sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CAMPEÕES PASSAM NA MATA REAL

Paços de Ferreira 0-2 FC Porto
(Golos de Hulk e Bruno Alves)
O FC Porto venceu o Paços Ferreira por 2-0, podendo assim assistir tranquilamente ao clássico entre Sporting e Benfica, sabendo que vai ganhar pontos a pelo menos um dos seus adversários. Os golos foram apontados por Hulk (aos 16 minutos) e por Bruno Alves (aos 65 minutos) na conversão de uma grande penalidade. Destaque para o avançado brasileiro do FC Porto que esteve nos dois golos da sua equipa.
O FC Porto entrou na partida com 3 novidades e em relação ao último jogo para o campeonato, com Sapunaru, Tomás Costa e Farías e entrarem para o onze em detrimento do lesionado Fucile, de Cristián Rodriguez e Lucho Gonzalez. A ausência do habitual capitão de equipa foi a grande surpresa da noite, com Jesualdo Ferreira a querer dar-lhe descanso tendo em vista a partida de Madrid.
Do lado do Paços Ferreira muitas ausências, sete no total, mas guarda-redes Cássio foi a única por opção técnica, entrando para o seu lugar Coelho. A equipa portista teve uma entrada muito forte na partida, com destaque para Hulk que aproveitando os espaços conquistados por Lisandro e Farías ia pondo a cabeça em água à defensiva pacense. Ficou aliás por marcar uma grande penalidade ainda na primeira parte sobre o avançado brasileiro do FC Porto, que depois de passar pelo defesa esquerdo pacense, foi impedido com o braço de prosseguir pela linha de fundo. O comentador de serviço da RTP considerou (como sempre) que se tratou de uma jogada de corpo-a-corpo, só se esqueceu de referir que parte do corpo é que o jogador do Paços usou pata impedir Hulk: o braço.
O jogo disputava-se com um bom ritmo, com o Paços Ferreira a oferecer boa réplica actuando com calma no seu meio-campo. Aos 16 minutos Cissokho e Lisandro combinam bem e a bola chega até Hulk do lado esquerdo, e que já dentro da área pacense fuzila autenticamente o guardião Coelho. Este golo deixou a equipa do Paços algo perdida em campo, facto que o FC Porto aproveitava para criar mais lances de perigo, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. À passagem do minuto 27 o Paços Ferreira teve a sua melhor oportunidade de golo, depois de Rui Miguel rematar do meio da rua, fazendo a bola embater com estrondo na barra da baliza de Hélton.
O Paços ia melhorando o seu rendimento, mas o FC Porto parecia muito confortável no jogo, praticando um futebol muito seguro e sempre com Hulk na frente a criar imensos problemas à defensiva adversária.
Na segunda parte o P. Ferreira surgiu bastante melhor e mais pressionante, com uma melhor colocação no terreno de jogo. O FC Porto ia tentando reduzir um pouco o ritmo de jogo, mas o Paços conseguia manter a cadência de jogadas de ataque, obrigando o FC Porto a aproveitar a velocidade dos seus homens da frente para chegar à baliza contrária. O atrevimento do P. Ferreira continuava, com Édson e André Pinto a subirem de rendimento e dando mais trabalho aos centrais do FC Porto.
Aos 65 minutos Hulk realiza mais uma arrancada pelo lado esquerdo e na disputa de bola com o defesa Ricardo cai na área, levando o árbitro da partida a apontar para a marca de grande penalidade, debaixo de grande contestação por parte dos jogadores pacenses. Bruno Alves chamado a marcar não falha e faz o segundo golo azul-e-branco. O segundo golo azul-e-branco teve o efeito de tranquilizar mais ainda a equipa de Jesualdo, fazendo com que o Paços também baixasse o seu ritmo de jogo.
Aos 84 minutos é anulado um golo ao Paços Ferreira pelo assistente do árbitro Jorge Sousa, depois de André Pinto ter empurrado com a mão a bola para o fundo da baliza de Hélton. O jogo chegava ao fim com uma vitória do FC Porto que durante todo o jogo controlou o jogo, impondo o ritmo que mais lhe interessou.
Com esta vitória o FC Porto fica com 4 pontos de avanço sobre o Benfica e 7 pontos Sporting, quando estas duas equipas se vão defrontar esta jornada.
Fonte: ZeroZero

Sem comentários: