sábado, 28 de fevereiro de 2009

CLÁSSICO NULO

FC Porto 0-0 Sporting
Era para ser um tira-teimas, mas deixou tudo na mesma. Pelo menos, no que toca às equipas presentes no Dragão esta noite. O último clássico da época entre FC Porto e Sporting terminou num empate, o que faz com que o Benfica se aproxime de uns e fuja de outros. Acima de tudo, faltou quem resolvesse de um lado e faltou um super-herói do outro.
O jogo começou com pouca chama, quase que só se identificava o clássico pelo colorido das bancadas e pela tensão que sentia entre os conjuntos. Havia respeito a mais de parte a parte e a partida estava equilibrada, com os conjuntos de Jesualdo Ferreira e Paulo Bento estruturados nos esquemas habituais. Do lado azule branco peças novas apenas por necessidade e pelo Sporting também: era impossível manter o onze depois de quarta-feira.
Havia, do lado leonino, uma ferida bem aberta depois da goleada sofrida na Liga dos Campeões, com o Bayern. Mas foi um Sporting com personalidade que entrou no relvado e roubou algum ímpeto, que era quase uma obrigação, do F.C. Porto nos minutos iniciais.
Por fim, aos onze minutos, alguém abriu a torneira do gás e o encontro aqueceu. Rodríguez saltava mais que a defesa adversária e era preciso Pereirinha salvar o 1-0, em cima da linha. Respondia o Sporting pelo calcanhar de Derlei, mas Helton segurava o nulo com facilidade.
Sempre com os jogadores a entregarem-se ao encontro, por vezes com vontade excessiva, a partida andou aos soluços. Ora havia que prestar assistência a um dragão, ora a um sportinguista (Grimi saiu mesmo lesionado e substituído por Caneira).
Esse stop and go foi recorrente até ao final da primeira parte, mas pelo meio Izmailov quis bater Helton de chapéu e Liedson «resolveu» para o poste. Sempre com cruzamentos de Pereirinha.
No final do primeiro tempo, era mais quente a contestação dos adeptos ao árbitro João Ferreira (não que houvesse casos de maior, mas havia contabilidade de cartões amarelos a fazer) do que o jogo em si.
Onde andavam os super-poderes?
Por estar a jogar fora, era mais visível sobre o terreno a estratégia leonina, sentia-se mais. Ao F.C. Porto faltava Lucho, faltavam os super-poderes de Hulk, e Lisandro não tinha espaço para percorrer. Só Rodríguez parecia jogar nos tons habituais. Ou seja, os azuis e brancos voltaram a mostrar dificuldades perante o recuo das equipas no Dragão.
Bem organizado no relvado, o Sporting da segunda parte subiu um bocadinho a linha de pressão. Sem nunca correr riscos desnecessários, até porque sabia o que vale o trio da frente do FC Porto.
A partida ficou também igual em substituições imprevistas. Depois de Grimi, foi Cissokho quem saiu lesionado. Pedro Emanuel tinha dado boa conta do recado no lado direito, para o qual Jesualdo Ferreira não tinha opção de raiz. O capitão trocou para a esquerda e Tomás Costa era a opção para o flanco contrário.
Nada mudou, pelo contrário, não havia, ao contrário da etapa inicial, ocasiões claras de golo a registar. Por isso, foi-se tentando acertar nas redes de longe, mas nenhum dos guarda-redes teve, sequer, de esboçar uma defesa.
Assim, o clássico terminou num banal 0-0 e, como se disse, faltou quem resolvesse, faltou um super-herói que fizesse pender a balança dos cinco jogos disputados entre F.C. Porto e Sporting para um dos lados. Assim, há duas vitórias para cada lado (contando que os dragões eliminaram o rival na Taça de Portugal) e mais este empate. Resumindo: quem venceu, não esteve no Dragão esta noite.
Fonte: Maisfutebol

HULK vs. LIEDSON













FC Porto - Sporting (20h30 Sportv)
A goleada sofrida pelo Sporting diante do Bayern estragou as contas iniciais desta antevisão. Não fosse essa humilhante derrota aos olhos da Europa do futebol, estaríamos agora a escrever sobre duas equipas motivadíssimas pelos resultados recentes e estabilizadas numa sustentada evolução exibicional. Mas em 90 minutos tudo mudou. Não há volta a dar.
Em futebol tudo é possível e o Sporting até poderá vencer no Dragão. Mas ninguém poderá contornar o óbvio: a equipa espalhou-se ao comprido na quarta-feira e as marcas da abrupta queda não desaparecem assim tão facilmente. Como vai Paulo Bento dar a volta à cabeça dos seus atletas? Não é, seguramente, com momentos como o que envolveu este sábado o quadro clínico de Miguel Veloso.
O F.C. Porto, que tantas e tantas vezes tem sofrido para bater o Sporting nos últimos anos (seis triunfos dos leões nos últimos dez jogos oficiais) parte claramente favorito. A impressão parece pacífica. Felizmente, há um jogo de 90 minutos para contrariar (ou então não) este lançar de dados.

Se o critério de análise for a história, a seta do favoritismo aponta uma vez mais para os dragões. Em 90 jogos realizados em sua casa com o Sporting, o F.C. Porto venceu 46, empatou 25 e perdeu 19. Mas o passado recente dos tricampeões nacionais no Estádio do Dragão não é famoso: duas vitórias, três empates e visíveis dificuldades na hora de finalizar.
Esta equipa do F.C. Porto torna-se especialmente selvagem e venenosa quando os três homens da frente têm espaço. Hulk, Lisandro e Rodríguez são, antes de mais, exploradores indomáveis de parcelas generosas de terreno. Velocistas poderosos, tecnicamente evoluídos, mas com mais dificuldades se obrigados a jogar de costas para o adversário.
Esse será um dos pontos a explorar por este Sporting animicamente debilitado. Obrigar o F.C. Porto a jogar em ataque contínuo, sem grande margem para contra-ataques. É nessa situação de jogo, com transições rápidas e eficazes, que a formação de Jesualdo Ferreira se destaca.
Adaptação à direita e meia equipa nova
O maior problema na organização da estrutura azul e branca prende-se com a posição de lateral direito. Fucile e Sapunaru não jogam por lesão e Jesualdo vai ter de recorrer a uma adaptação. Tomás Costa parece a escolha óbvia, mas Pedro Emanuel, Fernando ou até Mariano não são nomes a descartar.
Do lado leonino, é bem provável que Paulo Bento agite e volte a dar. Muitas cabeças vão rolar e é mesmo possível que metade da equipa seja nova. Para conferir amanhã a partir das 20h30 no Estádio do Dragão.
Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Tomás Costa, Bruno Alves, Rolando e Cissokho; Fernando, Lucho Gonzalez e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hulk e Cristian Rodríguez.
Outros convocados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov, Andrés Madrid, Mariano Gonzalez, Tarik Sektioui e Ernesto Farías.
SPORTING: Tiago; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Derlei e Liedson.
Outros convocados: Ricardo Batista, Pedro Silva, Ronny, Caneira, Tonel, Adrien, Pereirinha, Yannick Djaló e Rodrigo Tiuí.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ACABAR COM A CORDA NA GARGANTA

Benfica 2-1 Leixões
O Benfica derrotou o Leixões por 2-1 e fica provisoriamente a um ponto do FC Porto. Numa primeira parte repartida, os encarnados adiantaram-se com um auto-golo de Elvis. Nuno Gomes aumentou a vantagem aos 67 minutos, mas o golo do Rodrigo Silva e a lesão de Carlos Martins colocaram emoção na partida. As águias sofreram 15 minutos de pressão, mas conseguiram conquistar os 3 preciosos pontos.
Quique Flores colocou Miguel Vitor no eixo da defesa para substituir Sidnei. Esta foi a única alteração de carácter técnico já que a inclusão de Ruben Amorim no lugar do castigado Yebda deu um lugar que foi preenchido por Di Maria na ala direita. Cardozo foi chamado também à titularidade rendendo Suazo que não recuperou de uma lesão.
O Benfica entrou mais forte no jogo e foi a equipa mais perigosa nos primeiros minutos. O golo surgiu à passagem do minuto 16 quando Reyes furou pela esquerda e centrou forte para Cardozo, no entanto foi Elvis que se antecipou ao paraguaio e teve a infelicidade de abrir o marcador. Poucos minutos volvidos, e foi o central Luisão, que festejou o jogo nº 200 com a camisola das águias, que quase foi feliz num pontapé de bicicleta que passou a escassos centímetros do já batido Beto.
Com o passar dos minutos o Leixões foi subindo no terreno e repartindo o domínio do jogo. Destaque para o bom futebol praticado por ambas as formações que optavam frequentemente pelo passe curto e pelo ataque organizado. As jogadas perto das balizas não se concretizavam em remates perigosos graças a algum acerto defensivo de ambas as partes. Ruben Amorim abandonou o encontro lesionado sendo rendido por Carlos Martins. O intervalo chegou com vantagem encarnada no marcador, mas com um grande equilíbrio na posse de bola.
Na segunda metade o jogo caiu em qualidade, mas aumentou bastante em emoção. O recém-entrado Nuno Gomes aproveitou bem um cruzamento do lado direito de Cardozo para, com um cabeceamento feliz, bater Beto e aumentar a vantagem dos encarnados. O jogo parecia controlado pelos encarnados e Quique colocou Balboa no lugar de Di Maria. Passados 4 minutos tudo mudou. O extremo espanhol teve uma corte infeliz que isolou Rodrigo Silva e o brasileiro rematou por baixo do corpo de Moreira. No mesmo minuto, Carlos Martins abandonou o jogo ressentindo-se de uma lesão.
O Benfica segurava agora a magra vantagem e reduzido a 10 homens e com 15 minutos por disputar. Foi um período de total sufoco para os encarnados com os jogadores mais adiantados a participarem em acções mais defensivas e onde se notou algumas limitações físicas nos homens do meio campo.
Os encarnados seguraram a vitória a muito custo e conseguem assim aproximar-se do FC Porto. A diferença é de apenas um ponto e o Benfica fica a aguardar o desfecho do clássico entre dragões e leões.
Fonte: ZeroZero
ARBITRAGEM E POLÉMICA MOTA-QUIQUE
Uma palavra final para o árbitro da partida Lucílio Baptista, cuja actuação fica algo ensombrada por alguns lances em que demonstrou algum caseirismo, nomeadamente numa falta muito mal assinalada a Rodrigo Silva aos 87 minutos de jogo, quando o avançado leixonense ficou isolado frente a Moreira após lance com Miguel Vitor.
Por último, não se compreende que tenha dado apenas 3 minutos de descontos, quando o jogo teve paragens que justificavam claramente mais alguns minutos.
José Mota manifestou a sua indignação ao árbitro da partida e teve algumas escaramuças pouco habituais com Quique Flores devido a um lance em que Katsouranis parece simular uma falta, ficando estendido no relvado para queimar tempo.

CLÁSSICO: CONVOCADOS


Jesualdo Ferreira divulgou as suas opções para o clássico de sábado diante do Sporting, que confirmou as esperadas ausências de Fucile e Sapunaru, as duas únicas opções de raiz para o lado direito da defesa portista. O Sporting não poderá contar com Miguel Veloso, Vukcevic e Rui Patrício, com Rochemback a ser chamado, mas ainda em dúvida.

Convocatória
FC Porto:
Guarda-redes: Helton e Nuno
Defesas: Pedro Emanuel, Bruno Alves, Rolando, Milan Stepanov e Cissokho
Médios: Andrés Madrid, Fernando, Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho
Avançados: Mariano, Tarik, Lisandro, Hulk, Rodríguez e Ernesto Farías

No Sporting o destaque vai para as ausências de Miguel Veloso e Vukcevic, com Rochemback a ser chamado, mas ainda sem a certeza de poder ser opção para o jogo deste Sábado. Rui Patrício também continua fora das opções de Paulo Bento por motivos clínicos.

Convocatória
Sporting:
Guarda-redes: Tiago e Ricardo Batista;
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Ronny, Caneira, Tonel, Grimi e Abel;
Médios: Adrien, Izmailov, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli;
Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí e Liedson.

SP. BRAGA É O VENCEDOR DA TAÇA INTERTOTO

Taça Intertoto: Para todos os efeitos, um título europeu para o futebol português
O site oficial da Taça Intertoto acaba de declarar o Sp. Braga como vencedor da competição deste ano, por ser a única equipa participante ainda presente na Taça Uefa.

Recorde-se que a equipa minhota conseguiu a qualificação para a Taça Uefa através da Taça Intertoto, onde teve uma participação brilhante, com 4 vitórias. Na vitória deste ano, o Braga superou equipas de renome europeu, como o Aston Villa, o Deportivo da Corunha ou o Nápoles. Foram 50 as equipas participantes na edição de 2008, factor que reforça ainda mais a proeza do Sp. Braga. ´

Esta é mais uma boa notícia para os minhotos, depois da excelente qualificação para os oitavos de final da Taça Uefa, onde vão defrontar o PSG.

Jardel e o clássico


"FC PORTO É FAVORITO"

Antigo goleador de FC Porto e Sporting diz gostar um pouco mais dos Dragões

Poucos jogadores terão tido tanto sucesso com as duas camisolas como teve Mário Jardel. O clássico de sábado, entre o F.C. Porto e o Sporting, é por isso muito especial para o avançado brasileiro, agora ao serviço do Ferroviário, do Brasil. Jardel aponta os dragões como «favoritos», mas também acredita numa vitória dos leões.
«O FC Porto joga em casa e, por isso, é um pouco mais favorito. Apresenta mais consistência e tem um apoio muito grande dos adeptos quando joga em casa. Mas nestes grandes jogos, que param Portugal, não há favoritos declarados. Qualquer equipa pode ganhar», destacou o avançado brasileiro, em declarações à Lusa.
Jardel acrescenta que, apesar da importância do desafio, o mesmo não irá decidir nada: «Este jogo ainda não decide nada. Normalmente torço pelo FC Porto. Gosto um pouco mais do Porto, porque passei lá mais anos. Mas gostei muito de estar no Sporting. Fui muito feliz».
O avançado brasileiro, que ajudou o Sporting a sagrar campeão em 2002, comentou ainda a goleada que os leões sofreram frente ao Bayern (0-5), a contar a para a Liga dos Campeões. «O que aconteceu foi vergonhoso, mas é assim o futebol. O Sporting vai cair com tudo em cima do FC Porto. Vai ser um grande jogo e quero ver se consigo assistir pela televisão», sustentou.
Fonte: Maisfutebol

BENFICA QUER VINGANÇA

Benfica - Leixões (21h RTP1)
O Benfica recebe o Leixões, nesta sexta-feira, com um «pequeno espírito de vingança», como assumiu o técnico Quique Flores. Isto porque as «águias» foram eliminadas da Taça de Portugal precisamente pelo emblema de Matosinhos. Mas o espírito de vingança que Quique invoca não terá apenas a ver com o Leixões. Na memória dos benfiquistas está ainda a derrota sofrida na última ronda, diante do eterno rival Sporting.
A grande questão será agora saber se o Benfica tem capacidade para reagir e fazer o Leixões «pagar a factura». Se a tarefa já seria difícil, tendo em conta apenas a «mossa» causada pelo jogo de Alvalade, o Benfica não esquecerá, por certo, que do outro lado vai estar a sensação da Liga. O Leixões, entre outros feitos, venceu no Dragão e em Alvalade. E desde que regressou ao principal escalão, a equipa de Matosinhos ainda não perdeu com o Benfica. Também não venceu, é certo, mas um novo empate, no jogo desta sexta-feira, seria certamente bem mais penalizador para a equipa da casa. Caso vença na Luz, o Leixões ultrapassa o Benfica e pode mesmo superar também o Sporting. O estatuto de sensação da Liga já ninguém tira à equipa de José Mota, mas intrometer-se entre os denominados «grandes» seria a confirmação de que uma época notável, a todos os níveis.
Para continuar na perseguição ao F.C. Porto, Quique Flores não pode contar com o lesionado Suazo, pelo que Cardozo deve voltar à titularidade. O paraguaio é, de resto, o melhor marcador da equipa (sete golos na Liga) e muitos adeptos contestam o facto de não ser titular. Yebda também falha o encontro, devido a castigo, e Sidnei ficou fora da convocatória, por opção técnica.
José Mota, por seu lado, conta com o mesmo lote de jogadores que tem estado disponível para os últimos jogos. Isto porque Vasco Fernandes e Brandón continuam lesionados. Roberto está apto, mas sem ritmo, pelo que ficou fora dos convocados.
Equipas prováveis:
BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Jorge Ribeiro; Rúben Amorim, Katsouranis, Carlos Martins e Reyes; Nuno Gomes e Cardozo
LEIXÕES: Beto Pimparel; Laranjeiro, Élvis, Nuno Silva e Angulo; Bruno China, Rúben e Hugo Morais; Chumbinho, Braga e Diogo Valente.
Fonte: Maisfutebol

VENHA O PSG

Uefa Cup: Standard Liège 1-1 Sp. Braga
O Sp. Braga voltou a realizar uma boa exibição e a carimbar a passagem aos oitavos-de-final da taça UEFA. O Standard de Liege inaugurou o marcador aos 78 minutos por Mbokani dando alguma esperança aos adeptos, mas aos 87 minutos Luís Aguiar matou o jogo e selou o resultado num empate a uma bola. O adversário que se segue é o PSG que eliminou o Wolfsburgo vencendo ambos os jogos da eliminatória.
A formação portuguesa entrou no jogo com um resultado folgado que lhe concedia alguma tranquilidade. O fulgor inicial dos belgas durou apenas 5 minutos, já que os comandados de Jorge Jesus seguraram a partida e conseguiram gerir a vantagem até ao intervalo. As ocasiões de maior perigo do Standard eram conseguidas através de livres bombeados para a área já que em futebol corrido os bracarenses dominavam a partida.
Na segunda metade o jogo animou. A formação de Lazlo Boloni tentava chegar ao golo e chegou mesmo a enviar uma bola ao poste. O Sp. Braga teve também o seu momento de azar com Luís Aguiar a enviar uma bola à trave num remate fora da área. Com o tempo a escassear, Mbokani conseguiu finalmente chegar ao golo. O avançado conseguiu finalmente rematar com sucesso na cara de Eduardo com a bola a passar por baixo do guardião bracarenses e a entrar junto ao poste.
Os adeptos da casa tentavam galvanizar a equipa, mas foi mesmo o Sp. Braga a chegar ao golo e a sentenciar a partida. Foi de novo Luís Aguiar a rematar já com pouco angulo, mas a conseguir o golo graças à força do remate. O médio bracarense teve ainda uma boa oportunidade para conseguir a vitória, mas o guardião do Standard realizou uma boa defesa.
O Sp. Braga continua a boa carreira europeia e irá defrontar o PSG nos oitavos-de-final. Os franceses venceram o Wolfsburgo por 2-0 no parque dos principes e foram vencer por 3-1 na 2ª mão disputada na Alemanha. A primeira mão será jogada em França no dia 12 de Março, sendo o jogo de Braga realizado na semana seguinte.
Fonte: ZeroZero

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BENFICA: QUIQUE QUER RENOVAÇÃO DE NUNO GOMES


O contrato que liga Nuno Gomes ao Benfica só é válido até ao final da presente temporada, pelo que a continuidade do capitão das «águias» ainda não é certa. Se dependesse de Quique Flores, no entanto, a renovação está garantida.
«Nuno Gomes é um elemento que conta», disse o técnico espanhol, depois de garantir que está em constante comunicação com a parte administrativa: «Estamos em constante comunicação com a direcção desportiva, para não querermos coisas distintas. Temos contrato com o Benfica e a equipa técnica é consultada para todos os aspectos que envolvem os jogadores do plantel, de forma a darmos o nosso aval»

CARIMBAR PASSAGEM EM LIÈGE

Uefa Cup: STANDARD LIÈGE - SP. BRAGA (19h45 Sportv)
O Sp. Braga defronta esta Quinta Feira o Standard de Liége em jogo a contar para a segunda mão dos 1/16 avos de final da Taça UEFA, depois da vitória na semana passada em Braga por 3-0. A vantagem permite ao clube minhoto alguma tranquilidade no objectivo de carimbar o passaporte para os oitavos de final da competição, pelo que existe confiança na comitiva arsenalista. O jogo inicia-se às 19h45m, com transmissão directa na SportTv1.
Jorge Jesus referiu que «No primeiro jogo, o importante era ganhar, agora é passar a eliminatória. Dentro dessa ideia, podemos, em termos estratégicos, funcionar um pouco com o resultado, que também dá algum conforto aos jogadores em termos emocionais.»Nestes jogos os primeiros minutos serão importantes, esperando-se uma entrada forte da equipa comandada por Lazlo Boloni, que tentará marcar cedo no sentido de colocar alguma esperança nos adeptos locais e aumentar os índices de confiança da equipa da casa.
Importante relembrar que em caso de ultrapassar esta eliminatória, os arsenalistas jogarão frente ao vencedor da eliminatória entre o PSG e o Wolfsburgo, com os franceses a venceram na primeira mão em Paris por 2-0.
fonte: ZeroZero

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O PIOR DOS PESADELOS


Sporting está fora da Champions, após ser goleado em casa

SPORTING 0-5 BAYERN MUNIQUE

O Bayern de Munique goleou o Sporting em Alvalade por 0-5 e resolveu a eliminatória no jogo da 1ª mão. A perder por um golo ao intervalo, a segunda parte foi um pesadelo para os «leões» que sofreram mais 3 golos, numa partida onde Michael Rensing não fez uma única defesa(!!), e onde Tiago apenas fez 2 defesas já no final da partida. Ribery e Luca Toni por duas vezes e Klose foram os marcadores de serviço. O sonho europeu do Sporting termina com a maior derrota do clube nas provas europeias.
O Sporting iniciou a partida com Romagnoli no onze inicial e com Vukcevic no banco de suplentes. Derlei e Liedson eram os homens mais avançados no terreno de jogo. Na equipa alemã Luca Toni voltou a assumir o papel de avançado ao lado de Miroslav Klose, com Lúcio a ocupar a sua posição no eixo da defesa ao contrário do que aconteceu no jogo da liga.
A equipa germânica, depois de uma primeira parte logo equilibrada, marcou ao minuto 42, depois de um erro de Derlei. Esperava-se uma reacção leonina no segundo tempo, mas novo erro permitiu a Klose aos 57 minutos apontar o segundo golo da equipa do Bayern. 6 minutos volvidos um penalty infantil cometido por Rochemback, permitiu ao mesmo Ribery ampliar a vantagem. Era o início de um pesadelo que prosseguiu ao minuto 84 por Luca Toni que cabeceou para o fundo das malhas de Tiago.
O incrível é perceber que estes 4 golos surgem quando Tiago não tinha feito ainda uma única defesa. O Sporting estava totalmente desarticulado, e Tiago ainda defendeu uma primeira bola antes de Luca Toni carimbar o resultado final em cinco bolas a zero.
Esta foi a mais pesada derrota do clube leonino em casa em confrontos europeus, contabilizando-se os jogos da Taça dos Campeões, Taça das Taças, Taça UEFA e a actual Liga dos Campeões.
Fonte: ZeroZero

ASSALTAR O BUNKER ALEMÃO

Champions League
Sporting - Bayern Munique (19h45 sportv1)
Depois de um bom resultado obtido pelo FC Porto em Madrid, esta Quarta Feira é a vez do Sporting entrar em acção. Paulo Bento parte com 4 baixas para o jogo de Alvalade, mas convicto que a equipa pode desfrutar da partida. Elogiando o adversário, o técnico leonino não deixou de garantir que a sua equipa é agora mais madura. «Temos de provar que evoluímos e chegar aos quartos-de-final seria uma forma de o conseguir».
O Sporting recebe esta noite o Bayern de Munique em Alvalade com o peso da História. A equipa verde e branca apenas defrontou os bávaros por duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07, tendo obtido um empate em Munique e uma derrota em Lisboa.
Analisando a história dos confrontos frente a equipas germânicas o cenário fica ainda mais cinzento. Em jogos oficiais os leões nunca venceram qualquer jogo frente a equipas alemãs, contabilizando 5 empates e 9 derrotas em 14 jogos. Por seu turno o Bayern, analisando também apenas os jogos oficiais, tem apenas uma derrota em 20 jogos, a «tal», em Viena, que permitiu ao FC Porto o primeiro título europeu da sua história.
Paulo Bento não conta com Rui Patrício, Miguel Veloso, Adrien e Hélder Postiga, tendo chamado 20 jogadores. Em relação à convocatória do último fim de semana para o jogo com o Benfica há a registar a inclusão de Ronny e Tiuí, saindo apenas Postiga do grupo dos eleitos.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago e Ricardo Baptista
Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Tonel, Ronny e Grimi
Médios: Pereirinha, Rochemback, João Moutinho, Izmailov, Simon Vukcevic e Romagnoli
Avançados: Derlei, Yannick, Liedson e Tiuí
Paulo Bento: "Bayern é favorito"
Paulo Bento na antevisão à partida tentou enviar a pressão para a equipa do Bayern. «O favoritismo está do lado do adversário. É a primeira vez que o Sporting está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, portanto, com organização, equilíbrio e alegria, vamos querer desfrutar do jogo. E para o fazer temos de ganhar sem sofrer golos ou, se não conseguirmos uma coisa nem outra, não perder. Assim teremos oportunidade de discutir a eliminatória até ao fim.»
O jogo tem o seu início marcado para as 19h45m, com a partida a ser arbitrada pelo francês Bertrand Layec.
Fonte: ZeroZero

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

TANTO DESPERDÍCIO DEU EMPATE


Paulo Assunção não deve ter ficado convencido da superioridade, nas suas palavras, do Atlético relativamente aos campeões nacionais. Na verdade, o vendaval ofensivo do FC Porto, principalmente na primeira parte, só não deu em vitória clara devido a dois aspectos marcantes: em primeiro lugar a ineficácia dos atacantes azuis e brancos e, em segundo, a infelicidade de Helton, ao deixar escapar uma bola inofensiva, que deu o 2-1 aos espanhóis.
Rodriguez

CHAMPIONS LEAGUE

ATLÉTICO MADRID 2-2 FC PORTO

O FC Porto empatou a duas bolas no Vicente Calderón, em jogo a contar para a primeira mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões. A equipa azul e branca foi sempre superior, criou inúmeras situações de golo, mas a ineficácia dos avançados da equipa nacional não permitiu aos comandados de Jesualdo Ferreira sair de Madrid com a vitória. Lisandro marcou os dois golos do FC Porto.
O FC Porto entrou na partida logo a criar perigo quando Hulk, na sua primeira arrancada, ganhou espaço na direita, colocando depois a bola na entrada da pequena área onde Rodriguez conseguiu efectuar a rotação, mas Léo Franco conseguiu evitar o golo.O perigo «Hulk», anunciado nos últimos dias na imprensa espanhola, começava a mostrar-se no Vicente Calderón, mas na resposta o Atlético chegou ao golo. Um passe entre o central e o lateral colocou Maxi Rodriguez em posição de golo, e o argentino finalizou de primeira.
Os azuis brancos demoraram alguns minutos a encontrarem-se, mas rapidamente se percebeu o que reservava a primeira parte. Um Atlético com centrais muito lentos, incapazes de contrariar os passes de ruptura que colocavam os avançados da equipa portuguesa na cara de Léo Franco. O golo do empate acabou por surgir ao minuto 22, com Lisandro isolado a rematar à entrada da área com o pé esquerdo e com Léo Franco a tocar ainda na bola, mas incapaz de evitar o tento que permitiu a igualdade ao campeão nacional.
Hulk e Lisandro deixavam desesperados os adeptos e a defesa colchonera, isolando-se por um par de ocasiões, em lances que os avançados azuis brancos poderiam e deveriam ter chegado ao golo.
Quando nada fazia prever, e num erro individual, o Atlético chegou ao empate, com Diego Forlán a rematar frouxo à entrada da área. Num lance aparentemente inofensivo a bola passou por entre as mãos do guarda redes portista.
O segundo tempo foi mais equilibrado que a primeira parte, com o FC Porto a ter menos espaço nas costas da defesa espanhola. Ainda assim a equipa lusa continuou a ser a equipa mais perigosa no terreno de jogo, e o mais que merecido golo do empate surgiu novamente por Lisandro Lopez depois de um cruzamento da esquerda de Cissokho. Finda a partida ficam duas ideias base: primeiro que «este» FC Porto é bastante superior a «este» Atlético de Madrid, e segundo, que os golos desperdiçados no Vicente Calderón poderão fazer a diferença no final da eliminatória.
Fonte: ZeroZero

EMBALAR PARA OS QUARTOS

CHAMPIONS LEAGUE: Atlético Madrid - FC Porto (19h45 RTP1)

O FC Porto procura hoje garantir em Madrid, frente ao Atlético dos portugueses Simão e Maniche, resultado suficiente para manter intactas as aspirações de chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões em futebol.
Campeão europeu em 2003/04, o FC Porto não consegue desde essa época chegar aos ''quartos'', embora tenha conseguido quatro presenças nos oitavos-de-final, incluindo esta, nas temporadas seguintes. Frente ao Atlético de Madrid, os ''azuis-e-brancos'' estão praticamente na máxima força, à semelhança da equipa espanhola que conta no plantel, além de Simão e Maniche, com o brasileiro Paulo Assunção, ex-jogador dos portistas. A partida da primeira ''mão'' dos oitavos-de-final inicia-se às 19:45, no estádio Vicente Calderon, com arbitragem do inglês Howard Webb.
Fonte: Futebol365

Sporting prepara recepção ao Bayern Munique

MIGUEL VELOSO SEM LIMITAÇÕES
O último treino do Sporting antes da partida frente aos alemães do Bayern Munique, em jogo dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, ficou marcado pela integração de Miguel Veloso sem limitações.

O médio, que foi na segunda-feira dado como inapto para o jogo de quarta-feira frente aos alemães, no estádio José Alvalade, surgiu hoje na ficha de treino como apto, tendo trabalhado sem limitações, apesar de ainda sob vigilância médica. Assim, Miguel Veloso deve estar em condições de ser opção para o técnico Paulo Bento no jogo de sábado frente ao FC Porto, da 20ª jornada da Liga.
Em relação a Adrien Silva, o médio continua a trabalhar condicionado no ginásio e terreno, devendo regressar ao trabalho sem limitações no decorrer da presente semana, enquanto Hélder Postiga, que fez tratamento, estará afastado da competição por um período não inferior a três semanas devido a um estiramento no ligamento interno do joelho esquerdo. Quanto a Rui Patrício, o jovem guarda-redes também vai ficar fora da partida da primeira mão dos oitavos-de-final da ''Champions'' devido à fractura da primeira falange do quinto dedo da mão esquerda, o que leva o camisola 1 a treinar com restrições, apesar de ser considerado apto.
O técnico e um jogador do plantel farão hoje, pelas 18:00, no Auditório do Estádio José Alvalade, a antevisão da partida frente ao Bayern Munique.
Fonte: Futebol365

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

JESUALDO FERREIRA: "QUEREMOS MUITO PASSAR"

Jesualdo Ferreira antecipou esta segunda-feira o encontro com o At. Madrid e comentou a «sina» de ficar pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o que aconteceu nas últimas duas épocas.
«Amanhã se não acontecer nada de especial vou fazer o 23º jogo na Liga dos Campeões. Espero fazer o 24º e fazer ainda mais. Acho que durante três anos fizemos fases de apuramento muito boas e tivemos duas experiências dolorosas, nas quais nos sentimos infelizes. Em dois jogos com o Chelsea e sobretudo com o Schalke 04 fomos melhores, mas fomos infelizes», começou por analisar o treinador do F.C. Porto
«Em algum momento as coisas vão mudar. Não estou cansado de ficar nos oitavos-de-final. Tal como eu, os jogadores do F.C. Porto querem passar aos quartos-de-final. Queremos muito passar. É isso que importa para mim: queremos muito passar», insiste, dando depois mais algumas explicações: «Como se sabe, a partir do momento em que se evolui nas competições os adversários vão ficando mais difíceis, as diferenças são maiores e há mais dificuldades em seguir em frente. Não é um problema meu, é um problema do F.C. Porto.»
Fonte: Maisfutebol

FC PORTO: FUCILE SEGUE PARA MADRID

Dragões preparam 1ª mão dos oitavos da Champions com o Atlético Madrid
Fucile está de regresso aos convocados do F.C. Porto. O uruguaio integrou o treino, deste domingo, sem apresentar limitações e foi considerado apto, informa o site oficial dos dragões. Assim, o defesa é a principal novidade na lista para o encontro frente ao At. Madrid, primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Jesualdo Ferreira não poderá contar com Benítez, que contraiu uma rotura na virilha direita e está entregue ao departamento médico para realizar tratamento. Também Guarín, que continua a recuperar de uma entorse no tornozelo direito, fica no Porto.
Convocados
Guarda-redes: Hélton e Nuno;
Defesas: Bruno Alves, Cissokho, Pedro Emanuel, Fucile, Rolando, Sapunaru e Stepanov;
Médios: Fernando, Lucho González, Raul Meireles e Tomás Costa;
Avançados: Farías, Hulk, Lisandro, Mariano, Cristian Rodríguez e Tarik Sektioui.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sp. Braga vence Naval

O Sporting de Braga ganhou pela terceira vez consecutiva. Desta vez foi contra a equipa da Naval.
Na deslocação à Figueira da Foz, a equipa de Jorge Jesus venceu por duas bolas a uma.
Esta vitória permite que alcancem o quinto lugar na classificação da Liga.
Marinho foi o único a marcar pela equipa da Naval, enquanto Rentería marcou aos 46 minutos e o seu colega de equipa João Pereira colocou a bola dentro da baliza adversária aos 91 minutos.

Frechaut retirado do relvado de ambulância
O futebolista Frechaut foi hoje retirado de ambulância do relvado do Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, no final do encontro entre o Sporting de Braga e a Naval 1º de Maio.
Após um choque na área, o defesa bracarense foi assistido pelos médicos de ambas as equipas, tendo-lhe sido colocado o colar cervical.
Alguns minutos após o final da partida, Frechaut foi conduzido ao Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Fonte: O Jogo