sábado, 21 de fevereiro de 2009

SPORTING NA LUTA

Sporting 3-2 Benfica
Liedson em grande marca 2 golos, Suazo fica em branco

O Sporting venceu o Benfica por 3-2, igualando o Benfica no segundo lugar com 37 pontos, a quatro pontos de distância do líder FC Porto. Os golos foram apontados por Liedson (aos 11 e 82 minutos) e por Derlei (aos 47 minutos) para o Sporitng, e Reyes (37 minutos g.p.) e Cardozo (aos 89 minutos) apontaram os golos encarnados.
O Sporting, que vence um clássico pela primeira vez esta época, manteve assim a distância para o FC Porto, antes do confronto da próxima jornada no Estádio do Dragão.
O jogo iniciou-se num ritmo veloz, com ambas as equipas a conseguiram jogar no meio-campo adversário. O Sporting, a jogar em casa, começou por ter mais posse de bola, o que Aos 11 minutos o Sporting apontou o primeiro golo por intermédio de Liedson, que aproveitou um mau alívio da defensiva encarnada, recebendo a bola na quina da área, e efectou um remate portentoso que entra no canto superior da baliza de Moreira. A equipa leonina conseguia chegar à vantagem logo no início do jogo, o que é bastante importante nos jogos deste tipo. Mas o Benfica não se deixou afectar pelo golo sofrido, e continuou a praticar o seu futebol, com Aimar e Reyes a conseguirem chegar perto da área leonina.
Com o jogo de novo equilibrado, o Benfica materializou tal facto ao chegar ao empate através de uma grande penalidade assinalada por Olegário Benquerença. Suazo lançado em velocidade é travado por Anderson Polga, e Reyes, chamado a apontar o castigo máximo, não desperdiça a oportunidade.
A primeira parte termina com um erro clamoroso de Olegário Banquerença, que não assinalou uma grande penalidade claríssima por corte da bola com o braço por parte de Maxi Pereira, após remate na esquerda de Izmailov. O Sporting é duplamente penalizado neste lance, uma vez que a bola ia para a baliza, com Moreira completamente batido.
A segunda parte começou logo com o golo do Sporting, que surgiu depois de um grande passe de Anderson Polga que descobre Derlei já dentro da área, que um pouco com a complacência dos centrais encarnados aponta o segundo golo da sua equipa. O Benfica sentiu um pouco o golo sofrido e o Sporting aproveitou para pressionar bastante o adversário e criar muitas oportunidades de golo.
O Benfica sentia muitas dificuldades para chegar à baliza defendida por Tiago, sendo que só através de jogadas de contra-ataque chegava à área leonina. Com o Sporting a dominar a partida, Quique Flores colocou em campo Oscar Cardozo para tentar travar as investidas do meio-campo sportinguista. O Benfica subia assim a sua linha atacante na tentativa de equilibrar mais o jogo, mas o Sporting não permitiu e foi sempre a equipa mais esclarecida dentro das quatro linhas.
Aos 82 minutos novo golo leonino, mais uma vez por intermédio de Liedson, que depois de uma bela jogada de Pereirinha, cabeceia a bola na zona da grande penalidade não dando hipótese ao guardião Moreira. Nos últimos instantes da partida Óscar Cardozo ainda reduziu para a diferença mínima, cabeceando da melhor forma para o fundo das malhas de Tiago. Com esta vitória o Sporting alcança os encarnados, mas no confronto directo os comandados de Quique Flores ficam com vantagem em caso de hipotética igualdade no final da temporada.

ESPECTÁCULO GARANTIDO

Sporting - Benfica (20h Sportv1)
Paulo Bento e Quique Flores apareceram os dois a falar de ataque, mas não para prometer golos ou espectáculo, apenas para dizer que temem (e conhecem!) o sector ofensivo do rival, não escondendo que passa por aí, pela capacidade de o anular, a possibilidade de sair do dérbi a sorrir.
Descrevendo o funcionamento do ataque adversário e explicando como consideram possível contrariá-lo, o treinador dos leões chamou a atenção para o contragolpe e para as bolas paradas do Benfica, enquanto o das águias admitiu recear a mobilidade do Sporting, as combinações constantes do meio-campo para a frente.
Foi à volta destas ideias tácticas que prepararam o encontro de hoje à noite, registos opostos, ataque continuado por parte do Sporting, sem medo de ter a bola, contra-ataque do lado do Benfica, inevitavelmente a apostar no erro alheio, na velocidade e na capacidade de decisão individual.
Uma interessante oposição estratégica entre um técnico que nunca derrotou as águias em Alvalade - na Liga - e outro que, em ano de estreia, segue invicto frente aos outros grandes (e quem o conseguiu, na Luz, só uma vez não foi campeão).
De resto, o Sporting, que tem melhor defesa (12/15) e pior ataque do que o Benfica (23/30), é mais frágil em casa do que fora, precisamente o contrário do que acontece ao rival, que se impõe na Luz e se sente menos à vontade noutros estádios. Em termos de situação pontual, e também de calendário, o dérbi é mais importante para os de Alvalade, como Paulo Bento reconheceu, já que estes têm menos três pontos e logo a seguir vão o Dragão.
Fonte: SapoInfordesporto

PAULO BENTO: "CONTEXTO DIFÍCIL PARA NÓS"

Paulo Bento recorre à posição do Sporting na Liga para defender que os «leões» partem de uma situação «mais difícil» para o deby deste sábado com o Benfica. O treinador diz, no entanto, que a equipa sabe o que tem de fazer para vencer e diz que a receita se baseia em «optimismo e coragem».
«É um jogo muito difícil, para o qual nos preparámos bem, para o qual sabemos do nosso valor e o que temos de fazer. Temos de estar conscientes das dificuldades, saber que temos organização, qualidade e talento. Acima de tudo temos de ter coragem e optimismo», defendeu o treinador: «Também somos uma grande equipa e queremos ficar com os mesmos pontos do adversário.»
«O nosso contexto para o jogo é mais difícil que o do Benfica, que vai jogar numa condição favorável, porque mais que um resultado pode servir-lhe. Temos de saber viver com a pressão que o jogo traz», analisou Paulo Bento, para depois rejeitar, no entanto, o carácter decisivo do «derby» ou ainda do clássico com o F.C. Porto, já na próxima ronda: «Não acredito que um jogo possa valer um campeonato. É importante e difícil. Agora, que decida um campeonato, não. Nem o de amanhã nem o do próximo fim-de-semana.».
Fonte: Maisfutebol

BENFICA QUER FC PORTO FORA DA CHAMPIONS

João Gabriel transmite intenções do clube à BenficaTV
O Benfica quer que a UEFA volte a apreciar os factos que levaram, na época passada, a Comissão Disciplinar a condenar o FC Porto à perda de seis pontos e a uma multa de 150 mil euros. Para os encarnados há motivos legais para que o FC Porto possa ser excluído da Liga dos Campeões na próxima temporada, isto depois de a CD da Liga ter indeferido, esta semana, os processos de revisão do caso Apito Final, interpostos por FC Porto e Boavista.
Este assunto foi abordado no programa de ontem da Benfica TV "A Jornada". João Gabriel, director de comunicação dos encarnados, sustentou as pretensões do emblema encarnado, que está disposto a enviar uma queixa à UEFA, caso esta não actue por si própria: "A CD foi clara: indeferiu, dizendo que os requerimentos não invocam circunstâncias ou meios de prova novos, que fossem susceptíveis de demonstrar a inexistência dos factos considerados provados, pressuposto imprescindível para a revisão do processo.
Como esta decisão não é susceptível de recurso para o Conselho de Justiça, a UEFA, se quiser, pode voltar a levantar a questão da interdição do FC Porto em provas europeias no próximo ano", defendeu o responsável benfiquista.
Fonte: OJogo
BENFICA: O MEDO TERRÍVEL DE FALHAR QUALIFICAÇÃO DENTRO DO CAMPO
(Opinião)
Aí está o SR. Gabriel mais uma vez a fazer jus à sua fama de "fala-barato" sem medir as consequências do que diz. Todavia, este assunto encerra uma realidade mais profunda do que os simples "bitaites" do Gabriel. Todos saberão que ele, afinal, representa (!) o Benfica, por isso "bota" cá para fora o que vai dentro desse grande clube.
O que vai dentro do SL Benfica neste momento, e a avaliar pelo tema trazido a lume pelo seu director de comunicação, parece ser um medo terrível da classificação final desta Liga. É que, a não ser por razões pessoais mesquinhas contra Pinto Da Costa, não se justifica nesta altura vir pedir à Uefa que exclua o FC Porto da próxima edição da Champions. Das duas, uma: ou Vieira quer atingir PC, ou então Rui Costa não confia nos jogadores e na equipa que tem para conseguir a qualificação dentro do campo para a Liga dos Campeões.
Neste nosso futebol vale tudo, está mais que visto, e o Benfica joga com as armas que tem para derrubar o FC Porto, mas não estará a ser medroso sem razão? Então o Benfica não está no segundo lugar a um ponto do FCP? - Ó sr. Gabriel, olhe que o segundo lugar este ano ainda dá direito à Champions!! Não tenha medo! Ainda pode ser campeão também! Não desmoralize os seus jogadores, pá!
Enfim... depois da campanha sórdida da comunicação social e da consequente histeria frenética por causa do penalty do Lisandro no clássico (ainda ninguém me explicou porque é que o penalty sobre o Lucho e aquela que seria uma justíssima expulsão de Sidney ainda na primeira parte, foram assuntos importantes do jogo do Dragão que nem sequer foram abordados, quanto mais merecer o mesmo tratamento...), faltava agora uma nova estratégia. O Sr. Platini, grande amigo que deve ser do Sr. Rui Costa, deve vir já a correr excluir o FC Porto.
E assim vai o futebol benfiquista, perdão... português.
Rodriguez

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CAMPEÕES PASSAM NA MATA REAL

Paços de Ferreira 0-2 FC Porto
(Golos de Hulk e Bruno Alves)
O FC Porto venceu o Paços Ferreira por 2-0, podendo assim assistir tranquilamente ao clássico entre Sporting e Benfica, sabendo que vai ganhar pontos a pelo menos um dos seus adversários. Os golos foram apontados por Hulk (aos 16 minutos) e por Bruno Alves (aos 65 minutos) na conversão de uma grande penalidade. Destaque para o avançado brasileiro do FC Porto que esteve nos dois golos da sua equipa.
O FC Porto entrou na partida com 3 novidades e em relação ao último jogo para o campeonato, com Sapunaru, Tomás Costa e Farías e entrarem para o onze em detrimento do lesionado Fucile, de Cristián Rodriguez e Lucho Gonzalez. A ausência do habitual capitão de equipa foi a grande surpresa da noite, com Jesualdo Ferreira a querer dar-lhe descanso tendo em vista a partida de Madrid.
Do lado do Paços Ferreira muitas ausências, sete no total, mas guarda-redes Cássio foi a única por opção técnica, entrando para o seu lugar Coelho. A equipa portista teve uma entrada muito forte na partida, com destaque para Hulk que aproveitando os espaços conquistados por Lisandro e Farías ia pondo a cabeça em água à defensiva pacense. Ficou aliás por marcar uma grande penalidade ainda na primeira parte sobre o avançado brasileiro do FC Porto, que depois de passar pelo defesa esquerdo pacense, foi impedido com o braço de prosseguir pela linha de fundo. O comentador de serviço da RTP considerou (como sempre) que se tratou de uma jogada de corpo-a-corpo, só se esqueceu de referir que parte do corpo é que o jogador do Paços usou pata impedir Hulk: o braço.
O jogo disputava-se com um bom ritmo, com o Paços Ferreira a oferecer boa réplica actuando com calma no seu meio-campo. Aos 16 minutos Cissokho e Lisandro combinam bem e a bola chega até Hulk do lado esquerdo, e que já dentro da área pacense fuzila autenticamente o guardião Coelho. Este golo deixou a equipa do Paços algo perdida em campo, facto que o FC Porto aproveitava para criar mais lances de perigo, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. À passagem do minuto 27 o Paços Ferreira teve a sua melhor oportunidade de golo, depois de Rui Miguel rematar do meio da rua, fazendo a bola embater com estrondo na barra da baliza de Hélton.
O Paços ia melhorando o seu rendimento, mas o FC Porto parecia muito confortável no jogo, praticando um futebol muito seguro e sempre com Hulk na frente a criar imensos problemas à defensiva adversária.
Na segunda parte o P. Ferreira surgiu bastante melhor e mais pressionante, com uma melhor colocação no terreno de jogo. O FC Porto ia tentando reduzir um pouco o ritmo de jogo, mas o Paços conseguia manter a cadência de jogadas de ataque, obrigando o FC Porto a aproveitar a velocidade dos seus homens da frente para chegar à baliza contrária. O atrevimento do P. Ferreira continuava, com Édson e André Pinto a subirem de rendimento e dando mais trabalho aos centrais do FC Porto.
Aos 65 minutos Hulk realiza mais uma arrancada pelo lado esquerdo e na disputa de bola com o defesa Ricardo cai na área, levando o árbitro da partida a apontar para a marca de grande penalidade, debaixo de grande contestação por parte dos jogadores pacenses. Bruno Alves chamado a marcar não falha e faz o segundo golo azul-e-branco. O segundo golo azul-e-branco teve o efeito de tranquilizar mais ainda a equipa de Jesualdo, fazendo com que o Paços também baixasse o seu ritmo de jogo.
Aos 84 minutos é anulado um golo ao Paços Ferreira pelo assistente do árbitro Jorge Sousa, depois de André Pinto ter empurrado com a mão a bola para o fundo da baliza de Hélton. O jogo chegava ao fim com uma vitória do FC Porto que durante todo o jogo controlou o jogo, impondo o ritmo que mais lhe interessou.
Com esta vitória o FC Porto fica com 4 pontos de avanço sobre o Benfica e 7 pontos Sporting, quando estas duas equipas se vão defrontar esta jornada.
Fonte: ZeroZero

ADEPTOS BENFIQUISTAS VÃO TER CAIXA DE SEGURANÇA EM ALVALADE


PSP divulga operação para o clássico
Esperados 40 a 45 mil espectadores
A PSP vai destacar 500 elementos para acompanhar o Sporting-Benfica da 19ª jornada da Liga Sagres, que se disputa sábado no Estádio José Alvalade, para um encontro em que são esperados 40 a 45 mil espectadores.
Em conferência de imprensa, o subintendente Costa Ramos, comandante da 3ª Divisão da PSP de Lisboa, disse que no âmbito das operações de segurança para o jogo está igualmente previsto o destacamento de cerca de 100 agentes do corpo de intervenção.
Estes agentes deverão fazer uma "caixa de segurança" destinada a acompanhar os cerca de 2.500 a 3.000 adeptos das claques do Benfica nos trajectos Estádio da Luz/Estádio de Alvalade/Estádio da Luz.
A "caixa de segurança" com os adeptos do Benfica deve sair do Estádio do Benfica entre as 17:00 e as 17:15, devendo entrar no Estádio do Sporting entre as 18:30 e as 18:45. Os adeptos "encarnados" partem de regresso à Luz cerca das 23:00.
Costa Ramos recordou que o encontro entre os dois rivais de Lisboa é considerado "de risco elevado" ao abrigo da legislação em vigor e que, entre os 500 agentes disponibilizados, estarão várias valências da PSP, designadamente equipas de intervenção rápida, corpo de intervenção e divisão de investigação criminal, esclarecendo também que a zona do estádio será vigiada a partir do ar com recurso a um helicóptero."Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança das pessoas, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas", disse.
O responsável policial destacou que, "mais uma vez, a PSP está convicta de que todas as medidas foram tomadas para o evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes".
Questionado sobre se a existência de claques não legalizadas do Benfica poderá criar maiores dificuldades às acções de vigilância da PSP, Costa Ramos recusou essa possibilidade, esclarecendo que, se as mesmas estivessem legalizadas, "o dispositivo de acompanhamento montado não seria alterado"."A PSP tem contacto com a maioria dos adeptos (claques) do Benfica há vários anos", afirmou.
O subintendente adiantou ainda que as portas do estádio abrem às 18:00, mas a PSP começará a montar o policiamento nas imediações do José Alvalade a partir das 16:00, advertindo também os automobilistas para o cumprimento das regras de estacionamento e aconselhando os adeptos a deslocarem-se para o jogo em transportes públicos.
Fonte: Lusa

CLÁSSICO: QUIQUE QUER ENTRAR PARA A HISTÓRIA EM ALVALADE

Quique Flores pode entrar este sábado, depois do jogo de Alvalade, para a restrita lista de treinadores do Benfica que passaram uma temporada sem perder com o F.C. Porto e Sporting em jogos do campeonato. Depois de ter ganho à equipa de Paulo Bento na Luz (2-0) e de ter empatado os dois jogos com a equipa de Jesualdo Ferreira, o técnico espanhol está a apenas um passo de se destacar como o décimo treinador sem perder diante dos rivais.
Números que não impressionam o treinador, avesso a estatísticas. «Valem o que valem, mas não mudam nada para o jogo. Para mim o mais importante é pensar no que os jogadores podem fazer dentro de campo. Quando isso aconteceu estava em Espanha, agora estamos noutro campeonato. Os números das estatísticas não resultam delas próprias, mas sim do trabalho dos treinadores jogo a jogo», comentou.
A verdade é que não é um facto assim tão comum: aconteceu apenas nove vezes em 74 edições do campeonato e em oito delas o Benfica foi campeão. A única vez que o Benfica não foi campeão sem perder com os rivais foi na temporada de 1977/78, quando as camisolas encarnadas, comandadas por John Mortimore, não perderam diante dos adversários directos, mas deixaram escapar o título para o F.C. Porto de Pedroto. Uma menção honrosa ainda para Jimy Hagan, o único treinador que venceu todos os jogos com Sporting e F.C. Porto na mesma temporada em 1971/72.
A verdade é que o Benfica chega a Alvalade numa posição de força e o treinador recorda que os adversários directos têm vindo a ganhar respeito à equipa da Luz. «São equipas que tiveram mais pontos do que o Benfica na época passada, conseguimos equilibrar isso, ganhámos respeito desportivo, penso que já nos vêm de uma forma diferente. Parecem mais desconfiados, têm mais receio, consideram-nos mais fortes, mas continua a ser difícil», destacou.
Mesmo assim, o técnico espanhol não arrisca uma aposta. «Nestas coisas não faço apostas. Cofio nos meus jogadores, é o que posso dizer. Todos os treinadores têm na cabeça um jogo que imaginamos antes, outro que jogamos, durante o jogo, e outro que revemos depois do jogo. O melhor para o treinador é que o jogo que imaginou antes seja o mais parecido com a realidade», referiu.
Fonte: Maisfutebol

PAULO ASSUNÇÃO: "SOMOS MUITO MELHORES QUE O FC PORTO"

Paulo Assunção mostra o seu ódio ao FCPorto através das suas declarações
Paulo Assunção não faz por menos e defende que o Atlético Madrid tem «muito melhor equipa» que o F.C. Porto. O antigo médio portista antecipa o confronto de Liga dos Campeões entre as duas equipas, com a primeira mão marcada já para terça-feira, com um discurso optimista.
«Temos uma excelente equipa, muito melhor que o F.C. Porto, e se nos concentrarmos podemos passar», afirmou Paulo Assunção em entrevista à Radio Marca.
Assunção rejeitou de resto as comparações entre a defesa e o ataque do At. Madrid, com críticas ao primeiro e elogios aos jogadores mais avançados. «Temos excelentes jogadores à frente e atrás», defende.


JOGO CRUCIAL PARA AMBAS AS PARTES

Paços de Ferreira - FC Porto (21h RTP1)
O que esperar do P. Ferreira-F.C. Porto? Antes de mais, golos, muitos golos. É para isso mesmo que aponta o registo de cada uma das equipas. Em jogo estarão dois dos melhores ataques da Liga e três pontos que muita falta fazem a cada um dos intervenientes. O Paços, apesar do futebol vistoso, está apenas dois pontos acima da linha-de-água; o F.C. Porto lidera a Liga com um ponto de vantagem sobre o Benfica.
Os dragões não costumam ter vida fácil na Mata Real. Mas acabam quase sempre por vencer. Em dez encontros realizados no terreno do P. Ferreira para o campeonato, os azuis e brancos venceram sete vezes, empataram uma e perderam duas. Curiosamente, a última das derrotas foi cedida sob o comando de José Mourinho, na gloriosa temporada de 2002/03.
Quatro homens para três lugares
Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades. Jesualdo Ferreira sabe que o F.C. Porto tem muito a ganhar neste fim-de-semana, se conseguir sair vitorioso de P. Ferreira. Os dragões irão ganhar pontos a pelo menos um dos adversários directos (sábado é noite de Sporting-Benfica) e na terça-feira têm um compromisso de importância absoluta no Estádio Vicente Calderon.
Pois bem, para abraçar o confronto com os castores, Jesualdo Ferreira irá proceder pelo menos a uma alteração: Fucile está lesionado, avança o romeno Sapunaru, que já não actua para a Liga desde o dia 1 de Dezembro de 2008 (60 minutos na recepção à Académica, relativa à 10ª jornada).
A maior dúvida reside no trio atacante. Em condições normais, Lisandro, Hulk e Rodríguez são intocáveis mas¿ agora há um Ernesto Farías renascido com os dois golos ao Rio Ave. Quem será o sacrificado de Jesualdo?
Uma baliza sem dono
Do lado do Paços há a registar as ausências de Filipe Anunciação, Paulo Sousa, Guedes, Prieto, Ozéia, William e Pedro, todos por lesão. Muitas baixas, sete no total. Cássio, habitual guarda-redes, ficou de fora dos convocados por opção técnica de Paulo Sérgio. O brasileiro, recorde-se, ficou muito mal na fotografia do primeiro golo do Benfica no passado domingo.
Bruno Conceição deverá ser o eleito para assumir a titularidade, embora Coelho tenha dado boas indicações sempre que chamado a actuar nas «taças».
Equipas prováveis:
P. FERREIRA: Bruno Conceição; Ricardo, Danielson, Kelly e Jorginho; Dedé, Ferreira, Pedrinha e Rui Miguel; Edson e Leandro Tatu.
Suplentes: Coelho, Kiko, Chico Silva, Pedro Queirós, Fábio Pacheco, Filipe Gonçalves, Leal, Carlos Carneiro e André Pinto.
F.C. PORTO: Hélton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles e Lucho Gonzalez; Lisandro, Hulk e Rodríguez.
Suplentes: Nuno, Stepanov, Pedro Emanuel, Benítez, Tomás Costa, Mariano, Tarik e Farías.
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

SUPER BRAGA!

Equipa de J. Jesus quase nos quartos da Taça Uefa
SP. BRAGA 3-0 STANDARD DE LIÈGE
Definitivamente a Pedreira tem excelentes vistas sobre a Europa. O Sp. Braga continua a dar que falar na Taça UEFA, uma prova que, recorde-se, começou a disputar em inícios de Agosto e à qual chegou através da Taça Intertoto. Doze jogos depois de iniciar esta longa cruzada, a equipa está a um pequeno passo de repetir os oitavos.
Esta noite, naquele que Jorge Jesus considerou o jogo mais difícil da prova depois do confronto com o Milan, a equipa portou-se de uma forma excelente, como é norma na Europa, e garantiu uma vantagem confortável. Não é completamente segura porque já deu para ver que o Standard Liège tem a força toda no ataque, mas é muito animadora.
Uma vantagem conseguida com alguma fortuna, é verdade, mas sobretudo com muito esforço. Perante um adversário que tem realmente qualidade no ataque, o Sp. Braga respondeu com concentração, organização e enorme atitude. Esteve personalizado, soube marcar os ritmos de jogo e teve a felicidade de marcar nos momentos certos.
Marcou dois golos, aliás, em menos de meia-hora. Dois golos concretizados em três oportunidades, numa altura em que também o Standard já tinha ameaçado Eduardo um par de vezes. Primeiro numa obra de arte de Rentería, depois numa falha de nervo do Standard, que com enorme apatia deixou a bola chegar a Leone para um tiro de fúria.
A vantagem não era fortuita porque o Sp. Braga mostrava vontade de marcar a qualquer altura. Mas era feliz. Até essa altura o Standard não tinha sido inferior. A partir daí, sim, o Braga foi superior. Mesmo sem ter a bola, controlou o jogo, manteve as marcações apertadas e o perigo distante da baliza. Pelo meio Luís Aguiar quase marcava de cabeça.
Cada vez mais Braga... um grande na Europa
O melhor Sp. Braga, porém, surgiria na segunda parte. Um Sp. Braga personalizado, maduro, seguro, muito confiante e que banalizou completamente o adversário. Só por uma vez, aliás, num cabeceamento de Mbokani pouco por cima da barra, é que o Standard ameaçou a vantagem bracarense. Muito pouco para quem tinha de marcar.
O crescimento bracarense tornou-se, de resto, proporcional à queda do adversário. A equipa soube manter o jogo como lhe convinha, calmo, calminho, enquanto ia lançando um ou outro aviso como quem não dava por isso. César Peixoto, por exemplo, ficou perto de marcar num livre.
Já nos dez minutos finais, que é sempre uma boa altura para marcar, Alan fez a assistência e Luís Aguiar marcou o terceiro. Aproveitando mais uma vez o calcanhar adversário: a defesa. Três-golos-três que constroem uma vantagem muito boa. A equipa está quase a entrar nas dezasseis melhores da prova. Pelo segundo ano consecutivo. Não digam que não é grande em Portugal. É grande, sim. Até na Europa.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MOURINHO ASSUME: MANCHESTER UNITED É O MELHOR DA EUROPA

De um lado vai estar Adriano, Ibrahimovic, Patrick Vieira, Zanetti e Figo, no outro estarão Cristiano Ronaldo, Berbatov, Tevez, Rooney, Giggs, entre muitos outros. Um embate de titãs, entre o Inter e o Manchester United, que foi desejado por Mourinho.
«Antes do sorteio eu disse que queria o ManUtd e algumas pessoas pensaram que eu estava doido. Afinal de contas, por que quereria defrontar a melhor equipa da Europa? Quis, porque é um grande desafio e é difícil», afirmou Mourinho, em declarações à «MUTV».
O técnico português reconhece a qualidade da equipa treinada por Alex Ferguson, o que só por si «motiva» a sua equipa: «É um jogo especial para os meus jogadores e não preciso motivá-los. As melhores partidas para jogar são contra as grandes equipas e a melhor equipa neste momento é o Manchester United.»
Mourinho não se atemoriza e acredita numa vitória dos nerazzurri: «Sabemos que podemos vencer. O Manchester United é uma equipa especial com jogadores especiais. São sólidos na defesa e perigosos no ataque.»
A qualidade do plantel dos red devils é salientada por Mourinho, que acredita na experiência da equipa italiana. «Olhamos para o talento que têm no campo e no banco e percebemos que vai ser complicado. A minha equipa tem muita experiência, muito talento e sabemos como jogar os grandes encontros. Vai ser uma eliminatória complicada», acrescentou o special one.
O Inter recebe o Manchester United em Milão no dia 24 de Fevereiro. A segunda mão joga-se em Old Trafford a 10 de Março.
Fonte: Maisfutebol

Braga à conquista da Europa

O Sp. Braga recebe esta quarta-feira o Standard Liège no jogo da primeira mão dos 1/16 final da Taça UEFA. A equipa de Jorge Jesus vai tentar fazer esquecer a derrota sofrida em casa frente ao Leixões, adquirindo assim uma vantagem que lhe permita encarar o jogo da 2ª mão na Bélgica com optimismo. Será assim importante conquistar uma vitória sem golos sofridos, visto que os golos apontados fora de casa são bastante importantes nesta fase da prova.
Ciente que o Sp. Braga não vai ter uma tarefa difícil, Jorge Jesus refere que o Standard Liège é a equipa mais forte, depois do Milan, que a sua equipa vai defrontar na Taça UEFA. «Dentro das equipas que apanhámos neste percurso, penso que, tirando o Milan, é a equipa mais forte que vamos defrontar», referiu Jorge Jesus.
O técnico não esquece que Laszlo Boloni conhece mais do Sp. Braga do que o contrário, e fazendo a análise ao adversário, o técnico reconhece que a equipa belga é bastante forte, tendo o melhor marcador do campeonato belga. «Tem o melhor marcador do campeonato belga, o melhor jogador, o Defour, o Jovanovic tem muita classe e é evoluído tecnicamente, mas estamos preparados par definir a eliminatória em dois jogos e para a disputar taco a taco com o Standard», concluiu o técnico.
O treinador dos arsenalistas convocou para o jogo os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Edimar
Médios: Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Stélvio, Márcio Mossoró e Jorginho
Avançados: Renteria, Meyong, Alan, Matheus e Orlando Sá
Do outro lado está o um velho conhecido do futebol português Laszlo Boloni, que agora é o treinador do clube belga. Na habitual conferência de imprensa que antecede os jogos das competições europeias, o técnico que foi campeão português ao comando do Sporting, reconheceu que o Sp. Braga é uma das melhores equipas portuguesas e que a sua equipa vai ter de actuar muito concentrada para cometer o menor número de erros possíveis.
«Temos que nos preparar bem, porque vai ser um jogo difícil contra uma equipa forte», afirmou o técnico romeno. Estando plenamente consciente do actual valor do seu adversário: «Quando cá estive o Sp. Braga já era uma das melhores equipas portuguesas e sei que nos últimos anos tem continuado a crescer, o que demonstra o seu valor. Nós vamos ter de jogar concentrados para levarmos um bom resultado para a Bélgica.»
O jogo tem o início marcado para as 20h45 e terá transmissão na SportTV1.
Fonte: ZeroZero

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Taça de Portugal

ESTRELINHA CONDUZ AO DRAGÃO
V. Guimarães 0-1 Estrela Amadora
O E. Amadora qualificou-se para a fase seguinte da Taça de Portugal, ao bater o V. Guimarães por 1-0 no estádio do seu adversário. O golo da vitória foi apontado por Varela à passagem do minuto 83. Assim, a equipa da Amadora vai defrontar o FC Porto nas meias-finais da prova, que pela primeira vez na sua história disputar-se-á em duas mãos, com o primeiro jogo a estar marcado para o Estádio do Dragão no dia 4 de Março.
A primeira parte ficou marcada pelo mau futebol praticado pelas duas equipas, com o V. Guimarães a jogar em casa a não conseguir impor o seu jogo. Enquanto isso, o Estrela ia tentando pausar cada vez mais o jogo, e quando podia tentava contra-atacar, sempre por intermédio de Varela. O intervalo chegou sem que as duas equipas conseguissem claras oportunidades de golo. Para o tempo complementar esperava que pelo menos a equipa da casa conseguisse acelerar o seu jogo, mas a equipa da Amadora conseguia com alguma facilidade controlar o seu adversário no meio-campo. Manuel Cajuda fez entrar logo no início da 2ª parte a mais recente contratação vimaranense, o angolano Santana, mas nem a sua velocidade fez com que a sua equipa aumentasse a produção.
O E. Amadora ia dando sinais de querer levar o jogo para prolongamento, e só por intermédio de Varela ia importunando a defensiva minhota. Quando cada vez mais pairava o prolongamento, foi o E. Amadora que chegou ao golo por intermédio de Varela aos 83 minutos, para desespero dos adeptos minhotos.
Até ao final a equipa de Manuel Cajuda foi incapaz de criar perigo para a baliza de Nélson, e assim perdendo a hipótese de marcar presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Estão assim definidos os jogos das meias-finais da Taça de Portugal Millennium, com o FC Porto a receber o E. Amadora e o Nacional a deslocar-se ao terreno do Paços de Ferreira.
A primeira mão está marcada para o dia 4 de Março, e a segunda mão marcada para o dia 22 de Abril.
Fonte: ZeroZero

Ainda o clássico do Dragão

PEDRO PROENÇA COM NOTA NEGATIVA DEVIDO AO PENALTY NÃO ASSINALADO SOBRE LUCHO
Justiça não tarda: Observador afinal viu que só os benfiquistas não vêem
Pedro Proença teve nota negativa pela arbitragem no clássico, mas por causa do penalty não assinalado a Lucho Gonzalez. O polémico lance da grande penalidade assinalada contra o Benfica, a castigar falta de Yebda sobre Lisandro, não teve relevância para a nota final, porque nesse caso o observador dá o benefício da dúvida ao árbitro.
«Não assinalou grande penalidade contra a equipa B [Benfica], por falta do seu jogador nº 6 [Reyes], que, dentro da sua área de grande penalidade, rasteirou o adversário nº 8 [Lucho González», escreveu o observador José Gonçalves no relatório, citado pela Lusa. «Caso não tivesse a falha mencionada em 2 a) a nota final seria 3,4», constata-se mais à frente.
Quanto ao lance de Yebda, é assim explicado pelo observador: «Aos 25 minutos do 2º tempo, marcou grande penalidade contra a equipa B [Benfica], por suposta falta do jogador nº 26 [Yebda] (¿) Do local onde nos encontramos e uma vez o lance ter ocorrido no vértice mais distante da grande área, não nos foi possível vislumbrar com clareza o desenlace da jogada: se a queda é provocada por algum contacto dos pés ao nível do terreno ou em virtude do defensor ter colocado o braço à frente do tronco do adversário, impedindo/perturbando a sua progressão. Porque o árbitro se encontrava bem colocado e perto, cerca de 3/4 metros, e foi peremptório a assinalar a grande penalidade, aliado ao facto de não terem existido protestos de jogadores da equipa penalizada, que aceitaram pacificamente a decisão, com excepção do faltoso, único a esboçar contrariedade, damos-lhe o benefício da dúvida.»
Os outros erros apontados a Pedro Proença foram um fora-de-jogo não assinalado a Lisandro López e um cartão amarelo poupado a Sidnei.
A nota 2,4 é, segundo o critério da escala de avaliação, uma nota insatisfatória. Segundo as normas e instruções para observadores, «um árbitro que não assinale uma grande penalidade e esta tenha influência no resultado a nota máxima é 2,5». A Pedro Proença ainda foi descontada uma décima pelo cartão amarelo não exibido a Sidnei.
Nesta temporada, ainda segundo a Lusa, já houve notas piores que a de Pedro Proença. Elmano Santos foi avaliado com 2,1 no Belenenses-Benfica, enquanto Pedro Henriques (Benfica-Nacional), Paulo Baptista (Benfica-Braga) e Paulo Costa (Braga-FC Porto) tiveram 2,3.
Fonte: Maisfutebol

FC Porto entrega Dragões de Ouro


LISANDRO, FUCILE E MANOEL DE OLIVEIRA: OS PRINCIPAIS DISTINGUIDOS

O F.C. Porto entregou nesta segunda-feira, no edifício da Alfandega do Porto, os Dragões de Ouro relativos à época passa, a época 2007/08. A maior distinção foi para Lisandro Lopez, o Atleta do Ano, mas o momento de maior sensibilidade foi a entrega do Dragão de Honra a Manoel de Oliveira.
O cineasta, que cumpriu cem anos no passado mês de Dezembro, mostrou ainda grande desenvoltura, percorrendo o espaço até ao palco num instante. O que mereceu também vários aplausos. Manoel de Oliveira fez questão de afirmar-se honrado com o prémio e fez questão de agradecer publicamente a Pinto da Costa. Quanto a Lisandro, o argentino fez questão de dizer que "está muito feliz com a distinção e que conta no próximo ano estar presente para vencer mais prémios e títulos no FC Porto."
Os Dragões de Ouro contaram, de resto, com centenas de convidados, entre os quais José Luís Arnaut, actualmente eurodeputado, e Valentim Loureiro, presidente da Mesa de Assembleia da Liga de Clubes. A cerimónia, que contou com praticamente todo o grupo de trabalho, terminou com um discurso de Sardoeira Pinto.
Premiados:
Atleta do Ano: Lisandro López (Futebol) Futebolista do Ano: Fucile Atleta de Alta Competição do Ano: Nuno Marçal (Basquetebol) Atleta Amador do Ano: Mariana Marinho (Bilhar) Atleta Jovem do Ano: Ricardo Dias (Futebol de Formação) Atleta Revelação do Ano: Paulo Santos (Natação) Técnico do Ano: Franklim Pais (Hóquei em Patins) Seccionista do Ano: Carlos Carneiro (Basquetebol) Dirigente do Ano: Fernando Oliveira (Atletismo) Funcionário do Ano: Vítor Pombo Quadro do Ano: Daniel Pereira Sócio do Ano: Jorge Martins Filial/Delegação do Ano: Casa do F.C. Porto de Espinho (Nacional) e Casa do F.C. Porto de Pretória (Estrangeiro) Recordação do Ano: Adolfo Roque (a título póstumo) Dedicação do Ano: João Manuel Barros Dragão de Honra: Ilídio Pinto e Manoel de Oliveira.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SOFRER ATÉ VIR O GÉNIO

Benfica 3-2 Paços de Ferreira
Depois de uma primeira parte em que não conseguiu exibir-se em bom nível e que terminou com um nulo no marcador, o Benfica bateu o Paços de Ferreira por 3-2, justificando os três pontos com um maior caudal ofensivo nos últimos 20 minutos de jogo. O Benfica chegou a estar a vencer por 2-0, mas o Paços nunca se deu por vencido e conseguiu assustar os adeptos encarnados, mantendo a incerteza do resultado até bem perto do fim do jogo. Destaque na partida para o terceiro tento benfiquista, um grande golo de Di María.
O Benfica surgiu com David Luiz na faixa direita da defesa, tendo Quique Flores entregue a faixa esquerda a Jorge Ribeiro, mantendo Luisão e Sidnei no eixo. Com este figurino no quarteto defensivo e com Reyes a extremo-esquerdo e Ruben Amorim na direita, foi mesmo o flanco esquerdo do ataque benfiquista a assumir grande parte da despesa ofensiva da equipa.A partida teve um início forte por parte dos encarnados, que logo ao minuto 12 criaram uma grande oportunidade para inaugurar o marcador, com Luisão a obrigar Cássio a uma enorme defesa, com a bola ainda a embater na barra da baliza pacense. Desperdiçado este lance, o Benfica continuou a comandar as operações mas não voltou a criar calafrios à defensiva adversária, tendo o P. Ferreira optado por abrandar o ritmo de jogo, claramente apostando em chegar ao intervalo com um nulo no marcador.
Os pacenses lograram atingir o seu objectivo, já que Cosme Machado apitou para o regresso aos balneários sem que qualquer das equipas tivesse chegado ao golo.
A equipa visitante surgiu com outra atitude para a segunda parte e foi a primeira a criar uma grande situação de perigo, com Leandro Tatu a ultrapassar Moreira mas a rematar de forma enrolada, o que permitiu a David Luiz salvar o golo em cima da linha de baliza. Já com Di María em campo no lugar de carlos Martins, o Benfica respondeu com um cabeceamento perigoso de Sidnei na sequência de um canto, mas o P. Ferreira conseguiu equilibrar o jogo no segundo tempo, pressionando mais alto a saída para o ataque da equipa da casa.
Aos 69 minutos, «no melhor pano caiu a nódoa» já que Cássio, que vinha assinando uma boa exibição, falhou uma saída a uma desmarcação de Cardozo, com o internacional paraguaio a aproveitar da melhor maneira para facilmente enviar a bola para o fundo das redes, inaugurando o marcador. Respirava-se de alívio na Luz, já que o Paços vinha subindo de rendimento e revelava confiança, ao contrário do Benfica.
Apenas 4 minutos volvidos Rubén Amorim assinava um dos momentos da noite, já que aproveitando uma bola perdida à entrada da área pacense, rematou em jeito bem junto ao poste esquerdo da baliza de Cássio, fazendo o 2-0. Numa segunda parte de parada e resposta, o P. Ferreira reduziu no minuto seguinte, com Rui Miguel a trabalhar bem sobre Sidnei e a assistir Ferreira que dentro da área bateu pela primeira vez Moreira. Com 15 minutos para jogar, voltava a emoção ao jogo.
Aos 86 minutos surgiu o génio de Di María. O argentino recebeu a bola de um lançamento lateral da direita, flectiu para o centro do terreno e «do meio da rua» rematou para o fundo das redes de Cássio, assinando um grande golos, que vale a pena ver e rever. Com pouco minutos para jogar, o Paços sentiu o golo e não mais conseguiu importonar a defesa benfiquista, com a equipa de Quique Flores a somar três importantes pontos antes da visita a Alvalade.
Fonte: ZeroZero

FELIZ REGRESSO ÀS VITÓRIAS NO DRAGÃO

FC Porto 3-1 Rio Ave
O F.C. Porto recuperou o gosto de estar em casa. No limite do sofrimento, é verdade, mas recuperou. A equipa azul e branca deu a tal curva no histórico de maus resultados caseiros com dois golos de Farias nos últimos quatro minutos do jogo, numa altura em que a paciência dos adeptos já estava perto de se esgotar. Pode respirar fundo o Dragão.
O caminho para o primeiro triunfo caseiro em dois meses foi tortuoso até dizer basta. Os portistas entraram bem na partida, fartaram-se de criar ocasiões de perigo, marcaram outra vez de grande penalidade por Lucho e voltaram a marcar num golo não assinalado pelo árbitro após cabeceamento de Mariano que ultrapassou a linha de baliza.
Depois disso, porém, e sem nada que o fizesse prever, a equipa colocou-se a jeito. Bem a jeito, aliás. Regressou dos balneários estranhamente conformada e sem disposição para entender os sinais que o Rio Ave ia deixando. Primeiro num remate de Fábio Coentrão ao poste, depois num tiro de fora da área de Candeias que saiu ao lado.
Quando Fábio Coentrão arrancou um golaço capaz de levantar um estádio, se o estádio não estivesse cheio de portistas sem paciência para os maus resultados da equipa, o F.C. Porto caiu em si. Com estrondo. Percebeu que o adversário lhe perdera o respeito, ganhou pressa e ganhou nervo. Jesualdo abdicou de Cissokho, lançou Lisandro e a equipa atirou-se para o ataque.
Ché, Ernesto: hasta la victoria!
Faltavam vinte minutos para o fim, na precisa altura em que Fábio Coentrão empatou o jogo. O que, parecendo que não, é tempo mais do que suficiente para criar um herói. No caso Farias. Ernesto Farias. O argentino marcou dois golos em quatro minutos - o dobro, portanto, do que tinha feito em todo o resto de Liga - e garantiu a vitória.
Mais do que isso, Farias marcou os primeiros dois golos do F.C. Porto em casa nos dois últimos meses de bola corrida. Permitindo à equipa ultrapassar um problema bicudo. O que exceptua os golos de Lucho de penalty. É verdade que Mariano também o fez, mas o árbitro não assinalou. A história não o vai recordar. Nós também não.
O golo anulado a Mariano acaba por ser uma boa altura para falar de Elmano Santos. O madeirense provocou queixas nas duas equipas. Com razão. Bem ao assinalar o penalty sobre Farias, falhou ao não validar o golo de Mariano. Parece ainda falhar no primeiro golo de Farias, que se apoiou em Edson. A boa notícia é que errou para os dois lados.
Da vitória portista há apenas a destacar mais as ausências de Rodriguez e Lisandro do onze inicial. Às quais se acrescentou a ausência de Fucile na segunda parte, numa altura em que os avançados acabaram por entrar. O F.C. Porto voltou a pagar o preço de ter vários internacionais no plantel, os quais acusam o cansaço. Não foi por aí que a equipa colocou em risco a vitória, porém.
Por fim uma palavra, a última, para Hulk. Está feito um jogador fantástico. A prova disso ficou exposta no relvado aos 31 minutos: arrancou pouco à frente da linha de meio-campo, ultrapassou quatro adversário e atirou fortíssimo de fora da área à trave. O ferro tremeu por todos lados. Há alturas em que as leis da física deviam poder ser dobradas. Aquele remate merecia outro fim.
Fonte: Maisfutebol