sábado, 13 de setembro de 2008

QUIQUE OPTIMISTA APESAR DAS CONDICIONANTES

Quique Flores assume que o Benfica está preparado para o jogo com o Nápoles
BENFICA JOGA EM NÁPOLES PARA A TAÇA UEFA
Num fim de semana sem Liga - 2º consecutivo -, facto inédito em toda a Europa do futebol e verdadeiramente inexplicável, as principais equipas têm tempo de sobra para preparar os confrontos europeus. É neste contexto que Quique Flores, treinador do Benfica, assume que está optimista para o jogo com o Nápoles, a contar para a primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA."Em Nápoles será um Benfica condicionado: Cardozo e Aimar não poderão jogar. Mas será também um Benfica preparado para a eliminatória".
Questionado sobre o sistema táctico da equipa italiana, assente num 3x5x2, Quique preferiu salientar outros aspectos: "Interessa-nos mais saber como funciona o Nápoles enquanto equipa do que sistema em si, ou seja, perceber se eles vão jogar mais adiantados ou recuados, se têm ou não dificuldade de jogar pelas alas; se recuam depressa quando perdem a bola. Porque quando um 3x5x2 é bem interpretado, geralmente o adversário não tem espaço para jogar; mas quando é mal interpretado, o adversário tem um espaço tremendo no meio campo e nas alas", analisou o treinador encarnado.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MOURINHO: QUARESMA É FANTÁSTICO

Mourinho está encantado com Ricardo Quaresma
José Mourinho, teceu, esta sexta-feira, rasgados elogios a Ricardo Quaresma, último reforço dos "nerazurri", assim como ao modo rápido como o internacional português se tem adaptado ao novo clube. "Quaresma é um jogador fantástico que já está inserido no ambiente do Inter. Era o único grande jogador da Selecção Nacional que jogava em Portugal. Foi por causa disso que ele queria sair e vir para o Inter. "
O treinador do Inter vai mais longe, afirmando: "Ele é um jogador fenomenal em termos de trabalho de equipa. Quero sempre Quaresma na minha equipa", referiu, não se poupando nos elogios.
O técnico português aproveitou ainda para falar da sua relação com o brasileiro Adriano, que também hoje teceu rasgados elogios ao seu treinador:"Ele chama-me várias vezes ao dia para falar comigo sobre vários assuntos. Muitas vezes falamos como amigos e não como técnico e jogador. Mas ele sabe que espero muito dele. Um jogador com a sua qualidade não pode marcar dois golos em três meses. Ele precisa de ser mais regular", finalizou.

CRISTIANO RONALDO ESTÁ DE VOLTA

O Bota de ouro Cristiano Ronaldo está prestes a regressar aos relvados. Quem o diz é o seu treinador, Alex Ferguson, que surpreendeu tudo e todos, esta sexta-feira, ao anunciar que o português pode estar prestes a regressar aos relvados. O técnico «ameaçou» mesmo utilizar o CR7 no desafio deste sábado com o Liverpool, embora admitindo que o mais seguro seja promover o seu regresso na próxima semana.
«O Ronaldo está a treinar com a equipa. Ele já anda aos pulos e posso levá-lo connosco amanhã, quem sabe? Mas o mais provável é que ele regresse na próxima semana», disse o técnico.
O internacional português chegou à Madeira esta sexta-feira, para receber a Bota de Ouro referente a 2007/08, pelo que as declarações de Ferguson podem ser encaradas como «bluff». Em todo o caso a boa notícia é que o jogador já está na fase final da recuperação à intervenção cirúrgica a que foi sujeito, para debelar um problema no tornozelo, e pode regressar em breve à competição.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

SPORTING PODE GANHAR EM BARCELONA - QUEM O DIZ É DECO

A cinco dias da visita do Sporting a Camp Nou, no arranque da Liga dos Campeões, o número 10 da selecção deixa a sua opinião sobre o actual momento da sua antiga equipa e as possibilidades de os leões entrarem com o pé direito na prova: «Claro que o Sporting pode conseguir um bom resultado em Barcelona! Não pode é deixar-se impressionar pelo ambiente ou pelo estádio. É uma equipa jovem, também com muita qualidade, e numa situação destas tem de ter coragem e ser capaz de assumir o jogo», sublinhou o médio do Chelsea e da selecção nacional.
Mesmo sabendo das pressões que rodeiam o novo técnico dos catalães, Pepe Guardiola, Deco não tem dúvidas em sublinhar a qualidade dos «blaugrana», apontando-os mesmo como favoritos ao título espanhol: «O Barcelona está pressionado e por isso tem de aproveitar a vantagem de jogar em casa para conseguir um bom resultado de entrada. Toda a gente conhece os seus jogadores, têm muita qualidade e no jogo com o Sporting não será só o Messi que pode desequilibrar. Para mim, os favoritos à Liga espanhola são os dois do costume, Barcelona e Real Madrid, mas talvez o Barcelona esteja um pouco à frente, porque já está há muito tempo sem títulos e este ano é muito importante para o clube», concluiu.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BALDE DE ÁGUA GELADA

Os adeptos portugueses receberam um enorme balde de água fria em alvalade
PORTUGAL 2-3 DINAMARCA
A equipa das quinas entrou na segunda parte como tinha entrado na primeira, a pressionar tentando chegar ao golo. Mas a pressão intensificou-se, empurrando os Vikings lá para trás. Sucederam-se então lances de golo em catadupa, fabricados pelo médio do Chelsea, Deco, em grande forma: 52 minutos, Nani perde incrivelmente o 2-0; 70 minutos, Raul Meireles, com pontapé de fora da área sem oposição, idem; 73 minutos, 1 minuto após ter entrado juntamente com Nuno Gomes (substituindo Simão e Hugo Almeida), Danny, isolado, perde escandalosamente o golo, após passe impossível de Deco; 76 minutos, Nuno gomes, após centro de Danny falha de forma imperdoável o golo na cara de Anderson, também aqui, um passe magistral de Deco para Danny.
De facto, quando Deco resolve abrir o livro, a selecção joga maravilhosamente, pena que os colegas do mágico não dêm a melhor sequência à poesia que ele escreve na relva, tornando-a dourada.
83 minutos: o avançado do Arsenal Brendtner sobe pela esquerda, passa Bosingwa e atira para a esquerda de Quim, impotente para evitar o golo do empate. Tremenda injustiça, mas castigo para os avançados portugueses, que falharam golos atrás de golos.
85 minutos: a justiça divina. Nuno Gomes é carregado na área, penalty indiscutível, Deco - quem poderia ser?- atira e faz o 2-1. A festa voltou às bancadas de Alvalade, que perdoariam o empate devido à exibição de gala, mas iriam tristes para casa pelo resultado.
Pesadelo: 87 minutos, 2-2 após canto por Povlsen e aos 92, 2-3, por Jensen, em remate de fora da área.
Este resultado não espelha a exibição, mas castiga a desconcentração defensiva da equipa das quinas. Incompreensível e autêntico quebra-cabeças psicológico, não só para os jogadores, mas também para os adeptos, completamente embasbacados no final dos 90 minutos. Inesperado este resultado, desilusão difícil de ultrapassar.

PORTUGAL JÁ VENCE A DINAMARCA

A selecção nacional de futebol vence ao intervalo a sua congénere dinamarquesa por 1-0, com golo de Nani aos 42 minutos. A primeira parte foi de grande nível, com bola cá, bola lá, com a equipa nacional a rodar muito bem a bola, através da superior acção de Deco a meio campo. o mágico encheu o campo, muito bem acompanhado por Raul Meireles, Maniche, Nani e principalmente Bosingwa. Acompanhe a performance da selecção nacional neste segundo jogo de qualificação para o mundial 2010 aqui no RelvaDourada, com a análise do jogo no final dos 90 minutos.

LIEDSON APONTADO À SELECÇÃO NACIONAL

Liedson pode chegar à selecção nacional em breve, por via da sua naturalização, à semelhança do que sucedeu com Deco e Pepe. No caso de isso acontecer, poderá o jogador leonino ser mais uma opção para Carlos Queiroz na Selecção Nacional? O treinador contornou a questão falando de «identificação» e apontando que «num quadro real» a sua posição «poderá ser vista nas opções que tomar».
Evasivo, Carlos Queiroz não clarificou quais são as verdadeiras hipóteses de Liedson ser internacional por Portugal: «Acho que a questão da naturalização não é uma matéria para ter opinião. É uma decisão de cada cidadão. Quem sou eu para discutir se alguém é mais ou menos português? Há uma lei em vigor e depois há uma questão de identificação. Há exemplos de jogadores com duas ou três nacionalidades e depois cabe a cada um deles fazer uma opção. Mas tudo o que seja dito agora não passará de subjectividade.».
PAULO BENTO EM ENTREVISTA
Paulo Bento, confrontado com este assunto em entrevista que deu ontem à SIC notícias, foi evasivo, recusando-se a aconselhar o jogador, mas encarando o fenómeno com naturalidade. Nesta entrevista, o treinador do Sporting falou do estado actual da sua equipa, reconhecendo que a prioridade são os pontos em detrimento do espectáculo. Relativamente aos alegados problemas com os jogadores Vukcevic e Stojkovic, o treinador leonino falou de igualdade de direitos e deveres de todos os jogadores do plantel, recusando qualquer caso com os ditos jogadores.
Bento falou ainda dos confrontos com o FC Porto, dos quais saiu quase sempre a ganhar, admitindo que apenas teve sorte no jogo em que venceu por 2-0, para a Superliga o ano passado.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

AS PIORES ESPERANÇAS DOS ÚLTIMOS ANOS

Miguel Veloso esteve irreconhecível
SUB-21: PORTUGAL 2-2 REP. IRLANDA
O FINAL DE UM CICLO
A selecção de sub-21 disse adeus ao europeu da categoria depois de empatar em casa com a Rep. da Irlanda por 2-2. A equipa portuguesa estava a vencer por 2-0 ao intervalo, golos de Vaz Té e Manuel Fernandes, depois de uma primeira parte pouco mais do que pobre. Na segunda parte, quando se esperava que a selecção embalasse para a goleada, surgiu um grupo de jogadores sem chama, sem alma e sem talento. O seleccionador Rui Caçador pareceu apático e sem soluções, a jogar com demasiados defesas e muitos avançados, e com um meio campo onde Pelé e principalmente Miguel Veloso estiveram irreconhecíveis.
É agora altura para repensar a política de enquadramento das selecções jovens, nomeadamente de uma selecção que tem vindo a decair ao longo dos anos. A motivação de jogadores que pensarão demasiado na selecção-A será algo a repensar, agora que grande parte deles dizem adeus aos sub-21 e darão lugar a outros mais novos.
Em suma, o pior jogo dos sub-21 de que há memória.

AS ESPERANÇAS NÃO MORREM

SUB 21: PORTUGAL - REP. IRLANDA (18H TVI)
É a esperança que guia a Selecção portuguesa de sub-21 que defronta nesta quarta-feira (18H) a República da Irlanda no Estádio dos Barreiros, no Funchal. No jogo da última jornada da fase de qualificação para o Euro 2009, as Quinas têm que ganhar com goleada e torcer pelo azar de outros. Portugal almeja ser um dos 4 melhores segundos dos 10 Grupos. Neste momento é apenas o nono melhor.
Além dos lideres dos 10 Grupos, seguem para os play-offs que vão definir os sete finalistas que vão disputar o Europeu com a Suécia, Selecção já apurada enquanto anfitriã do Campeonato de 2009, os quatro melhores segundos classificados.
Depois da derrota frente à Inglaterra, na passada sexta-feira, a Selecção lusa já não tem hipóteses de alcançar o primeiro lugar do Grupo 3 e não está nas melhores condições para cumprir o segundo critério de apuramento. Neste momento pior segunda classificada do que Portugal só a Eslováquia com 9 pontos no Grupo 7, enquanto as Quinas somam 13 pontos.
Os irlandeses são últimos no Grupo 3 com apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas, pelo que o jogo nos Barreiros é apenas para cumprir calendário. A Inglaterra tem a liderança da série garantida e logo o apuramento seguro, tal como Espanha (Grupo 4) e Áustria (Grupo 7).

BENFICA: DAVID LUIZ VOLTA A PARAR

Parece calvário. David Luiz voltou a ficar pelo ginásio no treino do Benfica desta terça-feira, tal como tinha acontecido na véspera. O central, que estava a voltar às opções de Quique Flores após uma longa ausência, apresenta queixas musculares, as quais não estão relacionadas, segundo o clube, com a lesão no dedo do pé que o manteve afastado ao longo da época passada.
As novas dúvidas sobre a situação de David Luiz surgem numa altura em que Quique terá que fazer alterações na defesa para o próximo jogo da Liga, face aos castigos de Katsouranis e Luisão. Antes disso, no entanto, a equipa ainda terá o compromisso de Taça UEFA com o Nápoles, na próxima quinta-feira.
O treino desta terça-feira confirmou de resto a integração de Reyes e Léo, enquanto Aimar, ainda limitado em termos físicos, continua a fazer corrida.
Num treino que decorre sob muito calor, Quique Flores ainda não pode contar com os 10 jogadores que estão ao serviço das várias selecções e chamou à sessão desta terça-feira seis juniores. Cid, Cafu, Fábio Leite, Vinicius, Luís Martins e Carlos Castro foram os escolhidos.

SUPOSTA AGRESSÃO DE CRISTIAN RODRIGUEZ A NUNO GOMES SEGUE PARA A COMISSÃO DE DISCIPLINA DA LIGA
Fernando Seara mostrou no programa "O dia seguinte", da SIC e o Benfica avança com a gravação para a Comissão de disciplina da Liga. As imagens são de uma alegada agressão de Cristian Rodríguez a Nuno Gomes no decorrer do clássico da Luz, da 2ª jornada da Liga, que terminou empatado 1-1 e espera agora que, tal como aconteceu no caso de Luisão, que a Comissão de Disciplina da Liga aja em conformidade. ditas imagens não foram transmitidas pela Sport TV, como se verificou no caso que deu origem ao sumaríssimo ao central brasileiro, mas foram captadas por uma câmara do clube e transmitidas na segunda-feira à noite no programa da SIC O dia seguinte.
João Gabriel, director de comunicação do Benfica, anunciou esta terça-feira que o clube vai esperar por uma reacção da Comissão de Disciplina (CD) antes de avançar com outros procedimentos. «Quero acreditar que o assunto esteja na agenda próxima reunião da Comissão de Disciplina da Liga. Espero que a Liga actue, se a Liga não actuar, o Benfica saberá reagir», destacou o dirigente.
As imagens da polémica foram captadas pela câmara do Benfica associada ao programa LORD (Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo), colocada em todos os jogos junto à tribuna de imprensa. João Gabriel considera ser «difícil de acreditar que a Sport Tv, com 26 câmaras no campo, não tenha tido imagens de uma situação que durou vários segundos». Segundo o director do Benfica terá havido primeiro uma provocação, antes de ser consumada a agressão, com um pontapé. A Sport Tv mostra apenas imagens do sururu com os jogadores do Benfica a rodearem Rodríguez.

DESTAQUES DO DIA


KATSOURANIS PODE SEGUIR EXEMPLO DE PAULO ASSUNÇÃO
Konstantinos Katsouranis continua decidido a sair do Benfica, apesar das conversas que Rui Costa e Quique Flores mantiveram com o camisola 8 no defeso para o convencerem a ficar na Luz. É já falado nos corredores da Luz que o jogador está já a preparar a rescisão, num processo semelhante ao que levou Paulo Assunção para fora das Antas, pela lei Webster.
SPORTING: ROMAGNOLI ELOGIA MESSI E ETO'O MAS NÃO TEME BARÇA
Com respeito mas sem medos. É desta forma que Romagnoli assume a posição leonina para o encontro em Barcelona. “Apesar de ter perdido em Soria, frente ao Numancia, sabemos que o Barça é uma equipa forte e que vale pelo seu todo, mas iremos a Camp Nou com a clara intenção de fazermos prevalecer as nossas boas armas”, salientou.
BENFICA: REYES QUER DEFRONTAR NÁPOLES NA TAÇA UEFA
Jose Antonio Reyes está confiante em recuperar na lesão no joelho esquerdo a tempo de defrontar o Nápoles no jogo da 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA. Sobre o Benfica, garantiu que o grupo de Quique Flores tem condições para fazer "alguma coisa de grande".
SELECÇÃO NACIONAL JOGA AMANHÃ COM A DINAMARCA
A Selecção Nacional cumpriu mais uma sessão de trabalho em Óbidos, já de olhos postos no com a Dinamarca. De acordo com o que foi possível vislumbrar, Carlos Queiroz deverá apostar no mesmo onze que bateu Malta (4-0)
MOUTINHO FAZ 22 ANOS, PRESENTE: GANHAR À DINAMARCA
Dia especial para João Moutinho. O jovem médio leonino cumpre hoje o 22.º aniversário, em plena concentração da Selecção Nacional visando o encontro com a Dinamarca, e na hora de formular desejos sobre a melhor prenda de aniversário não teve dúvidas – ganhar à turma nórdica em Alvalade
PEPE NÃO TEME TOMASSON E BENDTNERO
O central Pepe afirmou esta segunda-feira que os avançados dinamarqueses Tomasson e Bendtner não serão o único foco de preocupação da Selecção Nacional diante da Dinamarca, na quarta-feira, no Estádio José Alvalade.

INTER E REAL MADRID ATRÁS DE DI MARIA

INTER INCLUI SUAZO NO NEGÓCIO
A prestação de Di Maria nos Jogos Olímpicos, onde foi decisivo na conquista do ouro por parte da Argentina, continua a despertar o interesse dos tubarões europeus. O Jornal O Jogo noticia hoje que o Inter já terá acordo com o Benfica para a aquisição do jogador, negócio onde se incluirá o avançado Suazo, que foi a primeira moeda do negócio. Além de Suazo, o Benfica receberá uma quantia a rondar os 2 milhões de euros, avança O Jogo, segundo notícia do TuttoSport.
REAL MADRID QUER O JOGADOR EM DEZEMBRO
Dados os baixos valores envolvidos, Relva Dourada considera a transacção pouco provável, uma vez que o argentino tem uma cláusula de rescisão num valor próximo dos 30 milhões de euros e há notícias oriundas de Espanha que indicam que o Real Madrid está a preparar uma ofensiva para adquirir o jogador já em Dezembro.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

REYES: QUERO TRIUNFAR NO BENFICA

Com passagens por Sevilha, Arsenal, Real Madrid e Atlético de Madrid, o internacional espanhol Reyes está habituado a jogar ao lado de grandes futebolistas. Ciente do potencial do grupo de trabalho às ordens de Quique Flores, Reyes pede tempo para que as contratações se possam ambientar, mas avisa que o conjunto encarnado pode chegar longe. "Ainda estamos em período de adaptação, mas há qualidade para fazer algo grande", atirou, em declarações à Imprensa do seu país.

JÁ JOGA CONTRA O NÁPOLES

Convidado para dar o pontapé de saída num encontro entre o Baeza e o Vilches, em partida a contar para o campeonato da Andaluzia, região onde nasceu, o camisola seis do Benfica admitiu o desejo de ter sucesso na Luz, mostrando-se disposto a cumprir assim o desafio lançado pelo seu novo treinador. Quique Flores disse que este era o ano para Reyes explodir e o jogador quer realizar o desejo do técnico. "O meu desejo é triunfar no Benfica, e espero que as coisas me saiam bem", frisou, realçando que já está praticamente recuperado da entorse no joelho esquerdo e pronto para ajudar a equipa na Taça UEFA, no próximo dia 18: "Já treino com a equipa e quero estar no jogo de Nápoles, que é muito importante para a equipa."

O FC PORTO TEM SEMPRE OS MELHORES DE PORTUGAL

Arsène Wenger falou do grande adversário do Arsenal na Liga dos Campeões: o FC Porto

QUEM O DIZ É ARSÈNE WENGER
Quando confrontado com as perguntas dos jornalistas portuguesesm acerca do FC Porto, Arsène Wenger, presente em Nyon no fórum dos treinadores de elite da Uefa, teceu algumas considerações fugazes, mas elucidativas. A transferência de Quaresma para o Inter não foi interpretada pelo treinador do Arsenal como um tiro no porta-aviões portista. Longe disso. O francês nem se deixou iludir, porque na opinião dele, "o FC Porto tem sempre os melhores jogadores de Portugal". Com um argumento destes, até os jornalistas presentes em Nyon perderam argumentos para contrapor o francês.
Quase já nem valia a pena dizer-lhe que a equipa de Jesualdo Ferreira precisou de ser retocada em todos os sectores, porque a resposta seria sempre a mesma. Perderam Quaresma (risos)... "Deixem-se disso, de certeza que vão encontrar um novo Quaresma depressa e mais forte", replicou o treinador dos "gunners". A lição estava mais do que estudada para este primeiro "round" com os jornalistas portugueses e, pelos vistos, Wenger nem saiu chamuscado deste aperitivo, porque nunca deu o flanco a tentativas para lhe apanhar uma palavra ou uma frase fora da estratégia delineada para enfrentar os portugueses.

domingo, 7 de setembro de 2008

ZIDANE: CRISTIANO RONALDO É O MELHOR DO MUNDO DE 2008

Zidane foi o melhor do mundo em três ocasiões
Zinedine Zidane teceu algumas considerações fugazes acerca do prémio para melhor jogador do mundo atribuído pela FIFA. O antigo internacional francês prevê que seja Cristiano Ronaldo a conquistar o Prémio FIFA World Player de 2008. O génio gaulês, que mereceu essa mesma distinção em três ocasiões (1998, 2000 e 2003), entende que é o português que merece o galardão.
«Sinceramente, penso que o Cristiano Ronaldo está bem posicionado para receber o prémio. Na minha altura alguns jogadores preferiam Zidane a Ronaldo, e outros o contrário. Eu penso que, pelo que fez ao longo da época, Ronaldo tem uma pequena vantagem», disse «Zizou» em Paris.

CRISTIANO RONALDO VALE 165 MILHÕES? - UNITED REAGE.

Por 165 milhões, quase de certeza que C. Ronaldo bate asas para o vizinho City
O Manchester United reagiu às notícias sobre uma hipotética oferta dos novos donos do Manchester City por Cristiano Ronaldo. Os proprietários do City admitiram oferecer 165 milhões de euros para contratar o português e David Gill, director executivo, do Manchester United, desvaloriza agora a declaração, mas vai dizendo que é muito dinheiro e uma proposta desse calibre teria de ser discutida.
«Não acredito que ele esteja a falar a sério e, de qualquer modo, não estamos a vender os nossos melhores jogadores», começou por afirmar Gill, em declarações à BBC, reagindo à intenção manifestada por Sulaiman Al-Fahim, do grupo Abu Dhabi United, que tomou conta do City e já levou Robinho para o clube por 41 milhões.
«No limite teríamos de discutir qualquer proposta com o Alex Ferguson e os donos, uma vez que esse é muito dinheiro para uma pessoa só», admite depois o dirigente. «Mas ele também mencionou o Torres e o Fabregas, por isso acho que podemos manter-nos calmos, esperar e ver o que acontece durante os próximos meses e anos, sem nos preocuparmos demasiado com isso», conclui.