sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sporting regressa às vitórias

A equipa leonina venceu o Belenenses no Restelo por 2-1 e regressou às vitórias na Liga Sagres, depois de três jogos em que havia registado dois empates e uma derrota. A equipa da casa chegou a estar a vencer por 1-0, com um golo de Marcelo aos 52 minutos, mas Vukcevic e Postiga assinaram os golos da merecida reviravolta do Sporting no jogo. Com este resultado, o Sporting iguala Leixões e Benfica do campeonato, ainda que os encarnados tenham uma partida a menos.
Paulo Bento iniciou a partida sem o capitão João Moutinho, mas a equipa leonina não sentiu a falta do influente médio e foi a melhor equipa sobre o relvado na primeira parte. Apenas o Sporting procurou a vitória, tendo criado oportunidades suficientes para chegar ao golo, mas a eficácia de que Paulo Bento pediu para este jogo não surgiu o que fez com que o nulo ao intervalo se verificasse.
Derlei e Liedson combinaram muito bem no ataque e criaram muitas dificuldades à defensiva adversária, com o Belenenses claramente apostado em manter o empate sem golos no jogo. O 0-0 ao intervalo era injusto para o Sporting.
Para a segunda parte Jaime Pacheco alterou o figurino da equipa, colocando o avançado Marcelo no lugar de Rodrigo Arroz, e conseguiu mesmo chegar ao golo. A aposta em Marcelo revelou-se positiva já que o avançado aproveitou bem aos 52 minutos um bom trabalho de Saúlo, para de cabeça inaugurar o marcador.
No entanto era o Sporting que continuava a ter as despesas do jogo, procurando chegar ao golo, que apareceu depois do recém-entrado Postiga servir Vukcevic dentro da pequena área, com o internacional montenegrino a não desperdiçar para restabelecer a igualdade. Com este tento o Sporting passou a acreditar mais num resultado positivo e o Belenenses revelou algumas desconcentrações defensivas, que viriam a custar mais um golo para os comandados de Paulo Bento.
Aos 79 minutos, com a defesa de Belém a tentar colocar Postiga fora-de-jogo, Vukcevic retribuiu a assistência do primeiro golo e colocou o internacional português na cara de Júlio César. Com classe e sem qualquer irregularidade de fora-de-jogo, Postiga colocou a bola por cima do guardião adversário e fez o 2-1, resultado inteiramente justificado pela superioridade sportinguista ao longo do jogo.
O Belenenses não conseguiu reagir à desvantagem no marcador, e foi mesmo o Sporting a desperdiçar algumas situações para fazer o 3-1, com Yannick Djaló e Liedson a falharem boas situações para colocar um ponto final no jogo. O resultado final de 2-1 apenas peca por escasso para os leões, que foram durante grande parte do encontro a melhor equipa em campo, e partem desta forma para a recepção ao Benfica com um resultado moralizador.
Fonte: ZeroZero

SPORTING: VENCER PARA SER 3º

BELENENSES - SPORTING (20H30 SPORTV1)
O Sporting procura hoje frente ao Belenenses um resultado que lhe permita ascender ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, na expectativa de capitalizar o embate da 18ª jornada entre o Sporting de Braga e o Leixões.A equipa lisboeta viu-se na sexta-feira ultrapassada pelo Nacional - à semelhança de bracarenses e leixonenses -, que venceu por 3-0 na recepção ao Vitória de Guimarães no encontro de abertura da ronda e ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar.Para o jogo do Estádio do Restelo, o Sporting beneficia dos regressos dos avançados Liedson e Yannick Djaló, recuperados das respectivas lesões, mas não poderá contar o guarda-redes Rui Patrício, que sofreu uma fractura no quinto dedo da mão esquerda.Para atingir o objectivo, os "leões", quintos posicionados, em igualdade com o Leixões (quarto), precisam que os matosinhenses escorreguem na difícil deslocação a Braga, mas os minhotos, sextos colocados, também não estão longe, a apenas dois pontos do Sporting.Os jogos das equipas que ocupam o topo da classificação disputam-se apenas no domingo, com o tricampeão e líder FC Porto a receber o Rio Ave, último classificado, horas antes de o perseguidor Benfica defrontar em casa o Paços de Ferreira.
Programa da 18ª jornada:
Sexta-feira (13 Fev):Nacional - Vitória de Guimarães, 3-0
Sábado (14 Fev):Marítimo - Estrela da Amadora, 16:00; Sporting de Braga - Leixões, 18:00 (SportTV1); Belenenses - Sporting, 20:30 (SportTV1)
Domingo (15 Fev):Trofense - Naval 1º Maio, 16:00; FC Porto - Rio Ave, 19:00 (RTP1); Benfica - Paços de Ferreira, 20:45 (SportTV1)
Segunda-feira (16 Fev):Vitória de Setúbal - Académica, 19:45 (SportTV1)
Fonte: Lusa

SPORTING EM 5º!

Nacional 3-0 V. Guimarães
O Nacional continua a demonstrar o porquê de ser candidato à Europa. Até ver, só isto. Os pupilos de Manuel Machado jogam com alegria e produzem bom futebol. Depois, há um nome que vem dando nas vistas e não pára de facturar: Nené. Os homens de Manuel Cajuda tiveram uma sexta-feira 13 bem negra e continuam sem ganhar na Choupana, desta feita no jogo de abertura da 18ª jornada.
Manuel Machado desvendou a estratégia e anunciou o onze antes do encontro, apostando num claro 4x4x2. Manuel Cajuda montou o seu 4x2x3x1 e, mesmo surpreendendo ao não apresentar Desmarets, ajustou-se ao adversário, que ainda sofreu para ultrapassar a teia minhota. Nos primeiros 15 minutos, os locais raramente conseguiram fazer transições e o Vitória dominava a seu belo prazer. Logo aos 8 minutos, após um livre de Nuno Assis, Gregory e Flávio Meireles não conseguiram desviar para golo. A partir daí, os nacionalistas conseguiram acertar o passo. Aos 25 minutos, após uma falha de Moreno, Nené isolou-se, mas rematou ao lado, perdendo uma boa ocasião para abrir o activo.
Em ascensão, os madeirenses beneficiaram de nova situação, quando aos 29 minutos, após um livre de Alonso, Felipe Lopes cabeceou por alto quando estava sozinho. No minuto seguinte, Luís Alberto tentou a sua sorte com um remate de fora, mas fácil para Serginho defender. Continuando a dominar, também de longe, foi a vez de Bruno Amaro visar a baliza, mas, mais uma vez, ao lado.
Os visitantes criaram perigo aos 33 minutos, após um cruzamento de Nuno Assis, Luís Filipe cabeceou com Bracalli a defender, embora o árbitro auxiliar tenha assinalado fora-de-jogo, mas erradamente.
Nené assustou e... bisou
O melhor marcador da Liga estava de olho na baliza de Serginho e, aos 38 minutos, após excelente cruzamento de Patacas, Nené cabeceou de forma brilhante e ainda se gritou golo na Choupana, mas a bola saiu ligeiramente ao lado. Até ao intervalo, pouco mais a registar.
No recomeço não se registaram mudanças, nem em nomes, nem na história. O Nacional atacava mais, como lhe competia, e prova disso foi o primeiro remate à baliza de Bracalli, que só aconteceu aos 58 minutos, por Fajardo, mas ao lado.
Dando consistência ao maior pendor ofensivo, os locais chegaram ao golo aos 61 minutos pelo inevitável Nené, que ganhou uma recarga a remate de Fabiano. O matador bisou dois minutos depois, após brilhante passe de Ruben Micael.
Só dava Nacional e Manuel Cajuda fez duas substituições tentando alterar o rumo dos acontecimentos, mas sem grande sucesso em termos de eficácia ofensiva.
Seriam os alvinegros a estar mais perto do 3-0, aos 73 minutos, mas Ruben Micael falhou o passe para Mateus. Não falhou aos 76, mas a marcar, quando após assistência de Mateus, isolou-se na frente e bateu Serginho.
O V. Guimarães estava, por esta altura, já completamente perdido e assim ficou até ao apito final.
Fonte: Maisfutebol


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SCOLARI: "NO CHELSEA NÃO HÁ UMA RELAÇÃO FAMILIAR"


Quatro dias antes de ser despedido do comando técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari deu uma entrevista à revista «France Football», na qual já assumia que o ambiente no balneário do clube londrino não era o melhor.
«É verdade que a minha relação com os jogadores não é a mesma que tinha em Portugal, mas também passei lá cinco anos. No Brasil as coisas também eram mais fáceis. Sabia tudo sobre os jogadores. Aqui, não tenho uma relação familiar com eles. Tudo se resume ao campo. For a do campo não há nada», disse o antigo seleccionador nacional.
Na entrevista à «France Football», Scolari lamentou também a contratação falhada de Robinho, referindo mesmo que o Chelsea era uma equipa «burocrática». «No Chelsea não temos um jogador que faça a diferença, que faça algo mágico no campo. Sentimos falta disso. No passado o Chelsea tinha o Robben, que podia fazer a diferença, mas agora não há ninguém. O Robinho podia ser esse jogador. Ele não tem medo de driblar, de assumir o risco. Como brasileiro, eu gosto disso», disse o técnico.
Em relação a Drogba e Malouda, dois jogadores que não tinham presença regular nas escolhas de Scolari, o antigo treinador do Chelsea entendia que ambos estavam longe do melhor momento de forma. «O Drogba tem falta de confiança. Após duas ou três lesões graves, ele sente falta de algo. Por isso eu escolhia o Anelka. O Malouda não é o mesmo do Lyon. Ele está bem, mas já não faz a diferença», justificou.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"FRUTA" ARQUIVADA

Tribunal da Relação arquiva caso do "Apito Dourado" relativo ao FC Porto- Estrela da Amadora: derrota para Maria José Morgado
O Tribunal da Relação do Porto confirmou o arquivamento do «caso da fruta» relativo ao jogo do «Apito Dourado», FC Porto-Estrela da Amadora, da época 2003/04, confirmou ao PortugalDiário fonte ligada ao processo.
O recurso tinha sido apresentado pela Equipa de Coordenação do Apito Dourado, liderada pela procuradora-geral adjunta Maria José Morgado, que contestava o arquivamento do processo determinado pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
No acórdão, o Tribunal da Relação do Porto adere à tese do juiz de instrução considerando que o testemunho de Carolina Salgado, antiga companheira de Pinto da Costa, não era credível.
O presidente portista, bem como o administrador da SAD, Reinaldo Teles, e o empresário António Araújo tinham sido acusados por corrupção desportiva activa, enquanto os árbitros Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado tinham sido acusados por corrupção desportiva passiva.
Em causa está o jogo da 19ª jornada da época 2003/04, realizado a 24 de Janeiro de 2004, envolvendo a alegada oferta de favores sexuais de prostitutas aos árbitros. Em troca, os juízes da partida deveriam beneficiar a equipa da casa.
Deste arquivamento ainda há recurso para o Supremo Tribunal de Justiça.
Fonte: Maisfutebol

SELECÇÃO EM MUTAÇÃO

Portugal 1-0 Finlândia
(Golo de C. Ronaldo de grande penalidade)
No Algarve Portugal venceu a Finlândia por 1-0, com um tento solitário de Cristiano Ronaldo aos 78 minutos, na conversão de uma grande penalidade. A selecção nacional foi sempre superior ao adversário, mas o futebol lento praticado na primeira parte, bem como o desperdício das muitas oportunidades criadas na segunda metade, impediram um resultado mais dilatado.
Carlos Queirós apresentou uma equipa renovada em relação ao que vinha sendo hábito, com Miguel a defesa-direiro, Duda a defesa esquerdo e uma dupla de centrais composta por Rolando e Bruno Alves. No meio-campo Pepe foi o jogador mais recuado, com Tiago e Deco com missões mais ofensivas, em apoio a um tridente ofensivo composto por Ronaldo, Nani e Hugo Almeida. Na baliza, o seleccionador nacional apostou em Eduardo.
Portugal teve algumas dificuldades para ultrapassar a bem organizada equipa finlandesa, e apenas a espaços conseguiu assustar o guardião JaasKelainen, que no entanto nas poucas vezes em que interveio foi decisivo na manutenção do nulo até ao intervalo. As poucas oportunidades de golo criadas foram sempre travadas pelas boas intervenções do guarda-redes do Bolton, com jogadores como Ronaldo, Pepe, Rolando, Deco e Duda a verem as suas tentativas de golo negadas.
Portugal foi subindo de produção com o decorrer do jogo e chegou aos minutos finais da primeira parte em claro domínio da partida, encostando o adversário à sua retaguarda.
A segunda metade voltou a trazer uma equipa portuguesa dominadora, que criou muitas situações de perigo, mas muito perdulária na hora de finalizar. O avolumar do resultado não foi possível apenas devido ao desacerto na hora do remate, e mesmo depois de muitas alterações Portugal não deixou de ser a melhor equipa em campo. Raul Meireles ocupou muito bem a posição de Pepe como jogador mais recuado do meio-campo, Danny entrou bem para o lugar de Nani, Paulo Ferreira rendeu Miguel e exibiu-se em bom nível, Maniche substituiu Tiago e Orlando Sá surgiu no ataque no lugar de Hugo Almeida e não deixou de criar muitas dificuldades à defensiva contrária.
Foi aliás um suplente a sofrer a grande penalidade que viria a dar o primeiro golo de Portugal. Danny foi carregado por Pasanen dentro da área ao minuto 78, oportunidade não desperdiçada por Ronaldo para inaugurar o marcador. O 1-0 deu mais tranquilidade aos comandados de Carlos Queirós, que continuaram a criar situações para aumentar a vantagem, perante uma formação da Finlândia que dava mostras de uma cada vez maior dificuldade para travar as iniciativas nacionais.
Portugal realizou uma exibição agradável, principalmente na segunda parte, e Carlos Queirós poderá ter tirado algumas ilações positivas de algumas unidades. Duda, Orlando Sá, bem como a dupla de centrais Bruno Alves/Rolando estiveram em bom plano e demonstraram poder ser soluções para o futuro.
Fonte: ZeroZero

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

GILBERTO MADAÍL: "NÃO HÁ FANTASMA SCOLARI"


O despedimento de Luiz Filipe Scolari do Chelsea não põe em risco o lugar de Carlos Queiroz. Gilberto Madaíl assegura que a Federação Portuguesa de Futebol está do lado do seleccionador nacional e que Scolari é passado.“Não há fantasmas. Desejo o melhor a Scolari. Já deu tudo o que tinha a dar à selecção. Enveredámos por outro caminho com Carlos Queiroz. Temos um projecto. Scolari não cria fantasmas. Tem a vida dele, não sei por onde anda, e nós temos a nossa. Os ciclos normalmente não se repetem. Confiamos em Queiroz”, reiterou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol em entrevista à SIC Notícias.
A fase de renovação que operada por Queiroz é totalmente apoiada pela FPF e considerada como fundamental. “É preciso olhar para novos valores e consolidá-los. O que o professor está a fazer é muito importante para manter Portugal no patamar que tem estado nos últimos anos”, afirmou Madaíl.
As declarações de Maniche e Simão também mereceram um comentário de Gilberto Madaíl: “'É sempre positivo que se façam autocríticas e que os jogadores tenham a consciência de que por vezes não estão tão empenhados quanto deviam. Estou certo que o grupo vai atingir o objectivo: o apuramento para o Mundial.”
Fonte: Sapo Infordesporto


PORTUGAL - FINLÂNDIA (20H45 TVI)
Entretanto, a selecção nacional joga hoje o jogo de preparação contra a Finlândia, no estádio do Algarve. A principal notícia relacionada com este jogo será a homenagem de que C. Ronaldo será alvo pela Federação, devido a ter sido considerado pela FIFA o melhor jogador do mundo. Além deste foco de interesse, esperam-se, a fazer fé na convocatória de Queiroz, algumas novidades no onze de Portugal, que não terá, segundo notícias desta tarde, grande mancha de público.
O tempo das "vacas gordas", em que os portugueses colocavam bandeiras nas janelas e apoiavam incondicionalmente a selecção, parece longe e não são esperados mais que dez mil espectadores no Algarve.

FC PORTO REFUTA RESPONSABILIDADES NA ENTRADA TARDIA DOS ADEPTOS BENFIQUISTAS

O F.C. Porto refutou em comunicado as palavras do Director Nacional da PSP, Oliveira Pereira, que culpou os azuis e brancos pela demora na entrada dos adeptos do Benfica no Dragão, no clássico do passado domingo. Recorde-se que o Benfica apresentou uma queixa devido ao atraso na permissão para a entrada dos seus apoiantes no Dragão.
O dirigente da PSP tinha acabou por atribuir as culpas ao F.C. Porto, referindo que no início do jogo havia apenas dois assistentes de recintos desportivos na fiscalização aos adeptos do Benfica. O F.C. Porto garante que «eram 18, número que subiria para 25, ainda antes da hora do jogo, com o intuito de agilizar os procedimentos de revista».
O comunicado diz, de resto, que «o planeamento da segurança para este jogo foi feito em consonância com a PSP». Para além disso, acrescenta, «o F.C. Porto comunicou à PSP que, face às ocorrências recentes em compromissos da equipa visitante, a revista dos adeptos seria forçosamente minuciosa.»
«Como se comprovou com a apreensão de diverso material pirotécnico e de material passível de ser arremessado, como esferas de aço, esta medida foi acertada», adiantou o F.C. Porto, concluindo que «não é hábito do clube dirigir responsabilidades próprias para terceiros». «Muito menos em eventos que envolvem o bem-estar de 50 mil pessoas e extravasam em muito lógicas meramente clubísticas.»
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"A CAMISOLA DA SELECÇÃO PESA E ALGUNS NÃO CONSEGUEM"


Palavras de Carlos Queiroz sobre a "falta de espírito de equipa" que reina na selecção nacional

A pergunta a Carlos Queiroz foi sobre a ausência de Bosingwa da convocatória para o jogo de quarta-feira com a Finlândia, mas derivou para os critérios de selecção de jogadores. O seleccionador lembrou que não basta ser bom jogador para estar entre os eleitos é preciso, igualmente, ter o perfil adequado.
«Em primeiro lugar está o mérito técnico, desportivo do jogador; em segundo, o estado de prontidão e forma do atleta; mas é também fundamental a postura certa. Aqui, não é uma questão de salários como nos clubes, as projecções de carreira já não passam pelas selecções. O que temos para oferecer é o sentido de vestir a camisola nacional, o sentido de jogar pela família, pelos amigos, pelos adeptos, pela bandeira e aprender a viver esse sentimento. Isto é a base fundamental para se viver na Selecção. É uma aprendizagem difícil. A camisola da Selecção pesa e alguns não conseguem aguentar», defendeu o técnico, lembrando que a geração de ouro chegou aos sub-21 com mais de 40 internacionalizações pelos vários escalões de formação, o que não acontece muitas vezes com alguns jogadores na actualidade. A camisola da selecção pesa e alguns não conseguem.
Simão e Maniche criticaram, recentemente, a ausência de espírito de equipa, considerações que o seleccionador explicou serem «o resultado de conversas honestas», de «bastidores», para «falar dos problemas». «Mostram vontade férrea de satisfazer os adeptos em conseguir a qualificação, porque não nos passa outra coisa pela cabeça», esclareceu.
"Não contem comigo para gritarias e arrogância"

«Tudo tem de ser trabalhado numa equipa. O espírito de equipa não está à disposição nos supermercados, constrói-se nos estágios, solidifica-se nos jogos, nas oportunidades para estar juntos. É quando estamos em condições de sofrer ou partilhar alegrias que esses laços de confiança mútua se constroem. É essa etapa que temos de consolidar agora. Reconstruir e ganhar ao mesmo tempo é um caminho sinuoso, não é fácil criar harmonia», considerou.
Carlos Queiroz entende, também, que não precisa de levantar a voz para conseguir dos atletas aquilo que pretende. «Não contem comigo para gritarias, não contem comigo para estilos de arrogância, porque não preciso de intimidar para dizer o que é preciso fazer», concluiu o seleccionador.

Fonte: Maisfutebol

CHELSEA: GUUS HIDDINK AVANÇA PARA O LUGAR DE SCOLARI


Técnico holandês deverá acumular cargo de treinador dos londrinos com o de seleccionador da Rússia

O Chelsea anunciou que teve autorização da Federação russa para negociar com Guus Hiddink. O clube, que despediu Luiz Felipe Scolari esta segunda-feira, quer contar com o treinador holandês até final da época, sem que este deixe a selecção russa. O mesmo cenário já tinha sido avançado pelo próprio Hiddink, pelo que o acordo deve ser formalizado em breve.
«O Chelsea pode confirmar que abordou oficialmente a Federação russa para obter permissão para falar com Guus Hiddink, para que este se torne treinador temporário do clube até ao final da época, continuando à frente da selecção russa», anunciam os «Blues» em comunicado.
«Essa autorização foi concedida e o Chelsea quer agradecer a colaboração à Federação russa», conclui a nota do clube.
Os seis portugueses do Chelsea (Hilário, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Deco e Quaresma) estarão assim muito perto de ter novo treinador.
Fonte: Maisfutebol

FUCILE: "NÃO CAIREMOS DO 1º LUGAR!"


O empate caseiro com o Benfica, num jogo em que o F.C. Porto até poderia ter perdido, não desmoraliza Fucile. O uruguaio lembra que a equipa criou várias ocasiões de golo, acrescenta que está confiante e termina que é nesta altura o mais forte candidato ao título. «Creio que como estamos a jogar dificilmente vamos cair do primeiro lugar.»
«O lateral-direito garante, de resto, que o melhor é os adversários mentalizarem-se para a evidência dos portistas serem nesta altura uma equipa muito forte. «Que as outras equipas se preparem porque o FC Porto está na máxima força, os jogadores também estão assim psicologicamente e vamos lutar para ganhar outro campeonato», referiu.
É verdade que a equipa falha muitos golos, mas isso não é grave. «Pior seria se não criássemos ocasiões de golo», diz. «Somos uma equipa que cria muitas oportunidades, já nem sei quantas foram no primeiro tempo do jogo com o Benfica. Foram muitas, uma infinidade e quando assim é algumas vão acabar por entrar. Não há que fazer um caso.»
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Scolari demitido!!!

Chelsea procura treinador

O antigo seleccionador de Portugal não resistiu ao empate caseiro sem golos, diante do Hull City, e foi demitido pelo Chelsea. O clube inglês já confirmou a opção em prescindir dos serviços do treinador brasileiro, e em comunicado oficial no seu site justificou a demissão com os maus resultados e pobres exibições da equipa.

Pode ler-se no comunicado que «a direcção do Chelsea gostaria de expressar gratidão pelo seu período como treinador», referindo que Scolari «trouxe muitas coisas positivas ao clube». No entanto, «os resultados e exibições da equipa vinham-se deteriorando num momento chave da época», o que levou a esta decisão «de forma a manter a possibilidade de vencer os troféus em que ainda estamos em competição».

O Chelsea anunciou que a procura por um novo treinador já foi iniciada, e que até uma decisão ser tomada a equipa será orientada pelo adjunto Ray Wilkins.
O clube londrino ocupa neste momento o quarto lugar da Premier League e não venceu nenhum dos grandes clássicos na competição, tendo apenas somado um empate em casa frente ao Man. United. De resto foram só derrotas frente a Liverpool (em casa e fora), Arsenal (casa) e Man. United (fora), tendo no total da competição somado 5 empates e 2 derrotas nos 13 jogos disputados em Stamford Bridge.

Apesar dos maus resultados na Premier League, Scolari apenas regista uma eliminação em competições oficiais, mais propriamente na Carling Cup. De resto, o Chelsea continua em prova na Liga dos Campeões e na Taça de Inglaterra.
Fonte: ZeroZero

CARLOS QUEIROZ: "JOGADORES ESTÃO EMPENHADOS"

Selecção prepara jogo com a Finlândia
Carlos Queiroz mostrou-se esperançado num regresso da Selecção Nacional à boa forma, e consequente melhoria de resultados, a começar já no encontro diante da Finlândia."Acredito que os jogadores estão todos ansiosos e empenhados em fazer bem, a fim de poderem repetir os êxitos alcançados num passado recente”, afirmou o seleccionador.Relativamente à chamada de novos jogadores, casos de Gonçalo Brandão, Eliseu e Orlando Sá, Queiroz justificou-a com a necessidade de “pensar mais à frente”. "Esta fase visa a integração de jogadores que temos vindo a observar e que, no nosso entender, merecem a oportunidade de vir à Selecção, de forma a que no futuro possa depois existir uma base sólida de jogadores", acrescentou.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

QUIQUE DÁ LIÇÃO

A histeria continua na comunicação social lisboeta, com o grande destaque deste clássico a ser dado ao lance do golo do FCP. Penalty? Não? A velha questão da intensidade, dirão os imparciais, mas os comentadores da SIC notícias, com destaque para o repórter e para o "douto" Rui Santos consideram que o Benfica foi espoliado. Quanto ao lance da primeira parte, em que Lucho Gonzalez foi carregado na área benfiquista, com o árbitro a dar a lei da vantagem, quando não o pode fazer, nem um comentário, nem sequer uma referência... E continua assim a campanha...
Rodriguez

FC Porto 1-1 Benfica
Houve quem dissesse que os clássicos não se jogam, ganham-se. É mentira. Como o resultado do F.C. Porto-Benfica justifica, aliás. Por princípio os clássicos não se ganham: jogam-se e sofrem-se. Sobretudo sofrem-se. Por isso tornam-se jogos mais emotivos do que propriamente espectaculares. O clássico desta noite foi-o sem dúvida.
Serve esta introdução para dizer que o Benfica esteve a vinte minutos de ganhar no Dragão. Não o conseguiu porque uma grande penalidade inexistente o impediu, ao mesmo tempo que lançou o F.C. Porto para a procura da vitória. Mas esteve a vinte minutos de ganhar o clássico porque tem um jogador que não sofre, pensa futebol.
Pablo Aimar, claro. O argentino foi a pedra de toque que sustentou o melhor Benfica dos últimos anos no Dragão. Talvez melhor até do que a equipa que há três anos ganhou com dois golos de Nuno Gomes. Mais competente, pelo menos. Uma equipa que surgiu na segunda parte segura, personalizada, a matar os tempos de jogo e a reacção portista.
Até ao minuto em que Pedro Proença se deixou ludibriar pela queda de Lisandro, o jogo parecia controlado. Um remate de Hulk para boa defesa de Moreira era o melhor que o Porto tinha conseguido em 25 minutos de desvantagem. Na origem deste bom Benfica esteve Aimar, claro: inteligente, maduro, tecnicista, distinto. Deu estamina à equipa.
A grande penalidade inexistente, por suposta falta de Yebda sobre Lisandro, alterou tudo. Lucho marcou da marca de onze metros, como tinha marcado na primeira volta (os azuis esta época só marcaram de penalty ao Benfica), o F.C. Porto moralizou-se e o empate tornou-se um mal menor para os encarnados. Por isso o resultado é justo. Muito.
Mais F.C. Porto primeiro, melhor Benfica depois
O F.C. Porto foi de resto mais ofensivo, mostrou mais vontade deliberada de ganhar, teve mais ocasiões de golo e por isso saltou mais à vista. Na primeira parte, sobretudo na primeira, criou várias oportunidades para marcar. Lucho, Lisandro, Hulk ficaram muito perto de inaugurar o marcador e só não o fizeram por desacerto na finalização.
O Benfica, é verdade, demorou a entrar no jogo. Só na parte final da primeira parte é que conseguiu equilibrar as coisas. Até aí tinha mostrado uma faceta normal nos últimos anos no Dragão: receio. Demasiado receio. Os adversários eram sempre mais rápidos, mais expeditos, mais furiosos. Por isso dominavam e carregavam sobre o ataque.
Até que um pequeno argentino decidiu assumir a condução do futebol da equipa. Um daqueles jogadores não faz tudo no limite do esforço. Nada disso. Um jogador que não sofre a emoção dos clássicos, desfruta-a. Com isso moraliza a equipa, tranquiliza-a, personaliza-a. Nessa altura o Benfica sentiu-se bem, melhorou e cresceu até marcar.
Como muitas vezes esta época, marcou de bola parada. Num canto em que Rolando ficou parado e Yebda cabeceou para golo. Empurrando o Benfica para uma segunda parte segura, até ao instante em que Pedro Proença se equivocou. O que diz tudo sobre a sua noite. No final o empate é justo. O F.C. Porto atacou mais. O Benfica pensou melhor.
O empate deixa tudo igual: um ponto separa os dois candidatos. Temos campeonato.
Maisfutebol

BRAGA CANDIDATO

Sporting 2-3 Sp. Braga
O Sp. Braga voltou a mostrar que está num bom momento de forma e venceu em Alvalade por 2-3. Os golos apenas surgiram no segundo tempo. O camaronês Meyong abriu o activo para Derlei dar o empate aos leões. O Sp. Braga continuou a carregar e Renteria e depois Mossoró apontarem os golos da vitória bracarense. Izmailov ainda reduziu nos descontos, mas o Sporting perdeu mesmo e volta a atrasar-se na luta pelo título.
Paulo Bento apostou em Vukcevic ao lado de Derlei como a dupla mais adiantada dos leões. O lugar deixado no meio campo foi ocupado por Bruno Pereirinha que tinha como missão fazer o corredor direito. No Sp. Braga, Meyong e Renteria eram a dupla ofensiva bem adiantada fazendo prova que Jorge Jesus vinha a Alvalade discutir a vitória.
O Sp. Braga, tal como com o Benfica e com o FC Porto, dominou o futebol a meio-campo. Os arsenalistas impediam o Sporting de se aproximar da sua baliza impedindo até os leões de realizarem qualquer remate nos primeiros 30 minutos. No ataque do Braga, Renteria apareceu isolado, mas não conseguiu bater Rui Patrício.
O intervalo chegava com o nulo, mas com a equipa forasteira a prometer que iria discutir os 3 pontos. Para o segundo tempo chegaram os golos. Os primeiros a abrir o marcador foram mesmo os forasteiros. César Peixoto rematou ao poste, e na insistência Meyong fez o primeiro do encontro.
O Sporting reagiu e Derlei, dez minutos volvidos, conseguiu o golo do empate. O brasileiro voltou a marcar num bom remate cruzado. A reacção do Sp. Braga foi no entanto muito forte. Os comandados de Jorge Jesus pressionaram o Sporting e conseguiram alguns lances de perigo. Primeiro foi Alan que depois de trabalhar bem o lance falhou o desvio para a baliza, mas volvidos poucos minutos surgiram os golos minhotos.
Renteria recebeu a bola na meia lua, preparou o remate e fez o golo junto ao poste esquerdo de Rui Patrício, para apenas 3 minutos volvidos furar pela direita, servir o remate de Luís Aguiar salvo em cima da linha por Derlei. Na insistência, remate em jeito de Mossoró que voltou a ser salvo por Derlei, mas desta feita o árbitro auxiliar considerou que já havia transposto a linha na totalidade.
Até final houve ainda tempo para Izmailov reduzir num remate frontal, mas o Sporting perdeu mesmo o encontro. Mais uma derrota para os leões que se atrasam novamente na luta pelo título numa jornada em que poderiam recuperar pontos a pelo menos um dos seus directos adversários.
ZeroZero

Dia de Clássico

FC Porto e Benfica vão medir forças naquele que será um dos jogos mais escaldantes desta temporada. Os dragões voltam a alinhar com os habituais titulares, enquanto que no Benfica é esperado o regresso de Suazo ao onze inicial. A diferença entre ambos é de um ponto a favor dos dragões e a vitória de qualquer uma das equipas dá a liderança no campeonato. A lotação está esgotada e o pontapé de saída será às 19h45 (SportTV).
O histórico de confrontos num passado recente é totalmente favorável ao FC Porto. Os dragões ganharam as últimas 2 partidas para o campeonato em casa com o Benfica, e conseguiram ainda uma impressionante marca de 12 vitórias nos últimos 14 encontros. A última vitória dos encarnados aconteceu há 3 épocas por 2-0, com Nuno Gomes a apontar ambos os golos do Benfica.
Os dragões levam dois jogos sem vencer em casa para o campeonato e sem conseguirem marcar qualquer golo. A última vitória foi no dia 1 de Dezembro de 2008 diante da Académica. O Benfica já não vence, nem marca fora de portas desde a goleada por 6-0 ao Marítimo. De realçar que os encarnados perderam apenas 3 dos últimos 33 jogos realizados fora para o campeonato nacional.
Fonte: ZeroZero

Vencer o Sp. Braga para recuperar pontos

O Sporting recebe o Sp. Braga com a missão de conquistar a vitória e garantir que assim recupera pontos na luta pela liderança da Liga Sagres. O embate está agendado para as 19h00 (RTP1) anter do clássico que irá ser jogado na invicta. Paulo Bento voltou a convocar Miguel Veloso continuando Liedson a ser a maior baixa leonina. O Sp. Braga está a 5 pontos dos leões, mas Jesus afirma que a equipa está moralizada para ganhar a partida.
O Sporting domina claramente o histórico de confrontos com o Sp. de Braga para a campeonato nacional. Os leões venceram 42 dos 52 jogos disputados, incluindo 5 vitórias nos últimos 6 encontros. A última vitória dos arsenalistas aconteceu na época de 2000/2001.
O Sp. Braga vem de uma vitória confortável diante do Paços de Ferreira depois de duas derrotas com Benfica e FC Porto onde os bracarenses foram prejudicados por decisões de arbitragem. O Sporting vem de uma moralizadora vitória por 4-1 diante do FC Porto para a taça da Liga e de um resultado menos positivo para o campeonato com um empate a zeros na Trofa.
Fonte: ZeroZero