sábado, 8 de novembro de 2008

PREMIER LEAGUE: C. RONALDO DERROTADO


ARSENAL 2-1 MANCHESTER UTD
O Manchester United perdeu no reduto do Arsenal (2-1), em encontro referente à 12ª jornada da Premiership, e caiu para a quarta posição da tabela classificativa. Cristiano Ronaldo foi titular na equipa de Alex Ferguson e lutou por outro desfecho, mas Samir Nasri esteve imparável. Nani não saiu do banco de suplentes, ao contrário de Rafael, uma lufada de ar fresco no Man. United.
Samir Nasri inaugurou a vantagem ao minuto 23. Na sequência de um livre cobrado por Cesc Fabregas, Berbatov aliviou a bola mas esta ficou ao alcance de Nasri, para um remate que contou com a colaboração de Neville para bater Van der Sar.
No início da etapa complementar, o internacional francês bisou, para desespero dos «red devils». De novo Fabregas a abrir espaço, Neville a comprometer e Nasri a marcar. O Manchester United ia criando oportunidades de golo, com Cristiano Ronaldo a surgir a espaços, mas o Arsenal apresentou a tranquilidade necessária para segurar a vantagem.
Com Nani à espera no banco de suplentes, Alex Ferguson decidiu apostar no brasileiro Rafael, a par de Carlos Tevez e Rian Giggs. O treinador escocês surpreendeu os adeptos, mas Rafael viria a justificar a aposta, com uma série de pormenores interessantes e um golo moralizador, perto do minuto 90. Antes, Nasri reclamara uma grande penalidade por puxão de Vidic e Carrick lesionara Almunia, obrigando a substituição na baliza dos «gunners».
À partida para esta ronda, o Manchester United tinha um ponto de vantagem sobre o Arsenal, mas a formação orientada por Arsène Wenger conseguiu compensar as ausências de Adebayor e Van Persie.

Equipas:
Arsenal: Almunia (Fabianski, 77m); Sagna, Gallas, Silvestre e Clichy; Walcott (Song, 77m), Denilson, Fabregas, Nasri e Diaby (Touré, 85m); Bendtner.
Man. United: Van der Sar; Neville (Rafael, 62m), Vidic, Ferdinand e Evra; Ronaldo, Carrick, Anderson (Giggs, 71m) e Park; Berbatov e Rooney (Tevez, 76m).


RESULTADOS E MARCADORES DA 12ª JORNADA DA PREMIER LEAGUE
Sábado
Arsenal-Manchester United, 2-1 (Nasri, 22m, 48m) (Rafael da Silva, 90m)
Wigan-Stoke City, 0-0 Hull City-Bolton, 0-1 (Taylor, 50m)
Sunderland-Portsmouth, 1-2 (Cisse, 4m) (Belhadj, 51m; Jermain Defoe, 90 g.p.)
West Ham-Everton, 1-3 (Collison, 63m) (Lescott, 83m; Saha, 85m,87m)
Liverpool-West Bromwich, 3-0 (Robbie Keane, 34 e 43; Arbeloa, 90)
Domingo
Blackburn-Chelsea, 13.30
Aston Villa-Middlesbrough, 15
Manchester City-Tottenham, 15
Fulham-Newcastle, 16

ÚLTIMAS DO SPORTING - FC PORTO

Postiga quer vingança
O jogo de domingo, referente aos 16 avos de final da Taça de Portugal, irá ser um jogo especial para Hélder Postiga. O jogador verde e branco irá defrontar a sua antiga equipa e poderá mesmo surgir no onze inicial escolhido por Paulo Bento, devido à ausência de Derlei, que irá cumprir castigo. O ponta de lança leonino foi chamado para fazer a antevisão do jogo e demonstrou confiança, num jogo decisivo que poderá pender para qualquer das equipas. Postiga considerou que não lhe é indiferente defrontar um clube que representou durante 13 anos, mas quer vingar a derrota da Liga, assegurando que se marcar vai festejar.
Fucile talvez em Alvalade; Rolando não se sente em bicos de pés
No treino desta manhã Fucile voltou a treinar normalmente com o grupo de trabalho, perspectivando-se o regresso do lateral uruguaio para muito breve.... quem sabe mesmo se já em Alvalade. Rolando falou aos jornalistas antes do treino, antecipou o clássico de Domingo e comentou a recente vitória em Kiev, confirmando que foi como que um «peso que saiu dos ombros dos jogadores». O defesa central afirmou ainda que não se sente em bicos de pés por ter marcado um golo tão decisivo.

BENFICA: DI MARIA EM TRATAMENTO

Di María sofreu um traumatismo na tibiotársica esquerda, durante a derrota do Benfica frente ao Galatasaray, na fase de grupos da Taça UEFa, e realizou apenas tratamento e trabalho de ginásio no regresso dos encarnados ao trabalho, na manhã desta sexta-feira.
A equipa de Quique Flores começou a preparar o embate com o D. Aves, na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Balboa fez treino condicionado e Ruben Amorim dedicou-se a corrida contínua, recuperando de um estiramento muscular na face posterior do joelho direito. David Luiz treinou sob vigilância médica.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

LIEDSON NA SELECÇÃO? - A FEDERAÇÃO QUE DECIDA


Quem o diz é Carlos Queiroz, que admite chamar o levezinho caso a Federação autorize

O seleccionador português abordou esta sexta-feira a possível chamada de Liedson à selecção portuguesa, depois de o avançado brasileiro do Sporting ter nacionalidade lusa. «Não tenho qualquer reserva mental sobre os jogadores que querem representar a selecção», disse Carlos Queiroz, em conferência de imprensa, admitindo que, primeiro, terá de ser a federação a decidir e que a questão técnica «é secundária».
«A questão não se coloca partindo da análise sobre se este ou aquele jogador, mas sim saber quais são os jogadores identificados em representar o futebol português», acrescentou o treinador.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, afirmou que «não há caso Liedson» e é da mesma opinião do seleccionador: «O Brasil tem a sua identidade, Portugal tem outra. Nós temos de olhar para os nossos interesses específicos e a selecção tem de ter jogadores que queiram e tenham demonstrado interesse em jogar na selecção portuguesa.»

Fonte: Maisfutebol

AS FINANÇAS DOS TRÊS GRANDES

Estudo comparativo elaborado pelo Maisfutebol
FC PORTO VENCE TAMBÉM NA TESOURARIA
Uma comparação entre os Relatório e Contas das SAD de Benfica, F.C. Porto e Sporting da época anterior permite algumas conclusões interessantes em relação às finanças dos três grandes. O Maisfutebol deu-se ao trabalho de fazer a comparação dos itens mais relevantes e apresenta em baixo os dados concluídos.
O F.C. Porto foi o clube que movimentou mais dinheiro. Os azuis e brancos lideraram no valor total de transacções, fossem elas compras ou vendas de atletas. Os dragões ganharam 35 milhões em transferências, contra 13 do Benfica e 2,5 do Sporting. Já em relação a aquisições, o F.C. Porto gastou 19 milhões, contra 15 do Benfica e sete milhões do Sporting.
O F.C. Porto ficou à frente também nos custos com o pessoal. Os portistas pagaram 38,7 milhões a funcionários (incluindo o plantel), contra 27 milhões do Benfica e 19 milhões do Sporting. Neste caso influenciou o facto do F.C. Porto ter o quadro de atletas mais extenso: 47 jogadores. Os leões conseguiram baixar 10 por cento em relação ao ano anterior.
Foi possível também perceber que o Benfica tinha na época anterior o plantel com maior valor, sendo que este valor é calculado por vários factores: custos de aquisição, percentagem do passe, anos de contrato, entre outros. Os encarnados tinham um plantel avaliado em mais de 53 milhões de euros, contra 50 do F.C. Porto e pouco mais de 38 do Sporting.
De resto, o Benfica tinha seis jogadores avaliados em mais de dois milhões de euros, 12 jogadores entre um e dois milhões e 18 com valor inferior a um milhão. O F.C. Porto tinha sete superiores a dois milhões, oito entre um e dois milhões e 20 inferiores a um milhão. O Sporting tinha onze com valor superior a um milhão e 14 com valor inferior.
Por fim, o Sporting foi o clube com mais proveitos em direitos televisivos. Já o F.C. Porto ganhou em publicidade e provas europeias. Quanto a bilheteiras, F.C. Porto e Sporting empataram-se na frente. No final de todas as contas, os três clubes deram lucro. O F.C. Porto disparou, porém: 8 milhões. Benfica 120 mil euros e Sporting 597 mil euros.
NÚMEROS:
Valor do plantel:
Benfica: 53.470 milhões de euros
F.C. Porto: 50.679
Sporting: 38.232
Proveitos com transacção de jogadores:
Benfica: 13.757 milhões de euros (23.515 em 06/07)
F.C. Porto: 35.300 (24.300 em 06/07)
Sporting: 2.498 (25.456 em 06/07)
Custos com transacção de jogadores:
Benfica: 15,604 milhões de euros
F.C. Porto: 19,400
Sporting: 7,051
Custos operacionais
Custos com salários:
Benfica: 27.215 milhões de euros
F.C. Porto: 38.700 euros
Sporting: 19.863 euros
Proveitos operacionais
Bilheteira e lugares anuais:
Benfica: 10,554 milhões de euros
F.C. Porto: 12,500
Sporting: 12,505
Publicidade:
Benfica: 9.726 milhões de euros
F.C. Porto: 13.000
Sporting: 7.276
Direitos televisivos:
Benfica: 8.409 milhões de euros
F.C. Porto: 7.100
Sporting: 11.273
Provas UEFA. Benfica: 7.883 milhões de euros F.C. Porto: 11.600 Sporting: 7.201

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BANHO TURCO

Taça Uefa: Benfica 0-2 Galatasaray

O Benfica perdeu na noite desta Quinta Feira com o Galatasaray por 0-2, com ambos os tentos a serem apontados na etapa complementar. A equipa turca inaugurou o marcador no reatamento da partida através de Emre Asik, com Umit Karan a estabelecer o resultado final à passagem do minuto 70. Tratou-se de uma vitória táctica da equipa turca, que conseguiu sempre dominar a zona intermediária do terreno de jogo.
O Benfica surgiu no Estádio da Luz com Quim na baliza, com a linha defensiva a ser composta por Maxi Pereira à direita, Luisão e Sidnei como centrais e Jorge Ribeiro na lateral esquerda. Yebda e Katsouranis eram as referências na faixa central do meio campo, com as alas entregues a Di Maria e Reyes. Nuno Gomes e Suazo eram os homens mais avançados no terreno de jogo.
Ao contrário do que se chegou a ventilar, Aimar começou o jogo no banco de suplentes, com Rúben Amorim a ser o elemento convocado que não se chegou a equipar.
Os encarnados iniciaram a partida de forma algo nervosa, a não conseguir assumir cabalmente os destinos da partida, com a equipa turca a tentar sempre importunar o último reduto à guarda de Quim. Apesar deste domínio repartido, as melhores oportunidades de golo acabaram por ser do Benfica, especialmente por intermédio do hondurenho David Suazo.
Aos 37 minutos Maxi Pereira cruza a bola para interior da área, onde surgiu Suazo a rematar para uma defesa aparatosa de De Sanctis, quando já se gritava golo no Estádio da Luz.A zeros ao intervalo, o Benfica surgiu sem novidades na segunda parte, mas o a etapa complementar começou praticamente com o primeiro golo forasteiro. Na sequência de um pontapé de canto, Emre Asik, na pequena área, bate Quim e inaugura o marcador. Quique Flores responde com as entradas de Aimar, Cardozo e Carlos Martins, para os lugares de Reyes, Nuno Gomes e Yebda.
O Benfica tentava recuperar da desvantagem, mas foi o Galatasaray que dilatou a vantagem à entrada dos vinte minutos finais. Uma boa combinação das linhas avançadas turcas, permitiram a Karan surgir isolado na cara de Quim, respondendo o avançado de 32 anos com um desvio para a baliza.Até ao final da partida não houve mais alterações no marcador, terminado a partida com a vitória da equipa turca por duas bolas a zero.
Com esta derrota o Benfica continua naturalmente com 1 ponto, ficando a liderança confortável do Grupo B na posse do Galatasaray com 6 pontos em outros tantos possíveis. O próximo jogo dos encarnados reveste-se de um elevado grau de dificuldade, viajando a equipa até à Grécia para, a 27 deste mês, defrontar o Olympiacos.
GRANDE BRAGA MORRE NA PRAIA
Milan AC 1-0 Braga

O Braga foi derrotado em Milão por 1-0, perante o AC Milan, num jogo em que a equipa comandada por Jorge Jesus realizou uma exibição fantástica, revelando grande personalidade e grande qualidade futebolística. Depois de uma primeira parte dividida, o Braga foi a melhor equipa na segunda parte e sofreu o golo da derrota aos 92 minutos, por intermédio de Ronaldinho, que colocou uma tremenda injustiça no resultado final.
O Braga apresentou-se no Giuseppe Meazza com o seu esquema habitual, com Jorge Jesus a não abdicar dos princípios da equipa frente a um dos principais favoritos a vencer a actual edição Taça UEFA. Frente a Dida, Emerson, Schevechenko, Pato e companhia, os bracarenses não tremeram e realizaram uma primeira parte de excelente plano, dividindo oportunidades de golo com o colosso italiano.
O Milan, apesar das oportunidades de golo criadas, nunca teve o domínio da partida e não sofreu golos muito por culpa do desacerto final de Renteria e César Peixoto, que falharam ocasiões de golo claras frente a Dida. Alexandre Pato, Inzaghi e Schevchenko também criaram perigo, muito por culpa da atitude ofensiva do Braga, que naturalmente deixava espaços na sua retaguarda. No entanto o nulo no marcador não sofreu alterações até ao intervalo, resultado injusto apenas porque ambas as equipas mereciam recolher aos balneários com golos. Destaques individuais ainda Rodriguéz e Frechaut, que foram autênticos pilares defensivos da equipa.
Jorge Jesus mexeu na sua equipa para a segunda parte, procurando refrescar o ataque, e fez entrar Paulo César para o lugar de Meyong, o mais apagado dos avançados no primeiro tempo. O equilíbrio no jogo continuou a ser a nota dominante, mas o Milan não conseguia cria o perigo junto da baliza de Eduardo, com a equipa portuguesa a afastar o jogo da sua área e a chegar por várias vezes em futebol apoiado ao reduto defensivo adversário. Ancelotti trocou Pato por Ronaldinho aos 65 minutos e Emerson por Seedorf aos 68, na expectativa de uma maior qualidade futebolística no seu meio campo, mas era o Braga que brilhava no relvado milanês.
O técnico bracarense trocou César Peixoto por Matheus aos 74 minutos, apostando na velocidade do avançado brasileiro. Aos 83 minutos, Renteria falhou à boca da baliza o golo, que poderia ter dado os três pontos ao Braga, em mais uma bela jogada de entendimento atacante da turma comandada por Jorge Jesus. O final do jogo aproximava-se e era o Braga que continuava a ser a melhor equipa em campo, perante uma plateia de adeptos italianos incrédulos, que assistiam à impotência da sua equipa para mudar o rumo aos acontecimentos.
No entanto, Ronaldinho «sacou» um coelho da cartola aos 92 minutos e bateu Eduardo praticamente na última jogada da partida, através de um grande remate de média distância, que entrou no ângulo superior direito da baliza de Eduardo.
Uma grande injustiça marca o resultado final do jogo quando comparadas as exibições das duas formações. O Braga assinou uma exibição de grande classe, controlando todo o jogo e beneficiou mesmo de várias oportunidades para marcar frente a uma das mais poderosas equipas do Mundo. A nível individual, referência para Frechaut, que se exibiu a um nível altíssimo.
Com este resultado o Braga ocupa a terceira posição do grupo E da Taça UEFA, já que Wofsburg bateu por 5-1 em casa o Heereveen e está na segunda posição com os mesmo três pontos dos bracarenses. Portsmouth e Heerenveen ocupam as ultimas posições com zero pontos.

GUERRA DE NOMES

Galatasaray reforçou-se com grandes nomes e é equipa perigosa
TAÇA UEFA: BENFICA - GALATASARAY (19h30 BenficaTV)


Os três pontos obtidos na última jornada do campeonato foram importantes para a estabilização da equipa benfiquista, mas hoje pede-se mais da magia de Aimar ou Suazo, porque o Galatasaray está ao nível dos adversários mais fortes que a equipa já apanhou pela frente.
Se os encarnados se reforçaram com nomes como Reyes, Aimar ou Suazo, o emblema de Istambul não se ficou atrás. A somar aos vários internacionais turcos que já tinha no plantel, esta época foram contratados jogadores como Harry Kewell (ex-Liverpool), Milan Baros (quem não conhece?) ou Fernando Meira (dispensa apresentações). Para misturar os ingredientes foi contratado o alemão Michael Skibbe, um treinador em ascensão, sedento de se mostrar ao mundo. A coisa tem funcionado razoavelmente bem e, tal como o Benfica, a equipa tem crescido de jogo para jogo.
O Galatasaray venceu convincentemente o Olympiacos e, se ganhar hoje, fica quase qualificado. Quanto ao Benfica, se quer passar a somar quatro e ficar com meio caminho andado para o apuramento, convém repetir a receita de Guimarães (misturar a tal magia com espírito de sacrifício) e, já agora... com umas pitadas do que, já nesta Taça UEFA, fez para conseguir eliminar o Nápoles.
MILAN AC - SP. BRAGA (19H45 Sportv 1)
JESUS NO INFERNO DE SAN SIRO
O palco é assustador, o adversário é temível e nem seria necessário dar nomes às coisas para se perceber na embrulhada em que se meteu o Braga ao participar na presente edição da fase de grupos da Taça UEFA. Ultrapassada em estilo a Taça Intertoto, alcançada com clareza a fase de grupos da Taça UEFA, o Braga tem agora mais um teste que torna os miúdos em homens de barba rija. O nome das coisas ajuda a perceber tudo: o Braga defronta hoje, em San Siro, o Milan, na segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Como se não bastasse o poder do adversário, também é na sua casa que o Braga terá de medir forças com a equipa onde abundam nomes de craque: Kaká, Ronaldinho, Maldini e Shevchenko são uma pequena amostra do plantel milanês. E ainda que não jogue, o presidente do Milan, Sílvio Berlusconi, é o primeiro-ministro de Itália, enquanto o presidente do Braga, António Salvador, ainda que sendo um empresário de sucesso, não é sequer presidente da junta de freguesia. Há um mundo a separar estes dois clubes, há um universo que coloca a Série A entre os três melhores campeonatos da Europa e a Liga Sagres na carruagem do meio, sem possibilidades financeiras de chegar à 1ª classe, em sério risco de ficar apertada ou até mesmo perder o lugar na classe turística. Há outros números que valem, ainda que um pontapé certeiro de Meyong possa reduzi-los à insignificância: os activos de duas pernas deste Milan valerão mais de três centenas de milhões de euros, muito longe de um Braga que valerá 48 milhões. Ainda assim, há um outro número, por si só será incapaz de bater Eduardo, mas que quererá dizer muita coisa: Sílvio Berlusconi autorizou um gordo cheque de 47 milhões de euros para que o Milan passasse o defeso a jogar ao ataque no mercado de transferências. Ora, chegaram a Milão estrelas do peso de Ronaldinho - 21 milhões entregues ao Barcelona -, com o conhecimento de Zambrotta (8,5 milhões) ou com a fama interna de Marco Borriello, que trocou Génova por Milanello por 7 milhões. E em Janeiro chega Beckham. Lembram-se dele?
Não deve haver tradução de subprime para italiano, até porque ninguém pareceu muito preocupado que entre compras e vendas o Milan tivesse ficado a perder cerca de 9 milhões de euros. Ora, este prejuízo daria um jeitaço ao Braga, que nem metade desse valor gastou para reforçar o plantel. Teve, para isso, de vasculhar o mercado dos jogadores a custo zero e sensibilizar FC Porto e jogadores para a boa aposta que seria tornarem-se guerreiros do Minho.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

VIVOS!


Champions League

FC PORTO VENCE DÍNAMO KIEV (1-2) E RECUPERA 2º LUGAR NO SEU GRUPO

O FC Porto deu esta noite uma prova de estofo de campeão, espírito de grupo, mística e capacidade de reagir perante as adversidades dignos de grande realce. Os campeões nacionais venceram um jogo em que mais uma vez tiveram que lutar contra tudo e contra todos: desde o frio da Ucrânia até ao azar de ver mais uma vez uma bola a bater no poste, passando pela aversão do árbitro às camisolas de cor azul-celeste, tudo parecia querer conjugar-se para ditar mais uma derrota ao Dragão. Mas a vitória justa chegou no final, com o golo de Lucho Gonzalez, um golo que mantém acesa a esperança dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Com sofrimento, em fase de crise de confiança, os Dragões regressam às vitórias, após três derrotas seguidas, e recuperam o segundo lugar no Grupo G com 6 pontos, menos 2 do que o Arsenal que empatou em casa com o Fenerbahçe a 0-0.
A equipa azul-e-branca entrou melhor no jogo com um onze com Hélton, Pedro Emanuel e Tarik Sektioui como as grandes surpresas. Jesualdo Ferreira continua a fazer mudanças em busca da equipa ideal.
Logo aos 8 minutos de jogo, Raúl Meireles atirava a bola ao poste esquerdo da baliza de Bogush. Dez minutos depois era Cristian Rodríguez quem obrigava o guardião ucraniano a defender para canto, desviando a bola por cima da trave. O FC Porto mandava completamente no jogo e foi contra a tendência do desafio que o Dínamo inaugurou o marcador.
No primeiro remate às redes portistas, num lance de contra-ataque que apanhou a defesa dos portugueses a dormir, Milevskiy pôs a equipa de Kiev a vencer. À imagem do sucedido no Dragão, onde ganharam por 1-0, os ucranianos revelavam tremenda eficácia, enquanto os azuis e brancos perdiam fôlego com a desvantagem.Para a segunda metade Tarik já não voltou dos balneários, cedendo o lugar a Hulk. E o avançado brasileiro protagonizou vários lances individuais, contribuindo para que o FC Porto se apresentasse mais rápido no ataque.
As substituições de Jesualdo Ferreira deram certo com as entradas de Pelé e Lino para os lugares de Sapunaru e Pedro Emanuel a contribuírem para a vitória. Mas foi uma exibição de sofrimento e o Dínamo só marcou um golo porque Hélton fez duas grandes defesas a remates de Nesmachniy e Aliyev. A equipa portuguesa chegou ao empate numa altura em que o Dínamo comandava as operações e até o treinador azul e branco pareceu surpreendido no banco com o golo de Rolando, de cabeça, após um livre marcado por Raúl Meireles. Mais tarde Lisandro López, também de cabeça e igualmente no seguimento de um livre apontado por Meireles, quase fazia o tento da vitória.
O golo do triunfo chegaria já em período de descontos com Lucho González a rasgar as redes de Bogush após assistência de Lisandro numa jogada de contra-ataque. A sorte a acompanhar os portistas que, pouco antes, tinham sido igualmente afortunados com um remate de Vukojevic a esbarrar no poste esquerdo da baliza de Hélton."El Comandante" acabou expulso depois de ter tirado a camisola nas comemorações do 1-2. O internacional argentino viu o segundo cartão amarelo das mãos do árbitro austríaco Konrad Plautz e é "baixa" de peso para o jogo de 25 de Novembro, na Turquia, diante do Fenerbahçe. Mais um jogo decisivo para as aspirações portistas e para a meta dos oitavos-de-final da Champions League .

Ficha de Jogo
Dínamo Kiev
: Bogush, Betão, Diakhate, Mikhalik, Nesmachniy, Eremenko, Ghioane (59' Bangoura), Vukojevic, El Kaddouri, Aliyev e Milevskiy
GOLOS: Milevskiy (21'); Rolando (69'); Lucho González (92');
FC Porto: Hélton, Sapunaru (68' Pelé), Bruno Alves, Rolando, Pedro Emanuel (77' Lino), Raúl Meireles, Fernando, Lucho González, Tarik Sektioui (46' Hulk), Lisandro López e Cristian Rodríguez

"Temos as condições para ganhar"

O treinador do FC Porto continua convicto e decidido em levar adiante o desafio de fazer crescer a sua equipa. O jogo com o Dínamo de Kiev é o que se segue e a vontade de vencer é a de sempre. Indiferente às críticas, Jesualdo Ferreira voltou a sublinhar que vai manter a fé nos seus processos e mostrou-se seguro de que dentro de pouco tempo os seus jogadores serão capazes de mostrar resultados práticos.




No final do jogo com o Dínamo, no Dragão, disse que era impreterível pontuar em Kiev, isso passa pela vitória para seguir para a próxima fase?

Faltam três jogos para terminar esta fase de apuramento. Estão nove pontos em jogo, nós temos três e o Dínamo de Kiev cinco, mas as contas terão de ser feitas depois do jogo. A nossa disposição é a de vir aqui discutir o jogo e o resultado. Acho que temos condições para o fazer e independentemente do resultado negativo que tivemos no dragão, temos todas as condições para ganhar.

Qual é o estado de espírito da equipa?

A equipa está consciente da importância deste jogo, conheço muito bem os jogadores e isso é um primeiro ponto para que possamos fazer um bom jogo. Os níveis de concentração elevados provocam sempre reacções positivas e há um conjunto de factores favoráveis. A forma de ultrapassar esta infelicidade dos últimos jogos passa por trabalhar como equipa e colocarmos em campo os nossos processos. Não podemos chegar aqui amanhã e inventarmos. Temos de fazer aquilo que sabemos.

Depois do que disse, há alguma forma de um treinador se sentir mais forte depois de três jogos negativos? Tem perdido horas de sono?

Só temos de ganhar o próximo. É evidente que não me tenho sentido bem. Já disse várias vezes neste últimos anos que convivo mal com o empate e convivendo mal com o empate não convivo seguramente bem com a derrota. Mas só conheço uma forma de ultrapassar essas situações menos boas, que é trabalhar. Os jogadores perceberam isso há muito tempo e embora não me sinta bem, em nenhum momento entrei em depressão quando as coisas não me correm bem, da mesma maneira que nunca me viram aos saltos tendo ganho e ganhamos muitas vezes.


Fonte: O Jogo

MARADONA CONVOCA "PORTUGUESES"



Lucho, Lisandro e Di Maria na 1ª lista de El Pibe

Diego Armando Maradona foi apresentado oficialmente como seleccionador argentino nesta terça-feira. E na sua primeira lista de convocados, «El Pibe» escolheu três jogadores da Liga portuguesa: Di María, Lucho e Lisandro.
De fora do jogo com a Escócia fica Lionel Messi, uma vez que Maradona já tinha adiantado que ia respeitar o acordo existente entre a federação argentina e o Barcelona, para que o avançado não fosse convocado para jogos particulares.
Na sua apresentação oficial, o eterno Diez disse estar a «cumprir um sonho», que chega «na melhor altura» da sua vida. Em relação à constituição da equipa técnica, que já está a dar polémica, Maradona disse que ainda não está definida. O capitão de equipa é que já está escolhido e é Javier Mascherano, um jogador a quem o novo seleccionador sempre deixou muitos elogios.
Maradona vai agora viajar para a Europa, onde, na quarta-feira, vai assistir ao jogo entre o Real Madrid e a Juventus. A viagem pelo velho continente vai ser aproveitada para falar com vários jogadores.
De referir ainda que na sua primeira convocatória, Maradona incluiu dois jogadores do Nápoles, clube ao qual a sua carreira está eternamente ligada.
Eis a primeira lista de convocados de Diego Armando Maradona:
Guarda-redes: Juan Pablo Carrizo, Sergio Romero Defesas: Nicolás Burdisso, Fabricio Coloccini, Daniel Diaz, Gabriel Heinze, Javier Zanetti, Martín Demichelis. Médios: Ángel Di María, Javier Mascherano, Lucho González, Fernando Gago, Jonás Gutierrez, Maxi Rodríguez, José Sosa. Avançados:Sergio Agüero, Germán Denis, Ezequiel Lavezzi, Lisandro López, Carlos Tevez.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sporting nos Oitavos da Champions




O Sporting venceu o Shakhtar por uma bola a zero, um resultado, que aliado ao resultado do outro jogo do grupo, permite aos «leões» garantir desde já um lugar na próxima fase da Liga dos Campeões. O golo foi apontado por Derlei perto dos 75 minutos de jogo, golo esse que faz história pois a equipa de Paulo Bento consegue assim um feito inédito na participação do clube na principal prova internacional de clubes desde a adopção deste novo formato: o apuramento para os Oitavos de Final.
A primeira parte decorreu de forma equilibrada, onde os ucranianos, a quem só a vitória interessava, causaram alguns calafrios no último reduto leonino. Polga e Caneira exibiram-se em bom plano, evitando muitas vezes que os médios e avançados da equipa ucraniana pudessem desfeitear Rui Patrício.
Nesta primeira parte um lance causou polémica, com a equipa do Sporting a poder queixar-se de um lance dentro da área adversária, onde Fernandinho jogou a bola com a mão.
Com Rochemback em bom plano, o segundo tempo surgiu novamente com o Shakhtar a trocar melhor a bola que o Sporting, que fazia um estilo de jogo mais directo, na tentativa de servir os homens mais avançados.
Derlei que viria a ser o homem do jogo, entrou em campo aos 70 minutos para o lugar de Hélder Postiga, e três minutos depois um bom golo do luso-brasileiro. Izmailov trabalha muito bem na direita e centra atrasado para Derlei que após receber o esférico, rematou para o fundo das malhas.
Grande festa em Alvalade, com Paulo Bento a exteriorizar bem a sua alegria, e as portas dos Oitavos de Final estavam abertas para o Sporting.
Com esta vitória, e o facto do Basileia não ter vencido em Barcelona, o Sporting está assim matematicamente qualificado para a próxima fase, numa altura em que conta com 9 pontos na 2ª posição, contra 3 do seu adversário de hoje e 1 do Basileia.
Fonte. ZeroZero

Nacional perde o derby, Leixões isolado na frente



O Nacional da Madeira perdeu por quatro bolas a duas com o seu rival Marítimo, em jogo disputado no Caldeirão dos Barreiros. O Marítimo chegou a três golos de vantagem, mas depois os comandados de Manuel Machado reduziram para um golo de diferença. A 2 minutos do final uma grande penalidade, permitiu a Bruno selar o resultado no 4-2 final.
Com este resultado, o Leixões fica isolado na frente do campeonato, com uma vantagem de 1 ponto sobre o Benfica e 3 sobre Sporting e Nacional da Madeira.
Os comandados de José Mota têm aliás um interessantíssimo confronto em Alvalade na próxima jornada, que poderá operar alterações no topo da classificação.

Fonte: ZeroZero

Selecção nacional (noticias das últimas 2 semanas)

Brasil-Portugal: Cristiano Ronaldo e Kaká entusiasmados com novo «duelo»
Cristiano Ronaldo e Kaká revelaram-se hoje entusiasmados com o particular Brasil-Portugal, que se vai disputar a 19 de Novembro em Brasília, prometendo um desafio de futebol à altura da qualidade das equipas.

Brasil-Portugal: Deco diz que jogo com Brasil «poderá ser momento de viragem»
Deco disse hoje que o jogo particular de Portugal com o Brasil, a 19 de Novembro, ''poderá ser um momento de viragem'' para selecção lusa, depois dos empates com Suècia e Albânia, na para o Mundial2010 de futebol.

Luís Figo volta defender Carlos Queiroz
O antigo internacional português Luís Figo afirmou que ''é preciso apoiar'' o actual seleccionador nacional de futebol e considerou um ''mau sinal'' estar já a por em causa o trabalho de Carlos Queiroz.

Pinto da Costa critica «quem já pôs em causa» Carlos Queiroz
O presidente do FC Porto criticou ''quem já pôs em causa” o seleccionador português de futebol, durante a inauguração da nova sede da Associação de Futebol do Porto (AFP), afirmando “acreditar na equipa portuguesa” e em Carlos Queiroz.

Fonte: Futebol365

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PAULO BENTO QUER ENTRAR NA HISTÓRIA DO CLUBE


Champions League: SPORTING - SHAKTAR
(esta terça feira 19h45)

A cerca de 24 horas de iniciar um jogo que poderá ser histórico - o Sporting acede automaticamente aos oitavos-de-final da "Champions" sempre e quando vença, e o Basileia não ganhe em Camp Nou -, o técnico Paulo Bento está confiante na conquista dos três pontos. Mesmo que seja como tem sido: por um solitário golo de Liedson.“Esperamos entrar na história do clube. Se nos próximos dois jogos fizermos dois golos, um em cada jogo, e se não sofrermos nenhum, terminaríamos um ciclo de uma forma extraordinária. Sempre defendi que uma grande equipa constrói-se primeiro defendendo bem. Se vencermos amanhã, o Sporting fica muito perto de alcançar um grande objectivo. Estamos no bom caminho, com uma equipa mais equilibrada agora.”O regresso aos triunfos verificado no último sábado, em Vila do Conde, é um tónico que Bento considera positivo no ataque aos dois compromissos que Alvalade receberá, esta terça-feira, com o Shaktar, e no próximo domingo, com o FC Porto, para a Taça de Portugal.
“A motivação está sempre presente, mas é um jogo da Liga dos Campeões e podemos conquistar os três pontos, o que acredito que vai acontecer. Isso pode fazer-nos alcançar um grande objectivo e por isso os índices de motivação vão estar certamente em alta.
”Ciente das dificuldades a enfrentar diante da formação ucraniana, o técnico leonino considera “importante que a vontade de ganhar não se transforme em ansiedade”. Motivo: “Vamos ter certamente de passar por grandes dificuldades durante o encontro. Vão existir alguns duelos, vai ser um jogo bem disputado, perante uma equipa também agressiva e forte fisicamente. Temos de estar táctica e emocionalmente equilibrados, isso será determinante para alcançarmos o nosso objectivo.”

Director de comunicação do Benfica afirma: BRUNO ALVES É UM AFORTUNADO

Começam as picardias entre Benfica e FC Porto
João Gabriel, director de comunicação do Benfica, reagiu hoje com ironia à impossibilidade de Bruno Alves vir a ser alvo de um processo sumaríssimo, considerando que o defesa central do FC Porto Bruno Alves é um futebolista "afortunado".
Segundo os regulamentos da Liga, apenas podem ser alvo de futuros processos sumaríssimos jogadores cujas acções não foram detectadas pelo árbitro, auxiliares e quarto árbitro, enquanto situações como a que incorreu Bruno Alves não podem ser alvo de futuras acções, já que o lance em que o central do FC Porto atingiu o adversário com o cotovelo foi sancionado pelo árbitro com um livre."Há quatro tipos de jogadores: os bons, os maus, os azarados e os afortunados. Nesta última categoria estão aqueles que, quando cometem faltas graves, os árbitros ou não vêem ou - quando as assinalam - avaliam-nas mal, penitenciando-se depois, mas impedindo, dessa forma, a aplicação dos famosos sumaríssimos", disse João Gabriel à Agência Lusa.
O responsável pelo departamento de comunicação dos encarnados aludia assim ao ocorrido com o defesa central do FC Porto durante o jogo com a Naval, em que este atingiu com o cotovelo o extremo Davide, e à justificação dada hoje pelo árbitro do encontro, o lisboeta Pedro Henriques.
O juiz lisboeta admitiu não ter visto o cotovelo de Bruno Alves, mas que, disciplinarmente, mostraria sempre o cartão amarelo, e nunca o vermelho, por considerar tratar-se apenas de uma situação imprudente do defesa central portista.
A situação motivou uma reacção por parte de João Gabriel, isto depois de este ano o clube encarnado já ter visto um seu jogador, Luisão, ser punido com um processo sumaríssimo no embate contra o FC Porto por agressão, não detectada pela equipa de arbitragem, ao defesa romeno Sapunaru.

BRUNO ALVES: FUI PEDIR APOIO AOS ADEPTOS

Bruno Alves assumiu a sua responsabilidade de capitão e foi pedir apoio aos adeptos no final do jogo com a Naval
O capitão portista Bruno Alves falou esta segunda-feira em nome do grupo portista, à partida da comitiva azul e branca para a Ucrânia, e manifestou a vontade de dar a volta à crise de resultados. Recorde-se que o F.C. Porto joga com o Dínamo Kiev em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões, num encontro aliás em que está proibido de perder pontos.
Ora por isso é essencial um bom resultado para manter as expectativas de seguir para os oitavos-de-final. «Só pensamos na viragem desta fase negativa», referiu o central, ele que é um dos capitães. «Sinto que toda a gente tem confiança para este jogo, desde todos os jogadores ao técnico. Queremos colocar esta fase para trás das costas».
Pelo meio Bruno Alves explicou por que no final do jogo com a Naval foi falar com os adeptos. «Pedi apoio para este momento difícil, é essencial que os adeptos estejam ao nosso lado, porque também nós não estamos nada satisfeitos. Vencer em Kiev é muito importante, nas nossas mentes só existe o objectivo de chegar lá e trazer a vitória».

CARTADA DECISIVA NA CHAMPIONS (Dínamo Kiev - FC Porto, 4ª feira)


Benítez não foi chamado por Jesualdo Ferreira para a deslocação a Kiev, onde quarta-feira o F.C. Porto defronta o Dínamo em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões. O argentino passa assim de titular a não convocado, pelo que Lino é o único lateral-esquerdo presente na comitiva que viaja para a Ucrânia.
No lugar de Benítez surge Stepanov, que volta aos eleitos duas semanas e meia depois da última vez: a derradeira presença nos eleitos de Jesualdo Ferreira tinha sido a meio do mês passado, para o jogo com o Sertanense, da Taça de Portugal, uma partida em que o sérvio até foi titular no centro da defesa ao lado de Pedro Emanuel.
De fora da lista de convocados continua Fucile, ainda lesionado. O lateral uruguaio mantém-se em treino condicionado e não é opção para o treinador. Tal como jovem Rabiola, de resto, que realiza treino integrado condicionado. Resta dizer que o F.C. Porto viaja para a Ucrânia esta segunda-feira, pelas 13 horas.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Hélton e Nuno; Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando, Lino e Stepanov; Médios: Fernando, Guarín, Pelé, Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho González; Avançados: Mariano, Tarik, Hulk, Lisandro e Cristian Rodriguez.
fonte: Maisfutebol

domingo, 2 de novembro de 2008

Resultados da 7a jornada

Fonte: MaisFutebol

RAZÕES PARA COMEMORAR

Benfica está com 4 pontos de vantagem sobre o FC Porto: adeptos comemoram efusivamente
V. GUIMARÃES 1-2 BENFICA
O Benfica foi a Guimarães ganhar por 2-1 e coloca-se assim no segundo lugar da classificação da Liga Sagres. David Suazo inaugurou o marcador apontando o golo 5000 dos encarnados no campeonato. Sidnei fez o 2-0 e Douglas reduziu a desvantagem ainda no primeiro tempo que culminou com a expulsão de Reyes. As Águias deixam o FC Porto a 4 pontos de distância e mantêm mais 2 pontos do que o Sporting.
O jogo começou tenso com a equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra em evidência. As decisões do homem de negro arrancaram protestos de parte a parte e ao longo do jogo o árbitro de Castelo Branco foi protagonista pela negativa.
Incontestada é a decisão de expulsar Reyes, por acumulação de cartões amarelos, já em período de descontos da primeira metade. O médio espanhol viu o primeiro amarelo aos 42 minutos por falta sobre João Alves. Cinco minutos depois via o segundo cartão após ter atingido Andrezinho na anca com o pé.Antes disso, o Benfica tinha revelado maior eficácia perante um Vitória que entrou nervoso no jogo. Em três remates os encarnados marcaram dois golos. David Suazo inaugurou o marcador logo aos 15 minutos, numa perda de bola do Guimarães, e com Pablo Aimar, de regresso ao onze, a fazer um passe de mestre, de longa distância, revelando boa forma e papel influente na estratégia da sua equipa. O golo do avançado hondurenho fica na história das Águias como o tento 5000 do clube no campeonato e é o seu primeiro na Liga portuguesa.Sidnei marcou três minutos depois o segundo do Benfica. O defesa-central surgiu na área para responder de cabeça como é devido a um livre marcado por Reyes no flanco direito.
Ficha de Jogo
+ Vit.Guimarães
: Nilson, Andrezinho, Danilo (46' Momha), Gregory, Luciano Amaral, Flávio Meireles (46' Nuno Assis), Wênio, João Alves, Douglas, Roberto e Desmarets (58' Luís Filipe)GOLOS: Suazo (15'); Sidnei (18'); Douglas (41');
+ Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Jorge Ribeiro, Rúben Amorim (85' Binya), Katsouranis, Yebda, Reyes, Aimar (69' Carlos Martins) e Suazo (77' Cardozo)

A primeira oportunidade de golo da equipa vimaranense só surgiu aos 27 minutos com Roberto a ganhar um ressalto de bola, mas a escorregar no momento do remate, só conseguindo assustar Quim. Foi Douglas que, antes do apito para o intervalo, conseguiu bater o guarda-redes encarnado no seu jogo 300 na Liga portuguesa. O avançado brasileiro passou por Luisão, após um passe de Roberto, e recuperou as esperanças vimaranenses.
No regresso dos balneários Manuel Cajuda deixava Danilo a descansar depois de o defesa ter estado nos dois golos do Benfica e o Vitória conseguia encostar as Águias às suas redes. Mas a produtividade dos minhotos rendeu apenas uma ocasião de golo no segundo tempo com Quim a segurar o remate de João Alves.
Aos 66 minutos era mais um momento Xistra com os vimaranenses a reclamarem grande penalidade por falta de Maxi Pereira sobre Roberto na área. A seguir o árbitro não via a entrada dura de Andrezinho, atingindo Suazo no rosto, que valeria o cartão vermelho.
Os instantes finais do jogo fluíram com muito nervosismo e o marcador não se alterou. O Benfica celebrou efusivamente o triunfo no D. Afonso Henriques numa jornada em que o FC Porto foi derrotado na Figueira da Foz. Ampliada a distância para os rivais, as Águias aguardam agora o desfecho do Marítimo-Nacional para saber se partem para a jornada 8 no segundo ou no terceiro lugar.
Fonte: Relvado

REGRESSO AOS TRIUNFOS

RIO AVE 0-1 SPORTING
Levezinho volta a marcar, Sporting volta a ganhar
Nada como a felicidade de um triunfo. Após três jogos sem vitórias na Liga, o Sporting reencontrou o trajecto do sucesso e logo num estádio onde Benfica e F.C. Porto já haviam deixado pontos. Um golo de Liedson bastou para os leões darem um pulo interessante na classificação geral e deixarem o Rio Ave na parte inferior da tabela.
E ter Liedson faz toda a diferença, de facto. Principalmente quando o levezinho está em boas condições, como parece ser o caso. Num futebol moderno onde rareiam espaços e a rigidez táctica se impõe, só o talento e a perícia são capazes de arrasar defesas alheias.
Esta noite, em Vila do Conde, Liedson expeliu veneno, exalou arrojo e apontou o único golo da partida. O erro de Bruno Mendes é imperdoável, é certo, mas o defesa do Rio Ave teve também o azar de ser Liedson a tirar proveito da situação. Com outro atacante, menos competente, o lance poderia não ter mais do que uma breve menção nesta crónica. Assim, ganha contornos de parangona.
O jogo corria apressado para o intervalo. Frenético até, em alguns momentos. O Sporting controlava as operações, criava aqui e ali algum perigo, ameaçava com ares de déspota o Rio Ave, mas tudo parecia não passar de uma encenação. Um pouco ao jeito de um combate de wrestling, onde o guião é respeitado até ao tutano.
Paiva desviou para canto um remate de Derlei, Izmailov em jeito acrobático raspou tinta à trave da baliza vilacondense. O Sporting batia, o Rio Ave abanava mas não caía. Até Liedson (com uma ajuda valente de Bruno Mendes) decidir quebrar o protocolo, o pacto de não agressão.
Os primeiros minutos da segunda parte - 10/15 no máximo - assinalaram o melhor período do Rio Ave no encontro. Os vilacondenses abordaram veementes o recomeço, Chidi e Semedo pareceram capazes de incomodar a defesa do Sporting em duas ou três situações, mas as promessas do Rio Ave ficaram-se praticamente por aqui.
Com o reaparecimento de Miguel Veloso em competição, a partir dos 60 minutos no lugar do intermitente Romagnoli, Paulo Bento repôs a ordem na sua equipa. O esquerdino entrou bem, trouxe clarividência a uma equipa que parecia em queda e o Sporting pôs termo ao golpe conjurado pelo Rio Ave.
Pedro Silva (no lugar de Abel) e Caneira (em vez do lesionado Tonel) integraram-se bem, mais preocupados em não complicar do que em brilhar, o meio-campo teve momentos de muito bom nível (especialmente o russo Izmailov) e frente houve muito Liedson, capaz de compensar a distância e a ingenuidade de um Derlei que acabou expulso aos 76 minutos. Por palavras dirigidas ao árbitro...
A infantilidade do ninja empolou as esperanças de um Rio Ave que parecia abatido. Agitou a qualidade do lateral Miguel Lopes (atenção a este senhor) e estremeceu uma estrutura leonina que até aí dera mostras de estar bem afinada. O resultado, porém, manteve-se.
Sobre o trabalho da arbitragem, vale a pena lembrar o golo mal anulado a Liedson e um ou outro lance deste género também mal avaliado pelos auxiliares. A expulsão de Derlei parece-nos acertada e pacífica.
Fonte: Maisfutebol