sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ADEPTOS BENFIQUISTAS VÃO TER CAIXA DE SEGURANÇA EM ALVALADE


PSP divulga operação para o clássico
Esperados 40 a 45 mil espectadores
A PSP vai destacar 500 elementos para acompanhar o Sporting-Benfica da 19ª jornada da Liga Sagres, que se disputa sábado no Estádio José Alvalade, para um encontro em que são esperados 40 a 45 mil espectadores.
Em conferência de imprensa, o subintendente Costa Ramos, comandante da 3ª Divisão da PSP de Lisboa, disse que no âmbito das operações de segurança para o jogo está igualmente previsto o destacamento de cerca de 100 agentes do corpo de intervenção.
Estes agentes deverão fazer uma "caixa de segurança" destinada a acompanhar os cerca de 2.500 a 3.000 adeptos das claques do Benfica nos trajectos Estádio da Luz/Estádio de Alvalade/Estádio da Luz.
A "caixa de segurança" com os adeptos do Benfica deve sair do Estádio do Benfica entre as 17:00 e as 17:15, devendo entrar no Estádio do Sporting entre as 18:30 e as 18:45. Os adeptos "encarnados" partem de regresso à Luz cerca das 23:00.
Costa Ramos recordou que o encontro entre os dois rivais de Lisboa é considerado "de risco elevado" ao abrigo da legislação em vigor e que, entre os 500 agentes disponibilizados, estarão várias valências da PSP, designadamente equipas de intervenção rápida, corpo de intervenção e divisão de investigação criminal, esclarecendo também que a zona do estádio será vigiada a partir do ar com recurso a um helicóptero."Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança das pessoas, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas", disse.
O responsável policial destacou que, "mais uma vez, a PSP está convicta de que todas as medidas foram tomadas para o evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes".
Questionado sobre se a existência de claques não legalizadas do Benfica poderá criar maiores dificuldades às acções de vigilância da PSP, Costa Ramos recusou essa possibilidade, esclarecendo que, se as mesmas estivessem legalizadas, "o dispositivo de acompanhamento montado não seria alterado"."A PSP tem contacto com a maioria dos adeptos (claques) do Benfica há vários anos", afirmou.
O subintendente adiantou ainda que as portas do estádio abrem às 18:00, mas a PSP começará a montar o policiamento nas imediações do José Alvalade a partir das 16:00, advertindo também os automobilistas para o cumprimento das regras de estacionamento e aconselhando os adeptos a deslocarem-se para o jogo em transportes públicos.
Fonte: Lusa

Sem comentários: