sábado, 2 de agosto de 2008

TORNEIO DE GUIMARÃES: BENFICA CONTINUA SEM VENCER

O Benfica esteve a perder por 2-0 e conseguiu empatar em pouco mais de 5 minutos.
O Benfica continua sem ganhar ao fim de quatro jogos. A equipa não mostra sinais de poder inverter a tendência, facto que começa a ser preocupante para os simpatizantes do clube. É certo que ainda é apenas o início da época. Quique Flores tem demasiados jogadores, precisa de cortar no plantel e tem que ver toda a gente em acção para poder cortar bem. Tudo isso é certo. Não é menos certo, porém, que faltam três semanas para o início da Liga. Três semanas que passam num instante, para quem parece que não saiu do zero.
Na primeira parte, por exemplo, foi confrangedor ver a incapacidade para criar jogo de ataque. A bola simplesmente não chegava aos avançados. É verdade que a equipa cresceu depois, mas pareceu um crescimento algo musculado. Detonado pela presença de Makukula e Cardozo na frente, prontos a receber cruzamentos de todo o lado.
O ponto essencial manteve-se: enormes dificuldades em construir jogo. Até perto de dez minutos do fim, o Benfica tinha cometido 32 perdas de bola. Só Binya terá perdido metade dessas bolas. O camaronês não pode ser o primeiro construtor de jogo. Não tem futebol para isso. É óptimo a defender, traz agressividade, mas é péssimo a atacar.
Ora é esse tipo de problemas que Quique tem que resolver rapidamente. Entre outros. O 4x4x2 clássico, por exemplo, levanta muitas dúvidas. Sobretudo pela colocação de Aimar. Colocar o médio junto ao ponta-de-lança ou na esquerda parece um desperdício de talento. Urge, por isso, arrumar a casa, definir um grupo e garantir uma ideia de jogo.
Urge também começar a ganhar. Esta noite, frente a um PSG recolhido na defesa e rápido no ataque, a vitória só pareceu possível nos vinte minutos finais. É certo que os resultados interessam pouco nesta altura, mas é muito agradável trabalhar sobre vitórias. Para os jogadores e para os adeptos. A equipa ainda não ganhou e pode ser preocupante.


Ficha de jogo:
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro: Vasco Santos (Porto) Assistentes: João Santos e Tomás Santos
BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão (Miguel Vítor, 66m), Sidnei e Jorge Ribeiro (Léo, 46m); Balboa (Urreta, 46m), Binya, Carlos Martins (Fellipe Bastos, 69m) e Nuno Assis (Makukula, 46m); Aimar (Ruben Amorim, 54m) e Nuno Gomes (Cardozo, 46m). Suplentes não utilizados: Moreira, Edcarlos, Katsouranis, Nelson e Yebda.
PSG: Landreau; Ceara, Sakho, Camara e Armand; Clement e Mulumbu; Chantôme (Garcia, 59m), Sessegon (Bourillon, 60m) e Rothen; Pancrate (Boli, 59m). Suplentes não utilizados: Apoula, , Luyiundula, Hoarau, Traoré, Mabiala, Arnaud, Ngoyi e Sankhare.
Golos: Pancrate (39m).
Disciplina: cartão amarelo para Armand (33m)

JOGO DE APRESENTAÇÃO: SPORTING 1 - 1 PSV

O Sporting actuou em losango na primeira parte e em claro 4x4x2, na segunda. Em qualquer uma das variantes, a equipa denota jé uma solidez e regularidade visíveis e que abrem boas perspectivas para o primeiro jogo oficial, daqui a 15 dias, contra o FC Porto.
Neste momento, o calcanhar de Aquiles do Sporting será a situação de João Moutinho que, na primeira aparição perante os sócios teve um misto de aplausos e assobios como recepção.
O leão entrou a rugir, com o golo de Vukcevic, ainda na madrugada do jogo (6m). Foi a conclusão de um Sporting determinado a pressionar na frente, assim que os holandeses tomassem contacto com a bola. E deu frutos essa vontade, perante uma equipa que é tetracampeã de um futebol que, por norma, sabe jogar bem e trata a bola com técnica.
O losango da primeira parte mostrou que Romagnoli e Rochemback podem dividir funções na organização. O segundo a pegar na bola mais atrás, o argentino a rasgar, com tabelas, a defesa contrária (falta ainda que essa seja uma constante no jogo leonino). Depois, Rochemback é garantia de perigo nas bolas paradas: depois do golo, foi quase sempre assim que o Sporting chegou à baliza: três livres, um remate de Postiga por cima (9m), outro de Derlei (11m) ao lado e um do próprio 26 leonino, com a bola a passar muito perto do poste direito de Cássio Ramos (19m).
Pelo meio, um remate de Dzsudzsak nem chegou a assustar, perante uma defesa em que parece apenas haver duas certezas, com Patrício à parte e seguro. Quem acompanha Polga e Grimi? Pela segunda parte, pelo golo holandês e até pela expulsão de Pedro Silva, a defesa inicial parece estar próxima da titularidade: falta saber Caneira ganha o lugar a Tonel. Os primeiros 45 minutos mostraram que o principal está garantido: os leões já denotam movimentos estudados e que vêm da época passada. Falta acertar na frente e esclarecer as dúvidas atrás.
Após a apresentação, quando ainda havia pouco gente no estádio, João Moutinho pisou o relvado de Alvalade para a segunda parte. Com ele vieram Pereirinha e Izmailov para as bandas e Paulo Bento voltou a testar o 4x4x2 clássico, com o 28 a fazer dupla no meio com Rochemback, durante 25 minutos.
MOUTINHO DIVIDE OS ADEPTOS

Até à saída de Polga, apenas um bom lance do ataque leonino, com Tiuí a servir Djaló, o avançado a cair e a bola a sobrar para Izmailov, que teve boa visão e colocou para Pereirinha. O casmisola 25 disparou, mas Zonneveld estava entre a bola e linha de golo para evitar o 2-0.
Há muito que uma passagem de testemunho não era tão aguardada e criava tanta expectativa em Alvalade. Polga deu o lugar a Carriço e a braçadeira chegou ao dono: João Moutinho. Novos assobios, mas também aplausos para 28 dos leões. Esse foi um ponto sempre em discussão na partida, saber de que lado estão os adeptos no caso Moutinho. Pelo que se viu e ouviu, as opiniões dividem-se. Entre uma ou outra arrancada pelos flancos e uma boa defesa de Ricardo Batista, o jogo estranhou a expulsão de Pedro Silva, já perto do final, assim como o golo do PSV. O cartão vermelho irritou os leões, a defesa distraiu-se e Wuytens não perdoou.
Em suma, ao quinto jogo de pré-época, o Sporting somou o primeiro empate, não entusiasmou, mas, sobretudo, fica na retina a primeira parte do teste com o PSV. Já o capitão, tem de ir a prova oral para voltar a cair no goto de todos os adeptos.
(Fonte: Maisfutebol)

LIPPI APOIA MOURINHO E ADMIRA C. RONALDO

Lippi é o novo seleccionador italiano
O novo seleccionador italiano Marcelo Lippi analisou um pouco o panorama actual do futebol europeu, em entrevista ao jornal desportivo italiano La Gazzetta dello Sport. Entre outros temas, o conceituado técnico falou sobre o namoro do Real Madrid a Cristiano Ronaldo e opinou acerca do Inter de José Mourinho, manifestando apoio ao treinador português.
«No Inter, todos têm um objectivo na mente: a Liga dos Campeões. Deixemos o Mourinho trabalhar. É um grande treinador. Mourinho pode vencer a Champions, se tiver à disposição os jogadores mais importantes. O Inter, completo, é fortíssimo», considerou.

ADMIRADOR DO TRIO RONALDO-ROONEY-TEVEZ


Relativamente ainda à próxima edição da Liga dos Campeões, Lippi colocou o Manchester United no lote de favoritos à sua conquista. Confessou-se admirador do trio Ronaldo-Tevez-Rooney e acredita que os «reds devils» não vão deixar o português sair: «É incrível o Real oferecer 100 milhões de euros. Mas nem tudo pode ser comprado.»
«Penso que um jogador não pode ter sempre a última palavra. Ferguson é teimoso e penso que Ronaldo vai ficar. É a decisão correcta, do ponto de vista técnico. Contudo, o desempenho de Portugal no Euro prova que nem Ronaldo pode vencer um grande torneio sozinho», concluiu o técnico.

BENFICA: LUÍS GARCIA GARANTIDO 2ª FEIRA


Luís Garcia vai equipar de vermelho na próxima época

Parece certo que ainda não haverá acordo entre o Espanyol e o Benfica para a transferência de Luis García, mas, de acordo com rumores vindos do próprio clube catalão, este já terá comunicado ao jogador que o seu futuro passa por Lisboa.
Segundo fontes seguras, a intenção do Espanhol de Barcelona é inevitável e passa por vender o seu avançado de forma a garantir um encaixe financeiro que possa ajudar a reequilibrar as contas, abaladas pelo projecto de construção do novo estádio, que estará pronto em Fevereiro de 2009.
Ontem, ainda no aeroporto, à saída para Manchester, onde a equipa espanhola joga hoje um particular com o Manchester United, Pedro Tomás, director-geral do clube, adiantou algumas declarações importantes aos jornalistas portugueses:“Nós vendemos jogadores porque precisamos de dinheiro. Estamos longe do acerto, mas ficou combinado que o Benfica faria uma oferta formal durante este fim-de-semana. E esperamos por essa oficialização na segunda-feira”.
Ainda acerca de Luis García, o jogador do Espanhol Tomás perdeu-se em elogios relativamente ao futuro ex-companheiro de equipa: “Será difícil substituí-lo porque faz 12/15 golos por época, sempre num grande rendimento... Teremos que ser criativos para colmatar a eventual saída.”.
Refira-se por último que, do lado português, parece certo que o jogador virá na próxima semana, estando, segundo ecos da comunicação social de ontem, o processo apenas dependente de uma garantia bancária que virá na segunda feira.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Torneio de Braga: FCP VENCE LEIXÕES POR 3-0

Recomeçou o tango argentino: Lucho e Lisandro marcaram 2 dos 3 golos do FCP

O FC Porto venceu esta noite o Leixões no torneio de Braga por 3-0, com golos de Lucho Gonzalez, Bruno Alves e Lisandro Lopez. Ao longo do jogo, os campeões nacionais demonstraram já mecanismos colectivos bem afinados. Se calhar como nenhuma outra equipa portuguesa tem neste momento. Nesse sentido é obrigatório concordar com Quique Flores, quando ele diz que os azuis e brancos partem na frente.
Na primeira parte Jesualdo serviu-se da equipa do ano passado reforçada por quatro jogadores novos (Rolando, Benítez, Guarín e Rodriguez) evidenciando-se desde logo um fio de jogo, uma segurança e uma consistência no futebol da equipa muito próxima do que se viu o ano passado. A vitória desta noite não tem contestação possível. Com um futebol simples, consistente atrás e rápido na frente, com saídas velozes para o ataque em três, quatro toques, o F.C. Porto criava situações de desequilíbrio. Como tantas vezes fez o ano passado. Ou seja, da última época para a primeira parte pouco mudou, portanto.
Uma das nuances que diferem do ano passado na estratégia táctica da equipa é a nova posição de Raul Meireles, a fazer de Paulo Assunção. O internacional português desceu para a posição seis, libertando Guarín para posições mais altas e ofensivas, a par de Lucho Gonzalez.
Há muito que se tornava evidente que Guarín não podia ser trinco. O colômbiano tem um espírito indomável de mais para esse tipo de obrigações. Com Raul Meireles, a equipa ganhar uma segurança, uma consistência e uma certeza que lhe dá liberdade.
A partir daí é só esperar que o talento faça o resto. E talento é coisa que não falta nesta equipa. A começar, por exemplo, em Rodriguez. Mas também podia começar-se por Lucho. Por Lisandro. Pelo próprio Guarín. Na segunda parte Jesualdo lançou Bolatti, Tomás Costa, Hulk, e o jogo mudou naturalmente, porque sem Lucho a equipa não funciona em carrossel como com o argentino a distribuir passes. Ainda assim, deu para ver pouco do colectivo e bem mais do individual. De Hulk, antes de mais. Um jogador com boas características, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer dentro da equipa.
O Leixões mostrou-se uma quipa generosa, mas demasiado insegura na defesa, tendo mesmo repetido a derrota nos penalties por 5-4.
Ficha de jogo:
Estádio Municipal Axa, em Braga
Árbitro: Cosme Machado (Braga) Assistentes: Tomás Santos e Henrique Parente
F.C. PORTO: Nuno (Ventura, 46m); Fucile, Pedro Emanuel, Rolando (Bruno Alves, 46m) e Benítez; Raul Meireles (Bolatti, 63m), Fredy Guarín (Tengarrinha, 83m) e Lucho (Tomás Costa, 46m); Mariano (Hulk, 46m), Lisandro e Cristián Rodriguez (Candeias, 63m).
LEIXÕES: Beto; Vasco Fernandes, Sandro, Nuno Silva e Hugo Morais (Diogo Luís, 46m); Bruno China, Castanheira (Paulo Tavares, 75m) e Chumbinho; Zé Manuel (Diogo Valente, 62m), Marques e Jorge Gonçalves (Braga, 75m). Suplentes não utilizados: Berger, Ruben, Joel, Scoppa, Cacheira e Alexandre.
Golos: Lucho (9m), Bruno Alves (62m) e Lisandro (69m).



Torneio de Guimarães: Vitória vence PSG
No torneio de Guimarães, a decorrer em simultâneo com o de Braga, o Vitória venceu por 2-1 uma espécie de Paris Saint Germain B. O treinador dos parisienses decidiu poupar os seus principais jogadores para o jogo de amanhã contra o Benfica. Nos penalties, os franceses venceram por 5-4. O Vitória deixou boas indicações para os confrontos da Champions que se aproximam.
Ficha de jogo:
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Santarém) Assistentes: José Cardinal e Tiago Leandro V. GUIMARÃES: Nílson; Andrezinho, Sereno, Moreno (Gregory, 46m) e Luciano Amaral (Momha, 46m); Flávio Meireles e João Alves (Wênio, 60); Marquinho (Diogo, 60m), Desmarets (Paulo Henrique, 84m) e Fajardo (Carlitos, 46m); Douglas (Jean Coral, 46m).
Suplentes não utilizados: Serginho, Nuno Santos, Roberto, Danilo e Tiago Ronaldo.
PSG: Apoula; Garcia, Bourillon, Traore e Mabiala; Arnaud, Chantôme (Mulumbu, 46m), NGoyi e Sankhare; Boli e Luyindula.
Suplentes não utilizados: Landreau, Ceará, Makelele, Hoarau, Sessegnon, Pancrate, Camara, Armand, Clement e Rothen.
Golos: Douglas (29 m), Jean Coral (52m) e Mabiala (55m).



BLATTER ESCLARECE: C. RONALDO NÃO É ESCRAVO

O presidente da FIFA não considera Ronaldo um escravo
Conforme noticia o Maisfutebol, Joseph Blatter veio agora esclarecer as declarações em que usou a palavra «escravatura» a propósito de Cristiano Ronaldo. O presidente da FIFA diz que nunca chamou escravo ao internacional português e defende que usou a expressão para falar de jovens jogadores.
«Nunca disse que o Ronaldo era um escravo. Falei em escravatura em relação a jovens. Os clubes europeus estão a tentar agarrar rapazes de 13, 14 e 15 anos e levá-los para os grandes clubes», defendeu Blatter, em declarações aos jornalistas no decorrer de uma viagem ao Vietname. «Nunca mencionei isso em relação ao Ronaldo. Mas a imprensa distorceu. O Ronaldo não é um escravo», insistiu.
Na entrevista em causa, à Sky News, Blatter defendeu que Ronaldo devia poder sair do Manchester United e ir para o Real Madrid, e falou em escravatura a propósito da atitude dos clubes em relação aos jogadores.
A declaração desencadeou uma série de reacções. O próprio Cristiano Ronaldo veio dizer que concordava com Blatter, mas houve várias críticas à expressão usada pelo dirigente.
Agora, Blatter diz que não tem nada a ver com a disputa entre Manchester United e Real Madrid: «Eles resolverão o problema. Não temos nada a dizer, a FIFA não vai intervir.»

SORTEIO DA CHAMPIONS LEAGUE: V. GUIMARÃES EVITA TUBARÃO

O Vitória de Guimarães não se poderá queixar da sorte no sorteio de há alguns minutos. O clube minhoto vai defrontar o Gotemburgo (Suécia) ou o Basileia (Suíça) na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2008/09. O vencedor segue para a fase de grupos, onde já estão F.C. Porto e Sporting.
Os jogos decorrem a 12/13 (em Guimarães) e 26/27 de Agosto.

Quadro de jogos:
Anorthosis Famagusta (Chipre)/Rapid Viena (Áustria)-Olympiacos (Grécia)

Vitória de Guimarães (Portugal)-Gotemburgo (Suécia)/Basileia (Suíça)

Shakthar (Ucrânia)-Domzale (Eslovénia)/Dinamo Zagreb (Croácia)

Schalke (Alemanha)-Atlético Madrid (Espanha)

Aalborg (Dinamarca)/Modrica (Bosnia-Herzegovina)-Glasgow Rangers (Escócia)/Kaunas (Lituânia)

Barcelona (Espanha)-Beitar Jerusalem (Israel)/Wisla Cracóvia (Polónia)

Levski Sofia (Bulgária)-Anderlecht (Bélgica)/BATE Borisov (Bielorrússia)

Standard Liège (Bélgica)-Liverpool (Inglaterra)

Inter Baku (Azerbaijão)/Partizan (Sérvia)-Fenerbahçe (Turquia)/MTK Budapeste (Hungria) Twente (Holanda)-Arsenal (Inglaterra)

Spartak Moscovo (Rússia)-Drogheda (Irlanda)/Dinamo Kiev (Ucrânia)

Juventus (Itália)-Tampere United (Finlândia)/Artmedia (Eslováquia)

Brann (Noruega)/Ventspils (Letónia)-Marselha (França)

Fiorentina (Itália)-Slavia Praga (República Checa)

Galatasaray (Turquia)-Steaua (Roménia)

Panathinaikos (Grécia)/Dinamo Tblisi (Georgia)-Sheriff (Moldávia)/Sparta Praga (República Checa).

FLUMINENSE QUER LEANDRO LIMA

Leandro Lima pode voltar ao futebol brasileiro ainda esta época
Apesar do jogador ter sido emprestado pelo FC Porto ao V. Setubal por uma época, segundo noticiou ontem a imprensa brasileira, o Fluminense está interessado em adquiri-lo. Nesse sentido, o clube brasileiro vai enviar hoje o coordenador de futebol Branco ao Porto para negociar com o F.C. Porto.
O antigo lateral-esquerdo do F.C. Porto, que durante muitos anos chegou a funcionar como olheiro do clube no Brasil, terá já um encontro marcado com Pinto da Costa, aproveitando as boas relações que mantém com o presidente azul e branco há muitos anos. O agora dirigente deslocou-se primeiro a Paris, para fechar a aquisição de Everton Santos do PSG e, da capital francesa, viaja directamente para Portugal.
Em cima da mesa, Branco colocará o interesse em Leandro Lima e a dúvida sobre se existe alguma possibilidade de um acordo entre os clubes. Parecendo certo que dificilmente o F.C. Porto aceitará abrir mão do jovem jogador, apesar da polémica e da situação bizarra criada na época passada com a questão da idade falsa do atleta. Leandro Lima tem agora, ao que tudo indica, 22 anos, sendo ainda um jogador bastante jovem e promissor, pelo que o FC Porto mantém expectativas relativamente ao que o jogador poderá evoluir no futebol europeu, dado também o investimento efectuado no mesmo.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

MANUEL CAJUDA NÃO QUER QUE A UEFA ACEITE OS CLUBES PORTUGUESES

Manuel Cajuda não poupa o futebol português
Manuel Cajuda falou esta tarde aos jornalistas a propósito do sorteio de amanhã da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no qual o Vitória de Guimarães tem presença confirmada. O treinador vimaranense considerou que nenhum clube português deveria estar representado na próxima edição das competições europeias. «A minha opinião sobre este assunto vai ser dura: não devia ir ninguém à UEFA, nem à Liga dos Campeões nem à Taça UEFA, enquanto não fossem resolvidos todos estes problemas em Portugal», afirmou o técnico.
Manuel Cajuda foi peremptório na sua posição sobre a polémica que tem envolvido a participação dos clubes portugueses nas competições europeias. Para o treinador, enquanto não fossem clarificadas todas as questões relacionadas com o processo "Apito Final", Portugal não deveria estar representado na Liga dos Campeões ou na Taça UEFA: "A Uefa não deveria admitir nenhum clube português enquanto não tivessem as suas questões resolvidas; devia fechar a porta ao futebol português!".
O treinador da formação minhota afirmou ainda não acreditar que o facto de o Vitória de Guimarães ter insistido para que a UEFA afastasse o FC Porto da Liga dos Campeões, vá originar qualquer cenário de conflito com os dragões.«Não sou inimigo de ninguém, nem do FC Porto», garante, acrescentando: «Todos sabem a minha simpatia pelo Benfica, mas não sou um antiportisa». E conclui: «Só se o FC Porto for meu inimigo».
Relativamente ao possível adversário do vitória na pré-eliminatória da Champions, Cajuda afirmou que neste momento, sente que "vai passar qualquer adversário" que lhe saia pela frente.

SPORTING: SAI MOUTINHO, ENTRA HUGO VIANA

Hugo Viana pode estar a um passo de regressar ao Sporting
A transferência de João Moutinho para o Everton continua em stand-by, apesar de em círculos próximos do clube de Alvalade se admitir que é inevitável a saída do atleta, principalmente depois das suas declarações aquando do torneio do Guadiana. O Everton avançou com uma nova oferta que continua abaixo dos 25 milhões pretendidos pelo Sporting. Acredita-se que as negociações vão evoluir favoravelmente nos próximos dias, ainda mais quando veio a lume a informação de que o Chelsea estará por trás da transferência e é o destino a médio prazo do jogador.
Caso se confirme, como tudo indica que sim, a saída de Moutinho, o Sporting tem já uma alternativa para o meio campo: Hugo Viana. O jogador, que tem contrato até 2011 com o Valência, não faz parte dos planos do treinador Unai Emery, estando neste momento a treinar em Valência quando a sua equipa se encontra em estágio na Holanda. O clube espanhol procura uma solução para o jogador, não descartando a possibilidade de rescisão amigável de contrato, o que possibilitaria uma poupança relevante em salários e ao mesmo tempo um acordo gratuito para o Sporting. Mesmo entrando num acordo com o Sporting, não é crível que o valor do passe do jogador seja muito elevado, dada a urgência do Valência em resolver a situação. As portas de Alvalade abrem-se para Hugo Viana, dependendo agora a sua entrada (ou não) da saída de João Moutinho.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

BENFICA: SMOLAREK E MICCOLI SÃO ALTERNATIVAS A LUÍS GARCIA

LFV e Rui Costa apreensivos quanto ao futuro avançado do Benfica


Apesar de um porta-voz do Espanhol de Barcelona ter declarado durante a tarde que as negociações estavam a decorrer há várias horas e que o clube catalão só aceita sentar à mesa quando sabe que há grandes possibilidades da transferência se concretizar, o Benfica, representado por Rui Costa e Luís Filipe Vieira, saiu da cidade condal de mãos a abanar. Luís Garcia já não será jogador do clube da Luz e Luís Filipe Vieira e Rui Costa do Benfica já estão em Lisboa, onde chegaram há minutos.


SMOLAREK E MICCOLI: OS PRÓXIMOS ALVOS





Smolarek ou Miccoli: um dos dois será avançado do Benfica


Rui Costa procura agora alternativas numa altura em que Quique Flores já desespera pelo fecho do plantel, uma vez que a época está prestes a iniciar. Apareceram já vários jogadores referenciados, dos quais se destacam Eusebiusz Smolarek (cujo primeiro nome foi uma homenagem de seu pai a Eusébio), avançado polaco do Racing de Santander e o próprio Miccoli, que volta a ser hipótese muito forte. Aguardam-se desenvolvimentos já para o dia de amanhã, pois Rui Costa não pretende estender negociações por mais tempo, numa altura em que urge fechar o plantel.

MORATTI FECHA A PORTA A QUARESMA

O presidente do Inter descarta Quaresma
Depois de Arrigo Sachi, conceituado treinador italiano, ter criticado o estilo de jogo de Quaresma por o considerar improfícuo, chegando mesmo a afirmar que o jogador português não é um campeão, antes um driblador, hoje foi a vez do presidente do Inter, Massimo Moratti, fechar as portas à contratação do genial português, garantindo que o plantel à disposição de José Mourinho está fechado.
''Já respondi a essa questão'', sublinhou Moratti ao sítio oficial do clube, quando interrogado sobre a hipótese contratar o extremo português, momentos após ter afirmado que o plantel estava fechado no meio-campo e ataque, podendo ainda haver uma aquisição para a defesa, após lesão de Marco Materazzi. O dirigente, que se mostrou agradado com o ganês Muntari - última contratação - e os desempenhos do brasileiro Adriano, aplaudiu, inclusivamente, a zona média e atacante da formação transalpina. ''Dispomos de uma linha média com grande qualidade e no ataque estamos bem servidos. Apenas existe um problema na defesa. Mesmo assim não deve entrar mais ninguém''.
Resta saber se estas declarações de Moratti são a derradeira tentativa de pressão sobre o FC Porto, ou se as possibilidades de Ricardo Quaresma rumar a Itália este ano se esfumaram. O jogador continua para já a treinar no Olival e, ao que tudo indica, vai ser utilizado por Jesualdo Ferreira no torneio de Braga durante o fim de semana.

ALEX FERGUSON AMEAÇA BATER COM A PORTA SE RONALDO SAIR

Alex Ferguson faz pressão para não perder a sua jóia da coroa
É um novo capítulo da já longa e interminável novela "Manchester-Cristiano Ronaldo-Real Madrid". Enquanto existe o impasse, as opiniões multiplicam-se e dividem-se. Ontem foi a vez do jornal desportivo espanhol Marca garantir que Alex Ferguson ameaçou sair do Manchester United caso os seus directores cedam à pressão do Real Madrid para a aquisição do jogador português.

Recorde-se que o treinador escocês é um dos que se opõem terminantemente à saída do português, por razões óbvias, mas também contextuais. O presidente da Uefa havia afirmado que os jogadores não devem ser obrigados a jogar onde não querem, facto que provocou uma autêntica avalanche de reacções negativas.

Sir Alex Ferguson parece determinado na sua posição relativamente ao assunto, resta saber se Ronaldo irá ceder com este novo tipo de pressão, agora para ficar, ou manter a sua firme posição de mudar de ares para Madrid.

terça-feira, 29 de julho de 2008

CANTONA GARANTE: É ESTÚPIDO SE C. RONALDO SAIR DE MANCHESTER


O antigo 7 dos "Red Devils" fala do actual (Cantona e Ronaldo: 2 dos mais geniais 7 do clube inglês)

A novela "Cristiano Ronaldo" parece estar longe do final. Enquanto não existem novidades concretas acerca da sua hipotética transferência para o Real Madrid, os média vão alimentando o folhetim com as mais diversas opiniões acerca do assunto, proferidas pelas mais variadas figuras do futebol mundial.
Desta vez é o antigo 7 do Manchester United, Eric Cantona, um dos mais mediáticos e geniais antecessores do jogador português no clube inglês, a considerar que o madeirense comete um erro crasso ao sair do seu actual clube. O avançado francês, que ficou para a história dos Red Devils, falou em entrevista ao Daily Star e não se coibiu de elogiar o extremo português. «Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo actualmente», disse. «É um artista genuíno».
Uma evidência valorizada pelo facto de estar em Old Trafford. O clube inglês, garante Cantona, realça o que de melhor existe em Ronaldo. «O seu estilo de jogo encaixa no Manchester muito bem e o contrário também é verdade. É uma harmonia muito agradável. Mas como ele quer juntar-se ao Real Madrid, não sei como será a sua personalidade. Talvez tenha razões válidas que o conduzam a deixar o Manchester».
Cantona afirma não consegue compreender C. Ronaldo em querer mudar de ares para Madrid: «Ele ainda é um jogador jovem e talvez por isso queria abraçar um desafio novo. Consigo perceber se esta for a razão para querer sair de Old Trafford». Se for pelo dinheiro, porém, o francês não consegue entender. «Mas se quiser sair por outra coisa qualquer, então eu acho que faria uma coisa absolutamente estúpida».

APITO FINAL: V. GUIMARÃES ENVIA DECISÃO DA FEDERAÇÃO À UEFA

Pelo menos esta época, só haverá Champions League no Afonso Henriques por mérito desportivo
O V. Guimarães informou a UEFA sobre a decisão da Federação Portuguesa de Futebol, insistindo na luta pela entrada directa na Liga dos Campeões. Gama Lobo afirmou que acredita numa decisão até sexta-feira, uma vez que agora sim o caso transitou em julgado, como o Comité de Controlo e Disciplina exigia que fosse.
UEFA IMPOTENTE PARA EXCLUIR O FC PORTO ESTE ANO

Todavia, a UEFA não parece estar em condições de decidir acerca do assunto num tempo real que permita castigar o FC Porto ainda esta época. Em primeiro lugar, esclareceu uma fonte do gabinete de comunicação do organismo, porque ainda não recebeu os fundamentos do TAS para considerar improcedentes os recursos de Benfica e V. Guimarães. «Sem conhecer as razões que levaram o Tribunal Arbitral a decidir a favor do F.C. Porto, é impossível à UEFA prosseguir com o inquérito», disse.
Em segundo lugar, a UEFA revelou que não existe uma comunicação formal da Federação Portuguesa de Futebol. De resto, ao longo do processo a UEFA só recebeu os documentos que pediu, até porque não é a Federação que os envia automaticamente.
Acontece que, mesmo que por hipótese chegassem hoje os documentos a Genève, não poderia haver decisão até sexta-feira. Revelam-se portanto infrutíferos os esforços do V. de Guimarães.

INTER FAZ BLUFF POR QUARESMA

Quaresma continua a treinar no Olival

Muntari assinou pelo Inter
O Inter continua fortemente interessado em contratar Ricardo Quaresma, apesar de ter ontem aproveitado a apresentação do médio ganês Muntari para, na voz de Gabriele Oriali, garantir que o plantel está fechado e não haverão mais contratações. O braço de ferro continua entre o FC Porto e o Inter de Milão, sendo agora a altura dos jogos psicológicos e do bluff.
A diferença entre o que os italianos oferecem e o que os portistas pedem ainda não foi ultrapassada e ontem foi então a vez dos italianos desdenharem o negócio, ainda que por vias travessas. Oriali teceu as seguintes considerações: "No que diz respeito a entradas o mercado está fechado (...) existe agora a necessidade de "emagrecer a equipa". "José Mourinho só quer 22 jogadores de campo e três guarda-redes. Haverá algumas despedidas dolorosas".
Esta posição do dirigente parece merecer o acordo do treinador português. "Somos muitos e a situação não é fácil, devemos chegar aos 25 jogadores", disse José Mourinho. "Há muitos avançados e não consigo pô-los todos a jogar", reforçou.
Do lado português da equação, a posição dos italianos é naturalmente vista como mais uma forma de pressão no sentido de fazer baixar o preço do extremo portista, deixando que a situação se prolongue até à data limite para o encerramento do mercado de transferências, 31 de Agosto. Uma postura que não deverá surtir efeitos. A posição do tricampeão português é clara: Quaresma sairá apenas mediante o pagamento de um valor nunca inferior aos 30 milhões de euros. Entretanto, o extremo continua a trabalhar com o restante plantel do FC Porto e ontem marcou presença no treino, mostrando uma saudável boa disposição. O que não invalida que continue a ser poupado nos jogos particulares dos portistas, como forma de evitar lesões que façam abortar de vez a transferência anunciada.

BENFICA: SAI PETIT, ENTRA LUÍS GARCIA

Luís Garcia é o preferido de Quique Flores para o ataque do Benfica

«A Bola» refere na sua edição de hoje que Luís Garcia é o principal alvo de Rui Costa. O Benfica entende que este é o momento para, definitivamente, tentar «acertar» com o Espanyol de Barcelona a transferência do avançado espanhol. O avançado do Espanhol de Barcelona, que parece ter pretendentes também em Inglaterra, é o jogador mais desejado por Quique Flores para o ataque do Benfica, que começa a desesperar pelo fecho do plantel, ele que tarda em encontrar um esquema de jogo para a equipa, factor que se torna impossível enquanto o plantel não estiver fechado. Quando a imprensa refere hoje jogadores como Codina (GR do Real Madrid)e também Mark González (extremo esquerdo do Bétis), Luís Garcia parece ter prioridade, principalmente para o treinador sos encarnados. Claro que o grande entrave nas negociações tem a ver com as verbas disponíveis. Os próximos dias serão decisivos.
PETIT DE SAÍDA A CUSTO ZERO
Quanto a Petit, 6 anos depois de envergar a águia na camisola, a saída está eminente, com o atleta a já não seguir para o mini estágio em Óbidos. As notícias apontam para que o Benfica não seja recompensado directamente pela transferência do internacional português para o FC Koln, recém promovido à 1. Bundesliga. O jogador sairá a custo zero, e irá auferir o dobro do salário que actualmente recebe ao serviço dos encarnados.A confirmação da transferência deve ser feita a qualquer momento, numa altura em que o atleta discute os pormenores com o clube alemão.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

LUISÃO QUER SAIR DO BENFICA

É moda no futebol português os jogadores a pedirem para sair: Luisão parece pedir ajuda divina para sair do Benfica
O central Luisão aproveitou as perguntas da imprensa acerca do jogo de ontem para reforçar, ainda que de forma indirecta, a sua vontade de sair do Benfica. A propósito do jogo e do torneio, o jogador considerou: «É lógico que não gostamos de perder, seja num jogo particular ou num torneio. Queremos vencer sempre, não foi possível, mas temos de perceber que foi a segunda partida de uns jogadores e a terceira de outros. Estamos a começar e temos tirar proveito de tudo para no dia 24, quando for a valer três pontos, estarmos preparados.»; « Os erros da defesa? São erros que acontecem, para haver um golo tem de haver falhas, a não ser que o adversário faça uma jogada fora-de-série. Nós, na defesa, em qualquer jogo, assumimos sempre responsabilidade, porque também sabemos que quando não sofremos somos elogiados. Estamos conscientes que é o início de um trabalho, que nem todos estão a cem por cento fisicamente e isto não nos preocupa. Quando for a valer vamos estar fortes.»
Confrontado com as suas declarações do final da época passada, após jogo com E. Amadora, em que disse que era o momento de sair do Benfica, o jogador referiu: «Sou um jogador profissional, se tiver de sair saio sem problemas. Não é mentira que quero dar mais um passo na minha carreira. Só que também sou profissional e se continuar fico com todo o prazer, que sempre tive nestes cinco anos de Benfica.»
Relativamente ao facto de haver outros jogadores, como Katsouranis, que dizem que querem sair, Luisão declarou: «Falo por mim, não posso dar palpites sobre as declarações do Katsouranis. Estou aqui para jogar futebol e sei que a Direcção do Benfica cuida bem desses assuntos. O Rui Costa está a fazer um excelente trabalho e deixo isso para eles avaliarem. Sou profissional e não posso ir além do meu contrato. Estou aqui feliz sem problemas, mas como disse, não é mentira que quero dar um novo passo

SPORTING ARRECADA TORNEIO DO GUADIANA BATENDO O BENFICA POR 2-0

Yannick foi uma dor de cabeça para a defesa do Benfica

Do jogo de ontem podem tirar-se duas conclusões óbvias: Do lado do Sporting, Paulo Bento já tem uma equipa formada, muito graças ao facto de todos os jogadores terem transitado da última época; do lado do Benfica, Quique Flores procede ainda a demasiadas experiências, nomeadamente posicionais, sendo que a mais flagrante foi ontem a colocação de Aimar a ponta de lança (?). Resultado: o Benfica arrastou-se em campo, com um fio de jogo deficitário e com demasiadas falhas na defesa, com especial destaque para EdCarlos, que terá "construído" ontem o seu destino ao estar associado aos dois golos do Sporting.

O jogo do Benfica viu-se a partir de determinada altura demasiado condicionado pela falta de um patrão a meio campo a que se deve juntar o excesso de jogadores com características defensivas (Jorge Ribeiro na segunda parte era médio ofensivo...). De resto, lá na frente, um Makukula mal servido e sobretudo inofensivo, juntamente com Urreta ainda muito verde para estas andanças, formaram um trio com Aimar - que saiu na segnda parte -, que não incomodou o último reduto do Sporting, muito bem coordenado por Polga e Tonel. É certo que a lesão de Katsouranis e o desacerto de EdCarlos não estavam nos planos de Quique Flores, mas não explicam o desaire.

Do lado do Sporting, pouco haverá a dizer. o desenho táctico da equipa é o mesmo do ano passado, com a novidade Rochemback a pautar o jogo ofensivo da equipa e a substituir João Moutinho que ficou no banco pelas razões que se conhecem. Lá na frente, uma dupla que começa a fazer estragos: Derlei e Yannick foram os feitores dos dois golos, intercalando o golo e a assitência.



Ficha do jogo:


Marcadores: 0-1, Yannick, 57 minutos. 0-2, Derlei, 72.

Equipas:

- Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis, Leo, Balboa, Bynia, Carlos Martins, Nuno Assis, Aimar e Urretavizcaya. Jogaram ainda: Edcarlos, Ruben Amorim, Jorge Ribeiro, Makukula, Fellipe Bastos e Yebda.

- Sporting: Tiago, Abel, Anderson Polga, Tonel, Grimi, Marco Caneira, Rochemback, Izmailov, Romagnoli, Yannick e Derlei. Jogaram ainda: Ronny, Hélder Postiga, Adrien e Pereirinha. Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Luisão (55), Ronny (62), Bynia (63), Urretavizcaya (65), Marco Caneira (76).

Assistência: Cerca de 11.000 espectadores.





domingo, 27 de julho de 2008

JOÃO MOUTINHO PODE ESTAR A CAMINHO DO FC PORTO

João Moutinho afirmou ontem que deseja sair do Sporting
Existem fortes indícios para o facto de Moutinho poder estar a um passo de se tornar jogador do FC Porto. Apesar desta notícia já ter sido desmentida pelo Sporting, existem desenvolvimentos nas últimas horas que fazem crer numa reviravolta.
Sabe-se que Pinto da Costa terá almoçado com o jogador e o seu empresário, o isrealita Pina Zahavi, e é conhecido que o presidente do FC Porto admira a forma de jogar do médio leonino. A estes dados podemos juntar a proposta do Everton recusada pelo Sporting e as boas relações existentes entre os dois clubes no que a transferências diz respeito. Também pouca gente admitiria a hipótese de Helder Postiga, um jogador das escolas do FCP, assinar pelo Sporting.
Sabendo-se que Ricardo Quaresma pode sair a qualquer momento para o Inter e que o FC Porto garantirá um significativo encaixe financeiro, além de já ter garantido a sua substituição com C. Rodriguez, a direcção do clube quererá compensar os sócios com uma aquisição de grande nível. É por isso também que o nome de Moutinho encaixa na perfeição.
Finalmente, a fazer fé nas declarações algo forçadas de João Moutinho após o jogo de ontem frente ao Blackburn Rovers (encontro que o Sporting venceu por 2-1), algo de muito repentino e estranho estará a acontecer na relação entre o jogador e o seu actual clube. Os próximos dias serão decisivos, mas há quem afirme convictamente que a surpresa prometida por Pinto Da Costa ainda está para chegar.

SURPRESA FOI O RESULTADO: FCP PERDE NA APRESENTAÇÃO

Plantel do FC Porto para a nova época
A festa começou por ser bonita, o Estádio do Dragão registou as enchentes de servem de imagem de marca, mas não houve exuberâncias, nem surpresas. Ricardo Quaresma continua por cá. Quem ainda espera por uma cara nova, acredita que está só virá quando e se o número 7 mudar de dono.
Falando de futebol, que as saudades certamente apertam, fica a sensação que pouco ou nada mudou. Partiram uns, chegaram outros, mas a estrutura persiste e não se prevêem alterações comportamentais que saltem à vista dos observados comuns. Ao longo do encontro particular, o 4x3x3 recuperou o seu espaço no rectângulo do Dragão. Hesselink, o desejado por Adriaanse na recta final da estadia no clube, ameaçou o final da festa, marcando o único golo do encontro (0-1). Entraram três reforços de caras (Sapunaru, Guarín e Cristian Rodriguez), mais dois nomes à procura de um novo começo.
Jesualdo Ferreira deu um voto de confiança a Lino, arrancando a época com um esquerdino à esquerda, e apostou em Mariano como quarto reforço no onze do F.C. Porto 2008/09. O argentino já andou por cá, ao longo da última época, mas pretende agora justificar os milhões dispendidos pelo clube neste defeso, fixando-se na equipa a título definitivo.
Quaresma está mas não joga
Os adeptos do F.C. Porto aplaudiram 25 jogadores (Stepanov está de luto e faltou à festa), mas a ficha de jogo subtraiu quatro nomes. Tarik recupera de lesão, Tengarrinha ainda é jovem, Hulk chegou agora. Resta Ricardo Quaresma. Está mas não joga. Voltando ao jogo, viu-se uma equipa mais agressiva na frente. Com Mariano e Rodriguez nos lugares de Tarik e Quaresma, os dragões têm garra e perdem algum efeito surpresa.
A atacar, porque o Celtic só ameaçava de bola parada, o F.C. Porto utilizou Lucho como bússola (maior liberdade posicional, com Raul Meireles mais próximo da posição 6) e concentrou-se num centro de alta pressão, graças à raça sul-americana. Guarín vinha de trás, Mariano da direita, Rodriguez da equipa, Lisandro por todo o lado.
E assim, ainda em força contra um adversário tradicionalmente duro, os dragões foram fazendo pela vida. Licha, por exemplo, cavou uma oportunidade de ouro negada por Boruc. Sapunaru, em dois lances de bola parada, errou por pouco o alvo. E, já na etapa complementar, servindo-se na bandeja de Lucho, Farías entrou para bater no muro de Boruc. Obstáculo intransponível.
Na segunda metade do encontro, como seria de esperar, Jesualdo Ferreira foi trocando com a equipa. Foi-se a coesão, naturalmente, e a velocidade da etapa inicial. Menos oportunidades, menos calor nas bancadas e um balde de água fria para a despedida, com bastante agressividade à mistura. Cruzamento na esquerda e um cabeceamento de Hesselink (sim, esse mesmo) entre os centrais do F.C. Porto. Houve palmas, muitas, ainda assim.
Onzes utilizados:
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Lino; Lucho González, Guarín e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Cristian Rodriguez. Jogaram ainda: Ventura, Nuno, Benítez, Fucile, Rolando, Bolatti, Farías, Tomás Costa, Candeias e Fernando
CELTIC: Boruc, Hinkel, Wilson, McManus, Caldwell, Brown, Samaras, Hartley, Donati, Barry Robson e Aidan McGeady. Jogaram ainda: Brown, Baldé, McDonald, Hesselink, Darren ODea, Caddis e McGowan.
(Fonte: MaisFutebol)