sábado, 23 de agosto de 2008

JESUALDO FERREIRA DESAFIA ADVERSÁRIOS NA LIGA


FC PORTO: 1000 DIAS NA LIDERANÇA DA LIGA

Em conferência de imprensa, Jesualdo Ferreira afirmou ter já compreendido aquilo que falhou frente ao Sporting. O técnico azul e branco deixou ainda um desafio aos seus adversários.
«Agora vai começar uma prova diferente, de regularidade. Vamos ver quem resiste mais e quem tem mais recursos para ser campeão. Nós vimos de três títulos e nada mudou no nosso quadro de motivações.»
Sobre o jogo da Supertaça Cândido Oliveira, Jesualdo deixou, então, uma breve observação. «Já analisámos o que fizemos e o que não fizemos com o Sporting e não foi difícil perceber porque não fomos melhores.»
Finalmente, foi recordada a liderança de 1000 dias do F.C. Porto na Liga. «Representa aquilo que tem sido o F.C. Porto. Sentimos ter as nossas capacidades intactas, mas não fazemos alarido delas.»

CRISTIANO RONALDO NA EQUIPA DO ANO DA UEFA

Cristiano Ronaldo é o único representante português na lista de nomeados para a equipa ideal da UEFA, relativa a 2008. O avançado do Manchester United é um de 17 jogadores a actuar na Premier League, que integram as 20 escolhas da UEFA para esta distinção. Nas escolhas relativas à temporada 2007/08, apenas o guarda-redes Neuer (Schalke 04), Puyol e Messi (Barcelona) actuam fora do futebol inglês.
Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da última edição da Liga dos Campeões, ganha pelo Manchester United, e é forte candidato a ganhar o título de jogador mais valioso do ano, sucedendo a Kaká nessa categoria.
A eleição conta com os votos dos 16 treinadores que chegaram aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e os resultados serão comunicados na próxima quinta-feira, no Mónaco.

Eis os nomeados para 2008:
Guarda-redes Cech (Chelsea) Van der Sar (Manchester United) Neuer (Schalke 04) Almunia (Arsenal) Reina (Liverpool)
Defesas Carragher (Liverpool) Ferdinand (Manchester United) Terry (Chelsea) Puyol (Barcelona) Vidic (Manchester United)
Médios Essien (Chelsea) Fabregas (Arsenal) Gerrard (Liverpool) Lampard (Chelsea) Scholes (Manchester United)
Avançados Cristiano Ronaldo (Manchester United) Drogba (Chelsea) Messi (Barcelona) Rooney (Manchester United) Torres (Liverpool)

ARGENTINA CAMPEÃ OLÍMPICA: DI MARIA EM GRANDE


A final olímpica foi bastante equilibrada na primeira parte, mas a equipa das Pampas começou a crescer depois no encontro e, perto do intervalo, Monzon obrigou Vanzekin a grande defesa para canto.

No início do segundo tempo, Aguero, Messi e Di María estiveram bem mais activos, obrigando a recuar a defesa nigeriana.
Aos 58 minutos, após um grande trabalho de Messi, Di María isolou-se e, à entrada da área, fez um grande chapéu a Vanzekin conseguindo um golo vistoso. Os nigerianos reagiram de imediato e criaram grandes problemas ao sector mais recuado dos sul-americanos, mas estes souberam aguentar a vantagem conquistada, tornando-se a primeira equipa a revalidar o título olímpico desde a Hungria em 1968.
Di María viu o amarelo aos 74 minutos por puxar Adefemi e foi substituído perto do fim, numa altura em que a Argentina se limitava a gerir a posse de bola e a deixar escoar-se o tempo.
A Argentina desforra-se assim da derrota perante a Nigéria, sofrida na final de 1996, nos Estados Unidos (3-2). Desta vez, os nigerianos tiveram de contentar-se com a prata, enquanto o Brasil já tinha conquistado o bronze na véspera, derrotando a Bélgica por 3-0.

No estádio Olímpico de Pequim, sob arbitragem do húngaro Victor Kassai, as equipas alinharam:
ARGENTINA- Romero; Zabaleta, Pareja, Garay e Monzon; Gago, Mascherano e Riquelme; Messi (Lavezzi, 90), Aguero (Sosa, 79) e Di María (Banega, 88).
NIGÉRIA- Vanzekin; Okonkwo, Apam, Adeleye e Adefemi; Obbina, Kaita e Ajilore; Okoronkwo (Anichebe, 64), Isaac (Ekpo, 70) e Odemwingie.

ESTREIA DE REYES ADIADA


Por questões burocráticas, Reyes não vai poder estrear-se na primeira jornada da superliga. O certificado internacional do jogador não foi enviado a tempo de o extremo espanhol poder competir no próximo domingo pelo Benfica em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, na estreia dos «encarnados» na Liga.
De acordo com fonte ligada ao processo, a Federação Espanhola só enviou o certificado internacional para Lisboa esta tarde, já fora do prazo estipulado nos regulamentos da Liga.
Na origem do problema, alheio ao Benfica, esteve um «impedimento legal» do Atlético de Madrid. Um processo que impedia a Federação espanhola de formalizar transferências internacionais do clube que cede Reyes.
Apesar da intensa pressão do Benfica nos últimos dias, o problema só ficou desbloqueado esta sexta-feira. Tarde de mais para o primeiro jogo, mas bem a tempo de Reyes poder defrontar o F.C. Porto no clássico da segunda jornada, na Luz.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

JOGOS OLÍMPICOS: NELSON ÉVORA É MEDALHA DE OURO

Nelson Évora saltou para o ouro olímpico

O Relvadourada é um blog essencialmente sobre futebol, de qualquer forma a excepção justifica-se, porque se trata da 1ª, e provavelmente a única, medalha de ouro portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. A proeza vai inteirinha para Nelson Évora.
O saltador português conquistou a medalha de ouro no triplo salto, nos Jogos Olímpicos Pequim’2008, com 17,67 metros, a sua melhor marca mundial do ano. Em segundo lugar ficou Philips Idown, da Grã-Bretanha, com 17,62, e em terceiro Leevan Sands, das Bahamas (17,59). Nelson Évora era já o campeão do mundo, título conquistado em Osaca, no Japão, em 2007, com um salto de 17,74 metros.

REAL MADRID NÃO QUER DI MARIA

Di Maria brilha nos Jogos Olímpicos e desperta cobiça de grandes clubes europeus
A prestação de Angel Di María nos Jogos Olímpicos de Pequim tem aumentado a cobiça de alguns dos principais clubes europeus. Tem-se falado no Manchester United, no Milan e até no Real Madrid, como o principal interessado na contratação do jogador do Benfica, mas o empresário garante que não foi contactado pelo clube merengue.
«Quero esclarecer que sou eu que tenho a última palavra em relação aos assuntos do Di María. Falei com ele para o tranquilizar, dados os rumores que estão a surgir. Até ao momento não fui contactado por ninguém do Real Madrid», disse Andrés Miranda ao diário espanhol «As», que fala também no interesse de Chelsea e Inter.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TÍTULOS DA IMPRENSA


Liga
Sporting: Yannick lesionado no regresso dos sub-21
Benfica: David Luiz e Makukula treinam condicionados
F.C. Porto: Candeias ausente devido a mialgia de esforço

Selecções
Lituânia: Couceiro estreia-se na selecção com vitória
Argentina empata em Minsk com Lucho, Lisandro e Mariano
Cardozo titular no empate entre Paraguai e Arábia Saudita
Internacional
Uruguai bate Japão com três «portugueses»
Treinador do Portsmouth compara Scolari e Ferguson a jarras
Marselha empresta Cissé ao Sunderland

QUEIROZ ENTRA A GANHAR

Carlos Martins marcou o primeiro golo de Portugal contra as Ilhas Faroé

PORTUGAL 5 - 0 ILHAS FAROÉ

A selecção portuguesa venceu por 5-0 a sua congénere das Ilhas Faroé no Municipal de Aveiro, em jogo amigável. A partida marca a estreia de Carlos Queiroz no comando da equipa das quinas e serviu, acima de tudo para treinar acções ofensivas, já que, pela qualidade da equipa adversária, a equipa portuguesa não precisou praticamente de defender.

Será necessário um teste mais a sério para avaliar a progressão da equipa de todos nós. De qualquer forma foi um bom começo do professor, que introduziu as novidades Antunes na defensiva esquerda, Carlos Martins a fazer de muleta de Deco no meio campo e Hugo Almeida a titular lá na frente. A equipa deu-se bem ofensivamente neste formato. Martins entendeu-se às mil maravilhas com o mágico do Chelsea e Antunes teve algumas subidas pelo seu corredor. Outros jogadores a deixar bons apontamentos foram Danny e Duda.

Os golos surgiram na primeira parte por Carlos Martins e Simão; na segunda por Nani, Bruno Alves e Duda.

1º TESTE DE QUEIROZ: PORTUGAL - ILHAS FAROÉ

Começa uma nova era na selecção nacional
Portugal tem daqui a pouco o primeiro teste da era Queiroz no Estádio Municipal de Aveiro, contra as Ilhas Faroé. O jogo tem início marcado para as 20h45 e ao que tudo indica, Carlos Queiroz fará alinhar o seguinte onze:
GR: Quim; DEF: Bosingwa, Antunes, Pepe e Ricardo Carvalho; MED: Raul Meireles, Carlos Martins e Deco; AVA: Nani, Simão e Hugo Almeida.
Neste amigável contra um adversário de valor menor, o seleccionador nacional aproveitará para conhecer melhor a equipa ao mesmo tempo que faz algumas alterações e experiências no onze. Antunes deverá agarrar a oportunidade à esquerda, ele que é o único defesa esquerdo de raiz. Refira-se que jogadores importantes como Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo estão de fora da convocatória, facto que permitirá alguns ensaios também lá na frente, com Danny e Nani a espreitarem uma oportunidade para se mostrar.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

TORNEIO OLÍMPICO: ARGENTINA CILINDRA BRASIL

Ronaldinho Gaúcho foi impotente perante a classe de Di Maria, Riquelme e companhia
A Argentina garantiu hoje a presença na final do torneio olímpico de futebol, ao bater o Brasil por 3-0. Sérgio Aguero bisou, aos 52 e 58 minutos, e o capitão da formação das Pampas, Juan Riquelme, fechou a contagem aos 76, de grande penalidade, para o gáudio do lendário Diego Armando Maradona, que assistiu ao encontro no Estádio dos Trabalhadores.
A perder e com poucas possibilidades de chegar à final, alguns jogadores do Brasil perderam a cabeça e Lucas e Tiago Neves acabaram mesmo por ver o cartão vermelho directo, por entradas mais duras sobre Javier Mascherano, em lances distintos.
Após uma primeira parte equilibrada, a Argentina ''esmagou'' a selecção ''canarinha'' na segunda metade e chegou à vantagem após boa jogada do benfiquista Di Maria na esquerda, que assistiu Aguero no centro da área. Ainda com o Brasil a ''digerir'' o tento sofrido, a formação alvi-celeste facturou de novo, numa jogada semelhante, em que o avançado no Atlético de Madrid apareceu mais uma vez sem marcação, após centro da direita. O Brasil ainda esteve perto de reduzir a desvantagem, com um disparo de Ronaldinho ao poste, mas na jogada seguinte Aguero foi derrubado dentro da área e Riquelme apontou com sucesso a grande penalidade.
Com esta vitória, a Argentina garantiu, no mínimo, a medalha de prata e vai lutar pela revalidação do ouro frente à Nigéria, que goleou a Bélgica por 4-1. A selecção africana, vencedora da prova em Atlanta96, ''cilindrou'' a formação europeia com golos de Adefemi (17), Chinedu Obasi (59 e 72) e Okonkwo (78), enquanto Ciman (88) marcou o golo de honra dos belgas.
A final do torneio olímpico de futebol está agendada para 23 de Agosto, no Estádio Nacional de Pequim, um dia depois de Brasil e Bélgica disputarem a medalha de bronze no mesmo palco.

QUARESMA NO INTER SEGUNDO O CORRIERE DELLO SPORT

A imprensa italiana dá Quaresma como certo no Inter
O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport dá hoje notícia de que Ricardo Quaresma está certo no Inter a partir de 31 de Agosto. Segundo este jornal, o mustang do FC Porto será o último desejo de Mourinho e será satisfeito pelo presidente do clube milanês Maximo Moratti.
Recorde-se que o jogador se encontra afastado das convocatórias do FC Porto por tempo indeterminado, tudo indicando que o limite será naturalmente o último dia de transferências, o próximo dia 31.
O Corriere dello Sport adianta ainda na sua edição das bancas que o negócio se concretizará por verbas a rondar os 20 milhões de euros, com a possibilidade de inclusão no negócio do trinco Pelé.

Reproduzimos a versão on-line da notícia, extraída do site do respectivo jornal:


MILANO, 18 agosto - Tutto lascia intendere che Jo­sé Mourinho entro il 1° settembre avrà il tanto desiderato Ricardo Quaresma: «Il presidente Moratti sa quello che voglio e quello che non voglio» , è stato il messag­gio lanciato dal tecnico portoghese dopo l'amichevole con il Benfica. Ebbene, non è un segreto che proprio il «Mustang» del Porto sia l'ultimo tassel­lo che Mou ritiene necessa­rio per completare la sua Inter. Se il tecnico neraz­zurro desidera così tanto l'esterno lusitano, il Porto, invece, non aspetta altro che liberarsene, tentando di incassare il mas­simo possibile: comunque meno della me­tà rispetto ai 40 milioni richiesti a inizio estate, quando il club di Palazzo Durini effettuò i primi sondaggi. E l'Inter conta di sfruttare la situazione per pilotare l'operazione a proprio vantaggio.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SELECÇÃO DE QUEIROZ COMEÇA HOJE A TRABALHAR

Carlos Queiroz começa hoje uma nova vida profissional
Os jogadores convocados por Queiroz para o amigável contra as Ilhas Faroé concentram-se ao final da manhã de hoje, numa unidade hoteleira do Porto, para preparar o respectivo jogo amigável. Esta partida marca a estreia de Carlos Queiroz como seleccionador nacional.
Eduardo, do Sp. Braga, e Danny, do Dínamo de Moscovo, estreiam-se na Selecção AA. Duda, Daniel Fernandes, Carlos Martins, Manuel Fernandes e Antunes regressam. Carlos Queiroz deixou de fora Postiga, Jorge Ribeiro, Petit, Quaresma, Rui Patrício e Miguel Veloso (estes dois últimos foram chamados para a selecção sub-21) e Cristiano Ronaldo, que recupera de lesão.
Portugal defronta as Ilhas Faroé na próxima quarta-feira, 20.45 horas.
A partida, que se realiza no Estádio Municipal de Aveiro, serve de preparação para a fase de qualificação para o Mundial 2010, que tem lugar na África do Sul.

domingo, 17 de agosto de 2008

PREMIER LEAGUE: RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES


Completou-se hoje, com a disputa dos últimos três jogos, a primeira ronda da Premier League. Resultados díspares os de Chelsea e Manchester United, campeão em título, uma vez que a equipa londrina venceu e o conjunto liderado por Alex Ferguson empatou em casa. No topo da classificação do campeonato inglês estão, para já, nove equipas igualadas, tantas as que ganharam, comandadas pelo Chelsea.
RESULTADOS:
Arsenal 1-0 W. Bromwich
Aston Villa 4-2 Manchester City
Bolton 3-1 Stoke
Everton 2-3 Blackburn
Hull 2-1 Fulham
Middlesbrough 2-1 Tottenham
Sunderland 0-1 Liverpool
West Ham 2-1 Wigan
Chelsea 4-0 Portsmouth
Manchester United 1-1 Newcastle

CLASSIFICAÇÃO: 1. Chelsea, 3 pontos; 2. Aston Villa, 3; 3. Bolton, 3; 4. Blackburn Rovers, 3; 5. Hull City, 3; 6. Middlesbrough, 3; 7. West Ham, 3; 8. Arsenal, 3; 9. Liverpool, 3; 10. Manchester United, 1; 11. Newcastle, 1; 12. Everton, 0; 13. Fulham, 0; 14. Tottenham, 0; 15. Wigan, 0; 16. Sunderland, 0: 17. West Bromwich, 0; 18. Stoke City, 0; 19. Manchester City, 0; 20. Portsmouth, 0.

PREMIER LEAGUE: DECO EMPURRA CHELSEA PARA A VITÓRIA

Deco foi o melhor em campo no jogo contra o Portsmouth
Os portugueses estiveram em grande no primeiro jogo do Chelsea na Premier League, contra o Portsmouth, especialmente Deco, que coordenou todos os movimentos ofensivos da equipa londrina, abrindo passes e espaços para as progressões de Lampard, Anelka e companhia. Não podia começar melhor a estreia de Scolari na liga inglesa. O Chelsea venceu por 4-0 e regista já 10 anos com vitórias na primeira jornada da Premier League. Num estádio de Stamford Bridge cheio para esta primeira jornada, era difícil pedir mais.
Foi Deco quem deu início ao primeiro golo. Recuperou a bola a meio-campo e deu para Anelka, que de peito atrasou para Ballack. O alemão lançou a corrida de Joe Cole que se isolou e abriu o marcador aos 12 minutos.
Aos 24 minutos, o Chelsea marcou o segundo golo. A jogada começa em Bosingwa, que rasga à direita, ganha em velocidade e cruza para o segundo poste, Deco aparece a finalizar e Anelka corrige a trajectória da bola em zona de finalização, dando tranquilidade à equipa.
O terceiro golo nasceu de grande penalidade, já em período de descontos da 1ª parte, batida por Franl Lampard, após uma mão na bola de Distin. Scolari já foi, de resto, obrigado a fazer uma alteração por lesão de Ballack. O alemão deu lugar ao francês Malouda.
No primeiro onze do treinador brasileiro, destaque para a presença de três portugueses. Bosingwa, Deco e Ricardo Carvalho. O central já esteve também em destaque, bloqueando um remate de Glenn Johnson que levava selo de golo, após uma jogada confusa.
O último e o melhor golo do Chelsea estava guardado para o penúltimo minuto de jogo, com o inevitável mágico Deco (quem havia de ser?) a tirar um autêntico coelho da cartola, um remate de fora da área, sobre a direita, com a bola em arco a bater um indefeso David James. De facto é já impressionante a prepoderância do internacional português na manobra do Chelsea.
Ficha de jogo:
CHELSEA: Petr Cech; Bosingwa (Paulo Ferreira), Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole; Deco, Obi Mikel e Lampard; Ballack (Malouda, 38m); Joe Cole (Wright-Phillips, 77m) e Anelka. Suplentes: Hilário, Paulo Ferreira, Alex, Wayne Bridge, Di Santo e Wright-Phillips.
PORTSMOUTH: David James, Kaboul, Sol Campbell, Distin e Hreidarsson; Glen Johnson, Diarra, Diop e Kranjcar; Defoe e Peter Crouch. Suplentes: Ashdown, Lauren, Thomas, Utaka, Mvuemba, Cranie e Traoré.