terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Equipa do ano da UEFA

PEPE, RICARDO CARVALHO, BOSINGWA E C. RONALDO NOMEADOS
A UEFA divulgou ontem a lista de 60 nomeados para a equipa do ano, cabendo agora aos cibernautas votar online no "onze-maravilha", e também no treinador do ano, até ao dia 12 de Janeiro do próximo ano. Entre os jogadores estão quatro portugueses - Bosingwa (FC Porto/Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Pepe (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Manchester United). Nenhum deles surpreende, pelo menos não tanto como a ausência mais notada, a de Deco (Barcelona/Chelsea). O médio de origem brasileira não fez uma boa época no Barça - nem a equipa, o que não impediu a nomeação de Puyol, Xavi, Iniesta e Messi -, mas desde que chegou a Londres tem sido fundamental no Chelsea e já foi Jogador do Mês da Premier League, em Agosto.
Nos últimos cinco anos, só por uma vez (2006) Portugal não esteve representado. Há um ano coube a Ronaldo "representar" o País, enquanto em 2005 foi José Mourinho o eleito para melhor treinador. 2003 e 2004 foram os anos de melhor colheita nacional, com a ajuda do FC Porto. Em 2003 foram eleitos Paulo Ferreira e Mourinho, bem como Figo (Real Madrid). Em 2004 entraram na melhor equipa Ricardo Carvalho, Maniche, Ronaldo e, de novo, Mourinho, considerado o melhor treinador três vezes em cinco anos. Desta vez não está nomeado.
Manchester e Espanha são os mais nomeados
O campeão europeu de clubes (Manchester United) e a campeã europeia de selecções (Espanha) são a equipa e país, respectivamente, com mais nomeados. Ronaldo tem, ao lado, cinco companheiros e o treinador Alex Ferguson, enquanto o Chelsea "mete" seis jogadores. De Espanha estão o técnico Luis Aragonés e nada menos do que 13 jogadores.

Sem comentários: