sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PINTO DA COSTA: FC PORTO NA LIDERANÇA "COM TRANQUILIDADE"

Presidente portista lança a sua terceira biografia

Pinto da Costa apresentou a sua terceira biografia nesta quinta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto. O livro "Jorge Nuno Pinto da Costa - O Portador de Alegrias" não trata de futebol e no âmbito desportivo o presidente do FC Porto define a conquista do título europeu em 1987 e a inauguração do Estádio do Dragão como duas das suas «maiores alegrias». Sobre o regresso do seu clube à liderança da Liga, o dirigente fala em «tranquilidade, parafraseando alguém»...
A obra apresentada no Palácio da Bolsa foi escrita pelo músico Jorge Rodrigues, sportinguista no que às cores clubísticas diz respeito, e versa sobre o lado mais cultural e social de Pinto da Costa. Tem 160 páginas, fotografias e tons em azul e branco, como não poderia deixar de ser.
O título foi inspirado em declarações do treinador Artur Jorge que comandava o FC Porto no ano em que a equipa venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1987 e que disse que o líder dos dragões era o responsável por «muitas da alegrias» dos portistas e dos portugueses.
Artur Jorge é uma das várias personalidades que dá o seu testemunho no livro, tal como Hélder Pacheco e Mário Cláudio, escritores portuenses, Júlio Resende, pintor também natural do Porto, e Vitorino de Almeida, compositor e ferrenho benfiquista. Ramalho Eanes, ex-presidente da República, dá igualmente o seu depoimento sobre Pinto da Costa na obra e fez questão de comparecer na cerimónia de apresentação na companhia da esposa.
No Palácio da Bolsa marcaram ainda presença Rui Moreira, comentador portista do Trio D'Ataque da RTPN e presidente da Associação Comercial do Porto, Valentim Loureiro, presidente da Câmara de Gondomar e ex-presidente da Liga de Clubes, Pôncio Monteiro, ex-vice-presidente do FC Porto, o ex-futebolista Fernando Gomes e o empresário Jorge Mendes.

Sem comentários: