sábado, 30 de agosto de 2008

VENHA O MAIOR DOS CLÁSSICOS

UM BENFICA - FC PORTO SERVIDO AO JANTAR
O ambiente é já escaldante à volta do estádio da Luz, onde daqui a pouco mais de 1h, o clássico mais entusiasmante do futebol português dá o pontapé de saída. O Campeonato ainda mal começou, mas, face aos antecedentes, o ambiente é frenético. Como tem sido habitual nas últimas temporadas, o Benfica recebe o FC Porto já em desvantagem na classificação e, uma vez mais, isso coloca maior pressão sobre os encarnados. Afinal, se uma vitória lhes permite ultrapassar os portistas, uma derrota deixará a equipa de Quique Flores a cinco pontos de distância da de Jesualdo Ferreira, que na última época venceu na "Catedral".
O Benfica, apesar do empate na primeira jornada, encontra-se mais uma vez numa onda de entusiasmo, face às contratações de renome efectuadas até agora. Quique parece ser um treinador que emana confiança e entusiasmo, um Mourinho à espanhola, de quem os adeptos encarnados esperam milagres. Do lado do FC Porto, o entusiasmo não será tão grande, muito por culpa da derrota frente ao Sporting, mais uma, que os adeptos não perdoam a Jesualdo, e também pela saída de Quaresma, que na época passada decidiu o jogo a favor dos Dragões. Mas há Lucho, que renovou o seu contrato, por valores impossíveis para o futebol português, há Lisandro, Rodriguez e... Hulk, essa nova coqueluche dos sócios portistas.
A receita está dada, os ingredientes são da melhor qualidade, sirva-se agora o menu da melhor forma!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

FIM DA NOVELA: QUARESMA É DO INTER

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA
Ricardo Quaresma acaba de se transferir para o Inter de Milão, segundo notícia de última hora divulgada na imprensa radiofónica. A transferência custa ao Inter de Milão 25 Milhões de Euros mais o passe de Pelé, conforme exigência do FC Porto, que vê assim chegar o substituto ideal de Paulo Assunção.

SELECÇÃO: CONVOCADOS DE QUEIROZ PARA O ARRANQUE DA QUALIFICAÇÃO


Maniche, Pedro Mendes e Djaló convocados
Yannick Djaló é a grande novidade do seleccionador Carlos Queiroz na lista de convocados para os primeiros jogos do Grupo 1 de qualificação para o Mundial 2010. O avançado do Sporting faz a sua estreia na Selecção principal. Com Ricardo e Quaresma a manterem-se de fora, o treinador faz regressar Maniche e Pedro Mendes e não convoca Duda e Manuel Fernandes que tinham sido chamados para o particular contra as Ilhas Faroé.

Lista completa de convocados da Selecção principal
Quim (Benfica), Eduardo (Sp.Braga) e Daniel Fernandes (Bochum, Alemanha); Bosingwa, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Inglaterra), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Galatasaray, Turquia), Pepe (Real Madrid, Espanha), Antunes (Lecce, Itália) e Miguel (Valência, Espanha); Deco (Chelsea, Inglaterra), Raúl Meireles (FC Porto), Carlos Martins (Benfica), João Moutinho (Sporting), Simão Sabrosa (At.Madrid, Espanha), Nani (Manchester United, Inglaterra), Danny (Dínamo Moscovo, Rússia), Pedro Mendes (Rangers, Escócia) e Maniche (At.Madrid, Espanha); Nuno Gomes (Benfica), Hugo Almeida (Werder Bremen, Alemanha) e Yannick Djaló (Sporting).

A Selecção joga em Malta a 6 de Setembro e a 10 do mesmo mês recebe a Dinamarca em Alvalade.

CHEGOU SUAZO


Chegou esta madrugada ao aeroporto da Portela, David Suazo, avançado que o Inter emprestou ao Benfica. À chegada, o hondurenho mostrou-se com vontade de começar a jogar pelos encarnados.
«Estou muito contente por estar aqui. Estou aqui graças ao Rui [Costa], que me convenceu para um projecto muito bonito. As negociações correram muito bem», começou por dizer o internacional.
Suazo sente que pode ser importante no concretizar dos objectivos do clube da Luz: «Estou com uma grande vontade de colaborar com este excelente grupo e sei que a equipa está com grande vontade de ganhar este campeonato. Estou aqui para dar o máximo das minhas capacidades em campo e ajudar o grupo a conseguir o que os adeptos querem, que é ganhar a liga. O Benfica é um muito grande, sou hondurenho mas já tinha ouvido falar do clube. Sei que é um clube importante.»

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CHAMPIONS: TUBARÕES INGLESES E ESPANHÓIS NO CAMINHO DE SPORTING E FC PORTO


GRUPOS SORTEADOS DA LIGA DOS CAMPEÕES:

Grupo A
Chelsea (Inglaterra)
Roma (Itália)
Bordéus (França)
Cluj (Roménia)
Grupo B
Inter (Itália)
Werder Bremen (Alemanha)
Panathinaikos (Grécia)
Anorthosis (Chipre)
Grupo C
Barcelona (Espanha)
Sporting (Portugal)
Basileia (Suíça)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Grupo D
Liverpool (Inglaterra)
PSV Eindhoven (Holanda)
Marselha (França)
Atl. Madrid (Espanha)
Grupo E
Manchester United (Inglaterra)
Villarreal (Espanha)
Celtic (Escócia)
Aalborg (Dinamarca)
Grupo F
Lyon (França)
Bayern Munique (Alemanha)
Steaua (Roménia)
Fiorentina (Itália)
Grupo G
Arsenal (Inglaterra)
F.C. Porto (Portugal)
Fenerbahçe (Turquia)
D. Kiev (Ucrânia)
Grupo H
Real Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Zenit S. Petersburgo (Rússia)
BATE Borisov (Bielorrússia)

SPORTING CILINDRADO NA PRIMEIRA PARTE

Rui Patrício encaixou 5 golos
REAL MADRID 5-3 SPORTING

O Sporting esteve próximo de sair de Madrid com uma derrota sem precedentes, não fossem os golos marcados na segunda parte por Yannick e Miguel Veloso. O Real Madrid conquistou o Troféu Santiago Bernabéu, no seu estádio, com uma vitória por 5-3, depois de terem estado a vencer ao intervalo por 5-1.
Os «merengues» contruíram pois o triunfo durante primeira parte, chegando com bastante facilidade aos 5 golos. Os «leões» limparam a face no segundo tempo, recuperando até ao 5-3, todavia foram nítidas as dificuldades dos defesas leoninos para travar a classe da linha vançada dos madrilistas.
Higuaín (2 golos), Robben, Raúl e Pedro Silva (autogolo) construíram a goleada dos madridistas. Izmailov, Yannick e Miguel Veloso foram os autores dos golos da equipa de Paulo Bento.
Vukcevic voltou a não contar para o treinador do Sporting, que deixou o montenegrino sentado no banco durante os 90 minutos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

VITÓRIA DE GUIMARÃES FORA DA CHAMPIONS LEAGUE

INEXPERIÊNCIA E ACTUAÇÃO DO ÁRBITRO DITARAM AFASTAMENTO
O Vitória de Guimarães ficou pelo caminho, não garantindo o acesso à fase de grupos da Champions League, ao perder por 2-1 frente ao Basileia no jogo da 2ª mão. O Vitória nunca demonstrou ser uma equipa destemida e com estofo para continuar em tão altas andanças. A inexperiência da equipa terá pesado face a uma equipa suiça que, não sendo propriamente acessível, estava perfeitamente ao alcance da equipa portuguesa.
Além do demérito da equipa vitoriana, há que destacar a actuação do árbitro, que a escassos minutos do fim, anulou um golo à equipa da cidade-berço por pretenso fora-de-jogo que não existiu. No final houve escaramuças à entrada do túnel, com os jogadores vitorianos a confrontar a equipa da arbitragem.
Recorde-se que o Vitória já tinha sido prejudicado em Guimarães, com dois penalties a serem-lhe recusados. Depois da luta árdua na secretaria para o acesso directo, à custa do afastamento do FC Porto, o Vitória vê-se agora definitivamente arredado da Liga milionária.
O Vitória vai assim para a Taça Uefa, apesar das boas exibições de Andrezinho e Gregory. O Basileia mostrou, apesar de tudo, ser um pouco mais equipa, possuir mais estofo para a alta competição da Liga dos Campeões.

CLÁSSICO VAI TER CASA CHEIA

O Estádio Da Luz vai encher para o Benfica-FC Porto de Sábado
Quando estamos a 3 dias do maior clássico do futebol português, o director comercial do Benfica prevê casa cheia. Neste momento, o Estádio da Luz tem já ocupados 47.500 lugares, disse à agência Lusa o director comercial e de marketing do clube "encarnado", que espera casa cheia no sábado. "A expectativa para um jogo desta natureza é casa cheia. Neste momento temos já 47.500 lugares ocupados, portanto faltam cerca de 17.500. Ao ritmo das vendas dos últimos dias é uma certeza que vamos ter casa cheia", o que corresponde a 65 mil lugares, disse Miguel Bento.
Questionado sobre a aparente fraca afluência às bilheteiras do estádio, o director comercial e de marketing explicou que as vendas no recinto correspondem a cerca de metade do que sucede em todos os outros pontos do país.

LISANDRO: VAMOS À LUZ PARA GANHAR!

Lisandro Lopez não tem dúvidas: o F.C. Porto vai à Luz para repetir o desfecho de há um ano e sair com os três pontos. O avançado argentino, melhor goleador da última edição da Liga, garante que o estado de espírito dos jogadores é o melhor para o clássico: «Não há favoritos neste tipode partida, é um clássico. Há que trabalhar tranquilo. O balneário está muito confiante e vamos à Luz para ganhar», afirmou na habitual superflash, antes do treino da equipa esta manhã, no Olival.

CHAMPIONS LEAGUE: DIA DE DEFINIÇÕES

Está aberta a caça ao caneco
V. Guimarães tenta chegar aos milhões

As atenções portuguesas vão estar hoje viradas para a cidade-berço, onde o Vitória de Guimarães tenta aceder pela primeira vez à fase de grupos da Liga milionária, garantindo desde logo um encaixe financeiro de 6 milhões de euros.
Além da equipa de Manuel Cajuda, vários representantes do futebol português têm também em jogo a presença na Champions. Maniche e Simão (At. Madrid) têm de recuperar a desvantagem de um golo frente ao Schalke 04, o Anorthosis, de Paulo Costa e Tiquinho, vai à Grécia defender uma vantagem de três golos perante o Olympiakos, tentando tornar-se a primeira equipa cipriota a atingir esta fase da prova.
Em Bucareste, duelo entre o Steaua, de Tiago Gomes e o Galatasaray, de Fernando Meira, depois do empate (2-2) em Istambul. José Couceiro, treinador do Kaunas, tem tarefa difícil, visto que a sua equipa precisa de dar a volta a uma desvantagem de dois golos com os dinamarqueses do Aab. Finalmente, o Partizan de Belgrado, com Moreira, vai a Istambul tentar rectificar o empate da primeira mão (2-2) com o Fenerbahçe.

FAVORITOS GARANTIDOS NA FASE DE GRUPOS

Juventus, Barcelona e Panathinaikos garantiram na terça-feira a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, face aos resultados obtidos nos jogos antecipados da segunda mão da última pré-eliminatória.
Em Bratislava, na Eslováquia, a Juventus, sem o português Tiago entre os convocados, empatou a uma bola com o Artmedia, o que somado à goleada da primeira mão permite à equipa de Turim seguir em frente com uma confortável vantagem de quatro golos.
Já o Barcelona perdeu por 1-0 em Cracóvia, na Polónia, frente ao Wisla, mas o resultado conquistado em Camp Nou, também de 4-0, não oferecia dúvidas aos catalães quanto ao apuramento para a fase de grupos.
Também o Panathinaikos assegurou a entrada na liga milionária, após vencer o Sparta Praga por 1-0, naquela que foi a segunda vitória na eliminatória (2-1 na República Checa).
Jogos da segunda mão (entre parêntesis estão os primeiros resultados)

JOGOS DE HOJE:
Slavia-Fiorentina (0-2)
Dínamo Kiev-Spartak Moscovo (4-1)
BATE Borisov-Levski Spartak (1-0)
Dinamo Zagreb-Shakhtar (0-2)
Olimpiakos-Anorthosis (0-3)
Kaunas-AaB (0-2)
Steaua-Galatasaray (2-2)
Marselha-Brann (1-0)
At. Madrid-Schalke (0-1)
Arsenal-Twente (2-0)
Fenerbahce-Partizan (2-2)
Liverpool-Standard (0-0)
Basileia-V. Guimarães (0-0)
JOGOS DE ONTEM:
Artmedia-Juventus, 1-1 (0-4)
Wisla Cracóvia-Barcelona, 1-0 (0-4)
Panathinaikos-Sparta Praga, 1-0 (2-1)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

NELSON CERTO NO BÉTIS DE SEVILHA

Nelson vai ser o segundo português do Bétis
O lateral direito do Benfica Nelson esteve esta noite de segunda-feira em Sevilha, onde se reuniu de imediato com a Direcção do Bétis. Tudo indica que existe já um acordo entre as partes, válido por cinco anos, o qual vai ser formalizado hoje.
À saída do encontro, e de acordo com o Bétis, o representante do jogador, Carlos Janela, confirmou o entendimento: «Nelson está contente. Praticamente, ficou tudo decidido. Amanhã [hoje] será oficializado. Há algumas coisas por acertar, mas está tudo bem encaminhado. Vamos agora para Lisboa.»
O jogador, que viajou devidamente autorizado pelo Benfica, vai tornar-se no segundo português às ordens do técnico Paço Chaparro. O outro, como se sabe, é o guarda-redes Ricardo, que chegou a Sevilha no Verão de 2007.
O Bétis deverá pagar 5 milhões de euros por 80 por cento do passe do defesa, que representou o Benfica durante três temporadas, depois de já ter jogado pelo Vilanovense, Salgueiros e Boavista.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

MOURINHO CHAMA POR RICARDO QUARESMA

Mourinho já desespera por Ricardo Quaresma
No resclado da vitória na Supertaça de Itália, conseguida na marcação de grandes penalidades frente à AS Roma, José Mourinho afirmou que Ricardo Quaresma seria uma jogador útil ao campeão italiano:
«Para o equilíbrio da equipa seria importante ter outro extremo, que jogasse mais adiantado, mas vamos ver o que vai acontecer». O treinador portuguêsenvia assim mais um recado à administração do clube milanês, depois de ter arrecadado o seu primeiro título ao serviço do Inter.
Esta forma de pressão em que o Special one é mestre pode muito bem resultar no abrir dos cordões à bolsa de Maximo Moratti, no sentido de contratar definitivamente o extremo do FC Porto e terminar com a novela que se arrasta há largas semanas, novela essa que começa q prejudicar também o planeamento estratégico que o treinador português quer processar de forma adequada para a sua equipa.
FC PORTO TEM UM PROBLEMA URGENTE PARA RESOLVER
Do lado do FC Porto, o folhetim começa a arrastar-se e a provocar estilhaços, quando jé se fala em problemas de balneário entre o Harry Potter e os jogadores argentinos do plantel de Jesualdo Ferreira. De resto, o técnico dos campeões nacionais não conseguirá disfarçar por muito mais tempo a situação de Quaresma que, segundo o próprio Jesualdo, não joga por opção técnica. O jogo da Luz está à porta e a administração do FC Porto tem um problema urgente para resolver.

domingo, 24 de agosto de 2008

LIGA SAGRES: BENFICA ENTRA AO PÉ COXINHO

RIO AVE 1-1 BENFICA
O Benfica começa a Liga em desvantagem. Num fim-de-semana em que os adversários ganharam, os encarnados não foram além de um ponto. Todavia, é justo reconhecer que tiveram o jogo mais complicado dos três e podiam tê-lo vencido.
Esta noite tinha tudo, de resto, para não trazer a felicidade que o Benfica merecia. Para além de um adversário surpreendente, que ultrapassou todas as fragilidades e foi buscar forças não se sabe bem onde, o Benfica ficou bem cedo privado de Carlos Martins, que estava a ser dos melhores da equipa.
À meia hora de jogo, com a saída forçada de Carlos Martins, a equipa perdeu depois rapidez na saída para o ataque, mas continuou a chegar lá. Yebda teve mesmo a melhor ocasião de golo da primeira parte, mas a bola bateu na trave. Assim terminou a primeira parte.
A primeira parte tinha sido muito boa, a segunda foi ainda melhor. Começou por sê-lo quando o Rio Ave chegou ao golo. Semedo aproveitou uma confusão na área encarnada e empurrou para o fundo da baliza. O espírito agressivo, atrevido e aventureiro da equipa de João Eusébio justificava inteiramente este pequeno prémio.
O treinador colocara a equipa a jogar numa espécie de 4x1x4x1 com uma segunda linha de quatro médios todo-o-terreno, que defendiam, atacavam e trocavam permanente de posições. Foi difícil ao Benfica entender-se com esta dinâmica, mas a vantagem do golo de Semedo valeu apenas um minuto. No minuto seguinte, Urreta cruza da direita, Paiva não segura e Nuno Gomes empurra para golo. O avançado entrou da melhor forma no jogo, moralizou-se, trouxe dinâmica ao ataque e lançou o jogo para duas dezenas de minutos loucos. Numa toada de ataques constante impressionante.
O jogo estava bom, o mesmo Nuno Gomes, Urreta e Cardozo ameaçaram o golo para o Benfica, do outro lado Evandro fez o mesmo em duas ocasiões. O futebol partira-se por completo e cada bola significava uma jogada de ataque. Até que Quique mexe outra vez no jogo, lança Balboa no lugar de Urreta e o encontro como que acorda do sonho.
O treinador estivera muito bem ao colocar Nuno Gomes, teve menos sorte quando lançou Balboa. Até porque Urreta era dos jogadores que dava mais velocidade e profundidade ao ataque. Até ao fim o jogo continuou vivo, intenso e emotivo, mas o resultado não se alterou.




Liga Sagres, 1.ª jornada


Estádio dos Arcos, em Vila do Conde


Hora: 21.15


Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)


RIO AVE


Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Sílvio, André Vilas Boas, Livramento (André Carvalhas), Delson, Evandro, Tarantini (Niquinha) e Semedo (Ronaldo).


Suplentes: Mora, Niquinha, Henrique, André Carvalhas, Jorge Humberto, Wíres e Ronaldo.


Treinador: João Eusébio.


BENFICA


Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis, Léo, Ruben Amorim (Nuno Gomes), Yebda, Carlos Martins (Fellipe Bastos), Urreta(Balboa), Aimar e Cardozo.


Suplentes: Moreira, Balboa, Fellipe Bastos, Binya, Makukula, Sidnei e Nuno Gomes.


Marcadores: 1-0 por Semedo (56 min.); 1-1 por Nuno Gomes (57 min.)


Treinador: Quique Flores.

ÚLTIMAS: TÍTULOS, DECLARAÇÕES E RESULTADOS

Mourinho já ganha: Inter vence supertaça de Itália à Roma

Treinador do Belenenses deixou várias críticas ao árbitro da partida
Casemiro Mior: «Arbitragem foi tendenciosa»

Médio acusou amnésia e foi realizar um TAC cerebral
Benfica: Carlos Martins levado ao hospital após choque de cabeça

Treinador dos dragões assume falta de Paulo Assunção, mas deixa o aviso
Jesualdo Ferreira: «Não vamos mudar de sistema»

Vitória sobre a Portuguesa e derrota do Cruzeiro
Brasil: Palmeiras sobe ao segundo posto

França: Bordéus vence Nantes e junta-se ao grupo dos segundos

Jesualdo fala de repor a verdade, Mior queixa-se do árbitro

Mariano foi o rei dos aplausos no Dragão

Cadu e Juliano Vicentini já estão no Funchal
Marítimo garante mais dois reforços

«Temos de vender alguém primeiro»
Inter: Moratti confirma que Quaresma é o alvo de mercado

Golaço de Deco dá vitória ao Chelsea

Resultados:
Naval-Marítimo, 1-0
Marinho, goleador pela Naval: «Estou num bom momento»

Leixões-Nacional, 1-3
Bruno Amaro, dois golos depois de quase ter sido substituído

Celsinho marcou único golo do jogo aos 57 minutos
E. Amadora-Académica, 1-0

LIGA SAGRES: FCP DE MARIANO E HULK ENTRA A VENCER

Mariano Gonzalez foi decisivo para a vitória portista
FC PORTO 2-0 BELENENSES
O F.C. Porto venceu este Domingo o Belenenses por 2-0, em jogo da 1ª jornada da Liga 2008/09. A equipa portista dominou praticamente todo o jogo, através da acção do suspeito do costume, Lucho Gonzalez, que comandou as operações a meio campo de forma magistral. O triângulo do meio campo dos campeões nacionais pós-Paulo Assunção contempla o recuo de Raul Meireles e a inclusão de Tomás Costa mais adiantado a par de Lucho. O argentino contratado este ano parece adaptar-se melhor ao estilo de Jesualdo, muito pela sua disciplina táctica, que permite atenções defensivas e confere harmonia ao jogo portista.
Na frente, o destaque do jogo vai inteirinho para Mariano Gonzalez, autor de vários slaloms que permitiram situações de perigo, com destaque para a jogada espantosa que culminou com a bola no poste, ainda na primeira parte do desafio. O primeiro golo é seu, mesmo que através de um ressalto a remate de Lisandro, e na segunda parte teve jogadas pela direita dignas de Ricardo Quaresma. Rodriguez esteve uns furos abaixo do habitual e, talvez por isso, o FC Porto teve a espaços algumas dificuldades no jogo ofensivo.
Os golos dos dragões foram apontados por Mariano González (14 minutos) e Hulk (82), este último num remate de fora da área. De facto, na segunda parte, não conseguindo o Belenenses responder à desvantagem - podemos concluir que a equipa lisboeta teve alguma falta de ambição, apesar das tentativas de Cândido Costa, o mais inconformado e perigoso -, o FC Porto acabou por garantir a tranquilidade no portento de Hulk, um jogador que começa a dar nas vistas e a justificar a contratação. O brasileiro é imparável fisicamente e denota capacidades técnicas apreciáveis.
O FC Porto garantiu um bom resultado, cumpriu o milésimo dia em primeiro lugar na Liga mais importante do futebol português e entrou com o pé direito na Liga, ganhando confiança para o clássico da próxima semana na Luz.
FICHA DO JOGO
Liga Sagres, 1.ª jornada
Estádio do Dragão, no PortoHora: 19:15
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
FC PORTO
Helton, Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Benítez; Tomás Costa (Guarín), Raul Meireles e Lucho González; Mariano (Fucile), Lisandro e Rodríguez (Hulk)
Suplentes: Nuno, Fucile, Rolando, Bolatti, Guarín, Hulk e Farías
Treinador: Jesualdo Ferreira
BELENENSES
Júlio César, Cândido Costa, Carciano, Rodrigo Arroz (Sérgio Organista) e China; Baiano, Matheus, Silas, Zé Pedro e Maykon (Vinícius); Marcelo (João Paulo)
Suplentes: Assis, João Paulo, Mano, Organista, Evandro, Vinicius e Vanderlei
Treinador: Casemiro Mior
Golos: 1-0 por Mariano Gonzalez (15 min.); 2-0 por Hulk (82 min.)

LIGA SAGRES: SPORTING ENTRA COM O PÉ DIREITO

SPORTING 3-1 TROFENSE
O Sporting entrou com o pé direito na edição da Liga Sagres 2008/09 depois de golear o estreante Trofense em Alvalade por 3-1. Os marcadores dos golos leoninos foram Tonel (6 min.), Izmailov (23 min.) e Yannick Djaló (27 min.) e Pinheiro (59 min.), na marcação de uma grande penalidade, apontou o golo de honra do Trofense.
Num jogo com duas partes distintas, muito por culpa da expulsão de Anderson Polga, o Sporting apadrinhou a estreia do Trofense no escalão maior do nosso futebol, tendo conseguido conquistar os primeiros 3 pontos neste campeonato. Os leões tiveram uma entrada bastante fácil no primeiro jogo do campeonato, conseguindo desde logo impor o seu forte jogo de meio-campo, criando bastantes dificuldades à defesa do Trofense. E logo aos 4 minutos o Sporting conseguiu chegar ao golo por intermédio de Tonel, que sequência da marcação de um pontapé de canto apontado por Rochemback, aproveitou da melhor forma uma falha de marcação da defesa nortenha e cabeceou para o fundo da baliza.
O Sporting ia controlando o jogo, não permitindo que equipa adversária conseguisse sair da sua defensiva com a bola controlada. Aos 23 minutos o Sporting chega naturalmente ao segundo golo, e outra vez na sequência de um lance de bola parada. Fabio Rochemback apontou um livre directo na zona frontal, que Paulo Lopes teve dificuldade em suster e a bola sobrou para Yannick que na recarga cabeceia à barra da baliza, mas a bola sobra para Izmailov que também de cabeça aponta o golo leonino.
Tudo parecia fácil para a equipa de Paulo Bento neste primeiro jogo do campeonato e passados aos 4 minutos o Sporting chegou ao terceiro golo por intermédio de Yannick Djaló, de calcanhar. Já o Trofense, e depois de sofrer 3 golos em casa do Sporting nos primeiros 27 minutos de jogo, ainda antes do intervalo arriscou tirando um defesa e colocando um avançado e demonstrou sempre uma atitude positiva perante o jogo e o adversário.
Arbitragem polémica
A segunda parte foi completamente distinta da primeira, muito por culpa da expulsão de Anderson Polga e também da mudança de postura da equipa do Trofense. Aos 57 minutos Zé Carlos isola-se e quando se preparava para entrar na área e é derrubado por Anderson Polga. O árbitro aponta para a marca de grande penalidade, embora a falta fosse cometida fora da área, e expulsa o defesa central leonino. Pinheiro chamado à conversão não falha e reduz o resultado para 3-1. A atitude do árbitro resultou em muitos protestos leoninos.
O Sporting, com a expulsão, tentou reduzir o ritmo de jogo enquanto que o treinador do Trofense, Toni, arriscava tudo no ataque. Com o Trofense a demonstrar alguma vontade em atacar e em chegar com perigo à baliza de Rui Patrício, o Sporting mostrou sempre vontade de controlar o ritmo de jogo e só quando acelerava o ritmo é que conseguia chegar à baliza do Trofense. Acabou por ser uma vitória justa e tranquila do Sporting no primeiro jogo do campeonato. Quanto ao Trofense, deixou uma boa imagem, principalmente na segunda parte quando se viu com um homem a mais no terreno de jogo.


Ficha do jogo


Árbitro paulo baptista (AF Portalegre)
Assistentes Luís tavares e luís ramos
4º árbitro Bruno Esteves
Sporting
Treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR 6
78 Abel LD 4
13 Tonel DC 7
4 Polga DC 4
18 Grimi LE 5
28 João Moutinho MD 6
26 Rochemback MO 7
7 Izmailov MO 7
30 Romgnoli MO a 61' 6
20 Yannick Djaló AV a 81' 7
11 Derlei AV a 90'+1' 6
16 Tiago GR
5 Pedro Silva LD
3 Daniel Carriço DC
12 Caneira DC d 61' 5
25 Pereirinha MO d 81' 5
22 Tiuí AV
23 Postiga AV a 90'+1' -
amarelos 59' Abel
vermelhos 58' Polga
Trofense
Treinador Toni
1 Paulo Lopes GR 4
30 Zamorano LD 4
4 Valdomiro DC 3
17 Milton do Ó DC 3
3 Areias LE a 40' 3
77 Mércio MD 5
16 Pinheiro MO a 70' 4
6 Delfim MO 4
10 Ricardo Nascimento MO 6
8 Lipatin AV a INT 4
7 Hélder Barbosa AV 6
27 Vitor GR
49 Miguel Ângelo DC
12 Tiago Pinto LE
5 Edu MD
20 Edu Souza AD a INT 4
21 Rui Borges MO a 70' 3
9 Zé Carlos MD a 40' 6
Golos
[1-0] 5' Tonel
[2-0] 24' Izmailov
[3-0] 28' Yannick Djaló
[3-1] 60' Pinheiro g.p.
amarelos 16' Areias, 23' Milton do Ó, 50' Valdomiro, 73' Ricardo Nascimento , 80' Delfim


OUTROS RESULTADOS


V. Guimarães 1 - 1 V. Setúbal
P. Ferreira 0 - 2 Sp. Braga