sábado, 12 de setembro de 2009

ACELERAR PARA DEPOIS DESCANSAR

Falcao voltou a marcar no Dragão
Dragões marcam tudo na 1ª parte e pensam na Champions na 2ª
FC Porto 4-1 Leixões

O tetracampeão nacional FC Porto assumiu hoje provisoriamente a liderança da Liga, ao golear o Leixões por 4-1 no Estádio do Dragão, no Porto, onde os matosinhenses tinham ganho por 3-2 na época passada.
Os “dragões” passaram a somar 10 pontos em quatro jornadas, mas têm de esperar que Sporting de Braga e Benfica cumpram os seus compromissos da ronda, no domingo, para confirmarem, ou não, a sua primeira liderança da Liga de 2009/10.
O Sporting de Braga, única equipa só com vitórias, visita o Marítimo, sexto classificado com cinco pontos, num jogo marcado para as pouco habituais 11:15, enquanto o Benfica, que era segundo à entrada da quarta jornada com os mesmos sete pontos do FC Porto, visita o Belenenses, às 18:00.
O Leixões, que nos três primeiros jogos não tinha marcado qualquer golo e só sofrera apenas, correu no Dragão o risco de lhe acontecer o mesmo que ao Vitória de Setúbal há duas semanas na Luz, quando os sadinos foram goleados pelo Benfica por 8-1. Estes 4-1 são, ainda assim, a segunda maior goleada do campeonato até ao momento.
O FC Porto marcou quatro golos em 22 minutos e chegou ao intervalo a ganhar por 4-0, com tentos de Varela (20 minutos), Hulk (23 de grande penalidade), Rolando (33) e Falcao (42), que passou a somar quatro remates certeiros na Liga.
Mas os pupilos de Jesualdo Ferreira abrandaram o ritmo na segunda parte, talvez a pensar na estreia na Liga dos Campeões, terça-feira com o Chelsea em Londres, e não só não marcaram mais golos, como permitiram ao Leixões “facturar” pela primeira vez no campeonato, pelo avançado camaronês Pouga (76).
A ronda começou sexta-feira com o Vitória de Guimarães a ganhar em casa à Naval 1.º de Maio, por 3-0: os minhotos marcaram os três primeiros golos na prova e os figueirenses - com apenas um ponto, tal como Académica e Vitória de Setúbal - actuaram sob o comando do adjunto Fernando Mira, na transição do despedido Ulisses Morais para Augusto Inácio.
Hoje à tarde, o Rio Ave subiu provisoriamente ao segundo lugar, com oito pontos, ao receber e vencer o “europeu” Nacional da Madeira, por 2-0, com golos de João Tomás, aos 33 minutos, e Vítor Gomes, aos 63.
O Nacional, que na época passada foi quarto classificado e quinta-feira recebe o Werder Bremen para a nova Liga Europa, é 13.º com apenas dois pontos em quatro jogos, nos quais apenas marcou dois golos e sofreu sete.
Ficha técnica:
Jogo realizado no Estádio do Dragão.
FC Porto - Leixões, 4-1.
Ao intervalo: 4-0.
Marcadores:
1-0, Varela, 20 minutos.
2-0, Hulk, 23 (grande penalidade).
3-0, Rolando, 33.
4-0, Falcao, 42.
4-1, Pouga, 76.
Equipas:
- FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira (Tomas Costa, 46), Fernando, Raul Meireles (Valeri, 53), Belluschi, Varela (Farias, 73), Falcao e Hulk.
(Suplentes: Nuno, Valeri, Rodriguez, Mariano, Maicon, Farias e Tomás Costa).
- Leixões: Diego, Laranjeiro, Nuno Silva, Tucker, Benitez, Fernando Alexandre, Wênio, Hugo Morais (Leo, 71), Zé Manel (Cauê, 46), Tiago Cintra e Faioli (Pouga, 64).
(Suplentes: Berger, Joel, Pouga, Cauê, Leo, Vinh e Trombetta).
Árbitro: Vasco Santos, da AF Porto.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Laranjeiro (22), Fernando (27) e Faioli (53).
Assistência: cerca de 40 000 espectadores.
Fonte: O Jogo

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Polémica à volta do castigo ao delegado da Liga no Benfica-Nacional

Jesualdo Ferreira e a falsificação do relatório: "Queremos saber o que é que ele não escreveu"
A Liga de clubes puniu com 18 meses de suspensão o delegado do Benfica-Nacional, por «falsificação de relatório». João Pedro Dias terá omitido o comportamento incorrecto de Nuno Gomes no final do Benfica-Nacional da temporada passada.
Confrontado com esta situação, Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, foi claro. «Se houve um castigo aplicado a um delegado da Liga, é porque ele não terá escrito tudo o que se passou. O que gostávamos de saber era o que ele não escreveu. Todos gostaríamos de saber, até porque poderiam haver outras pessoas castigadas», disparou, corrosivo, o técnico.
O jogo matinal no Funchal
Pela primeira vez no campeonato, um jogo vai ser realizado no domingo às 11h15. O Marítimo-Sp. Braga mereceu também uma observação de Jesualdo Ferreira.
«É importante encontrar uma fórmula de vender o jogo. Precisamos de patrocinadores, espectadores, receitas. Se vai funcionar como um teste, acho bem.»
Fonte: Maisfutebol

HULK PORTUGUÊS?


Jogador brasileiro admite selecção nacional: "Não se sabe o dia de amanhã..."
A selecção portuguesa pode passar a ter mais um candidato se, do outro lado do Atlântico, alguém se esquecer de realizar o sonho de Hulk. Na verdade, o brasileiro pegou no assunto com pinças, mas é um facto que admitiu a possibilidade de se propor a representar Portugal se não lhe realizarem o sonho de jogar com a camisola canarinha. "Como sempre falei desde que cheguei cá, sempre carreguei o sonho de jogar pelo Brasil e, se lá chegar, vai ser um sonho realizado, mas só depende de trabalhar forte e esperar pela oportunidade e aproveitar se ela surgir", confessou. Pois é, mas, se isso não acontecer, Portugal pode ver-se contemplado com um potencial candidato. "É difícil falar agora. Como já disse, o meu sonho é jogar na selecção brasileira, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Tenho 23 anos e muito tempo pela frente, e espero ainda realizar o meu sonho", frisou. Primeiro foi Deco, depois vieram Pepe e, mais recentemente, Liedson - os três viram o seu sonho desfeito, e quem aproveitou foi Portugal...
Fonte: O Jogo

Instabilidade interna no Sporting

Bettencourt assume futebol profissional
"HÁ FALTA DE SOLIDARIEDADE NO SPORTING"
A cerimónia de tomada de posse dos membros dos órgãos sociais dos Leões de Portugal para o triénio 2009-2012 - eleitos no passado dia 14 de Julho -, que decorreu ontem nas instalações da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) localizada no Estádio José Alvalade, foi o palco escolhido pelo presidente do Conselho Directivo, José Eduardo Bettencourt, para deixar alguns recados aos órgãos do clube. O líder leonino, que no final do evento recusou particularizar os destinatários do discurso proferido na cerimónia, acusou os órgãos do clube de "falta de solidariedade e espírito de construção", sublinhando que não é "mártir nem herói."
"Nesta altura interessante da vida do Sporting, devemos ter um espírito destes [referindo-se ao papel dos Leões de Portugal IPSS] e sermos solidários. Há que cultivar o espírito de família que não temos ao nível dos principais órgãos do clube. Não temos solidariedade nem espírito de construção assente nos valores do Sporting, que se deixou enredar numa teia complicada da qual as principais vítimas serão o Sporting e os sportinguistas", asseverou o líder, deixando um aviso ao universo leonino, como fez questão de sublinhar, "com responsabilidade". "O problema não é só do Sporting, do Conselho Directivo ou do seu presidente. Temos de resolver esse problema. Não sou herói nem mártir. Se não percebermos isto, teremos dificuldades em resolver o problema de vez. Temos a ambição de ter um clube assente na rocha."
Fonte: O Jogo

BENFICA É NONO DO SÉCULO XX

O Benfica ocupa a nona posição no ranking dos maiores clubes europeus do século XX. A lista é apresentada esta quinta-feira pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e baseia-se nos resultados de todos os emblemas nas competições europeias realizadas entre 1901 e 2000.
Para a elaboração desta tabela, a IFFHS contabilizou os pontos alcançados na Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus (8 pontos por vitória/4 pontos por empate), Taça das Feiras/Taça UEFA (6/3), Taça das Taças (5/2,5), Taça Mitropa (4/2), Taça Latina (4/2) e Supertaça Europeia (6,5/3,25).
Ora, segundo estes cálculos, o Benfica totalizou 299 pontos, contra 115 do F.C. Porto (29º lugar), 68 do Sporting (47º) e 21 do V. Setúbal (110º).
A classificação é dominada pelo Real Madrid, ficando a Juventus e o Barcelona com os restantes lugares do pódio.
Classificação:
1. Real Madrid (Espanha), 563,50 pontos. 2. Juventus (Itália), 466,00 3. FC Barcelona (Espanha), 458,00 4. AC Milan (Itália), 399,75 5. Bayern Munique (Alemanha), 399,00 6. Inter de Milão (Itália), 362,00 7. Ajax (Holanda), 332,75 8. Liverpool (Inglaterra), 300,25 9. Benfica (Portugal), 299,00 10. Anderlecht (Bélgica), 231,00 ... 29. FC Porto (Portugal), 115,00 47. Sporting (Portugal), 68,00 110. V. Setúbal (Portugal),21,00.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CHAMA ACESA ATÉ OUTUBRO

"Brasileiros" continuam a ser decisivos; empate da Dinamarca ajuda a reacender a chama
HUNGRIA 0-1 PORTUGAL


Ganhámos. Marcámos. Portugal cumpriu a sua missão, venceu na Hungria e, apesar de não ter tidos as ocasiões nem ter feito a exibição de Copenhaga, conseguiu o mais importante. O próximo dia 10 de Outubro será um dia fundamental nas contas que faltam, com Portugal a receber o seu adversário de hoje, enquanto a Suécia, neste momento o adversário mais «real», visita a Dinamarca.
Carlos Queiroz colocou Liedson no onze inicial, mas contrariamente às previsões foi Simão quem ficou no banco, permanecendo Tiago como médio interior.
O jogo começou em moldes similares ao jogo do último Sábado, com um Portugal superior ao seu adversário, jogando no meio campo do opositor. Ainda antes dos 10 minutos o primeiro objectivo foi alcançado, com Deco a marcar um livre na esquerda e Pepe a ganhar na pequena área ao seu adversário directo. Golo, a Selecção Nacional ganhava vantagem e respirava-se um pouco melhor.
Após o golo os comandados de Carlos Queiroz baixaram um pouco o ritmo, assumindo uma postura de maior controlo da partida, abandonando o estilo de ataque continuado.Da Hungria, também necessitada de pontos, esperava-se que reagisse, mas o que efectivamente se passou durante todo o encontro foi uma selecção magiar expectatante, sem iniciativa, e a defender sempre no seu meio campo.
Progressivamente, com o tempo a passar, Portugal «entrou» no jogo húngaro, trocando a bola entre os seus centrais, e só saindo para terrenos mais adiantados quando os comandados de Erwin Koeman subiam no terreno.
Sem alterações até final, o jogo prosseguiu na mesma linha, com Portugal a tentar manter manter a posse de bola, e uma Hungria incapaz de realmente incomodar o último reduto luso.
Com esta vitória no campo de um adversário directo, Portugal ocupa agora a 3ª posição com 13 pontos, os mesmos que a Hungria, estando a Suécia com mais 2 pontos depois da sofrida vitória em Malta por 0-1.
Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ESPERANÇA OU NADA

Liedson será titular frente aos húngaros

Ataque novo para manter a chama do Mundial acesa
HUNGRIA - PORTUGAL (19H45 TVI)
Para Portugal, o jogo desta noite no Puskas Stadion, em Budapeste, é facílimo de abordar: ou ganha à Hungria ou despede-se de todas as possibilidades, já de si ténues, de chegar ao segundo lugar do grupo e disputar o play-off de acesso ao Mundial. É um mata-mata, diria Scolari. E a maneira mais fácil de conseguir os três pontos, frente a um conjunto que também joga o tudo ou nada, é a que certamente mais assusta os portugueses: repetir a exibição de sábado passado, em Copenhaga. É que aí, na capital da Dinamarca, o conjunto de Carlos Queiroz foi dominador, chegou a parecer estar a jogar futsal na área escandinava, mas não conseguiu materializar em golos a superioridade exibida durante quase todo o encontro, ficando-se por um comprometedor empate (1-1) que só chegou nos instantes finais, obra e graça de Liedson. Por isso mesmo, Queiroz, repetindo o mesmo esquema táctico - 4x4x2 em losango -, irá apostar no luso-brasileiro nascido na Bahia há 31 anos.
O avançado do Sporting, que, na Dinamarca, se estreou por Portugal, entrando ao intervalo, e fez o único golo luso, será titular ao lado de Cristiano Ronaldo. Sobrará, em princípio, para Tiago. A novidade poderá estar na colocação de Simão como interior-esquerdo. Ou seja, Deco continuará a desempenhar as funções de organizador de jogo, ocupando o vértice mais adiantado do losango, ficando Simão no da esquerda e Raul Meireles no da direita, com Pepe à frente da defesa - a menos que o jogador do Real Madrid, que saiu mais cedo do treino de ontem, não esteja em condições, o que levaria Meireles para trinco e deixaria Tiago no onze.
Queiroz sabe que é preciso ganhar o jogo, mas já avisou que antes de mais é fundamental não sofrer golos, explicando-se por aí que, estando Pepe apto, continue Meireles em detrimento de Tiago, já que o portista é mais forte defensivamente, em particular na recuperação de bola, do que o futebolista da Juventus.
E se o ambiente será adverso, com o Puskas Stadion lotado, os números, por sua vez, jogam claramente a favor da Selecção Nacional, que venceu os três encontros oficiais disputados com os húngaros. A tradição não joga, mas moraliza - e desta vez é proibido mudá-la.
Fonte: O Jogo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

PORTUGAL JÁ ESTÁ NA HUNGRIA

A selecção nacional chegou ao final da manhã à Hungria e já está no hotel onde ficará instalada para o encontro desta quarta-feira, a última oportunidade lusa na corrida ao Mundial 2010.
À chegada ao hotel, a comitiva portuguesa tinha à sua espera algumas dezenas de pessoas, entre jornalistas e caçadores de autógrafos. Nuno Gomes e Cristiano Ronaldo eram os nomes mais repetidos.
Os jogadores passavam ao largo dos adeptos, separados por uma barreira, mas Nuno Gomes ainda se aproximou para dar alguns autógrafos.
Budapeste recebeu a selecção com uma temperatura bem mais agradável que Copenhaga. Céu limpo, sol e 23 graus, um ambiente mais próximo do Verão. O treino de adaptação ao relvado está marcado para esta tarde. Antes, haverá conferência de imprensa de Carlos Queiroz e dois jogadores.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BRASIL QUALIFICA-SE À CUSTA DA ARGENTINA

Luisão e L. Fabiano marcaram para a canarinha
Argentina 1-3 Brasil
O Brasil venceu a Argentina por 1-3, na cidade de Rosário, e qualificou-se para o Mundial da África do Sul em 2010 quando faltam três jornadas para o fim da fase de quaificação Sul-Americana. Luisão e Luis Fabiano marcaram para a selecção brasileira. Dátolo reduziu para a Argentina. O resultado deixou os argentinos no quarto lugar da classificação, no limite da zona de qualificação para o mundial.
A Argentina precisava vencer e começou a pressionar, mas foram os brasileiros que abriram o marcador, numa altura em que os argentinos dominavam a partida. Kaká sofreu uma falta aos 23 minutos, Elano centrou para a área e Luisão, central do Benfica, cabeceou sozinho para o fundo das malhas de Mariano Andújar.
Empurrados pelos seus adeptos em Rosário, os donos da casa continuavam com o domínio da partida, mas noutra bola parada o Brasil conseguiu ampliar. A bola batida por Elano desviou na barreira, Kaká tocou para o meio, Andújar ainda defendeu o remate de Robinho, mas a bola sobrou para os pés de Luis Fabiano que só empurrou para o fundo da rede. Estavam decorridos 30 minutos do primeiro tempo, e o Brasil já vencia por dois a zero.
No segundo tempo a Argentina continuava a pressionar, até que aos 20 minutos, Jesús Dátolo, reduziu para a diferença mínima..Mas a alegria dos argentinos durou pouco, já que dois minutos depois Kaká isola Luis Fabiano com o avançado finalizar com categoria à saída do guarda redes Andújar.
Com este golo, Luis Fabiano é agora líder da lista de melhores marcadores da fase de qualificação, e o Brasil garantiu matematicamente a presença no Mundial.
Fonte: ZeroZero