sábado, 15 de novembro de 2008

QUARESMA DE FORA NO INTER

Ricardo Quaresma ainda quando brilhava de dragão ao peito, agora tarda em mostrar o que vale no Inter
Ricardo Quaresma continua sem atingir o nível a que os adeptos de futebol estavam habituados desde os tempos do FC Porto. Na verdade, desde que saiu - por ferrenha vontade própria - para os nerazzuri, o mágico cigano pouco ou nada mostrou aos adeptos italianos, acabando mesmo por ser esquecido por Queiroz na última convocatória da selecção nacional e por Mourinho para o encontro frente ao Palermo.
MOURINHO JUSTIFICA A AUSÊNCIA DO PORTUGUÊS
José Mourinho explicou esta sexta-feira a ausência do português e também de Adriano dos convocados do Inter para o próximo encontro do Inter. O treinador diz que continua a contar com o extremo português, mas preferiu que ele descansasse este fim-de-semana.
«É um jogador que teve oportunidades e vai voltar a tê-las. Mas o Mancini fez uma grande semana de trabalho. Merece voltar. O Obinna, com a Udinese, trouxe intensidade ao jogo, merece seguir com a equipa. E também o Balotelli e o Cruz. E o Ibra. Temos um núcleo de avançados muito forte e não posso convocar todos», defendeu Mourinho
O técnico português prossegue a explicação: «Dei a Quaresma três dias sem futebol, para ir a Portugal ver a família. Na próxima semana pode ser muito importante, porque há as selecções e Mancini, Obinna e Balotelli estarão fora.»
Quanto a Adriano, José Mourinho garante que não há qualquer ressentimento, apesar das críticas públicas que fez ao avançado brasileiro: «O Adriano, sem a gripe, teria jogado. Não fiquei zangado por causa da gripe na terça-feira. A minha relação pessoal com ele é boa. Profissionalmente é como os outros, deve treinar todos os dias, deve chegar a horas. Esta semana não treinou na terça-feira, quarta-feira treinou sozinho, quinta-feira foi a primeira sessão com o grupo e hoje treinou a 100 por cento. Mas é pouco para mim.»
REABERTURA DE MERCADO E INTERESSE DO MANCHESTER CITY

Mourinho falou ainda da reabertura de mercado, para deixar a ideia de que não está a planear fazer nenhuma movimentação: «Estou satisfeito com a equipa. O mercado de Janeiro é quase sempre para quem não trabalha bem no Verão.» O que inclui, diz, a eventual saída de Crespo, quando se fala em Espanha do interesse do Real Madrid no avançado: «Se o Hernan pode ser importante para outra equipa, também pode ser para nós e entrar na lista da Liga dos Campeões.»
Por fim, o técnico comentou o alegado interesse do Manchester City na sua contratação: «Tenho um empresário que faz só o que lhe digo para fazer, e nesta altura não lhe disse nada.»

LÍDER LEIXÕES VISITA ALVALADE

SPORTING - LEIXÕES (20H30 RTP1)
Paulo Bento não pode contar com Tonel e Marco Caneira para o jogo frente ao líder surpreendente da Liga Sagres. De resto, este jogo tem interesse suplementar devido a esse facto, recorde-se que os leixonenses já foram ao Dragão bater os campeões nacionais, assumindo aí a liderança. Cresce alguma expectativa para saber se a equipa de Matosinhos tem estofo para voltar a fazer história, dando uma machadada no estado actual da equipa do Sporting, ou pelo contrário volta ao mundo real permitindo aos leões recuperação anímica após a derrota na Taça.
Face às ausências já mencionadas na equipa leonina, avança o jovem Daniel Carriço, que fará dupla com o brasileiro Anderson Polga no eixo da defesa. Rochemback e Izmailov terminaram a semana com algumas queixas físicas, mas foram convocados para o encontro deste sábado, o que deverá quer dizer que estão em condições para jogar. Na equipa de José Mota, há quatro indisponíveis, todos por lesão: Brandon, Roberto, Castanheira e Paulo Tavares.
O Sporting tem subido de forma nas últimas jornadas, sobretudo devido ao regresso de Liedson. Apurou-se pela primeira vez na história para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas foi eliminado da Taça pelo F.C. Porto. Na Liga, no último encontro, somou três pontos importantes em Vila do Conde frente ao Rio Ave, precisamente com golo do «levezinho». Frente aos dragões, a boa primeira parte deixou alguma sensação de injustiça, mas pelo menos o grupo acredita que poderá crescer daí. Liedson também ainda não marcou esta época em Alvalade e não haverá melhor altura do que esta para confirmar o bom momento.
Depois do empate frente ao Benfica, o Leixões venceu no Dragão e em casa o Paços de Ferreira. O moral está em alta e no Mar acredita-se que também o Sporting pode cair no campeonato. Para os leões esta pode ser a pior altura para defrontar os de Matosinhos, mas a verdade é que também beneficiam do facto de estes já não poderem usar o factor surpresa. Wesley e Braga têm sido os jogadores mais em evidência na equipa de Matosinhos e o primeiro é mesmo o melhor marcador da prova, a par de William e Nenê. E não pensem os leões que vão ter um líder fechado em copas no seu estádio. Vai ser certamente olhos nos olhos e muito suor para garantir os três pontos.
EQUIPAS PROVÁVEIS:
SPORTING - Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e Grimi; Miguel Veloso; Rochemback, Moutinho e Izmailov; Derlei e Liedson
LEIXÕES - Beto Pimparel; Vasco Fernando, Joel, Elvis e Laranjeiro; Bruno China, Roberto Souza e Hugo Morais; Wesley, Braga e Diogo Valente
Fonte: Maisfutebol

FC PORTO: VOLTAM FARÍAS E SAPUNARU

FC PORTO - V. GUIMARÃES (18H15 SPORTV)
Farías e Sapunaru estão de volta aos convocados do F.C. Porto, para a partida da 8ª jornada da Liga com o v. Guimarães, neste sábado. Jesualdo Ferreira chamou o avançado e o lateral para um jogo em que não pode contar com Hulk e Pedro Emanuel, ambos a cumprir castigo depois de terem sido expulsos frente ao Sporting, em eliminatória da Taça.
Guarín também fica desta vez de fora das opções do técnico, quando o único lesionado do plantel é Rabiola.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Nuno
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Lino, Sapunaru, Stepanov e Rolando
Médios: Fernando, Pelé, Raul Meireles, Lucho e Tomás Costa
Avançados: Farías, Lisandro, Mariano, Rodríguez e Tarik Sektioui.

JESUALDO FERREIRA: GUIMARÃES MAIS FORTE DO QUE SPORTING
Duas vitórias seguidas afastaram o cenário de crise do âmbito do F.C. Porto. Segue-se agora o V. Guimarães, num jogo que significa o regresso azul e branco à Liga. Onde, curiosamente, a equipa saiu derrotada dos dois últimos encontros para a competição. «Diria mesmo que vai ser um jogo mais difícil do que foi com o Sporting em Alvalade».
Jesualdo Ferreira não faz por menos e explica porquê. «É um jogo determinante no nosso objectivo para sermos campeões. Não podemos perder pontos, temos que ganhar este jogo e por isso o grau de dificuldade é muito elevado», diz. «Este jogo para nós tem uma importância capital. A margem de erro é zero. No F.C. Porto é sempre zero».
O treinador admite a obrigatoriedade de vencer sabendo que não vai ser um jogo fácil. «O V. Guimarães é para mim uma boa equipa. Ligeiramente diferente da época passada mas muito boa. Tem um excelente treinador e uma pessoa que gosto muito», diz. «Para além disso tem melhores resultados fora do que em casa. E o jogo para ele é fora».
A equipa traz a favor o facto de estar a crescer. «O estado de espírito é o melhor. Estamos onde devíamos estar antes», diz. «Passámos uma eliminatória difícil da Taça, estamos perto de passar aos oitavos-de-final da Champions, na Liga estamos atrasados cinco pontos em relação ao líder mas ainda há muito futebol até ao fim».
A pergunta seguinte colocou-lhe a dúvida de se saber se a qualidade de jogo está a acompanhar os resultados. «Em alguns momentos o F.C. Porto teve uma boa qualidade do jogo, quer em Kiev, quer em Alvalade», começou por dizer Jesualdo. «Mas não foi constante, por isso não posso estar satisfeito».

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BENFICA EM MATOSINHOS, FC PORTO EM CINFÃES

Taça de Portugal, sorteio dos oitavos de final
O Cinfães, da III divisão, vai receber o F.C. Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O Benfica visita o Estádio do Mar para defrontar o Leixões.
Falta ainda realizar um jogo da quarta eliminatória, entre o Vitória de Setúbal, da Liga, e o Torre de Moncorvo, da III divisão, que está agendado para dia 27, às 19:30.
Resultado do sorteio:
P. Ferreira-Vizela
Trofense-Nacional
Naval-Portimonense
Leixões-Benfica
V. Setúbal/Moncorvo-V. Guimarães
Cinfães-F.C. Porto
E. Amadora-Olivais e Moscavide
Valvedez-processo pendente relativo à 1ª eliminatória*

* O vencedor do encontro da primeira eliminatória entre o Lusitano (III) e o Fiães (III), que foi alvo de protesto, visita o Santa Clara (H), na 2ª eliminatória. Quem vencer receberá depois o Freamunde (H). Daqui sairá o clube que na quarta ronda será o anfitrião do União (II).


Conselho de Disciplina instaura processo a Paulo Bento


DECLARAÇÕES APÓS O DUELO COM O FC PORTO EM CAUSA


O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu quinta-feira instaurar um processo disciplinar a Paulo Bento, na sequência das declarações do treinador do Sporting após o jogo com o FC Porto, respeitante à Taça de Portugal.
O presidente do CD, Arnaldo Marques da Silva, explicou que o órgão disciplinar apreciou um requerimento apresentado pelo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Carlos Esteves, durante a reunião de quinta-feira, realizada na sede do organismo, em Lisboa.
Paulo Bento criticou duramente o árbitro Bruno Paixão e todo o sector da arbitragem no fim do jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que o FC Porto ganhou no desempate por grandes penalidades (5-4), após empate (1-1) no fim do prolongamento.
O treinador do Sporting disse que "a questão das arbitragem no futebol português mete nojo", qualificando os árbitros de incompetentes e defendendo que, em caso de profissionalização do sector, passariam a ser "profissionais incompetentes".
Qualquer decisão que o CD federativo venha a tomar na sequência do processo disciplinar será passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.
Fonte: Record

NÃO POSSO IR AO MERCADO DE INVERNO


Palavras de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, comentou nesta quinta-feira a nota atribuída a Bruno Paixão pelo seu desempenho no Sporting-F.C. Porto. «A nota de Bruno Paixão foi positiva à justa», explicou o antigo árbitro à Agência Lusa, lembrando depois que «os árbitros não podem combater com as câmaras.»
«Os árbitros não podem combater com as câmaras, com 15 ou 20 câmaras que transmitem os jogos e mostram todos os ângulos possíveis e imaginários», refere Vítor Pereira, frisando, por outro lado, que não é possível impedir os observadores de recorrerem a esses meios tecnológicos antes de elaborarem o respectivo relatório.
O observador Albano Fialho deu nota 3 a Bruno Paixão, de 0 a 5, classificando o trabalho do árbitro como «Bom». Fialho enviou o relatório a partir do Estádio de Alvalade, pouco tempo depois do apito final. Resta saber se recorreu às imagens televisivas. «Não é possível impedir que os observadores vejam as imagens, quando há estádios que têm ecrãs gigantes e monitores em diversos pontos para transmitir o jogo. O que se pede é que os observadores escrevam tudo o que viram», frisa o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.
Vítor Pereira confirmou que o afastamento de Bruno Paixão da jornada deste fim-de-semana não passou de uma medida preventiva. «Não é castigo. Temos de criar as condições desejáveis e defender os interesses de todos os intervenientes. Não seria sensato colocar o árbitro em questão numa posição que pudesse fragilizá-lo», salienta.
Antes, em declarações à Agência Lusa, o antigo árbitro explicara a nota atribuída a Paixão, recusando comentar as reacções ao trabalho do juiz de Setúbal. «Não vamos comentar os comentários. A classificação não é Bom. Comparada com o contexto escolar, de um a 20 valores, é de 9,5 ou 10, portanto é uma positiva à justa».

Ainda relativamente à polémica despoletada com a actuação de Bruno Paixão que pôs a nu as fragilidades da arbitragem portuguesa, Vitor Pereira falou da impossibilidade de «ir ao mercado de Inverno recrutar árbitros» para melhorar a performance da arbitragem - à semelhança do que acontece com os clubes -, dando a entender implicitamente que os árbitros que tem ao seu dispor têm fraca qualidade.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SELECÇÃO: ROLANDO E CÉSAR PEIXOTO CHAMADOS

Rolando faz a sua estreia na convocatória da selecção-A
Queiroz dixa de fora Quaresma e Nuno Gomes
(além de C. Martins, Tonel e Yannick)

César Peixoto e Rolando são as grandes surpresas do seleccionador Carlos Queiroz para o jogo particular que a Selecção portuguesa vai fazer contra o Brasil. Os defesas do Sporting de Braga e do FC Porto fazem a sua estreia na equipa das Quinas. O médio Tiago está de volta à Selecção após um longo período de ausência.
Eis a lista completa de convocados:
Quim, Eduardo, Pepe, Rolando, Bruno Alves, Miguel, Bosingwa, Paulo Ferreira, César Peixoto, Fernando Meira, Raúl Meireles, João Moutinho, Maniche, Tiago, Deco, Simão Sabrosa, Danny, Cristiano Ronaldo, Nani e Hugo Almeida.

Portugal defronta o Brasil no Estádio Walmir Campelo Bezerra, nos arredores de Brasília, a 19 de Novembro à meia-noite em território continental português.



Na lista de sub-21 para o particular com a Espanha, de 18 de Novembro, há a destacar as estreias de Bura, Rui Fonte, João Aurélio, João Martins e Pedro Moreira.
Atente nos convocados de Rui Caçador:João Martins (Atlético); Rui Fonte (Arsenal); Pedro Moreira (Boavista); Ruben Lima (D.Aves); João Aurélio (Nacional); André Pinto (Santa Clara); Tiago Pinto (Trofense); Candeias e Ventura (FC Porto); Orlando Sá e Stélvio (Sp.Braga); Bura (Sp.Covilhã); Castro, João Gonçalves e Ukra (Olhanense); Daniel Carriço, Pereirinha e Rui Patrício (Sporting); Miguel Vítor (Benfica); Yazalde (Varzim).

JESUALDO FERREIRA EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

«Alguém de boa fé acha que o FC Porto foi beneficiado no jogo com o Sporting?» Jesualdo Ferreira deixa a pergunta no ar quando se aproxima o embate da Liga frente ao Vitória de Guimarães. Um jogo de «importância capital» segundo o treinador que, quando confrontado com a classificação atribuída ao árbitro Bruno Paixão depois do jogo da Taça de Portugal em Alvalade, diz que é preciso que quem avalia tenha «competência».
Jesualdo Ferreira dá a entender que não concorda com o 3, numa escala de 1 a 5, atribuído ao árbitro do Sporting-Porto (5-6) de domingo passado. O treinador diz-se «habituado» a ver a imprensa publicar Relatórios de Jogo e a ver as pessoas «a ficarem incrédulas, mas depois fica tudo na mesma», lamenta. «Quem vai tomar conta disto e quem vai fazer o quê para que isto seja diferente?» É mais uma pergunta que o professor deixa no ar.Sobre a arbitragem, Jesualdo Ferreira repara que por vezes o problema não é a competência, mas o facto de que «não existe coragem» para tomar certas decisões. Terá sido o que aconteceu com Bruno Paixão, conforme insinua o treinador para quem a resposta á pergunta se «o FC Porto foi beneficiado no jogo com o Sporting» é óbvia.Quem «teve coragem», na óptica do treinador azul e branco, foi Paulo Bento por ter assumido as declarações contundentes que fez no fim do jogo da Taça.Quanto ao embate contra o Vitória de Guimarães, o técnico do FC Porto prevê que será um jogo «bem mais difícil» do que a partida contra o Sporting. Salientando que é de «importância capital», Jesualdo frisa que continua a não haver «margem de erro nenhuma».Na preparação para o encontro a boa nova é a recuperação de Lisandro de um torcicolo. O Departamento Médico do Dragão tem apenas que preocupar-se com Rabiola, o único lesionado para o encontro de sábado.
Fonte: Relvado

Rui Costa escolhe Pimenta


CONTRATO POR 4 ANOS COM PÉROLA DA LUZ

Leandro Pimenta, médio do plantel júnior do Benfica, assinou pelo emblema da Luz um contrato profissional válido por quatro anos. Este desenlace é uma aposta do director desportivo Rui Costa, informou o clube da Luz, através do respectivo site. Os encarnados equacionam já integrá-lo no plantel da próxima época.
Ontem, o Benfica anunciou o desenlace das negociações entre as duas partes. O clube premiou o jogador com o primeiro contrato profissional da sua carreira; Rui Costa segura até 2012 uma dos talentos do futebol benfiquista, que está nos planos para o plantel 2009/2010.
Fonte: Record

Nota de Bruno Paixão: «Não esteve tão mal como dizem»

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Esteves, comentou esta quarta-feira, em declarações ao Maisfutebol, a nota (Bom) atribuída a Bruno Paixão pelo desempenho no Sporting-F.C. Porto, da IV eliminatória da Taça de Portugal. O dirigente sublinha que se a avaliação foi positiva, conforme foi divulgada pela imprensa, «é porque a arbitragem não foi tão má como dizem».
Carlos Esteves explicou que «o observador tem razão para dar a nota que deu, porque afinal o árbitro não esteve tão mal como se diz», e argumentou: «O técnico de arbitragem é que sabe e conhece, vocês [jornalistas] não.»
Os treinadores de F.C. Porto e Sporting queixaram-se do desempenho do juiz de Setúbal, que já reagiu em declarações à imprensa. «No fim de levar tanta porrada, é normal que o árbitro se tenha vindo defender», disse Carlos Esteves, que declarou que «esta situação foi demasiado empolada» e que «há coisas mais importantes que FC Porto e Sporting».
A culpa, para o dirigente, é da imprensa: «O mal é termos três jornais desportivos. Eu não sei se o árbitro esteve bem ou mal, não sou técnico de arbitragem, sou dirigente. Os técnicos é que sabem, mais ninguém.»
Fonte: MaisFutebol

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Última Hora: CR7 com um salário de 750.000 € !?!?


Cristiano Ronaldo pode vir a ser o jogador mais bem pago do mundo. Consta que o Manchester United está prestes a oferecer um novo contrato ao jogador português com um salário de 750.000 € por mês. Assim que for possível, forneceremos mais notícias sobre este assunto.

“Ranking” FIFA: Portugal “apanhado” pela Inglaterra no 10º lugar



A Selecção Nacional foi alcançada na 10ª posição do “ranking” da Federação Internacional de Futebol (FIFA) pela Inglaterra, que recuperou quatro posições na tabela liderada pela Espanha, campeã europeia em título. A equipa portuguesa, que em Outubro empatou a zero na Suécia e na recepção à Albânia, soma os mesmos 1.058 pontos da formação inglesa, comandada pelo italiano Fábio Capello, e a República Checa, nona classificada, conta 1.062. O Brasil, próximo adversário da formação comandada por Carlos Queirós, num particular marcado para Brasília, no próximo dia 19, caiu para o quinto lugar, ao ser ultrapassado pela Holanda, agora, quarta. A Espanha, detentora do ceptro europeu, lidera a tabela, com 1.657 pontos, seguida da Alemanha (vicecampeã europeia e terceira classificada no Mundial de 2006), que ascendeu ao segundo posto (1.413), ao ultrapassar a Itália, a terceira (1.356). A Lituânia, orientada pelo treinador português José Couceiro, desceu quatro lugares e ocupa a 41ª posição, com 677 pontos, e a Tunísia, do antigo seleccionador de Portugal Humberto Coelho, manteve o 47º lugar. A selecção angolana, que participou na última edição do campeonato do Mundo, mantém a 68ª posição, e Moçambique recuperou oito lugares e está na 92ª.
Fonte: O Jogo

FUCILE: LIEDSON QUASE ME PARTIA OS DENTES

A conversa com Fucile passou pela arbitragem do clássico de domingo. Uma arbitragem muito contestada pelas duas partes. Ora o jornal Record noticia esta quarta-feira que Bruno Paixão recebeu nota positiva do observador da Liga de Clubes.
Fucile preferiu não comentar a nota do árbitro, mas deixou um lamento. «Às vezes protegem-se muito os avançados», disse. «É verdade que não somos nenhuns santos, mas em Alvalade levei uma cotovelada na cara que não me partiu os dentes por sorte».
O lateral do F.C. Porto falava de um lance com Liedson, no qual o avançado do Sporting atingiu o jogador com o cotovelo, deixando-o muito mal maltratado. «Fez-me um golpe fei, estive a sangrar e estava agoniado por causa desse golpe», acrescentou.
«Não gostei, mas são coisas que passam. Se foi de propósito? Não sei se foi de propósito. Sei que fui disputar a bola e nessa altura levei com o cotovelo do adversário. Mas não tenho ressentimentos de ninguém, nem fico com comichão».
OS PIORES MOMENTOS PASSARAM
Os piores dias parecem ter partido e os jogadores do F.C. Porto voltam a sorrir. Fucile é aliás um bom exemplo. É certo que na Liga a equipa permanece num estranho quinto lugar, com os mesmos pontos do oitavo, mas o uruguaio diz que isso não é importante.
«Nem tinha ideia. Sinceramente não sabia que estávamos em oitavo lugar. Mas obrigado», sorriu. «Trataremos de estar em breve na frente da classificação».
O que já esteve mais longe, adianta. «Estamos a trabalhar para voltar ao nível dos últimos anos. Jogámos em casa do Sporting, que também vinha de uma boa fase, vencemos e jogámos bem. Agora queremos deixar uma boa imagem em casa».
Ora o jogo que se segue é no Dragão, com o V. Guimarães. Da última vez que jogou em casa, aliás, o F.C. Porto perdeu. Com o P. Ferreira, depois de perder com o Dínamo Kiev. «Foi uma casualidade. Não é normal o F.C. Porto perder duas vezes em casa».
«Crise? Para vocês houve crise?»
Mas também não é justo falar-se de crise, acrescenta. «Para vocês houve crise? Foram jogos em que nos calhou perder. Sabemos que não jogámos bem, mas ninguém é invencível. Não há nenhuma equipa invencível», referiu.
«Até o Manchester United, que foi campeão europeu, perdeu. Foi o nosso caso, calhou-nos perder e agora queremos regressar às vitórias na Liga frente ao V. Guimarães. Vai ser um jogo difícil, mas queremos regressar à luta pelo primeiro lugar».
Foi, portanto, apenas uma fase má e que já passou. «Claro que o estado de espírito muda sempre quando se perde. È sinal que está a passar-se alguma coisa e que está a fazer-se algo mal. Mas tratámos de trabalhar, de corrigir os erros, e melhorámos».
«Tínhamos que ganhar em Kiev e foi o que fizemos. Estamos em todas as frentes, estamos a luta pela qualificação na Liga dos Campeões e vamos lutar outra vez pelo campeonato. Ainda há coisas para afinar, mas vamos fazer o melhor dentro de campo».
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 11 de novembro de 2008

FC PORTO E BENFICA DEBATEM-SE COM LESÕES

LISANDRO AUSENTE DO TREINO
Lisandro esteve ausente do treino do F.C. Porto, no regresso dos «dragões» ao trabalho depois do clássico em Alvalade. O avançado argentino tem um torcicolo e apenas cumpriu tratamento, segundo informa o clube.
Jesualdo Ferreira continua de resto a não poder contar com Rabiola, que cumpriu treino integrado condicionado.
A equipa começou a preparar o encontro de sábado com o V. Guimarães, partida da 8ª jornada da Liga. Na quarta-feira a sessão de trabalho será antecedida da «super flash» com um jogador do plantel.
DI MARIA PÁRA POR TEMPO INDETERMINADO
Afinal a lesão de Di Maria é mais grave do que se esperava e o jogador argentino vai estar indisponível por um período ainda indefinido, sendo certo que não estará recuperado nas «próximas semanas». O jogador saiu tocado do jogo com o Galatasaray e as últimas indicações, antes do jogo da Taça de Portugal, apontavam que estivesse recuperado para a 8ª jornada, mas a última avaliação ao jogador, esta terça-feira, revelou uma fissura no peróneo da perna esquerda.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Águias voam mais alto

O Benfica venceu com facilidade o Desp. das Aves por 3-0 e segue para a próxima ronda da Taça de Portugal. Os encarnados entraram no jogo praticamente a vencer devido ao golo de Yebda no 2º minuto. Luisão e Maxi Pereira marcaram ainda nos primeiros 30 minutos e garantiram a vitória no encontro. Destaque ainda para o regresso à competição de David Luiz após longo período de lesão.
Quique Flores não podia contar com o seu compatriota Reyes devido à expulsão recebida em Guimarães para o campeonato. O técnico aproveitou por colocar em campo alguns jogadores menos utilizados, mas parecendo que o fez apenas em posições onde sente confiança nos substitutos. Moreira alinhou na baliza, Léo como defesa esquerdo e Binya fez descansar Katsouranis.
O jogo não podia ter começado melhor para os encarnados com o golo a surgir logo no 2º minuto. Canto de Carlos Martins da esquerda e desvio de cabeça do francês Yebda, que com um bom movimento conseguiu fazer um bom golo. O golo deu tranquilidade aos jogadores do Benfica que continuaram a dominar o encontro. Aos 19 minutos surgiu novo golo e novamente de um centro da esquerda de Carlos Martins. Desta feita foi o central Luisão que desviou a bola ficando na dúvida se o fez com o peito ou com o ombro.
Antes de se atingirem os 30 minutos, o Benfica chegou mesmo ao terceiro. Boa jogada de combinação com Aimar a assistir de calcanhar o lateral Maxi Pereira, e este a finalizar para o poste mais distante num remate bem colocado. O intervalo chegou com o Benfica a dominar a partida e a antever um segundo tempo pouco animado.
A segunda metade serviu para os encarnados gerirem o esforço e tentarem ampliar a vantagem. Na primeira metade ainda se assistiu a algumas boas jogadas do Desp. das Aves, mas com o passar dos minutos os forasteiros foram atirando a toalha ao chão e permitindo ao Benfica criar algumas jogadas para ampliar a vantagem. O resultado não sofreu alterações muito devido à pouca inspiração de Cardozo e Aimar que não estiveram bem na finalização dos lances de ataque.
Os encarnados seguem facilmente para a próxima eliminatória da taça e conseguem descansar para os próximos compromissos para o campeonato nacional. Destaque para o regresso de David Luiz, que esteve lesionado durante 9 meses e volta a ser opção para o centro da defesa benfiquista.
Fonte: ZeroZero

TAÇA DE PORTUGAL: BENFICA QUER SEGUIR

BENFICA - DESP. AVES (20H30 TVI)
A quarta eliminatória da Taça de Portugal prossegue nesta segunda-feira. Na Luz o Benfica recebe o Desp.Aves (20:30 horas) e espera acompanhar o FC Porto, que eliminou o Sporting nos penáltis, rumo aos oitavos-de-final. Na Choupana joga-se o Nacional-Sp.Braga (16:30 horas). Arsenalistas e benfiquistas perderam na Taça UEFA e querem voltar a ganhar, mas nacionalistas e avenses prometem não facilitar.
Resultados da quarta eliminatória da Taça de Portugal:
Sporting (Liga) 5-6 FC Porto (Liga) [após penáltis - 1-1 em 120': Liedson (29') / Hulk (58')]
Naval (Liga) 3-2 Belenenses (Liga) [após prolongamento: Bolívia (45'); Marinho (47'); Alex Hauw (116') / Roncatto (64'); Vinícius (66')]
Cinfães (III Divisão) 1-0 Fátima (II Divisão) [Rui Gonçalves (31')]
Portimonense (Honra) 3-0 Varzim (Honra) [Henrique (25' e 66'); Luís Loureiro (72')]
Académica (Liga) 0-1 Estrela Amadora (Liga) [Varela (80')]
Leixões (Liga) 3-0 Santana (II Divisão) [após prolongamento: Marques (100' e 110'); Hugo Morais (116')]
Gondomar (Honra) 0-2 Trofense (Liga) [Lipatín (38'); Rui Borges (82')]
Arouca (II Divisão) 1-3 Paços de Ferreira (Liga) [após penáltis]
Atl.Valdevez (II Divisão) 1-0 Gil Vicente (Honra) [Léo Souza (81' penálti)]
Vizela (Honra) 3-1 Esmoriz (II Divisão) [Pires (13' e 69'); Feliciano (51') / André (44')]
Olivais Moscavide (II Divisão) 2-0 Beira-Mar (Honra) [Edson Souza (74'); Alisson (84')]
Boavista 0-2 Vitória Guimarães [Gregory (62'); Fajardo (78')]
Em jogo em atraso da terceira eliminatória o Torre Moncorvo (III Divisão) derrotou o Peniche (III Divisão) por 1-2 e vai agora defrontar o Vitória Setúbal na 4ª ronda em data ainda a definir.
O União Madeira continua sem conhecer o adversário para a quarta eliminatória devido ao protesto apresentado no âmbito do Lusitano-Fiães da primeira ronda. O vencedor da eliminatória defrontará o Santa Clara e quem sair ganhador deste embate terá como rival o Freamunde. Só depois os madeirenses ficarão a saber com quem jogam.

domingo, 9 de novembro de 2008

HELTON GARANTE


Lucho falhou mas Helton defendeu e o FC Porto passou aos oitavos de final da taça
SPORTING 1-1 FC PORTO (4-5 APÓS GP)
A primeira parte do jogo foi dominada claramente pelo Sporting. A entrada de Romagnoli no onze de Paulo Bento baralhou completamente o esquema táctico de Jesualdo. O meio campo dos campeões nacionais nunca acertou perante a rotação impressa pelos homens do Sporting, com o argentino em destaque, bem secundado por Rochemback e, principalmente Izmailov, lá na frente, a fazer a cabeça em água a Pedro Emanuel, mal adaptado a defesa esquerdo.
O Sporting teve várias oportunidades de golo, mas viu o árbitro perdoar a expulsão a Liedson, por cotovelada em Fucile. aos 29 minutos chega o golo de Liedson, após corte mal medido de Fernando, a oferecer a bola à cabeça do atacante leonino, perante a impotência de Pedro Emanuel.
INCRÍVEL HULK SPRINTA PARA O GOLO
O intervalo chegou sem que o FC Porto causasse grande perigo. Esta foi aliás uma das piores primeiras partes da equipa portista desta época e uma das melhores do Sporting.
Na segunda parte, nem tudo foi diferente. O FC Porto surgiu diferente, para muito melhor, com Tomás Costa no lugar de Mariano Gonzalez. A equipa portista subiu no terreno e o Sporting experimentou dificuldades, mesmo continuando a jogar em bom ritmo. Na verdade, o Sporting conseguiu manter posse de bola e alta rotação, com o russo Izmailov em grande produtividade e um meio campo sempre a pressionar alto, quer a atacar, quer a defender. O FC Porto continuava a tentar aproximar-se da baliza de Rui Patrício, muitas vezes através de acções individuais de Hulk, que terá exagerado no individualismo durante a primeira parte, mas levou a água ao seu moinho aos 59 minutos. O brasileiro correu de forma verdadeiramente incrível desde o meio campo, passou por toda a gente pela esquerda e fuzilou autenticamente o guarda-redes Rui Patrício. Estava colocada alguma justiça no resultado.
O golo deu alma e motivação aos campeões nacionais, que foram para cima do Sporting e podiam ter marcado por um par de vezes. Hulk sofreria uma clara grande penalidade de Rui Patrício, num lance em que Polga foi expulso por acumulação de amarelos, após ter pontapeado o brasileiro do FC Porto na face.
A expulsão parece ter tido o condão de espevitar o sporting, que melhorou e subiu no terreno em busca do golo da vitória. Essa pressão resultaria em nova expulsão, agora de Pedro Emanuel, após falta sobre Moutinho. Com o jogo equilibrado em termos de unidades em campo, o resultado acabou por não sofrer alterações e o jogo foi para prolongamento.
MAIS SPORTING NO PROLONGAMENTO, MAIS FC PORTO NOS PENALTIES
O prolongamento foi dominado pelo Sporting, sempre mais na ofensiva, mas com o FC Porto a responder bem por iniciativas de Hulk e Lisandro, servidos por Lucho, Tomás Costa e Rodriguez que entretanto havia entrado. aos 115 minutos, mais uma grande penalidade por marcar, contra o Sporting, por cotovelada de Rochemback em Rolando, em plena área leonina. Antes, também um penalty perdoado ao FC Porto, por mão do mesmo Rolando na área portista.
Nos últimos minutos, destaque para a expulsão de Hulk, por simular derrube na área de Rui Patrício. O jogo estava condenado à marcação das grandes penalidades.
Em termos individuais, há a destacar as exibições de Izmailov e Romagnoli (este especialmente na primeira parte) do lado do Sporting, e Helton e Hulk, do lado do FC Porto.
Nas grandes penalidades, o FC Porto acabou por ser mais feliz, apesar de Lucho ter falhado. Helton defendeu por duas vezes, a última a remate de Abel e os Dragões seguem na Taça de Portugal.






VENHA UMA TAÇA

Um gigante vai tombar
SPORTING - FC PORTO (20h45 TVI) É CABEÇA DE CARTAZ

Aí está o terceiro clássico da época entre Sporting e FC Porto. Em apenas três meses, os dois clubes que têm dominado o campeonato português nos últimos anos voltam a defrontar-se, desta feita na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Nas duas partidas anteriores há um triunfo para cada um; os Leões venceram a final da Supertaça Cândido de Oliveira por 2-0, enquanto que os Dragões ganharam o encontro do campeonato em Alvalade por 2-1. É altura do tira-teimas...
Neste domingo destaque ainda para os confrontos Académica-Estrela da Amadora e Naval-Belenenses que colocam frente-a-frente emblemas do primeiro escalão. O Arouca, que eliminou o Marítimo na ronda anterior, recebe o Paços de Ferreira e espera novamente ser "tomba-gigantes".
No sábado o Vitória de Guimarães foi o primeiro clube a apurar-se para a quinta ronda depois de ter ganho no Bessa por 2-0.

Calendário de jogos para este domingo:+ 14 horas: Vizela (Honra)-Esmoriz (II Divisão)+ 14 horas: Atl.Valdevez (II Divisão)-Gil Vicente (Honra)+ 14 horas: Olivais Moscavide (II Divisão)-Beira-Mar (Honra)+ 14 horas: Peniche (III Divisão)-Torre Moncorvo (III Divisão) [Esta partida reporta-se à 3ª eliminatória e vai definir o adversário do Vitória Setúbal na 4ª ronda]+ 15 horas: Arouca (II Divisão)-Paços de Ferreira (Liga)+ 15 horas: Gondomar (Honra)-Trofense (Liga)+ 15 horas: Leixões (Liga)-Santana (II Divisão)+ 15 horas: Cinfães (III Divisão)-Fátima (II Divisão)+ 15 horas: Académica (Liga)-Estrela Amadora (Liga)+ 16 horas: Portimonense (Honra)-Varzim (Honra)+ 18:30 horas: Naval (Liga)-Belenenses (Liga)+ 20:45 horas: Sporting (Liga)-FC Porto (Liga)Na segunda-feira realizam-se o Nacional-Sp.Braga (16 horas) e o Benfica-Desp.Aves (20:30 horas).

DECO, BOSINGWA E C&A VOLTAM AO COMANDO

O Chelsea reassumiu o comando da liga inglesa ao bater o Balckburn Rovers por 2-0, em jogo da 12ª jornada, juntando-se ao Liverpool no primeiro lugar, mas com uma melhor diferença de golos. Com Bosingwa e Deco entre os titulares, a equipa de Luiz Felipe Scolari venceu com facilidade em Ewood Park com dois golos de Anelka.
Os Blues de Londres entraram a mandar no jogo, com Deco e Lampard bem adiantados no apoio a Anelka que contou ainda com Malouda e Kalou bem abertos nas alas para abrir espaços na área dos Rovers. O primeiro golo surgiu, no entanto, dos pés de um defesa. Bosingwa atirou forte de longe, a bola sofreu um desvio no joelho de Anelka e traiu Paul Robinson.
A segunda parte começou com um terrível susto para o Chelsea, depois de um erro de John Terry que deixou Roberts em posição privilegiada para empatar. Sem baixar o ritmo de jogo, o Chelsea acabou por chegar ao 2-0, aos 68 minutos, mais uma vez com o avançado francês a finalizar, desta vez com classe, depois de Frank Lampard ter ganho uma bola à entrada da área.
Nos minutos finais, o Chelsea esteve muito perto do terceiro golo. Primeiro por Frank Lampard que, na marcação de um livre, atirou uma bola à trave. Depois foi Deco a tentar um chapéu que passou muito perto do travessão da baliza de Robinson. Já no último minuto, Anelka voltou a aparecer destacado na área do Balckburn, mas falhou o último pontapé que daria «hat-trick». Já em tempo de descontos, houve ainda tempo para Paulo Ferreira saltar do banco para render Deco.
Com este resultado, a equipa de Scolari volta a ser líder, com os mesmos pontos do que o Liverpool, mas mais seis do que o Arsenal e mais oito do que o Manchester United.
Resultados e marcadores da 12ª jornada da Premier League:
Blackburn-Chelsea, 2-0 (Anelka, 39 e 68m)
Aston Villa-Middlesbrough, a decorrer Manchester City-Tottenham, a decorrer Fulham-Newcastle, 16h00
Arsenal-Manchester United, 2-1 (Nasri, 22m, 48m) (Rafael da Silva, 90m)
Wigan-Stoke City, 0-0
Hull City-Bolton, 0-1 (Taylor, 50m)
Sunderland-Portsmouth, 1-2 (Cisse, 4m) (Belhadj, 51m; Jermain Defoe, 90 g.p.)
West Ham-Everton, 1-3 (Collison, 63m) (Lescott, 83m; Saha, 85m,87m)
Liverpool-West Bromwich, 3-0 (Robbie Keane, 34 e 43; Arbeloa, 90)
fonte: Maisfutebol