sexta-feira, 25 de julho de 2008

FC PORTO: MANUEL FERNANDES É A SURPRESA DE PINTO DA COSTA

Manuel Fernandes vai aterrar amanhã no Dragão, para espanto dos sócios do FCP

Notícias vindas de Espanha, ainda que difusas, dão conta da contratação de Manuel Fernandes pelo FC Porto, constituindo essa a grande surpresa de Pinto Da Costa para os sócios dos campeões nacionais.
O jogador, que esteve emprestado ao Everton na época passada, regressou aos treinos do Valência, a equipa detentora do seu passe. Consta que o antigo jogador do Benfica não estará contente com o facto de não ter sido primeira opção para a equipa espanhola e verá com bons olhos o regresso a Portugal, ainda mais para jogar num grande.
Pinto Da Costa tem assim reservadas 2 surpresas para os seus adeptos: Hulk - que já não será surpresa total face às notícias já vindas a público e à comunicação à CMVM do valor pago por 50% do passe do jogador -, e Manuel Fernandes, este sim uma grande surpresa para a maioria dos sócios. Quando até já se falou em Maniche, ninguém terá dúvidas que se pode esperar tudo na festa de apresentação de amanhã à noite.

QUARESMA APRESENTADO AMANHÃ NO DRAGÃO

Ricardo Quaresma é o jogador mais bem pago do FC Porto

É um dado praticamente adquirido que Quaresma será apresentado amanhã à noite na festa de apresentação da equipa do FC Porto aos sócios. Segundo os últimos desenvolvimentos das negociações entre o FC Porto e o Inter de Milão, o negócio emperrou e dificilmente avançará, pelo menos pelos valores propostos pelo clube italiano.
As exigências do FC Porto, que rondam os 40 milhões de euros conforme a cláusula de rescisão, parecem exageradas para o clube de Mourinho, que não subirá a última proposta já efectuada de 25 milhões de euros. O FC Porto, participando na Liga dos Campeões e tendo propostas para a venda de Lucho Gonzalez, parece irredutível e impõe o seu estatuto cada vez mais consolidado de clube grande europeu, que não cede à pressão monetária dos tubarões do futebol do velho continente.
A presença de Ricardo Quaresma na festa de amanhã e, ao que tudo indica, no plantel dos campeões nacionais para a época 2008-2009, parece um dado cada vez mais previsível e foi inclusivamente atestado hoje em conferência de imprensa por Raul Meireles, que afirmou que "Quaresma está com vontade de ficar". As próximas 24 horas serão decisivas.

HIGUAÍN QUER VER C. RONALDO NO REAL

Higuaín chama por Ronaldo

Cristiano Ronaldo de camisola branca, vem aí o Real?

A situação de Cristiano Ronaldo relativamente à sua hipotética transferência para o Real Madrid continua a dar que falar. O jogador português já afirmou o seu desejo em jogar nos merengues, mas o Manchester United não parece estar pelos ajustes.
São diversas as opiniões acerca do assunto, se do lado do clube inglês, Sir Alex Ferguson condena a titude de Ronaldo e garante que ele não irá sair, já do lado dos madrilistas, multiplicam-se as pressões e as opiniões acerca do assunto. Peça importante nas vitórias do Real Madrid na última temporada, Gonzalo Higuaín veio afirmar que todos os jogadores da equipa gostariam de ver Cristiano Ronaldo no Santiago de Bernabéu. O franco-argentino deixou ainda patente o desejo de jogar a Liga dos Campeões.
Em entrevista ao jornal AS, Higuaín não pôde escapar à questão relativa ao internacional Português. «Todos nós gostaríamos de ter Cristiano Ronaldo na equipa e dizemos sempre que, se vier é bem-vindo porque é um grande jogador, e se não vier a equipa continuará inalterada. Vai manter o bom ambiente venha ou o Cristiano», realçou o avançado.
O jogador concordou ainda que a vinda do internacional português para o Real Madrid seria um salto para o clube. «Sim, iria melhorar muito porque é um grande jogador», explicou.
Higuaín afirmou que cresceu muito desde que ingressou no Real Madrid, até porque aproveita a «ajuda» e «conselhos» de todos e deixou no ar a esperança de marcar muitos golos. Ganhar a Liga dos Campeões é o sonho do jogador que empurrou para a direcção a questão da equipa precisar ou não de reforços.

MOUTINHO: SPORTING RECUSA PROPOSTA DO EVERTON

Moutinho é peça essencial para o projecto de Paulo Bento
A continuidade de João Moutinho no Sporting continua a ser o tema do dia. Segundo noticia hoje o jornal Record, depois de ter feito, através do empresário Pini Zahavi, uma sondagem formal para ficar a conhecer as possibilidades de transferência, o Everton apresentou uma proposta concreta à SAD. No entanto, a mesma não terá agradado aos responsáveis – pois não ultrapassava os 15 milhões de euros –, pelo que, para já, o processo chegou a um impasse que só poderá ser desfeito caso os ingleses subam a parada.O Sporting mantém-se fiel às linhas orientadoras em relação ao internacional. Ou seja, Moutinho é peça essencial no projecto de Paulo Bento e só sairá de Alvalade caso alguém se aproxime do valor da cláusula de rescisão (25 milhões) e mediante a apresentação de uma proposta que garanta o pagamento imediato da verba. Está nas mãos dos toffees convencerem os dirigentes leoninos a “libertar” o jovem médio.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

BENFICA: SIDNEI APRESENTADO


O defesa central brasileiro Sidnei foi esta tarde apresentado como reforço encarnado para as próximas 5 temporadas. Os encarnados adquiriram 50% do passe do jogador por cerca de 5 milhões de euros, o que evidencia a expectativa existente em redor do potencial deste jovem jogador. Jorge Ribeiro e Urretavizcaya também foram apresentados ao lado do director desportivo, Rui Costa.

Quique Flores já tinha confirmado a contratação de Sidnei, defesa de 19 anos ex-Internacional de Porto Alegre, afirmando que «Sidnei é um jogador jovem seguido por várias equipas e que assinou pelo Benfica. Tem condições para triunfar e pode se encaixar no plantel, caso contrário poderá ser preparado aqui ou fora. É um jogador que dá garantias no futuro e que pode marcar a diferença. É uma escolha do clube.»Caracterizando o jogador, o técnico do Benfica referiu que «Sidnei é um valor em alta, muito rápido, forte e importante. A integração no grupo será a mais rápida possível.»Depois foi o próprio atleta a afirmar que está «muito feliz por estar aqui e vou dar o máximo para ajudar a equipa.»

Jorge Ribeiro e «Urreta», que já estavam a treinar com a equipa, também foram apresentados, tendo o internacional português referido que «É com grande entusiasmo que estou aqui no Benfica e vou dar o meu melhor em prol do clube onde fui formado». Urretavizcaya, mais desconhecido para os adeptos encarnados, definiu-se como «um jogador rápido, que actua pelas alas».Rui Costa, presente na apresentação dos jogadores, garantiu que o plantel ainda não está fechado, prevendo-se a entrada de mais três jogadores.

FC PORTO: HULK É REFORÇO PARA O ATAQUE

Givanildo Vieira apresenta semalhanças físicas com o herói da BD

Segundo noticia o jornal O Jogo na sua edição de hoje, o brasileiro Givanildo Vieira, mais conhecido por Hulk, é o novo reforço do FC Porto e vai ser apresentado no sábado na festa de apresentação da equipa aos sócios.
Hulk tem 21 anos de idade e joga na posição de ponta de lança, tem uma enorme compleição física e uma técnica acima da média, factores que lhe permitem jogar ora fixo na área, ora mais recuado, conduzindo a bola em situação de ataque. A estas qualidades, o jogador junta ainda um potente e certeiro remate, características que fazem dele um potencial marcador de lances de bola parada.
O Tokyo Verdy do Japão é o clube actual de Hulk, o qual regista a fantástica performance de 37 golos marcados na última época. No Japão, o jogador é considerado já uma estrela, apesar da sua ainda tenra idade.
Recorde-se que Hulk foi formado nas escolas do São Paulo e do Vitória da Bahia e teve já uma curta experiência em Portugal em 2001, ainda com 15 anos, no Vilanovense, não tendo conseguido impor-se na altura devido à sua idade prematura. Em 2005, depois de jogar no Vitória da Bahia já como sénior, transfere-se para o Japão, mais concretamente para o Kawasaki Frontale, tendo assinado mais tarde pelo Tokyo Verdi, onde se impôs definitivamente.
Nas últimas semanas, Hulk foi dado como certo no Paris St. Germain, acabando agora por assinar pelo FC Porto, custando ao clube da Invicta um montante na ordem dos 4 milhões de euros.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

JOÃO PINTO DIZ ADEUS AO FUTEBOL

João V. Pinto somou 85 internacionalizações por Portugal

João Pinto iniciou a sua última conferência de imprensa enquanto jogador de futebol da seguinte forma:

"É impossível dizer o nome de toda a gente, mas quero agradecer a todos os colegas que comigo jogaram e contra mim jogaram, aos treinadores, aos dirigentes, enfim, ao futebol" .


João Manuel Vieira Pinto iniciou a sua carreira aos 17 anos (1988) no Boavista. Mais tarde depois de uma aventura mal sucedida no At. Madrid e do regresso ao Bessa, JVP vestiu a camisola do Benfica por 8 anos onde foi apelidado de "Menino de Ouro" . Ai viveu possivelmente o momento mais fantástico da sua carreira com um hattrick ao Sporting no célebre 6-3. Em 2000 Vale e Azevedo, na altura o homem que presidia o clube da luz, dispensou-o e o clube de Alvalade acolheu-o onde fez dupla temível com Mário Jardel. Em 2004 regressou a casa, ao Bessa, por 2 anos para depois ingressar em terras do Minho: no Sporting de Braga.
Com mais de 600 jogos e 151 golos na primeira divisão, 81 internacionalizações por Portugal, com dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Supertaça e 2 campeonatos do mundo de sub-20 conquistados, JVP despediu-se hoje do futebol, apesar das promessas de continuidade no desporto rei noutras funções : «Vai começar uma outra carreira, ainda não sei exactamente qual, mas é uma vida nova que vem aí».
Relativamente a momentos menos bons da sua longa carreira, JVP referiu o episódio do soco ao árbitro no mundia de 2002, talvez o momento que marcou a sua curva descendente enquanto estrela do futebol.



OBRIGADO, JOÃO PINTO


Resta-nos desejar felicidades àquele que foi sem dúvida um dos maiores talentos que o nosso futebol já teve, e cujo reconhecimento da parte, não só da imprensa, mas também das instituições do futebol, não foi até à data o mais adequado. Num país onde só os Rui Costas, os Figos e os Mourinhos são os exemplos a seguir, não podemos deixar de referir que há erros que se cometem que não podem comprometer uma carreira e as qualidades de um jogador que deu muitas alegrias aos amantes do desporto rei.

terça-feira, 22 de julho de 2008

JOÃO MOUTINHO A CAMINHO DO EVERTON


Segundo a edição de hoje do jornal Record, o Everton parece mesmo disposto a avançar com uma proposta por João Moutinho, capitão do Sporting. No passado sábado, Pini Zahavi, empresário do n.º 28 leonino, deslocou-se a Lisboa, onde esteve reunido com Ribeiro Teles, administrador da sociedade, e com o director desportivo, Pedro Barbosa. No encontro, Zahavi manifestou a intenção dos toffees assegurarem a pérola dos lisboetas mas, no final, acabou por não apresentar qualquer documento escrito que formalizasse o interesse, razão pela qual Soares Franco, presidente do Sporting, assegurou, na antecâmara do encontro frente ao Sunderland, que não tinha chegado a Alvalade qualquer proposta por Moutinho e Veloso.
De acordo com fontes ligadas ao conjunto inglês, David Moyes pretende mesmo contar com o médio, até por forma a reforçar uma equipa algo “desfalcada” nos primeiros compromissos realizados na pré-época. Assim, o Everton poderá avançar com 22,5 milhões de euros pelo jogador. Os leões não parecem muito virados para um negócio abaixo dos 25 milhões, podendo, contudo, sentarem-se à mesa para ouvir as condições apresentadas.
A renovação de João Moutinho com o Sporting foi uma notícia, acima de tudo, muito celebrada pelo universo leonino. No entanto, começam agora a ser conhecidos todos os contornos que arrastaram a novela por vários meses.“Existem cláusulas especiais no contrato de João Moutinho”, admitiu Soares Franco, em entrevista a Record. E é à volta desses pontos que podem vir a decorrer as negociações com o Everton.
Caso a SAD verde e branca recuse qualquer proposta acima dos 15 milhões de euros, terá automaticamente de pagar 10 por cento do valor remanescente ao médio. Assim, se os ingleses avançarem com 22,5 milhões e a proposta for negada, o Sporting vê-se obrigado a desembolsar 750 mil euros ao capitão, valor que pode ser diluído em dez prestações de 75 mil euros nos salários do internacional.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

FIGO VAI JOGAR MAIS DUAS ÉPOCAS

FIGO CONSIDERA: QUARESMA JÁ ESTÁ NUMA GRANDE EQUIPA
Em declarações à TVI, Luís Figo fez esta segunda-feira um balanço positivo dos primeiros treinos no Inter às ordens de José Mourinho. O mais internacional dos jogadores portugueses abordou ainda, além das palavras do treinador - que pretende convencê-lo a jogar esta e a próxima temporada em Milão - a situação da possível transferência de Quaresma para o seu actual clube, o Inter.
«Tem sido uma experiência fantástica. Os treinos têm corrido bem, com uma novidade em relação à época passado, já que têm sempre bola e são sempre intensos. Nesta altura estamos um pouco cansados, mas é natural. A prioridade é vencer todos os jogos, ganhar todos os títulos. É mau pensar unicamente nas prioridades, um clube como o Inter não pode pensar nisso», afirmou, antes de comentar as palavras de Mourinho sobre o seu futuro: «São gratificantes. São sempre agradáveis quando vêm do treinador. Isso faz com que me motive ainda mais para contribuir para uma boa época. Queremos fazer uma excelente temporada, com títulos.»
O extremo falou ainda do assédio dos milaneses ao portista Ricardo Quaresma: «Já ganhou tudo e está numa grande equipa, mas há sempre a vontade de ter melhor e ganhar outras condições. Depende do que o Quaresma quiser e do que o F.C. Porto permitir.»
Figo aprova ainda a nomeação de Carlos Queiroz como seleccionador nacional, um técnico que conhece há muitos anos desde as camadas jovens. «É um treinador com experiência, esteve ao serviço do Manchester United nos últimos anos e conhece bem o futebol português e os jogadores. Pode desenvolver um excelente trabalho na Selecção», concluiu.

FC PORTO REGRESSA HOJE A CASA

Jesualdo Ferreira ainda aguarda novidades no plantel
A comitiva do F.C. Porto regressa hoje a Portugal depois do estágio de 10 dias na Alemanha.
Na despedida da Alemanha, a formação portista registou uma igualdade no terreno do Bochum (1-1), 12º classificado da última edição da Bundesliga, registando assim um saldo de 2 vitórias e 2 empates nos jogos disputados em solo germânico.
Marienfeld acolheu os dragões pela segunda vez. Após o embate com o Bochum, o grupo seguiu para Essen, onde pernoitou. Ao final da manhã de hoje, o F.C. Porto inicia o percurso de regresso à Invicta, que espera a equipa a meio da tarde.
Entre promessas, interrogações sobre nomes que chegaram e outros que continuam, os adeptos portistas esperam que a próxima semana de trabalho do plantel, já no Olival, dissipe duas dúvidas primordiais: para onde corre Ricardo Quaresma, e quem é o avançado que está a chegar ao Dragão.
No próximo dia 26 de Julho, o palco do F.C. Porto vai abrir portas para a apresentação oficial aos sócios. Nessa altura, tudo deverá estar definido. Do outro lado, um adversário com enorme carga emocional. O Celtic de Glasgow, finalista vencido da Taça UEFA, em 2003.

SPORTING: FALHAS DEFENSIVAS DITAM DERROTA

Derlei não se conseguiu impor frente ao Sunderland

O Sporting perdeu ontem por três bolas a uma frente ao Sunderland, num jogo equilibrado na primeira parte, com a curiosidade dos ingleses terem apontado os 2 golos que lhe permitiram chegar à vitória, quando já se encontravam reduzidos a 10 unidades por expulsão de um elemento. O golo leonino foi apontado ainda no primeiro tempo por intermédio de Ronny, mas o Sunderland acabou por marcar três golos na etapa complementar e arrecadou o troféu em disputa.

Dos três grandes o Sporting é a equipa que menos activa esteve no mercado, reflectindo-se isso mesmo no onze que Paulo Bento colocou em campo, onde Daniel Carriço e Rochemback surgiram como novidades em relação à época transacta. Os leões chegaram à vantagem na sequência de um livre directo apontado por Ronny à passagem do minuto 28, num lance onde o guarda redes do Sunderland poderia ter feito algo mais. No segundo tempo o jogo ficou um pouco mais duro, com algumas quezílias entre os jogadores, tendo mesmo o Sunderland ficado reduzido a 10 jogadores por expulsão de Chopra ao minuto 81. Mas antes, ao minuto 55 os ingleses chegaram ao empate com golo de O´Donovan após um corte falhado de Caneira. Curiosamente foi já depois da expulsão de Chopra que o Sunderland chegou à vantagem. Primeiro foi Nosworthy (85m) a fazer o segundo golo num golpe de cabeça depois de um canto na direita, tendo depois Stokes estabelecido o resultado final, depois de O´Donovan ter recuperado uma bola e rematado para uma defesa incompleta de Tiago. A derrota do Sporting em muito se deve à instabilidade defensiva da equipa e o Troféu cidade de Albufeira viaja assim para Inglaterra numa noite onde Filipe Soares Franco deixou a ideia do plantel estar fechado para a nova época.

domingo, 20 de julho de 2008

REFORÇOS MARCAM PONTOS: BENFICA EMPATA NO ESTORIL


A partida frente ao Estoril foi jogada em ritmo ainda lento, com alguns dos jogadores encarnados a mostrarem ainda dificuldades físicas normais. Com um plantel muito numeroso, e que deve ser encurtado, o primeiro onze benfiquista apresentou três reforços: Carlos Martins, Yebda e Balboa. Os primeiros deram nas vistas e fabricaram o golo encarnado, aos 12 minutos. Até aí, pouco se tinha visto. Apenas que Nuno Assis é uma solução de recurso na ala esquerda e que os dois avançados, Makukula e Dabao, estão muito pouco entrosados.
Para que os adeptos pudessem ficar satisfeitos, foram as três caras novas dos encarnados a fabricar o 1-0. Balboa pode ter sido o reforço que deu menos nas vistas, mas sofreu a falta que levou Carlos Martins a colocar a bola na cabeça de Yebda. O francês valeu-se dos centímetros e, com boa impulsão, saltou por cima da defesa estorilista e atirou a contar. Saiu logo depois e entrou Ruben Amorim.

Relativamente aos jogadores que transitam do ano passado, Léo continua igual a si próprio, Assis quando encosta à ala flecte em demasia para o miolo e Luís Filipe mostrou dificuldades já vistas antes. Ainda assim, o Benfica não passou por grandes calafrios e esteve sempre mais perto do 2-0 que o Estoril do empate. Carlos Martins tentou assumir o jogo a meio terreno e teve um belo remate de pé esquerdo, ao qual os seguidores encarnados gritaram golo. A bola bateu na malha mas pelo lado de fora.
Um remate de Marco Bicho foi o único apontamento de perigo do Estoril, já perto do intervalo.
Na segunda parte, muitas mudanças em ambos os lados, com Quique Flores a deixar Miguel Vítor, Léo, Carlos Martins, Balboa, Dabao e Makukula no banco e a lançar João Pereira, Sepsi, Binya, André Carvalhas, Urretavizcaya e Nélson Oliveira. Ou seja, ocasião para alguns marcarem pontos e mostrar serviço ao técnico espanhol, que ainda tem de decidir os jogadores que não ficarão no grupo.
Percebeu-se logo que o segundo tempo seria muito diferente, tal era a juventude apresentada pelos encarnados. Assim, não foi de espantar que o Estoril chegasse ao empate. João Pereira tentou o fora-de-jogo, deixando o avançado do Estoril na cara de Moreira, para uma finalização eficaz.
O Benfica desceu claramente nos segundos 45 minutos, sofreu o empate e não perdeu porque Moreira evitou o segundo golo estorilista. Ou seja, dos 90 minutos, os adeptos quererão apenas lembrar os pormenores de equipa do primeiro tempo.