sábado, 24 de janeiro de 2009

Opinião

A CAMPANHA ESTÁ AÍ
Lamentável a campanha sórdida da comunicação social lisboeta ao colocar o seu foco principal do jogo Braga-FC Porto na actuação do árbitro Paulo Costa. É certo que o árbitro errou, é certo que talvez tenha condicionado o resultado, mas só por má fé e claro objectivo de criar fogo de artifício, é que se poderá comparar esta à arbitragem do Benfica-Braga.
Chega a ser confrangedor e completamente ridículo jornalisticamente falando a atitude do repórter da RTP perante Jesualdo Ferreira no flash-interview, bem como é condenável o foco da SIC perante este jogo, claramente marcado para o tal canal pela arbitragem. Luís Marçal, o repórter de serviço parece ter um objectivo claro ao dizer de forma perfeitamente patética que o responsável pela vitória do FC Porto foi o árbitro; Ribeiro Cristóvão regozija-se na sua cadeira vermelha pressionando o presidente do Braga e o edil da cidade e quem sabe até Barack Obhama a virem à praça pública fazer o mesmo espalhafato que fizeram após o jogo da Luz... como se houvesse comparação.
Estas campanhas sórdidas servem um objectivo claro: levar o Benfica ao título, tal como aconteceu no ano em que Trappatoni treinou a equipa lisboeta. Esquecem-se os ditos canais e demais agentes jornalísticos desportivos lisboetas que o FC Porto foi prejudicado ante o Trofense? Que o Benfica foi conduzido em frente na Taça da Liga graças a um golo mal anulado ao Belenenses? Que o Sporting idem...?
Abram os olhos, jornalistas tendenciosos, ponham a mão na consciência, porque prestam um serviço a um só clube e não ao futebol português. Porque não mostram mais do que clubismo cego, falseando a verdade. Ou então demitam-se das funções e vão trabalhar para o Canal Benfica!
Rodriguez

FC PORTO É CAMPEÃO DA 1ª VOLTA

Nova liderança azul-e-branca
SP Braga 0-2 FC Porto
Soam as pancadas de Molière, cai o pano sobre a primeira volta da Liga. E o F.C. Porto lidera. Sem surpresa, de resto, se nos debruçarmos sobre o passado recente do futebol português. Os dragões voltam a aproveitar erros alheios (em Braga mas também nos empates do Benfica e do Sporting), maximizam o rendimento da dupla Lisandro-Hulk e saem do Estádio Axa com um triunfo justíssimo: 0-2.
Num palco onde apenas o Sporting vencera na condição de visitante, a projecção de luz incide sobre este conjunto de Jesualdo Ferreira. Lúcidos e concentrados na defensiva, corajosos no meio-campo e fulminantes no último terço do terreno, os dragões mostraram respirar saúde e eloquência.
E do futebol azul e branco escorre vivacidade. Muito por culpa dos indomáveis Hulk e Lisandro, bem acompanhados por Rodríguez até à saída do uruguaio por lesão. Os tricampeões nacionais edificaram o triunfo no habitual 4x3x3 e geriram-no numa estrutura montada com quatro homens no sector intermediário.
O Sp.Braga teve bons momentos, mas cometeu erros a mais na hora de defender. Quase tantos como os cometidos pela equipa de arbitragem liderada por Paulo Costa. Sobre isto falaremos na parte final desta crónica.
Onze minutos que tudo mudaram A partida alimentou-se de emoções. Nervos muito à flor da pele, duelos corporais a roçar o exagero, ânimos exaltados no campo e fora dele. Mas o F.C. Porto geriu bem o seu comportamento e deu-se melhor neste ingrato contexto de jogo.
Os azuis e brancos até sentiram muitas dificuldades para assentar ideias e o Sp. Braga atacou muito e bem na primeira fase do encontro. O golo marcado por Rodríguez aos 20 minutos mudou tudo e o segundo dos dragões - apontado por Lisandro aos 31 e fruto de uma desatenção gravíssima de Moisés - sentenciou o argumento da partida.
Ainda antes do intervalo, Rodríguez saiu lesionado. O uruguaio estava a ser dos melhores, mas a entrada de Tomás Costa permitiu aos dragões povoar o meio-campo e igualar os bracarenses no número de elementos neste sector. Há males que vêm por bem.
F.C. Porto falha na frente, Sp. Braga reaviva Aos 15 minutos da etapa complementar, o resultado poderia ter assumido contornos de goelada. Tomás Costa falhou de cabeça um golo certo, Lisandro atrapalhou-se com a palmada de Eduardo e não conseguiu empurrar na direcção certa a bola após poderosa cavalgada de Cissokho na esquerda.
E já que se fala do francês, aqui vão mais algumas ideias sobre a sua estreia na Liga com a camisola do F.C. Porto: o lateral é capaz do melhor a atacar e do pior a defender. Passou por dificuldades gritantes no início, recompôs-se e, contas feitas, sai com nota positiva. Mas melhor esteve Jorge Fucile. Grande noite do uruguaio a fazer lembrar José Bosingwa em três ou quatro avanços pela direita.
Mas, retomando a ideia largada linhas antes, o F.C. Porto foi incapaz de ampliar distâncias e depois teve de saber sofrer. O Sp. Braga voltou a incomodar Helton a partir dos 60/65 minutos mas sem sucesso, apesar do labor. Aos minhotos faltou um Meyong a tempo inteiro e um Renteria mais responsável na hora do remate.
Paulo Costa: demasiados erros
Notas finais para a desastrada actuação do trio de arbitragem liderado por Paulo Costa. Foram muitos e gravosos os erros. O primeiro golo do F.C. Porto parece nascer de uma posição irregular de Hulk; Tomás Costa viu-lhe um golo aparentemente mal anulado e o Sp. Braga parece reclamar com razão dois lances para grande penalidade na parte final da contenda.
Jogadas para ver e rever nas imagens televisivas e que muito brado irão dar, por certo.
Maisfutebol

LIDERANÇA A FUGIR, PARTE II

Nacional 1-1 Sporting
Nacional e Sporting proporcionaram uma partida emotiva e animada até ao último segundo. Os madeirenses até desperdiçaram uma grande penalidade e acabaram por sofrer o empate. Mas foram os locais que estiveram mais perto da vitória.
Manuel Machado lançou o jovem croata Cop (18 anos apenas), montando um onze onde Cléber funcionou como terceiro central e Luís Alberto jogou à frente deste trio. Dessa forma, Patacas e Alonso foram fechando bem os corredores, enquanto que Edson e Ruben Micael davam conta do meio campo leonino. E a estratégia resultou bem quase toda a primeira parte.
O Sporting chegou à Choupana algo adormecido. Apáticos, os homens de Paulo Bento não se libertavam das marcações.. E essa forma de estar começou a custar caro.
Logo aos 7 minutos, Nenê ganhou em velocidade a Polga, que viu a bola passar por cima dele e ao perceber que Rui Patrício estava fora dos postes, fez um brilhante golo, num belo chapéu.
Os leões tentaram reagir, mas sem grande perigo. Só aos 17 minutos, Liedson aproveitou uma oferta de Cléber e causou algum perigo a Bracalli. Depois, aos 28 minutos, Vukcevic num bom lance individual, hesitou entre o remate e o passe e desperdiçou uma boa situação para a equipa leonina.
Começando a libertar-se do «colete de forças», Rochemback levou muito perigo à baliza nacionalista num remate forte e que passou bem perto do poste.
Nenê desperdiça grande penalidade
Mas os pupilos de Manuel Machado não quebraram e num lance de contra-ataque conseguiram uma grande penalidade aos 32 minutos. Patacas cruzou na direita e Nenê foi empurrado por Abel. Soares Dias estava perto e apontou para a marca de grande penalidade. Só que o «goleador» brasileiro rematou forte, mas Patrício defendeu para canto. Balde de água fria. Este aviso despertou os homens de Alvalade. Daí em diante, só deu Sporting. Rochemback, Moutinho, deram o mote com remates muito perigosos mas ao lado.
Quase ao cair do pano, dando justiça ao empenhamento dos lisboetas, Vukcevic aproveitou um cruzamento de Liedson e uma falha de marcação de Patacas fazendo o empate.
Sporting entrou bem mas apagou-se
No recomeço, o Sporting entrou a pressionar e logo no minuto inicial, Vukcevic num bom cabeceamento obrigou Bracalli a estar atento.
Bracalli brilhou mais tarde aos 56 minutos, voando e desviando para canto um bom cabeceamento de Carriço. O conjunto de Paulo Bento continuava a dominar e os locais só defendiam. Machado sentiu isso e foi alterando a sua equipa e o sistema táctico ao colocar Miguel Fidalgo e Mateus, passou então para um 4x3x3.
A pouco e pouco, os alvinegros tornaram-se mais atrevidos e equilibraram a contenda, embora sem perigo para a baliza leonina. E ao minuto 66, após um bom cruzamento de Mateus, Nenê assiste Ruben Micael e este na zona frontal sozinho, faz um remate muito torto.
A partida entrou então em toada de parada e resposta, mas sem grande perigo para os dois guarda-redes.
Sempre de contra-ataque o Nacional ia causando alguma aflição. Após um bom lance de Mateus, Nenê chegou tarde ao cruzamento quase sobre a linha de baliza.
Só aos 80 minutos é que Patacas tentou a sua sorte de longe com um remate forte que passou perto da baliza. Foi de novo a turma da Madeira a poder chegar ao 2-1, com Nenê em contra-ataque a rematar ao lado aos 86 minutos. Ainda se gritou golo. E continuou a dominar, Miguel Fidalgo no minuto seguinte exagerou nas fintas e apenas ganhou um canto quando podia assistir Nenê.
Já em tempo de descontos, João Moutinho viu Bracalli defender com os pés um remate seu já na pequena área. Foi o ponto final na emoção.
Maisfutebol

SPORTING E FC PORTO ATACAM LIDERANÇA

Nacional - Sporting (18h30 Sportv); Sp. Braga - FC Porto (20h45 RTP1)
O líder do campeonato pode ter um rosto diferente este sábado, com a realização dos jogos de Sporting e F.C. Porto, cujos resultados vai poder acompanhar em Relvadourada.
Depois do empate dos encarnados e que agitou o topo do classificação, leões e dragões podem terminar a primeira volta do campeonato na liderança, ainda que o campeão nacional, que joga em Braga, dependa do insucesso da equipa leonina na Choupana.
O Sporting é o primeiro a entrar em cena, com encontro marcado com o Nacional às 18.30 horas. Segue-se a recepção do Sp. Braga ao F.C. Porto, a partir das 20.45.
Enquanto espera pelo final do dia, pode acompanhar em directo mais três jogos da 15ª jornada, todos com início previsto para as 16 horas: E. Amadora-Rio Ave, Trofense-P. Ferreira e V. Setúbal-Naval.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

LIDERANÇA A FUGIR


Belenenses 0-0 Benfica

Na deslocação ao Restelo para defrontar o Belenenses, o Benfica empatou a zero bolas num jogo que foi disputado num terreno muito pesado, o que não impediu que se assistisse a um bom espectáculo de futebol. Com este empate o Benfica pode assim perder a liderança da prova na última jornada da 1ª volta, podendo ser alcançado por Sporting e FC Porto.
O jogo iniciou-se num ritmo elevado e muito intenso, muito por força do estado do relvado, com o Benfica a criar mais oportunidades de golo. O meio-campo encarnado conseguia trocar a bola com alguma facilidade, com destaque para Pablo Aimar que mostrava pormenores de grande classe. Pelo seu lado o Belenenses ia tentando chegar à baliza de Moreira, mas sempre em jogadas de contra-ataque denotando algumas dificuldades em controlar o meio-campo. Na segunda parte o jogo ficou mais equilibrado, com o Belenenses a subir no terreno obrigando o Benfica a recuar o seu meio-campo.
Com este recuo, a equipa do Benfica permitiu que o adversário conseguisse controlar o meio-campo e o ritmo de jogo. Nos primeiros 30 minutos da segunda parte o Belenenses conseguiu criar mais oportunidades de golo, enquanto o Benfica apostava na velocidade de David Suazo, que criava grandes dificuldades à defesa azul. Nos últimos 15 minutos de jogo o Belenenses recuou bastante no terreno, permitindo assim que o Benfica subisse no terreno, encostando a defensiva azul para junto da sua área.
Os últimos minutos foram de algum sufoco para o Belenenses, que por culpa própria, permitiu que o Benfica acabasse o jogo bem junto da baliza de Júlio César. Este empate pode permitir ao Sporting e FC Porto ultrapassar o Benfica, que desta forma afastaria os encarnados da liderança da prova, quando está decorrida a primeira metade do campeonato.
ZeroZero

FC PORTO: MIGUEL LOPES ASSINA POR 4 ANOS

Está concluído o negócio da transferência de Miguel Lopes para o F.C. Porto. O lateral rumará ao Dragão na próxima época, assinando por quatro temporadas. O Rio Ave recebe desde já Candeias e Edson, envolvidos no acordo, que serão apresentados às 12h em Vila do Conde.
António Campos, presidente do Rio Ave, confirmou ao Maisfutebol o acordo, acrescentando que o compromisso é válido «só a partir da próxima época». António Campos não revelou quais as contrapartidas do negócio, além da cedência dos dois jogadores.
Aos 22 anos, Miguel Lopes vê assim confirmada a mudança para um «grande», depois de meia época em que o seu futuro foi alvo de muita especulação.
Nascido em Lisboa, Miguel Lopes jogou pelo Benfica B e destacou-se depois nos Açores, no Operário. Seguiu-se o Rio Ave, onde integrou a equipa que garantiu, na época passada, o regresso à Liga.

BENFICA: OUTRO TESTE À LIDERANÇA

Belenenses - Benfica (20h45 Sportv)
Com o desaire na Trofa ainda bem fresco na memória, o Benfica visita o Restelo com a missão de defender a liderança recuperada na última ronda. Os mais directos adversários estão à espreita, embora tenham deslocações de igual ou superior nível de dificuldade, e por isso as «águias» não podem escorregar.
A equipa de Quique Flores está pela segunda vez no topo da tabela, mas desta vez terá, certamente, a intenção de não sair de lá. O Belenenses não está a fazer uma boa época, bem pelo contrário, mas também por isso não deve ser presa fácil. O treinador espanhol já avisou, de resto, que as derrotas podem surgir quando menos se espera. As duas equipas encontraram-se no último fim-de-semana, para a Taça da Liga, e os «azuis» venderam cara a derrota (1-0), com polémica à mistura. Agora, no Restelo, a expectativa é de que o duelo seja ainda mais renhido.
Mais do que querer terminar a primeira volta em primeiro, o Benfica terá de justificar o estatuto de líder. A equipa encarnada não tem encantado, como o próprio técnico reconhece, e na verdade a questão nem passa tanto por saber se a derrota com o Trofense deixou marcas, mas sim aferir se as «águias» têm capacidade para mostrar segurança na defesa do primeiro posto.
O Belenenses, por outro lado, tem de começar a fazer pela vida para fugir à despromoção. Depois de vários erros de «casting» na construção do plantel, ainda no tempo de Casemiro Mior, coube agora a Jaime Pacheco retocar o grupo. Chegaram cinco reforços, embora dois deles (Saulo e Kiko) só saibam se podem jogar quase em cima da hora do jogo, dependentes que estão da chegada dos certificados internacionais. Ávalos fica garantidamente de fora, pois só chegou a dois dias do jogo. Tininho é que entra nos planos de Jaime Pacheco, assim como Diakité, depois de ter falhado o jogo da Taça da Liga devido ao insólito caso do casamento. Os «azuis» do Restelo entregam o favoritismo ao adversário, como seria de esperar, mas vão tentar surpreender, o que seria uma boa injecção de moral.
Equipas prováveis:
BELENENSES: Júlio César; Cândido Costa, Carciano, Rodrigo Arroz, Tininho; Diakité, Mano, Zé Pedro e Silas; Marcelo e Wender
BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Jorge Ribeiro; Rúben Amorim, Katsouranis, Yebda, Reyes; Aimar e Suazo
Maisfutebol

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

MIGUEL VELOSO A CAMINHO DO MANCHESTER CITY


Parece cada vez mais certa a saída de Miguel Veloso da equipa leonina. O jovem jogador está desde há muito tempo a ser observado por vários clubes de top e parece que o Manchester City está a avançar com uma proposta concreta.
O clube inglês está em força no mercado de Janeiro e já entrou em contactos com os dirigentes leoninos de modo a perceber o interesse do clube de Alvalade em libertar o jogador.
Lembre-se que Miguel Veloso é uma das jóias da academia leonina e que está seguro ao clube por uma verba de 30 milhões euros.

ZeroZero

TAÇA DA LIGA: SORTEIO DEU SPORTING-FC PORTO

Decorreu esta Terça Feira o sorteio das meias finais da Taça da Liga. Já se sabia que Sporting e Benfica jogariam em casa, faltando-se apenas saber quem receberia FC Porto e V. Guimarães. Pois bem, será em Alvalade que o clássico se disputará. Com os jogos a disputarem-se a 4 de Fevereiro, será uma semana recheada de grandes jogos já que no fim de semana seguinte o FC Porto recebe os encarnados no Dragão. Desta forma, e sabendo-se da importância dos jogos do campeonato que se disputam 4 dias volvidos (FC Porto vs Benfica, Sporting vs Braga e Vitória vs Marítimo), será importante verificar se as equipas jogarão na máxima força, ou se existirá rotatividade com o objectivo de «poupar» de alguma forma os atletas com mais minutos.
O Belenenses põe em causa a legitimidade deste Sorteio, reclamando o clube de Belém um lugar nas meias finais em virtude de uma leitura diferente do regulamento de apuramento do melhor segundo classificado. A expressão «goal average» para a Liga representa a diferença de golos (tendo assim o Vitória de Guimarães vantagem), enquanto para o clube da capital representa o quociente entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos (tendo assim o Belenenses vantagem).Esta diferença de interpretações entre a Liga e o clube do restelo seria facilmente evitada, se tivesse sido utilizada a expressão usada internacionalmente de «goal difference», ou em bom português «diferença de golos» ou mais explicitamente «diferença entre os golos marcados e sofridos».

FC PORTO: PELÉ E TARIK PODEM SAIR

O mercado europeu está de olhos postos nos jogadores menos utilizados do FC Porto. Tarik e Pelé suscitam o interesse de clubes franceses e italianos, respectivamente, faltando apenas saber a vontade de Jesualdo para dispensar activos numa altura em que os portistas disputam ainda quatro provas.
Depois do Génova, é o Torino que se intromete na corrida por Pelé. Em Itália, fala-se mesmo numa luta pela cedência do médio que passou pelo Inter de Milão e chegou ao Dragão avaliado em seis milhões de euros, no âmbito da transferência de Quaresma para a equipa de José Mourinho.
A relação entre a SAD portista e o internacional sub-21 português não tem sido sempre pacífica, mas face à provável saída de Mário Bolatti para a Argentina, será difícil que o FC Porto venha a prescindir de outro centrocampista.
Em França, depois do Marselha, o jornal desportivo ‘L' Equipe' avança com o interesse do Auxerre em Tarik, de 31 anos. O extremo marroquino, que termina contrato com o FC Porto no final desta temporada, já passou pelo clube gaulês entre 1997 e 1999.
Ontem, Fernando revelou que não se sente titular nos dragões. "Ainda tenho de mostrar muita coisa, não conquistei nada", disse o brasileiro, no dia em o FC Porto foi goleado pelo Aves (4-0), em jogo da Liga Intercalar.

MOURINHO VOLTA ÀS VITÓRIAS


Taça de Itália: INTER 2-1 ROMA

O Inter qualificou-se esta quarta-feira para as meias-finais da Taça de Itália, ao vencer a Roma, detentora do troféu, por 2-1, no Giuseppe Meazza. Depois da pesada derrota de domingo com a Atalanta, a equipa de Mourinho voltou às vitórias, não sem uma dose forte de sofrimento.
Com Figo e Quaresma no banco, e o jovem Santon (18 anos) a titular, o Inter adiantou-se no marcador aos 10 minutos, com o brasileiro Adriano, de volta ao onze, a aproveitar um desentendimento na defesa romana, entre Juan e Riise, para bater o brasileiro Artur com um remate cruzado. No lance anterior, a Roma tinha introduzido a bola na baliza de Toldo, mas Vucinic fizera-o com a mão, vendo o cartão amarelo. Os homens de Spaletti protestaram, no entanto, alegando que o avançado tinha sido derrubado na área por Samuel.
Até ao intervalo o Inter dispôs das melhores oportunidades, com um remate de Stankovic à trave e uma perdida flagrante de Ibrahimovic, apenas com o guarda-redes pela frente. No entanto, a Roma não tinha baixado os braços, e aos 60 minutos, com um tiro de fora da área, Taddei repôs a igualdade. O Inter teve então o seu momento de fortuna: três minutos depois, após um livre de Cambiasso, Samuel, em fora-de-jogo, obrigou Artur a uma defesa incompleta. Ibrahimovic, com uma recarga acrobática, fez o segundo golo da noite, fixando um resultado que não viria a sofrer alterações até final, apesar de a Roma ter desperdiçado algumas boas ocasiões.
Com esta vitória, a terceira de Mourinho no confronto directo com Luciano Spaletti, o Inter atenua o clima de incerteza pelas más exibições neste início de 2009. Os «nerazzurri» juntam-se à Sampdoria nas meias-finais da prova, esperando agora pelo desfecho dos outros dois jogos dos quartos-de-final, Lazio-Torino, esta quinta-feira e Juventus-Nápoles, a 4 de Fevereiro. Curiosamente, Inter e Sampdoria defrontam-se no próximo domingo, para a Série A.
Fonte: MaisFutebol

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

LUISÃO: "QUEREMOS MANTER A LIDERANÇA"


Para o regresso ao campeonato depois da interrupção causada pelo desafio diante do Belenenses para a Carlsberg Cup, Luisão assegurou que o Benfica tem como principal objectivo manter a liderança no Restelo, novamente frente aos azuis comandados por Jaime Pacheco."O pensamento passa sempre por defender a liderança com todas as forças”, afirmou o brasileiro, em conferência de imprensa no Seixal, assumindo ainda que a equipa espera “dificuldades num jogo importantíssimo”.
A rotatividade imposta por Quique Flores no centro da defesa, em que David Luiz, Sidnei e Miguel Vítor têm sido testados ao lado de Luisão, é bem vista pelo número quatro encarnado, pois “têm todos condições para jogar” e até “fazer dupla entre eles”. Acrescentou que “são novos, mas não têm nervosismo. Fico feliz com a sua evolução, pois aprendo com eles e também ajudo”.A baliza é outro sector onde o técnico espanhol tem alternado o titular, situação que Luisão desvalorizou pois “todos os jogadores do grupo têm condições de jogar”, salientando que no Benfica todos “têm qualidade e experiência”.

Outro assunto abordado foi a arbitragem, tema essa que Luisão preferiu não dar muito destaque: “Os árbitros são seres humanos, também erram, tal como nós. O importante é agri com convicção”.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

KAKÁ FICA NO MILAN

A novela parece ter terminado. Kaká vai permanecer no AC Milan, depois das conversações com o Manchester City não terem chegado a bom porto. A informação foi adiantada pelo site oficial do AC Milan. Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano e proprietário do clube, foi um dos elementos que mais forçou a permanência do brasileiro em San Siro.
«O Kaká vai ficar no Milan. Para ele, o dinheiro não é tudo», referiu Berlusconi à comunicação social italiana, após um dia de duras negociações. «Quando o ouvi dizer que prefere ficar connosco e que se sente um privilegiado por vestir a nossa camisola, disse aleluia e abracei-o. Ele valoriza a amizade e a afeição dos adeptos», explicou Berlusconi.
Do lado do Manchester City foi Garry Cook, director-executivo, a fazer as honras da casa. «O ManCity tem óbvio interesse em jogador de classe mundial, como Kaká, mas temos de garantir aos nossos adeptos que esses tipos de transferências funcionem a todos os níveis», explicou Cook ao site do ManCity, sugerindo um desacordo nas conversações mantidas com a direcção rossoneri.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Candidatura ibérica ao Mundial avança


PROTOCOLO IBÉRICO ASSINADO

Portugal e Espanha assinaram, nesta segunda-feira, o protocolo de candidatura conjunta aos Mundiais de 2018 e 2022. Gilberto Madaíl e Angel Villar reuniram-se em Lisboa para formalizar o processo de intenções, para cumprir o prazo estipulado pela FIFA.
O organismo que regula o futebol determinou que todos os países interessados em entrar na corrida aos dois mundiais teriam de manifestar essa intenção até 2 de Fevereiro. Portugal e Espanha irão, como tal, cumprir esse prazo.
Segue-se a criação de uma comissão para avaliar as condições existentes nos dois países para organizar um evento com tais características e dimensões. A comissão de candidatura e a comissão de organização, se o projecto vencer a corrida, serão sempre únicas, frisaram os dois presidentes federativos esta manhã.
Para já, nem Villar nem Madaíl falam dos estádios que poderão integrar a candidatura, considerando que é demasiado cedo para isso, mas o presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixa a informação de que a candidatura ibérica vai propor que não haja divisão de grupos por cidades. «Um princípio já assumido é que não haverá fixação de grupos, haverá rotação das equipas. Apenas vamos tentar fixar Portugal e a Espanha, claro», afirmou.
Com o prazo final para apresentar as candidaturas marcado para Maio deste ano, o próximo passo é a formação da comissão de candidatura, que deverá ser conhecida depois de 2 de Fevereiro. Quanto ao apoio dos respectivos governos, Villar diz que teve «primeiros contactos» e que a perspectiva «agrada» ao executivo espanhol, Madaíl também fala em «contactos iniciados», para aprofundar mais tarde. Os dois dirigentes falavam no final da cerimónia, a que se seguiu um almoço, no qual marcou presença o seleccionador nacional, Carlos Queiroz.
A candidatura ibérica deverá ter adversários de peso. Na Europa perfila-se a Inglaterra, a Bélgica e a Holanda, em conjunto, mas também a Rússia. A partir de outros continentes, admitem-se várias candidaturas, da China aos Estados Unidos ou Canadá. Embora a FIFA tenha abandonado a rotatividade formal entre continentes, também é claro que não haverá dois Mundiais seguidos no mesmo continente, pelo que só haverá uma candidatura europeia vencedora, para 2018 ou 2022.

Maisfutebol

domingo, 18 de janeiro de 2009

DRAGÃO VAI À CAPITAL

Meias finais da Taça da Liga (Carlsberg Cup): já há apurados
Sporting, F.C. Porto e V. Guimarães e Benfica apuraram-se este para as meias-finais da Taça da Liga, na conclusão da terceira jornada. A goleada dos leões sobre o Paços de Ferreira, em Alvalade (5-1), definiu a última vaga para o V. Guimarães, apurado como melhor segundo classificado.
O V. Guimarães venceu o Olhanense por 3-0 e ganhou a corrida a uma vaga de semifinalista da Taça da Liga, terminando o grupo C na segunda posição, com quatro pontos.
No grupo B, Marítimo e Rio Ave estão fora de prova, depois da vitória dos vilacondenses nos Barreiros (1-2). Com a derrota por 5-1, o Paços deitou por terra as derradeiras hipóteses em Alvalade.
Jogos deste domingo:
Marítimo-Rio Ave, 1-2 (Pedro Moutinho, 82) (Chidi, 5; Ronaldo, 27)
V. Guimarães-Olhanense, 3-0 (Fajardo, 22; Marquinho, 31; Moreno, 67 g.p.)
V. Setúbal-Nacional, 1-0 (Carrijo, 43)
Sporting-P. Ferreira, 5-1 (Liedson, 45, 48 e 87; Izmailov, 66; Vukcevic, 75) (Cristiano, 53)
Classificações:
Grupo A F.C. Porto, 6/3 (4-3) Nacional, 4/3 (3-3) Académica, 4/3 (3-3) V. Setúbal, 3/3 (3-4)
Grupo B Sporting, 6/3 (9-1) Rio Ave, 3/3 (3-4) Marítimo, 3/3 (3-6) P. Ferreira, 3/3 (4-8)
Grupo C Benfica, 9/3 (7-1) V. Guimarães, 4/3 (3-2) Belenenses, 4/3 (2-1) Olhanense, 0/3 (1-9)
O sorteio das meias-finais realiza-se na terça-feira, 20 de Janeiro

SHOW LIEDSON


CARLSBERG CUP:
Sporting 5-1 Paços de Ferreira

O Sporting conseguiu garantir a passagem às meias-finais da Taça da Liga e nem precisava vencer para consegui-lo, face aos resultados nos outros estádios. Os leões acabaram por golear o Paços de Ferreira, por 5-1, na 3ª e última jornada da terceira fase da prova. Uma partida que teve algum sabor a jogo-treino, com uma primeira parte sem velocidade, ritmo ou emoção. A segunda metade foi bem melhor (quanto mais não seja pelo número de golos apontado), recompensando, de alguma forma, o pouco público que se deslocou a Alvalade, enfrentando o frio e a chuva.
Paulo Bento operou alterações no onze inicial, dando oportunidade a Ricardo Batista de estrear-se. O guarda-redes quase teve uma estreia infeliz, ao cometer dois erros clamorosos, aos 21 e 22 minutos. Ronny entrou para o lado esquerdo da defesa, já que Grimi foi castigado pelo clube, por ter acusado excesso de álcool no sangue, durante uma «Operação Stop» da PSP.
Jogou-se devagar, devagarinho, com Liedson a evidenciar-se. A maior parte dos remates leoninos pertenceram ao Levezinho. O encontro revelou-se monótono, sem que as equipas criassem verdadeiras ocasiões de golo. O Sporting teve um leve ascendente sobre o adversário, mas nada que justificasse uma alteração no marcador.
Paulo Sérgio foi forçado a fazer duas alterações na equipa, por lesão, antes dos 25 minutos de jogo. Um contratempo que não justifica a falta de ambição apresentada pela equipa, que entrou em campo em condições de qualificar-se.
Falhanço de Cássio, golo leonino
Já em tempo de descontos, surgiu o primeiro golo do Sporting. Um bom passe de Rochemback foi bem aproveitado por Liedson, que até acabou por ter sorte. O toque foi subtil e nada fazia prever o que se ia assistir, um frango de Cássio, que deixou a bola entrar na baliza em «câmara lenta».
Com o Sporting já apurado para as meias-finais (e a vencer), temia-se que o jogo piorasse. Pelo menos, à partida, as circunstâncias montavam esse cenário. Mas, afinal, o encontro melhorou. Houve mais velocidade, perigo, golos e emoção.
Paulo Bento fez duas alterações ao intervalo: saíram Moutinho e Romagnoli, entraram Adrien e Bruno Pereirinha. O camisola 25 entrou a todo o gás e foi dos seus pés que saiu o cruzamento para o segundo golo dos leões, apontado novamente por Liedson, aos 48 minutos.
Liedson, a abrir e a fechar
O tento do conjunto da casa parece ter acordado o P. Ferreira que reduziu cinco minutos depois, através de Cristiano, que fez a emenda depois de a bola ter ido ao poste. Os pacenses actuaram mais como equipa e isso valeu-lhes o golo de honra.
Numa altura em que o jogo voltava a ficar muito lento, Izmailov «acordou o estádio». Grande golo do russo, com um remate de longe, aos 66 minutos. O tempo que faltava parecia ser para gerir a vantagem e continuar «a treinar»... De certa forma até foi. O Sporting «soltou-se». Resultado? Vukcevic fez o 4-1, aos 75 minutos, e Liedson fechou a contagem em 5-1, aos 88.
O Sporting fez três jogos, conquistou três vitórias e sofreu o seu primeiro golo na Taça da Liga, num encontro que valeu (muito) pela segunda parte.