sábado, 29 de agosto de 2009

300 JOGOS DEPOIS...

Dragões tentam assumir a liderança provisória na Figueira da Foz
Naval - FC Porto (21h15 Sportv1)
Os campeões nacionais deslocam-se à Figueira da Foz para defrontar um adversário que não deixou boas recordações na temporada passada, com o objectivo de passar para a liderança provisória da Liga Sagres. Com o favoritismo do lado do FC Porto, a Naval procurará certamente repetir a surpresa da de 2008/09, curiosamente a última derrota portista no campeonato.
Desde o dia 1 de Novembro de 2008 que o FC Porto não sabe o que é perder para o campeonato, altura em que a Naval derrotou os dragões por 1-0 com um golo solitário de Daniel, decorria a 7ª jornada da Liga Sagres 2008/09. Desde então os azuis e brancos somam uma série de 25 jogos sem perder, tendo pelo meio tido uma série impressionante de 11 vitórias consecutivas fora de casa, interrompida na Mata Real na 1ª jornada do campeonato desta temporada.
A Naval não iniciou de forma feliz o campeonato, somando apenas 1 empate no 2 encontros realizados e não vence para o campeonato desde Abril, altura em que derrotou o Leixões em casa por 1-0.
Apesar da má recordação da temporada de 2008/09, a histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao FC Porto, que no terreno da Naval já venceu por 4 vezes perdendo apenas um jogo. Em caso de triunfo portista, a equipa de Jesualdo Ferreira assume temporariamente a condição de líder da Liga Sagres, ficando a aguardar pelos resultados dos restantes adversários.
O treinador portista deixou a entender que não deverá fazer alterações à equipa inicial que derrotou o Nacional por 3-0 no fim-de-semana passado, devendo assim manter-se Varela e Falcao como titulares. Eis os onzes previstos que subirão ao relvado do Estádio Magalhães Bento Pessoa pelas 21:15h (Sporttv1):
Naval: Peiser; Tiago Rannow, Lupède, Diego Ângelo e Camora; Lazaroni, Godemèche e NKake; Davide, Tandia e Ouattara.
FC Porto: Helton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Mariano, Falcao e Varela.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BARCELONA VENCE SUPERTAÇA EUROPEIA

Barcelona 1-0 Shakhtar Donetsk (a.p.)
Aos 116 minutos, o jovem extremo catalão, depois de uma boa combinação com o argentino Lionel Messi, "derrubou" a muralha defensiva ucraniana e garantiu o quinto título da era Pep Guardiola, depois da conquista do campeonato espanhol, da taça do Rei, da Liga dos Campeões e, mais recentemente, da Supertaça de Espanha.
Apesar de ter tido praticamente o domínio da partida, o FC Barcelona, com o sueco Zlatan Ibrahimovic ainda a demonstrar alguma falta de ritmo e pouco entrosamento com os seus novos colegas de equipa, pouca vezes incomodou o guarda-redes do Shakhtar Donetsk.
Mesmo assim, na segunda-parte, Henry e Messi obrigaram Pyatov a efectuar duas boas defesas, que acabaram por garantir o nulo no final dos 90 minutos.
Numa altura que se esperava que a decisão da Supertaça europeia 2008/2009 fosse para as grandes penalidades, "Pedrito", que entretanto tinha entrado para o lugar da Ibrahimovic, deu o triunfo aos catalães, com um remate colocado efectuado já dentro da área, após passe de Messi, jogador que quinta-feira venceu o prémio de melhor jogador da "Champions" da temporada passada.
Jogo disputado no Estádio Louis II, no Mónaco.
FC Barcelona - Shakhtar Donestsk, 1-0 (após prolongamento)
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Pedro, 116 minutos
Equipas:
- FC Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol, Abidal, Xavi, Touré (Busquets, 100), Keita, Messi, Henry (Bojan, 96) e Ibrahimovic (Pedro, 80)
- Shakhtar Donestsk: Pyatov, Srna, Chygrynskiy, Kucher, Rat, Hubschman, Gai (Kobin, 78), Willian (Aghahowa, 91), Ilsinho, Fernandinho (Jadson, 78) e Adriano.
Árbitro: Frank De Bleekere, da Bélgica.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ilsinho (55), Srna (61), Kucher (90), Messi (90) e Pedro (107).
Assistência: Cerca de 18 000 espectadores.
Fonte: O Jogo

Mercado está agitado

Benfica:
FELIPE MENEZES OFERECIDO POR EMPRESÁRIOS
Rui Costa mentiu aos jornalistas quando deu o plantel como fechado
O Benfica já confirmou a contratação de Felipe Menezes, através do seu site oficial. A SAD encarnada anuncia que o médio brasileiro assina um contrato válido por cinco temporadas.
Felipe Menezes representava o Goiás, mas foi vendido pelo clube a um grupo de empresários de São Paulo, a troco de 1,3 milhões de euros. Esse grupo de empresários colocou depois o jogador na Luz.
O médio, que tem 22 anos e foi uma das revelações do último brasileirão, já terá passado o dia em Lisboa, apurou o Maisfutebol, inclusivamente com passagem pelo Estádio da Luz.
Fonte: Maisfutebol
Sporting:
ROCHEMBACK NO GRÉMIO
Fábio Rochemback, médio do Sporting, vai representar o Grémio de Porto Alegre nas duas próximas temporadas. Relegado para o banco de suplentes, o médio brasileiro dava sinais de não estar confortável com a situação, tendo mesmo o pai do atleta vindo publicamente contestar as opções de Paulo Bento. Depois de vários anos na Europa, «Roca» volta a Porto Alegre, mas desta feita para representar o rival do Internacional.
BUONANOTTE É O DESEJADO
A saída de Rochemback permite à equipa leonina baixar a carga salarial do plantel, mas claramente indicia que a chegada de um novo reforço poderá estar para as próximas horas. Relembra-se que o «mercado» fecha na próxima Segunda Feira, e hoje mesmo o nome de Buonanotte foi referido como estando na «órbita do leão».
O avançado argentino foi nos últimos meses referenciado por Benfica e FC Porto, mas segundo o site italiano Tuttosport pode ser mesmo no Sporting que actue na época 2009/10.
Fonte: ZeroZero

DADOS LANÇADOS

Liga Europa: Clubes portugueses com sortes diferentes
O Benfica vai defrontar o Everton (Inglaterra), AEK (Grécia) e o BATE (Bielorússia), enquanto o Sporting joga contra o Heerenveen (Holanda), Hertha (Alemanha) e o Ventspils (Letónia), de acordo com o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, realizado no Mónaco.
O Sporting, que chegou a esta fase depois de eliminado pela Fiorentina da Liga dos Campeões, ficou como cabeça de série do Grupo D e joga com o Heerenveen, Hertha e o Ventspils. O Nacional, colocado no pote 4, ficou no grupo L e tem como adversários o Werder Bremen, Asutria de Viena e Atlético.
A fase de grupos realiza-se a 17 Setembro (primeira jornada), 01 de Outubro (segunda) e 22 de Outubro (terceira), 05 de Novembro (quarta), 02 e 03 de Dezembro (quinta) e 16 e 17 de Dezembro (sexta).
Os dois primeiros de cada agrupamento qualificam-se para os 16 avos-de-final, aos quais se juntam os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Grupo A – Ajax, Anderlecht, Dinamo Zagreb, Timisoara
Grupo B - Valencia, Lille, Slavia de Praga, Genoa
Grupo C – Hamburgo, Celtic, H. Tel-Aviv, Rapid Viena
Grupo D – Sporting, Heerenveen, Hertha de Berlim, Ventspils
Grupo E – Roma, Basileia, Fulham, CSKA Sofia
Grupo F – Panathinaikos, Galatasaray, Dinamo de Bucareste, Sturn
Grupo G – Villareal, Lazio, Levski, Salzburgo
Grupo H – Steaua, Fenerbahçe, Twente, Sheriff
Grupo I – Benfica, Everton, AEK Atenas, BATE
Grupo J – Shakthar, Club Brugge, Partizan, Toulouse
Grupo K – PSV, Kobenhvn, Sparta de Praga, CFR Cluj
Grupo L – Werder Bremen, Austria de Viena, Atlético de Bilbao, Nacional
Fonte: Sapo Desporto

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"ESTÁ CALADO, PÁ!"

Bettencourt manda calar adepto no aeroporto
A chegada do Sporting ao aeroporto de Lisboa, ao início da tarde desta quinta-feira, ficou marcada por um pequeno incidente entre José Eduardo Bettencourt e meia dúzia de adeptos.
No regresso de Florença, depois do jogo com a Fiorentina que ditou o afastamento da fase de grupos da Liga dos Campeões, a comitiva passava em silêncio, na zona das chegadas, quando se ouviram algumas bocas de insatisfação dos poucos torcedores que se encontravam no local.
Perante um adepto que repetia, enervado, «forever? forever?» o presidente leonino respondeu secamente: «Está calado!»
Paulo Bento, sobretudo, mas também João Moutinho e Yannick Djaló foram alvo de críticas, com os presentes a exigirem a demissão do treinador. O capitão do Sporting, aliás, manteve sempre contacto visual com os adeptos que se dirigiam a si, inclusive a subir para o autocarro.
No local estiveram alguns «spotters» da Polícia de Segurança Pública que, sem qualquer oposição, evitaram serenamente a aproximação dos adeptos à comitiva leonina.
Fonte: Maisfutebol

EXIBIÇÃO MEDÍOCRE

Vorskla Poltava 2-1 Benfica
O Benfica sofreu a primeira derrota da temporada no reduto do Vorskla Poltava. A presença na fase de grupos da Liga Europa estava mais do que garantida, mas as segundas escolhas de Jorge Jesus deram uma resposta fraca, sobretudo a nível colectivo, e acabaram por sair da Ucrânia com o primeiro desaire da época.
Com quatro golos de vantagem garantidos na Luz, Jesus aproveitou a oportunidade para fazer descansar alguns titulares e assim procurar ganhar novas opções. Luís Filipe, César Peixoto e Keirrison foram as principais novidades do «onze», e era sobretudo destes jogadores que o treinador do Benfica esperava uma resposta à altura. O jogo, contudo, não permitiu a nenhum deles mostrar grande coisa.
O primeiro tempo foi disputado a uma intensidade mais do que reduzida, e com escassas ocasiões de golo. Ainda assim o Benfica esteve perto de marcar em duas ocasiões. Primeiro Keirrison, a surgir isolado na área mas a permitir a defesa de Dolganskiy. Depois César Peixoto, a tabelar bem com Nuno Gomes mas a estragar tudo com uma tentativa frustrada de chapéu ao guarda-redes.
No segundo tempo o cenário foi algo diferente, muito por culpa do Vorskla Poltava, que aumentou o ritmo. Logo aos 49 minutos a equipa ucraniana chegou à vantagem. Moreira calculou mal o cruzamento de Kukalov e deixou Sachko com uma baliza deserta para acertar.
O Benfica, que jogava no conforto da vantagem na eliminatória, viu-se obrigado a reagir para defender a honra. Aos 61 minutos a equipa portuguesa conseguiu o empate. Saviola, que tinha substituído Nuno Gomes ao intervalo, apareceu isolado na área, após um livre de Peixoto, e não falhou.
Talvez julgando que a derrota estava evitada, o Benfica voltou a encolher-se e permitiu ao Vorskla Poltava chegar a um triunfo muito festejado. Nova jogada pelo flanco direito, com Bezus a entrar e Yesin a surgir para o desvio (74m).
Se é certo que só uma catástrofe poderia tirar o Benfica da fase de grupos da Liga Europa, também é verdade que Jorge Jesus tira pouca ilações positivas do jogo de Poltava. Nem se pode dizer que Keirrison e César Peixoto (por exemplo) tenham jogado mal, mas faltou dinâmica colectiva para que as individualidades pudessem sobressair. Uma situação que já era de esperar, dadas as muitas mexidas no «onze» e também alguma falta de motivação inerente a este encontro. Alguns jogadores ganharam ritmo competitivo, e isso terá sido mesmo o melhor que o treinador do Benfica tirou deste encontro.
Fonte: Maisfutebol

FEZ-SE HISTÓRIA EM SÃO PETERSBURGO

Sensação: Nacional na fase de grupos da Liga Europa!
Os comandados de Manuel Machado fizeram história e qualificaram-se para a fase de grupos da Liga Europa, depois de empatarem em São Petersburgo a uma bola frente ao Zenit. A equipa portuguesa esteve a perder desde o minuto 34 com um tento de Fatih Tekke, mas aos 89 minutos Ruben Micael restabeleceu a igualdade, qualificando o Nacional.Apesar das dificuldades sentidas durante quase toda a partida, o Nacional soube gerir o resultado até bem perto do apito final e deu a «estocada final» no jogo ao minuto 89, um pouco à semelhança do que o Zenit havia feito na Madeira, marcando já nos minutos finais do jogo.Assim, a festa foi portuguesa com Manuel Machado a cumprir o que havia declarado na conferência de imprensa, qualificando mais uma equipa para a fase de grupos da Liga Europa, onde juntamente com Sporting e Benfica (tudo indica que se qualifique) representará as cores nacionais.
Fonte: ZeroZero

REENCONTROS NA CHAMPIONS

Chelsea e Atlético de Madrid voltam à rota do Dragão
O F.C. Porto vai medir forças com Chelsea, At. Madrid e APOEL no Grupo D da Liga dos Campeões segundo ditou o sorteio da UEFA realizado esta quinta-feira em Nyon.
Todos os adversários do campeão nacional têm portugueses no seu plantel: Hilário, Ricardo Carvalho, José Bosingwa e Deco no Chelsea; Simão Sabrosa no At. Madrid; e Nuno Morais, Hélio Pinto e Paulo Jorge no APOEL.
Quanto aos outros grupos, destaque para o Grupo F que junta o campeão em título Barcelona ao Inter de Milão de Mourinho, em dois embates que vão colocar frente-a-frente Zlatan Ibrahimovic e Samuel Etoo que, no defeso, trocaram de emblemas.
Os jogos da fase de grupos estão marcados para as seguintes datas: 15/16 de Setembro, 29/30 Setembro, 20/21 Outubro; 3/4 Novembro, 24/25 Novembro e 8/9 Dezembro. Os dois primeiros classificados seguem em frente para os oitavos-de-final, enquanto o terceiro classificado transita para os 16 avos de final da Liga Europa.
Constituição dos grupos da nova edição da Champions: GRUPO A Bayern Munique Juventus Bordéus Maccabi Haifa
GRUPO B: Manchester United; CSKA Moscovo; Besiktas; Wolfsburgo
GRUPO C: Milan; Real Madrid; Marselha; FC Zurique
GRUPO D: Chelsea; F.C. Porto; At. Madrid; APOEL
GRUPO E: Liverpool; Lyon; Fiorentina; DVSC Debrecen
GRUPO F: Barcelona; Inter Milão; Dínamo Kiev; Rubin Kazan
GRUPO G: Sevilha; Glasgow Rangers; Estugarda; Unirea Urziceni.
GRUPO H: Arsenal; AZ Alkmaar; Olympiakos; Standard Liège
Fonte: Maisfutebol

MANTER A ESPERANÇA

Liga Europa: Zenit - Nacional (17h30)
O Nacional joga no reduto do Zenit com um golo de vantagem alcançado na primeira mão (4-3), mas também com várias condicionantes. Manuel Machado, o treinador da equipa madeirense, já tinha poucos jogadores inscritos, e as lesões que entretanto surgiram deixaram-no sem avançados de raiz.
«Isso reduz as nossas hipóteses, mas não perdemos a esperança. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para chegar à fase de grupos da Liga Europa», disse o técnico português.
O técnico comentou ainda a polémica em torno da transmissão televisiva do jogo da primeira mão, com o Nacional a pedir um milhão de euros pela mesma. «O futebol é um negócio e deve gerar receitas. Foi à Madeira uma equipa tão conhecida na Europa, como o Zenit, e ofereciam 20 ou 30 mil euros pela transmissão. É ridículo», disse Manuel Machado.
Fonte: Maisfutebol

CUMPRIR CALENDÁRIO

Liga Europa: Poltava -Benfica (19h45)
Peixoto titular, Keirrison, Luís Filipe e Júlio César talvez
César Peixoto vai ser titular em Poltava. Foi o proprio Jorge Jesus a anunciar a estreia do esquerdino na equipa titular. O técnico falava na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Liga Europa.
«Vou fazer algumas alterações e posso confirmar a entrada do César na equipa. Conheço-o muito bem. É muito criativo nas situações ofensivas e também defende bem. Se pode jogar na posição dez? Sim, é uma possibilidade», explicou Jesus, que também deve lançar Júlio César, Luís Filipe e Keirrison desde o apito inicial.
Mas a equipa pode ser ainda mais remexida. «Em função do desgaste da viagem, do cansaço acumulado nos últimos três jogos e do resultado da primeira-mão, admito que posso fazer algumas mudanças. O importante é gerir bem a eliminatória e controlar o resultado do jogo de amanhã, sempre sem nos esquecermos que o grande objectivo é a vitória», resumiu o técnico do Benfica.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ADEUS AOS MILHÕES

Equipa leonina bateu-se com dignidade, mas a exibição foi curta
Fiorentina 1-1 Sporting
A equipa comandada por Paulo Bento não se intimidou com o ambiente do estádio Artémio Franchi, nem se mostrou incomodada com o estado do relvado. Isso pareciam pequenas contrariedades face à vontade leonina de vencer a partida.
As oportunidades sucederam-se no primeiro tempo, principalmente cada vez que surgia um livre perto da área da Fiorentina.
O primeiro a tentar a sua sorte foi Matias Fernández aos 14 minutos. O chileno rematou forte para uma boa intervenção de Frey.
Depois aos 25 minutos foi Miguel Veloso a cobrar um livre na direita que o guardião da Fiorentina afastou com os punhos.
À terceira foi de vez. Aos 35 minutos, o capitão leonino, João Moutinho, marcou exemplarmente um livre à entrada da área descaído para esquerda e fez o primeiro da partida para o Sporting. A vantagem justificava-se perante a exibição dos leões.
Contudo na segunda parte tudo mudou. A equipa italiana apareceu transfigurada muito por culpa da entrada de Jovetic. Aos 53 minutos, o jovem montenegrino bailou sobre Pedro Silva e rematou rasteiro junto ao poste direito da baliza defendida por Rui Patrício.
A partir daí, Paulo Bento decidiu pôr a “carne toda no assador”, tendo até Tonel jogado como ponta-de-lança, mas a verdade é que faltou sempre discernimento e objectividade aos jogadores leoninos.
Paulo Bento e companhia rumam agora à Liga Europa, deitando borda fora perto de sete milhões de euros.
Fonte: Sapo Desporto

LIEDSON CHAMADO À SELECÇÃO


Carlos Queiroz chamou o levezinho pela primeira vez, desde que o jogador naturalizou-se português. Este é o grande destaque da convocatória para os encontros decisivos frente à Dinamarca e Hungria, que Portugal irá defrontar a 5 e 9 de Setembro respectivamente. Referência ainda para as chamadas de Maniche, Nuno Gomes, Zé Castro, Miguel Veloso e Rui Patrício.
Com Hugo Almeida e Hélder Postiga lesionados, Queiroz optou pela chamada do veterano Nuno Gomes e pela estreia nos convocados de Liedson. Ronaldo também está de volta, depois de no último encontro particular não ter feito parte do lote das opções, pelo que a selecção portuguesa está praticamente na máxima força, numa altura decisiva da qualificação para o Mundial 2010.
Portugal encontra-se numa posição muito difícil no grupo 1 de qualificação europeia, com 7 pontos de atraso para o primeiro lugar ocupado pela Dinamarca e 4 para o segundo ocupado pela Hungria, precisamente os adversários que agora irá defrontar. Com quatro jogos ainda por disputar, a selecção nacional tentará alcançar o segundo lugar do grupo, que dá acesso ao playoff de apuramento final para o Mundial 2010.
Eis a lista completa de convocados:Guarda-Redes: Beto (FC Porto), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting CP)Defesas: Bosingwa (Chelsea FC), Bruno Alves (FC Porto), José Castro (RC Deportivo), Miguel (Valencia CF), Pepe (Real Madrid CF), Ricardo Carvalho (Chelsea FC), Rolando (FC Porto)Médios: Deco (Chelsea FC), Duda (Sevilla FC), João Moutinho (Sporting CP), Maniche (FC Köln), Miguel Veloso (Sporting CP), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus FC)Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid CF), Liedson (Sporting CP), Nani (Manchester Utd), Nuno Gomes (SL Benfica), Simão Sabrosa (Atlético Madrid)
Fonte: ZeroZero

FC PORTO EVITA RONALDO E MOURINHO


Champions League: sorteio da fase de grupos é amanhã
O FC Porto ficará colocado no Pote 2 no sorteio de amanhã (17h) da fase de Grupo da Liga dos Campeões. O Sporting, caso garanta a qualificação em Florença, também ficará no mesmo pote dos azuis e brancos, evitando assim clubes como o Real Madrid, Inter de Milão ou Juventus. Confira agora os 4 potes que servirão de base ao sorteio de Nyon.
Depois de uma caminhada, por vezes longa, de algumas equipas até conseguir presença na fase de grupos da prova milionária, o sorteio seguirá os moldes tradicionais, em que cada um dos 8 grupos terá uma equipa de cada pote. Dessa forma as equipas do mesmo pote não poderão calhar no mesmo grupo, bem como equipas do mesmo país.
Nesta definição de potes, ordenados por coeficiente UEFA, há a premissa das equipas com melhor coeficiente carimbarem hoje presença na próxima fase da prova. Caso tal não aconteça as equipas com coeficiente imediatamente abaixo, ganham um lugar. A título de exemplo, se o Arsenal não ultrapassar o Celtic, todas as equipas com coeficiente abaixo dos «gunners» ganham um lugar, passando o Lyon para o pote 1.

Pote 1: FC Barcelona; Liverpool; Chelsea; Manchester United; AC Milan; Arsenal (*); Sevilla; Bayern Munique

Pote 2: Olympique Lyon; Internazionale; Real Madrid; CSKA Moscovo; FC Porto;
Sporting (*); AZ Alkmaar; Juventus

Pote 3: Glasgow Rangers; Olympiakos (*); Marseille; Dinamo Kiev; VfB Stuttgart (*); Atlético Madrid, Bordeaux; Besiktas

Pote 4: FC København (*); VfL Wolfsburg; Standard Liège; Maccabi Haifa; FC Zürich; Rubin Kazan; Unirea Urziceni; DVSC Debrecen

(*) - Equipas de coeficiente superior nos jogos de hoje, admitindo-se para o cenário a sua passagem à fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Fonte: ZeroZero

PORTSMOUTH DÁ 2,2 MILHÕES POR NUNO ASSIS


Nuno Assis dificilmente continuará a vestir a camisola do Guimarães. O médio tem uma proposta do Portsmouth, da primeira liga inglesa e já manifestou a vontade de sair junto da Direcção vimaranense. As negociações estão em marcha e o clube inglês já efectuou uma proposta de compra no valor de dois milhões e 200 mil euros pelo passe do atleta de 31 anos.
A Direcção liderada por Emílio Macedo só ainda não acertou o negócio por entender que o montante adiantado estar um pouco aquém do que entende ser justo, tendo em conta que Nuno Assis tem mais dois anos de contrato e é um dos elementos indiscutíveis da equipa de Nelo Vingada. Ainda assim, fonte próxima do jogador garantiu que a saída de Nuno Assis para Inglaterra será uma realidade e tudo ficará resolvido nos próximos dias, bem a tempo de encerramento do mercado, agendado para segunda-feira.
O interesse do Portsmouth em Nuno Assis surgiu no início do mês, quando a equipa inglesa esteve a participar no Torneio Cidade de Guimarães. As exibições do experiente médio-ofensivo, aliadas ao desejo do treinador Paul Hart em poder contar com um criativo na equipa estiveram na origem da proposta do Portsmouth. Ainda recentemente, Nuno Assis viu o seu salário revisto pelo Guimarães para fazer face a outras propostas.
Fonte: MSN Desporto

MOSTRAR ESTATURA EUROPEIA

Fiorentina - Sporting (19h45 RTP1)
Oportunidade para a equipa de Paulo Bento se suplantar e ultrapassar a crise.
A tarefa dos "leões" reveste-se de elevado grau de dificuldade, em função do empate com golos em casa, o que obriga o Sporting a vencer ou a empatar a três ou mais para seguir em frente, no terreno de um adversário de um futebol tradicionalmente frio e calculista na gestão dos resultados. Os dados estatísticos falam por si: as equipas portuguesas registam sessenta jogos para as competições europeias contra equipas italianas, com saldo claramente favorável a estas: 45 derrotas, oito empates e sete vitórias. O próprio Sporting já jogou doze vezes em solo italiano para as provas europeias e nunca ganhou, registando três empates e nove derrotas.
As dificuldades aumentam quanto é sabido que Paulo Bento não vai poder contar com Hélder Postiga e Felipe Caicedo, lesionados, com Vulkcevic, que viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos, no jogo da primeira mão com a Fiorentina, ao tirar a camisola para festejar o golo do empate a 1-1, e ainda com o russo Izmailov, a recuperar de uma intervenção cirúrgica. Face a estas ausências, Paulo Bento deverá apostar em Pereirinha ou Rochemback para a vaga de Vukcevic no meio-campo e em Yannick Djaló para a de Hélder Postiga, para fazer dupla com Liedson, no ataque.
O jogo, cujo início está marcado para as 19:45 horas, no estádio Artemio Franchi, será dirigido pelo inglês Howard Webb, que integra o grupo de elite da UEFA e já está pré-seleccionado para a fase final do Mundial 2010.
Webb dirigiu três jogos de equipas portuguesas: o Sampdoria-Vitória de Setúbal (1-0), para a Taça UEFA, em Setembro de 2005, o FC Porto- Schalke 04 da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2007/08, durante o qual expulsou o portista Fucile, e o Atlético-Madrid-FC Porto em 2008/09 que terminou com um empate (2-2).
Fonte: Lusa

terça-feira, 25 de agosto de 2009

OLYMPIACOS QUER MARIANO GONZALEZ


Segundo a imprensa grega, o Olympiacos está interessado em Mariano González e, é possível que avance com uma proposta oficial até 31 de Agosto, data do encerramento do mercado. O impulsionador foi um agente da FIFA, e os dirigentes do clube mostraram se agradados e estudam a melhor maneira de "levar a bom porto" as negociações. Mariano chegou ao Dragão por 3 milhões de euros e tem sido titular, portanto calcula-se que para sair do clube terá de haver uma forte proposta. Por outro lado, o extremo faz 29 anos esta época o que provoca uma diminuição do valor de mercado, factor esse que poderá influenciar as negociações.

Fonte: MSN Desporto

REAL MADRID: RONALDO VULGARIZADO POR BENZEMA

Francês marcou 2 golos e continua em grande; português quase não passou pelo Santiago Barnabéu
Real Madrid 4-0 Rosenborg
O Real Madrid está preparado para o arranque da Liga espanhola. A formação orientada por Manuel Pellegrini conquistou o Troféu Santiago Bernabéu, ao golear um impotente Rosenborg (4-0), para gáudio dos adeptos que lotaram o recinto merengue.
Cristiano Ronaldo assistiu à marcha natural do marcador, com enorme contributo de Benzema. O avançado contratado ao Lyon bisou na partida amigável. Lass Diarra apontou o melhor golo da noite, tirando um adversário do caminho antes de armar um remate portentoso. Raul, sempre ele, completou o resultado.
No último teste da pré-temporada, o Real Madrid voltou a denotar extrema fantasia ofensiva, tal como havia acontecido frente ao Borussia Dortmund. Pepe entrou ao intervalo.
Nota ainda para a despedida emocionada de Michel Salgado, com ovação generalizada dos adeptos presentes no Santiago Bernabéu. O lateral direito ruma ao Blackburn Rovers.
Aqui fica o onze do Real: Iker Casillas; Arbeloa (Pepe, 46m), Garay, Albiol , Marcelo (Drenthe, 71m); Lass(Diarra, 76m), Xabi Alonso (Granero, 46m), Kaká (Van Nistelrooy, 76m), Cristiano Ronaldo (Guti, 68m); Raúl (Robben, 58m) e Benzema (Higuaín, 58m)
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sporting prepara Champions

PAULO BENTO CHAMA SALEIRO E GRIMI
O treinador do Sporting, Paulo Bento, convocou 20 jogadores para a deslocação a Itália, para defrontar a Fiorentina, na segunda mão do «play-off» de acesso à Liga dos Campeões. O argentino Grimi é a grande novidade, depois de estar há meses afastado da competição, por lesão.
O técnico não pode contar com os lesionados Caicedo e Postiga, que saem da lista, após o jogo com o Sp. Braga. Desse modo, o ataque está entregue a Saleiro, Yannick Djaló e Liedson.
Refira-se que Vukcevic fica de fora, uma vez que está castigado, devido ao cartão vermelho que viu no jogo da primeira mão. Para além da entrada de Saleiro, Paulo Bento chamou ainda o guarda-redes Tiago e o médio Adrien Silva.
Os lesões partem esta terça-feira de manhã para Florença, e à tarde o técnico e outro jogador farão a antevisão do encontro, decisivo para a entrada na Liga dos Campeões. O presidente José Eduardo Bettencourt lidera a comitiva leonina.
Eis a lista de convocados: Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista; Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel, André Marques e Grimi; Médios: Adrien Silva, Rochemback, Veloso, Pereirinha, Moutinho e Matias Fernandez; Avançados: Saleiro, Yannick e Liedson.
Fonte: Maisfutebol

ADRIANO NO BRAGA


Foi oficializada a transferência do avançado brasileiro Adriano (FC Porto) para a equipa bracarense, onde assinou um contrato válido por uma época. Após três temporadas a representar os "azuis e brancos", Adriano, com 30 anos, lança-se de novo no campeonato português. Adriano junta-se à equipa amanhã no treino agendado para as 10h no Estádio AXA.

Fonte: MSN Desporto

SPORTING: POSTIGA E CAICEDO KO

O Sporting vai perder Caicedo para as próximas três semanas, conforme indica o boletim clínico do clube. O equatoriano «sofreu um acidente traumático no joelho direito do qual resultou uma entorse», que, informa o departamento médico,«provocou um estiramento do ligamento lateral interno».
No comunicado leonino, explica-se que «apesar de se tratar de um acidente ocorrido em competição, sem gravidade significativa e sem outras lesões associadas», prevê-se um «afastamento desportivo não inferior a 3 semanas».
As baixas no ataque leonino não ficam por aqui. Frente ao Sp. Braga, Hélder Postiga sofreu um «estiramento na face posterior da coxa direita», que provocou uma lesão muscular. «Apesar de não ser clinicamente preocupante, afastará o jogador da competição por um período não inferior a duas semanas a contar da presente data», indica ainda a direcção clínica do Sporting.
Deste modo, o avançado equatoriano falha os jogos com a Fiorentina, para a segunda mão do «play-off» da Liga dos Campeões, e ainda a deslocação à Académica e a recepção ao Paços de Ferreira. Postiga falha os encontros com italianos e estudantes, uma vez que o fim-de-semana de 5/6 de Setembro e a quarta-feira seguinte estão reservados a compromissos das selecções.
Fonte: Maisfutebol

domingo, 23 de agosto de 2009

COMEÇA A POLÉMICA NO DRAGÃO

Rui Santos: o mestre da teoria da conspiração
Editorial

Já faltava. Bastou ao FC Porto fazer 2 jogos para a temática da arbitragem voltar em grande plano. Afinal o futebol português nunca seria a mesma coisa para os colunistas e demais imprensa se não houvesse empolamento à volta dos jogos do campeão nacional. A arbitragem volta a estar em foco e, claro está, segundo digníssimos comentadores, na órbitra de favorecimentos ao clube azul-e-branco.
O senhor Rui Santos gosta bastante de se servir do FC Porto para ganhar notoriedade enquanto uma espécie de intelectual rebelde pós-moderno da bola indígena. É mais fácil usar o FC Porto: ganha a atenção dos 6 milhões, todos lhe fazem vénia e ele ri-se todo emproado e com regozijo pela coragem.
Dá vontade de rir e chega a ser constrangedora a posição deste senhor de cabelo encaracolado e modos azedos de falar. Na verdade, a sua opinião sobre o penalty do Dragão e as suas sempre muito insinuantes comparações com jogos anteriores são atitudes lamentáveis de quem se quer impor a todo o custo. Inventa sempre qualquer coisa suspeita à volta do clube do Norte e faz pausas misteriosas a criar suspense e teoria da conspiração. Porque não condena o Ruizinho as lamentáveis atitudes dos jogadores do Nacional que fizeram tudo para ser expulsos? Mas afinal que raio de análise estupidamente incoerente fez ele do penalty de Guimarães falhado por Cardoso? Primeiro diz que o penalty do Dragão foi mão na bola, impossível de evitar e depois, vem com a lábia de que havia um jogador a tapar a visão do defesa do Guimarães que fez penalty e quando tudo leva a crer que vai ter a mesma opinião do lance do Dragão, diz que o árbitro ajuizou bem...
Ridículo este Rui Santos... As suas opiniões são de facto um mistério estúpido... e não se percebe bem porquê, mas ele lá sabe, ele e quem lhe paga.
Rodriguez

FC Porto 3-0 Nacional

O F.C. Porto venceu o Nacional por 3-0, à segunda jornada da Liga. Seis jogos sem Hulk, seis vitórias. Esqueça-se a Hulkdependência. Após arranque em falso na Mata Real, o Dragão reencontrou-se na casa com o mesmo nome.
Falcao, assim mesmo sem til, inscreve o seu nome com letras douradas, no filme desta competição. Um golo na passada semana, mais um esta noite, e ainda meio, meio golo, num cabeceamento desviado por Rolando. Fica no registo do português. Rodriguez, o regressado, selou o resultado final.
9-1, ao intervalo. Resultado folgado, nada típico na realidade futebolística, ainda por cima reduzida a uma esfera portuguesa sem grandes relatos de bolas a balançar na rede, para a festa do golo. O F.C. Porto regressava aos balneários com estatística interessante, mas nada eficaz.
Recuemos no tempo, para a constituição do onze portista. Expectável. Varela tentou apagar a imagem de Hulk, Falcao capitalizou o seu registo com um golo em Paços de Ferreira e atirou Farías para o banco de suplentes. No mais, a mesma estrutura, com uma dinâmica compreensivelmente diferente.
O Nacional da Madeira, à moda de Manuel Machado, não repetiu a fórmula apesar da vitória histórica frente ao Zenit. Três centrais, um lateral, três médios defensivos, um organizador e dois alas habituados ao sector intermediário. Desta embrulhada, saiu uma estratégia complexa, flexível nos raros ataques e rígida na habitual clausura defensiva.
Falcao bateu na fasquia
O F.C. Porto entrou de rompante e Falcao ensaiou um voo precoce, procurando elevar a fasquia. Teve azar. A bomba do colombiano rebentou na própria fasquia, no ferro da baliza do Nacional. Com sete minutos de jogo, as 40 mil vozes do Dragão faziam-se ouvir, apenas para lamentar o excesso de pontaria.
Aqui vai o filme da etapa inicial. Procure as semelhanças. Falcao atira de longe ao ferro. Varela remata de fora da área, ao lado. Mariano, à entrada da área, erra o alvo. Belluschi atira de meia distância, sem perigo. Segue-se Fucile, de longe, à figura de Bracalli. Mais um de Mariano, de fora da área, por cima. Agora, dois de Raul Meireles. De onde? Exactamente, de meia distância.
Este foi o calcanhar de Aquiles do F.C. Porto, durante longos 45 minutos. Bola para cá, bola para lá, para os lados e para a zona central, mas nunca para dentro da área, perto da zona de finalização. Mariano produzia bastante à direita, forçava Machado a trocar o adaptado Tomasevic por um lateral de raiz (minuto 34), mas encontrava demasiados corpos estranhos pelo caminho.
Triste
Ninguém viu os quatro golos marcados pelo Nacional frente ao poderoso Zenit, mas o figurino insular para consumo interno apresentou ambição diminuta.
Leandro Salino, farto da apatia, matou a bola no peito e decidiu acordar Helton. Com 37 minutos, a bola voava por cima da baliza portista. Era o primeiro remate do Nacional. Segue-se uma viagem a S. Petersburgo, justificando a gestão de esforços. Boa sorte!
O F.C. Porto voltou a entrar bem na etapa complementar, mas dispensava-se aquele filme todo, depois da hora de jogo. A bola bateu no pé de Felipe Lopes antes de desviar no braço do brasileiro. Caldo entornado. João Ferreira assinala castigo máximo, mostra amarelo a Cléber, mostra vermelho a Cléber, mostra vermelho a Clebão. Falcao marca. O jogo acaba aqui. Rolando marcou ainda o segundo, Rodriguez o terceiro. Fica o registo.
Fonte: Maisfutebol

VITÓRIA ARRANCADA A FERROS

V. Guimarães 0-1 Benfica
O Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 0-1 no estádio D. Afonso Henriques. Num jogo bem disputado, os encarnados sofreram até final e apenas em cima do minuto 90 festejaram um golo de Ramires. Cardozo voltou a falhar uma grande penalidade. Jorge Jesus consegue a sua primeira vitória à frente do Benfica para o campeonato e tira o melhor partido do desaire caseiro do Sporting.
No Benfica a grande novidade foi a titularidade de Ramires, o médio internacional brasileiro parece estar recuperado fisicamente para a competição e acabou mesmo por ser o herói do jogo. Shaffer ocupou o lado esquerdo e David Luiz foi o colega de Luisão no centro da defesa.
O Benfica teve o sinal mais nos primeiros minutos de jogo, mas foi o Vitória a criar a primeira real ocasião de perigo com Quim a defender bem um desvio de cabeça ao primeiro poste. O jogo foi equilibrado com o futebol dos encarnados a subir com o passar dos minutos. Cardozo colocou mesmo a bola no fundo das redes, mas partindo de uma posição irregular. A melhor oportunidade foi de Pablo Aimar, que depois de brilhantemente isolado por Di Maria, não foi capaz de bater Nilson permitindo a defesa do guardião do Vitória.
Jorge Jesus trocou Saviola por Keirrison na entrada da segunda metade para refrescar o ataque encarnado. Aos 61 minutos os encarnados tiveram uma ocasião soberana para marcar. Pedro Proença assinalou grande penalidade por mão de Flávio Meireles após um canto. O médio recebeu o 2º amarelo, mas Óscar Cardozo voltou a falhar uma grande penalidade como tinha acontecido na 1ª jornada. O avançado paraguaio rematou rasteiro para o meio da baliza e Nilson defendeu com o pé.
Com uma unidade a mais em campo, o Benfica teve muitas dificuldades para criar perigo junto da baliza do Vitória. A equipa da casa passava a actuar em contra-ataque e aos 79 minutos podia mesmo ter chegado ao golo. Andrézinho foi o autor do primeiro remate que Quim defendeu, e Targino efectuou a recarga ao poste da baliza.
Ao cair do pano os encarnados chegaram a vantagem. Em cima do minuto 90, o suplente Fábio Coentrão ganha uma falta na esquerda que o próprio se encarregou de bater. O brasileiro Ramires subiu mais alto que a concorrência e fez um bom golo de cabeça. Delírio dos adeptos encarnados que viram assim a sua equipa conquistar os 3 pontos.
Fonte: ZeroZero

FC PORTO CONTINUA A TENTAR KLEBER

O empresário de Kléber, avançado do Cruzeiro, reconheceu no sábado à noite a existência de contactos entre o F.C. Porto e o clube brasileiro, procurando uma plataforma de entendimento para a transferência do avançado. Contudo, o emblema de Belo Horizonte não baixa a fasquia dos 10 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão.
António Araújo, agente português com ligações aos dragões, esteve no Brasil e encontrou-se com o representante de Kléber, no Rio de Janeiro. A imprensa canarinha garante que o presidente do Cruzeiro, Zezé Perella, também participou nas conversas, recusando uma proposta abaixo dos tais 10 milhões de euros.
«Não trabalho assim. Isso eu deixo para as duas entidades se manifestarem. Estive no Brasil, mas não falo sobre coisas que só interessam às entidades», sintetizou António Araújo, em declarações ao site Superesportes, de Belo Horizonte.
Contudo, o empresário de Kléber foi mais dialogante e acabou por confirmar as conversas, avisando ainda que o F.C. Porto terá de oferecer um excelente salário ao jogador, ao nível dos melhores no plantel portista. «Não há conversa comigo enquanto não existir o acordo com o Cruzeiro. Mas, como prevê a cláusula de rescisão do Kléber, a proposta do F.C. Porto terá que ser superior a 10 milhões de euros. Se passar de 10 milhões, só dependerá do acordo com o Kléber», explica Giuseppe Dioguardi, ao mesmo jornal.
"FC Porto é um dos oito clubes mais ricos do mundo"
«Avisei o António Araújo: depois de fechar o acordo com o Cruzeiro, se é que vai fechar, é só considerar que o Kléber é de ponta, pensar qual é o jogador de ponta que existe no F.C. Porto e equiparar o contrato. O Kléber não está a pedir para jogar na Europa. Ele está muito feliz aqui no Cruzeiro. O F.C. Porto é um dos oito clubes mais ricos do Mundo, oferece condições de planeamento de carreira, disputa a Liga dos Campeões. Para o atleta, pode ser importante, inclusive pela língua. Mas não vamos implorar para jogar lá. Se o Porto quiser, tem que fechar com o Cruzeiro», remata Dioguardi.
Fonte: Maisfutebol