sábado, 13 de dezembro de 2008

BENFICA NAUFRAGA NAS DOCAS DE MATOSINHOS

Editorial:

Em primeiro lugar, há que fazer aqui uma crítica veemente aos comentadores de serviço da TVI aos jogos do Benfica que, mais uma vez, foram de uma parcialidade gritante na análise das várias situações de jogo, demonstrando um proteccionismo ridículo à equipa lisboeta. Exemplo gritante e mais escandaloso: a análise ao lance do final do jogo útil em que um defensor leixonense corta a bola na sua grande área com o peito, insistindo um dos comentadores que o dito jogador cortou a bola com a mão, quando a repetição da jogada não deixa qualquer dúvida de que não houve infracção. A TVI deve repensar a sua estratégia na transmissão dos jogos nacionais sob pena de vir em breve a constituir uma séria concorrente da BenficaTV.

Quanto à partida propriamente dita, foi típica de Taça, bem disputada, com momentos muito intensos e com um equilíbrio bem traduzido pelo resultado ao fim dos 120 minutos. O temporal apertava e os jogadores lutavam em campo como guerreiros contra as adversidades. Destaque-se este facto e enalteça-se o futebol português nestes momentos. De facto, um grande jogo de Taça.
Rodriguez


LEIXÕES 0-0 BENFICA (5-4 APÓS G.P.)

Quase três horas de futebol resolvidas num remate defendido por Beto. No desempate por grandes penalidades, o guarda-redes do Leixões interceptou com categoria o pontapé de Reyes e atirou o Benfica para fora da Taça de Portugal. O momento em Matosinhos é de júbilo; na Luz, por outra, de reflexão. Os encarnados saem da Taça de Portugal e na Taça UEFA só um milagre lhe valerá. Resta-lhe a Liga e a Taça da Liga.
O dilúvio anunciava uma carga de trabalhos. Para as duas equipas. Muita chuva, relva pesada, poucos espaços disponíveis para jogar futebol. Luta a rodos, competitividade salutar e dois 4x4x2 alicerçados de forma distinta.
No Leixões, a estrutura habitual. Braga e Diogo Valente como homens de ataque, mas sempre em busca de zonas laterais e cruzamentos para a entrada de Wesley. Por parte do Benfica, uma dificuldade enorme precisamente na lateralização do jogo.
Do lado direito, Maxi Pereira estava essencialmente ocupado e preocupado com Diogo Valente, endiabrado esta noite. À sua frente, Ruben Amorim nunca terá características para jogar na linha e procurava sempre zonas mais interiores. No flanco oposto, o lateral adaptado David Luiz e Reyes, Este último sim, o único que tentava chegar à linha de fundo e efectuar cruzamentos.
Suazo e Aimar anulados
A movimentação dos peões parecia competente de parte a parte, mormente nos momentos defensivos. Daí que ao longo de todo o primeiro tempo, a única real oportunidade de golo tenha surgido para o Benfica e no seguimento de um lance de bola parada. Beto, em grande forma, respondia assertivamente ao remate de Sidnei.
Não se julgue, todavia, que o Leixões estava pior. Bem pelo contrário. A equipa de José Mota controlava as operações e anulava com facilidade as armas de ataque do Benfica. Perante uma defesa média/baixa, Suazo tinha pouco terreno para galgar nas costas de Elvis e Joel; Aimar, por seu turno, era engolido pela competência de Bruno China e Roberto Souza.
O zero a zero ao intervalo aceitava-se.
Quique não acerta nas substituições
Ainda que intermitente, o Benfica melhorava no período inicial da segunda parte. Katsouranis e Binya começavam a controlar a zona central do relvado e por instantes o Leixões parecia cair abruptamente. Mas Quique Flores teve azar nas substituições.
A equipa reagia mal às entradas de Balboa e Nuno Gomes, descia vertiginosamente de produção e o Leixões aproveitava. De um momento para o outro, Wesley decidia aparecer na partida e a qualidade de jogo dos homens de Matosinhos saía beneficiada, naturalmente.
De qualquer forma, os dois guarda-redes raramente eram incomodados. Moretto, um regresso anunciado com pompa e circunstância após longa ausência, ainda largava um remate de Hugo Morais para a frente, mas a jogada acabava mesmo por se perder nas luvas do brasileiro.
Perante tanto equilíbrio, só podia mesmo haver prolongamento. Mesmo depois de Nuno Gomes e Suazo terem aparentemente a baliza do Leixões à mercê já minutos depois dos 90.
Tudo decidido nas luvas de Beto
No prolongamento, nada de novo. Boas intenções, muito músculo, os pratos da balança sempre equilibrados e como consequência a decisão final arremessada para as grandes penalidades.
E aqui, já com a chuva impiedosa a lançar-se sobre os decisores, a fava saía a Reyes. Nos nove primeiros pontapés de castigo máximo todos marcavam. Ao décimo, o remate do espanhol encontrava as luvas da competência de Beto.
O Leixões está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O Benfica sai de cena na prova.
Fonte: Maisfutebol





MORETTO OU MOREIRA? - EIS A QUESTÃO.

TAÇA DE PORTUGAL: Leixões - Benfica (20h45 TVI)
Com a saída de Quim da baliza encarnada, Moreira e Moretto trabalham agora com afinco redobrado, procurando ganhar a corrida pela titularidade. Depois de ter sido a escolha de Quique Flores para o embate com o Marítimo, Moreira parte, no entanto, em vantagem em relação ao guardião brasileiro, assumindo-se como favorito a ocupar o lugar na baliza das águias no jogo desta noite frente ao Leixões.
O camisola um foi eleito pelo treinador espanhol para os dois jogos disputados pelo emblema encarnado até ao momento na Taça de Portugal, frente ao Penafiel e Aves, e deve manter-se entre os eleitos, apesar da política de rotatividade implementada por Quique Flores. O facto de Moreira ter poucos minutos de utilização pode levar a que o treinador mantenha a sua aposta no guardião português, transmitindo-lhe assim maior confiança, numa altura em que Moreira tornou-se o novo dono da baliza. Quim, que saiu da equipa depois do erro cometido diante do Setúbal, voltou a ficar de fora dos convocados, pela segunda vez consecutiva.
Com apenas três presenças no banco de suplentes, ante Penafiel e Aves, na Taça de Portugal, e Marítimo, na Liga, Moretto acalenta também esperanças de actuar frente ao conjunto de Matosinhos, mas, apesar de acreditar nas qualidades do antigo guarda-redes do Setúbal, Quique Flores não quer facilitismos, encarando o jogo ante a formação de José Mota como uma partida de elevada importância.
Fran Escribá, adjunto do técnico espanhol, optou ontem por manter o secretismo, frisando apenas que ambos os guardiães têm "as mesmas possibilidades de jogar", explicando que as escolhas da equipa técnica baseiam-se em levar "os melhores para cada jogo".
TAÇA DA LIGA: Sporting - Marítimo (20h15 Sportv)
LIEDSON E VUKCEVIC ESTÃO APTOS
Integrados e aliviados. Assim se apresentaram Liedson e Vukcevic no treino de ontem, o penúltimo antes de o Sporting receber em casa o Marítimo, em encontro respeitante à Taça da Liga. Pese embora os receios que a condição física dos camisolas 31 e 10, respectivamente, suscitaram, certo é que ambos não passaram do susto, depois da preocupação inicial provocada. Não é, porém, líquido que o valioso duo actue no imediato, face às lesões sofridas.
Fonte: OJogo

RESERVISTAS DÃO CONTA DO RECADO

Ernesto Farías voltou a marcar na Taça
Cinfães 1-4 FC Porto

O FC Porto venceu o Cinfães por 1-4 e garantiu seu lugar dos quartos-de-final da taça de Portugal. Depois de uma primeira parte a zeros, Farias abriu o activo logo no arranque do segundo tempo. O público da casa ainda vibrou com o golo do empate a 15 minutos do final que deixava a eliminatória em aberto e o prolongamento à vista. No entanto o FC Porto mostrou a sua força e apontou 3 golos em apenas 15 minutos (dois de Guarin e um de Candeias) para garantir uma vitória tranquila.
Jesualdo poupou 8 habituais titulares para a deslocação a Cinfães. O FC Porto encontrou uma equipa lutadora que quis vender cara a eliminatória. O primeiro tempo foi de grande equilíbrio com os homens da casa a lutarem pelo jogo taco a taco. Os avançados dos dragões Tarik, Mariano e Farias não conseguiam chegar ao golo e tranquilizar Jesualdo. O golo apenas surgiu aos 6 minutos do segundo tempo com o argentino Farias a recargar na melhor forma um primeiro remate do compatriota Mariano.
Quando se esperava que o FC Porto aumentasse a vantagem e conseguisse uma vitória tranquila os homens da casa voltaram a mostrar forças e conseguiam subir mais no terreno. O culminar desse melhor período do Cinfães foi o golo aos 75 minutos, com Sérgio Silva a fazer um cabeceamento forte ao segundo poste após um canto da direita do ataque da casa.
O golo alertou o FC Porto que rapidamente cresceu no jogo. Já com Hulk em campo os dragões balancearam-se para o ataque e conquistaram 3 golos em apenas 15 minutos. Guarin desviou um livre de Lino com sucesso, para poucos minutos depois desviar um canto ao primeiro poste para bisar na partida. Pelo meio, Candeias entrou pela direita e rematou cruzado para o fundo da baliza da casa.
O FC Porto já está nos quartos-de-final da taça, assim como a Naval que venceu facilmente em casa o Portimonense por 3-0.
fonte: ZeroZero

JESUALDO: "DEVIA HAVER MAIS TROFÉUS PARA GANHAR"

TAÇA DE PORTUGAL: CINFÃES-FC PORTO (15H SPORTV)
Jesualdo Ferreira aproveitou a conferência de imprensa desta sexta-feira, antes da visita a Cinfães para a Taça de Portugal, para fazer um ponto de situação sobre o estado de espírito no seio do Dragão. O treinador do F.C. Porto recordou o elevado nível de exigência no clube: renovar a ambição dos jogadores é um processo contínuo.
«Ninguém conhece os seus limites, ninguém sabe até onde pode chegar. Primeiro, depende dos jogadores. Depois, dos objectivos a que se propõem. Em terceiro, depende do treino, do treino, do treino, do treino. Para além disso, há ciclos que se fecham, e nessa altura temos de criar novos desafios. É isso que o F.C. Porto tem feito ao longo dos anos e eu continuei a fazê-lo, agora à minha maneira. O objectivo aqui dentro é sempre subir os níveis de exigência ainda mais. O drama dos jogadores é já não haver mais troféus para conquistar», lembrou Jesualdo.
Na conversa com os jornalistas, o técnico portista fez questão de enaltecer o mérito do F.C. Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões: «O F.C. Porto venceu o seu grupo na Liga dos Campeões e parece que não se passou nada. Nem a imprensa falou nisso. O F.C. Porto foi primeiro do grupo em dois anos consecutivos. Parece pouco, parece que é curto. São estes os limites que os jogadores têm de ultrapassar.»
«Vamos falar da defesa do Arsenal?»
Embalado e bem disposto, Jesualdo Ferreira debruçou-se sobre o onze utilizado pelo Arsenal no Estádio do Dragão. Jovens, ou nem tanto? «Querem falar do Arsenal? Vamos falar da defesa do Arsenal? Almunia, que eu saiba não é júnior. Eboué é sempre titular do Arsenal e internacional do seu país. Depois tinham o Gallas. Em 1997, em Toulou, era eu treinador da selecção nacional, o Gallas jogava numa equipa que tinha um ataque que não era grande espingarda: Anelka, Trezeguet e Henry. Depois tinham o Djourou, que é suíço não sei como e joga frequentemente no Arsenal, e o Silveste, que estava nessa defesa com o Gallas em Toulou», começou por lembrar.
«No meio-campo, tinham por exemplo o Song, que é o habitual substituto de Gilberto quando Wenger quer mais consistência defensiva. Podemos falar dos outros, mais novos, mas o Vela, mesmo sendo novo, é um excelente jogador, já passou por Espanha e foi uma das grandes sensações no Mundial de sub-17. Conseguimos vencer o Arsenal, terminar o grupo em primeiro lugar. Os nossos jogadores eram novos e não têm experiência, enquanto os jogadores do Arsenal são novos mas já estão nestas andanças há algum tempo», acrescentou Jesualdo Ferreira, compreendo a opção do homólogo francês: «O senhor Wenger não tem nada que ser criticado porque fez a gestão que queria.»
Fonte: Maisfutebol


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ronaldo luta com 5 finalistas

FIFA DIVULGOU LISTA INÉDITA DE 5 CANDIDATOS AO FIFA WORLD PLAYER
A FIFA já divulgou a lista de finalistas para o prémio FIFA World Player. Cristiano Ronaldo integra a lista, como se esperava, e vai lutar pelo galardão com Kaká, Messi, Fernando Torres e Xavi.
Pela primeira vez a FIFA decidiu anunciar cinco finalistas, e não três, como vinha sendo hábito nos últimos anos. O vencedor será anunciado a 12 de Janeiro, na Gala da FIFA, que se vai realizar em Zurique. Recorde-se que em 2007 Ronaldo foi terceiro, atrás de Kaká e Messi.
Para além dos candidatos masculinos, a FIFA também divulgou as cinco finalistas ao prémio de melhor jogadora do ano. Nadine Angerer e Birgit Prinz (Alemanha), Cristiane e Marta (Brasil), e ainda Kelly Smith (Inglaterra) são as candidatas.

Liedson e a lei Webster

"NÃO PREJUDICAREI O SPORTING"
Liedson poderia sair do Sporting, a partir de 2009, invocando a Lei Webster, mas não pretende pregar essa rasteira aos responsáveis leoninos. «Não faria nada que prejudicasse o Sporting, porque me deu muito», disse o Levezinho, numa sessão de autógrafos. Ainda assim, o brasileiro espera que, caso haja novidades sobre o seu futuro, o clube também pense nele (veja o vídeo no final da página).
«De modo algum vou ter algum acto que prejudique o Sporting, clube pelo qual tenho muito respeito, deu-me muito na minha vida, mas, se as coisas tiverem de acontecer, quero que também não me prejudiquem», afirmou.


PREOCUPADO COM LESÃO
O avançado está vinculado ao clube leonino até ao final da próxima temporada, mas, segundo aquela lei, um jogador que tenha representado um clube durante, pelo menos, três anos, poderá rescindir, indemnizando a entidade empregadora no valor correspondente ao que iria auferir até ao final do contrato. Recorde-se, contudo, que o atleta só poderá invocar esta lei se mudar de país.
Com contrato até final da próxima temporada, Liedson preferiu não entrar em grandes pormenores sobre uma possível renovação, até porque o dossier em causa não depende da sua vontade: «Não tem de partir de mim. Tenho contrato até 2010, não sou eu que tenho de dizer que quero renovar ou sair. Se o Sporting quiser renovar não há problema, sentamo-nos e conversamos.»
Por enquanto, Liedson não sabe da existência de ofertas para deixar Alvalade: «Não me chegou qualquer proposta, ouço e leio o que sai dos jornais, mas estou tranquilo e muito, muito feliz no Sporting.»
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FC PORTO ARRECADA MILHÕES

O FC Porto alcançou um dos principais objectivos para esta temporada - ultrapassar a fase de grupos ...

O FC Porto alcançou um dos principais objectivos para esta temporada - ultrapassar a fase de grupos da Champions - e, com isso, conseguiu amealhar dez milhões de euros. A fórmula para chegar a este número redondo é simples: três milhões pelo apuramento para a fase de grupos, mais 400 mil por cada um dos seis jogos (2,4 milhões), 600 mil por cada uma das quatro vitórias (2,4 milhões) e 2,2 milhões pela qualificação. Tudo somado dá os tais dez milhões de euros, uma quantia significativa para os cofres da SAD portista. Os prémios monetários podem, no entanto, não se ficar por aqui, na eventualidade de o FC Porto conseguir ultrapassar mais algumas fases da competição: a qualificação para os quartos-de-final vale mais 2,5 milhões, e as meias-finais três.
Fonte: Msn Desporto

Liga dos Campeões: Os apurados

Após os jogos desta Quarta Feira é a altura de fazer contas, e perspectivar o sorteio dos Oitavos de Final. Confira quem foram os líderes dos 8 grupos, quais os segundos classificados e quais as equipas que permanecem nas provas europeias, mas na Taça UEFA. Como previsto, Espanha e Inglaterra são os dominadores entre os conjuntos apurados, mas Portugal pode orgulhar-se de, pela primeira vez, contar com 2 equipas no Sorteio do Oitavos de Final da Liga dos Campeões que se realiza dia 19 de Dezembro em Nyon.

Como se sabe os primeiros classificados dos grupos evitam as outras equipas também classificadas na primeira posição, sabendo-se desde já quais as equipas que podem calhar em sorte a FC Porto e Sporting.

O FC Porto evita as seguintes equipas: Roma, Panathinaikos, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich e Juventus, podendo defrontar o Chelsea, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Villareal, Lyon e Real Madrid.

Já o Sporting, colocado em 2º lugar, enfrenta as equipas que o FC Porto evita. Assim sendo, a «escolha» será feita entre a Roma, o Panathinaikos, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich ou Juventus.

Equipas apuradas para os Oitavos de Final:
Em 1º lugar: Roma, Panathinaikos, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Bayern Munich, FC Porto e Juventus
Em 2º lugar: Chelsea, Inter de Milão, Sporting, Atlético de Madrid, Villareal, Lyon, Arsenal e Real Madrid

Equipas apuradas para a Taça UEFA:
Em 3º lugar: Bordéus, Werder Bremen, Shakhtar, Marseille, AaB, Fiorentina, Din. Kiev e Zenit

Equipas apuradas para os Oitavos de Final por país:
Espanha: Barcelona, Real Madrid, Villarreal e Atlético Madrid
Inglaterra: Chelsea, Manchester United, Liverpool e Arsenal
Itália: Roma, Juventus e Inter
Portugal: F.C. Porto e Sporting
Alemanha: Bayern Munique
Grécia: Panathinaikos
França: Lyon

Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

E WENGER NÃO SORRIU...

FC PORTO 2-0 ARSENAL
É caso para dizer que só faltaram 2 golos, mas Wenger desta vez não se viu a sorrir, porque o FC Porto foi extra para o seu Arsenal. Na verdade, os campeões nacionais fizeram uma partida que só não foi perfeita porque houve golos falhados em catadupa os quais, a serem marcados, espantariam a Europa e vergariam os ingleses a uma das mais pesadas derrotas da sua história.
O FC Porto venceu com mérito o seu grupo, contra todas as expectativas, principalmente se considerarmos que há 3 jogos atrás o clube nortenho estava quase condenado a nem sequer ser apurado. Mas não se pense que o domínio dos dragões foi avassalador. O Arsenal apresentou-se no Dragão sem alguns habituais titulares, mas fiel ao seu futebol nada inglês (não houve nem um inglês no onze inicial), feito de rendilhados bem ao jeito das equipas latinas.
Paradoxalmente, o FC Porto surgiu na expectativa, muito calculista e com uma abordagem muito rigorosa ao jogo. O 4x4x2 pendia para uma defesa seguríssima, alicerçada em dois pilares defensivos inultrapassáveis (Alves e Rolando) e em dois laterais de estilo oposto: Pedro Emanuel apenas defensivo, a impor a ordem, Fucile muito bem a subir e melhor a defender (este foi talvez o seu melhor jogo com a camisola do FC Porto).
No meio campo, Fernando muito à P. Assunção, primeiro tampão da defesa, com Meireles como primeiro pivot dos lançamentos ofensivos e Lucho a comandar a armada, bem ao seu estilo, apesar de ser nítido o abaixamento de forma. De resto, esse nítido abaixamento faz com que a equipa tenha que ser mais calculista, menos arrojada no ataque, factor também motivado pela extrema mobilidade de Hulk, que arrasta consigo dois a três defesas. Na esquerda, C. Rodriguez era a mola para rasgos ofensivos que tinham eco em Lisandro e o avançado brasileiro.
O Arsenal apresentou um esquema muito semelhante ao 4x4x2 portista, apesar de menos elástico, com os jogadores muito mais próximos uns dos outros.
O jogo decorreu na primeira parte com o Arsenal a trocar a bola e o FC Porto a partir nos ditos rasgos para a ofensiva. a posse de bola dos ingleses era de percentagem muito elevada, mas inconsequente. Nesta toada, o FC Porto chega ao golo, de bola parada, com canto na esquerda de Meireles, falha de marcação no centro da defesa arsenalista e Bruno Alves a surgir de rompante, de cabeça, a bater Almunia.
Na segunda parte, o jogo partiu de certa forma. O Arsenal surgiu sem pejo em jogar o jogo pelo jogo (nisso, tire-se o chapéu a Arsène Wenger), com a troca de bola típica da equipa de Londres e o FC Porto mais perigoso a fugir para o ataque, sempre com Hulk muito individualista, mas a lançar o pânico. Fucile subia muito bem pela direita, Rodriguez continuava estranhamente a ser inconsequente nas suas excitantes arrancadas, os campeões nacionais falhavam oportunidades atrás de oportunidades. Hulk falhou, Rodriguez falhou, Meireles falhou, Lucho falhou, só para citar alguns exemplos. Mas Lisandro marcou, após excelente passe de Fernando a rasgar.
Wenger lançava jovens jogadores, mas era o FC Porto quem criava maior perigo.
O jogo acabou com o FC Porto a trocar a bola ao som de olés da bancada e Wenger desta vez não sorriu. Os dragões são primeiros do seu grupo.

ATAQUE AO 1º LUGAR

CAMPIONS LEAGUE: FC Porto - Arsenal (19h45 Sportv)
Pedro Emanuel deverá voltar à equipa substituindo Lino na esquerda. Essa era, pelo menos, a aposta equacionada antes de se saber que Wenger tinha deixado os nomes principais a descansar. Pedro Emanuel continuou a treinar com o joelho esquerdo protegido, cautelas que não impedem que esteja apto a jogar, se Jesualdo Ferreira assim o entender. Do treino de ontem, além da valente carecada do guarda-redes Nuno, que pediu um corte radical ao barbeiro, sublinhe-se a inteira disponibilidade de Raul Meireles, poupado na deslocação a Setúbal. O médio voltou à convocatória, assim como Stepanov, reserva de banco para qualquer emergência no centro da defesa. Continuando a espremer a lista dos escolhidos, registe-se que três nomes saltaram das escolhas: Bolatti, Benítez e Farías. Os três argentinos foram chamados para o jogo com os sadinos, mas desta vez vão mesmo ter de ver tudo da bancada.
No que diz respeito a impedimentos, sublinhe-se que Sapunaru continua afastado dos treinos. O romeno ficou-se pelos tratamentos e, como já se esperava, não entrou na convocatória para o último jogo da primeira fase da Liga dos campeões.
Fonte: OJogo

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SPORTING: MAIS MILHÕES PARA A BOLSA



Champions League:
Basileia 0-1 Sporting

O Sporting terminou da melhor forma a fase de grupos da Champions, ao vencer na Suíça o Basileia por 1-0, golo de Yannick Djaló, aos 19 minutos. O Basileia voltou a ser batido pela equipa de Paulo Bento, no St. Jakob, num jogo que ficou também marcado pela lesão de Vukcevic, no final da primeira parte.
Relativamente ao jogo, o Sporting controlou desde o início as operações, não permitindo grandes veleidades aos suíços. Na realidade, não foi necessário aos leões realizarem uma grande exibição para levar de vencida uma equipa suíça que está muito longe do nível mínimo exigido para uma fase de grupos da Champions.
O Basileia, que eliminou o V. Guimarães na pré-eliminatória - em dois jogos onde foi clara a intenção dos árbitros em favorecer a equipa suíça - sai da competição sem honra nem glória, após ter conquistado apenas 1 escasso ponto em 6 jogos.

Equipa do ano da UEFA

PEPE, RICARDO CARVALHO, BOSINGWA E C. RONALDO NOMEADOS
A UEFA divulgou ontem a lista de 60 nomeados para a equipa do ano, cabendo agora aos cibernautas votar online no "onze-maravilha", e também no treinador do ano, até ao dia 12 de Janeiro do próximo ano. Entre os jogadores estão quatro portugueses - Bosingwa (FC Porto/Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Pepe (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Manchester United). Nenhum deles surpreende, pelo menos não tanto como a ausência mais notada, a de Deco (Barcelona/Chelsea). O médio de origem brasileira não fez uma boa época no Barça - nem a equipa, o que não impediu a nomeação de Puyol, Xavi, Iniesta e Messi -, mas desde que chegou a Londres tem sido fundamental no Chelsea e já foi Jogador do Mês da Premier League, em Agosto.
Nos últimos cinco anos, só por uma vez (2006) Portugal não esteve representado. Há um ano coube a Ronaldo "representar" o País, enquanto em 2005 foi José Mourinho o eleito para melhor treinador. 2003 e 2004 foram os anos de melhor colheita nacional, com a ajuda do FC Porto. Em 2003 foram eleitos Paulo Ferreira e Mourinho, bem como Figo (Real Madrid). Em 2004 entraram na melhor equipa Ricardo Carvalho, Maniche, Ronaldo e, de novo, Mourinho, considerado o melhor treinador três vezes em cinco anos. Desta vez não está nomeado.
Manchester e Espanha são os mais nomeados
O campeão europeu de clubes (Manchester United) e a campeã europeia de selecções (Espanha) são a equipa e país, respectivamente, com mais nomeados. Ronaldo tem, ao lado, cinco companheiros e o treinador Alex Ferguson, enquanto o Chelsea "mete" seis jogadores. De Espanha estão o técnico Luis Aragonés e nada menos do que 13 jogadores.

Volta a Champions League


SPORTING JOGA PRESTÍGIO E MILHÕES, CHELSEA JOGA FUTURO

Joga-se o futuro do Chelsea esta terça-feira, no dia em que o Sporting estará em Basileia para fechar a fase de grupos da Liga dos Campeões, com o apuramento e o segundo lugar no Grupo C já garantidos. Em tempo de últimas decisões, veja o que está em jogo hoje.
Grupo A
Com 13 das 16 equipas que passarão aos oitavos-de-final já apuradas, este é o único grupo onde estão os dois lugares de apuramento em aberto. Lidera a Roma, que se apura se empatar ou vencer o Bordéus. A seguir o Chelsea. A equipa que é agora de Luiz Felipe Scolari nunca pensou chegar a esta fase sem o futuro garantido, mas tem o apuramento ao alcance de uma vitória sobre o Cluj, já eliminado. Se não vencer e o Bordéus ganhar à Roma, será o fim da linha.
Grupo B
Aqui está em jogo o último bilhete para os «oitavos». O Inter de José Mourinho, Quaresma e Figo já está apurado, mas não tem o primeiro lugar garantido. Consegui-lo é ponto de honra para o treinador português, depois de uma campanha na «Champions» irregular. Panathinaikos e Anorthosis Famagusta jogam a qualificação em confronto directo, sendo que aos gregos basta o empate. O Werder Bremen de Hugo Almeida já só pode aspirar ao terceiro lugar e à qualificação para a Taça UEFA.
Grupo C
Aqui já está mesmo tudo decidido. O Barcelona é primeiro, o Sporting segundo, o Shakhtar vai à Taça UEFA e o Basileia vai para casa. A motivação da ronda é uma espécia de teste à ambição, como diz Paulo Bento, e uma tentativa de fazer esquecer a má imagem deixada na goleada em Alvalade frente ao Barcelona. Ainda há, obviamente, o incentivo financeiro: uma vitória vale 600 mil euros.
Grupo D
Joga-se o primeiro lugar e o acesso à Taça UEFA. Ponto quente em Marselha, com a visita do At. Madrid, já apurado, num confronto alimentado pela polémica que vem desde o primeiro encontro, em Madrid, marcado por muitos incidentes. No outro jogo, o Liverpool, em igualdade pontual com a equipa de Simão e Maniche, visita o PSV. Entre ingleses e espanhóis, é primeiro quem fizer melhor resultado. Em caso de igualdade, o desempate será pela diferença de golos, sendo que nesta altura o Atlético tem vantagem. Quanto ao terceiro lugar, o PSV tem que fazer melhor resultado que o Marselha.

Jogos desta terça-feira
Grupo A
Chelsea-Cluj, 19:45 Roma-Bordéus, 19:45
Grupo B
Werder Bremen-Inter, 19:45 Panathinaikos-Anorthosis, 19:45
Grupo C
Basileia-Sporting, 19:45 Barcelona-Shakhtar Donetsk, 19:45
Grupo D
Marselha-At. Madrid, 19:45 PSV-Liverpool, 19:45

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

V. GUIMARÃES AJUDA BENFICA

NOVO LÍDER NA LIGA SAGRES
V. Guimarães 1-0 Leixões
Agora sim, é oficial: o Benfica é líder da Liga. O Leixões entregou o trono do futebol português ao fim de dois meses sozinho na frente. Dois meses e dois dias, para ser mais exacto. Foram cinco jornadas heróicas que terminaram onde nasceu a Nação. No final de um jogo emotivo e sofrido, como todos os que sublinharam a liderança do Leixões.
Um golo de Fajardo, a dois minutos do fim, sentenciou a perda da liderança que já se imaginava por essa altura. O Leixões tinha deixado o V. Guimarães crescer na parte final da partida e mostrava-se incapaz de sair para o contra-ataque. A haver um golo seria dos vimaranenses. Como realmente houve. Ninguém pode dizer que foi injusto.
Em boa verdade o V. Guimarães foi quem fez mais para ganhar o jogo. Ou pelo menos quem declaradamente quis mais ganhar o jogo. Entrou melhor na primeira parte e entrou melhor na segunda. Ameaçou na metade inicial por Roberto, Marquinho e Desmarets, voltou a ameaçar na segunda metade por Marquinho Nuno Assis e Roberto.
O desacerto dos avançados e Beto foram adiando o golo e alimentando a esperança do Leixões. Que depois de suster o ímpeto inicial do adversário soube também ele ameaçar o golo. Em ocasiões até melhores do que o adversário. Quatro boas oportunidades de golo, todas elas finalizadas por Wesley. Faltou apenas melhor pontaria ao brasileiro.
Zé Manuel atira à trave e o V. Guimarães lança-se para a vitória
O jogo estava por isso muito interessante. O V. Guimarães dominava e atacava mais, o Leixões tentava jogar no contra-ataque. Quem acompanhava a partida de fora, gostava. Por vezes a vontade foi mais forte do que a inspiração, mas havia intenções ofensivas e procura do golo. Perante cerca de vinte mil espectadores, o espectáculo valia a pena.
Sobre os vinte minutos finais, e imediatamente depois de Zé Manuel atirar à trave, deu-se a curva no jogo. O V. Guimarães partiu para frente, ganhou constantemente as segundas bolas e empurrou o adversário para trás. Cajuda fez entrar Fajardo e Lucas para refrescar a frente, o Vitória tornou-se a única equipa capaz de chegar ao golo.
Aos 88 minutos, numa recarga a remate do miúdo Lucas (óptimas indicações), Fajardo fez o resultado. A primeira vitória do Guimarães em casa na época, a primeira derrota do Leixões fora e também a primeira derrota de José Mota na Cidade-Berço. O Leixões perdeu, por fim, a liderança, mas está em segundo. Muito perto das nuvens, ainda.
Fonte: Maisfutebol

C. Ronaldo e R. Quaresma em pólos opostos


QUARESMA GANHA BIDONE D'ORO 2008

A aventura transalpina não tem corrido bem a Ricardo Quaresma que se encontra nas bocas do mundo mas não pelas melhores razões. O ex-atleta do FC Porto foi distinguido com o prémio Bidone d´Oro 2008, um troféu pouco abonatório para o jogador do Inter de Milão.
O prémio Bidone d´Oro, que consiste numa votação realizada pelos adeptos através da Internet e de sms sobre qual o maior flop da série A, já vai na 6ª edição. O resultado da votação, transmitido pela Rai Radio2, foi pouco simpático para o clube nerazzurro com Vieri (ex-Inter), Adriano e Quaresma a constarem da lista de nomeados ao prémio.
Ricardo Quaresma, que conta com nove presenças no campeonato com exibições algo discretas, teve 17,11% das votações, seguido de Christian Vieri (Bidone d´Oro em 2005)com 10,21% e no terceiro lugar Adriano com 9,44% de votos.Destaque também para a presença do jogador da Juventus Tiago nesta lista, que conta com ilustres conhecidos como Ronaldo, Dida, Shevchenko e Recoba.

Brasileirão


SÃO PAULO É CAMPEÃO

O São Paulo confirmou este domingo o título de campeão brasileiro, ao vencer o Goiás por 1-0. A equipa comandada por Muricy Ramalho precisava apenas de um empate para festejar o primeiro tricampeonato na história do Brasileirão. Os paulistas tinham três pontos de avanço sobre o Grémio, que à mesma hora recebia o At. Mineiro. Só uma vitória do Grémio, conjugada com uma derrota do São Paulo, faria com que o título mudasse de mãos.
Ao intervalo, o São Paulo já vencia (1-0) no estádio Bezerrão (o mesmo onde a selecção brasileira impôs uma goleada a Portugal) enquanto o Grémio não tinha conseguido sair do nulo. O único golo foi marcado pelo avançado Borges, melhor marcador dos tricolores na competição, que aos 21 minutos fez a recarga a um livre batido pelo guarda-redes Rogério Ceni. No entanto, o lance motivou protestos dos jogadores do Goiás, visto que Borges beneficiou de posição irregular para marcar.
Na segunda parte, o São Paulo controlou os acontecimentos, com segurança, tornando inútil a vitória do Grémio (2-0), consumada com golos de Tcheco e Soares na segunda parte.
Nas outras decisões, destaque para a derrota do Vasco da Gama frente ao Vitória da Baía (0-2), um resultado que dita a despromoção do histórico clube Carioca à Série B. Na luta pela última vaga na Taça Libertadores, o Flamengo foi goleado no Paraná (5-2), perdendo o «sprint» para o Cruzeiro, que goleou a Portuguesa.
Resultados da última jornada: Atletico Paranaense-Flamengo, 5-2 Cruzeiro-Portuguesa, 4-1 Figueirense-Internacional, 3-1 Fluminense-Ipatinga, 1-1 Goiás-S. Paulo, 0-1 Gremio-At. Mineiro, 2-0 Palmeiras-Botafogo, 0-1 Santos-Náutico, 0-0 Sport Recife-Coritiba, 3-3 Vasco da Gama-Vitória, 0-2
Classificação final: São Paulo, 75; Grémio, 72; Cruzeiro, 67; Palmeiras, 65.
Despromovidos: Figueirense, Vasco da Gama, Portuguesa e Ipatinga.
Fonte: Maisfutebol

domingo, 7 de dezembro de 2008

BENFICA NA LIDERANÇA

Marítimo 0-6 Benfica
Encarnados goleiam após expulsão de Marcos
A equipa de Quique Flores ultrapassou o Leixões chegou ao primeiro lugar depois de ter goleado o Marítimo no Funchal por 6-0.
Um triunfo incontestável, que começou a desenhar-se logo aos 17’, quando Marcos derrubou Suazo e fez penálti, para além de ter sido expulso. Moreira regressou à Liga ao cabo de mais de três anos para uma noite supertranquila, sem qualquer defesa difícil para executar. O Leixões vai ter de ganhar amanhã em Guimarães para impedir que o Benfica fique no comando. Os encarnados ameaçaram cedo. Logo aos 6’ Suazo isolou-se, a passe de Reyes, mas, com a baliza deserta, permitiu o corte de carrinho de Van der Linden. E aos 10’ Rúben Amorim, com um forte remate de pé esquerdo, obrigou Marcos a enorme defesa para canto. Estava dado o mote de um Benfica muito ofensivo, perante um Marítimo expectante ainda. Até que aos 17’ Suazo conseguiu isolar-se de novo, mas desta vez foi derrubado por Marcos. Penálti e consequente vermelho para o guarda-redes maritimista. Entrou novo guardião, Bruno Grassi, e saiu Manu.
Na conversão da grande penalidade Reyes atirou rasteiro, com a bola a embater no poste e a entrar. Seguiu-se um período em que o Marítimo subiu no terreno, contra todas as expectativas, tanto mais que jogava com menos um elemento. Mas não criou perigo, ao contrário do Benfica que podia ter elevado a vantagem numa combinação entre Aimar e Reyes, concluída pelo argentino com um remate ao lado. Estavam decorridos 30’.
Dois minutos depois o primeiro remate digno desse nome por parte do Marítimo, com Marcinho a atirar, mas ao lado. Aos 42’, canto da esquerda marcado por Reyes, desvio de cabeça de Katsouranis e conclusão, também de cabeça, de Suazo para o segundo golo da equipa da Luz. Assim se chegou ao intervalo.
No segundo tempo, a grande quantidade de cartões amarelos exibidos aos encarnados (a maioria desnecessários) foi a nota dominante. O Benfica baixou nitidamente e o Marítimo procurou o golo, mas não era fácil ultrapassar a defensiva encarnada, para mais com um jogador a menos. Mas foi a equipa da Luz a fazer o terceiro golo, aos 66’. Livre de Reyes e Luisão a concluir por entre a defensiva maritimista com o pé direito. Se a vitória já estava garantida, definitivamente selada ficou com este golo. Aos 85’, Suazo, numa iniciativa individual, elevou a contagem. E, dois minutos depois, Nuno Gomes fez o 5-0, após assistência de Balboa.
Já nos descontos, Nuno Gomes bisou, após bom cruzamento da esquerda de David Luiz. Destaques no Benfica para Reyes, apesar de algumas picardias desnecessárias com Olberdam e Miguelito, e para Suazo.
Fonte: Sapo Infordesporto

C. RONALDO RECEBE A BOLA DE OURO EM FRANÇA

Cerimónia de entrega com a presença de Alex Ferguson, Boloni e a família do craque português
Cristiano Ronaldo já recebeu a Bola de Ouro, troféu atribuído pela France Football, numa cerimónia transmitida pela Teléfoot. O extremo do ManUtd esteve esta manhã em Paris, acompanhado do treinador Alex Ferguson e de alguns familiares.
«É pesada, mas espectacular», apontou o internacional luso em relação ao galardão, que premeia o melhor futebolista do ano. Ronaldo mostrou-se comovido com a distinção, que é a realização de «um sonho de criança», voltando a insistir na ideia de que não pretende ficar por aqui. O jogador pode receber ainda o prémio da FIFA, mas quer ganhar mais troféus, colectivos e individuais, durante a sua carreira.
A cerimónia contou com a presença de muitos jornalistas e figuras ilustres do futebol. Aqueles que não puderam marcar presença fizeram-no através de testemunhos gravados em vídeo, casos de Scolari e Figo.
Fonte: Maisfutebol

Jesualdo Ferreira garante

"ESTE FC PORTO É A IMAGEM DOS JOGADORES QUE TEMOS NO PLANTEL"
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, após a vitória frente ao V. Setúbal, por 3-0:
«O que mudou na segunda parte? A atitude. Houve maior agressividade, o cumprimento das regras estabelecidas e maior fluência no jogo ofensivo. Na primeira parte, pelo sistema, parecia que o jogo ia ser facilmente resolvido, mas o V. Setúbal esteve muito bem nos últimos 20 minutos desse período. Na segunda fizemos o que tínhamos de fazer. Com a conversa que tivemos e as alterações pontuais que fizemos, a equipa melhorou.»
[O que disse aos jogadores?] «Não vou revelar aqui o que foi dito. Algo foi dito para alertar os atletas para o que se estava a passar. Houve um aumento de velocidade e de agressividade.»
[Acha que os jogadores já estavam com o jogo com o Arsenal na cabeça?] «Não. Há momentos que fazem a equipa oscilar entre o bom e o menos bom. Nenhuma equipa consegue manter o mesmo ritmo durante 90 minutos. Tivemos mal nos últimos 20 minutos da primeira parte. A conversa foi decisiva. Depois do primeiro golo o jogo tornou-se mais fácil.»
[Este é um F.C. Porto à sua imagem?] «Este é um F.C. Porto à imagem dos jogadores que temos esta época. As zonas de pressão mudam com este sistema. Há coisas que têm de ser trabalhadas. Há um posicionamento para valorizar os atletas que temos.»
[Pode prometer aos adeptos que o F.C. Porto vai ser campeão?] «O F.C. Porto joga sempre para ser campeão. Esse é sempre o nosso objectivo.»
[Sobre o jogo com o Arsenal para a Liga dos Campeões] «A Liga dos Campeões é um assunto quase encerrado. O F.C. Porto está apurado, resta saber se será primeiro ou segundo. Não é um jogo que nos preocupe.»