domingo, 5 de outubro de 2008

O CAMPEÃO VOLTOU EM ALVALADE

SPORTING 1-2 FC PORTO
O FC Porto deu esta noite uma resposta guerreira ao desaire europeu da semana, vencendo o Sporting com grande categoria em Alvalade por 2-1. Duplo regozijo para os campeões nacionais, já que finalmente vêem o seu treinador enterrar o fantasma Paulo Bento.
Os campeões nacionais foram sempre superiores, muito pelas acções a meio campo de Lucho Gonzalez, o suspeito do costume, e de Tomás Costa, sempre muito activo ofensivamente e equilibrado a defender. lá atrás, Bruno Alves, o homem do jogo, varria tudo o que lhe aparecia pelo caminho, compensando algumas hesitações de Sapunaru. Em boa hora Nuno voltou à baliza, já que se mostrou decisivo em algumas defesas importantes que fez. Lá na frente, ora Lisandro, ora Rodriguez, criavam perigo, sempre em alta rotação, e obrigavam o Sporting a manter sempre quatro homens muito recuados.
Do lado do Sporting, a ausência de Romagnoli, por opção de Paulo Bento, veio a revelar-se caótica para a equipa, que perdeu o futebol apoiado que permite grande ritmo e rápidos movimentos ofensivos. Veloso foi muito previsível, Moutinho muito desacompanhado e Yannick, parecendo um avançado, foi mais um centro-campista nada inventivo, demasiado trapalhão. Na frente, Postiga esforçou-se por marcar à sua ex-equipa, mas não mostrou capacidade. O único a mostrar serviço foi Derlei, ainda assim inconsistente.
O FC Porto chegou ao golo muito cedo, por volta do quarto de hora de jogo, num rápido movimento de contra ataque, por Lisandro. Era colocada justiça no marcador. Mas o Sporting subiu a partir daí, apesar de o fazer de forma ténue. Lucílio Baptista deu uma ajuda ao assinalar grande penalidade de Tomás Costa sobre Moutinho, num lance em mal se percebe contacto entre os dois jogadores. O árbitro poupou ainda a expulsão a Abel e também, mais tarde a Tomás Costa, num jogo que teve a meio da segunda parte algumas quezílias. Antes, à meia hora de jogo, o FC Porto coloca mais uma vez justiça no marcador, num livre superiormente executado por Bruno alves, que mais tarde acertaria na barra num lance semelhante.
Até ao final, o FC Porto podia ter sentenciado o jogo por várias vezes, nomeadamente por Hulk, mas o resultado não sofreria alteração e o FC Porto passa para a liderança da liderança da Liga Sagres.

Sem comentários: