sábado, 11 de outubro de 2008

É para ganhar

Portugal entra em campo pelas 19h, no Estádio Rasunda, com o firme objectivo de retomar o caminho das vitórias, e de mostrar ao mundo que o resultado frente à Dinamarca foi uma «mentira». O regresso de Cristiano Ronaldo é obviamente um factor extra de motivação, apesar do jogador não estar ainda, naturalmente, na sua melhor forma.

O tema Dinamarca é um tema recorrente e Ronaldo não fugiu ao mesmo na antevisão da partida, referindo, quando questionado do seu papel na equipa, que «Não sou o salvador da pátria, nem nunca serei. Esta equipa está habituada a ganhar, isto independentemente de, no último jogo, não ter corrido tão bem. Estou confiante em que Portugal vai fazer um bom jogo e tirar pontos aos suecos.»

A Suécia é sempre um adversário complicado quando joga em casa, tendo mesmo o seu treinador adjunto referido que serão a melhor equipa do mundo a jogar no seu país em jogos a contar para as fases de qualificação. Analisando o facto e a história, a Suécia, na condição de visitado, conta com 50 Jogos em que contabiliza 38 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, tendo marcado por 128 vezes e sofrido 31 golos. Vem de 5 vitórias consecutivas, não perdendo desde 2004-09-08 quando foi derrotada pela Croácia por uma bola a zero.A equipa perdeu apenas 1 dos últimos 14 Jogos, tendo vencido 9 das últimas 10 partidas.

Mas Portugal não tem que se envergonhar do seu passado recente, longe disso, jogando sobre a mesa números de fazer corar muitas Selecções ditas poderosas. Senão, vejamos: A Selecção Nacional está há 15 jogos sem perder na condição de visitante. A última derrota foi em Outubro de 1996 frente à Ucrânia por 2-1, tendo desde então 9 vitórias e 6 empates. Nos últimos 18 jogos apenas perdeu por 2 vezes, a referida derrota frente à Ucrânia... e a derrota frente à Itália, a tal que ditou a saída de Carlos Queirós em 1993.

As equipas deverão alinhar com os seguintes onzes:

Suécia – Isaksson na baliza, uma linha defensiva com Stoor, Majstorovic, Hansson e Nilsson. Depois um meio campo composto por Sebastian Larsson, Daniel Andersson, Holmen e Kallstrom, ficando na frente uma dupla de renome, como são os casos de Elmander e Zlatan Ibrahimovic.

Portugal – Carlos Queirós deverá optar por Quim, atrás de Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira. Uma linha mais recuada do meio campo com Fernando Meira e Raul Meireles, ficando João Moutinho a distribuir jogo a uma linha de 3 homens: Danny, Cristiano Ronaldo e Nani.

Fonte: ZeroZero
Classificação

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

C.RONALDO: IBRAHIMOVIC? NÃO HÁ DÚVIDAS SOBRE QUEM É O MELHOR!

Cristiano Ronaldo está de volta à Selecção Nacional, que se encontra em Estocolmo, onde vai defrontar a Suécia, no terceiro jogo de apuramento para o Mundial-2010. O extremo português fez esta sexta-feira a antevisão da partida deste sábado e mesmo não tendo participado nos primeiros jogos da equipa, espera que o desempenho seja igual, mas o resultado diferente do último encontro.
«Estou muito confiante para amanhã, vamos fazer o nosso futebol, como frente à Dinamarca, mas com pequena diferença: ganhar», disse Ronaldo, em conferência de imprensa.
O extremo lembrou o jogo de Alvalade e diz que «o futebol é assim, por vezes ganha-se, por vezes perde-se» e que apesar de o último encontro não ter corrido bem à equipa «a Selecção está num bom caminho», tem uma «equipa nova, que pratica bom futebol».
Sobre se Portugal está proibido de perder, Ronaldo considera que «a margem de erro desta selecção é cada vez menor», fruto das vitórias do passado. «Mas isso não nos deixa mais pressionados, é uma situação normal porque perdemos um jogo, mas as contas só se fazem no fim», refere, antes de analisar: «Do modo que a equipa está, e por aquilo que vamos produzir, vamos passar a qualificação.»
Cristiano Ronaldo foi questionado também acerca do duelo com Zlatan Ibrahimovic, que poderá intrometer-se na luta pelo troféu de melhor jogador do mundo. O jogo serviria então para dissipar dúvidas? «Não há dúvidas nesse aspecto, penso eu», respondeu o internacional português.
«Isto não é como antigamente, não há histórias, não há duelos entre mim e ele, isto vai ser entre Portugal e Suécia», argumentou.
Com Bruno Alves ao lado, autor de um golo de livre frente ao Sporting, o que já aconteceu noutros encontros esta época, Ronaldo afirmou que qualquer um pode bater as bolas paradas. «Não são os livres que vencem jogos, quem estiver mais confiante marca. Não há apenas um jogador para os cantos, para as faltas, cada um tem a sua tarefa e quem o fizer irá fazê-lo bem.»
Em resumo, Cristiano Ronaldo acha que «o empate não é um mau resultado» e que «o mais importante é não perder», embora o extremo tenha «a esperança de que vamos ganhar».

PINTO DA COSTA: FC PORTO NA LIDERANÇA "COM TRANQUILIDADE"

Presidente portista lança a sua terceira biografia

Pinto da Costa apresentou a sua terceira biografia nesta quinta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto. O livro "Jorge Nuno Pinto da Costa - O Portador de Alegrias" não trata de futebol e no âmbito desportivo o presidente do FC Porto define a conquista do título europeu em 1987 e a inauguração do Estádio do Dragão como duas das suas «maiores alegrias». Sobre o regresso do seu clube à liderança da Liga, o dirigente fala em «tranquilidade, parafraseando alguém»...
A obra apresentada no Palácio da Bolsa foi escrita pelo músico Jorge Rodrigues, sportinguista no que às cores clubísticas diz respeito, e versa sobre o lado mais cultural e social de Pinto da Costa. Tem 160 páginas, fotografias e tons em azul e branco, como não poderia deixar de ser.
O título foi inspirado em declarações do treinador Artur Jorge que comandava o FC Porto no ano em que a equipa venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1987 e que disse que o líder dos dragões era o responsável por «muitas da alegrias» dos portistas e dos portugueses.
Artur Jorge é uma das várias personalidades que dá o seu testemunho no livro, tal como Hélder Pacheco e Mário Cláudio, escritores portuenses, Júlio Resende, pintor também natural do Porto, e Vitorino de Almeida, compositor e ferrenho benfiquista. Ramalho Eanes, ex-presidente da República, dá igualmente o seu depoimento sobre Pinto da Costa na obra e fez questão de comparecer na cerimónia de apresentação na companhia da esposa.
No Palácio da Bolsa marcaram ainda presença Rui Moreira, comentador portista do Trio D'Ataque da RTPN e presidente da Associação Comercial do Porto, Valentim Loureiro, presidente da Câmara de Gondomar e ex-presidente da Liga de Clubes, Pôncio Monteiro, ex-vice-presidente do FC Porto, o ex-futebolista Fernando Gomes e o empresário Jorge Mendes.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

QUARESMA: NÃO GUARDO RANCOR AO FC PORTO

O «77» do Inter de Milão conta, em entrevista ao Maisfutebol, como viveu a pré-temporada. «Ansiedade» é a palavra que melhor ilustra o estado de espírito do jogador, que só se sentiu «um pouco aliviado» quando foi apresentado.
Achou, em algum momento, que não ia sair? «Pensei nisso várias vezes, porque estava a ver o tempo passar e as coisas não se resolviam. Como a situação não andava para a frente nem para trás, achei que ia ficar mais uma época no F.C. Porto. Mas acho que seria mau para o clube e para mim. Os responsáveis perceberam isso e deixaram-me sair.»
Como foi passar toda a pré-temporada sem jogar? «Não jogava porque sabiam que não estava bem. Tive várias conversas com os responsáveis do clube. Sempre disse o que pretendia e sempre me respeitaram e tentaram ajudar. Não ia para dentro de campo da forma como estava. Não ia ser bom para a equipa nem para mim. Treinava, não causava problemas a ninguém e ajudava os meus colegas sempre que precisavam, como sempre fiz. Treinava, como sempre treinei. Em termos de treino e trabalho ninguém pode criticar-me. Considero-me um grande profissional e em relação a isso ninguém pode apontar-me nada. Mas a minha cabeça não estava ali, porque queria sair. Falava com as pessoas e nada se resolvia. Só me diziam para ter calma, mas a verdade é que não via a minha situação resolvida. Foi uma fase bastante complicada na minha vida. Houve muita ansiedade, nervos, muita coisa junta. Não é fácil lidar com uma situação dessas.»
Viajou para Itália na véspera de fecharem as inscrições. O que pensou durante o voo? «Só pensava em assinar logo e terminar com toda aquela ansiedade. Foi mais de um mês sob uma ansiedade muito difícil de controlar. Por mais que tentasse evitar, a verdade é que também envolvia a minha família. Também eles andavam ansiosos ao ver-me assim. Era difícil esconder essa ansiedade. Só queria assinar e ligar à minha mãe e aos meus irmãos e dizer que já estava tudo resolvido.»
Quando foi apresentado esse nervosismo finalmente desapareceu? Sentiu-se aliviado? «Já estava um pouco mais aliviado, mas o stress ainda continuava no meu corpo. Agora sinto-me feliz e tranquilo. Nada, no mundo do futebol, me preocupa neste momento.»
Em alguns treinos pôde ver-se Jesualdo Ferreira a falar consigo, que papel teve em todo o processo? «O mister fazia o trabalho dele. Falava comigo e perguntava-me como estava. Tivemos várias conversas, mas obviamente não vou revelar o seu teor. No entanto, ele sabia como é que eu estava e o quê que eu queria. Sempre tentou ajudar-me, assim como as pessoas do F.C. Porto. Não vou estar a criticar ninguém.»

"ENSINARAM-ME A AMAR O FC PORTO"
Sente alguma mágoa pela forma como foi tratada a transferência? Por ter demorado tanto tempo e ter sido sujeito a essa ansiedade? «Não sinto mágoa. Entendo o F.C. Porto e também o Inter. Cada um fez o seu papel. Sei que tudo poderia ter sido resolvido mais cedo, mas não vou criticar ninguém, até porque o F.C. Porto foi um clube que me fez muito bem. Ensinaram-me a amar aquele clube. Tem um grande presidente e não guardo mágoa, pelo menos da maior parte das pessoas.»
No final da época 2006/07 disse que o pior momento da sua carreira tinha sido o penalty falhado na Taça, frente ao Atlético. Esta espera pode superar esse momento? «Não. Continuo a dizer que o penalty foi das piores coisas que me aconteceram. Isto é diferente. É complicado estar, durante um mês e tal, com a sensação do «vou, não vou» e estar sempre à espera de um telefonema ou que alguém venha e diga «está tudo resolvido, podes ir». Uma pessoa chega à cama e nem dorme, sempre a pensar no mesmo. Foi difícil, mas continuo a dizer que o penalty falhado foi pior.»

BENFICA: REYES VOLTA NO PRÓXIMO JOGO


Ao que tudo indica, José Antonio Reyes deverá voltar aos treinos no Benfica já na próxima semana. O Departamento médico do clube da Luz afasta o cenário mais negro de rotura muscular. Reyes padece de uma «tendinopatia de inserção na coxa esquerda», conforme se salienta no boletim clínico das Águias. O atleta deverá ser opção para o jogo da Taça de Portugal frente ao Penafiel.


OS LESIONADOS DO BENFICA
Recorde-se que Reyes se lesionou no jogo de segunda-feira frente ao Leixões, tendo sido substituído logo aos oito minutos do encontro. Nesta quarta-feira trabalhou no ginásio juntamente com Pablo Aimar. David Suazo já treinou integrado, mas o boletim médico dos encarnados frisa que o internacional hondurenho, bem como Aimar, «continuam a efectuar trabalho específico tendo em vista a total recuperação das lesões contraídas frente ao Sporting e Nápoles, respectivamente».
David Luiz fez corrida no relvado e não consta do boletim clínico, podendo prever-se que possa voltar aos treinos em pleno brevemente.O Benfica de Quique Flores vai trabalhando nestes dias sem as presenças de Óscar Cardozo, Katsouranis, Binya, Di María, Maxi Pereira, Quim, Nuno Gomes, Carlos Martins e Zoro, todos ao serviço das respectivas Selecções.

QUEIROZ DÁ O MOTE: FAZER UMA BOA EXIBIÇÃO E GANHAR

Queiroz define as metas para o jogo frente à suécia: fazer uma boa exibição e ganhar. Para tal, a equipa não pode cometer os erros penalizantes que cometeu contra a Dinamarca.
A partida na Suécia ganha mais importância depois do desaire caseiro frente aos dinamarqueses. Queiroz está ciente disso e lamenta que «não podemos conceder três golos num jogo deste tipo», embora sublinhe que a «equipa fez um jogo muito bom» diante da Dinamarca.
Para a deslocação à Suécia é preciso evitar cometer os mesmos erros e «jogar bom futebol», repara o seleccionador, salientando que assim «temos mais chances de ganhar». Queiroz fala em causar «dores de cabeça» aos suecos e em obrigá-los «a defender». Escusando-se a falar das ausências de Deco, Maniche, Ricardo Carvalho e Simão Sabrosa, todos lesionados, o técnico prefere realçar os regressos de Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e Manuel Fernandes. Mas assume que a Selecção perde «praticamente quatro titulares», frisando que é preciso «trabalhar para que os jogadores que entrem possam acrescentar qualidade».
O seleccionador admite também que poderá utilizar Fernando Meira como médio-defensivo, justificando que o jogador do Galatasaray «tem muita experiência a jogar nessa posição».Titularidade quase certa frente aos suecos tem Quim, apesar da "culpa" num dos golos marcados pela Dinamarca em Alvalade. «Nem sempre as coisas correm como queremos e há que trabalhar para errar o menos possível», frisa o guarda-redes do Benfica.Yannick Djaló espreita a estreia pela Selecção A portuguesa, mas salienta que «a vitória» no jogo é o que mais interessa. «Eles gostam de ter a bola durante muito tempo, vamos ter as nossas cautelas para evitar um percalço», sublinha o avançado do Sporting.
Raúl Meireles fala da principal arma ofensiva da Suécia, Zlatan Ibrahimovic, notando que é um avançado «muito perigoso», mas reparando que Ricardo Quaresma já deu «algumas dicas sobre como marcá-lo». Quaresma e Ibrahimovic são colegas de equipa no Inter de Milão.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BENFICA: SUAZO ESTARÁ PRONTO PARA A UEFA

Suazo estará, ao que tudo indica, recuperado para o arranque da fase de grupos da Uefa
PARAGEM DO CAMPEONATO BENEFICIA O CLUBE ENCARNADO

Suazo está a caminhar para a sua recuperação total e prevê-se que possa estar disponível para o primeiro encontro da fase de grupos da UEFA. Quique Flores poderá assim contar com um importante reforço para a partida na Alemanha frente ao Hertha de Berlim. Recorde-se que Suazo lesionou-se no único jogo disputado pelo jogador ex-Inter de Milão, em Nápoles, frente à equipa local.
O jogador hondurenho subiu ontem ao relvado e já participou nos primeiros exercícios com os companheiros, trabalhando assim já com bola, tendo depois feito trabalho complementar. Existe a hipótese do regresso ser na Taça de Portugal, 19 de Outubro, mas as indicações apontam para que Suazo seja chamado apenas para o compromisso europeu.
A paragem no campeonato vem assim num excelente momento para Quique Flores, que assim acalenta esperanças de poder contar também com Pablo Aimar e José António Reyes, também eles a contas com problemas físicos.

SELECÇÃO: DECO E MANICHE VÃO PARA CASA


Confirmaram-se os receios para a Selecção e para Carlos Queiroz: Deco e Maniche não estão em condições de defrontar a Suécia, este sábado e a Albânia, na próxima quarta-feira, em Braga, e já foram dispensados dos trabalhos da equipa nacional.
A decisão foi confirmada no site da FPF, depois de a equipa médica da Selecção ter avaliado, em Óbidos, a condição dos dois jogadores: «Após avaliação pela equipa médica da Selecção Nacional, foi decidida a inaptidão dos atletas Deco e Maniche em virtude de não serem recuperáveis para a competição nos próximos oito dias.»
Deco e Maniche juntam-se assim a Simão e Ricardo Carvalho no lote de indisponíveis. Recorde-se que todos estes jogadores tinham sido titulares no último encontro da selecção, em Alvalade, com a Dinamarca. Até ao momento ainda não foi decidida a chamada de qualquer jogador para reforçar o lote de convocados.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sorteio da Taça UEFA

Já estão definidos os 8 grupos da próxima fase da Taça UEFA. O Benfica, colocado no pote 1 do sorteio, defronta no Grupo B o Olympiacos, Galatasaray, Hertha e Metalist Kharkiv. Já o Sp. Braga, que necessariamente jogaria com um «peso pesado», jogará no Grupo frente ao AC Milan, Heerenven, Portsmouth e Wolfsburg.

O Benfica tem um grupo equilibrado, com jogos frente a equipas de países sempre complicados como a Grécia e a Turquia, assim como uma equipa da Bundesliga. O adversário teoricamente mais acessível é o Metalist Kharkiv da Ucrânia.

Os encarnados, do seu grupo, apenas defrontaram o Olympiacos da Grécia e por 4 ocasiões. 3 vitórias e 1 derrota, em partida referentes a 2 edições da Taça dos Campeões Europeus (1973/74 e 1983/84), são o registo favorável ao clube português.

Quando analisada a performance do Benfica frente a adversários dos países das equipas do seu grupo, os encarnados apenas não levam a melhor sobre turmas germânicas, já que contra turcos, gregos ou ucranianos, apesar de algum equilíbrio, a vantagem é benfiquista.

Jogos do Benfica:
Hertha Berlin 23/10 Benfica
Benfica 06/11 Galatasaray
Olympiacos 27/11 Benfica
Benfica 18/12 Metalist


Muito complicada é a tarefa do Sporting de Braga que defrontará o colosso AC Milan, jogando também frente ao Portsmouth que assim volta a cruzar-se com equipas do Minho esta temporada. Heerenven que eliminou o Setúbal e Wolfsburg da principal divisão alemã, são os outros adversários dos arsenalistas. Curiosamente todos os jogos da equipa de Braga frente a qualquer um destes adversários será um confronto inédito.

Jogando com equipas italianas, talvez surpreendentemente o Braga leva vantagem, ao contrário do que acontece frente a Inglaterra onde 6 derrotas em 7 jogos mostram a dificuldade sentida pela equipa minhota.

Jogos do Sp. Braga:
Sp. Braga 23/10 Portsmouth
Milan 06/11 Sp. Braga
Sp. Braga 23/11 Wolfsburg
Heerenveen 04/12 Sp. Braga

Recorde-se que das 40 equipas ainda em prova, 24 passarão à fase seguinte (3 primeiros de cada grupo) aos quais se juntarão os oito 3ºs classificados da actual fase de grupos da Liga dos Campeões.

Fonte: ZeroZero

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BENFICA ATRASA-SE EM MATOSINHOS

LEIXÕES 1-1 BENFICA
O Benfica empatou com o Leixões em Matosinhos, num jogo electrizante e de resultado incerto até ao final. O jogo foi sofrível para os lisboetas, que passaram toda a segunda parte a defender com o credo na boca, tal era a atitude atacante da equipa de Matosinhos, que reduziu o Benfica a uma equipa banal, sem recursos, sem fio de jogo, a arrastar-se pelo campo.
A primeira parte foi todavia diferente, com o Benfica a responder bem aos constantes ataques do Leixões, a grande sensação do campeonato até agora. Os leixonenses podiam ter marcado por diversas vezes, com Quim a salvar o Benfica, mas as respostas resultaram num belo golo de Cardoso, a meio da primeira parte. O resultado não era justo, mas aceitava-se.
Na segunda parte, o árbitro Olegário Benquerença acaba por ter influência no resultado, ao invalidar um golo legal ao Leixões por fora de jogo e ao perdoar uma grande penalidade de Yebda sobre um avançado leixonense.
No final, foi colocada alguma justiça no marcador, quando os matosinhenses marcaram aos 87 minutos por Wesley.

DESTAQUES DO DIA

FC PORTO: C. RODRIGUEZ QUEIXA-SE DAS IDAS À SELECÇÃO URUGUAIA
Cristián Rodríguez, avançado do F.C. Porto, falou do seu momento de forma depois da vitória em Alvalade por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga. O extremo uruguaio explicou as dificuldades que sente quando se divide entre o Dragão e a Celeste Olímpica.
«Acho que não estou bem fisicamente ainda, mas no ano passado jogava um jogo e parava cinco dias. Estamos a trabalhar para que volte à melhor forma. Não é fácil. Chego a casa às quatro da manhã, tenho avião marcado para as sete para poder jogar pela selecção. Há um desgaste muito grande», atirou o futebolista.
Na última época, Rodríguez representou o Benfica e passou uma parte da temporada lesionado.
(Fonte: Maisfutebol)
LEIXÕES-BENFICA É JOGO PARA A LIDERANÇA
O primeiro lugar do campeonato passa pelo jogo de hoje (21H, RTP1) em Matosinhos. O Leixões recebe o Benfica e se ganhar isola-se no comando da Liga 2008/2009. Um triunfo das Águias permite-lhes igualar o FC Porto na frente da classificação. Os Dragões foram a Alvalade derrotar o Sporting (1-2) no domingo e estão temporariamente na liderança com 11 pontos, mais um do que Estrela da Amadora e Nacional. O Sporting é quarto com 9 pontos.

SPORTING: CRÍTICAS NO REINO DO LEÃO
Após duas derrotas consecutivas frente a Benfica (2-0) e FC Porto (1-2), caiem as críticas no reino do Leão. Paquete de Oliveira, conhecido adepto leonino, considera que Paulo Bento tem falhado na «má gestão dos recursos humanos», mas diz que «sem ovos não se fazem omoletas». Já Sérgio Abrantes Mendes, adversário de Filipe Soares Franco nas últimas eleições para a direcção do Sporting, refere que «Paulo Bento tem sido pouco defendido» pela direcção.
(Fonte: Relvado)

domingo, 5 de outubro de 2008

O CAMPEÃO VOLTOU EM ALVALADE

SPORTING 1-2 FC PORTO
O FC Porto deu esta noite uma resposta guerreira ao desaire europeu da semana, vencendo o Sporting com grande categoria em Alvalade por 2-1. Duplo regozijo para os campeões nacionais, já que finalmente vêem o seu treinador enterrar o fantasma Paulo Bento.
Os campeões nacionais foram sempre superiores, muito pelas acções a meio campo de Lucho Gonzalez, o suspeito do costume, e de Tomás Costa, sempre muito activo ofensivamente e equilibrado a defender. lá atrás, Bruno Alves, o homem do jogo, varria tudo o que lhe aparecia pelo caminho, compensando algumas hesitações de Sapunaru. Em boa hora Nuno voltou à baliza, já que se mostrou decisivo em algumas defesas importantes que fez. Lá na frente, ora Lisandro, ora Rodriguez, criavam perigo, sempre em alta rotação, e obrigavam o Sporting a manter sempre quatro homens muito recuados.
Do lado do Sporting, a ausência de Romagnoli, por opção de Paulo Bento, veio a revelar-se caótica para a equipa, que perdeu o futebol apoiado que permite grande ritmo e rápidos movimentos ofensivos. Veloso foi muito previsível, Moutinho muito desacompanhado e Yannick, parecendo um avançado, foi mais um centro-campista nada inventivo, demasiado trapalhão. Na frente, Postiga esforçou-se por marcar à sua ex-equipa, mas não mostrou capacidade. O único a mostrar serviço foi Derlei, ainda assim inconsistente.
O FC Porto chegou ao golo muito cedo, por volta do quarto de hora de jogo, num rápido movimento de contra ataque, por Lisandro. Era colocada justiça no marcador. Mas o Sporting subiu a partir daí, apesar de o fazer de forma ténue. Lucílio Baptista deu uma ajuda ao assinalar grande penalidade de Tomás Costa sobre Moutinho, num lance em mal se percebe contacto entre os dois jogadores. O árbitro poupou ainda a expulsão a Abel e também, mais tarde a Tomás Costa, num jogo que teve a meio da segunda parte algumas quezílias. Antes, à meia hora de jogo, o FC Porto coloca mais uma vez justiça no marcador, num livre superiormente executado por Bruno alves, que mais tarde acertaria na barra num lance semelhante.
Até ao final, o FC Porto podia ter sentenciado o jogo por várias vezes, nomeadamente por Hulk, mas o resultado não sofreria alteração e o FC Porto passa para a liderança da liderança da Liga Sagres.

CLÁSSICO AQUECE

O ambiente aquece para o Sporting-FC Porto
O Estádio José Alvalade recebe hoje pelas 19h45, o clássico entre o Sporting e o FC Porto, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Sagres. Os "azuis-e-brancos" procuram recuperar a confiança depois da goleada imposta pelo Arsenal, enquanto os "leões" querem fazer esquecer o dérbi favorável ao Benfica.
Olhando para os duelos entre leões e dragões, com Paulo Bento e Jesualdo Ferreira como timoneiros, o Sporting está claramente em vantagem, tendo perdido uma única vez com o FC Porto (na segunda jornada da Liga, em 2007/08), conquistando ainda três troféus (duas Supertaças e uma Taça de Portugal) no decorrer de uma história com sete confrontos. A formação portista, por sua vez, exibe os galões de tricampeã, objectivo com o qual ombreou com os leões em 2005/06 e 2006/07 (na época passada, não conheceu qualquer oposição), saindo sempre vencedora. Argumentos suficientes para tornarem o embate de hoje num espectáculo apetecível, o Benfica será um espectador atento, com o aliciante do Sporting pretender retomar o trilho das conquistas na Liga Sagres, após derrota na Luz (houve um triunfo ante o Basileia depois disso), tal como o FC Porto, que ainda meio zonzo pelo empate em Vila do Conde saiu de Londres atordoado por uma goleada imposta pelo Arsenal (4-0). Depois disto, Lucho já avisou que a formação leonina pagará a factura desse desaire, Hélder Postiga garantiu que devolverá a mesma... com IVA.
Engenharias financeiras à parte, às duas equipas interessa garantir os três pontos, com os leões ávidos por manter a liderança e os dragões (a um ponto) ansiosos por lá chegar.


Sporting - FC Porto Estádio José Alvalade 19h45 Sport TV1

Árbitro: Lucílio Batista (AF Setúbal) Asssitentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio
Sporting 1 Rui Patrício GR 78 Abel LD 13 Tonel DC 4 Polga DC 18 Grimi LE 24 Miguel Veloso MD 26 Rochemback MO 28 João Moutinho MO 30 Romagnoli MO 11 Derlei AV 23 Hélder Postiga AV
Sup.: 16 Tiago GR 5 Pedro Silva LD 3 Carriço DC 6 Adrien MD 25 Pereirinha MO 20 Yannick Djaló AV 31 Liedson AV
Treinador: Paulo Bento
FC Porto 33 Nuno GR 21 Sapunaru LD 14 Rolando DC 2 Bruno Alves DC 13 Fucile LE 25 Fernando MD 8 Lucho MO 16 Raul Meireles MD 20 Tomás Costa AD 9 Lisandro AV 10 Rodriguez AE
Sup.: 24 Ventura GR 15 Lino LE 3 Pedro Emanuel DC 6 Guarín MD 30 Pelé MD 11 Mariano AD 12 Hulk AV
Treinador: Jesualdo Ferreira