sábado, 28 de março de 2009

VAMOS LÁ MUDAR A HISTÓRIA!

Ibrahimovic, desta vez, estará ausente
PORTUGAL - SUÉCIA (20h45 TVI)

Dizem os números que Portugal nunca venceu em casa a sua congénere sueca, mas está na altura, até porque a necessidade é muita, de Portugal conseguir virar essa página. Com Deco recuperado, os comandados de Carlos Queiroz estão confiantes num bom resultado. As equipas partem para este jogo em igualdade pontual (5 pontos), mas com a Suécia a ter menos um jogo disputado.

No Estádio do Dragão, Portugal deverá iniciar a partida com Eduardo na baliza, sendo a linha da defesa composta por Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda. No meio campo Pepe será o pivot defensivo da equipa, com Maniche e Deco a fazerem as outras duas posições da zona intermediária do campo. Cristiano Ronaldo e Simão nas alas terão a missã de «causar estragos» e servir o ponta de lança Hugo Almeida.

Olhando à História, 6 jogos disputados em território nacional e nenhuma vitória para as cores lusas. 4 vitórias para a equipa nórdica e dois empates, empates esses nas últimas duas partidas.
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 27 de março de 2009

QUARESMA: "VOLTEI A SER FELIZ"


Ricardo Quaresma faz um balanço positivo dos cerca de dois meses que passou no Chelsea. O extremo, em entrevista ao site dos «blues», falou da mudança de Milão para Londres, da saída de Scolari, da sua adaptação, do futebol inglês e ainda da Selecção Nacional. «Voltei a ser feliz», apontou o camisola 18, acrescentando que ficará sempre grato a Scolari por dar-lhe a oportunidade de jogar na Premier League, onde «o ritmo é frenético» e todos têm de estar no seu melhor.
Foi contratação de última hora no Inter, mas não teve um percurso feliz no clube milanês. Por isso, novamente em cima do final das inscrições, seguiu para o Chelsea por empréstimo: «Não estava a jogar bem e não estava feliz. Já me sinto mais confiante aqui no Chelsea e isso trouxe-me a alegria que não tinha no Inter. Perdi a vontade e motivação, factores importantes para que um futebolista seja feliz. Voltei a sê-lo, porque tenho a minha confiança de volta. Quero melhorar ainda mais.»
Poucos dias após a sua chegada a Londres, Luiz Felipe Scolari saiu do comando técnico dos «blues», dando lugar a Guus Hiddink. Quaresma admite que a situação foi complicada, uma vez que tinha sido o ex-seleccionador de Portugal a contratá-lo e o futuro tornou-se mais imprevisível: «É uma situação sempre complicada. Mas para mim foi um pouco mais, porque não sabia o que iria acontecer. Vou ficar sempre grato a Scolari por me ter dado a oportunidade de vir para o Chelsea, mas estas coisas acontecem. Todos os jogadores têm de respeitar o treinador, independentemente de quem vai ou vem e têm de continuar a fazer o seu trabalho.»
«Todos gostam de jogar na Liga inglesa porque é muito competitiva»
Aos 25 anos, Quaresma já passou pelas Ligas portuguesa, espanhola, italiana e inglesa. Apesar de dizer que é complicado fazer comparações, o extremo acaba por apontar que o campeonato inglês é mais exigente e competitivo. Sinal disso é o facto de Inglaterra ainda ter quatro equipas na Liga dos Campeões ¿ prova onde não pode participar: «Em cada campeonato existem mentalidades e formas diferentes de jogar. Todos os jogadores gostam de jogar na Liga inglesa, porque é muito competitiva. Os jogadores chegam aqui e aprendem muito. Tornam-se mais fortes física e psicologicamente. Todos querem jogar e isso ajuda-nos a melhorar e a tornarmo-nos mais fortes. Isso só pode ajudar-nos em qualquer Liga que joguemos. Dá-nos mais motivação, porque o ritmo é frenético e temos de estar no nosso melhor.»
Selecção: «Sempre que precisarem de mim sabem onde encontrar-me»
Com muitos dos companheiros concentrados nas respectivas selecções, Quaresma não se deixa abater pelo facto de não ter sido chamado por Carlos Queiroz. Aproveita para trabalhar no duro e mostrar a Hiddink (e ao seleccionador) que merece uma oportunidade: «Neste momento, estou a jogar bem. Tenho a oportunidade de jogar e de trabalhar de forma árdua, por isso, mantenho-me confiante. Sempre que a Selecção Nacional precisar de mim sabem onde encontrar-me e estarei em boas condições físicas.»
Esta sexta-feira o Chelsea realiza um encontro particular frente ao West Ham e sempre dá para Quaresma matar a fome de bola, já que tem sido suplente nos «blues»: «É bom para nós porque só queremos é jogar futebol. Para além disso ajuda-nos a melhorar a condição física para os jogos importantes que se avizinham.»
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 26 de março de 2009

DECO VAI A JOGO


Mágico treinou sem limitações

Deco treinou sem limitações esta quinta-feira, a dois dias do Portugal-Suécia. Parece confirmar-se assim a recuperação do médio para o importante compromisso da selecção na campanha para o Mundial 2010.
O jogador do Chelsea integrou os trabalhos no período inicial, aberto à comunicação social, participando num exercício de futvolei com os restantes 18 jogadores de campo.
Carlos Queiroz mostrou-se naturalmente preocupado com a condição física do médio, com quem foi conversando. Com a recuperação de Deco, o seleccionador tem assim todos os jogadores à disposição para o encontro deste sábado, no Estádio do Dragão.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 25 de março de 2009

FC PORTO SALVO DE EVENTUAL CASTIGO

Alteração de regulamentos da Uefa confirma presença na Champions por mérito desportivo
O Comité Executivo da UEFA aprovou esta terça-feira a alteração aos regulamentos da Liga dos Campeões. O artigo 1.4, que esteve na origem das dúvidas sobre a admissão do F.C. Porto na prova na época passada, foi revisto e tudo indica que a nova formulação deixa os «dragões» a salvo de castigo pelo seu envolvimento no processo Apito Dourado.
A UEFA ainda não divulgou a o texto dos novos regulamentos, mas as indicações vão no sentido de que o artigo que estabelece as condições de admissão não abrange a data dos processos em que o F.C. Porto está envolvido, 2003/04. O artigo deverá estipular, segundo fonte da UEFA citada pela Lusa, que um clube será suspenso por um ano das provas caso tenha estado envolvido na manipulação ou viciação de um jogo desde que os factos tenham ocorrido após 27 de Abril de 2007, altura da reformulação dos estatutos do organismo.
No Verão passado o F.C. Porto foi excluído em primeira instância da Liga dos Campeões pela Comissão Disciplinar da UEFA, mas essa decisão foi anulada pelo Comité de Apelo, considerando que os factos não estavam devidamente apurados e que o processo devia voltar a ser analisado, mais tarde, pela Comissão Disciplinar.
Fonte: Maisfutebol

LIGA PREPARA CASTIGOS

Soares Franco, Paulo Bento, Pedro Silva e João Moutinho alvos de processo disciplinar da Liga
Na sequência de toda a polémica que envolveu a final da Taça da Liga, e em concreto devido às declarações feitas a seguir ao jogo, a Comissão Disciplinar da Liga decidiu instaurar quatro processos disciplinares a elementos do Sporting.
Os jogadores Pedro Silva e João Moutinho, o técnico Paulo Bento e o presidente Filipe Soares Franco são os visados, e arriscam um eventual castigo.
O «encontrão» de Pedro Silva a Lucílio Baptista, e o gesto de Paulo Bento, dirigido ao árbitro do encontro com o Benfica, não são contemplados, «uma vez que foram observados e analisados pela equipa de arbitragem», e «depois de inquirido o árbitro principal do jogo».
Em causa estão, por isso, as declarações proferidas no final do jogo, e o gesto do lateral brasileiro, que se recusou a receber a medalha ao pescoço e atirou o objecto para longe. Pedro Silva já foi, de resto, castigado com um jogo, consequência automática do cartão vermelho com que foi admoestado.
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 24 de março de 2009

Selecção em concentração


DECO CONTINUA EM DÚVIDA

O médico Deco, ainda recuperar de uma lesão, é o único jogador impedido de treinar com selecção portuguesa de futebol, que defronta a Suécia, no sábado, em jogo de qualificação para o Mundial 2010.
De acordo com o boletim clínico esta segunda-feira publicado no site da Federação Portuguesa de Futebol, Deco tem uma "lesão muscular da região posterior da coxa esquerda" e "cumpre programa específico de recuperação", pelo que "mantém trabalho de ginásio/piscina e tratamentos adequados".
O médio luso-brasileiro, que se lesionou ao serviço do Chelsea, de Inglaterra, há pouco mais de uma semana, permanece assim em dúvida para o confronto no Estádio do Dragão.
Por seu turno, o defesa central Ricardo Carvalho, que hoje foi dos jogadores submetidos a trabalho mais intenso em Óbidos, ainda revela "sequelas de entorse do tornozelo esquerdo" e "cumpre programa de recuperação funcional englobando ginásio e tratamentos adequados". No entanto, o companheiro de clube de Deco está "apto para o treino sem limitações".
O mesmo acontece com Danny, extremo do Zenit de São Petersburgo, que apresenta "sequelas de traumatismo com entorse do tornozelo esquerdo" e "cumpre programa de recuperação funcional e tratamentos adequados".
Segundo o boletim médico, os restantes atletas não apresentam quaisquer limitações.Sob orientação do seleccionador, Carlos Queiroz, a selecção volta a treinar terça-feira, às 11:00, no relvado do hotel da Praia d'El Rey, em Óbidos, onde a equipa está concentrada.
Portugal defronta sábado a Suécia, no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro do Grupo 1 de qualificação para o Mundial 2010, e três dias depois joga um particular com a África do Sul, em Lausana, na Suíça.
Fonte: Sapo Infordesporto

SOARES FRANCO: "BENFICA TEM FALTA DE MEMÓRIA"

O presidente do Sporting devolveu esta segunda-feira a acusação de "falta de memória" ao Benfica e lamentou que o rival lisboeta ainda não tenha reconhecido que a vitória na Carlsberg Cup nasceu de um golo irregular."De um clube que não se cansa de dizer que pugna pela verdade desportiva, ainda não ouvi uma palavra sobre o que passou" no jogo disputado sábado no Estádio Algarve, observou Filipe Soares Franco, em entrevista ao programa televisivo O Dia Seguinte, da SIC Notícias.
O Benfica considerou hoje que o Sporting está a demonstrar "falta de fair play e mau perder" e "esqueceu a forma como ganhou ao Rio Ave", defendendo que o clube da Luz venceu a prova "com mérito", em comunicado lido pelo seu director de comunicação."O Benfica é que tem falta de memória, porque o Sporting não precisava de ganhar (ao Rio Ave) para se qualificar e o treinador do Sporting, Paulo Bento, reconheceu no fim que o golo tinha sido irregular", assinalou Soares Franco.
Para o presidente do Sporting, "é muito triste" que o Benfica ainda não tenha reconhecido que o golo que lhe proporcionou o empate 1-1 nasceu de uma grande penalidade inexistente e que "era o Sporting que deveria ter ganho a Carlsberg Cup".
O resultado manteve-se inalterado até ao fim do jogo e o Benfica acabou por se impor no desempate por grandes penalidades, por 3-2, conquistando a segunda edição da Carlsberg Cup.
Soares Franco revelou também que recebeu um telefonema presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, "a manifestar a sua incomodidade com tudo o que se passou" no jogo disputado no Estádio Algarve.O presidente "leonino" adiantou que a atitude de Pedro Silva, que arremessou a sua medalha de finalista vencido, vai "ser analisada internamente", embora advirta que o defesa brasileiro "tem imensas atenuantes".
Fonte: Sapo Infordesporto

MOURINHO: "FC PORTO FOI A MELHOR EQUIPA QUE TREINEI"


Não foi a primeira vez que o fez, mas, ontem, o agora treinador-doutor afirmou: "O FC Porto de 2003/04 foi a melhor equipa que já treinei." E José Mourinho foi mais longe. "Num país economicamente mais forte, aquele conjunto podia ter marcado uma época. Era melhor do que as outras equipas e podia tê-lo feito, mas depois pesaram mais forte os factores económicos, os motivacionais, e o clube aproveitou e bem, ganhando algum dinheiro", referiu o português.
Fonte: OJogo
DOUTORAMENTO "HONORIS CAUSA" ENTRE AMIGOS

Depois de receber a distinção, o treinador português, do Inter de Milão, disse "ser devedor" e referiu que, apesar de ter passado agora "de treinador de futebol a universitário", vai continuar "a trabalhar e a reflectir". "É a paixão da faculdade que tornou forte a paixão do jogo", declarou, registando que não esquece a faculdade onde se licenciou em Educação Física há 20 anos, que designou de "alma mater"."Não escondo que sou conhecido no mundo, levado pela força do futebol. Sempre que sou distinguido, lembro a faculdade", sublinhou.
Mourinho, que falou para uma plateia que encheu o ginásio da FMH, lembrou "com saudade os tempos" em que esteve na faculdade, onde, disse, aprendeu "a estudar, a pensar, a criticar e a olhar o desporto não só como actividade física, mas também humana".
Confessando-se "apaixonado pelo futebol", o treinador de futebol agradeceu também aos jornalistas pelo apoio e reiterou a importância da FMH para "fazer o José Mourinho".
O técnico vincou que vai continuar a "pensar e criticar" e sustentou que "o desenvolvimento do desporto decorre da mudança de mentalidades", advogando que "é preciso ter em conta factores culturais" e que "também são precisas as qualidades humanas".
Antes da atribuição do grau de doutoramento, José Alves Diniz, padrinho do doutorando e presidente do Conselho Directivo da FMH, disse que José Mourinho é um treinador "de excelência" e enalteceu as capacidades de trabalho e de gestão humana."Se quisermos condensar numa palavra aquilo que melhor define José Mourinho é: superação. Essa procura tenaz que ele faz sempre para ultrapassar as situações, embora conduza a alguma transgressão, o que o torna numa figura controversa", referiu, acrescentando que "todos reconhecem o talento".
Relevando "o empenho em causas e o espírito irrequieto", além "dos resultados já conquistados", José Alves Diniz recordou que Mourinho "foi um bom aluno, deixou uma imagem de inconformismo, inquietude e exigência".
Por isso, aliado à sua "capacidade de trabalho e de comandar", juntamente com "a persistência", o transformou, na opinião do presidente do Conselho Directivo da FMH,"um treinador difícil de ultrapassar"."O grau Doutor Honoris causa deve-o a si próprio, à sua capacidade, à sua genialidade", disse o docente, lembrando que José Mourinho é "um rosto mundial, que tem contribuído para o prestígio do país" e para a "marca Portugal", enquanto Fernando Ramôa, reitor da Universidade Técnica de Lisboa, aludiu "aos méritos" do técnico.
"Não é por acaso que foi eleito por duas vezes o melhor treinador do mundo. É um grande treinador, é um grande desportista. Conhecemos em José Mourinho um homem que tem conquistando o sucesso e não tem receio de o afirmar, deixando para trás os falsos pudores que recaem sobre o futebol", disse. Depois da alocução de Fernando Ramôa Ribeiro, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, enalteceu, em vídeo gravado expressamente para o efeito, "a vida e a carreira" de José Mourinho, que disse ser "um exemplo de excelência"."A vida e carreira de José Mourinho são marcadas pelo trajecto de articulação entre esforço, profissionalismo e rigor. O futebol é um grande factor de comunicação e ele é hoje um das maiores figuras a nível do desporto à escala mundial", afirmou.
Também Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, expressou satisfação pela outorga do grau de doutoramento a José Mourinho, regojizando-se por a universidade ver "patamares de excelência" como o treinador português".
A sessão de atribuição do grau Doutor Honoris Causa foi presenciada pelo pai de José Mourinho, Mourinho Félix, além de muitos convidados, entre os quais Vieira de Carvalho, Moniz Pereira, Vicente de Moura, Luís Sardinha, Manuel Sérgio.
José Mourinho foi o primeiro do universo do futebol a ser distinguido pela UTL com a mais alta distinção académica, depois de Moniz Pereira, técnico de atletismo, ter sido agraciado em 2001.
Fonte: Lusa

CURTAS BENFICA

João Gabriel acusa leões de quererem condicionar Arbitragem para garantir 2º lugar
O Benfica, na voz do seu director de comunicação, João Gabriel, abriu ontem guerra ao Sporting, acusando-o de não saber perder e de querer pressionar a arbitragem para o que resta do campeonato. "O Benfica acompanhou sem surpresas, mas com muita paciência, toda a campanha que foi montada desde sábado à noite pela Direcção do Sporting, cujo único objectivo é o de condicionar o desempenho de quem tem responsabilidades pela arbitragem até ao fim do campeonato. O Sporting quer garantir o segundo lugar. O Benfica continua a pensar no primeiro lugar", declarou.

Benfica: Suazo será operado em Itália
210 mil euros foi o custo de cada golo do hondurrenho
A chegada de Suazo à Luz veio revestida de enorme esperança - tanto da parte da SAD, como da massa associativa -, mas a época do ponta-de-lança chega agora ao fim, face à lesão meniscal no joelho esquerdo. E o balanço da passagem do camisola 30 está longe de ser produtivo, principalmente se tivermos em conta os elevados vencimentos do jogador. O internacional hondurenho encaixa honorários na ordem dos 300 mil euros mensais - metade é suportada pelos cofres das águias, enquanto o restante é pago pelo Inter de Milão, detentor do passe - e cada um dos cinco golos festejados por Suazo "custou"... 210 mil euros.
Fonte: OJogo

SPORTING ABANDONA LIGA

O Sporting decidiu abandonar a direcção da Liga de Clubes, no seguimento dos acontecimentos na final da Taça da Liga. A decisão foi anunciada no site oficial dos leões e explicada por Filipe Soares Franco, presidente do clube.
«Não há condições para o Sporting poder participar na Direcção da Liga de Clubes, atendendo a que o nosso contributo foi desvalorizado. Estar ou não estar, não altera em nada a posição do Sporting. Sentimos que não devemos estar obrigados a apoiar órgãos sociais que não têm o nosso suporte e a nossa aprovação, relativa à sua conduta ao longo dos anos», explicou Soares Franco, admitindo, porém, haver «pessoas bem intencionadas» nos órgãos sociais da Liga.
«Recomendo, e esta é a minha recomendação, que o Sporting só volte à Direcção da Liga de Clubes quando os três maiores clubes de Portugal aceitarem entrar na Direcção», concluiu o líder do elenco leonino, em declarações reproduzidas no site do clube.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O "MEA CULPA" DE LUCÍLIO


Árbitro Lucílio Baptista assume ter errado no lance que deu a Taça da Liga ao Benfica; Pedro Silva pede desculpas pelas atitudes tomadas

Depois de um jogo conturbado, marcado por um lance polémico mal ajuizado por Lucílio Baptista, o árbitro do encontro já veio a público admitir o erro. Também Pedro Silva, vem pedir desculpa por algmas acções e palavras no que considera ter sido o pior momento da sua carreira.
Lucílio Baptista deu a cara em entrevista à SIC para assumir um erro que «infelizmente, teve influência no resultado». O juíz deu a suavisão do lance: «Vi ontem o jogador Di Maria passar a bola por cima do jogador Pedro Silva. Há um movimento do braço e do ângulo onde estou fico com a certeza que a bola foi desviada com braço». O árbitro confirma ainda que a decisão foi tomada em equipa: «Pedi a ajuda dele e ele diz-me que não viu. Entretanto, recebo a indicação do segundo auxiliar, que está do outro lado e vê o lance da mesma forma que eu».
Pedro Silva, defesa sportinguista que esteve no centro do lance polémico veio, em entrevista ao jornal Record, pedir desculpas pelas suas acções e palavras após a marcação do penalty. «Sei que não fui correcto e tenho de pedir desculpa a toda a gente: colegas, treinadores, ao clube, adeptos e... a Lucílio Baptista. Disse-lhe coisas que não se devem dizer. Errar é humano, eu sei, mas aquele erro tirou-nos um título. Também sei que a atitude com a medalha não é digna de um profissional, mas estava indignado".
Fonte: ZeroZero

VANTAGEM PARA O JAMOR

Taça de Portugal
FC Porto 2-0 Estrela da Amadora

O FC Porto venceu o Estrela da Amadora por duas bolas a zero em encontro a contar para a 1ª mão das Meias Finais da Taça de Portugal. A equipa azul e branca «fez» o resultado ainda na primeira parte, garantindo assim uma vantagem importante para o jogo da segunda mão a disputar na Reboleira.
Com 3 alterações relativamente ao «seu» onze tipo, o FC porto surgiu no relvado do Dragão com a habitual troca de Guarda Redes em jogos da Taça, mas também com Rolando e Hulk a ocuparem lugar no banco de suplentes, com Stepanov e Mariano Gonzalez a surgirem na equipa inicial.O campeão nacional entrou muito forte na partida, com a equipa do Estrela a não encontrar antídoto para a maior velocidade e capacidade da equipa azul e branca.
Primeiro foi Lisandro, antes do minuto 2, a surgir na cara de Nélson, mas com o capitão da equipa da Amadora a opor-se bem. O ritmo bastante elevado imposto pelo FC Porto continuava a dar frutos, tendo o Lisandro Lopez visto um golo ser invalidado por decisão do auxiliar de Paulo Baptista que assinalou um fora de jogo do avançado argentino.
O golo acabou mesmo por surgir na sequência de um pontapé da marca de grande penalidade, com Lucho González a não falhar a oportunidade batendo Nélson com um remate colocado para a direita do Guarda Redes.
O relógio apontava o minuto 34, mas 4 minutos volvidos o placard voltou a sofrer alteração. Mariano ganhou espaço na direita, cruzando para o segundo poste. Cristian Rodriguez volta a colocar a bola numa zona mais frontal, com a bola a acabar por sobrar para Raul Meireles que rematou forte e rasteiro para o fundo das malhas.
No segundo tempo o marcador acabou por não sofrer alterações, terminando a partida com o resultado alcançado nos primeiros 45 minutos. Na etapa complementar, Ernesto Farías ainda esteve perto de marcar na sequência de um cabeceamento, assim como Silvestre Varela que com um remate de pé esquerdo poderia ter reduzido a vantagem.O jogo da 2ª mão está agora agendado para o dia 22 de Abril, data em que ficará então definido qual a equipa que estará no Jamor.
Fonte: ZeroZero

domingo, 22 de março de 2009

RODAGEM DE JOGADORES

TAÇA DE PORTUGAL, meias finais, 1ª mão
FC Porto - E. Amadora (20h45 TVI)
Jesualdo Ferreira não vai aproveitar o jogo da primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal para rodar jogadores, como é habitual na competição. O treinador introduz apenas duas novidades, com as entradas de Stepanov e Mariano.
Para o banco vão desta vez o central Rolando e o avançado Hulk. De resto, Helton (que nem foi convocado) cede o lugar a Nuno na baliza, como já se sabia à partida. O resto da equipa é todo ele o mais utilizado normalmente durante a época.
Do lado do E. Amadora, Lázaro não tem a habitual dupla de centrais, Nuno André e Tengarrinha, ambos ausentes por lesão. Surpreendente é que o treinador tenha deixado o único central de raiz (Mustafá) no banco, fazendo duas adaptações: o médio Vidigal e o lateral/extremo Moreno.
Equipas oficiais:
F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles e Lucho; Mariano, Lisando e Rodriguez. Suplentes: Ventura, Rolando, Tomás Costa, Madrid, Tarik, Hulk e Farias.
E. AMADORA: Nélson; Hugo Gomes, Vidigal, Vítor Moreno e Ney Santos; Fernando Alexandre e Marcelo Goianira; Celestino, Jardel e Varela; Anselmo. Suplentes: Filipe Mendes, Mustafá, Vítor Vinha, Nélson Pedroso, Marco Paulo, Pedro Pereira e Ndiaye.
Fonte: Maisfutebol