sábado, 16 de agosto de 2008

MAIS UM XEQUE-MATE DE PAULO BENTO A JESUALDO


SPORTING VENCE SUPERTAÇA

Mais um xeque-mate de Paulo Bento a Jesualdo Ferreira. De facto, o jogo pode resumir-se desta forma, apesar de ser sempre nítida alguma falta de sorte em momentos cruciais da parte do FC Porto. Lucho é o melhor exemplo desse infortúnio, ele que atirou uma bola ao poste a meio da primeira parte, num lance só ao alcance dos grandes jogadores, e depois falhou uma grande penalidade que podia ter mudado o rumo da partida.
O Sporting foi sempre uma equipa com uma abordagem positiva à contenda, muito agressiva no ataque em termos defensivos, colocando pressão alta no jogo. Moutinho e principalmente Rochembak pautaram o jogo a meio campo de forma superior, colocando a nu as dificuldades de um meio campo portista órfão de Paulo Assunção - existe aqui um problema sério para Jesualdo resolver, já que Guarín não é claramente jogador para essa posição - e lançando ataques através de Derlei, sempre muito disponível, e Yannick, grande perigo para a defesa nortenha.
De qualquer forma é justo reconhecer que o FC Porto teve ascendente no jogo na primeira meia hora, muito graças à acção de Lucho, muito empreendedor e com uma visão de jogo ao seu nível, colocando passes a rasgar a defesa leonina, desmarcando Rodriguez e Lisandro, que não davam contudo a melhor sequência à inteligência do médio das pampas. O FC Porto perdeu clarividência ofensiva com a derivação de Lisandro para as alas. O internacional argentino está claramente desabituado a essas funções e Farías foi inofensivo.
O golo leonino, ao cair do pano da primeira parte, não trouxe justiça alguma ao jogo, tal foi o equilíbrio - com a balança até a cair ligeiramente para o lado azul e branco - da partida até aí. Esse golo de Yannick teve o condão de desmoralizar a equipa campeã nacional, pelo que a segunda parte pouco trouxe de novo à partida. Foi por isso com naturalidade que o Sporting acabou por chegar ao 2-0, de novo por Yannick.
O Sporting continua assim com vocação para roubar taças ao FC Porto, muito por culpa de Jesualdo Ferreira, que parece incapaz de armar uma táctica que troque as voltas a Paulo Bento. Sempre com equipas à partida inferiores, Paulo Bento consegue tacticamente, com equipas muito bem organizadas e com objectivos bem definidos, dar cartas e pôr a nu as fragilidades de Jesualdo, sempre a dar ares de insegurança e nervosismo - veja-se o flash interview - e muito exitante nas reacções - fez apenas 2 substituições.
De resto, Quaresma faz falta à equipa do FC Porto, tal como faz falta Bosingwa e principalmente Paulo Assunção. Este jogo poderá ter ajudado a clarificar a situação do mágico extremo. A tendência será agora para ficar, sob pena da equipa ficar mais fraca do que no ano passado se ele for vendido.
FC Porto: Helton; Bruno Alves; P. Emanuel; Sapunaru; Benitez; Guarín (Candeias); Raul Meireles; Lucho Gonzalez; Rodriguez; Lisandro; Farías (Hulk).
Sporting: Rui Patrício; Tonel; Abel; Polga; Caneira; João Moutinho; Izmailov; Romagnoli (M. Veloso); Rochemback; Djaló (Pereirinha); Derlei (Postiga).
Árbitro: Carlos Xistra.

ROLA A SUPERTAÇA!

Izmailov, com um pontapé do meio da rua, deu a supertaça ao Sporting no ano passado
A final da Supertaça é logo às 20h45 e, desde logo, se poderão tirar conclusões acerca do que vai ser a época para os dois clubes em questão, isto apesar de na época passada ter sido o Sporting a vencer, tendência que não se confirmou na Liga. Mas também aí ficou nítido o equilíbrio e até alguma injustiça no resultado, devido a erros de arbitragem que prejudicaram os nortenhos.
O FC Porto está apostado em resgatar o troféu que já conquistou por 15 vezes (mais do dobro que as seis do Sporting, o segundo emblema mais vezes triunfante na prova) e vingar a(s) derrota(s) da época passada. Os figurinos das equipas, porém, apresentam algumas diferenças das que se defrontaram em 2007/08. Desde logo houve saídas (os titularíssimos Bosingwa e Paulo Assunção no FC Porto, nenhuma de monta no Sporting) e entradas (Sapunaru, Benítez, Guarin, Rodríguez e Hulk entre os dragões, Caneira, Rochemback e Postiga, além dos resgates definitivos de Izmailov e Grimi, entre os leões). Depois, há ausências de peso, parte a parte, como são os casos de Quaresma, Liedson ou Simon Vukcevic.
Sem hipoteca da identidade própria, quer Jesualdo Ferreira, quer Paulo Bento, devem adaptar a equipa às características do adversário: os campeões farão derivar o temível Lisandro para a direita, abrindo espaço a Farías no ataque (que Rodríguez alarga à esquerda, enquanto os detentores da (Super)Taça devem apostar na versatilidade e segurança de Caneira na direita da defesa.
Independentemente das variantes tácticas, os intérpretes, os heróis e vilões, hoje escreve-se história, apurando o vencedor da 29ª Supertaça Cândido Oliveira. Está aberta a época 2008/09.
Equipas prováveis
Estádio do Algarve
20h45 TVI
Carlos Xistra [AF Castelo Branco]; José Braga + Mário Dionísio
FC Porto
treinador Jesualdo ferreira
1 Helton GR
21 Sapunaru LD
3 Pedro Emanuel DC
2 Bruno Alves DC
5 Benítez LE
6 Guarín MD
16 Raul Meireles MO
8 Lucho MO
10 Rodríguez AE
9 Lisandro AD
19 Farías AV
-
33 Nuno GR
13 Fucile LD
14 Rolando DC
25 Fernando MD
20 Tomás Costa MO
23 Candeias AD
12 Hulk AV
Sporting
treinador Paulo Bento
1 Rui Patrício GR
12 Caneira LD
13 Tonel DC
4 Polga DC
18 Grimi LE
24 Miguel Veloso MD
26 Rochemback MO
7 Izmailov MO
28 João Moutinho MO
20 Yanncik Djaló AV
11 Derlei AV
-
16 Tiago GR
78 Abel LD
6 Adrein MD
25 Pereirinha MO
30 Romagnoli MO
22 Tiuí AV
23 Postiga AV

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

INTER VENCE BENFICA E ARRECADA EUSÉBIO CUP

Figo foi determinante na manobra ofensiva do Inter
BENFICA 0-0 INTER (4-5 após g.p.)
O jogo foi de certa forma equilibrado no cômputo geral. O Benfica tentou desde o início ter a iniciativa de jogo, através da condução da bola por parte de Carlos Martins e Aimar, que tentavam municiar Cardoso lá na frente, sempre uma ameaça para a defesa milanesa. Aos 15 minutos, a melhor oportunidade do Benfica, com tabela na direita e cruzamento para Cardoso atirar com estrondo à barra. Antes, já Figo tinha conduzido a bola pelo centro e rematado para defesa in-extremis de Quim.
Figo foi sempre um jogador proeminente no meio campo interista. Nesta sua nova função de transportador de jogo pelo centro, o internacional português coloca toda a sua experiência e visão de jogo ao serviço do colectivo, saindo o Inter a ganhar.
Na segunda parte, continuou a haver equilíbrio, com o Benfica a ter alguns lampejos na parte final do desafio, tendo inclusivamente marcado um golo aos 85 minutos, anulado por pretensa falta atacante. O final do jogo veio logo a seguir, mas fica a imagem de um Benfica claramente superior à equipa do ano passado. Quique Flores incutiu outra organização, alicerçada na dupla do meio campo Martins-Aimar e na solidez defensiva facultada por Katsouranis e Luisão.
Na marcação de grandes penalidades, o Inter acabou por vencer depois de Felipe Bastos e Nelson terem falhado da parte do Benfica.

Ficha do jogo
BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Katsouranis, Luisão e Léo; Yebda, Ruben Amorim, Carlos Martins e Urreta; Aimar e Cardozo. Suplentes: Moreira, Edcarlos, Reyes, Mantorras, Balboa, Fellipe Bastos, Binya, Makukula, Nuno Gomes, Nelson, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei, Miguel Vítor e Moretto.
INTER: Júlio César; Maicon, Burdisso, Cambiasso e Maxwell; Zanetti, Figo, Stankovic e Muntari; Mancini e Ibrahimovic. Suplentes: Toldo, Luis Jimenez, Crespo, David Suazo, Pelé, Francesco Bolzoni, Davide Santon, Balotelli e Orlandoni

QUARESMA DE FORA DA SUPERTAÇA


Está definida a primeira convocatória oficial do FC porto para a época 2008/2009. Jesualdo Ferreira já seleccionou os 19 jogadores que irão viajar para o Algarve, onde os azuis e brancos irão disputar a Supertaça Cândido Oliveira, frente ao Sporting.
No último ensaio antes do jogo, realizado no estádio do dragão, Mariano, Tarik e Rabiola foram os únicos que não se encontravam a 100%. Assim, a comitiva escalada pelo treinador do FC Porto foi a seguinte: Benítez, Bruno Alves, Candeias, Farías, Fernando, Fucile, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Lucho, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru e Tomás Costa.
Destaque claro para a ausência de Ricardo Quaresma, de quem Jesualdo tem dito ainda não estar preparado para competir a este nível. A sua situação no FC Porto tem resolução para breve, atendendo ao início daépoca oficialestar a chegar. Existem rumores que o Inter aproveitará a sua estadia em Portugal para definir definitivamente o dossier Quaresma, contratando-o ao FC Porto.

EUSÉBIO CUP

INTER JÁ CHEGOU

O Inter chegou hoje ao aeroporto da Portela com grande aparato de jornalistas, fotógrafos e curiosos que queriam ver de perto Mourinho, Figo e seus pares. À chegada, quando confrontado com as perguntas dos jornalistas portugueses, o técnico português considerou ser muito bom voltar a Portugal, acrescentando "esperamos fazer um bom treino, sem lesões"; "é uma honra poder participar num jogo onde se homenageia Eusébio". O Inter vai participar na Eusébio-cup, num jogo que serve ao mesmo tempo de apresentação da equipa do Benfica aos seus sócios.

MOURINHO GOSTA DE QUIQUE

Ainda antes da chegada a Lisboa, José Mourinho, em entrevista exclusiva ao site do Benfica, não escondeu a admiração que nutre pelo treinador benfiquista, Quique Flores. O apreço vem de longe, desde os embates para a "Champions" entre Chelsea e Valência, mas continua bem vivo. "Pareceu-me ser muito equilibrado, metódico e simpático. Respeito muito o seu trabalho, espero que seja feliz no nosso país", afirmou o treinador português.
Em vésperas da participação do Inter de Milão na Eusébio Cup, amanhã, frente ao Benfica, na Luz, Mourinho considera o adversário como "uma equipa com mais potencial" do que nos anos anteriores, destacando as contratações de Aimar e de Reyes, "jogadores com experiência e classe". Acrescenta que esse crescimento qualitativo dos encarnados é bom para "o futebol português", uma vez que, assim, poderá haver "muito maior competitividade".
Em relação à partida propriamente dita, o "Special One" diz que não procura "as taças de pré-época", mas que, de qualquer forma, "o respeito que o nome de Eusébio impõe", o obriga a jogar para ganhar. Sobre o "King", aliás, Mourinho convida-o, desde já, a visitá-lo no balneário interista. "Espero-o no meu balneário, pois ele pode entrar", disse, contando ainda outra história curiosa: "Falei com o senhor Moratti e ele foi peremptório [sobre o convite para a Eusébio Cup]: «Eusébio e Benfica? Vamos! Um grande jogador que o meu pai quis contratar...»" .
Mourinho também aceitou desde logo o convite, até porque o Benfica pode "ajudar o Inter a crescer".
LUÍS GARCIA PODE SER A SURPRESA DA NOITE
Quique quer ganhar a Mourinho
Segundo notícia do 24 horas, Quique Flores agradece a Luís Garcia todo o esforço que está a fazer para vir jogar para o Benfica. O treinador considera o avançado imprescindível para o seu projecto no clube da Luz e deixa entender claramente que as negociações não estão encerradas e que Luís Garcia pode chegar a qualquer momento. Acredita-se que o avançado espanhol irá ser apresentado hoje durante a Eusébio-cup, constituindo a grande surpresa da noite para os adeptos benfiquistas.
A propósito da Eusébio Cup, o treinador espanhol manifesta o seu desejo de vencer José Mourinho e arrecadar o troféu.

LIGA SAGRES: CALENDÁRIO DA 1ª JORNADA


Foi hoje divulgado pela Liga de clubes o calendário da 1ª jornada do campeonato da 1ª divisão, ou Liga Sagres. O jogo entre o Vitória de Guimarães e o Vitória de Setúbal dará o pontapé de saída oficial, estando agendado para dia 22 de Agosto, sexta-feira, pelas 20:30, com transmissão na Sport TV.


Quadro completo da jornada inaugural:
22 Agosto V. Guimarães-V. Setúbal, 20:30 (SportTV)
23 Agosto P. Ferreira-Sp. Braga, 18:15 (Sport TV) Sporting-Trofense, 20:45 (Sport TV)
24 Agosto Estrela da Amadora-Académica, 16:00 Naval-Marítimo, 17:00 Leixões-Nacional, 17:00 F.C. Porto-Belenenses, 19:15 (RTP1) Rio Ave-Benfica, 21:15 (SportTV)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

TAÇA UEFA: BRAGA VENCE ENCONTRO "ÀS CEGAS"


O Braga venceu esta noite o NK Zrinsjki da Bósnia-Herzegovina na primeira mão da última etapa de acesso à Taça UEFA. Este jogo constituía à partida uma espécie de blind date, tal erao desconhecimento da parte do Braga, pelo menos, relativamente à equipa de leste.
Relativamete ao jogo do Braga, Jorge Jesus criou uma nova ordem no clube minhoto, com os guerreiros dos flancos convertidos em unidades formatadas do losango, mas ver Alan como médio interior direito, por exemplo, numa espécie de crise existencial durante largos períodos, causa estranheza. Quando tudo corre bem, disfarça. Quando o golo tarda, o brasileiro passa a estar mais próximo dos assobios dos adeptos. Ele, Mossoró e Luís Aguiar, motores ofensivos de um onze corajoso, até em demasia, como se viu frente a um adversário matreiro.
Este NK Zrinsjki, 4º classificado da última edição do campeonato da Bósnia-Herzegovina, aterrou em Braga com duas linhas defensivas, dez homens atrás da linha da bola e um avançado com queda para os milagres, mas só na parte final, a equipa forasteira encontrou coragem para se adiantar no terreno e causar alguns calafrios subtis. O golo de Linz veio desmoralizar os homens de leste e o resultado acabou por ser optimista para a equipa portuguesa.

Ficha de jogo:

Estádio AXA, em Braga Cerca de 12 mil espectadores
Árbitro: Robert Schongenhifer (Áustria) Assistentes: Thorsten Obwuser e Daniel Bode
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Alan (Vandinho, 83m), Frechaut, Mossoró (Matheus, 46m) e Luís Aguiar; Meyong (Wender, 78m) e Linz. Suplentes não utilizados: Kieszek, Paulo César, César Peixoto, Andre Leone
NK ZRINJSKI: Melher; Zurzinov, Sunjic, Ivankovic e Anicic (Susic, 47m); Selimovic, Duric, Serdarusic, Zizovic e Stojanovic (Kordic, 81m); Matko. Suplentes não utilizados: Budimir, Bubalo, Vukovic, Juric.
Golos: Linz (67m) Disciplina: cartão amarelo a Anicic (39m), Selimovic (45m), Frechaut (49m), Ivankovic (69m)

RESULTADOS DA 1ª MÃO DA 2ª PRÉ-ELIMINATÓRIA DA TAÇA UEFA:

L. Metalurgs (Let)-FC Vaslui (Rom), 0-2
Borac (Ser)-Lokomotiv Sófia (Bul), 1-0
Honka (Fin)-Viking (Nor), 0-0
Vojvodina Novi Sad (Ser)-Hapoel Tel Aviv (Isr), 0-0
Haka Valkeakoski (Fin)-Brondby (Din), 0-4
Légia Varsóvia (Pol)-FC Moscovo (Rus), 1-2
Estugarda (Ale)-Gyor (Hun), 2-1
APOEL Nicósia (Chi)-Estrela Vermelha (Ser), 2-2
Djurgarden (Sue)-Rosenborg (Nor), 2-1
Elfsborg (Sue)-St. Patricks (Irl), 2-2
Litex Lovech (Bul)-Hapoel Kiryat Shmona (Isr), 0-0
Stabaek (Nor)-Rennes (Fra), 2-1
Suduva (Lit)- Salzburg (Aus), 1-4
Young Boys Berna (Sui)-Debrecen (Hun), 4-1
Gent (Bel)-Kalmar (Sue), 2-1
Aris Salónica (Gre)-Slaven Belupo (Cro), 1-0
Dnipro (Ucr)-Bellinzona (Sui), 3-2
FC Copenhaga (Din)-Lillestrom (Nor), 3-1
Hafnarfjordur (Isl)-Aston Villa (Ing), 1-4
Liberec (Rep. Che)-Zilina (Esl), 1-2
Maccabi Netanya (Isr)-Cherno More Varna (Bul), 1-0
Zurique (Sui)-Sturm Graz (Aus), 1-0
AEK Atenas (Gre)-Omonia Nicósia (Chi), 0-1
Siroki Brijeg (Bos)-Besiktas (Tur), 0-1
Vllaznia (Alb)-Napoli (Ita), 0-2
Sp. Braga-Zrinski (Bos), 1-0
Ib. Ljubljana (Esl)-Hertha Berlim (Ale), 0-2
Lech Poznan (Pol)-Grasshoppers (Sui), 6-0
Manchester City (Ing)-FC Midtjylland (Din), 0-1
Queen of the South (Esc)-FC Nordsjaelland (Din), 1-2
Desportivo da Corunha (Esp)-Hajduk Split (Cro), 0-0
Wit (Geórgia)-Áustria Viena (Aus), cancelado devido aos conflitos no país

PRIMEIROS CONVOCADOS DA ERA QUEIROZ


Atlético Madrid: Simão;
Benfica: Carlos Martins, Nuno Gomes e Quim;
Bochum: Daniel Fernandes;
Chelsea: Bosingwa, Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho;
Dínamo de Moscovo: Danny;
FC Porto: Bruno Alves e Raúl Meireles;
Galatasaray: Fernando Meira;Málaga: Duda;
Manchester United: Nani;
Real Madrid: Pepe;
Sp. Braga: Eduardo;
Sporting: João Moutinho;
Lecce: Antunes;
Valência: Manuel Fernandes;
Werder Bremen: Hugo Almeida.

Recorde-se que o primeiro jogo da era Queiroz é o amigável contra as Ilhas Faroé, no próximo dia 20.

SPORTING: VUKCEVIC PODE JOGAR O CLÁSSICO

Vukcevic pode vir a jogar a supertaça
Afinal, Simon Vukcevic está a recuperar bem da lesão muscular aguda na coxa esquerda e foi hoje dado como apto para a competição pela ficha de treino da equipa técnica do Sporting. O jogador deverá contudo, para já, treinar sob vigilância médica.
Recorde-se que Vukcevic andou afastado dos trabalhos, tendo sido dado como inapto para o jogo da Supertaça, mas ontem voltou a treinar no relvado, de forma condicionada, depois de ter sido prevista uma paragem de duas semanas.
O montenegrino está a recuperar mais rápido que o previsto, pelo que poderá ainda existir a possibilidade de ser chamado para o jogo da Supertaça, frente ao F.C. Porto, que se realiza no próximo sábado.
Paulo Bento não pode contar com Liedson, que mantém o tratamento, dividido entre o trabalho de ginásio e no relvado. Stoijkovic continua ausente, o guarda-redes está ao serviço da Selecção olímpica da Sérvia.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CHAMPIONS LEAGUE: GUIMARÃES EMPATA


O Vitória de Guimarães empatou hoje no Estádio D. Afonso Henriques contra o Basileia da Suiça, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O jogo foi morno, sem grandes oportunidades de parte a parte. O Guimarães dominou, mas não conseguiu mais do que domínio territorial. O Basileia conseguiu, através de uma pressão alta, bloquear a construção de jogo vimaranense. a equipa de Manuel Cajuda teve momentos interessantes, mas inconsequentes, não tendo conseguido seuqer lograr uma única oportunidadse de golo, já o Basileia teve a única, aos 9 minutos de jogo.
Notou-se sobretudo alguma falta de preparação para estas andanças, quer pela fase ainda prematura da época, quer pelo próprio plantel, onde se nota muito a falta de Ghilas e de Alan.
No final do jogo, Manuel Cajuda considerou que o vitória continua a ser a equipa mais bem preparada fisicamente para seguir em frente, não baixa por isso os braços e rejeita pessimismos.
As duas equipas voltam a encontrar-se daqui a 15 dias para a segunda mão, agora em solo suíço.

Resultados da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões
V. Guimarães (Portugal)-Basileia (Suíça), 0-0
Anorthosis Famagusta (Chipre)-Olympiakos (Grécia), 3-0 (Torosidis, 5m p.b.; Sosin, 19m; Laban, 87m)
Shakthar (Ucrânia)-Dínamo Zagreb (Croácia), 2-0 (Srna, 3m; Brandão, 31m) Schalke (Alemanha)-Atlético Madrid (Espanha), 1-0 (Pander, 30m)
Aalborg (Dinamarca)-Kaunas (Lituânia), 2-0 (Caca, 71m; Curth, 86m)
Barcelona (Espanha)-Wisla Cracóvia (Polónia), 4-0 (a decorrer) (Etoo, 17m, 83m; Xavi Hernandez, 24m; Henry, 49m)
Levski Sofia (Bulgária)-BATE Borisov (Bielorrússia), 0-1 (Rzhevski, 60m)
Standard Liège (Bélgica)-Liverpool (Inglaterra), 0-0
Partizan (Sérvia)-Fenerbahçe (Turquia), 2-2 (Paunovic, 11m; Bogunovic, 14m) (Alex, 45m g.p.; Guiza, 50)
Twente (Holanda)-Arsenal (Inglaterra), 0-2 (Gallas, 63m; Adebayor, 82m)
Spartak Moscovo (Rússia)-Dínamo Kiev (Ucrânia), 1-4 (Bazhenov, 4m) (Bangoura, 28m, 46m; Milevsky, 45m, 85m)
Juventus (Itália)-Artmedia (Eslováquia), 4-0 (Camoranesi, 7m; Del Piero, 26m; Chiellini, 39m; Legrottaglie, 90m)
Brann (Noruega)-Marselha (França), 0-1 (Cheyrou, 40m)
Galatasaray (Turquia)-Steaua (Roménia), 2-2 (Nonda, 18m, 47m) (Moreno, 4m; Nicolita, 12m)
Sparta Praga (República Checa)-Panathinaikos (Grécia), 1-2 (Kulic, 30m) (Kucera, 24 p.b.; Simão, 60m)
Fiorentina (Itália)-Slavia Praga (República Checa), 2-0

JUVENTUS QUER TROCAR TIAGO POR LUCHO


Lucho com vistas para Turim; Tiago pode voltar a Portugal
Surgem ecos de Itália do interesse urgente da Juventus no médio Lucho Gonzalez. Além da marcação cerrada da parte de clubes ingleses e principalmente espanhóis, nomeadamente o Atlético de Madrid, o argentino é agora alvo da cobiça de um clube italiano. Quem o afirma é o diário italiano Tuttosport.
A «Vecchia Signora» quer reforçar o meio-campo para a nova época, um sector que deixou muito a desejar aos responsáveis do clube na presente campanha. Lucho está na frente das prioridades, seguido de perto pelo internacional dinamarquês Christian Poulsen, a militar no Sevilha.
Os responsáveis da Juventus sabem, porém, que não será fácil tirar Lucho do Dragão, ainda que o médio argentino já tenha assumido que gostaria de actuar num campeonato com maior visibilidade. Por isso, e ainda segundo o Tuttosport, poderão incluir na proposta a apresentar ao FC Porto o também médio Tiago, que não tem sido muito feliz desde que rumou a Turim no Verão passado.
O FC Porto encontrar-se-á perante um dilema de difícil resolução: em primeiro lugar, atendendo à idade do jogador, será uma das últimas oportunidades de efectuar um bom negócio, além do facto de Tiago poder ser uma boa opção, ainda mais portuguesa, e constituir mais uma bicada no eterno rival Benfica. Por outro lado, perder Lucho significa dar uma machadada sem precedentes na equipa, tirar-lhe a sua peça mais influente, com a agravante do timing nada favorável (a época está a começar e, mesmo contratando outro jogador - fala-se em Daniel Montenegro).

AQUECE A SUPERTAÇA


QUARESMA CONVOCADO
Ao que tudo indica, Quaresma vai mesmo ser convocado para o encontro com o Sporting, relativo à Supertaça Cândido de Oliveira, tendo o banco de suplentes como destino. Esta situação estará obviamente dependente de alguma transferência súbita para o Inter ou outro clube. Para já, tudo indica que o extremo vai mesmo participar no clássico. Na sexta-feira, quando Jesualdo Ferreira anunciar a lista de eleitos para o primeiro jogo oficial da temporada, o nome de Quaresma estará entre os escolhidos.

C. RODRIGUEZ vs. HELDER POSTIGA
Este não vai ser um sábado qualquer para Cristian Rodríguez e Hélder Postiga. O FC Porto-Sporting da Supertaça é mais do que o início oficial da temporada, é também o primeiro dia do resto das suas carreiras, depois de ambos terem protagonizado, neste defeso, as principais transferências a nível interno. O internacional uruguaio, que já tem lugar cativo na equipa de Jesualdo Ferreira, trocou o Benfica pelos dragões; o português, que, à partida, não vai ser titular este sábado, saiu do FC Porto para o clube de Alvalade.

CARLOS XISTRA É O ÁRBITRO
Há leões na serra? Há, sim senhor, desde que o Sporting da Covilhã é Sporting da Covilhã. E há-os famosos? Também, desde que Carlos Xistra se tornou árbitro da primeira categoria, primeiro, e internacional português, depois. Aos 34 anos, o covilhanense que pertence à Associação de Futebol de Castelo Branco, de acordo com a distribuição regional do futebol nacional, tem acumulado marcas "históricas" para a região beirã, que tem nele o primeiro árbitro de topo e internacional nascido por aquelas bandas.

ABEL OU CANEIRA: UM DELES VIGIA RODRIGUEZ
Abel ou Caneira? Qual dos dois defensores, de acordo com as respectivas características e índices físicos actuais, oferece mais garantias para o bloqueio das acções de Rodríguez e seus pares de ataque no FC Porto? Este é, certamente, um dos dilemas que o técnico Paulo Bento enfrenta para "escalar" um onze que lhe permita assegurar o primeiro troféu da temporada, o quarto desde que assumiu o comando técnico dos leões em 2005.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

BALBOA: BENFICA É COMO O REAL MADRID


Balboa está encantado com o Benfica, garantindo que "não há diferenças" relativamente ao Real Madrid, se se tiver em conta "as estruturas" e a "repercussão do clube no país".

Em conferência de imprensa, realizada ao início da tarde, Balboa elogiou Reyes e garantiu que os adeptos ainda não conhecem todas as suas capacidades. "Ainda não viram o verdadeiro Balboa", referiu. Quando interrogado acerca da última aquisição do Benfica, Reyes, declarou: "É um grande jogador e vai mostrar isso".

FC PORTO: O MAIS FORTE

Acerca da superliga, o extremo considerou que o Benfica tem jogadores de nível suficiente para ser campeão, apesar de considerar o FC Porto o mais forte de Portugal e o seu mais directo adversário.

PRÉ-ELIMINATÓRIA DA CHAMPIONS COMEÇA HOJE


A terceira e derradeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões arranca esta terça-feira. A Fiorentina, de Manuel da Costa, recebe o Slavia de Praga, naquele que será o pontapé de saída para a «caça» à fase de grupos da Liga milionária.
Na quarta-feira realizam-se os restantes quinze jogos da primeira-mão, com destaque para o Vitória de Guimarães, que recebe no Minho os suíços do Basileia, do português Carlitos.
No mesmo dia o Kaunas, formação lituana orientada por José Couceiro, joga na Dinamarca, com o Aalborg. Depois de ter eliminado o Rangers, a equipa do técnico português procura fazer história e entrar na fase de grupos.
O Atlético de Madrid, com Simão mas sem Maniche (fora dos convocados), visita o reduto do Schalke, enquanto que a Juventus, de Tiago, recebe o Artmedia. Fernando Meira, agora a representar o Galatasaray, vai defrontar o compatriota Tiago Gomes, reforço do Steaua de Bucareste. Moreira (Partizan) vai tentar chegar à fase de grupos às custas do Fenerbahce, do campeão europeu Luis Aragonés.
Quadro de jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões:
V. Guimarães (Portugal)-Basileia (Suíça) Anorthosis Famagusta (Chipre)-Olympiakos (Grécia) Shakthar (Ucrânia)-Dínamo Zagreb (Croácia) Schalke (Alemanha)-Atlético Madrid (Espanha) Aalborg (Dinamarca)-Kaunas (Lituânia) Barcelona (Espanha)-Wisla Cracóvia (Polónia) Levski Sofia (Bulgária)-BATE Borisov (Bielorrússia) Standard Liège (Bélgica)-Liverpool (Inglaterra) Inter Baku (Azerbaijão)/Partizan (Sérvia)-Fenerbahçe (Turquia) Twente (Holanda)-Arsenal (Inglaterra) Spartak Moscovo (Rússia)-Dínamo Kiev (Ucrânia) Juventus (Itália)-Artmedia (Eslováquia) Brann (Noruega)-Marselha (França) Fiorentina (Itália)-Slavia Praga (República Checa) Galatasaray (Turquia)-Steaua (Roménia) Panathinaikos (Grécia)-Sparta Praga (República Checa)
Fonte: Maisfutebol

FC PORTO PROCURA Nº 10: DANIEL MONTENEGRO É O ALVO

Daniel Montenegro, o maior ídolo dos adeptos do Independiente
O Jornal A Bola noticia hoje acerca do interesse do FC Porto no capitão do Independiente de Buenos Aires, Daniel Montenegro. Ao que parece, segundo notícias oriundas da Argentina, mais concretamente do La Nación, os portistas estão dispostos a desembolsar 6 milhões de euros pelo cntro-campista da equipa da capital argentina.
Daniel Montenegro é um clássico número 10 de 29 anos, autêntico Deus para os adeptos do Independiente, daí o seu elevado preço para a idade. De qualquer forma, não será surpresa se a contratação se efectuar, uma vez que os olheiros do FC Porto conhecem como ninguém o mercado argentino e Jesualdo Ferreira necessitará no seu plantel de uma alternativa à altura de Lucho Gonzalez. Rolfi, como também é conhecido poderá ser a solução, apesar de ser pouco provável que o FC Porto pague os 6 milhões de euros por ele.
ASSMAN TAMBÉM É HIPÓTESE
Além disso, poderá haver confusão dos media argentinos, porque, segundo ecos da imprensa de ontem, o FC Porto anda em observações antecipadas ao guarda-redes do Independiente, que até já esteve na órbita do Sporting: o jovem de 22 anos, Fabian Assman. Os campeões nacionais pretenderão contratar o guarda-redes, segundo a política de contratações do clube, apenas para integrar o plantel na próxima época, a exemplo do que tem acontecido com muitas outras aquisições.

Maximo Moratti continua a negar Quaresma
Entretanto, a novela Quaresma é notícia quase todos os dias na Imprensa italiana e, ontem, Massimo Moratti, presidente do Inter de Milão, alimentou a novela com mais uma declaração sobre o extremo do FC Porto. E o sentido foi o mesmo dos últimos dias: desvalorizar o interesse demonstrado por José Mourinho e garantir que o plantel do Inter de Milão está fechado. "Quaresma? Não me parece. Estamos bem assim. Estou contente com os reforços contratados", começou por dizer, antes de explicar que a entrada do craque portista obrigaria a negociar alguns atletas do actual plantel às ordens de José Mourinho. "Temos seis avançados e todos com qualidade para serem titulares. Para contratar Quaresma, teríamos de vender dois ou três jogadores e creio que isso será difícil", frisou.




segunda-feira, 11 de agosto de 2008

BOAVISTA SOBREVIVE AO CAIR DO PANO

O mais famoso adepto do Boavista vive o drama de todos os adeptos axadrezados
Foi uma luta titânica contra o tempo, mas no final do dia o Boavista acabou por conseguir cumprir os pressupostos desejados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional e poderá disputar as competições profissionais na época 2008/09.
A Liga já tinha levantado uma inibibição que recaía sobre o Boavista, quando os axadrezados apresentaram a declaração do IAPMEI, relacionada com o procedimento extrajudicial de conciliação. Entretanto, nos últimos dias, o Boavista conseguiu ultrapassar o último obstáculo, com acordos de pagamento de dívidas a ex-jogadores.
Durante a tarde, Adelina Trindade Guedes apresentou as garantias necessárias e inscreveu o plantel (19 jogadores) do Boavista para a época 2008/09. O clube, recorde-se, está inscrito na Liga Vitalis, enquanto aguarda por decisão judicial.
Recorde-se que o Boavista tinha até esta segunda-feira às 18 horas para inscrever um mínimo de 12 jogadores (oito dos quais formados localmente), de forma a poder competir na Liga Vitalis. Caso não o tivesse conseguido fazer, seria excluído das competições profissionais e o Penafiel ocuparia o seu lugar no segundo escalão nacional.
Este é sem dúvida um dia marcante, inesquecível para o histórico clube do Bessa, que esteve muito perto de encerrar as portas ms, para já, e ainda bem para o futebol português, consegue sobreviver contra tudo e contra todos.

O MISTÉRIO QUARESMA


Quaresma não foi ontem ao Dragão
Ricardo Quaresma continua sem o futuro definido, facto que começa a gerar um grande mistério à volta da sua situação no FC Porto. Ontem o jogador voltou a não ser convocado e sabe-se agora que o extremo nem sequer esteve presente no Dragão para assistir ao jogo, como foi o caso de outros jogadores não convocados.
Neste momento, e quando a pré-época está prestes a terminar, o jogador tem apenas 30 minutos de jogo nas pernas, durante o estágio da Alemanha. É por isso que o mistério se começa a adensar. O presidente do Inter, Maximo Moratti já declarou veementemente que não vai comprar o mágico português e o Real Madrid, pelo que se sabe até agora, também não avançou para a sua contratação, mesmo sendo ponto assente que Cristiano Ronaldo fica em Manchester.
Nesta conjuntura, enquanto não chega o final do mês, altura em que fecha o mercado de transferências, Quaresma continua sem fazer parte das opções de Jesualdo Ferreira. Será por deficiente condição psicológica provocada pela demora do seu processo de transferência ou até frustração por não ser transferido? O que é certo é que, a arrastar-se esta situação até ao final do mês, Jesualdo Ferreira tem um problema sério para resolver. Se o jogador não for vendido, será complicado motivar e integrar à pressa um jogador cuja pré-temporada foi claramente deficiente. Além disso, a questão da preparação táctica da equipa poderá ficar temporariamente comprometida, até que a integração seja plena. é que um jogador como Quaresma tem que ser integrado em qualquer onze.
Paralelamente, começa a notar-se algum desconforto junto dos sócios e adeptos relativamente a esta situação. Em geral, todos gostariam de poder continuar a ver o artista a encantar o tribunal do Dragão, mas é ponto assente que, conhecendo o orgulho dos sócios e adeptos portistas, não há um único que o queira contrariado.
As duas próximas semanas serão decisivas na resolução do mistério.

domingo, 10 de agosto de 2008

FC PORTO ESTÁ PRONTO E AFINADO

Lucho e Lisandro: a dupla argentina continua em grande

Quaresma continua de fora dos planos de Jesualdo Ferreira para os jogos de preparação do FC Porto, factor que começa a ser preocupante, não só para o jogador e para o seu actual clube, mas também para a própria selecção nacional, que joga daqui a pouco tempo o primeiro jogo de apuramento para o mundial de 2010.
A primeira parte do jogo foi bastante positiva, o FC Porto circulou a bola de uma forma bastante atractiva e mecanizada, sempre com Lucho a comandar as operações a meio campo e a abrir espaços para C. Rodriguez fazer miséria com os defensores da equipa laziale. O uruguaio foi dos melhores da primeira parte, mostrando ser um grande reforço, óptimo substituto de Quaresma.
Não admirou portanto que logo no início o FC Porto tenha chegado ao golo, na sequência de um livre directo, com a bola tocada para Bruno Alves disparar de fora da área um tiro indefensável para o guarda-redes da equipa romana. Rodriguez, Lucho e Lisandro formaram um tridente imparável para o adversário, tal era o carrossel que impunham na frente de ataque. É o próprio Lucho que faz o 2-0, sem surpresa, e o FC Porto poderia até ter chegado mais longe, nomeadamente em duas ocasiões, por Lucho e Lisandro.
A segunda parte não tem grande história. Começaram as haituais experiências de Jesualdo, com a equipa a ser gradualmente substituída por inteiro e naturalmente a perder fio de jogo e consistência. apenas Hulk por duas vezes fez subir a adrenalina, com jogadas individuais reveladoras dos seus atributos físicos e técnicos.
Já na parte final do desafio, Ledesma acaba por reduzir para os italianos, na conversão de um livre directo em que a bola tabela em Farías e entra junto ao poste direito da baliza de Nuno.

Podemos concluir que o FC Porto está pronto para começar a época no próximo sábado. A equipa não parece sentir a falta de Paulo Assunção - tendo mudado o esquema do meio campo à custa das características mais ofensivas de Guarín-, joga já com um ritmo bastante acentuado e integra os reforços de forma mais que adequada, com destaque para Rodriguez, que se entende de olhos fechados com Lisandro, e Sapunaru que já fez esquecer Bosingwa.

FICHA DO JOGO
F.C. PORTO (4X3X3): Helton; Sapunaru, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Benítez; Guarín, Raul Meireles e Lucho González; Mariano, Lisandro e Cristian Rodriguez.
Suplentes: Nuno, Stepanov, Hulk, Fucile, Rolando, Lino, Bolatti, Farias, Tomás Costa, Candeias, Fernando.
LÁZIO: (4x3x3) Carrizo; Lichtsteiner, Tuia, Rozehnal e Radu; Dabo, Ledesma e Meguni; Foggia, Makinwa e Zarate.
Suplentes: Muslera, Francelino, Siviglia, Pandev, Antonio, Manfredini, Diakite, Mendiano e Faraoni

BENFICA E SPORTING VENCEM

BENFICA 1 - FEYENOORD 0
EFEITO QUIQUE FLORES COMEÇA A SURGIR
O Benfica parece progredir a passos largos, depois de uma fase inicial de preparação carregada de indefinições. Esta noite, na festa de apresentação aos sócios, venceu o Feyenoord por 1-0, exibindo-se como ainda não tinha feito até aqui.
Quique Flores parece já ter feito passar a mensagem que queria, em termos tácticos, e a tal ponto o fez que a defesa, que até aqui vinha a claudicar jogo após jogo, esta noite esteve coesa em especial quando constituída por Maxi Pereira, Katsouranis, Luisão e Léo. No meio campo, Aimar ganha cada vez mais destaque e começa a fazer esquecer Rui Costa, no seu papel de fazer girar a equipa no terreno de jogo, sendo muito bem coadjuvado por Carlos Martins.
O golo do Benfica foi obtido por Cardozo aos 79 minutos como corolário de um naipe de oportunidades construídas por um quarteto formado por Carlos Martins, Aimar, Urreta e o próprio Cardozo e, mais tarde, ainda que não tão produtivos, também estiveram bem Makukula, Cardozo, Balboa e Reyes, este último a estrear-se, tendo entrado para a frente de ataque benfiquista, aos 79 minutos.
SPORTING 2 -SAMPDÓRIA 0
EXIBIÇÃO REGULAR A NECESSITAR DE ALGUNS ACERTOS
Antes do primeiro jogo oficial, da supertaça com o FC Porto, o Sporting efectuou o seu último jogo de preparação e venceu a Sampdoria, por 2-0 no Estádio de Alvalade Século XXI. Foram nítidas as deficiências ao nível do fio de jogo atacante da equipa italiana, factor que acabou por beneficiar um Sporting irregular, por vezes um pouco aos soluços em termos atacantes, apesar de seguro na defesa.
A primeira parte da partida funcionou com base da ideia anterior: o Sporting apresentava dificuldades nas transições ofensivas e a Sampdória, defendendo regularmente, também não tinha arte nem engenho para atacar. Este impasse no jogo dos leões durou até à entrada de Miguel Veloso, que passou a pautar o jogo ofensivo da equipa e as melhorias foram notórias. O Sporting acabou então por vencer bem, notando-se todavia que Paulo Bento necessita de fazer alguns acertos se quiser ganhar a Supertaça na próxima semana. Os golos leoninos foram obtidos por Derlei, aos 24 minutos, e João Moutinho, de grande penalidade, aos 82.
Refira-se que João Moutinho parece ter feito definitivamente as pazes com a massa associativa do Sporting, já que foi ovacionado aquando da sua substituição, já na parte final do desafio.