sábado, 20 de dezembro de 2008

VELHOS HÁBITOS DE NATAL


SPORTING 0-0 ACADÉMICA

O Sporting cedeu um nulo esta noite em Alvalade frente à Académica, num jogo em que a equipa de Coimbra esteve muito segura e confiante, enquanto os leões só na segunda parte pressionaram o necessário, mas não contavam por certo com Peskovic em grande noite. O Sporting perde dois pontos em casa importantíssimos, se bem que não decisivos, para o resto do campeonato.
Primeira parte jogada a um ritmo intenso, de parte a parte, diga-se. Foi, de facto, surpreendente a maneira como a Académica encarou a partida, jogando taco a taco ante o fasvoritíssimo Sporting. Não houve, no primeiro tempo, muitas oportunidades de golo, mas mais por mérito de ambas as defesas do que demérito dos atacantes. O Sporting surgiu mais lento do que o costume nos últimos jogos e teve que se acautelar com os rápidos dianteiros da equipa de Domingos Paciência. Num minuto, porém, aos 40', o Sporting poderia ter marcado por duas vezes. Primeiro por Izmailov, para grande defesa de Peskovic. Depois num remate de longe de Polga para nova grande parada do guarda-redes da formação de Coimbra.
Na segunda parte, so “estudantes” mantiveram a pressão alta e os leões tiveram que duplicar esforços. Aos 65', cruzamento-remate de para nova grande defesa de Peskovic. Aos 71', o Sporting desperdiçou a melhor oportunidade de todo o jogo. Cruzamentod e Miguel Veloso da esquerda e Hélder Postiga, em óptima posição e sem qualquer adversário por perto, cabeceou muito por alto. Era uma altura em que a Académica já recuava no terreno, deixando de incomodar Rui Patrício. Aos 80', de novo o guarda-redes eslovaco em destaque, desta feita para defender uma “bomba” de Rochemback. Paulo Bento já tinha feito entrar Vukcevic e Yannick.
Desesperava o Sporting e ainda mais quando viu Peskovic efectuar a amais extraordinário dafesa da noite, com um formidável golpe de rins, depois de a bola ter embatido num defesa da equipa de Coimbra e quase trair o guardião eslovaco. Fantástico. Já com seis minutos de descontos, Litos marcou um livre da direita e Orlando, de cabeça, cabeceou por cima. Foi o derradeiro lance do jogo. Um empate inesperado do Sporting, que pode assim perder mais terreno tanto para o Benfica para o FC Porto.

Fonte: Sapo Infordesporto

Jesualdo Ferreira quer ser líder rapidamente


"LIDERANÇA É QUESTÃO DE TRABALHO"

O F.C. Porto defronta este domingo o Marítimo num jogo que pode valer a liderança da Liga. Um cenário que não depende apenas dos azuis e brancos: é necessário vencer o adversário madeirense e esperar que o Benfica não vença. Por isso Jesualdo Ferreira não aposta todas as fichas na subida ao primeiro lugar.
«Estamos nesta altura a dois pontos do líder e queremos chegar rapidamente à liderança do campeonato. Não dependemos de nós para isso acontecer, por isso temos apenas a missão de ganhar o jogo com o Marítimo. Temos de pensar jogo a jogo, porque faltam dezoito para acabar a Liga e queremos chegar em primeiro no fim.»
Certo é que o F.C. Porto já esteve mais longe da liderança. À medida que a equipa cresce e se aproxima do primeiro lugar, Jesualdo sente o grupo mais forte. «Também nós conseguimos mobilizar-nos muito mais por razões que são humanas: quanto mais próximos estamos dos objectivos, muito melhores ficamos por estarmos mais perto.»
Ora é nesse sentido que se aproxima no calendário nacional o jogo com o Marítimo, um adversário que vale muito mais do que a derrota com o Benfica mostrou. «Respeitamos muito o Marítimo e que é importante que se perceba que, até ao momento em que jogou com o Benfica na última jornada, era a defesa menos batida da prova», disse.
«Tem um registo fora de três vitórias, uma derrota e sofreu apenas um golo. Por isso vamos enfrentar um adversário muito forte, que nos vai obrigar a jogar melhor do que nos últimos jogos», acrescentou Jesualdo, ele que pelo meio também admitiu que a equipa pode chegar ao Natal em segundo lugar por demérito próprio «e por mérito dos adversários.»

PAULO BENTO QUER DEPENDER SÓ DE SI

SPORTING - ACADÉMICA (20H30 SPORTV1)
À partida para a última jornada de 2008, com a Académica, o Sporting tem dois objectivos, traçados por Paulo Bento: conseguir a quinta vitória consecutiva (nas várias competições), completando assim o melhor ciclo da época; e chegar aos 25 pontos, dependendo apenas de si próprio para conquistar o título.
É a eterna questão de não depender dos outros para alcançar os objectivos, muito referida pelos técnicos. Embora nesta altura o discurso não faça muito sentido, pois ainda nem sequer está cumprida a primeira volta, Paulo Bento pretende, acima de tudo, motivar o grupo. Isto para chegar às férias natalícias com o grupo em paz. Aparentemente ultrapassado o diferendo com Vukcevic, de novo integrado na equipa, após o jogo com o Marítimo surgiram novos recados para o interior do grupo. Os alvos não foram especificados pelo técnico, mas as críticas parecem ter sido dirigidas a Miguel Veloso a Yannick Djaló.
Seja como for, Paulo Bento tentou colocar «água na fervura», dado que estava o recado. O técnico leonino espera que, frente à Académica, a equipa confirme o bom momento que atravessa. Derlei voltou a ficar de fora, enquanto que nas alas vai haver novas mexidas, já que Grimi e Pereirinha estão lesionados.
Mesmo com algumas baixas, os «leões» partem para o encontro da 12ª jornada com claro favoritismo, até porque a Académica ainda não ganhou qualquer jogo fora de casa, nesta época. A «Briosa» tem apenas um empate na condição de visitante, e apenas um golo, curiosamente alcançado no Estádio do Dragão. Para além disso, Garcés está lesionado e Sougou castigado. Domingos Paciência nunca ganhou aos «leões» enquanto treinador, mas não será fácil conseguir tal feito neste sábado.
Equipas prováveis:
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga, Caneira; Rochemback, Vukcevic, Izmailov, Moutinho; Postiga e Liedson
ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Pedro Costa; Pavlovic; Cris, Miguel Pedro e Diogo Gomes; Éder e Lito
Fonte: Maisfutebol

Mourinho e o regresso a Manchester


"VAI SER FANTÁSTICO!"

José Mourinho vai voltar a Inglaterra depois de o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ter colocado Inter e Manchester United frente a frente. O técnico dos italianos não tem dúvidas de que «vai ser um regresso inesquecível» a um estádio onde já esteve com F.C. Porto e Chelsea.
«Estou satisfeito com o sorteio, queria o melhor e saiu-me o campeão europeu, que talvez se sagre campeão do mundo daqui a dois dias», começou por referir Mourinho, em conferência de imprensa.
«O Manchester Utd é uma equipa que tem o actual Bola de Ouro [Cristiano Ronaldo], um grande treinador e um estádio com uma atmosfera fantástica», prosseguiu o técnico do Inter que, por tudo isso, considera que «vai ser um regresso inesquecível a Manchester», onde a segunda mão se vai disputar.
De resto, José Mourinho fez questão de abordar os antigos confrontos com o United. «Há pessoas que dizem que tenho um bom recorde frente a Alex Ferguson, mas essa marca não é minha, é do Chelsea», argumentou, esquecendo que já eliminou os red devils com o F.C. Porto, na mesma fase da Champions.
Por fim, o técnico português analisou os três jogos entre clubes italianos e ingleses: Inter-Manchester Utd, Chelsea-Juventus e Arsenal-Roma: «São jogos com 50 por cento de hipóteses para cada lado, qualquer equipa pode ganhar. No entanto, a Roma vai defrontar um adversário mais acessível que nós e que a Juve, porque o Arsenal não é o Manchester Utd ou o Chelsea.»
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Liga dos Campeões: Sorteio dos oitavos-de-final



José Mourinho e Cristiano Ronaldo têm encontro marcado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio desta sexta-feira de manhã, em Nyon.
Além deste grande jogo, a Champions terá também um outro encontro entre portugueses, o Chelsea-Juventus.
Quanto a F.C. Porto e Sporting, não podem queixar-se do sorteio, face à qualidade existente.
O F.C. Porto terá de volta ao Dragão os ex-portistas Paulo Assunção e Maniche, mais Simão Sabrosa e as outras estrelas do Atlético Madrid.
O Sporting terá de medir forças com o Bayern Munique, onde figuram diversos internacionais alemães, além de Toni e Ribery.

Todos os jogos
Chelsea (Inglaterra)-Juventus (Itália)
Villarreal (Espanha)-Panathinaikos (Grécia)
Sporting (Portugal)-Bayern Munique (Alemanha)
Atletico Madrid (Espanha)-F.C. Porto (Portugal)
Lyon (França)-Barcelona (Espanha)
Real Madrid (Espanha)-Liverpool (Inglaterra)
Arsenal (Inglaterra)-Roma (Itália)
Inter Milão (Itália)-Manchester United (Inglaterra)

Os jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, sorteados esta manhã em Nyon (Suíça) terão lugar a 24/25 de Fevereiro (1ª mão) e 10/11 de Março (2ª mão).


Fonte: MaisFutebol

Festa de Natal azul-e-branca

"A 2 DERROTAS SEGUEM-SE SEMPRE 9 VITÓRIAS"
Discurso de Pinto Da Costa
Não houve golos nem nenhuma vitória especial, mas a noite de ontem foi de festa pintada em tons de azul. A família portista reuniu-se para o habitual jantar de Natal, que juntou cerca de 600 pessoas. O ponto alto da noite, como em todos os anos por esta altura, voltou a ser o discurso de Pinto da Costa.
O presidente do FC Porto falou num "ano de sofrimento, de luta, emoções e muitas alegrias", sentindo, no entanto, que todos "cumpriram uma vez mais com o seu dever". Depois falou-se do futuro."Queremos continuar a vencer com dignidade, justiça e companheirismo, apesar de isso custar a muita gente. Mas isso só pode servir para sermos ainda mais fortes e para lutarmos cada dia mais e nunca para nos deixar desanimados." Pinto da Costa explicou ainda as razões que levam o clube a vencer mais vezes do que os seus adversários.
"Depois de duas ou três derrotas, seguem-se sempre sete, oito ou nove vitórias… E a explicação é simples: somos fortes e temos um grande espírito colectivo", afirmou, num discurso mais interno do que é habitual, fugindo aos assuntos mais quentes.Jesualdo Ferreira não discursou perante a plateia, conversou com os jornalistas. E deixou no ar o desejo de mais felicidade nas provas a eliminar, nomeadamente na Liga dos Campeões."Não temos sido felizes nesse tipo de competições, mas queremos mudar isso. Quando chegar a eliminatória da Champions, teremos mais experiência, mas ainda não seremos uma equipa experiente. Mas tenho a certeza de uma coisa: vamos ter muita vontade de chegar mais longe do que nos últimos anos, onde nos faltou sorte".
O treinador portista afirmou ainda que os reforços já estão praticamente "integrados no espírito vencedor do clube". Por isso, Jesualdo Ferreira não tem dúvidas de que já ganhou uma equipa e "muitos jogadores para o futuro"."Neste momento, tenho cerca de 20 jogadores no plantel que me respondem positivamente a qualquer tipo de competição", explicou, antes de finalizar com o único assunto que o preocupa neste momento, o Marítimo: "Vêm de dois resultados negativos, mas têm uma equipa muito boa".
Homenagens distribuídas por todas as modalidadesAproveitando a festa natalícia, os portistas homenagearam todos os campeões na época 2007/08, distinção que abarcou cerca de uma centena de atletas, distribuídos por diversas modalidades: do futebol ao atletismo; do desporto adaptado ao boxe, passando pelo bilhar, natação, hóquei ou halterofilismo. Foi, no fundo, um autêntico desfile de vencedores, entre seniores e representantes das camadas jovens que não dispensaram uma festa em tons de azul.
Fonte: OJogo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SEM QUALQUER HONRA NEM GLÓRIA

TAÇA UEFA: BENFICA 0-1 METALIST
O Benfica despediu-se da Taça UEFA com mais uma derrota, a 3ª nesta fase de grupos, e sai da prova com um único ponto conquistado. Uma exibição muito pouco conseguida da equipa encarnada, que se apresentou com bastantes novidades, que não aproveitaram para «mostrar serviço». O Metalist, com esta vitória por uma bola a zero, garantiu o 1º lugar no Grupo B, relegando o Benfica para o último lugar.
Quique Flores colocou no onze inicial jogadores com menos minutos esta temporada como Miguel Vítor, Fellipe Bastos, Binya ou Urreta. Poucos esperariam a «tal» vitória por oito golos de diferença que o técnico do Metalist rotulou de «piada», mas pedia-se uma exibição convincente, cheia de alma, de vontade de mostrar que a classificação e os resultados neste grupo tinham sido um «erro». Tal não aconteceu, mas o Benfica, apesar de não ter rubricado uma boa exibição, teve oportunidades para conseguir outro resultado, com falhanços importantes de Cardozo, Nuno Gomes e Urreta. No entanto, como também acontece em Futebol, quando uma equipa não marca, acaba por sofrer. Numa das poucas vezes que a equipa ucraniana chegou perto da baliza de Moreira, Rikun, aos 85 minutos, acabou por fazer o único golo da partida e impor uma nova derrota, a 3ª consecutiva, à equipa comandada por Quique Flores.
Os encarnados terminam assim na última posição do grupo, grupo esse que foi ganho pelo Metalist, com o Galatasaray a conseguir o 2º lugar e os gregos do Olympiacos a terminarem na 3ª posição, última que dá acesso à próxima fase.
Fonte: ZeroZero

QUIQUE DESISTE


TAÇA UEFA:
Benfica - Metalist (19h45)

Quique Flores assume que o Benfica está fora da Taça UEFA, dadas as contas necessárias para o apuramento, e por isso vai fazer algumas mudanças na equipa. O técnico espanhol quer ganhar o jogo, mas mais do que isso, quer «ganhar jogadores».
«Temos de ser realistas e saber que é um objectivo muito complicado. Somos ambiciosos, mas também temos de ser realistas. Sabemos que é quase impossível», disse o treinador encarnado em conferência de imprensa, traçando depois a meta para este jogo: «A primeira obrigação é ganhar ao jogo. Não fizemos as coisas bem, nesta competição, para pensarmos que podemos ganhar 8-0.»
Quique disse depois que vai pedir à equipa que «consiga o melhor resultado possível» e que «chegue ao balneário com a consciência tranquila». Para tal, vai apostar em alguns dos jogadores menos utilizados. «Vai haver mudanças. Gostava de fazer mais. É um bom jogo para ver jogadores. Há jogadores que treinam bem, mas que ainda não sabemos como competem. Esperamos tirar conclusões positivas e ganhar jogadores para o futuro e para as outras competições», explicou. O técnico espanhol referiu mesmo que «é muito importante jogar com o factor psicológico», e por isso espera que os elementos menos utilizados tenham motivação para mostrar serviço.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FC Porto vence e está a dois pontos do Benfica

C. Rodriguez bisou
MAIS PERTO DO TOPO
(Estrela Amadora 2-4 FC Porto)

O jogo decorreu sempre em toada lenta, com o FC Porto a assumir as despesas atacantes contra uma equipa nitidamente desmoralizada, mas ainda assim com um carácter muito profissional. O domínio azul-e-branco foi materializado logo aos 11 minutos, com um golo de Lisandro Lopez de cabeça, após centro de Meireles. Estava colocada alguma justiça no marcador, depois de uma grande penalidade perdoada aos estrelistas, por mão de um seu defensor na grande área.
O momento caricato do jogo, digno do Youtube, aconteceu ainda na primeira parte, quando Fucile chuta a bola contra o atacante do Estrela e aquela faz uma trajectória em forma de chapéu de aba larga, batendo Helton de forma incrível. Injustiça. O Estrela, não obstante a vontade e o brio, não merecia o empate. Talvez por isso, chega o golo do FC Porto no último minuto da primeira parte, por intermédio de C. Rodriguez de cabeça.
Na segunda parte, chega mais uma vez a sorte a bafejar os estrelistas, a conseguirem o empate aos 61 minutos, após várias oportunidades desperdiçadas pelos campeões nacionais. Vidigal marcou de cabeça perante a incrível passividade dos defensores azuis-e-brancos.
O FC Porto não tremeu e no minuto seguinte, Hulk abriu o livro marcando um golo de antologia, de fora da área num remate fabuloso em que a bola descreve uma trajectória perfeita, subindo para depois descer vertiginosamente para a baliza de Nelson.
C. Rodriguez ainda fez o seu segundo golo, na conversão de um livre directo, ele que fez um jogo muito empenhado e mereceu o primeiro bis com a camisola do FC Porto.
Realce-se para finalizar a atitude de brio profissional dos jogadores estrelistas, que não recebem há 2 meses. Destaque negativo para o árbitro Paulo Baptista, com actuação fraca e para o estado do relvado, demasiado escorregadio.
O FC Porto ganhou e está no segundo lugar da Liga, em igualdade pontual com o Leixões, a dois pontos apenas do Benfica.

Taça de Portugal: sorteio dos quartos-de-final


FC PORTO - LEIXÕES É FINAL ANTECIPADA

O F.C. Porto recebe o Leixões nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
O sorteio realizado nesta quarta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol ditou que o At. Valdevez recebe no seu terreno o Nacional.
Os outros dois jogos serão o V. Guimarães-E. Amadora e o P. Ferreira-Naval.
O At. Valdevez, da segunda divisão nacional, é o único clube em prova que não é do principal escalão português.
Os jogos dos quartos-de-final disputam-se a 28 de Janeiro de 2009.

HÁ JOGO!

E. AMADORA - FC PORTO (20H45 RTP1)
Os jogadores do Estrela da Amadora adiaram para esta quarta-feira, dia do jogo com o F.C. Porto, a decisão de levantarem o pré-aviso de greve. O plantel ainda não chegou a um consenso sobre o rumo a tomar.
«Não houve capacidade de decisão colectiva. Os jogadores estão a ponderar a melhor decisão e vão reflectir mais um pouco. O que está em causa é os jogadores faltarem e o Estrela poder extinguir-se ou jogarem e não saberem quando vão receber», esclareceu o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, que se reuniu com o plantel esta terça-feira, depois do treino.
Hugo Carreira, um dos capitães de equipa, voltou a reforçar o quão «complicada» é a situação e que a maior parte das coisas ditas na reunião com Evangelista não devem sair do balneário. «O que temos a fazer é conversar e chegar a uma conclusão», acrescentou.
O presidente António Oliveira esteve no Estádio José Gomes, mas não participou no encontro com o plantel, tal como nenhum outro membro da Direcção. O treinador Lázaro não abordou o encontro com os portistas por não haver ainda uma decisão.
O Estrela treina esta quarta-feira, a partir das 10 horas, e no final os jogadores anunciarão a decisão.
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Decisão adiada para esta quarta-feira

ESTRELA-FC PORTO PODE NÃO SE REALIZAR

Os jogadores do Estrela da Amadora adiaram para esta quarta-feira, dia do jogo com o F.C. Porto, a decisão de levantarem o pré-aviso de greve. O plantel ainda não chegou a um consenso sobre o rumo a tomar.
«Não houve capacidade de decisão colectiva. Os jogadores estão a ponderar a melhor decisão e vão reflectir mais um pouco. O que está em causa é os jogadores faltarem e o Estrela poder extinguir-se ou jogarem e não saberem quando vão receber», esclareceu o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, que se reuniu com o plantel esta terça-feira, depois do treino.
Hugo Carreira, um dos capitães de equipa, voltou a reforçar o quão «complicada» é a situação e que a maior parte das coisas ditas na reunião com Evangelista não devem sair do balneário. «O que temos a fazer é conversar e chegar a uma conclusão», acrescentou.
O presidente António Oliveira esteve no Estádio José Gomes, mas não participou no encontro com o plantel, tal como nenhum outro membro da Direcção. O treinador Lázaro não abordou o encontro com os portistas por não haver ainda uma decisão.
O Estrela treina esta quarta-feira, a partir das 10 horas, e no final os jogadores anunciarão a decisão.


Fonte: Maisfutebol

BENFICA: DI MARIA DE VOLTA

O internacional argentino Dí Maria, que já vinha trabalhando com bola, foi hoje integrado no plantel e treinou ao lado dos companheiros, aparentemente sem quaisquer problemas. Também o defesa Jorge Ribeiro surpreendeu hoje os jornalistas que assistiram aos primeiros 15 minutos da sessão de trabalho no Seixal, pois começou a treinar com bola. Mesmo assim, não é certo que os dois jogadores possam actuar ainda este ano, embora não seja impossível.
Dí Maria, recorde-se, sofreu há cerca de um mês uma fissura no perónio esquerdo e a sua recuperação foi mais rápida do que se podia esperar, o que, no mínimo, diz bem do empenho do departamento clínico do clube na recuperação do atleta. É, para além de tudo, um regresso que se saúda, independentemente do fervor clubista de cada um, pois o futebol nacional lucra com o facto. Se o argentino treinou sem qualquer problema, embora deva continuar sob vigilância médica, já Jorge Ribeiro ainda trabalha condicionado.
O médio Carlos Martins parece mais atrasado na recuperação e apenas faz corrida. O técnico Quique Flores chamou esta manhã os juniores David Simão e Leandro Pimenta, mantendo a sua política de observar os jogadores mais jovens, dando-lhes a possibilidade de treinar com o plantel principal. O treinador prepara a partida de depois de amanhã com os ucranianos do Metalist, a última da fase de grupos da Taça UEFA.
A situação dos encarnados não é famosa, têm de vencer por 8-0, o que não é de todo impossível e esperar que o Olympiacos e Hertha de Berlim empatem o seu jogo para poderem seguir em frente na segunda prova mais importante da Europa. Se isto não acontecer, o Benfica fica arredado, em poucos dias, da Taça de Portugal, onde foi eliminado pelo Leixões, no passado domingo, e da Taça UEFA, num ano em que foram notórios os esforços da direcção na contratação de jogadores e equipa técnica.
Nos 15 minutos abertos à comunicação social, foi possível observar o aquecimento, com bola, em exercícios de recepção e passe. Amanhã, os encarnados voltam a trabalhar, a partir das 10h30, no mesmo local, seguindo-se a habitual conferência de imprensa de Quique Flores, em que será abordado o jogo de quinta-feira e o futuro da equipa, se se consumar o afastamento da Taça UEFA.
Fonte: MSN Desporto

CARDOSO: "NÃO PERCEBO PORQUE NÃO JOGO"


Cardozo desconhece os motivos pelos quais não joga com regularidade. De titular passou a suplente e, recentemente, a não utilizado, mas o internacional paraguaio diz trabalhar como sempre.
«Não sei por que não jogo mais. O professor está a apostar em jogadores que crê renderem um pouco mais em campo. A verdade é que não sei o que responder. Continuo a treinar bem, tal como os meus companheiros. Espero, daqui em diante, jogar um pouco mais», comentou o melhor marcador da equipa, esta segunda-feira, por ocasião do almoço de Natal dos encarnados.
O Benfica joga quinta-feira com o Metalist, na Luz, a última jornada do Grupo B da Taça UEFA e só uma vitória por oito golos de diferença, além de um empate no Olympiacos-Hertha garante a continuidade em prova. Cardozo espera jogar de início. «Esse é o meu objectivo, mas não depende de mim, depende do professor Quique Flores», lembra o avançado, crente nas «possibilidades» e para quem o afastamento da Taça de Portugal frente ao Leixões «já passou».
«O Benfica tem jogadores muito bons. Se concretizarmos todas as oportunidades que criarmos, vamos conseguir a qualificação. Temos de dar tudo», perspectivou Cardozo, que admitiu nunca ter ganho um jogo por tamanha diferença.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MORATI DEFENDE QUARESMA

Massimo Moratti veio hoje a público defender o jogador português Ricardo Quaresma, garantindo que não está arrependido de o ter contratado e acredita que o craque “vai mostrar a sua qualidade”. O presidente do Inter de Milão não se mostrou preocupado com o assunto Quaresma (ausente mais uma vez da convocatória de Mourinho), adiantando que a adaptação ao futebol italiano leva o seu tempo, rejeitando ainda a ideia de que o internacional português seja uma contratação falhada: “Temos tempo. Quaresma vai mostrar a sua qualidade”, afirmou serenamente. Moratti, quando questionado pelos jornalistas à saída do centro de estágio da Equipa, abordou ainda o dossier Adriano e a hipótese Drogba: “Não gostaríamos de falar mais desse assunto. Começamos a ficar cansados…”.
Fonte: MSN Desporto

Ronaldo vence prémio Worldsoccer


Cristiano Ronaldo voltou a vencer um importante prémio individual e desta feita foi eleito pela revista Worldsoccer como o melhor jogador de 2008. Com 48,4% dos votos, Ronaldo dominou a eleição, tendo sido seguido por Messi com 15,1% e Fernando Torres com 13,6%. A equipa do ano eleita foi a selecção espanhola, o jovem jogador eleito foi Messi, enquanto o treinador do ano foi Alex Ferguson.
A eleição de jogador do ano repetiu a classificação da Bola de Ouro 2008, que o internacional português também dominou. Ronaldo foi mesmo a única presença lusitana nos prémios atribuídos, já que todos os restantes votados para melhor jogador, treinador, jovem jogador e equipa não contemplam portugueses.
Desde 1982, altura em que o prémio foi instituído, esta é a primeira vez que um jogador do Man. United vence a votação e a segunda em que um português é eleito melhor jogador. Em 2000. Luís Figo também foi eleito como melhor jogador pela Worldsoccer.

Eis o top-ten para melhor jogador 2008:
1 Cristiano Ronaldo (Man. United) 48.4%
2 Lionel Messi (Barcelona) 15.1
3 Fernando Torres (Liverpool) 13.6
4 Iker Casillas (Real Madrid) 5.7
5 Xavi (Barcelona) 5.1 6 David Villa (Valencia) 2.1
7 Andrei Arshavin (Zenit St Petersburg) 1.4
8 Marcos Senna (Villarreal) 0.7
9 Franck Ribery (Bayern Munich) 0.6
10 Zlatan Ibrahimovic (Internazionale) 0.5
Outros 6.8
Fonte: ZeroZero

Curtas 15/12/2008

Oscar Cardozo: “Não sei porque não jogo”
O avançado internacional paraguaio Oscar Cardozo disse hoje, após o almoço de Natal do Benfica que não sabe porque razão não joga com mais frequência na equipa principal. “O treinador está a apostar noutro jogador, que lhe dá mais garantias. Não sei o que dizer, apenas que espero jogar mais”. Sobre o jogo de quinta-feira com o Metalist, para a Taça UEFA, o paraguaio afirmou que “é um jogo para ganhar”. “Vai ser difícil, mas a nossa missão é ganhar pelo maior número de golos possível”.
Paulo Baptista no Estrela da Amadora-FC Porto
O árbitro Paulo Baptista, de Portalegre, foi hoje nomeado para dirigir, quarta-feira, o encontro entre o Estrela da Amadora e o FC Porto, em atraso da nona jornada da Liga Sagres. No Estádio José Gomes, na Reboleira, o gerente de armazém, de 39 anos, será auxiliado por Luís Tavares e José Braga, também de Portalegre. O encontro de quarta-feira (20h30) ainda está em risco de não se realizar, porque os jogadores do Estrela da Amadora entregaram um pré-aviso de greve ao jogo com os dragões por terem salários em atraso. Caso vençam o Estrela da Amadora, os tricampeões portugueses igualam o Leixões na segunda posição, com 23 pontos, embora a equipa de Matosinhos tenha vantagem no confronto directo, ficando a dois do líder Benfica.

Fonte: Record

VITÓRIA NATURAL


Taça da Liga:
SPORTING 3-0 MARÍTIMO

O Sporting iniciou da melhor maneira a presente edição da Taça da Liga, batendo tranquilamente o Marítimo, em Alvalade, por 3-0, em jogo da primeira jornada do Grupo B da prova, que integra ainda o Paços de Ferreira e o Rio Ave. Os leões entraram de rompante e logo no oitavo minuto dispuseram de duas boas oportunidades de inaugurar o marcador. Primeiro por Izmailov, que após jogada individual rematou para o guarda-redes Marcelo desviar para o poste. Logo a seguir Liedson, na zona de penálti, atirou um pouco por alto. Muitas mais vezes rematou o Sporting na primeira parte, dominando completamente o adversário e controlando o jogo com todo o à-vontade. O Marítimo apenas tentava ter a bola em seu poder, mas nada mais, pois não conseguia criar situações de ataque. Aos 33’, boa jogada do Sporting, com Abel a dar de calcanhar para Vukcevic, que rematou em rotação para excelente defesa de Marcelo.
Naturalmente, o Sporting marcou aos 37’. Livre de Miguel Veloso da esquerda, desvio de Polga ao segundo poste e Yannick a surgir muito rápido e a marcar. Continuaram os leões a mandar no jogo. Aos 44’, Marcinho lá conseguiu o primeiro remate à baliza de Tiago, mas nem perigo levou, já que um defensor leonino afastou para canto.
Na segunda parte o Marítimo subiu um pouco no terreno, mas sem nunca causar perigo à baliza de Tiago. O Sporting pôde, assim, jogar no sistema que mais lhe agrada: o contra-ataque, já que possui jogadores muito rápidos na frente. Não surpreendeu portanto o 2-0. Aconteceu aos 70’. Izmailov recuperou uma bola a meio-campo, lançou Yannick que, rapidíssimo, assistiu Liedson. O "levezinho", com um "chapéu" curto, bateu Marcelo. Estava resolvido o jogo.
Os madeirenses tentaram reagir, mas apenas chegaram à baliza contrária através de livres, todos sem qualquer perigo para Tiago. Os leões mantiveram o contra-ataque e aumentarma a vantagem na última jogada do desafio. Neste lance, nota negativa para a atitude do defesa maritimista que ficou autenticamente parado a olhar para Romagnoli, ele que podia tentar, pelo menos, cortar a bola e ficou em posição de mero amador em jogo treino a ver o argentino marcar. O golo: Liedson deu para João Moutinho, na direita, que foi à linha e cruzou, surgindo Romagnoli a estabelecer o resultado final.
Destaque neste jogo para a bela exibição de Izmailov, não só pelo que jogou, como pelo golo que marcou e pelo início da jogada que rendeu o segundo tento.
Fonte: O Jogo