sábado, 7 de março de 2009

PASSEIO A MATOSINHOS


Leixões 1-4 FC Porto

O campeão sobreviveu num Mar revolto. Numa partida entre vizinhos, com história semelhante no campeonato, o F.C. Porto puxou dos galões e bateu um Leixões mais pobre de orçamento que o adversário, mas igual em alma. Os matosinhenses pecaram, porém, ao dar dois brindes a um rival com pedras preciosas no plantel. E isso fez toda a diferença, mesmo que Meireles e Farias tenham acabado por transformar a visita a Matosinhos num passeio para os portistas.
Havia 36 anos de história a contradizer a ambição do Leixões. Era esse o tempo que os matosinhenses não batiam o F.C. Porto em casa. Porém, a campanha da equipa esta temporada levava o adepto menos crente a ter fé numa vitória sobre o vizinho dragão. Num Mar que teve ondas sucessivas de emoção, o embate entre matosinhenses e portistas foi um espectáculo intenso, digno do cartaz que, diga-se, este Leixões proporciona na Liga.
Já se sabia que Jesualdo Ferreira não podia contar com Cristian Rodriguez, o melhor dragão no clássico com o Sporting e peça importante no tridente ofensivo do F.C. Porto. Mas o técnico preparou ainda outra surpresa. Não, não foi na lateral-direita, onde desta vez apareceu Tomás Costa, mas sim no ataque. Hulk era o único elemento que restava da habitual ofensiva: Farías e Mariano completaram a «forquilha».
Do outro lado, José Mota não desiludia. Assumia o jogo pelo jogo. E foi assim durante quase todo o primeiro tempo. A uma vaga azul e branca sucedia-se uma de vermelho. Ou seja, a bola andava perto das duas áreas, embora o F.C. Porto tivesse conseguido furar mais vezes o forte leixonense.
Até que tudo caiu por terra, ou pelo ar, para ser mais exacto. Hugo Morais desviou uma bola com a mão e levou Lucho para a marca de penalty. Frente a frente, o número oito pensador do F.C. Porto e Beto, um dos melhores, para muitos o melhor mesmo, guarda-redes do campeonato. Levou a melhor o capitão azul e branco e, com isso, os azuis assumiam uma vantagem preciosa na partida. O golo, ou melhor, a grande penalidade, deixou o Mar em estado de revolta, mas a decisão de Rui Costa pareceu, logo ali no estádio, acertada.
O campeão nacional saía para o descanso com um ponto e meio na algibeira. Faltavam jogar mais 45 minutos.
Hulk em mais uma corrida memorável
Quando se esperava que o Leixões voltasse com vontade ainda maior, puxado pelos adeptos, eis que Laranjeiro oferece o segundo brinde ao vizinho rico. Uma distracção do lateral deu terreno a Hulk para partir com a bola colada ao pé esquerdo e bater, após mais uma corrida fantástica, um desamparado Beto.
José Mota jogou a última cartada. Lançou Zé Manel por troca com Hugo Morais, mas estava fácil de prever que a espera de 36 anos ia durar um pouco mais. Era preciso o Leixões ter uma eficácia enorme perante a melhor defesa do campeonato. Os matosinhenses jogaram as fichas todas, Zé Manel desperdiçou de cabeça e Chumbinho ainda atirou ao lado. Mas nessa altura já os portistas estavam cientes de que a tempestade do primeiro tempo passara e chegaram, com tranquilidade, ao 3-0, por Raul Meireles.
O ambiente não acalmou, porém, mas os ânimos exaltados (quer na primeira, quer na segunda parte) nas bancadas perderam (se alguma vez têm sentido de existir) razão de ser. Farías ainda aumentou para 4-0, Diogo Valente reduziu perto do final, mas nessa altura, já o campeão subia o Douro de modo tranquilo e na frente das outras embarcações, pois esta vitória confirma o dragão como líder do campeonato por, pelo menos, mais uma semana.

Fonte: Maisfutebol

LIEDSON RESOLVE CEDO

Sporting 2-0 Paços de Ferreira
O Sporting passou a pressão para F.C. Porto e Benfica, colocando-se entre os dois rivais na classificação, com uma vitória inequívoca sobre o P. Ferreira (2-0) que começou a ser construída bem cedo pelos pés do inevitável Liedson. Um golo que aliviou a equipa que se lançou para uma exibição agradável com uma dedicatória especial para o Dia Internacional da Mulher que se comemora este domingo.
Com Rui Patrício de regresso à baliza, Paulo Bento apostou em Caneira e Adrien para colmatar as ausências de Grimi e Rochemback, mantendo intacto o ataque que tinha apresentado no Dragão, incluindo Bruno Pereirinha no lado direito, em detrimento de Vukcevic que começou o jogo no banco. A vitória era o único resultado que permitia aos leões continuarem na luta pelo título e foi com esse intuito que a equipa entrou em campo, com um futebol rápido, jogado ao primeiro toque e bem objectivo.
Paulo Sérgio, por seu lado, precavido com a goleada consentida, aqui em Alvalade, para a Taça da Liga (1-5), abdicou do tradicional 4x3x3 para apostar num 4x4x2 mais defensivo, juntando Ricardo a Ferreira, Dedé e Pedrinha no meio-campo. A consistência pretendida pelo técnico não foi, no entanto, suficiente para travar o fulgor com que os leões entraram no jogo, com Izmailov e Pereirinha bem abertos nas alas e João Moutinho ao centro no apoio a Liedson e Derlei. A melhor técnica dos jogadores de Paulo Bento provocou sérios desequilíbrios na defesa amarela, demasiado estática para travar as constantes movimentações do adversário.
Numa jogada de insistência, João Moutinho ganhou uma bola à entrada da área e lançou Liedson que abriu o marcador com um remate cruzado que deixou Coelho mal na fotografia. O levezinho esteve limitado ao longo da semana, mas recuperou a tempo para uma exibição que, mais uma vez, se revelou determinante para o sucesso dos leões. Depois do golo, Liedson continuou imparável, pressionando a toda a linha e obrigando a defesa do Paços a sucessivos erros. Uma exibição que contagiou Derlei, também em bom plano, na luta pela bola e na conquista de espaços na área, rematando por três vezes de cabeça, antes de conseguir o ambicionado golo na sequência de um canto de Moutinho. Uma cabeçada fulgurante a oferecer ainda mais tranquilidade à equipa de Paulo Bento.
Paulo Sérgio não perdeu tempo e, depois do intervalo, voltou ao seu esquema habitual, prescindindo de Ózeia, fazendo recuar Ricardo e lançando Cristiano para a frente de ataque. Mas, mais do que uma questão táctica, os desequilíbrios faziam-se notar por uma questão de atitude. O Sporting não relaxou e manteve uma pressão intensa sobre a bola à procura do terceiro golo, com Pereirinha sempre muito activo sobre a direita, determinado a manter o lugar que conquistou à custa da gripe de Vuk.
O Paços continuava a arriscar pouco e o jogo foi perdendo ritmo, ao ponto de, nas bancadas, grande parte dos adeptos se alhear do jogo para se entreter com a tradicional onda mexicana. Paulo Bento procurou recuperar o interesse para o relvado, trocando Izmailov por Vukcevic, muito saudado pelas claques. O jogo voltou a animar e Moutinho teve o terceiro golo nos pés, a passe de Derlei, mas atirou por cima. Enquanto Paulo Sérgio refrescava o meio-campo, Paulo Bento refrescava o ataque, trocando o esgotado Derlei por Djaló. Opções que reflectiam o que se passava em campo, com o jogo preso na área do Paços, numa noite muito tranquila para Patrício.
Uma vitória que permite aos leões colocarem-se entre F.C. Porto e Benfica, com um ponto a separar os três candidatos ao título, à espera do que os adversários directos vão fazer este fim-de-semana, os de Jesualdo já esta noite em Matosinhos, os de Quique no domingo na Figueira da Foz.
Fonte: Maisfutebol

Quique: «Não sei nem quero saber»

Quique Flores mostrou-se este sábado muito incomodado com a notícia que dá conta do interesse do Sevilha na sua contratação para a próxima época. O treinador do Benfica deixou implícito que, à semelhança do passado recente, são informações que podem desestabilizar o grupo de trabalho.
"Pena que quando há uma boa dinâmica e resultados apareceram sempre estas notícias... Não me preocupa isso. Não sei nem quero saber, está fora da minha cabeça. Tenho contrato e estou bem aqui no Benfica", disparou o técnico espanhol na conferência de imprensa que serviu para falar do jogo com a Naval, no próximo domingo.
Com expressão e tom de voz que não escondiam o desconforto de abordar de novo um tema de que não gosta de falar, Quique Flores pediu para outros agentes serem colocados em destaque no Benfica:
"Não quero falar de mim. Falem dos jogadores, não dos treinadores, são eles que resolvem dentro do campo. Estou cansado de aparecer nos jornais a caminho de Espanha... não há explicação... isso não nos interessa. Só me interessam os dez jogos que faltam disputar na Liga e a Taça da Liga. Quanto ao resto, zero por cento de % de interesse."
Fonte: Record

PRESSÃO EM ALVALADE

Sporting - Paços de Ferreira (19h Sportv1)
O Sporting recebe o P. Ferreira este sábado (19h00) num jogo em que nenhuma das equipas pode perder pontos. O treinador leonino, Paulo Bento, admite que a sua equipa terá de estar preparada para iniciar uma fase de «grande pressão» e em que a «margem de erro é quase nula». Paulo Sérgio, técnico pacense, sacode toda a responsabilidade para os lados de Alvalade, recordando que o Sporting não pode perder pontos, já que corre o risco de ficar fora da corrida para o título. Mas o Paços também está obrigado a procurar pontos.
O conjunto anfitrião vem de um empate sem golos frente ao F.C. Porto em pleno Dragão e, na ronda anterior, tinha batido o Benfica. Resultados moralizadores frente aos adversários directos. O Sporting está no terceiro lugar, a quatro pontos do líder. No entanto, os leões estão pressionados pelo Nacional, Leixões e Sp. Braga, que têm apenas menos três pontos.
A dez jornadas do final do campeonato e com 30 pontos em disputa, Paulo Bento acredita que a sua equipa ainda tem possibilidades de chegar ao título. Mas, para que isso aconteça, «há que acreditar».
Paulo Bento não pode contar com Grimi, Romagnoli, Postiga e Rochemback, todos com problemas físicos. O lateral argentino será mesmo sujeito a intervenção cirúrgica este sábado. Rui Patrício está de regresso, pelo que Ricardo Batista salta da lista de convocados. Vukcevic, que falhou o clássico por estar engripado, voltou a ser chamado. Miguel Veloso, por outro lado, já está apto, mas ficou fora dos convocados por opção do treinador.
O P. Ferreira está na 12ª posição, com apenas três pontos de vantagem sobre os três últimos classificados. Nas últimas três rondas, os pacenses perderam com o Benfica (2-3) e com o F.C. Porto (0-2) e regressaram às vitórias frente ao Rio Ave (2-0).
Goleada na última visita do P. Ferreira
Os pacenses foram goleados na sua última passagem pelo Estádio José Alvalade (5-1), em jogo da Taça da Liga. O conjunto orientado por Paulo Sérgio chegou ao intervalo a perder por apenas 0-1, depois de um golo de Liedson, e ainda chegou a acreditar quando reduziu para 1-2, mas a partir dos 66 minutos os leões soltaram-se e marcaram mais três golos. Mas na primeira volta, na Mata Real, os leões deixaram lá ficar dois pontos depois de um empate sem golos.
Paulo Sérgio não poderá contar com os lesionados William, Guedes, Filipe Gonçalves, Rui Miguel e André Pinto. Filipe Anunciação também já não entra nas contas, depois de ter partido para a China para o início de uma nova aventura. Cristiano está de volta aos convocados, após três jogos de ausência, devido a uma entorse no joelho esquerdo contraída na Luz.
Equipas prováveis
SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Izmailov, Adrien Silva, João Moutinho e Vukcevic; Derlei e Liedson.
P. FERREIRA: Coelho; Danielson, Ricardo, Kelly e Jorginho; Ferreira, Dedé e Pedrinha; Edson, Carlos Carneiro e Cristiano.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 6 de março de 2009

O TÍTULO PASSA POR MATOSINHOS

Leixões - FC Porto (Sábado 21h RTP1)
O F.C. Porto desloca-se este sábado, pelas 21 horas, ao Estádio do Mar, para defrontar o Leixões. Um jogo, como recordou Jesualdo, entre os dois clubes que mais jornadas passaram na liderança da Liga. Ora por isso, vai ser um jogo entre dois vizinhos, muito amigos... dentro do género. Está longe de ser um jogo fácil para qualquer das equipas.
Já se defrontaram duas vezes esta temporada, ambas no Dragão, tendo havido uma vitória para cada lado. O Leixões venceu (3-2) para a Liga, o F.C. Porto reagiu com um triunfo (1-0) para a Taça de Portugal. O terceiro confronto, o primeiro em terreno do Leixões, promete por isso emoções fortes. A luta pela liderança passa por aqui.
JESUALDO FALA NUM LEIXÕES CANDIDATO AO TÍTULO
O jogo entre vizinhos foi, de resto, começou nas salas de imprensa. Jesualdo considerou o Leixões um candidato ao título, lançando pergaminhos para cima do adversário e com isso tentando dividir a pressão de ter de ganhar pelas duas equipas. José Mota sacudiu a pressão. «Mal estaria o futebol português se estivéssemos a lutar pelo título», referiu.
Compreende-se os discursos. Jesualdo queria obrigar o Leixões a discutir o jogo de igual para igual, com isso ganhando espaço e favorecendo o futebol dos seus jogadores. José Mota fez questão de colocar as coisas nos devidos lugares. «Os orçamentos dos candidatos são completamente diferentes. O Porto luta pelo título, nós por um jogo».
Uma procura de vitória... com 36 anos
Não é de esperar que o Leixões entre em campo à procura de outro resultado que não a vitória. A formação de José Mota já venceu no Dragão, em Alvalade e em Braga. Não sabe jogar para empatar. O que serve para contradizer a história. Há 36 anos que o Leixões não vence em casa o Porto: desde 1972/73. Este ano está habituado a ganhar.
Para além disso, a equipa parte praticamente na máxima força. Só não conta com Roberto (no Brasil por motivos familiares) e Paulo Tavares (lesionado). Dois jogadores que nem costumam ser primeira escolha. Já o F.C. Porto está bem pior nesse aspecto: sem Rodriguez (castigado), Fucile, Sapunaru, Guarín e Benítez (lesionados).
Também por isso, Jesualdo Ferreira estreou na convocatória o jovem Ivo Pinto (18 anos). Um lateral-direito da equipa junior, que pode servir para compensar as ausências dos dois laterais direitos de raiz. A escolha, porém, deve passar por Tomás Costa, uma adaptação que correu bem noutros tempos. A maior dúvida fica por isso no ataque.
Equipas prováveis:
LEIXÕES: Beto; Laranjeiro, Nuno Silva, Élvis e Angulo; Roberto Souza, Bruno China e Hugo Morais; Chumbinho; Rodrigo Silva e Diogo Valente. Suplentes: Berger, Joel, Sandro, Castanheira, Ruben, Sony, Zé Manuel e Braga.
F.C. PORTO: Helton; Tomás Costa, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Lucho e Raul Meireles; Lisandro, Farias e Hulk. Suplentes: Nuno, Ivo Pinto, Pedro Emanuel, Stepanov, Madrid, Mariano, Tarik e Rabiola.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 5 de março de 2009

APITO FINAL: UEFA NÃO CASTIGARÁ O FC PORTO

Ao que tudo indica, pressões burocráticas do Benfica não surtirão efeito
DA reunião da Comissão de Clubes que decorreu na última semana na Suiça, saiu uma proposta, a que A BOLA teve acesso, que deverá ser ratificada no próximo encontro do Comité Executivo do organismo que manda no futebol europeu, e que afasta o FC Porto do perigo em que se encontrava de ser afastado das competições da UEFA em 2009/10.
Perante a redacção dúbia do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões, merecedor de duros reparos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que não definia o alcance da pena de suspensão que propunha para os clubes que de alguma forma manipulassem esubvertessem a verdade desportiva, a UEFA decidiu alterar os parâmetros, embora mantendo os princípios «contra os batoteiros» enunciados por Michel Platini.
Com base nesta nova formulação, o facto de o FC Porto ter sido condenado por tentativa dec orrupção na justiça desportiva portuguesa por factos que ocorreram em 2003/04 (os portistas perderam seis pontos na Liga 2007/08 e o presidente do clube, Pinto da Costa, foi suspenso por dois anos) não será relevante para a admissibilidade dos dragões nas competições europeias em 2009/10.
Fonte: A Bola

REYES: "PRONTOS PARA GANHAR O TÍTULO"

José Antonio Reyes é um dos jogadores em quem os adeptos encarnados depositam maiores esperanças para o derradeiro terço do campeonato. Com a desvantagem para o líder FC Porto reduzida para apenas 2 pontos, o extremo espanhol aponta as derradeiras 10 jornadas da Liga como verdadeiras 'finais' em que falhar é palavra proibida. E os jogos decisivos começam já no próximo domingo à noite, na Figueira da Foz, frente à Naval.
'Vamos enfrentar a primeira de dez finais que, espero, nos conduzam ao objetivo que todos ambicionamos, que é sermos campeões', afirma o internacional espanhol em declarações a Record.
Reyes garante ainda que todo o plantel está focado num único objetivo que passa por acabar o campeonato em primeiro lugar. 'Todos estamos concentrados e determinados em lutar por este título', afiança o ex-jogador do Atlético Madrid que pretende juntar o título português aos campeonatos já conquistados em Inglaterra (Arsenal) e Espanha (Real Madrid).
Permanência é uma certeza
A permanência de José Antonio Reyes no plantel da próxima temporada é já uma certeza. OBenfica tem até final da época para adquirir os 75 por cento do passe ao Atlético Madrid e só próximo dessa altura irá despender uma verba a rondar dos 6 milhões de euros.
Entre o jogador e Rui Costa já existe um entendimento total que falta apenas colocar no papel. A questão salarial também não será um problema já que o espanhol aceita não ultrapassar o teto salarial definido.
'Merecem alegria'
Nos últimos dias, os adeptos do Benfica receberam vários elogios, alguns deles de origem improvável como foram os proferidos por Paulo Bento sobre a prestação e importância dos espetadores encarnados no recente encontro com o Leixões.
Reyes cedo caiu no goto da massa associativa encarnada, rendida com as exibições de nível elevado do espanhol logo no início da época, nomeadamente frente a Nápoles e Sporting (a quem marcou o primeiro tento da vitória encarnada). Na hora de retribuir, o camisola 6 benfiquista não se faz rogado.
'Os adeptos têm sido fantásticos e todos merecem partilhar a alegria que será conseguimos o objetivo do título', sublinha o internacional espanhol, cujas camisolas são alvo de intensa procura na loja do clube, a par de Pablo Aimar, os dois reforços desta temporada que mais cativaram os adeptos até esta altura.
Fonte: Record

INTER DE MOURINHO CILINDRADO


TAÇA DE ITÁLIA, Meias finais (1º mão):
Sampdória 3-0 Inter

José Mourinho apostou num Inter de segunda linha frente à Sampdória, na primeira mão das meias-finais da Taça de Itália, esta quarta-feira, em Génova, e, no final, só não se mostrou arrependido porque entende que não pode jogar sempre com os mesmos.
Depois de dois empates consecutivos - frente ao Manchester United na Liga dos Campeões e ante a Roma no campeonato -, o treinador português somou um verdadeiro insucesso.
«Estou preocupado», começou por dizer, no final, segundo a «Gazzetta dello Sport». «O jogo começou com um golo ridículo, sofremos outro de bola parada, uma situação que temos trabalho muito... e, depois, um terceiro golo novamente ridículo. O Inter foi demasiado passivo e, obviamente, tornou-se difícil fazer melhor. Quando em campo estão os melhores há essa possibilidade, mas quando não estão, pois não é humanamente possível jogar sempre com os mesmos, a equipa não tem qualidade», lamentou.
O facto de a segunda mão dos oitavos-de-final, agendada para a próxima semana, em Manchester, não serviu de desculpa para José Mourinho.
«Seria de esperar que um jogador menos utilizado aproveitasse as oportunidades. Mas Rivas não esteve bem, ele sabe-o e eu também. No entanto, não é justo culpá-lo só a ele pela derrota. Somos todos responsáveis. É um resultado que nos deixa em dificuldades para a final, mas nada é impossível no futebol», concluiu.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 4 de março de 2009

JUVENTUS QUER CASTIGO PARA MOURINHO

As últimas declarações de José Mourinho geraram enorme polémica em Itália. Dos principais rivais do Inter vieram críticas, com a Juventus a defender mesmo que o treinador português deve ser castigado.
«Pedimos um esclarecimento ao Inter e tomámos nota da posição deles. Agora esperamos uma decisão da federação, que decidirá sobre este episódio», disse Jean Claude Blanc, administrador-delegado do clube de Turim.
Na véspera a Juventus já tinha emitido um comunicado a contestar as «graves declarações» de Mourinho e a pedir ao Inter que se demarcasse das palavras do técnico, por considerar que «desrespeitavam a Juventus e os seus 14 milhões de adeptos». O emblema «nerazzurro», no entanto, ficou do lado do seu treinador, alegando que Mourinho «expressou as suas ideias sem insinuações, sem malícia e com sinceridade, dentro do seu estilo, muito apreciado no clube».
Fonte: Maisfutebol



terça-feira, 3 de março de 2009

EMPATE NA MATA REAL

TAÇA DE PORTUGAL, MEIAS FINAIS: Paços Ferreira 2-2 Nacional
Ficou tudo em aberto no primeiro jogo da Taça de Portugal que opôs o Paços de Ferreira e o Nacional da Madeira, após as equipas empatarem a dois golos no estádio da Mata Real.
A equipa da casa colocou-se em vantagem aos 16 minutos com um golo de Leandro Tatu, após uma grande assistência de Ferreira.Contudo, o Nacional deu a volta ao marcador em seis minutos. Após um lançamento de Alonso, Mateus rematou e inaugurou assim o marcador para os madeirenses aos 28 minutos.
Aos 34 minutos o melhor marcador da Liga Nené, marcou o segundo golo na conversão de um livre.Findo o intervalo do jogo, o Paços de Ferreira entrou mais forte na segunda parte, conseguindo igualar o marcador aos 62 minutos por Dedé.A segunda mão está agendada para 22 de Abril, no estádio da Choupana.
Fonte: Sapo infordesporto

VARELA NO DRAGÃO A CUSTO ZERO


O jovem internacional Sub-21 Silvestre Varela irá transferir-se pra o FC Porto no final da época, altura em que termina a sua ligação com o Estrela da Amadora. O ex-sportinguista já tinha sido sido referido como potencial alvo portista durante o mercado de Janeiro mas a sua transferência só se tornará definitiva no final da temporada. O vínculo terá uma duração de 4 anos.
O avançado de 24 anos, formado nos escalões jovens do Sporting, onde nunca teve oportunidades de demonstrar o seu valor, seguirá para o Dragão após passagens pelo Casa Pia, Vitória de Setúbal, Recreativo de Huelva e Estrela da Amadora.
Com 2 golos em 18 jogos na liga e outros tantos na Carlsberg Cup num único jogo, Varela junta-se a Miguel Lopes como futuro reforço portista. Os dirigentes portistas poderão estar a enveredar por uma política de contratações que priviligia jovens portugueses com experiência na primeira liga, podendo ser Beto do Leixões o próximo alvo.

Fonte: ZeroZero

GUERREIROS DO MINHO

SP. BRAGA 1-0 V. GUIMARÃES
Por instantes, as palavras do lendário Bill Shankly (técnico do Liverpool entre 1959 e 1974) ecoaram no derby do Minho. «O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais do que isso». O digladiar entre Sp. Braga e V. Guimarães foi feroz. Vizinhos, arqui-rivais, de corpo e alma no ultimo jogo que ambos queriam perder. Levou a melhor a equipa de Jorge Jesus, por 1-0, com um golo anotado logo na fase inicial por Paulo César.
O jogo não foi bonito. Muito longe disso. Foi rijo, agressivo, disputado com mais coração do que com cabeça. E teve um vencedor justo. Principalmente por aquilo que fez na primeira parte. O Vitória perdeu e ficou ainda mais longe dos lugares que darão acesso às competições europeias. Enfim, a peleja teve odores de derby, sinais de agruras de uma rivalidade anciã, mas não teve bom futebol na maior parte do tempo.
O único golo, como escrevemos, surgiu no início. Luís Aguiar (saiu demasiado cedo da partida, por lesão) fugiu pelo lado esquerdo e cruzou com primor para Paulo César. O avançado, na sua segunda presença como titular na Liga, mostrou que pode jogar com mais regularidade.
Cajuda errou e reconheceu-o bem cedo
Manuel Cajuda falhou redondamente. O técnico apostou numa espécie de 3x4x3 (três centrais para os dois avançados do Sp. Braga), mas a equipa não absorveu as indicações do técnico. O início da partida do V. Guimarães foi francamente mau e o Sp. Braga só não fez mais golos por demérito de Renteria (surgiu duas vezes diante de Nilson mas rematou contra o brasileiro).
Os arsenalistas só começaram a sentir dificuldades a partir dos 31 minutos. Cajuda reconheceu o erro da estrutura escolhida e abdicou de Danilo, um dos centrais, para colocar o atacante Roberto. O Vitória melhorou, teve duas boas situações até ao intervalo por Marquinho, mas aparentou sempre um desequilíbrio emocional preocupante.
Entusiasmo e guerrilha verbal
Roberto e Luís Filipe, pelo menos eles, justificaram a célebre expressão de Bill Shankly. As entradas absolutamente perigosas sobre Evaldo e César Peixoto conferiam um tom bélico a uma partida já chamuscada pelas provocações das bancadas.
Ânimos exaltados com regularidade, um árbitro algo perdido num caldeirão de vapores viperinos e uma partida bloqueada pela postura açaimada dos dois conjuntos. O futebol, claro, foi o principal prejudicado no meio deste clima, algures entre o entusiasmo e a guerrilha verbal.
A etapa complementar, arduamente disputada e com um Vitória já ao nível do seu oponente, trouxe perigo para as duas balizas somente nos derradeiros instantes. O Sp. Braga, no entanto, segurou a vantagem e mantém-se em posição excelente para ser um dos grandes vencedores da Liga 2008/09. Refira-se, contudo, que parece ter ficado por marcar uma grande penalidade contra o Sp. Braga aos 84 minutos, por derrube de João Pereira a Desmarets. Falta há. Foi cometida dentro ou fora da área?
Apito final, explosão de vermelho nas bancadas e um sorriso trocista de Bill Shankly perante tamanha rivalidade, dentro e fora do relvado. Por vezes, um jogo de futebol parece mesmo muito mais do que uma questão de vida ou de morte.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 2 de março de 2009

A LIGA E O FUTEBOL PORTUGUÊS VISTOS DO CLÁSSICO DO DRAGÃO

Opinião
O clássico de sábado entre o FC Porto e o Sporting permite tirar algumas conclusões relativamente à luta pelo título desta época. Jogo fraco, constitui não apenas o espelho do que tem sido esta Liga, mas também da pobreza do futebol português, esta que por sua vez não resulta somente da qualidade dos jogadores que a compõem, mas vários factores até de índole psicológica e conjuntural que não deixam de ser normais num país como aquele em que vivemos.
Repare-se na campanha imaculada do FC Porto na Liga dos Campeões. Na verdade, todos os críticos e pseudo-intelectuais da bola - com destaque para esse "monumento" da intelectualidade futebolística nacional que é Rui Santos - são unânimes em criticar a bola indígena, quando comparada com a inglesa, italiana, espanhola, etc. Esquecem-se esses doutos que estamos num país cujo PIB nada tem a ver com esses outros.
Se conseguirmos ser pragmáticos e rigorosos na análise teremos que chegar à conclusão que o futebol português até vai fazendo alguns milagres lá fora, ou não fossem o melhor jogador e o melhor treinador do mundo portugueses; ou não tivesse sido o FC Porto há bem pouco tempo campeão europeu e mundial; ou não continuasse a ser o campeão nacional um exemplo de sucesso na Europa, ele que não faz uma Champions sem atingir pelo menos os oitavos de final; entre outros exemplos materializados já esta época pelo Braga ou até pelo Sporting (aqui, termos que subtrair o último jogo contra o Bayern obviamente).
Em boa verdade, estamos ao nível que podemos estar, talvez até um pouco acima das nossas reais potencialidades. Fala-se como termo de comparação de outros campeonatos, como o inglês ou o italiano, mas comparar o campeonato português com o inglês, só mesmo na "cabecinha pensadora" do Rui Santos, ou por muita má fé ou utopia, porque os nossos aliados de sempre são uma potência económica e cultural mundial, onde o dinheiro está em quantidade a milhas dos cofres deste país.
Voltemos ao clássico. O Sporting, já o disse aqui, tornou-se gradualmente num clube de formação, para quem importa mais criar o melhor jogador do mundo, mesmo que seja para ir dar títulos aos tubarões, do que ganhar. Paulo Bento já percebeu esse factor incontornável e faz o que pode, com a agravante de cometer também ele, erros de palmatória.
Os leões tiveram no sábado uma oportunidade de ouro para ganhar no Dragão e apertar a luta pelo título de forma definitiva, mas apresentou-se calculista ao limite, jogando para não perder, acima de tudo, como aliás nos vem habituando estratégia de Bento. Os 0-5 da Champions, cujos efeitos - a fazer fé nas reacções de quase normalidade de técnicos e responsáveis - parecem não ter sido alarmantes para os lados de Alvalade. Paralelamente, tal resultado deu uma desculpa ao Sporting para não se expor em demasia no Dragão, de forma a não voltar a ser humilhado e os resultados estão à vista: o Sporting só por muita sorte conseguirá chegar ao título esta época.
O FC Porto mostra nesta altura uma previsibilidade incomodativa e mesmo irritante para os seus adeptos. De facto, uma equipa que já prometeu e até calou aqueles que a achavam mais fraca do que em anos anteriores, tinha tudo para dar xeque-mate aos seus adversários nas últimas três jornadas. Falhou com o Benfica de forma clamorosa, voltou a falhar com o Sporting.
Numa equipa onde a falta de Quaresma foi muito bem suprimida - em termos de influência no jogo colectivo da equipa - por esse fenómeno que é Hulk, notam-se alguns desiquilíbrios relativamente ao ano passado essencialmente porque os laterais estão longe da qualidade de Bosingwa e até, pasme-se, de Marek Cech. Também no miolo se nota claramente o défice de Fernando relativamente a Paulo Assunção. Fernando não consegue para já sair a jogar, perde bolas onde não devia perder e acaba por não dar segurança a Lucho para olhar mais em frente e empurrar a equipa para o ataque.
Creio todavia que o grande problema do FC Porto começa a ser Jesualdo Ferreira. O treinador portista é competente na organização da equipa, na solidez que imprime ao colectivo, mas peca por não ser nada interventivo em termos tácticos. O FC Porto joga num 4x3x3 demasiado previsível, assustadoramente dependente de Lucho, sem alternativas ao argentino e sem planos-B quando o temível tridente atacante se ressente do sub-rendimento de El comandante. Na verdade, com três avançados do nível de Hulk, Lisandro e Rodriguez exigia-se alguém a criar livremente, a municiar o ataque potenciando a velocidade dos três.
Neste contexto, e porque Lucho parece muitas vezes mais preocupado em jogar para o contrato milionário, continuo a não compreender por que razão Ibson ou Luís Aguiar não estão no Dragão, como não entendo porque é que Guarín deixou de ser convocado. De resto, as substituíções do costume e a horas inacreditavelmente tardias (as entradas de Mariano e Fárías praticamente no final do jogo chegam a ser constrangedoras).
Justiça seja feita: o FC Porto é o único clube que continua nas três frentes e esse é o único trunfo de Jesualdo, mas para quem esteve no Dragão e é aficionado dos campeões nacionais, começa a provocar uma irritação acentuada a froma como o FC Porto joga no seu estádio, sem ideias e sem o fogo de outrora.
Quanto ao Benfica, abdico de qualquer comentário mais aprofundado, porque de facto a equipa lisboeta é neste momento a maior incógnita do futebol português. Além disso, vejo os seus responsáveis mais preocupados com o apito dourado e com a qualificação para a Champions na secretaria do que propriamente com o futebol apresentado pelos milionários comandados de Quique. Ficará para mais tarde uma apreciação.
Rodriguez

FIGO E CRESPO SALVAM MOURINHO

Inter 3-3 Roma
O início do jogo foi bastante agitado, com a Roma a surpreender pelo atrevimento com que entrou. As duas balizas passaram por momentos de aflição, Maxwell quase marcava para o Inter, mas seria mesmo a formação da Cidade Eterna a inaugurar o marcador.
23 minutos. Motta soltou-se muito bem na direita e cruzou para a entrada de Daniele de Rossi com a cabeça. O Inter acusou o toque e logo a seguir sofreu o segundo golo. O norueguês ganhou espaço na esquerda e no frente a frente com Júlio César não tremeu. 0-2 para a Roma, dois golos apontados pelos seus defesas laterais.
Figo em campo para a reviravolta
E se a primeira parte foi surpreendente e emocionante, o que dizer da segunda? José Mourinho agitou ao intervalo, lançou Patrick Vieira e Luís Figo para os lugares de Burdisso e Maxwell, e foi recompensado já na fase final da partida. Depois de muito sofrimento.
Quando Mario Balotelli reduziu a diferença aos 50 minutos, após bom movimento de Adriano, pensou-se que o Inter chegaria com alguma facilidade ao empate. Nada mais errado. A Roma manteve um excelente nível de jogo e voltaria a silenciar o San Siro.
Após erro de Vieira, Matteo Brighi surgiu nas costas de Júlio Batista e fez o terceiro da equipa de Luciano Spalletti. 1-3 no marcador com 32 minutos ainda em disputa.
Mourinho olha para «Ibra» e aposta em Crespo
A última meia-hora do Inter de Milão foi avassaladora. O primeiro passo, reduzir a diferença, foi alcançado na marcação de uma grande penalidade. Balotelli bateu o brasileiro Doni, após falta de De Rossi na área da Roma. 63 minutos.
Mas a Roma continuava na liderança. José Mourinho terá olhado uma e outra vez para Ibrahimovic, sentado no banco de suplentes em gestão de esforço, mas decidiu-se por Hernan Crespo. E fez bem, muito bem.
Pouco depois de entrar, o argentino recebeu um cruzamento perfeito de Luís Figo na direita e cabeceou para o 3-3 final. Um grande espectáculo, uma demonstração de qualidade e força de parte a parte.
Constituição das equipas:
INTER: Júlio César; Maicon, Córdoba, Burdisso (Vieira, 46) e Santon; Zanetti, Cambiasso e Maxwell (Figo, 46); Stankovic (Crespo, 77), Adriano e Balotelli.
ROMA: Doni; Motta, Mexés, Panucci e Riise; Pizarro, De Rossi, Brighi e Taddei; Vucinic (Menez, 76) e Júlio Batista.
Fonte: Maisfutebol