sábado, 25 de abril de 2009

LEÕES NÃO DESARMAM

Sporting 2-1 Estrela da Amadora
O Sporting alcançu a sua 6ª vitória consecutiva, derrotando o Estrela da Amadora por 2-1, com a dupla Helder Postiga e Liedson a marcarem os golos dos leões. Marcelo Goianira ainda empatou a partida no fim do primeiro tempo, mas Liedson «picou o ponto», e deu os 3 pontos à equipa de Paulo Bento. Agora a 1 ponto da liderança, resta ao Sporting esperar por uma «escorregadela» do FC Porto que este Domingo recebe o V. Setúbal.
Paulo Bento fez alinhar Rui Patrício na baliza, com uma linha defensiva composta por Pedro Silva, em dia de aniversário, Daniel Carriço, Polga e Caneira. O meio campo, sem João Moutinho, foi composto por Adrien, Pereirinha, Romagnoli e Miguel Veloso, ficando a frente de ataque entregue a Hélder Postiga e Liedson.
O primeiro golo da partida surgiu ao minuto 19 pot intermédio de Hélder Postiga, com o avançado português a não falhar depois um cruzamento de Liedson. Quando toda a gente já pensava no descanso, Marcelo Goianira gelou Alvalade com um bom remate executado de fora da área pelo médio do Estrela.
Com um resultado nada satisfatório, a equipa leonina sabia que tinha de procurar a vitória e, apesar de não ter conseguido fazer um grande jogo, chegou ao golo por Liedson, depois de um cruzamento preciso de Pedro Silva.
Se o Estrela tinha marcado em cima do intervalo, o mesmo ia fazendo em cima do minuto 90, quando Vidigal quase marcou na sequência de um remate de calcanhar, depois de uma recarga a um remate forte do flanco esquerdo.
Com esta vitória o Sporting reduz, à condição, para 1 ponto a diferença para o FC Porto, que apenas amanhã joga, em casa, frente ao Setúbal.
Fonte: ZeroZero

CONCENTRAÇÃO NA PERSEGUIÇÃO AO LÍDER

Sporting - Estrela da Amadora (20h30 Sportv1)
Sporting e Estrela reencontram-se este sábado, em Alvalade, na 26ª jornada do campeonato, depois da vitória (3-1) dos leões na primeira volta.
Um único objectivo, mas com múltiplos significados, serve de mote à equipa da casa: conseguir a sexta vitória consecutiva na prova, superar a pontuação final da época passada a quatro jornadas do fim, manter acesa a luta pelo título, pressionar F.C. Porto e Benfica que jogam apenas domingo e «não ser o único dos grandes a perder pontos com o Estrela na Liga», desejou Paulo Bento.
O problema é a vitória do adversário frente ao F.C. Porto, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, apesar da desqualificação, que terá recuperado o moral dos visitantes, depois de três derrotas seguidas no campeonato. Além das lesões e castigos que fragilizam a equipa leonina e que o treinador espera ver contornadas com humildade e determinação.
A última derrota do Sporting aconteceu a 8 de Fevereiro, na 17ª jornada, frente ao Sp. Braga (2-3) e nos oito jogos seguintes os leões contabilizaram 22 pontos em 24 possíveis. Um percurso animador para as pretensões do segundo classificado, que recusa deixar de lutar pelo ceptro. Foi, também, o último tropeção em casa, num total de quatro: além da formação minhota, há a registar derrotas com F.C. Porto (5ª ronda), Leixões (8ª) e nulo com a Académica (0-0).
Dezoito à força
Paulo Bento convocou 19 jogadores para a recepção ao Estrela, mas dois são juniores (Diogo Rosado e Wilson) e um deles dificilmente vai sentar-se no banco, apesar da qualidade de ambos. Depois de Grimi e Vukcevic, o Sporting perdeu Rochemback e Izmailov (estes últimos, contudo, recuperáveis antes do fim do campeonato), e este fim-de-semana não pode contar também com os castigados João Moutinho e Derlei.
O treinador leonino deve, por isso, promover os regressos à titularidade de Romagnoli (para o lugar de Moutinho) e Postiga (Derlei), com Yannick a sentar-se no banco.
Já o Estrela tem boas e más notícias: Hugo Gomes regressa à titularidade na lateral direita, com Ney a reocupar o seu posto na esquerda. Vidigal e Ndiaye recuperaram de lesão e integram a convocatória para Alvalade, mas Jardel e Anselmo são baixas de vulto na estratégia dos visitantes. Ambos lesionaram-se durante a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao F.C. Porto, com o brasileiro a sofrer mesmo um traumatismo craniano, que o deixou inconsciente. Nelson ainda não está a 100 por cento e continua afastado da baliza.
Equipas prováveis:
SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso; Pereirinha, Romagnoli e Adrien; Postiga e Liedson.
E. AMADORA: Filipe Mendes; Hugo Gomes, Nuno André Coelho, Tengarrinha e Ney Santos; Fernando Alexandre, Marcelo Goianira e Celestino; Vítor Moreno, Rui Varela e Varela.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 24 de abril de 2009

10 JOGOS PARA PEPE


Castigo máximo da justiça desportiva espanhola para o internacional português, que não joga mais esta época

A justiça desportiva espanhola não teve clemência na apreciação às agressões de Pepe a Casquero, no embate entre o Real Madrid e o Getafe, e, num quadro que ia de oito a dez jogos, optou pelo castigo máximo para o central português que, assim, não volta a jogar na presente temporada.
Um castigo que não surpreende ninguém, tendo em conta a gravidade das acções do internacional português que, além dos dois pontapés em Casquero, atingiu ainda Albín com um murro e insultou a equipa de arbitragem.
O castigo ficou distribuído da seguinte forma: quatro jogos pela agressão a Casquero, quatro jogos pela agressão a Albín, um pelo cartão vermelho que viu no lance da grande penalidade e ainda outro pelos insultos dirigidos à equipa de arbitragem.
Tudo somado, Pepe recebeu o castigo mais pesado imposto a um jogador do Real Madrid em Espanha. As alegações apresentadas pelo clube de Santiago Bernabéu, uma vez que o Comité de Competição considerou que não houve qualquer provocação da parte dos jogadores de Getafe, nem um arrependimento espontâneo e teve ainda em conta o facto de Pepe já ter sido advertido disciplinarmente por seis ocasiões esta temporada.
Além do castigo, Pepe e o Real Madrid vão ainda ser multados pelo facto do central ter voltado a entrar no relvado para comemorar o golo de Higuaín.
Pepe fica, assim, afastado das últimas seis jornadas da liga espanhola, incluindo a recepção ao Barcelona, prevista para 3 de Maio, e vai ainda falhar o arranque da próxima temporada, com mais quatro jogos para cumprir.
Por outro lado, o Comité de Competição da liga espanhola aceitou o recurso interposto pelo Real Madrid e retirou o cartão amarelo atribuído a Higuaín no mesmo jogo, permitindo que a equipa possa contar com o avançado possa defrontar o Sevilha, na próxima jornada, no Estádio Sánchez Pizjuán.
Fonte: Maisfutebol

BRUNO ALVES NO MILAN AC


A notícia circula em Itália

A Antena1 acaba de noticiar no seu serviço informativo desportivo que existem ecos de última hora vindos de Itália que garantem a contratação por parte do Milan AC de Bruno Alves, defesa central do FC Porto e da Selecção Nacional.
A notícia corre os media desportivos italianos e dá conta de um contrato de 5 anos com o clube milanês. Ainda não são conhecidos pormenores relativos às verbas envolvidas ou ao salário que o jogador irá auferir, mas a avaliar pela política de vendas do FC Porto, será certo um encaixe financeiro superior a 20 Milhões de Euros.
Daremos conta de mais pormenores em notícias posteriores.

Dragão abriu uma caixa de surpresas

Um intenso espectáculo de luzes, cor e magia de sobra para cruzar passado e futuro num espaço singular e engenhoso assinalou a inauguração do Dragão Caixa, projecto audacioso da autoria de Manuel Salgado, que passa a integrar, mesmo ao lado Estádio do Dragão, um conjunto magnificente.
No novo domicílio das modalidades, que sucede ao Pavilhão Américo de Sá, foi a primeira pedra, lançada há precisamente dois anos e agora envolta por uma dança simbólica do dragão chinês, que começou por concentrar as atenções da primeira lotação esgotada, enquanto a cidade se tornava maior na voz de Miguel Guedes, líder dos Blind Zero, a cada verso recitado do poema «Aleluia», de Pedro Homem de Mello.
O Hino do FC Porto, no tom inigualável de Maria Amélia Canossa, proporcionou um dos muitos momentos altos da arrepiante cerimónia, que recordou, em vídeo, todos os passos da construção do novo pavilhão, com os Queen a emprestarem o tema «It’s A Kind Of Magic» para fundo sonoro, sublinhando o espírito inventivo e vanguardista em todos os traços da obra.
A «techno ópera» da cantora lírica Yolanda Soares conquistou, igualmente, a plateia, onde se confundiam novas estrelas e velhas lendas do F.C. Porto, antes de Nuno Norte interpretar o tema «Porto, Faz O Meu Dia», lançando o discurso do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o brinde melodioso à inauguração, encerrada com a projecção tripla da chama do Dragão e a «Pronúncia do Norte», interpretada por Rui Reininho.
Numa dissertação emocionada, na noite em que completou 27 anos de presidência do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa sublinhou que o dia lhe permitira «concretizar mais um sonho azul e branco», o mesmo que com ele nascera em 2001, no momento em que assistiu à demolição do Pavilhão Américo de Sá, revelando, ainda, dispor de energias para «continuar a lutar» pelos seus ideais e com novas metas para alcançar.
No decurso da inauguração foram ainda homenageadas 24 Lendas do F.C. Porto:

Andebol : Carlos Resende e Leandro Massada
Atletismo : Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro
Basquetebol : Clemente Moreira e Fernando Gomes
Bilhar : Wilson Neves
Boxe : Alcino Palmeira
Ciclismo : Emídio Pinto e Mário Silva
Futebol : Américo Lopes, Fernando Gomes, João Pinto, Rodolfo Reis e Vítor Baía
Halterofilismo : Campos Costa
Hóquei em Campo : Joaquim Brites Leite
Hóquei em Patins : Cristiano Pereira e Vítor Hugo
Natação : Paulo Trindade e Teresa Felgueiras
Pesca Desportiva : Sebastião Oliveira
Voleibol : José Moreira e Nelson Puga
Fonte: fcporto.pt

Óscar Cardozo: «Benfica é grande e merece muito mais»

Óscar Cardozo considera que o Benfica, pela sua grandeza e historial, deveria lutar sempre pelo título nacional. Uma Taça da Liga, reconhece o avançado, não chega para adeptos e jogadores do clube encarnado.
«O Benfica merece muito mais. Ainda falta algo para vencermos mais títulos, este campeonato ainda não terminou e vamos ver o que acontece. O Benfica é um clube muito grande e deve lutar para ser campeão todos os anos. Esperemos que no próximo ano possamos mostrar mais para lutar pelo título», afirma o paraguaio.
O Benfica vem de um triunfo dilatado no reduto do Vitória de Setúbal (0-4) e espera aproveitar essa dose de confiança para subir de produção nesta recta final da época: «Jogámos muito bem contra o Vitória de Setúbal e fiquei muito contente com a minha exibição. Agora, faltam cinco jogos para o final do campeonato e temos de dar tudo para conseguir o melhor lugar possível.»
«Tivemos duas derrotas seguidas em casa mas, contra a Académica, penso que o Benfica jogou bem, só faltou o golo. Agora vamos defrontar uma grande equipa, o Marítimo. Claro que esperamos dificuldades, eles têm bons jogadores, teremos de aproveitar as oportunidades que tivermos. Depois, tratar de jogar bem, manter a posse de bola. Essa será a forma de vencer o jogo», avisa.
Pergunta final. O terceiro lugar chega para o Benfica? «Estamos em terceiro lugar, mas ainda faltam cinco jogos. Ainda nada está decidido», recorda Cardozo.

Fonte: MaisFutebol

Scolari perto da selecção angolana


Scolari, o sonho da federação angolana.




Luis Filipe Scolari poderá ser o novo técnico dos «palancas negras». O acordo financeiro já foi alcançado, faltando apenas uma visita de Scolari ao país africano para se inteirar das condições desportivas para que tudo fique acertado.
Depois do sucesso nas selecções brasileira e portuguesa, o sargentão procura levar mais um país lusófono a grandes vitórias. A selecção angolana precisa de um treinador experiente que obtenha um resultado positivo na próxima Taça das Nações Africanas a ser realizada em solo angolano, na próxima época, e ao que parece Scolari poderá ser o treinador ideal para liderar uma selecção com potencial. O presidente da Federação Angolana de Futebol não confirma os contactos, mas parece que Scolari está perto de assinar contrato.

Fonte: ZeroZero

quinta-feira, 23 de abril de 2009

HULK ACABOU A ÉPOCA

Outra baixa de vulto no onze de Jesualdo
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, reconheceu que Hulk não deverá voltar a jogar na presente temporada. Segundo as informações veiculadas pelo clube, Hulk sofreu um traumatismo violento na perna esquerda, com consequente entorse no tornozelo, e vai ser reavaliado nesta quinta-feira. Já Sapunaru tem apenas uma mialgia na coxa direita:
«O Hulk tem uma lesão que aparentemente grave e que o deve impedir de jogar até final da época. Isso foi determinante no jogo de hoje. O F.C. Porto entrou bem no jogo, marcou um golo, praticamente resolveu a eliminatória mas a partir daí desuniu-se. A segunda parte acabou por ser melhor, percebeu-se que a eliminatória se iria resolver. Infelizmente para nós, perdemos o jogo e o F.C. Porto não gosta de perder. Também perdemos um jogador, tal como tinha acontecido com o ManUtd e os jogadores acusaram isso, alguns começaram pensar mais nisso que no jogo. São estas coisas que nos tornar mais fortes ainda.»
Sobre a ausência de Hulk e Lucho: «É um corredor de fundo e um sprinter. O Hulk, a partir de agora, deixa de estar nos nossos planos. Tal como aconteceu com o Lucho, vamo-nos virar para a realidade e para os jogadores que temos. Quanto ao Sapunaru, não será tanto uma lesão muscular, são dificuldades que vêm os jogos consecutivos, mas será recuperável num curto espaço de tempo. Agora, vamos passar a jogar semana a semana, ao contrário do que estava a acontecer até aqui. As pessoas às vezes esquecem-se disso.»
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 22 de abril de 2009

FINAL NORTENHA

Estrela da Amadora 2-1 FC Porto
O FC Porto carimbou o passaporte para a final da Taçade Portugal no Jamor, mesmo perdendo em casa do Estrela da Amadora por 2-1.
O jogo teve um início de rompante dos campeões nacionais, que marcaram muito cedo por intermédio do argentino Farías. Depois disso, a equipa desleixou-se completamente, quase se esqueceu que estava a jogar as meias finais da Taça de Portugal e sofreu vários amargos de boca. O Estrela despertou no jogo, após a entrada de Bruno Varela e marcou 2 golos ainda na primeira parte. Além da melhoria do Estrela e do abaixamento nada profissional do FC Porto, a equipa da Invicta ainda viu Hulk ser lesionado por um adversário, factor que desmoralizou de certa forma a equipa.
A segunda parte foi pouco mais que um arrastamento em campo da parte do FC Porto, com uma equipa de segunda linha cujos jogadores não souberam aproveitar a chance dada por Jesualdo Ferreira para mostrarem capacidades.
Na Final do Jamor, o FC Porto irá defrontar o Paços de Ferreira que, surpreendentemente foi vencer o Nacional à Choupana por 3-2 (2-2 na primeira mão).

Taça de Portugal, meias finais


FC PORTO E NACIONAL SÃO FAVORITOS PARA A FINAL

No Estádio do Dragão, os "azuis e brancos", líderes incontestados na Liga, derrotaram o Estrela da Amadora, por 2-0, com golos do agora lesionado Lucho Gonzalez e de Raul Meireles, pelo que entram na Reboleira com a confiança de só serem afastados com uma muito improvável goleada.
Este será o quarto jogo entre as duas equipas esta época, tendo o FC Porto ganho por duas vezes na Liga e na primeira meia-final, com um total nove golos marcados e só dois sofridos.
Tanto FC Porto como Estrela já conquistaram a Taça, pelo que na final o vencedor desta eliminatória será "anfitrião" do opositor, já que nem Nacional nem Paços de Ferreira chegaram tão longe na prova.
A eliminatória ainda não está resolvida, mas pende para o Nacional, quarto classificado na Liga e terceiro melhor ataque, que empatou 2-2 na "capital do móvel" e por isso nem precisa de ganhar na Choupana.Na primeira mão, Leandro Tatu deu vantagem aos "castores", aos 16 minutos, mas Mateus (28) e Nené (34) colocaram o Nacional em vantagem ainda na primeira parte, tendo Dedé empatado o encontro aos 62 minutos.
O equilíbrio tem sido a nota dominante nos confrontos entre os dois conjuntos esta temporada, uma vez que além do empate na Taça, o Nacional venceu o Paços de Ferreira pela margem mínima (3-2) na 14ª jornada da Liga. Ainda se voltarão a encontrar, na 29ª jornada.

Programa da segunda mão das meias-finais:
Quarta-feira, 22 Abr:
Nacional - Paços de Ferreira, 18:15 (2-2 na primeira mão)
Estrela da Amadora - FC Porto, 20:30 (0-2)
Fonte: Lusa

BENFICA: QUIQUE QUER GUSMÁN

Com Katsouranis de saída da Luz, Quique Flores e Rui Costa já começaram a procurar uma alternativa, tendo o técnico espanhol indicado Julián de Guzmán, médio do Desportivo da Corunha, ao director-desportivo como uma possível solução para o meio-campo benfiquista, versão 2009/10.
Rui Costa e Rodger Linse, empresário do futebolista canadiano e também de Katsouranis, já conversaram sobre o assunto, com o dirigente do Benfica a questionar o agente no sentido da disponibilidade de o médio ingressar na Luz. A resposta terá sido positiva, com o jogador a mostrar receptividade em jogar de águia ao peito. Porém, O JOGO sabe que o responsável pelo futebol das águias não fez ainda qualquer proposta a De Guzmán, não se colocando ainda em cima da mesa quaisquer valores salariais ou anos de contrato. Tudo porque Rui Costa faz questão de ver ao vivo os jogadores antes de lhes propor um contrato.
A possibilidade de jogar no Benfica seduz o internacional canadiano, mas o camisola seis do Corunha prefere também aguardar mais algum tempo para não se precipitar em relação à sua escolha para a próxima temporada. Além do clube da Luz, também Villarreal, Sevilha e Hamburgo pretendem o jogador, tendo também contactado Rodger Lindse. As águias enfrentam assim forte concorrência caso optem por selar a contratação - a custo zero, o jogador termina contrato com a formação espanhola no final da temporada -, pois tanto os clubes espanhóis como o emblema comandado actualmente por Martin Jol, que já tinha tentado contratar De Guzmán ao Tottenham, têm um forte poderio financeiro. No entanto, ao que O JOGO apurou, o médio, apesar de pretender também garantir um contrato vantajoso em termos económicos, pois já tem 28 anos, dá prioridade a um forte projecto desportivo, desejando representar um clube onde possa também lutar por títulos.
Actualmente com um vencimento anual a rondar os 500 mil euros, De Guzmán está assim ao alcance dos cofres da Luz, restando a Rui Costa e Quique Flores procurarem convencer o médio. De momento, o jogador prefere não comentar a situação, resguardando-se no silêncio e procurando concentrar-se nos jogos que tem ainda por disputar ao serviço do Deportivo da Corunha. Porém, dentro de duas ou três semanas, com os campeonatos praticamente decididos, é possível que haja novidades em relação ao futuro de De Guzmán.
Jorge Andrade dá o seu aval
O internacional canadiano foi colega de Jorge Andrade no Corunha, antes de o central ingressar na Juventus, e o defesa luso sempre fez questão de lhe transmitir boas impressões em relação ao Benfica e também ao FC Porto, onde tinha jogado antes de se aventurar no futebol espanhol. Como tal, e apesar de ser possível que entre novamente em contacto com o seu antigo companheiro de equipa, Julián de Guzmán não precisa de investigar muito sobre as qualidades e defeitos do clube da Luz. Durante os dois anos em que actuaram juntos, Jorge Andrade teceu inúmeros elogios sobre o Benfica, clube sobre o qual o médio pode também falar com Robert Enke, com quem o camisola seis do Corunha jogou ao serviço do Hannover em 2004/05.
Fonte: OJogo

ESPANHA: PEPE DE CABEÇA PERDIDA


Internacional português já pediu desculpa a todos pelos actos irreflectidos

Pepe pede desculpa «a todos os adeptos do futebol» pelo seu comportamento, na parte final do jogo entre o Real Madrid e o Getafe. O internacional português cometeu uma grande penalidade sobre Casquero e depois, ainda estava o árbitro a apitar, deu dois pontapés ao adversário, que se encontrava no chão. Mais tarde deu um murro em Albín. Gago tentou separar o português e foi também apertado.
No final do encontro, o defesa pediu desculpas em várias direcções. «Peço desculpa a todos os adeptos do futebol. As pessoas sabem que eu não sou assim. Peço desculpas a todos, e sobretudo ao Casquero. E à sua família também. E aos nossos adeptos. Não foi uma boa atitude», disse o internacional português.
O jogador explicou ainda que estava de cabeça perdida por entender que, na jogada anterior, tinha ficado por marcar uma grande penalidade a favor do Real Madrid. «Houve falta sobre o Higuaín. O Casquero aparece isolado, eu chego tarde, senti-me impotente e fiz grande penalidade. Foi tudo muito rápido e perdi a cabeça. Estive mal, muito mal», explicou.
Pepe arrisca agora um castigo pesado. No relatório de jogo, o árbitro refere que o internacional português foi expulso por «empurrar um adversário numa situação clara de golo» e que depois, «deu um pontapé ao jogador que sofreu a falta e um murro a um adversário». Pepe terá ainda dirigido insultos ao quarto árbitro, de acordo com o relatorio divulgado pelo jornal «As», que refere ainda que o jogador regressou ao terreno de jogo (algo que não podia fazer) para comemorar o terceiro golo.
Veja o vídeo da agressão em:
Fonte: Maisfutebol/Youtube

terça-feira, 21 de abril de 2009

JOÃO MOUTINHO POR MAIS 4 ANOS


Capitão renovou o contrato até 2014

João Moutinho renovou nesta segunda-feira contrato com o Sporting até 2014, passando desta forma a ter vínculo por quatro épocas, para além desta. A notícia foi dada pelo próprio clube num comunicado enviado à CMVM.
«A Sporting, SAD vem informar que foi nesta data renovado o contrato de trabalho desportivo com o jogador João Moutinho, o qual passará a vigorar até ao dia 30 de Junho de 2014», informa o clube no referido comunicado.
Mas há mais. Com a renovação de contrato, fica estabelecida uma nova cláusula de rescisão, fixada agora em 22,5 milhões de euros. Para além disso, João Moutinho prescindiu do direito de receber dez por cento de uma futura transferência.
O capitão prescindiu também do direito de receber dez por cento de uma qualquer proposta superior a quinze milhões de euros que fosse feita (e não aceite) ao Sporting. Recorde-se que no último Verão, o Everton andou perto de uma oferta por esse valor.
Numa altura em que se aproxima a reabertura de mercado, o clube evita assim ter de indemnizar o jogador por cada proposta com um valor superior a quinze milhões de euros que fosse rejeitada para manter o capitão no plantel.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CONTINUAR A PERSEGUIÇÃO

V. Setúbal 0-4 Benfica
O Benfica venceu o Vitória de Setúbal por 0-4, com o resultado ao intervalo a cifrar-se já numa vantagem confortável de 3 golos. Com muita facilidade a equipa encarnada chegou a esta vantagem folgada com golos de Nuno Gomes e Cardozo (por duas vezes), com o avançado português a bisar, já no segundo tempo, à passagem do minuto 70. Após os resultados desta 25ª jornada, a diferença entre os 3 da frente mantém-se inalterável.
O primeiro golo encarnado surgiu ao minuto 25 por intermédio de Nuno Gomes, respondendo muito bem com um cabeceamento a um centro da direita. 2 minutos volvidos, Óscar Cardozo, faz o seu primeiro golo na partida, recebendo com o pé esquerdo um livre de Carlos Martins, e rematando para a baliza de Kieszek.
Numa fase de domínio absoluto da partida, o avançado paraguaio do Benfica bisou em cima do intervalo, depois de um contra ataque conduzido por Reyes, que permitiu a Cardozo rematar cruzado com o pé esquerdo.
É importante salientar que o primeiro remate sadino aconteceu apenas ao minuto 44 por intermédio de Hugo...
No segundo tempo a equipa de Quique Flores geriu o tempo e o resultado, controlando a partida, à excepção de um período inicial em que houve uma reacção da equipa visitada. Nuno Gomes selou o resultado final em 0-4, depois de um excelente trabalho de Rúben Amorim, que desmarcou Di Maria para o argentino fazer o último passe antes de Nuno Gomes aumentar a vantagem dos encarnados.
O Benfica, depois da derrota frente à Académica, volta assim aos bons resultados, não deixando fugir ainda mais os seus rivais que venceram também as suas partidas na condição de visitantes.
Fonte: ZeroZero

domingo, 19 de abril de 2009

RUMO AO TETRA

Lisandro quebrou o jejum
Académica 0-3 FC Porto

O FC Porto viajou até Coimbra e venceu a Académica por 3-0, com os golos a serem apontados todos na segunda parte, por Rolando (57 min.), Lisandro Lopez (59 min.) na conversão de uma grande penalidade e por Mariano Gonzalez (90 min.).
Com esta vitória o FC Porto mantém assim os 4 pontos de vantagem para o Sporting. A Académica perdeu a oportunidade de se distanciar na classificação do V. Guimarães, não aproveitando a derrota dos vimaranenses frente ao Sporting. Jesualdo Ferreira fez alinhar a equipa que habitualmente costuma iniciar as partidas, com a excepção de Lucho que foi recentemente operado, entrando para o seu lugar Mariano Gonzalez.
Na primeira parte o FC Porto teve maior controlo do jogo, mais domínio mas não conseguia finalizar as jogadas com remates à baliza dos estudantes. Pelo seu lado a Académica tentava jogar o seu futebol, chegando algumas vezes à baliza de Hélton. Mesmo no final dos primeiros 45 minutos, surgiu o grande caso do jogo, com Tiero a apontar um livre directo e a bola a embater no braço de Raúl Meireles já dentro da área, ficando a sensação que o árbitro Olegário Benquerença errou ao não sancionar a grande penalidade.
Na segunda parte o jogo permaneceu bem jogado, com ambas as equipas a jogarem um futebol agradável e sempre com os olhos na baliza. À medida que o relógio avançava o FC Porto ia pressionando cada vez mais a equipa adversária, não permitindo que a Académica saísse do seu meio-campo com a bola controlada.
Aos 57 minutos o FC Porto chegou ao primeiro golo por intermédio de Rolando, que aproveitou da melhor forma um livre apontado pelo lado esquerdo por Raúl Meireles, colocando assim o FC Porto na dianteira do marcador. Passados 2 minutos o FC Porto marcava o segundo golo na marcação de uma grande penalidade, depois de Amoreirinha ter derrubado Lisandro Lopez dentro da área. O mesmo Lisandro Lopez, chamado à conversão, não hesitou e bateu o guardião da Académica. Com estes golos de rajada, o FC Porto quase que sentenciava o jogo, já que a equipa de Jesualdo Ferreira teve perto de 62% de posse de bola, não deixando que o adversário praticasse o seu futebol.
Até ao final o FC Porto continuou a criar mais oportunidades de golo, e ao contrário da primeira parte, a Académica não mais incomodou Hélton. Quando já se esperava pelo apito final do árbitro da partida, o FC Porto chegou ao terceiro golo da partida, por intermédio de Mariano Gonzalez que aproveitou da melhor forma um excelente cruzamento de Hulk.
Com esta vitória o FC Porto continua com 4 pontos de avanço para o Sporting quando faltam 5 jornadas para terminar o campeonato.
Fonte: ZeroZero

PROIBIDO ESCORREGAR

FC Porto e Benfica sob pressão do Sporting
FC Porto e Benfica têm deslocações difíceis que se revestem de maior importância devido à vitória do Sporting em Guimarães. O FC Porto desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica, num jogo de ressaca depois da eliminação da Liga dos Campeões aos pés do Manchester United, com o objectivo de manter a distância para o Sporting. O Benfica viaja até Setúbal para defrontar o Vitória local, onde a equipa de Quique Flores vai querer retomar o caminho das vitórias para não deixar fugir o Sporting.
Académica - FC Porto (18h Sportv1)
Em Coimbra a Académica vai receber o FC Porto num jogo que se antevê bastante disputado. A Académica já está longe da luta para escapar à despromoção, parece estar a lutar pela melhor classificação dos últimos 25 anos. Domingos Paciência garantiu que não vai sentir qualquer tipo de problema se a sua equipa vencer o FC Porto, depois da excelente carreira protagonizada no clube azul-e-branco. «Porque haveria de ficar com o nó na garganta? Já me separei disso há muito tempo. Procuro ganhar onde estiver. Querer dar alegrias às pessoas que trabalham comigo. Sabíamos que nas últimas sete jornadas estaríamos no caminho do título. O que eu peço é que os meus jogadores sejam iguais, mantenham a mesma disponibilidade. Quero ganhar como querem os meus jogadores. Se tenho esta ambição foi porque fui formado num clube ganhador. É um clube que me diz muito. A manutenção era o objectivo. Nunca falámos em Europa e temos uma equipa que fala de Europa e que está igual a nós. Sabemos que este final de campeonato será muito difícil para nós. Felizmente durante dois anos apenas saí triste quatro vezes deste estádio.», salientou o treinador.
Em relação aos convocados o regresso de Pedro Costa e de Rui Nereu, são as principais novidades nos convocados dos estudantes.Guarda-redes: Rui Nereu e Peskovic; Defesas: Pedrinho, Amoreirinha, Orlando, Berger e Pedro Costa; Médios: Nuno Piloto, Madej, Cris, Tiero, André Fontes e Diogo Gomes; Avançados: Miguel Pedro, Saleiro, Licá, Éder e Lito.
Depois da eliminação nos quartos-de-final frente ao Manchester United, o FC Porto tem pela frente uma sempre complicada viagem a Coimbra para jogar frente à Académica. Com a ausência de Lucho, que foi operado e vai faltar o resto da temporada, Jesualdo Ferreira deve optar pela inclusão no onze de Mariano Gonzalez.
Na conferência de imprensa que normalmente antecede os jogos, o técnico do FC Porto destacou o número esperado de adeptos do FC Porto em Coimbra (cerca 4000, segundo os responsáveis portistas). «Isto significa a força do F.C. Porto. Isto significa o orgulho dos adeptos no F.C. Porto e na sua equipa. Isto significa o crédito que temos e vamos jogar com eles: com a confiança nas nossas capacidades e com a confiança de quem acredita em nós. Não há nada nem ninguém que nos possa perturbar na corrida pelos objectivos finais. A equipa foi capaz de sair de alguma tristeza pela eliminação da Champions, está capaz, sólida, segura do seu valor e sente que tudo o que aconteceu não foi por incapacidade.
O F.C. Porto vai para Coimbra com a determinação de ganhar o jogo, porque sente que é capaz disso.» No que diz respeito aos convocados, as inclusões de Pedro Emanuel e de Tarik no lote de convocados são as principais surpresas. Lucho Gonzalez e Jorge Fucile são os únicos jogadores entregues ao departamento médico. Guarda-redes: Helton e Nuno;Defesas: Pedro Emanuel, Rolando, Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho;Médios: Raul Meireles, Andrés Madrid, Fernando, Guarín e Tomás Costa;Avançados: Hulk, Mariano, Rodríguez, Tarik, Lisandro e Farías. O jogo tem início marcado para as 18h00, será arbitrado por Olegário Benquerença e terá transmissão na SportTV1.
V. Setúbal- Benfica (20h15 Sportv)
No Bonfim vai-se disputar um jogo em que ambas as equipas vão procurar a vitória, já que o Benfica não vai querer deixar fugir o Sporting e também porque continua de olho no primeiro lugar.
O V. Setúbal, depois da vitória do P. Ferreira na Amadora, viu um adversário directo seu afastar-se da zona de despromoção. O treinador do V. Setúbal Carlos Cardoso, diz que o objectivo da sua equipa será roubar o máximo de pontos possíveis ao Benfica, mas refere que a vitória seria excelente para a luta da manutenção. «A intenção do V. Setúbal é pontuar, porque, nesta altura, o clube precisa de pontos. No entanto, sabemos que a vitória seria um passo de gigante para a manutenção», declarou o técnico. Na lista de convocados, a novidade é a estreia de Filipe Brigues no lote de eleitos, com Leandro Branco, André Marques, Sandro e Bruno Moraes a ficarem fora da convocatória.
Eis os convocados de Carlos Cardoso para o jogo frente ao Benfica: Guarda-redes: Milojevic e Pavel; Defesas: Jean Michel, Hugo, Robson, Janício, Auri, Anderson e Filipe Brigues;Médios: Elias, Ricardo Chaves, Leandro Lima e Regula; Avançados: Bruno Gama, Laionel, Leandro Carrijo, Moisés e Joeano.
Do lado do Benfica o técnico espanhol Quique Flores acredita que a sua equipa pode vencer os seis jogos que faltam até ao final da Liga. Em relação ao jogo, o técnico espanhol espera repetir a exibição frente à Académica, mas desta feita com golos. «Se fizermos a mesma exibição, penso que podemos conseguir um bom resultado. Não damos a época por finalizada. Faltam seis jogos, há 18 pontos em disputa e objectivos por conquistar. Temos desejo e força para enfrentar este desafio e vamos tentar fazer o melhor final de época possível», disse o técnico.
O destaque na convocatória do Benfica é a recuperação de Yebda, que assim regressa aos eleitos. Aqui está a lista de convocados do técnico espanhol: Guarda-redes: Quim e Moreira; Defesas: Maxi Pereira, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei e Miguel Vítor;Médios: Katsouranis, Aimar, Ruben Amorim, Carlos Martins e Yebda;Avançados: Reyes, Urreta, Di María, Nuno Gomes, Cardozo e Mantorras. O jogo tem início marcado para as 20h15, será arbitrado por Artur Soares Dias e terá transmissão na SportTV1.
Fonte: ZeroZero

ATAQUE AO CASTELO

V. Guimarães 1-2 Sporting
O Sporting obteve uma vitória muito importante sobre o V. Guimarães por 2-1, depois de ter estado a perder desde os 56 minutos quando Roberto apontou o golo vimaranense. E em apenas 8 minutos a equipa de Paulo Bento conseguiu dar a volta ao marcador, com Derlei (aos 80 minutos) e Liedson (aos 88 minutos) a apontarem os golos da reviravolta.
Com esta importante vitória o Sporting coloca assim pressão em FC Porto e Benfica para os jogos frente a Académica e V. Setúbal respectivamente. V. Guimarães e Sporting proporcionaram na primeira parte uma partida mexida, com grande emoção e com excelentes ocasiões para marcar. Apesar da primeira oportunidade de golo tenha pertencido ao V. Guimarães, o Sporting logo aos 2 minutos com João Moutinho a apontar um livre e Derlei a desviar a bola para a barra da baliza de Nilson.
As oportunidades de parte a parte multiplicavam-se, mas o Sporting esteve sempre mais perto de marcar, com Derlei a acertar mais uma vez à barra à passagem do minuto 16.
Aos 28 minutos o V. Guimarães dispõe da melhor oportunidade de golo da primeira parte, com Nuno Assis a correr praticamente 30 metros e a cruzar para Roberto que desvia ao segundo poste e Rui Patrício a defender por instinto. Ainda antes de terminar a primeira parte, surge o grande caso do jogo, com o árbitro Bruno Paixão a anular um golo ao Sporting, por alegado jogo perigoso de Daniel Carriço, que depois de ganhar o lance sobre o defesa vimaranense, consegue introduzir a bola na baliza de Nilson.
O V. Guimarães entrou melhor do que o Sporting para a segunda parte, e conseguiu ter a bola durante mais tempo. Os jogadores vitorianos pareciam mais soltos e conseguiam dominar o meio-campo leonino. Ao minuto 56 o V. Guimarães chegou ao golo, depois de um excelente cruzamento de Nuno Assis que Roberto aproveita, depois de fugir à marcação de Pedro Silva, e cabeceou para a baliza de Rui Patrício.
O golo parece ter afectado bastante a equipa de Paulo Bento, que aos 65 minutos foi expulso do banco por Bruno Paixão. A equipa de Manuel Cajuda conseguia com alguma facilidade chegar com superioridade numérica à área do Sporting, mas não conseguiu aproveitar as ocasiões de que dispôs. Só depois dos 75 minutos é que o Sporting conseguiu voltar novamente a praticar um futebol pressionante e consequentemente a chegar mais vezes à área contrária.
Aos 80 minutos o Sporting conseguiu chegar ao empate por intermédio de Derlei, depois um livre apontado pelo lado esquerdo, o atacante brasileiro surge no meio dos centrais para bater Nilson. Quando já se pensava que o jogo iria terminar empatado, surge o inevitável Liedson para realizar a reviravolta e oferecer assim a vitória à sua equipa, surgindo isolado frente a Nilson não desperdiçando a oportunidade. Estávamos no minuto 88 e até ao final do encontro não existiu mais nenhuma oportunidade de golo.
Fonte: ZeroZero