sábado, 9 de maio de 2009

CIMENTAR CHAMPIONS E VINGAR 1ª VOLTA

O título de campeão e vice-campeão nacional estão em jogo já este sábado, com os encontros Benfica-Trofense e Sporting-Setúbal a poderem ser desde já decisivos. Em caso de derrota do Sporting, o FC Porto festeja o tetracampeonato, enquanto que caso os leões batam os sadinos e o Benfica não vença o Trofense, os encarnados ficam definitivamente afastados da luta pelo segundo lugar da Liga Sagres.
Quando terminarem os seus encontros de hoje Benfica e Sporting terão por disputar apenas 6 pontos até ao final do campeonato, e por isso caso a vantagem da equipa de Paulo Bento em relação ao Benfica aumente para 7 ou mais pontos, a luta das duas equipas pela vice-liderança ficará arrumada. Para isso o Sporting está obrigado a vencer o Setúbal em casa e esperar que o Benfica não vença na Luz o Trofense.
BENFICA - TROFENSE (19H SPORTV1)
O único confronto entre Trofense e Benfica para o campeonato ficou certamente marcado na memória de Quique Flores, já que foi a primeira derrota no campeonato da sua equipa, por 2-0, resultando na perda da liderança da Liga. Depois da derrota por 3-1 na Madeira frente ao Nacional, certamente que os encarnados quererão limpar a má imagem deixada no último encontro e vencer sem margem para dúvidas perante dos seus adeptos. Do outro lado estará uma formação que luta desesperadamente pela manutenção no campeonato e que certamente terá a vitória da primeira volta como um tónico para fazer uma boa prestação no Estádio da Luz. Eis os onzes iniciais previstos que subirão ao relvado da Luz pelas 19:00h (Sporttv1):
Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz; Urreta, Carlos Martins, Rúben Amorim, Di María; Aimar e Cardozo.
Trofense: Marco; Paulinho, Miguel Ângelo, Valdomiro, Zamorano; Milton do Ó, Varela, Pinheiro, Hugo Leal; Charles Chad e Hélder Barbosa.
SPORTING - V. SETÚBAL (21h RTP1)
Para as 21:00h (RTP1) está marcado o início do Sporting-Setúbal. Os jogadores e responsáveis leoninos já saberão o resultado dos encarnados e por isso a possibilidade ou não de garantirem o segundo lugar do campeonato em definitivo.
O Sporting parte como claro favorito à vitória frente aos sadinos, que tal como o Trofense na Luz procurarão conquistar pontos preciosos na luta pela manutenção, mas a história está claramente do lado da equipa da casa. Em 71 jogos oficiais em casa frente ao Setúbal, o Sporting apenas perdeu 6, tendo arrecadado 53 triunfos, números expressivos e que fazem de uma vitória visitante um acontecimento raro. No entanto, os sadinos venceram 3 dos últimos 4 confrontos com o Sporting, tendo num deles conquistado a Taça da Liga da época transacta, algo certamente a ter em conta por Paulo Bento.
Eis os onzes prováveis das duas equipas:
Sporting: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga, Caneira; Adrien, Pereirinha, Miguel Veloso, João Moutinho; Liedson e Derlei;V.
Setúbal: Kieszek; Janício, Robson, Zoro, Anderson; Ricardo Chaves, Bruno Ribeiro, Leandro Lima; Leandro Branco, Bruno Gama e Carrijo.
Fonte: ZeroZero

quinta-feira, 7 de maio de 2009

QUEIROZ: "PEPE ESTÁ CONVOCADO"

Carlos Queiroz passou a manhã desta quinta-feira no Jamor e, à margem do Estoril Open, o seleccionador aceitou comentar temas futebolísticos e falou de Pepe. O jogador do Real Madrid não joga mais no campeonato esta temporada depois das agressões a Casquero e Albín, do Getafe, mas quanto à equipa das Quinas o cenário é diferente.
«Aproveito para avisar desde já que Pepe está convocado para o próximo jogo. E vai jogar, se estiver em boas condições físicas», atirou o seleccionador nacional.
«Normalmente não faço comentários em relação à vida dos jogadores fora dos relvados, mas é pertinente dizer que já falei com ele, enquanto seleccionador nacional. Dei-lhe a minha opinião sobre o que aconteceu», disse Carlos Queiroz.
Qual é a opinião do treinador nacional é que ninguém ficou a saber. «O que tenho a dizer é que aceitamos a posição da Federação Espanhola e a postura posterior do jogador, que já veio a público pedir desculpas. Nem o Real Madrid, os outros clubes espanhóis ou de outros campeonatos, têm por hábito comentar os castigos dos jogadores portugueses», lembra Queiroz, para justificar que quanto à selecção, Pepe está disponível e faz parte das escolhas.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 6 de maio de 2009

FINAL LOUCO

Champions League, meias finais 2ª mão
Chelsea 1-1 Barcelona
Final Manchester - Barcelona

Final verdadeiramente louco em Stamford Bridge, com o Barça a arrancar a ferros o empate já nos descontos e com um penalty posterior (imagine-se!) perdoado ao Barcelona, penalty esse que poderia ter voltado a inverter a eliminatória e que levou à perseguição louca de Ballack ao árbitro da partida sempre no limite da agressão. A final é enfim a mais esperada, com C. Ronaldo em duelo louco com Messi.
Rodriguez
Apesar do golo (e que golo!) de Essien aos 9 minutos de jogo, que colocou o Chelsea em vantagem para garantir a segunda presença consecutiva na final da Liga dos Campeões, Iniesta empatou o jogo no único remate do Barça na direcção da baliza de Petr Cech já aos 93 minutos, colocando a equipa espanhola no jogo decisivo da champions. Apesar do enorme acerto defensivo e do maior domínio dos blues ao longo da partida, a eficácia do médio catalão na finalização revelou-se fundamental já nos descontos.
À imagem do jogo de terça-feira entre o Arsenal e o Man. United, o primeiro golo surgiu muito cedo no jogo, ainda as equipas estudavam as estratégias adversárias. Aos 9 minutos, Essien beneficiou de um ressalto de bola para de primeira enviar um autêntico míssil fora da área, ao angulo superior direito da baliza de Victor Valdez, um espectacular golo bem ao estilo do internacional ganês. Com a vantagem alcançada, o Chelsea optou por controlar as principais peças ofensivas do Barcelona, que durante toda a primeira parte não conseguiu criar perigo para Petr Cech.
A equipa londrina foi mesmo a mais perigosa na primeira metade do encontro, tendo ainda razões de queixa do árbitro do jogo que não assinalou uma grande penalidade de Daniel Alves sobre Malouda.
No regresso dos balneários o Barcelona surgiu mais acutilante mas a muralha defensiva montada por Guus Hiddink dava os seus frutos, anulando quase por completo Messi, Eto´o, Xavi e companhia. Aos 66 minutos Pepe Guardiola viu Abidal ser expulso por falta sobre Anelka, quando o internacional francês isolava-se frente a Valdés, o que condicionou ainda mais o futebol dos blaugrana, que mesmo com 11 elementos não haviam conseguido criar ocasiões de golo, nem sequer rematar na direcção da baliza.O Barcelona não conseguiu criar qualquer situação de golo até ao apito final de Tom Henning Øvrebø, tendo mais uma vez o Chelsea razões de queixa do árbitro que não assinalou penálti em algumas situações faltosas dentro da área blaugrana. Os minutos finais foram de natural maior pressão da equipa espanhola, que chegou ao tão desejado golo aos 93 minutos, com Iniesta a rematar à entrada da área e assinar também ele um grande golo, que colocou a sua equipa na final da Liga dos Campeões.
No final do jogo ainda houve tempo para uma tentativa do Chelsea em chegar mais uma vez ao golo, e mais uma vez o árbitro não assinalou uma grande penalidade por mão de Eto´o na área, situação que levou ao desespero os jogadores do Chelsea. Após o apito final, o desalento e revolta foram notórios nos ingleses, contrastando com a enorme felicidade dos espanhóis, após uma qualificação quase que caída dos céus.
Fonte: ZeroZero

12 DIAS DE CASTIGO PARA PAULO BENTO

Conhecidos os castigos a Pedro Silva e Paulo Bento relativos à Taça da Liga

O jogador Pedro Silva vai ser castigado com três jogos de suspensão, devido aos episódios ocorridos no jogo da final Taça da Liga frente ao Benfica. Já Paulo Bento terá 12 dias de suspensão aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga.Neste âmbito, também Filipe Soares Franco verá o exercício das suas funções de presidente interditas por 15 dias.O defesa Pedro Silva para além de não jogar mais esta época, terá de pagar uma multa a rondar os dois mil e quinhentos euros, sendo que o treinador leonino foi multado com mil setecentos e cinquenta euros e poderá não se sentar mais no banco do Sporting esta época.Relativamente a João Moutinho, a Comissão Disciplinar da Liga resolveu arquivar o processo.
Fonte: Sapo Infordesporto

terça-feira, 5 de maio de 2009

MANICHE RESCINDE COM ATLÉTICO DE MADRID


O médio português Maniche e o Atlético de Madrid rescindiram o contrato que os unia, depois de alcançarem "um acordo satisfatório", anunciou hoje o clube da Liga espanhola de futebol no seu site oficial.
"O Club Atlético de Madrid e Nuno Maniche alcançaram um acordo satisfatório para a rescisão do contrato do jogador português, que expirava a 30 de Junho", lê-se no comunicado do clube madrileno.
De acordo com o clube "colchonero", o internacional português fica assim "livre para comprometer-se com a equipa que julgue oportuna".
"A instituição 'rojiblanca' deseja sorte ao futebolista, que vestiu a camisola 'rojiblanca' durante as últimas três temporadas, na nova aventura que vai começar", lê-se.
Maniche, tal como o grego Seitaridis, antigo jogador do FC Porto, tinha sido castigado pelo clube, por não ter assistido a um encontro para o qual não tinha sido convocado.
Formado no Benfica, Maniche, de 31 anos, jogou três temporadas no FC Porto, passando depois pelo Dínamo de Moscovo, pelo Chelsea e pelo Inter de Milão.

Fonte: O Jogo

REYES DEIXA BENFICA NO FINAL DA ÉPOCA

Entretanto, o jogador espanhol José António Reyes vai regressar ao Atlético de Madrid depois de fontes do Benfica garantirem que não será exercido o direito de opção de compra do jogador.

C. RONALDO NA FINAL DA CHAMPIONS

Champions League, meias finais 2ª mão
Arsenal 1-3 Manchester United
O Man. United venceu por 3-1 no Emirates Stadium, perante o Arsenal, e selou a passagem à final da Liga dos Campeões com Ronaldo em plano de destaque. O internacional português assistiu Park Ji-Sung para o primeiro golo logo aos 8 minutos e bisou aos 11 e 61, selando a qualificação da sua equipa. Num jogo em que a precoce vantagem dos red devils por 2-0 aos 11 minutos decidiu cedo o destino dos gunners, van Pierse assinou o tento de honra da sua equipa.
A partida iniciou-se com o Arsenal a procurar acelerar o ritmo de jogo, com rápidas trocas de bola e a pressionar muito as saídas para o ataque do United, que nos primeiros momentos do jogo teve muitas dificuldades em construir o seu jogo. No entanto, em apenas 3 minutos a sorte da eliminatória ficou praticamente decidida, primeiro com Park Ji-Sung a aproveitar um erro de Gibbs para perante Almunia inaugurar o marcador aos 8 minutos, e depois com Ronaldo a marcar um livre directo aos 11 fazendo o 2-0. O internacional português desferiu um grande remate a mais de 35 metros da baliza adversária, assinando mais um grande golo para a sua conta pessoal.
Com o resultado em 2 golos de vantagem para os campeões europeus e ainda com o resultado trazido da primeira mão, foi natural a desmotivação dos jogadores do Arsenal, que sentiram a eliminatória perdida. O United, com Cristiano Ronaldo como grande referência de ataque, foi controlando a partida e não viu o perigo rondar a sua baliza, tendo por algumas vezes ameaçado fazer o 3-0 em pleno Emirates Stadium ainda no primeiro tempo. Para além de Ronaldo, que fez a assistência para o primeiro golo e assinou o segundo, destaque para o trabalho de Evra que anulou por completo Walcott.As equipas regressaram aos balneários com um 0-2 para o United, que demonstrava o porquê de ser o actual campeão europeu, comandante destacado da Premier League e uma das equipas favoritas à conquista da champions.
A equipa da casa iniciou a segunda metade mais uma vez a tentar imprimir velocidade ao jogo, na procura de golos que permitissem pelo menos discutir o resultado, mas mais uma vez Ronaldo apareceu para deitar por terra as pretensões dos londrinos. Os «red devils» adoptaram uma toada de contra-ataque, procurando a velocidade do seu número 7, e na primeira oportunidade da segunda metade o marcador voltou a mexer para os comandados de Ferguson, numa grande jogada iniciada por Ronaldo, que coloca a bola em Park Ji-Sung, o internacional coreano desmarca muito bem Wayne Rooney, que devolve a bola Ronaldo para este não perdoar perante Almunia. Estava feito o 3-0 e o United selava em definitivo a passagem à final.«Sir» Alex Ferguson aproveitou e fez descansar Anderson, Evra e Rooney, rendidos por Giggs, Berbatov e Rafael, mas viu Darren Fletcher ser injustamente expulso após um lance com Fabregas dentro da área, que Roberto Rosetti entendeu merecedor de grande penalidade. O médio do United joa a bola antes do contacto com o internacional espanhol, desviando-a do seu caminho. Robin van Pierse converteu de forma irrepreensível o castigo máximo e fez o 3-1 para a sua equipa.
Apesar da superioridade numérica de jogadores em campo por parte do Arsenal, o resultado não sofreu mais alterações face à boa prestação defensiva do Man. United, algo aliás constante ao longo dos 90 minutos. Esta será a segunda presença consecutiva de Ronaldo e Nani na final da Liga dos Campeões, que assim poderão repetir o sucesso da época transacta, falta apenas saber se frente a Barcelona ou Chelsea.
Fonte: ZeroZero

O Jogo noticia:

PRIORIDADE DO SPORTING É SEGURAR PAULO BENTO
As eleições no Sporting também fazem manchete no jornal O Jogo. O desportivo escreve que Rogério Alves diz amanhã o sim à corrida presidencial e fala também da candidatura de Pedro Souto. Para ambos, acrescenta a manchete, a prioridade «é segurar Paulo Bento».
Outros títulos:
- At. Madrid disposto a receber Reyes de volta
- Patric: «Estou preparado para grande desafio»
- Cissokho convidado a dilatar contrato
- Raul Meireles apto para jogo do título
Fonte: O Jogo cit in Maisfutebol

domingo, 3 de maio de 2009

A 3 DO TETRA

Dragões podem ser campeões já na próxima jornada
Marítimo 0-3 FC Porto

O FC Porto deu um passo de gigante para conquistar o tetra-campeonato ao vencer o Marítimo por 3-0, deixando agora o Sporting a 6 pontos e o Benfica a 11 pontos. Os golos foram apontados por Raúl Meireles (3 min.), Rolando (64 min.) e por Tomás Costa (83 min.). Na próxima jornada, quando o FC Porto receber o Nacional no Estádio do Dragão, a equipa de Jesualdo Ferreira poderá conquistar matematicamente o campeonato caso vença a equipa insular.
O FC Porto chegava a este jogo com a motivação extra do empate do Sporting em Coimbra, que lhe podia permitir assegurar o título já na próxima jornada frente ao Nacional, caso levasse de vencida o Marítimo. Jesualdo Ferreira fez regressar ao onze Jorge Fucile, colocando Tomás Costa no meio-campo junto de Fernando e Raúl Meireles.
Do lado do Marítimo, Carlos Carvalhal deixou ficar no banco Baba, entrando para o seu lugar o paraguaio Victor Aquino. Os campeões nacionais tiveram uma entrada muito forte em jogo, e logo no primeiro minuto dispõe de um canto, onde Bruno Alves rematou à barra da baliza de Marcos. Estava dado o aviso, pois passados 2 minutos o FC Porto chegava mesmo ao golo por intermédio de Raúl Meireles que efectuou um remate de longa distância e ficou a impressão que Marcos foi traído por um ressalto da bola na relva e foi batido quando se preparava para defender o remate do médio portista.
A equipa Jesualdo Ferreira não podia desejar uma melhor entrada no jogo, marcando um golo logo nos primeiros minutos num jogo que se antevia complicado. Aos 21 minutos Raúl Meireles, o marcador do golo portista, apresentou alguns sinais de queixa para o banco e foi entretanto substituído por Freddy Gaurín.
O Marítimo demorou um pouco a reagir, e o FC Porto aproveitou para abrandar o ritmo de jogo, controlando as acções no meio-campo. Com o FC Porto a controlar o jogo e entregar a iniciativa de jogo ao adversário, a equipa de Carlos Carvalhal foi começando a reagir e a dar uma boa réplica à equipa azul-e-branca, mas não conseguia ser eficaz. O intervalo chegou rapidamente com o Marítimo a ter as despesas do jogo, com mais posse de bola e com o FC Porto a conseguir controlar o adversário, abrandando o ritmo jogo sempre que podia.
Na segunda parte, Carlos Carvalhal fez entrar Baba para o lugar Aquino e o Marítimo ganhou alguma dinâmica no ataque. O FC Porto voltou do balneário com a mesma estratégia, entregar a iniciativa de jogo ao adversário, controlando sempre as operações no meio-campo. Ao verificar que a sua equipa tinha melhorado o seu jogo com a substituição operada ao intervalo, Carlos Carvalhal quis dar mais velocidade ao seu jogo fazendo entrar Manu para o lugar de um apagado Djalma. Mas 6 minutos volvidos, estávamos no minuto 64, o FC Porto chegava ao segundo golo que foi apontado por Rolando. A equipa portista beneficiou de um livre do lado direito, com Cristian Rodriguez a rematar directo mas Rolando efectuou um desvio que foi fatal para Marcos que nada podia fazer. O FC Porto conseguia chegar ao segundo golo, dando assim ainda mais tranquilidade aos seus jogadores.
O Marítimo sentiu muito o segundo golo do FC Porto, e a sua produção decaíu muito facto que os jogadores do FC Porto iam agradecendo. Apesar de o Marítimo ter sido a equipa que teve sempre mais posse de bola, foi o FC Porto que até ao final do encontro conseguiu criar mais perigo junto da baliza contrária. Aos 83 minutos o FC Porto chega mesmo ao terceiro golo, depois de uma jogada iniciada por Mariano Gonzalez pela esquerda, a bola chega depois a Cristián Rodriguez que a endossa de primeira a Tomás Costa, e o jogador argentino frente ao guarda-redes Marcos não tem dificuldades em bater o guardião do Marítimo. Ficava a impressão que este resultado é um pouco pesado para a equipa do Marítimo, que apesar dos três golos sofridos, foi a equipa com mais posse de bola e que mais teve a iniciativa de jogo, embora esta iniciativa tenha sido um pouco oferecida pela equipa de Jesulado Ferreira.
Com esta vitória o FC Porto fica muito perto de conquistar o tetra-campeonato, já que com 6 pontos de vantagem para o Sporting quando faltam 9 para disputar, os azuis-e-brancos podem carimbar o título na próxima jornada frente ao Nacional no Estádio do Dragão.
Fonte: ZeroZero