores, em que a equipa marcava e logo se fechava na defesa da vantagem. Com Jorge Jesus, a música é outra, pois o Benfica não deixou de atacar até ao apito final. Fruto de um pressing muito intenso, que permitia a recuperação rápida, e uma transição ofensiva plena de eficácia, os golos foram surgindo com naturalidade. E sem lugar a pressão pelo facto de não poder deixar os rivais Sporting e FC Porto fugirem na classificação da Liga.
No segundo tempo, a toada ofensiva continuou. Tal como os golos. Cardozo cimentou o seu lugar de melhor em campo com o hat-trick e houve ainda tempo para o golo de Nuno Gomes - a estreia do capitão encarnado esta temporada. A fechar, como ponto de consolação, o golo dos sadinos, por Helder Barbosa.
Os adeptos pediam 'Só mais um', mas terminou mesmo com 8-1. E Carlos Azenha tem motivos para estar preocupado. O V. Setúbal ficou, literalmente, feito num oito.
Fonte: Sapo Desporto

Mercado: últimas do Benfica

YEBDA NO PORTSMOUTH
O Benfica emprestou, de uma só vez, quatro jogadores: Hassan Yebda vai jogar no Portsmouth, Freddy Adu no Belenenses, Marc Zoro no V. Setúbal e Yu Dabao no Mafra.
O médio francês chegou na última época à Luz e participou em 25 jogos da Liga, 18 como titular. O norte-americano com ascendência ganesa chegou em 2007/08 e esteve em 11 encontros sempre como suplente utilizado. Na época seguinte foi emprestado ao Mónaco, mas também não foi feliz.
Marc Zoro já esteve em Setúbal no último ano. Fez 10 jogos no campeonato, cinco como titular. O chinês Dabao esteve emprestado nos dois últimos anos a Aves e Olivais e Moscavide.
Fonte: Maisfutebol

NÃO DEIXAR FUGIR O FC PORTO

Benfica - V. Setúbal (20h15 RTP1)
O Benfica recebe hoje o Vitória de Setúbal e procura um triunfo para retomar a posição junto do FC Porto na perseguição ao líder da Liga, o Sporting de Braga, única equipa só com vitórias em três jornadas.Depois dos triunfos dos bracarenses, sobre o Belenenses (2-0), e dos "dragões", no terreno da Naval (3-1), o Benfica, que garantiu quinta-feira a presença na fase de grupos da Liga Europa, persegue o segundo triunfo na Liga, para não deixar escapar os adversários e para descolar do Sporting, que alcançou a primeira vitória oficial da época, ao vencer a Académica, em Coimbra (2-0).
Ausente na derrota com o Vorskla Poltava (2-1), na Ucrânia, o argentino Pablo Aimar está de volta aos convocados e pode regressar ao "onze" de Jorge Jesus na partida do Estádio da Luz, agendada para as 20:15. Antes, às 19:00, no Funchal, entram em campo Nacional e Olhanense, ambos em busca do primeiro triunfo no campeoanto.
Depois eliminar o Zenit de São Petersburgo da fase de grupos da Liga Europa, a equipa insular parte super-motivada para este encontro, após um início de campeonato exigente, perante Sporting (1-1) e FC Porto (derrota por 3-1). O Olhanense, campeão da Liga de Honra, chega à terceira jornada ainda sem vitórias, mas também sem derrotas e sem golos, após dois "nulos" com Naval e União de Leiria.
Fonte: MSN Desporto

MERCADO FECHA HOJE

FC Porto e Sporting podem trazer novidades de última hora
Sporting e FC Porto poderão animar o último dia do mercado de transferências da Liga, que encerra hoje às 23:59, enquanto o Benfica dificilmente deverá reforçar o seu plantel. Apesar de terem contratado perto de uma dezena de novos jogadores (incluindo Falcão, Belluschi e Varela), os tetracampeões nacionais poderão ir ainda ao mercado à procura do último reforço para 2009/10, sendo que, recentemente, o técnico Jesualdo Ferreira afirmou que o plantel dos "dragões" estaria "aberto até dia 31". No entanto, no Estádio de Dragão, deverá permanecer Bruno Alves, apesar da imprensa desportiva ter revelado, durante os meses de Julho e Agosto, o interesse de vários clubes estrangeiros no central português, já que o FC Porto amealhou perto de 65 milhões de euros com as saídas de Lisandro, Lucho Gonzalez e Cissokho.
Do lado do Sporting, e apesar de ter garantido o espanhol Angulo no sábado, o técnico Paulo Bento poderá ainda ter uma prenda de última hora, enquanto espera a oficialização da transferência do brasileiro Rochemback para o Grémio de Porto Alegre. Com apenas três contratações efectuadas durante a abertura do mercado, o clube de Alvalade, que teve um início de temporada bastante atribulado, aparece enfraquecido em relação aos outros dois "grandes" e o presidente José Eduardo Bettencourt poderá surpreender o seu treinador com um novo "leão" de última hora.
Por colocar continua ainda o brasileiro Ronny que, dispensado por Paulo Bento do plantel principal, continua a treinar à parte na Academia de Alcochete.
No Benfica, e quando Rui Costa já tinha anunciado que mais nenhum novo jogador iria integrar o plantel, o director desportivo dos "encarnados" foi ainda buscar Felipe Menezes ao Goiás, com o médio brasileiro a tornar-se no décimo reforço para a nova época, juntando-se às contratações sonantes de Saviola, Ramires e Javi Garcia. Com a chegada de Menezes, dificilmente o clube da Luz deverá inscrever mais alguém na Liga no último dia do mercado mas, por resolver, continuam as situações de Freddy Adu, Balboa, Jorge Ribeiro e Marc Zoro, jogadores que não fazem parte do plantel de Jorge Jesus, por opção do técnico português.
Em Espanha, Franck Ribery, que actua nos alemães do Bayern de Munique, poderá ser a última contratação milionária do Real Madrid, já que os "merengues" poderão ter convencido os dirigentes germânicos a libertarem o francês com a saída de Robben para a Bavieira. Durante o verão, o clube madrileno gastou mais de 240 milhões de euros em reforços e transformou Cristiano Ronaldo no futebolista mais caro da história, ao pagar 94 milhões ao Manchester United pela sua aquisição, além de ter gasto 65 milhões em Kaká, 35 milhões em Benzema e 30 milhões em Xabi Alonso.
De Inglaterra poderá também surgir alguma transferência milionária de última hora, principalmente devido aos milhões do Manchester City, que esta temporada já "raptou" Carlos Tevez ao vizinho United e Adebayor ao Arsenal.
Fonte: MSN Desporto

domingo, 30 de agosto de 2009

REGRESSO DE LIEDSON

Académica 0-2 Sporting
O Sporting conseguiu a primeira vitória da época este domingo em Coimbra e começa, aos poucos, a dar sinais de uma possível retoma. Não que tenha jogado bem e mostrado grandes progressos mas a vitória não se discute e, com a missão cumprida, resta agora colher os frutos do capital de moralização dos primeiros três pontos tão desejados pelos leões neste início de temporada.
Desejado também era o fim da «greve» aos golos de Liedson, não deixando de ser sintomático que a equipa de Alvalade tenha voltado a vencer precisamente quando o seu máximo goleador voltou a reencontrar-se com os golos. Ainda há muito por fazer - a defesa está deficitária nos lances aéreos e bolas paradas, o meio-campo ainda falha na dinâmica, salvou-se o ataque, finalmente mais eficaz - mas fica o mais importante: a vitória.
É pela forma como (não) jogou na primeira que se percebem aqueles que falavam em crise no Sporting. Com um meio-campo sem ideias, sobrou Yannick Djaló a pregar no deserto mas também ele, pese um estrondoso remate à trave, foi algumas vezes acometido desse estranho vírus da desinspiração que afectou a generalidade dos jogadores.
Depois de um início movimentado, as equipas cedo encaixaram uma na outra e, com a Académica na expectativa, o Sporting foi tentando chegar à baliza de Ricardo. Pouco fio de jogo, algumas fases mesmo de mau futebol, e algumas (poucas) oportunidades, sempre por Djaló, já que Liedson ainda procurava quebrar o longo jejum de golos.
Em suma, sempre que os leões logravam vencer a defesa da casa, conseguiam-no essencialmente graças à capacidade individual, em termos físicos ou técnicos, dos seus jogadores mas, em termos colectivos, via-se muito pouco. E foi pena, dirá Paulo Bento, porque a estratégia até estava bem pensada, graças a um Liedson generoso a trabalhar para os colegas. Era preciso, isso sim, um melhor aproveitamento dos movimentos do «Levezinho», que conseguia levar consigo um dos centrais estudantis, libertando espaço para as entradas de Yannick. Faltou mais Pereirinha a subir pela direita e não admira que o jovem médio tenha ficado no banco ao intervalo.
A pecha das bolas paradas também se fez sentir, logo a abrir a segunda parte. Foi por uma nesga que Paulo Sérgio, que saltou à-vontade na área, após livre de Miguel Pedro, não conseguiu abrir o activo para a Académica. Passou o susto e o Sporting, com as mexidas introduzidas, encontrou finalmente o caminho certo.
Bento roda a equipa e Liedson mata borrego
Já com Vukcevic em campo mas sem resultados práticos à vista, Paulo Bento deu uma volta à equipa. Tirou André Marques para meter Carlos Saleiro, passou Veloso para a lateral-esquerda, João Moutinho para o lugar do esquerdino e encostou Djaló à direita. Rogério Gonçalves respondeu com Sougou, sem desmontar a estrutura da equipa ou colocar em causa equilíbrios.
O Sporting já dava sinais de melhoria e acabaria por materializar o ascendente no regresso de Liedson aos golos, sete jogos depois. Estava terminado o calvário do goleador luso-brasileiro e, num ápice, até parecia que o leão tinha recebido uma injecção de sangue novo.
Para não correr riscos desnecessários, Paulo Bento aproveitou a última substituição para evitar que Pedro Silva fosse expulso, logo depois de uma entrada dura e susceptível de merecer um segundo cartão amarelo, que o árbitro acabou por condescender. Já com Miguel Pedro, a paciência não foi tão grande e a Académica acabou reduzida a dez jogadores, hipotecando as hipóteses de ainda discutir o resultado. O golo de Djaló só serviu para efeitos estatísticos.
Fonte: Maisfutebol

Portugueses ganham

Mourinho em grande
MILAN AC 0-4 INTER
Na 2ª jornada da Serie A italiana, destaque para o Inter de Milão, com os comandados de José Mourinho a derrotarem o AC Milan por 0-4. Os «nerazurri» conquistam assim os primeiros 3 pontos, depois do empate na jornada inaugural. Depois de uma pré época extremamente pobre por parte do AC Milan, a derrota desta noite aumentou ainda mais a pressão sobre Leonardo.
Depois de ter empatado (1-1) na última partida frente ao Bari, o Internazionale defrontou o Milan, que vencera (1-2) na deslocação ao terreno do Siena, no arranque da competição.O primeiro golo da partida foi apontado por Thiago Motta aos 29 minutos, para a vantagem ser ampliada com novo golo, ao minuto 36, por intermédio de Diego Milito na sequência de um pontapé de grande penalidade por falta de Gattuso sobre Eto´o. Poucos minutos volvidos, e com Gattuso já com um amarelo na falta que originou o penalty, surge um lance marcante na partida. Gattuso estava lesionado e pedira substituição. O médio italiano, enquanto Seedorf se equipava, permaneceu mais uns minutos em campo, mas num lance com Sneijder (jogou a titular apesar de só ter chegado há 2 dias a Milão) comete falta e vê segundo amarelo.Ainda antes do intervalo novo golo para o Inter, em cima do minuto 45, por intermédio de Maicon. O lateral direito combina bem com Milito e remate curzado para o fundo das malhas adversárias.
O pesadelo da equipa da «casa» continuou no segundo tempo, com o quarto golo (um grande golo!) do Inter marcado por Stankovic depois de um remate fortíssimo de longa distância.
No que toca aos próximos jogos que ambas as equipas irão agora fazer, o Internazionale receberá o Parma no Giuseppe Meazza (San Siro), enquanto o Milan jogará fora frente ao Livorno.
RONALDO MARCA NA VITÓRIA DO REAL
Deportivo 2-3 Real Madrid
O Real Madrid venceu o Deportivo por 3-2, no primeiro jogo da Liga Espanhola, com o internacional português a apontar o segundo golo da sua equipa na marcação de uma grande penalidade. Com uma exibição quanto baste, a equipa comandada por Pellegrini teve dificuldades inesperadas até ao 3-2, mas garantiu os 3 primeiros pontos no campeonato.
O experiente capitão Raúl teve honras do primeiro golo merengue neste campeonato, desviando a bola para a baliza após um remate de Benzema ao poste aos 26 minutos, mas apenas 4 minutos depois a igualdade estava reposta por Riki. Raúl voltou a estar em evidência ao sofrer o penálti que Cristiano Ronaldo converteu aos 35 minutos, colocando novamente o Real em vantagem, resultado com que chegou o intervalo.
Tudo voltou à estaca zero logo no minuto inicial da segunda parte, com o veterano Valerón a fazer o 2-2 para o Depor. O antigo internacional espanhol falhou escandalosamente o 2-3 aos 57 minutos, mas foi o Real a chegar à vantagem por Lass Diarra, através de um bom remate de meia distância aos 60 minutos. O Depor caiu muito de produção na segunda parte e apesar de alguma incerteza no resultado, face à magra vantagem dos merengues, o domínio da equipa da casa foi cada vez mais evidente com o aproximar do minuto 90.
Cristiano Ronaldo esteve ainda abaixo daquilo que poderá produzir na sua nova equipa, mas na segunda parte esteve mais interventivo tendo assinado boas arrancadas, uma das quais por pouco não resultou em golo. Referência também para Zé Castro, que actuou no centro da defesa do Depor e foi um dos melhores da sua equipa.
Fonte: ZeroZero

ANGULO NO SPORTING


O internacional espanhol Miguel Angel Angulo é o novo reforço do Sporting. O avançado de 32 anos, proveniente do Valência, pode jogar também como médio ofensivo, e estará este domingo em Lisboa para cumprir testes médicos, depois de os leões terem chegado a acordo com o clube espanhol. Paulo Bento ganha assim mais uma solução para o ataque, numa altura em que o plantel se debate com várias limitações para esse sector.
Angulo estava fora dos planos do técnico Unai Emery, para esta época, e encontrava-se a treinar à parte do restante plantel. Com dez jogos pela selecção espanhola, Angulo tinha caído em desgraça no Valência no final de 2007, quando o então técnico Quique Flores foi substituído por Ronald Koeman. O holandês assumiu então não contar com alguns históricos do plantel «che», com Albelda, Cañizares e o próprio Angulo. O despedimento do técnico holandês, em Abril de 2008 permitiu-lhe voltar a jogar, se bem que nunca recuperando o estatuto de referência.
Em 14 anos de presença no Valência, Angulo conquistou duas Ligas de Espanha e duas Taças do Rei, além de uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia, em 2004.
Fonte: Maisfutebol

O VOO DO FALCÃO

Naval 1-3 FC Porto
O F.C. Porto assumiu a liderança do Campeonato, ao vencer a Naval, e fica à espera do resultado do Sp. Braga com o Belenenses, para saber se irá ficar definitivamente na liderança. Acabou por ser uma vitória tranquila e sem margem para dúvidas a dos tetracampeões na Figueira. Escusado era que tivessem começado a gerir uma vantagem madrugadora tão cedo, permitindo à Naval acreditar no empate e ir para o intervalo com os portistas encostados às cordas.
O acto de contrição era inevitável e, na segunda parte, tudo voltou à normalidade. Os campeões nacionais ampliaram a vantagem com toda a naturalidade, os donos da casa reduziram, e Farias, pouco depois, selou a vitória.
Quanto à Naval, vai continua no último lugar da classificação, com um ponto apenas, mas conseguiu o primeiro golo na competição, ainda que marcado por um adversário. Já são quatro meses sem vitórias, numa continuação da segunda volta desastrosa da última edição da Liga. Nada de novo, portanto.
Marcar cedo e recuar
Os comandados de Jesualdo Ferreira entraram a todo o gás, determinados a marcar cedo e conseguiram-no com toda a naturalidade tal a forma como foram conseguindo quase asfixiar a defesa da casa. A jogada foi do melhor que o ataque portista tem produzido: excelente entendimento entre Álvaro Pereira e Varela, cruzamento irrepreensível do jovem avançado, que desbaratou os centrais figueirenses, permitindo a Mariano a assistência para um golo fácil de Falcao.
A entrada decidida dos tetracampeões e, ao mesmo tempo, a facilidade com que se adiantaram no marcador fazia antever um passeio calmo à beira-mar mas, estranhamente, a equipa foi perdendo vontade de chegar à frente, entregou a iniciativa à Naval e esta não se fez rogada. Pese uma boa oportunidade para Falcao bisar, tudo o mais que aconteceu depois, em termos ofensivos, pertenceu aos figueirenses.
Helton também decidiu dar uma ajuda, ao largar uma bola, e teve de ser Álvaro Pereira a aliviar para canto, evitando males maiores. O guarda-redes brasileiro já antes tinha dado alguns sinais de intranquilidade mas redimiu-se ao defender com os pés um remate com selo de golo de Michel Simplício.
O intervalo chegava pouco depois, com o F.C. Porto numa posição já desconfortável face à pressão da Naval, que ia beneficiando de livres, porém sem nunca conseguir criar perigo efectivo para a baliza portista. Os donos da casa não souberam aproveitar a benesse e, como é sabido, oportunidades destas frente aos dragões não se podem esbanjar.
Varela acabou com as dúvidas
Algo tinha de mudar. O regresso dos balneários trouxe um F.C. Porto mais consentâneo com a sua imagem, embora sem deslumbrar. A eficácia foi mesmo a tónica dominante e o segundo golo da noite assentou bem ao seu autor: Varela. Já tinha mostrado que não estava ali para proporcionar uma noite tranquila ao marcador directo, iniciou a jogada do tento inaugural, e concluiu o lance do segundo, com classe.
Agora sim, já havia condições para gerir o resultado e o cansaço, dar mais uns minutos a Cristian Rodríguez e testar soluções. A Naval ainda conseguiu reduzir, num auto-golo de Rolando, mas a resposta veio logo a seguir, por Farias. O jogo estava «acabado» e os portistas podiam assinalar o décimo mês consecutivo sem derrotas para a Liga, consumando a «vingança» sobre a equipa que lhes infligiu o último desaire.
Fonte: Maisfutebol