sábado, 10 de janeiro de 2009

LÍDER À CONDIÇÃO

SPORTING 2-0 MARÍTIMO
O Sporting venceu o Marítimo por 2-0 e assumiu a liderança provisória da Liga. Vukcevic marcou o golo inaugural logo aos 10 minutos num lance onde Liedson voltou a ser fundamental. O avançado dos leões conseguiu o golo da tranquilidade perto do final da partida quando já jogavam contra 10. A vitória coloca o Sporting no primeiro lugar à espera dos resultados dos seus adversários directos.
Paulo Bento alinhou com Abel e Grimi nas laterais, ficando Caneira no centro da defesa ao lado de Polga. Liedson e Postiga eram apoiados por Moutinho, Vukcevic e Izmailov, cabendo a Miguel Veloso as tarefas mais defensivas.
Os leões entraram confiantes no jogo para assumirem a liderança provisória do campeonato. A vontade leonina concretizou-se em resultado logo aos 11 minutos quando Liedson furou dentro da área e rematou cruzado. O remate saiu fora do alvo, mas Vukcevic aproveitou o lance e desviou para golo aparecendo ao 2º poste com muito oportunismo. O Marítimo tentava chegar ao ataque por Djalma e Marcinho, mas nunca conseguiu criar perigo junto à baliza de Rui Patrício.
Na segunda metade o futebol do Sporting foi decaindo e o Marítimo chegou a ameaçar o empate. No entanto, as esperanças insulares foram abaladas pelo 2º cartão amarelo e consequente expulsão de Olberdam aos 66 minutos. Perto do final do jogo, Liedson voltou a resolver. Após remate de Postiga, Liedson antecipou-se ao defesa e recargou para o golo da tranquilidade.
Vitória importante do Sporting que coloca os comandados de Paulo Bento na frente da tabela, esperando agora pelo resultado do FC Porto para saber se irá manter a posição até final da jornada. Liedson ultrapassou a marca de Yazalde sendo agora o maior goleador estrangeiro de todos os tempos no Sporting.


ZeroZero

FC PORTO: CISSOCKO CHEGOU

Jesualdo Ferreira: "O jogador foi avaliado"
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, confirmou neste sábado a contratação de Cissokho. O técnico portista explicou os motivos da aposta no lateral esquerdo proveniente do Vitória de Setúbal.
«Contratámos o Cissokho porque, no mercado de inverno, todas as aquisições que se façam têm uma base de avaliação diferente do que as contratações no defeso. Temos de saber os jogadores que precisámos. Qualquer jogador que possa vir para o F.C. Porto, tem de entrar para jogar directo. Para um jogador desse nível, o F.C. Porto teria de pagar X, e nessa altura não tem condições», começa por dizer.
Sem argumentos para investimentos avultados, nesta fase, o F.C. Porto virou-se para o mercado interno: «Nessa perspectiva, a solução lógica é o mercado interno, contratando um jogador positivo, que conhece a realidade deste futebol. É um jovem, com potencial para se desenvolver. Ou seja, mais um jovem para o F.C. Porto trabalhar. Formação significa melhoria permanente. No F.C. Porto, há uma área de formação de jogadores e outra de potencialização de jogadores.»
«O Cissokho tem um determinado número de qualidades e uma idade boa. O velho tem sempre mais dificuldades em aprender a sentar-se. Não vamos seguramente dar um tiro no escuro. Vamos esperar que a sorte o proteja, mas o tempo para dar uma resposta imediata é mais curto. Seguimos o Cissokho desde que ele chegou a Setúbal», explica Jesualdo.
Mais contratações? - «Não sei se será o único»
O treinador do F.C. Porto não fecha a porta a mais entradas no plantel. «Não sei se será o único reforço. Saiu o Lino, e já expliquei as razões para a saída dele. Nessa perspectiva, entendemos que era um lugar importante para preencher. Conto ter 21 jogadores no final de Janeiro, os mesmos que tinha, fazendo um trabalho em conjunto com formação», diz.
«Queremos que os melhores jogadores dos sub-19 passem a ter um trabalho mais próximo da equipa sénior, para darem melhores indicações sobre o que poderá ser o futuro, o que iremos fazer com eles daqui a quatro meses, no final da época, para formar novo plantel», remata.
Maisfutebol

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

SUAZO: "VOU FICAR 1 ANO NO BENFICA"

David Suazo está pouco interessado nos ecos do mercado e reforça que tem um compromisso com o Benfica até ao final da temporada e que pretende cumpri-lo na íntegra. Quanto ao futuro, o avançado hondurenho deixa tudo em aberto, até porque o seu passe continua a ser propriedade do Inter de Milão.
«Quando cheguei, cheguei para jogar no Benfica. Tenho um compromisso e tenho de o respeitar. O Suazo comprometeu-se por um ano e vai ficar cá por um ano. Por agora, o que está previsto é um ano, quanto ao futuro, não depende só de mim», começou por explicar esta sexta-feira em conferência de imprensa.
O jogador preferiu não abrir o jogo e falar sobre as suas motivações pessoais para continuar a jogar de águia ao peito por mais uma temporada. «As coisas não são assim, não dependem só de mim. Aqui estou bem, estou passar por um bom momento. Trataram-me bem, estou a gostar do Benfica. Primeiro quero ser campeão, depois no futuro vamos ver», insistiu.
Suazo deu a entender que os primeiros tempos não foram fáceis, mas agora garante que já está adaptado. «Já me habituei ao futebol português e já me sinto muito melhor. Agora é procurar os melhores resultados possíveis, sabemos que não é fácil, mas estamos no bom caminho», acrescentou.
Maisfutebol

SPORTING: SOARES FRANCO NÃO SE RECANDIDATA

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, anunciou há instantes que não se recandidata ao cargo, nas eleições a realizar entre Maio e Junho. O dirigente explicou que tem compromissos empresariais aos quais tem de se dedicar, fruto também da crise financeira internacional. Quanto a motivos relacionados com o clube, Soares Franco afirmou em entrevista à RTP, que o Sporting precisa de inovar.
O dirigente revelou que nos últimos três dias percorreu «toda a estrutura do Sporting», dando conta da decisão. que tomou «uma semana antes» do Natal. «Focalizar-me no Sporting e nas suas exigências era completamente incompatível com a minha actividade empresarial», argumentou.
«Todo o projecto que apresentei aos sócios está concretizado em 85 por cento, não conseguimos fazer um pavilhão para as modalidades nem criar a figura de provedor do sócio», afirmou Soares Franco.
«Para me recandidatar tinha de ter certeza que tinha um projecto inovador e senti a não apetência dos sócios e adeptos para inovar», acrescentou depois o presidente do Sporting.
«Tenho de decidir se renovo com Paulo Bento»
Soares Franco também abordou a questão do contrato do treinador Paulo Bento, que finda esta época. «Ainda não tomeia decisão de renovar ou não, mas vou ser preso por ter cão e por não ter. Se renovar, vão aparecer os críticos a dizer que devia ter deixado para o próximo presidente; se nã o fizer, vão dizer que deixei sair o melhor treinador para o Sporting», disse.
Ainda assim, o presidente leonino deixou perceber que, se a decisão fosse apenas dele, o técnico renovava contrato: «Vou tomar essa decisão. Continuo a defendê-lo e a relação dele com a Direcção é excelente, o Sporting não poderia ter feito melhor escolha que Paulo Bento. Não sabia de todo que tinha estas características, mas não é só a minha vontadeque conta, tem de discutir-se os interesses da sociedade.»
Maisfutebol

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS: FC PORTO CHAMA EDSON

O defesa central Edson, emprestado pelo FC Porto à Académica, não vai jogar mais pelos "estudantes" nesta época futebolística, tendo já hoje regressado ao Porto, confirmou fonte próxima da Direcção do clube de Coimbra à Agência Lusa. O jovem defesa central, de 21 anos, já não participou no treino de hoje do plantel da Académica, que ocupa a 10ª posição na Liga portuguesa. O treinador da Académica, Domingos Paciência, já se tinha pronunciado publicamente a favor da saída do atleta, para "dar o salto", manifestando mesmo o contentamento, alegando que revelaria "a sua qualidade como atleta".

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

VENCER COM SEGUNDA LINHA

Carlsberg Cup
FC Porto 2-1 V. Setúbal
Triunfo da segunda linha portista na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga (2-1). A história do encontro resume-se a um erro de Bruno Vale, um golo dos miúdos do F.C. Porto e duas grandes penalidades para Leandro Lima, com aproveitamento de cinquenta por cento. Contas feitas, um jogo bem mais emocionante que o esperado, numa noite gélida.
O F.C. Porto entrou na Taça da Liga com aspirações comedidas, face à panóplia de competições em que os dragões estão envolvidos. Jesualdo Ferreira assumiu o risco e poupou uma dezena de titulares para o primeiro encontro da fase de grupos. Na convocatória, destacavam-se juniores e até um juvenil. Parecia, antes de mais, um menosprezo pela prova. Contudo, torna-se difícil imaginar o mesmo grupo de jogador a atacar nas várias frentes.
A segunda linha do F.C. Porto apresentou-se no Estádio do Dragão para justificar a oportunidade e convencer os adeptos. Numa noite fria, muito fria, os milhares de adeptos que gritaram presente mereciam uma resposta digna. No Vitória de Setúbal, Dauto Faquirá apresentava um onze próximo do habitual. A titularidade de Bruno Vale, em detrimento de Pedro Alves, não causava estranheza.
Bruno Vale, guarda-redes celebrizado pela chamada à selecção nacional no legado de Luiz Felipe Scolari, reclamou evidência ao longo da etapa inicial, sustendo as primeiras investidas portistas. Contudo, após meia hora de jogo, a monotonia foi quebrada com exclusiva responsabilidade do guardião, largando uma bola aparentemente perdida após cruzamento largo da esquerda. Farías, com aquela tendência crónica dos avançados para surgirem no sítio certo à hora certa, estava nas costas de Vale para inaugurar a contagem.
Os adeptos locais sorriam perante a coincidência. O erro de um jogador dos quadros azuis e brancos. Enfim, a causalidade de um mercado cada vez mais dominado pelos grandes. A grande penalidade convertida por Leandro Lima (outro dragão), após falta escusada por Sapunaru, afastava eventuais suspeitas de conluio.
O Vitória de Setúbal soube responder à desvantagem, sobretudo na etapa complementar, montando um cerco asfixiante à baliza de Ventura. O jovem guarda-redes, apresentando-se como sub-capitão de uma equipa transfigurada, foi respondendo à altura, até ao lance do castigo máximo. Num ápice, o Dragão gelou.
Com o empate no marcador, Jesualdo Ferreira olhou para o banco de suplentes e confiou nos miúdos. Rabiola, o primeiro a saltar para o rectângulo de jogo, vinha de um longo calvário de lesões, mas correu sem reservas para a alegria do golo. Boa insistência de Diogo Viana, moeda de troca na transferência de Postiga para o Sporting, cruzando para a cabeça de um avançado recrutado ao V. Guimarães na época passada. E então, quando tudo parecia resolvido, surge nova grande penalidade para os visitantes. Soares Dias viu uma pretensa mão de Guarín mas, desta vez, Leandro Lima atirou por cima. E lá se foram as aspirações sadinas.

Maisfutebol

FC PORTO: 10 TITULARES DE FORA

Taça da Liga (Carlsberg Cup)
FC Porto - V. Setúbal (20h45 SIC)
A Taça da Liga não é uma prioridade para o FC Porto. Já se desconfiava, Jesualdo Ferreira já o tinha admitido na entrevista que deu a O JOGO no primeiro dia do ano, mas a confirmação chegou ontem com a convocatória do treinador portista para o jogo de hoje com o Setúbal. Dez dos habituais titulares ficaram de fora e o resistente é nada menos que Pedro Emanuel, utilizado ultimamente de forma provisória no lado esquerdo da defesa. Por outras palavras, não sobra quase nada do onze habitual do FC Porto para a recepção ao Setúbal, o que não significa que os tricampeões mudem uma vírgula ao discurso habitual sobre a obrigação de ganhar sempre. Para o conseguir, desta vez, Jesualdo conta com quatro juniores - Ivo Pinto (lateral-direito), Dias (médio), Josué (médio-ofensivo) e Diogo Viana (extremo) - e o juvenil Sérgio Oliveira para juntar à segunda linha de opções do plantel. Uma oportunidade para alguns dos jogadores menos utilizados no campeonato voltarem a mostrar credenciais, tal como aconteceu frente ao Cinfães, no jogo da Taça de Portugal, ainda que com a dificuldade acrescida de jogarem com o Setúbal, detentor do título da Taça da Liga, conquistado na última época.
Daúto Faquirá já admitiu que a vontade dos sadinos é pontuar no Dragão e deverá apresentar uma equipa capaz de o garantir, apesar das prováveis ausências de Cissokho - dado como provável reforço de Inverno dos portistas - e Sandro. A fazer um campeonato sofrível, longe da pujança da última época, o Setúbal aposta forte na Taça da Liga e o jogo desta noite deverá reflectir isso mesmo, com os sadinos a venderem muito cara a pele no Estádio do Dragão. A confirmar mais logo, à noite.
Fonte: OJogo

C. RONALDO DESFAZ FERRARI


O português sofreu acidente de viação à ida para o treino

Cristiano Ronaldo sofreu um acidente esta manhã, quando seguia para o treino do Manchester United, de onde saiu ileso. O extremo português deixou o seu Ferrari muito maltratado, depois de embater nos rails de protecção num túnel, perto do aeroporto local.
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu às 10h20 da manhã, e o jogador acusou negativo num teste de alcoolémia realizado no local. Jody Loomax, que seguia atrás de Ronaldo, disse à BBC que o carro do português “foi direito às barreiras de protecção”. “Fiquei em choque. Mas ele estava bem, saiu pelo próprio pé, apesar de estar um pouco abalado. Quem não estaria?”, referiu a mesma testemunha. “é uma pena, especialmente pelo carro”, concluiu.
Fonte: MSN Desporto

MANCHESTER UNITED DERROTADO

Equipa de Nani e Ronaldo perde na Taça da Liga
O Manchester Utd perdeu esta quarta-feira com o Derby County, na primeira mão da meia-final da Taça da Liga. O português Nani foi titular, ao passo que Cristiano Ronaldo saiu do banco dos red devils aos 63 minutos. Nem um nemoutro evitaram a derrota do United.
A equipa da casa chegou à vantagem ainda na primeira parte, graças a um grande golo de Kris Commons, aos 30 minutos. O médio fez o 1-0 com um disparo fortíssimo de pé esquerdo, que bateu o guarda-redes do United, esta noite Tomasz Kusczak.
Esse seria o resultado final, mesmo que Cristiano Ronaldo e Nani tivessem tentado alterá-lo. O Bola de Ouro 2008 esteve muito perto de o fazer, aos 77 minutos, de livre. Mas o rockect de Cristiano Ronaldo saiu milímetros ao lado do poste.
O Derby County também teve ocasião para chegar ao 2-0. A mais flagrante de todas aos 80 minutos. Commons rematou de pé esquerdo, após jogada individual, o guardião do Man Utd defendeu para a frente e, na recarga, Hulse atirou por cima da barra, quando tinah tudo para fazer o golo.
Desse modo, a equipa de Alex Ferguson vai ter de recuperar o resultado de Pride Park em Old Trafford, depois de o Tottenham ter, praticamente, garantido um lugar na final de Wembley.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Benfica responde bem à crise

Carlsberg Cup
V.GUIMARÃES 0-2 BENFICA
Depois de 4 jogos sem apontar qualquer golo, o Benfica venceu em Guimarães por 0-2. Katsouranis abriu o marcador aos 9 minutos no seu já tradicional desvio de cabeça ao 1º poste. O suplente Carlos Martins confirmou a vitória com um golo de belo efeito a 10 minutos do final. Os encarnados repetem o sucesso já conseguido no campeonato e entram com o pé direito na fase de grupos da taça da Liga.
Quique Flores realizou muitas alterações no onze encarnado. O técnico espanhol colocou Moretto na baliza encarnada deixando Quim no banco de suplentes. Miguel Vítor alinhou no eixo ao lado de Luisão e David Luiz no lado esquerdo. Katsouranis e Yebda regressaram ao meio-campo mais defensivo, ficando Di Maria e Balboa nos flancos. Aimar e Suazo voltaram a ser os homens mais avançados como na Trofa.
O jogo não podia ter começado melhor para os encarnados já que logo aos 9 minutos voltaram aos golos depois de 4 jogos sem o conseguir. Depois de um bom lance de ataque onde Aimar e Di Maria obrigaram Nilson a mostrar serviço, o grego Katsouranis apontou o golo na sequência do canto. O médio do Benfica voltou a repetir o movimento de desviar a bola ao 1º poste com sucesso, apesar dos esforços de Nilson.
O Vitória tentou dominar o jogo, mas esbarrou na muralha defensiva encarnada que se apresentou bem organizada. O Benfica tinha algum espaço no ataque, mas a troca de bola entre os alas e avançados não era a melhor e as jogadas perdiam-se pela falta de acerto dos encarnados. Quique Flores mostrou-se atento a este problema e retirou Balboa do jogo ainda no primeiro tempo numa exibição muito pobre do espanhol.
No segundo tempo, a toada de jogo manteve-se com o Vitória a assumir as despesas de ter de mudar o rumo de jogo e o Benfica a defender bem e a espreitar a força de Suazo para chegar perto da baliza do Vitória. Foi precisamente a força do hondurenho que proporcionou o 2º golo encarnado. Suazo abriu na direita para Ruben Amorim, fazendo este um cruzamento picado para o pontapé de moinho do recém-entrado Carlos Martins. O pontapé do médio ainda desviou no defesa do vitória e encaminhou-se para o fundo da baliza.
O Benfica dá a melhor resposta à perda da liderança no campeonato e junta-se ao Belenenses na frente do Grupo C da Carlsberg Cup.
Fonte: ZeroZero

BENFICA SOB PRESSÃO



Taça da Liga: V. Guimarães - Benfica (20h45 SIC)


O Benfica estreia-se hoje na Taça da Liga de futebol, numa difícil deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães, três dias depois da primeira derrota na Liga portuguesa, no reduto do Trofense.
A derrota no terreno do então “lanterna vermelha” pode ter deixado marcas nos “encarnados”, que cederam ao FC Porto, vencedor por 4-2 na Choupana, a liderança da Liga portuguesa. Este é o segundo encontro da temporada entre os dois conjuntos, depois de o Benfica ter vencido em Guimarães por 2-1, na sétima jornada da Liga.
O guarda-redes Moreira, mal batido no primeiro golo na Trofa, saiu dos convocados, dando o lugar a Quim, que regressa às escolhas do treinador “encarnado”, Quique Flores, mas a titularidade na baliza deverá ser dada ao brasileiro Moretto. O Grupo C da terceira fase da Taça da Liga agrupa ainda o Olhanense, único representante da Liga de Honra, e o Belenenses, duas formações que já disputaram o encontro da primeira jornada, com a equipa lisboeta a triunfar por 2-0 no Algarve.

FC Porto estreia-se amanhã frente ao V. Setúbal
O FC Porto, tricampeão nacional, estreia-se quinta-feira, em jogo do grupo A, com a recepção ao Vitória de Setúbal, detentor do troféu. No outro jogo da “poule”, a Académica recebe o Nacional, equipa com a qual empatou a um golo na quinta jornada da Liga. O Paços de Ferreira visita o Rio Ave, que na última jornada da Liga viu o treinador João Eusébio ser demitido e substituído pelo regressado Carlos Brito, num Grupo B liderado pelo Sporting, que, a 14 de Dezembro, derrotou o Marítimo por 3-0.


Fonte: Portal Futebol

MESSI NÃO GOSTA DE C. RONALDO


Argentino deixa o português de fora do seu onze ideal

A votação da UEFA para melhor equipa de 2008 continua a decorrer. O organismo pediu, porém, a vários jogadores para darem opinião sobre quem se destacou no ano passado, em relação aos futebolistas nomeados. Lionel Messi, do Barcelona, foi o primeiro. O argentino deixou Cristiano Ronaldo fora do onze ideal. Para o lugar do Bola de Ouro, Messi escolheu um compatriota.
Eis a equipa de Messi e a opinião do camisola dez do Barça:
Guarda-redes: Petr Cech (Chelsea) «É muito bom entre os postes e também quando sai da baliza. Tem umas mãos muito seguras.»
Defesa-direito: Maicon (Inter) «Gosto do estilo deste lateral brasileiro. É rápido, trata bem a bola e toma boas decisões quando ataca.»
Defesa-central: Rio Ferdinand (Manchester United) «É muito bom no jogo aéreo e muito forte com os pés. É difícil passar por ele.»
Defesa-central: Carles Puyol (Barcelona) «É um líder, tem um optimismo contagiante e nunca perde a bola. É um grande capitão de equipa»
Defesa-esquerdo: Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord) «Conheço-o do Barcelona. É determinado, bom na marcação e contribui muito no ataque. Teve uma boa época no Feyenoord.
Médio-direito: Javier Zanetti (Inter) «É o exemplo perfeito de um futebolista profissional: apoia toda a gente, é incansável e dá tudo o que tem dentro de campo»
Médio-centro: Xavi (Barcelona) «Escolhi o meu colega de equipa porque acho que o meio-campo é o seu habitat natural. Ele sente-se muito confortável e domina tudo o que acontece nessa zona. É um fenómeno!»
Médio-ofensivo: Cesc Fàbregas (Arsenal) «Foi meu colega de equipa e amigo nas camadas jovens do Barcelona. Cresceu muito como jogador e teve um excelente 2008.»
Médio-esquerdo: Andrés Iniesta (Barcelona) «O último ano confirmou o grande jogador que ele é. Está sempre no sítio certo para ajudar a equipa quando esta precisa dele.»
Avançado: Sergio Agüero (Atlético de Madrid) «Adoro-o e não é só por ele ser argentino. Joga como os deuses, tem uma qualidade extraordinária e um grande instinto para marcar golos.
Avançado: Wayne Rooney (Manchester United) «Adoro este tipo de jogador. Tem um grande remate, bom controlo da bola e usa bem o corpo dentro da área. É um grande goleador.
Treinador: Sir Alex Ferguson (Manchester United) «Sir Alex, um cavalheiro, com todos os títulos. O Manchester Utd ganhou tudo em 2008 e isso faz dele o treinador do ano.

Maisfutebol

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

FC PORTO: TARIK REINTEGRADO


Tarik Sektioui completou o programa de tratamento definido pelo F.C. Porto e voltou a trabalhar com o plantel às ordens de Jesualdo Ferreira, nesta terça-feira. O marroquino debatia-se com constantes limitações físicas e espera apresentar-se ao melhor nível, a breve prazo.
Desta forma, o treinador do F.C. Porto tem todos os jogadores à sua disposição. Tomás Costa, que falhara a deslocação ao reduto do Nacional da Madeira devido a uma gripe, também apresenta sintomas de recuperação plena.
Os dragões voltaram ao trabalho pela manhã e têm pouco tempo para preparar o embate com o V. Setúbal, para a Taça da Liga. O grupo treina na quarta-feira e joga no dia seguinte, no Estádio do Dragão (20h45).
Fonte: Maisfutebol

BENFICA: SEM TEMPO PARA REFLECTIR

A perda da liderança na passada jornada da Liga Sagres, a primeira de 2009, causou mau estar nos responsáveis encarnados que responsabilizaram os jogadores pela derrota na Trofa. Apenas em prova em duas competições (Liga Sagres e Carlsberg Cup), Rui Costa e Luís Filipe Vieira pretendem uma mudança de atitude nos seus atletas, para que 2008/09 não seja mais uma desilusão.
Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos disputados, o último mês e meio não tem sido o melhor para Quique Flores e para os seus jogadores. A eliminação na Taça UEFA e na Taça de Portugal estavam amenizadas pela continuidade na liderança do campeonato, mas os 2 empates e 1 derrota nas últimas 4 partidas da Liga Sagres fizeram com que o Benfica perdesse essa posição, o que mudou radicalmente o cenário para o resto da temporada.
Na Trofa, o Benfica sofreu a primeira derrota na Liga frente ao último classificado da prova, que até agora apenas havia somado dois triunfos. Com a aproximação do final da primeira volta (falta ao Benfica receber o Sp. Braga e visitar o Belenenses), o calendário a partir de Fevereiro não antevê facilidades para os encarnados que terão de jogar fora de portas frente a equipas como FC Porto (17ª), Sporting (19ª), Nacional (27ª) e Sp. Braga (29ª).
VIEIRA E RUI COSTA FORAM AO BALNEÁRIO DAR SERMÃO
Apesar do mercado de Inverno estar aberto, não é objectivo a contratação de reforços, mas caso a equipa não dê a volta aos recentes maus resultados poderão haver mexidas no plantel. Luís Filipe Vieira e Rui Costa falaram com os jogadores na sequência da última derrota, fazendo notar o seu natural descontentamento, e pediram uma mudança de atitude. Ambos os dirigentes responsabilizaram os atletas pela perda da liderança da Liga.
Fonte: ZeroZero
BALIZA BOOMERANG: MOREIRA FORA DOS CONVOCADOS, REGRESSA QUIM
Moreira ficou fora dos convocados do Benfica para o encontro desta quarta-feira frente ao V. Guimarães, partida de estreia das duas equipas na Taça da Liga. Quique Flores optou por não chamar o guarda-redes que tem sido titular nas últimas semanas, escolhendo Quim e Moretto.
Suazo, que contraiu uma contusão no domingo, frente ao Trofense, e apenas fez corrida esta manhã, está na lista de convocados. José António Reyes continua de fora, embora tenha dado um passo rumo à recuperação, ao cumprir treino livre sob vigilância médica esta manhã.
Lista de convocados
Guarda-redes: Moretto e Quim;
Defesas: Luisão, Maxi Pereira, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei, Miguel Vítor
Médios: Katsouranis, Aimar, Balboa, Ruben Amorim, Di Maria, Carlos Martins, Yebda,
Avançados: Cardozo, Makukula e Suazo.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ANO NOVO, VIDA VELHA


BENFICA PERDE A LIDERANÇA NA TROFA

Trofense 2-0 Benfica

O Benfica caiu com estrondo na Trofa. Foi derrotado sem complacência pelo último classificado, perdeu o primeiro lugar duas jornadas depois de o ter conquistado e saiu vergado à superioridade do modesto adversário.
O Benfica, repete-se, caiu com estrondo na Trofa. Onde curiosamente nunca nenhum grande tinha caído. Pela simples razão que nunca nenhum grande tinha jogado na Trofa. Foi por isso uma estreia de sonho do Trofense.
Que era até esta noite o lanterna-vermelha da Liga. Deixou de o ser no final de um jogo em que vulgarizou o Benfica. É verdade que a equipa de Quique Flores teve um papel fulcral nisso, mas não se tire o mérito a quem o merece.
A formação de Tulipa entrou mal no jogo, passou toda a primeira parte a fazer um jogo demasiado físico, mas marcou pouco antes do intervalo. Moralizada pela vantagem no marcador, então sim, partiu para uma segunda parte muito boa.
O trajecto do Trofense foi inversamente proporcional ao do Benfica. Os encarnados entraram bem no jogo. Logo aos 28 segundos ficaram perto de marcar por Suazo e dispuseram de três cantos no primeiro minuto e meio.
Com o tempo porém o Trofense foi acertando nas marcações e falhando menos. Somou-lhe uma agressividade nos limites do razoável, usou e abusou de um futebol longo que atemorizou a defesa benfiquista e com isso equilibrou o jogo.
Foi nessa altura aliás que começou o descalabro do Benfica. Os encarnados deixaram-se enredar no futebol físico, demasiado faltoso e pouco bonito do Trofense. O jogo passou a ser um monte de equívocos, com constantes paragens e nenhum futebol.
A equipa de Quique Flores abdicou então de armas como a técnica, a velocidade ou a explosão, entrou no tipo de jogo que interessava ao Trofense e colocou-se a jeito para qualquer imponderável. Como por exemplo... um frango de Moreira.
Hélder Barbosa abre o livro e o Benfica encerra para balanço
Quando o Trofense marcou o primeiro golo pouca coisa o podia justificar. A equipa da Trofa não tinha sido melhor que o Benfica. Tinha sido apenas igualmente má. Um lance de génio de Hélder Barbosa - que grande jogo! -, desbloqueou o impasse.
O esquerdino emprestado pelo F.C. Porto efectuou um passe que rasgou por completo a defesa do Benfica, isolou Reguila na direita, o avançado rematou forte e contou depois com a colaboração de Moreira: deixou a bola passar-lhe pelas mãos. Um frango!
Logo a seguir veio o intervalo e começou a segunda parte. Com um dado novo, claro: o Trofense estava na frente. Nessa altura o Benfica não soube reagir. Quique Flores deixou o inexistente Di Maria nos balneários para lançar Cardozo, mas foi pouco.
É verdade que Cardozo e Suazo juntos podiam ser uma solução para este tipo de jogo, mas faltou o resto. Faltou quem os alimentasse. Faltou Aimar, faltou Carlos Martins, faltou Ruben Amorim. Faltou futebol. Faltou vontade. Faltou sobretudo vontade.
O Trofense moralizou-se. O Benfica, esse, caiu a pique. Não havia quem assumisse a bola, quem oferecesse linhas de passe, quem inventasse soluções. Não havia sequer quem quisesse inventá-las. Rui Costa abanava a cabeça em sinal de reprovação.
Já sobre o final do jogo, após mais uma perda de bola do Benfica, Pinheiro serviu Hélder Barbosa e o esquerdino empurrou a bola para a baliza. E o F.C. Porto para a liderança da Liga. Um prémio justo para a segunda parte de grande nível do Trofense.
Antes disso, pouco antes disso, Binya já tinha sido expulso. O Benfica era por esta altura um grupo de bons rapazes, de olhar triste no chão e constantes discussões dentro de campo. Estava fechado para balanço há algum tempo. Bem precisa, realmente.

Fonte: Maisfutebol

domingo, 4 de janeiro de 2009

CUMPRIR À BEIRA DO FIM


NACIONAL 2-4 FC PORTO

O FC Porto venceu o Nacional da Madeira por 4-2, com os dois golos que deram a vitória a serem conseguidos nos instantes finais. Com 2-2 no marcador, Lucho marcou na sequência de um lance de grande penalidade, clara, em cima do minuto 90, tendo Hulk confirmado a vitória 2 minutos volvidos.Os dragões iniciaram a partida repetindo o mesmo onze pela 3ª vez consecutiva, com Pedro Emanuel a manter-se no flanco esquerdo, e com o tridente ofensivo Rodriguez, Lisandro e Hulk.
Os Dragões tiveram uma entrada forte na partida, com Lisandro Lopez a rematar à barra da baliza de Bracali depois de um bom domínio de peito. O Nacional tentava responder com contra ataques rápidos, procurando os velozes avançados Mateus e Fabiano.A equipa de Manuel Machado acabou mesmo por inaugurar o marcador, com Édson a rematar e a bola a ser desviada pela cabeça Bruno Alves, o que acabou por trair Hélton. A equipa azul e branca sentiu bastante o tento alvi-negro, perdendo clarividência, efectuando vários passes errados, o que permitia ao Nacional continuar a apostar em contra ataques perigosos.
As equipas recolhiam às cabinas com a vantagem de uma bola a zero para a equipa da casa. O FC Porto, tal como no início da partida, entrou bem no segundo tempo, e aos 5 minutos Hulk repôs a igualdade na recarga a um remate de Lisandro Lopez.
A equipa azul e branca manteve o domínio e acabou mesmo por chegar ao 2º golo, e que golo!! Na esquerda, Lucho efectua um cruzamento a que Cristian Rodriguez respondeu com um movimento acrobático espectacular, não dando qualquer hipótese a Bracali.
Quando se esperava que o FC Porto tivesse conseguido o mais difícil com a reviravolta no marcador, o Nacional, aos 79 minutos, voltou a marcar desta feita por intermédio de Miguel Fidalgo.Em cima do minuto 90, quando muitos já perspectivavam o empate, Freddy Guarin rematou forte sendo o remate «travado» pelo braço de Felipe Lopes dentro da área, apontando Pedro Henriques a marca de grande penalidade.
Lucho, chamado a apontar o castigo máximo não falhou, e garantia a vitória para os azuis e brancos. Ainda antes do apito final o FC Porto chegou ao 4-2 final, com Hulk a surgir solto na direita, a ultrapassar um último defesa e a rematar para o fundo das malhas de Bracali.
Com esta vitória o campeão nacional ultrapassa, à condição, o Benfica, garantindo desde já que terminará a jornada pelo menos isolado no segundo lugar da classificação geral.

Fonte: ZeroZero

NACIONAL-FC PORTO

DRAGÕES NÃO QUEREM REPETIR FILME DA ÉPOCA PASSADA
Na memória dos jogadores portistas está um facto: na época passada, o Nacional foi a única equipa a derrotar o campeão por duas vezes. O aviso partiu do próprio Jesualdo Ferreira e a mensagem deve estar bem presente nas cabeças dos seus pupilos ao final da tarde deste domingo.
Pela frente, os portistas terão um Nacional muito motivado, que procura dar continuidade à boa campanha que vem realizando, estando apenas a três pontos do seu opositor: uma vitória permitiria alcançar os dragões na tabela, sendo esta a forma ideal de a equipa de Manuel Machado entrar em 2009.
Desde que regressou ao escalão máximo, o conjunto da Madeira sempre fez a vida negra ao actual campeão nacional, como o atesta o saldo equilibrado nos últimos seis confrontos: duas vitórias, dois empates e duas derrotas para cada lado.
Apesar de não ter vencido na última jornada caseira frente ao Marítimo, Jesualdo Ferreira não deverá mexer na estrutura base da sua equipa. Já Manuel Machado não vai poder contar com dois jogadores que têm vindo a fazer a diferença na sua equipa, ambos por castigo: Alonso, um defesa esquerdo que faz parte dos melhores na sua posição e o avançado Nené que já marcou sete golos na sua primeira época na Liga portuguesa. E quem irá conseguir fazer esquecer estes dois notáveis? Esta será a grande dúvida até ao pontapé de saída, até porque Machado fechou as portas no último treino.

Equipas prováveis:
NACIONAL: Bracalli; Maicon, Felipe Lopes e Igor Pita; Patacas, Cléber, Luís Alberto e Nuno Pinto; Ruben Micael, Mateus e Fabiano. Outros convocados: Douglas, Halliche, Edson Sitta, Bruno Amaro, Juliano, Miguel Fidalgo e João Aurélio.
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel; Fernando, Lucho e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Rodriguez e Hulk. Outros convocados: Nuno, Stepanov, Benítez, Guarín, Mariano, Pelé, Farias e Rabiola.
Fonte: Maisfutebol

TROFENSE-BENFICA


Quique Flores reclama das arbitragens
"Que o marcador reflicta o que se passa em campo"
O tema não é muito habitual na boca de Quique Flores, mas certo é que o espanhol dedicou ontem muito tempo à arbitragem. Evitando dizer sequer a palavra "árbitro", o treinador encarnado deixou uma chamada de atenção e pede que os juízes não dificultem as coisas. Para o primeiro jogo do novo ano, vinca, é preciso mentalidade forte.

Carlos Martins e Aimar titulares para melhorar futebol ofensivo
Quique Flores conta com dois importantes reforços para a deslocação ao terreno do Trofense: Carlos Martins e Aimar. Desde o embate com o Estrela da Amadora, na oitava jornada, os dois futebolistas integraram apenas por uma vez a formação inicial das águias, ainda que de forma separada. Carlos Martins foi titular na recepção ao Setúbal, que terminou com um empate a duas bolas, enquanto Aimar participou na vitória por 6-0 sobre o Marítimo.
Fonte: OJogo

MISSÃO CUMPRIDA POR LIEDSON


V. Setubal 0-2 Sporting

O Sporting foi ao Estádio do Bonfim vencer o Vitória de Setúbal, por 2-0, em jogo da 13ª. jornada da Liga Sagres, disputado esta noite. Foi uma partida interessante, do ponto de vista da entrega das duas equipas e da forma como encararam as muitas acções ofensivas que construiram, ainda que muitas delas sem perigo evidente para as balizas contrárias. Foram mais eficazes os atacantes leoninos e daí os dois golos que obtiveram. O primeiro por Liedson, pleno de oportunidade a aproveitar o atrapalhamento da defesa sadina, iam decorridos 17 minutos, e mais tarde João Moutinho concluiu da melhor maneira uma jogada elaborada com precisão e fez o 2-0, aos 31 minutos. A referência negativa do encontro foi a expulsão de Daniel Carriço que viu dois cartões amarelos consecutivos, aos 77 e 79 minutos, por jogo à margem das regras.