sábado, 7 de fevereiro de 2009

QUIQUE FLORES: "FC PORTO É GENETICAMENTE MAIS FORTE"

Quique Flores não acredita que o Benfica se apresente no clássico mais desgastado fisicamente que o F.C. Porto, por ter recorrido a mais titulares nas meias-finais da Taça da Liga, mas reconhece que o adversário é mais forte neste plano, pelo menos em termos individuais.
O treinador dos encarnados espera, contudo, que a sua equipa, enquanto colectivo, faça a diferença. «Vamos defrontar uma equipa que geneticamente é forte, mais forte que a nossa, é a genética própria de cada jogador. Mas penso que, para nós, o importante é movermo-nos como uma unidade. Somos uma equipa um pouco espartana. Defendemos e atacamos como unidade e isso favorece-nos na hora de poder esconder alguma limitação», admitiu Quique Flores, esta sábado, na conferência de antevisão do clássico.
Especial atenção a Lucho e Lisandro
Lisandro e Rodriguez são dois exemplos, jogadores a que o técnico dedicou especial atenção na preparação do desafio.
«O cuidado especial é sempre o de saber que são bons jogadores, que são agressivos e que sabem jogar. Se têm espaço são perigosos, sem espaço são menos, mas se deixarmos muito espaço nas costas podem aparecer na sua melhor versão. Portanto, será um jogo em que estaremos devidamente alertados para não permitir espaço nas costas e manter a bola longe da baliza para não corrermos demasiado riscos», esclareceu.
O técnico entende, ainda, que o maior esforço do seu grupo a poucos dias do desafio com o F.C. Porto não terá consequências negativas no Dragão, devido ao bom trabalho realizado pelos seus adjuntos.
«Podia ser uma possibilidade, mas, felizmente, contamos com um grande preparador físico, que sabe controlar este tipo de situações. Poderá existir alguma limitação, mas que vamos tentar ocultá-la com uma boa resposta», explicou, lembrando: «Em termos físicos penso que demos um salto qualitativo e quantitativo, melhorámos imenso neste aspecto. Começámos com números individuais e colectivos maus, mas o programa está a correr bem, a avançar e de jogo para jogo estamos a fazer boas recuperações.»
Fonte: Maisfutebol

BENFICA: SUAZO NO DRAGÃO, MANTORRAS DE FORA

Suazo participou ontem na sessão de treinos em conjunto com os restantes colegas de plantel. Apresentou ainda ligeiros condicionalismos, mas esta foi a primeira vez que treinou integrado desde que há cerca de duas semanas contraiu um estiramento muscular na coxa direita. Suazo chegou a estar em dúvida para a partida de amanhã, mas a equipa médica concentrou desde o início todos os esforços no sentido de o reabilitar para a ida ao Dragão. Salvo imponderável de última hora, será mesmo isso que vai suceder, até porque, ontem, mais uma vez, o hondurenho não manifestou queixas nos exercícios efectuados. Na segunda-feira, o atleta viaja para o continente americano, a fim de se juntar à concentração da selecção das Honduras, que na quarta-feira defronta a Costa Rica na fase de apuramento para o Mundial'2010.
Mantorras, Balboa e Moretto ficam fora do clássico por opção, enquanto Urreta está ao serviço da selecção sub-20 do Uruguai.
O Benfica parte pelas 16 horas para Gaia, onde vai permanecer até bem perto da hora do jogo. Na segunda-feira folga e o regresso ao trabalho está agendado para terça, às 17 horas, no Seixal.
Lista de convocados Guarda-redes: Moreira e Quim; Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz, Sidnei e Jorge Ribeiro; Médios: Carlos Martins, Yebda, Ruben Amorim, Katsouranis, Reyes, Aimar, Fellipe Bastos e Binya; Avançados: Nuno Gomes, Suazo, Cardozo e Di Maria.
Fontes: Maisfutebol; OJogo

JESUALDO FERREIRA: "JOGO IMPORTANTE PARA NÓS"

Na véspera do clássico entre F.C. Porto e Benfica, perguntou-se a Jesualdo Ferreira se concordava que o adversário está, nesta altura, mais forte do que no jogo da primeira volta. O treinador portista concorda, mas diz que o contrário é que era estranho. «É natural que as equipas vão evoluindo durante o campeonato», atirou.
«É normal que o Benfica esteja mais forte, como o F.C. Porto e o Sporting estão.» Por isso, garante o técnico azul e branco, o controlo emocional vai ser decisivo. «O Benfica está mais forte, o F.C. Porto também e amanhã vai ganhar a equipa que, num clima emocional como este, superar as dificuldades que o adversário lhe vai colocar.»
Logo a seguir veio a pergunta obrigatória. Será este um jogo decisivo para a atribuição do título? «É um jogo importante, mas não é definitivo», respondeu Jesualdo Ferreira. «Com catorze jornadas para o fim e treze jornadas para jogar depois do jogo de amanhã, ainda não é definitivo. Mas para o F.C. Porto é um jogo muito importante.»
Ora, nesse sentido, o treinador garante que só há um resultado que interessa ao F.C. Porto: a vitória. Para além disso, Jesualdo Ferreira aposta num grande jogo de futebol no Dragão. «Conhecemos bem o Benfica, o Benfica também nos conhece bem, por isso vai ser acima de tudo um jogo emotivo e bem jogado.»
Logo a abrir a conferência de imprensa no Dragão, o técnico comentava que a equipa está preparada para o clássico. «Sabemos da importância deste jogo, para além da importância dos três pontos, sabemos do que vale para os adeptos e para o trajecto no campeonato», declarou Jesualdo Ferreira.
Com a lotação do estádio esgotada, o treinador dirigiu-se aos seguidores azuis e brancos: «Faço um apelo para termos um apoio permanente, para que haja duas equipas a puxar para o mesmo lado. Os jogadores do F.C. Porto em campo e os adeptos também, para termos um desempenho máximo. Espero que seja uma grande festa com duas grandes equipas que disputam a liderança.»
Sapunaru e Madrid fora dos convocados
Depois da revolução nos convocados para o jogo da Taça da Liga com o Sporting, Jesualdo Ferreira voltou a fazer outra revolução na lista de convocados para o clássico com o Benfica e recuperou toda a artilharia pesada.
Nesse sentido, Hélton, Fucile (após castigo), Rolando, Bruno Alves, Cissokho, Fernando, Raul Meireles, Lucho, Lisandro, Hulk e Rodriguez estão de volta à lista de convocados do treinador e muito provavelmente ao onze titular.
De fora da lista de convocados ficaram Andrés Madrid, o último reforço da equipa, e Sapunaru, sendo que o romeno é o único jogador convocado para o Restelo que não repete a chamada frente ao Benfica. Tarik e Rabiola ficam também de fora.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Hélton e Nuno; Defesas: Fucile, Stepanov, Rolando, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cissokho; Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho González; Avançados: Mariano, Lisandro López, Hulk, Farías e Cristian Rodriguez.
Maisfutebol

PAULO BENTO: "TEMOS QUE SER PERFEITOS"

Sporting recebe o Sp. Braga
Paulo Bento assume que o jogo com o Sp. Braga, da 17ª jornada da Liga, tem uma «importância elevada» para o Sporting. Não só pelas dificuldades esperadas, mas também tendo em conta que, no mesmo dia, os dois rivais na luta pelo título jogam entre si.
«É um jogo que tem uma importância elevada para nós. Não só pela questão de haver um clássico, mas também porque vimos de dois empates e vamos defrontar uma equipa que nos vai exigir muito. Alcançando o nosso objectivo, podemos tirar vantagem do outro jogo, mas aquilo que nos interessa é o nosso jogo, e estarmos preparados para um jogo com enorme grau de dificuldade. Vamos ter de ser quase perfeitos, em termos tácticos», disse o técnico leonino, em conferência de imprensa.
Paulo Bento lembrou que Sporting e Sp. Braga são as duas equipas que menos sofrem golos na Liga, e deixou vários elogios aos «arsenalistas», acreditando que o objectivo do adversário pode passar por algo mais do que a Taça UEFA. «Inicialmente seria um candidato às competições europeias. Após os jogos com os outros adversários directos transpareceu que aspiravam a algo mais. Se naquele momento pensavam assim, ainda podem manter essa ambição, e temos de estar preparados para ela», disse.
Se no capítulo defensivo o técnico leonino se mostra satisfeito com o rendimento da equipa, já no sector ofensivo há ainda melhorias a fazer. «Em termos defensivos temos números de uma equipa que pode ser campeã. Em termos ofensivos falta maior eficácia, para termos mais alguns pontos. Aquilo que o Sporting produz e cria não tem tido reflexo em termos de eficácia», explicou.
Fonte: MaisFutebol

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

AIMAR: "É POSSÍVEL SAIR EM PRIMEIRO DO DRAGÃO"


Pablo Aimar não considera o F.C. Porto favorito no clássico do Dragão e acredita, inclusive, que o Benfica pode recuperar o primeiro lugar este fim-de-semana.
«Claro que acredito que é possível sair em primeiro lugar do Dragão», defendeu o atacante argentino, esta sexta-feira, referindo-se ao ponto que separa os dois primeiros classificados antes do desafio de domingo, a contar para a 17ª jornada.
Depois do empate na Luz a uma bola, é a Norte que Benfica e F.C. Porto voltam a encontrar-se. «Não sei se há favoritismo neste tipo de jogos», defendeu, na conferência de antevisão.
«Antevejo um encontro muito difícil, muito importante para nós. Que seja um bom jogo e que possamos alcançar um bom resultado», perspectivou Aimar.
E um bom resultado é, unicamente, «ganhar», afirmou o jogador. «Uma equipa como o Benfica tem de ter metas altas e, por isso, temos de ganhar e não pensar em empatar», justificou.
Maisfutebol

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PEDRO PROENÇA NO DRAGÃO

Pedro Proença foi o escolhido pela Comissão de Arbitragem da Liga para apitar o jogo que defrontam o FC Porto e o Benfica no próximo domingo às 19.45.O árbitro da AF Lisboa, já apitou sete jogos nesta edição da Liga e mostrou 43 amarelos, expulsando por acumulação um jogador.Para o jogo entre o Sporting e o Sp. Braga, Jorge Sousa da AF Porto foi o escolhido para apitar.
Árbitros:
06/02/2009
Leixões - Trofense, 20h30 (SportTV 1) Árbitro: Marco Ferreira
07/02/2009
E. Amadora - V. Setúbal, 16h00 Árbitro: Vasco Santos
08/02/2009
Rio Ave - Académica, 16h00 Árbitro: Bruno Paixão
Naval - Nacional, 16h00 Árbitro: Luís Reforço
V. Guimarães - Marítimo, 16h00 Árbitro: Carlos Xistra
Sporting - Braga, 19h00 (RTP 1) Árbitro: Jorge Sousa
FC Porto - Benfica, 19h45 (SportTV 1) Árbitro: Pedro Proença
09/02/2009P. Ferreira - Belenenses, 19h45 (SportTV 1) Árbitro: Lucílio Baptista

Presidente benfiquista falta à audição


DIAP AGUARDA EXPLICAÇÕES DE L.F. VIEIRA

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa confirmou hoje à Agência Lusa que o presidente do Benfica não compareceu para prestar declarações, no âmbito do processo da claque "No Name Boys", e aguarda "justificação devida".
Na sequência de uma notícia avançada hoje pela revista Visão, uma fonte judicial avançou à Lusa que a audição estava prevista para as 14:00, facto que não aconteceu por Luís Filipe Vieira não ter comparecido nas instalações do DIAP.
O director de Comunicação do Benfica tinha dito, entretanto, que, quando isso acontecer, Luís Filipe Vieira será ouvido "na condição de testemunha" e reafirmará que o clube "não apoia claques" porque estão "à margem da legislação"."Quando o presidente do Benfica for ouvido no âmbito de um processo que está em segredo de Justiça, sê-lo-á na condição de testemunha e não para responder perante qualquer ilícito criminal", disse então João Gabriel à Lusa, não confirmando que o interrogatório tivesse lugar hoje.
Segundo o director de Comunicação do clube, Luís Filipe Vieira "reafirmará" ao procurador titular do processo que "o Benfica apoia os seus sócios e não apoia claques, não porque não as considere importantes no incentivo à equipa, mas apenas porque se encontram à margem da legislação imposta e o Benfica respeita à lei".
No fim-de-semana de 16 de Novembro, a operação "Fair-Play" resultou na detenção de 32 pessoas, cinco das quais ficaram em prisão preventiva, duas em permanência na habitação, seis com apresentações periódicas obrigatórias - duas delas com proibição de frequência de recintos desportivos - e duas com termo de identidade e residência.
Segundo a PGR, "foi possível recolher prova para indiciar os arguidos (...) dos crimes de associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, ofensa à integridade física qualificada, roubo, incêndio, explosões e outras condutas violentas especialmente perigosas".
Fonte: Lusa

Taça de Portugal: Sorteio das meias finais


FC PORTO DEFRONTA V. GUIMARÃES OU ESTRELA DA AMADORA

O F.C. Porto vai defrontar o V. Guimarães ou o E. Amadora na meia-final da Taça de Portugal, cujo sorteio decorreu esta manhã em Lisboa. O Paços de Ferreira-Nacional é o embate a duas mãos que decide a outra vaga no Jamor.
Recorde-se que V. Guimarães e E. Amadora decidem entre si a última vaga nas meias-finais, no próximo dia 17 de Fevereiro.
F.C. Porto e Paços de Ferreira jogam a primeira mão em casa, numa eliminatória que, pela primeira vez, se realiza em dois jogos, marcados para 4 de Março e 22 de Abril.

Selecção Nacional: Convocatória

NOVIDADES SEM LIEDSON
Carlos Queirós já anunciou a lista de convocados para o particular com a Finlândia, concedendo a 3 jogadores a possibilidade de se estrearem com a camisola das quinas. Assim, Orlando Sá, Gonçalo Brandão e Eliseu poderão fazer a sua primeira internacionalização no próximo dia 11 de Fevereiro.
Em relação à última convocatória, o seleccionador nacional retirou da lista Simão, a contas com uma lesão, Bosingwa, Fernando Meira, César Peixoto e Quim.Guarda-Redes:
Daniel Fernandes (VFL Bochum 1848)
Eduardo (SC Braga)

Defesas:
Bruno Alves (FC Porto)
Gonçalo Brandão (AC Siena)
Pepe (Real Madrid)
Miguel (Valência CF)
Paulo Ferreira (Chelsea FC)
Rolando (FC Porto)

Médios:
Deco (Chelsea FC)
João Moutinho (Sporting CP)
Maniche (Atletico Madrid)
Raúl Meireles (FC Porto)
Duda (Málaga CF)
Tiago (Juventus FC)
Eliseu (Málaga CF)

Avançados:
Danny (FC Zenit)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Nani (Manchester Utd)
Orlando Sá (SC Braga)
Cristiano Ronaldo (Manchester Utd)

SUAZO EVOLUI PARA O CLÁSSICO

David Suazo cumpriu o aquecimento com o grupo e fez trabalho individual no relvado esta quinta-feira. O avançado hondurenho, que sofeu um estiramento muscular coxa direita, evolui na recuperação, a três dias da visita ao F.C. Porto para a 17ª jornada da Liga.
No regresso ao trabalho poucas horas depois da vitória do Benfica sobre o V. Guimarães (2-1) na meia-final da Taça da Liga, os titulares ficaram pelo ginásio, enquanto Quique Flores chamou aos trabalhos três juniores: os médios Ademir e Rafael e o defesa João Pereira.
Urreta continua ausente, ao serviço da selecção sub-20 do Uruguai.

FINALISTAS

Taça da Liga: Benfica 2-1 V. Guimarães
O Benfica venceu o V. Guimarães por 2-1 e garantiu o lugar na final da Carlsberg Cup. Os encarnados apresentaram um mau futebol e o Vitória foi a formação mais ofensiva sobre o relvado. Um autogolo de Gregory abriu caminho à vitória encarnada contra o domínio do jogo. Aimar apontou o golo que daria a tranquilidade a 2 minutos do final não fosse o golo de Desmarets em cima do minuto 90 voltar a trazer emoção aos últimos instantes. A final da Carlsberg Cup será um derby lisboeta entre Sporting e Benfica.
O primeiro tempo foi marcado por muito equilíbrio onde os lances de ataque foram repartidos, mas sem grandes ocasiões de golo de parte a parte. O Vitória de Guimarães mostrou que vinha jogar o jogo de igual para igual e conseguiam instalar-se por longos períodos no meio-campo do Benfica.
A segunda metade trouxe um Vitória ainda mais ofensivo e com vontade de chegar à vitória. O futebol encarnado não existia e faltavam soluções a Quique Flores para agitar o futebol atacante da sua equipa. O técnico espanhol retirou Cardozo e lançou Di Maria em campo numa mudança táctica arriscada, mas a sorte sorriu ao Benfica já que no momento seguinte Gregory apontou um autogolo de cabeça na sequência de um pontapé de canto.
O golo abalou o V. Guimarães e o Benfica pareceu acalmar no jogo. Perto do final do encontro, Aimar aproveita uma falha da defesa vimaranense que o deixou em jogo, e apontou o segundo golo dos encarnados. O período mais intenso da partida tinha chegado já que 2 minutos volvidos o Vitória reduz a diferença. Roberto rematou colocado obrigando Quim a defender para o poste, a bola sobrou para Desmarets que a colocou no poste contrário.
Os 4 minutos de descontos podiam ter ainda resultado em mais dois golos. Primeiro foi Reyes que totalmente isolado tentou «fazer o bonito», mas o chapéu saiu por cima da barra. E no lance seguinte foi Carlitos que apareceu na cara de Quim mas rematou muito longe do alvo.
O Benfica consegue uma vitória feliz e marcará presença na 2ª final da Carlsberg Cup diante do Sporting, naquele que será um jogo empolgante já que ambas as equipas lutarão por um troféu em que têm apostado os seus melhores recursos.
ZeroZero

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

JESUALDO PAGA CARO "PLANIFICAÇÃO"

Taça da Liga (Meias finais): Sporting 4-1 FC Porto
O Sporting venceu o FC Porto por 4-1 e está na final da Taça da Liga. A segunda parte foi completamente diferente da primeira, em grande parte devido a mais um erro do árbitro ao assinalar uma segunda grande penalidade por contacto entre Sapunaru e Postiga. Estavam decorridos 2 minutos da etapa complementar. Este lance alterou por completo o cariz de um jogo até aí equilibrado: o FC Porto desmoralizou-se claramente e o Sporting encontrou motivação para cair em cima de um adversário fragilizado e golear.
As entradas de Derlei e Pereirinha contribuiram também para a excelente segunda parte do Sporting. O brasileiro foi o autor do terceiro golo e o jovem português teve excelentes incursões pela direita do ataque.
Jesualdo Ferreira ainda efectuou alterações, fazendo entrar Diogo Viana e Ivo para os lugares de um inofensivo Tarik e de Tomás Costa, mas tais alterações foram infrutíferas. A equipa equipa, pouco rotinada, jamais se encontrou e acabou o jogo com um resultado pesado.
Atendendo às circunstâncias, a equipa escalada por Jesualdo Ferreira teve uma actuação digna e competitiva, mas esse facto não desculpa a planificação efectuada pelo treinador azul-e-branco que resultou na eliminação e num resultado pouco habitual em confrontos com equipas grandes. Jesualdo leva em todo o processo nota claramente negativa e, mesmo desculpando-se com o planeamento e as prioridades, os exigentes adeptos portistas não o desculparão.
Ao intervalo: Sporting 1-1 FC Porto
Sporting e FC Porto empatam ao intervalo num jogo dividido em que o FC Porto, contra todas as expectativas, foi o primeiro a marcar, por Tarik Sektioui, ainda antes do meio da primeira parte.
O Sporting tem tido naturalmente um ascendente no jogo, mas as "reservas" do FC Porto têm dado boa conta de si, partindo sempre em rápidos contra-ataques por intermédio, quer de Mariano Gonzalez, quer de Tarik. Madrid parece seguro no meio campo e Benitez está em bom plano, bloqueando quase sempre as investidas de Romagnoli.
Do lado do Sporting, João Moutinho foi o elemento de maior destaque, mas a equipa parece algo confundida com esta equipa do FC Porto, falhando nas ideias para romper uma bem estruturada defesa azul-e-branca. Ainda assim, os leões chegaram ao golo por intermédio do argentino Romagnoli, na marcação de uma grande penalidade duvidosa, supostamente cometida por Pedro Emanuel.
Destaque negativo para os comentários da SIC, sempre parciais na análise do jogo, com clara simpatia para o Sporting. No penalty, um dos comentadores parece ter adivinhado uma confissão de P. Emanuel, garantindo que o defesa portista, pelo seu semblante, confessou uma falta que poucos viram.

FC PORTO: SILÊNCIO À CHEGADA A LISBOA

Comitiva portista recebida em Sta. Apolónia com provocaçoes de adeptos de Sporting e Benfica
A equipa de futebol do FC Porto chegou hoje em silêncio a Santa Apolónia, em Lisboa, onde se encontravam pouco mais de duas dezenas de pessoas, a maioria das quais adeptas dos dois rivais lisboetas.
Com uma equipa de segunda linha, os "dragões", que defrontam hoje, às 19:00, o Sporting, em jogo das meias-finais da Taça da Liga, foram recebidos com gritos de "Viva o Benfica" e "Viva o Sporting, abaixo o Dragão".
Os jogadores do FC Porto foram os últimos a sair do comboio Alfa, que saiu da "cidade Invicta" às 09:47, tendo sido "escoltados" por um cordão policial até ao autocarro do clube, que os transportou ao Hotel Altis, onde vão ficar até à hora do jogo.
O núcleo duro dos "dragões" permaneceu no Porto, a preparar a recepção de domingo ao Benfica, em partida da 17ª jornada da Liga, e, de entre os jogadores eleitos por Jesualdo Ferreira para a partida com os "leões", contam-se quatro juniores e um juvenil.O recurso ao comboio no próprio dia de jogo, com o regresso marcado de avião, foi a novidade do FC Porto para esta deslocação a Lisboa.
Jesualdo Ferreira leva para Lisboa os seguintes jogadores: Nuno, Ventura, Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel, Benitez, Tomás Costa, Andrés Madrid, Guarin, Mariano, Farias, Tarik, Rabiola, Dias, Josué, Ivo Pinto, Diogo Viana e Sérgio Oliveira.
Fonte: Sapo Infordesporto

DIA DE TAÇA DA LIGA


Depois de polémicas de não comparências, depois de alterações de datas de jogos, depois de decisões sobre recursos, afinal há jogos, e hoje é o dia. Bons jogos em perspectiva, com um Sporting-FC Porto ao fim da tarde (19h, SIC), seguindo-se o Benfica-V.Guimarães (21h15m, SIC).

SPORTING NA MÁXIMA FORÇA
Em Alavalade o Sporting apresenta-se na máxima força em termos de convocatória (excepção feita a Veloso, Liedson e Abel), pois como referiu Paulo Bento «Vamos apresentar uma equipa que nos permita alcançar o grande objectivo para este jogo, que é a segunda final da Taça da Liga e a sexta final neste trajecto de quase três anos.» Sem Liedson, a contas com uma entorse no joelho esquerdo, será Postiga a fazer parelha com Vukcevic, num onze que não deverá fugir muito de Rui Patrício na baliza, uma linha defensiva composta por Pedro Silva, Tonel, Carriço e Grimi, no meio campo evoluem Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli, ficando a frente de ataque entregue a Hélder Postiga e Simon Vukcevic.
FC PORTO COM AS RESERVAS EM ALVALADE
Já o FC Porto optou por levar a Lisboa os «não titulares», compondo a convocatória com jogadores juniores. Menos convencional é também a forma como os jogadores fazem a viagem até Lisboa, partindo de Comboio esta manhã de Campanhã e chegando perto da hora do almoço à Gare do Oriente.
No jogo que marcará a estreia de Andrés Madrid com a camisola azul e branca, Jesualdo deverá fazer evoluir no terreno de jogo o seguinte onze: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel e Benítez; Andrés Madrid, Tomás Costa e Guarín; Tarik, Mariano e Farías.
BENFICA: MANTORRAS CONVOCADO
Mais tarde, pelas 21h15m, o Benfica recebe o V. Guimarães na outra meia final da competição. Com Suazo a terminar o processo de resolução de uma lesão, Pedro Mantorras foi de novo convocado pela equipa técnica encarnada, começando a partida no banco de suplentes.Quique Flores deverá iniciar o jogo com Quim; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e Jorge Ribeiro; Rúben Amorim, Binya, Carlos Martins e Di María; Nuno Gomes e Cardozo.
VITÓRIA DE GUIMARÃES QUER OS 500 MIL
Do outro lado o Vitória de Guimarães viaja até à Luz com a firme ambição de garantir presença na Final do Algarve (e consequentemente garantir 500 mil euros de prémio), tendo Manuel Cajuda feito uma convocatória em tudo semelhante aos jogos da Liga. Altamente motivada pela vitória em Setúbal e pela presença nas meias finais da competição, a equipa minhota deverá alinhar com Serginho; Lionn, Gregory, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles, João Alves; Fajardo, Nuno Assis e Desmarets; Marquinho.
Fonte: ZeroZero

"ESTOU MUITO FELIZ"


Quaresma em entrevista depois da ida para o Chelsea

Ricardo Quaresma já passou por Stamford Bridge, tomando o primeiro contacto com o seu novo clube. O extremo, que se mudou do Inter para o Chelsea, deixou as primeiras impressões sobre a súbita mudança para Londres, em declarações à Chelsea TV: «Estou muito feliz. O melhor que pode acontecer a um jogador é actuar em grandes clubes. Tive muita sorte em ir para o Inter e agora estou agradecido ao mister Scolari e a todos aqueles que tornaram esta transferência possível. Quero jogar o melhor que possa para ajudar o Chelsea a atingir os seus objectivos, porque tudo o que quero é mostrar as minhas qualidades e do que sou feito.»
A passagem pela equipa orientada por José Mourinho não correu tão bem quanto gostaria, mas Quaresma prefere não culpar o estilo de futebol, até porque não sabe se será mais fácil adaptar-se ao futebol inglês: «Tudo depende da equipa e, algumas vezes, da sorte. Tento dar o melhor sempre que jogo. Não tive muitas oportunidades para mostrar as minhas qualidades no Inter, mas estas são duas grandes ligas e tudo o que quero é mostrar do que sou feito. Quero mostrar trabalho e a minha qualidade.»
Foi pedido ao internacional português que se descrevesse, mas este defende que cada um deve vê-lo jogar e formar a sua opinião: «Não gosto de falar de mim. Prefiro que os outros o façam. O que posso prometer é que vou trabalhar no duro, dar o meu melhor. Vou provar que mereço estar nesta equipa e que sou o jogador certo para ajudar o Chelsea a atingir as metas a que se propõe. Espero consegui-lo.»
«Às vezes temos de arriscar para atingirmos os nossos objectivos»
O jogador não se mostra preocupado com a concorrência, nomeadamente de Malouda e Kalou: «É sempre bom ter grandes jogadores na equipa e este tipo de concorrência, porque nos faz trabalhar mais. A vida é um risco e, às vezes, temos de arriscar para atingirmos os objectivos que traçámos para nós mesmos. É isso que pretendo fazer.»
Scolari, Bosingwa, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Hilário e Deco são velhos conhecidos de Quaresma. Ter tantas caras conhecidas no clube pode ajudá-lo a adaptar-se rapidamente: «É sempre bom ter alguém que nos possa ajudar quando chegamos a um novo clube. Obviamente o Chelsea é um grande clube, tem grandes jogadores e estou muito orgulhoso por ter a oportunidade de representar um clube desta dimensão. Com tantos jogadores portugueses na equipa, estou certo de que será mais fácil adaptar-me e estou muito contente por estar aqui com eles.»
De adversário a jogador do Chelsea. Quaresma recordou o tempo em que era jogador do F.C. Porto e marcou em Stamford Bridge e atirou à trave no Dragão (2006/07). Ficaram as memórias, porque agora os tempos são outros: «Espero que agora consiga fazer o mesmo pelo Chelsea e não contra.»

Maisfutebol

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

JESUALDO LEVA "EQUIPA B" A LISBOA

TAÇA DA LIGA: SPORTING - FC PORTO (Quarta-feira 19h SIC)
Jesualdo Ferreira mantém a aposta nos elementos habitualmente menos utilizados na Taça da Liga. Mesmo com a partida a realizar-se, desta vez, no Estádio José de Alvalade. O técnico do F.C. Porto prescindiu das principais figuras do elenco azul e branco e chamou cinco juniores: Ivo Pinto, Dias, Diogo Viana, Josué e Sérgio Oliveira.
Mas a principal novidade é a estreia absoluta do argentino Andrés Madrid numa lista de convocados do F.C. Porto. O médio trocou na passada semana o Sp. Braga pelos tricampeões nacionais e até poderá ser titular contra o Sporting, visto que Fernando não está convocado e Bolatti já rumou ao Huracan. Helton, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Cissokho, Fernando, Lucho González, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Lisandro, os mais fortes candidatos à titularidade no importante jogo do próximo fim-de-semana para o campeonato, contra o Benfica, não foram chamados para defrontar o Sporting.
O Sporting-F.C. Porto está marcado para as 19 horas de amanhã, quarta-feira. Lista de convocados:
Guarda-redes: Nuno e Ventura;
Defesas: Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel, Ivo Pinto e Benítez;
Médios: Andrés Madrid, Dias, Guarín, Josué, Sérgio Oliveira e Tomás Costa;
Avançados: Diogo Viana, Farías, Mariano Gonzalez, Rabiola e Tarik Sektioui.
Maisfutebol

TAÇA DA LIGA: V. GUIMARÃES VAI À LUZ

Contra todas as expectativas, o Conselho de justiça recusou o recurso do Belenenses
O adversário do Benfica na meia-final da Taça da Liga, já amanhã, será o V. Guimarães. É a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPP), que se reuniu esta terça-feira.
O organismo superior de justiça no futebol decidiu rejeitar os recursos do Belenenses, que argumentava com o texto dos regulamentos para reclamar a sua presença na meia-final. Em causa estava a expressão «goal average», que a Liga interpretou não à letra, mas como diferença de golos.

MIGUEL VELOSO SONHOU COM O BOLTON

A confusão instalou-se no seio do grupo de trabalho leonino quando, na manhã de ontem, foi constatada a ausência de Miguel Veloso. O jogador, cuja transferência esteve a ser alvo de negociação com o Bolton, não compareceu para a sessão de trabalho agendada para a Academia e, apesar dos esforços dos responsáveis leoninos para apurarem o seu paradeiro, permaneceu incontactável durante toda a manhã.
LIEDSON DE FORA ATÉ AO BENFICA
O joelho esquerdo tramou Liedson pela terceira vez esta temporada. Depois de começar a época ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica à articulação (estreou-se à quarta ronda da Liga, com o Benfica), Liedson sofreu uma entorse no joelho esquerdo no jogo com o Estrela da Amadora (falhou o encontro seguinte, em Basileia) e, agora, sofre mais uma vez do mesmo tipo de lesão, sofrida na deslocação à Trofa. desta vez vai ficar afastado dos relvados, em princípio até ao jogo com o Benfica.
OJogo

Taça da Liga

BENFICA SOB PROTESTO
O Conselho de Administração do Benfica reuniu-se nesta segunda-feira para decidir sobre uma possível presença na meia-final da Taça da Liga, tendo optado por comparecer ao jogo agendado para esta quarta-feira, mas que ainda não tem um adversário definido.
«O Sport Lisboa e Benfica, por respeito à competição, aos seus patrocinadores, à Liga e a todos os clubes com menores recursos e que beneficiam financeiramente desta competição, decidiu disputar a meia-final da Taça da Liga», pode ler-se no comunicado publicado no site oficial.
O Benfica garante porém que entrará em campo sob protesto. «A planificação de uma semana inteira de trabalho a nível da equipa de futebol profissional ficou comprometida, condicionando não apenas o jogo da Taça da Liga, mas igualmente o próximo jogo da Liga», justifica.
Considerando que o Conselho de Justiça poderia ser mais célere, o comunicado lembra que «o actual cenário compromete a própria organização do jogo no que se refere a toda a componente operacional (bilheteira, segurança) e, mais importante, compromete, mais uma vez, a credibilidade do futebol português»
Recorde-se que o Benfica continua à espera de saber quem é o adversário das meias-finais da Taça da Liga, o que apenas acontecerá nesta terça-feira, após uma reunião do Conselho de Justiça que decidirá a disputa judicial entre Belenenses e V. Guimarães: ambos reclamam que o lugar é deles.
Maisfutebol

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

QUARESMA EMPRESTADO AO CHELSEA


O extremo português, que saiu do FC Porto para o Inter no último defeso, vestirá a camisola do Chelsea até ao final da temporada. Os dois clubes chegaram a um entendimento para o empréstimo de Quaresma, que nos campeões italianos não foi feliz nas oportunidades dadas por José Mourinho.
O número 77 do Inter nunca conseguiu impor-se na equipa principal, tendo apenas em três jogos actuado os 90 minutos do jogo. Com apenas um golo marcado, a imprensa e os adeptos nunca foram «fáceis» para Quaresma, que foi perdendo espaço de manobra com o decorrer da temporada.
O jogador procurará no Chelsea voltar à sua melhor forma, que o levou a ser contratado pelo Inter, com Mourinho a justificar da seguinte forma esta opção: «Ele perdeu a confiança. Quando estava à frente da baliza marcava, agora precisa de muitas oportunidades. Está verdadeiramente difícil e há um divórcio dele com os adeptos».

DROGBA NA JOGADA

No seguimento deste empréstimo poderá estar um futuro negócio para a mudança de Didier Drogba para Milão. Sabe-se que o avançado do Chelsea é um jogador fétiche para José Mourinho, além de circular uma latente incompatibilidade do jogador com Scolari. Neste contexto, perfila-se uma mudança no final da época, podendo Quaresma servir de moeda de troca.

MOURINHO NÃO CONTA COM QUARESMA

Mourinho e Quaresma quando tudo ainda era cor-de-rosa
Extremo português fora da Liga dos Campeões

Ricardo Quaresma não integra a lista do Inter para a segunda fase da Liga dos Campeões. O extremo português foi excluído do grupo de 25 jogadores enviado pelo campeão italiano para a UEFA, depois de ter integrado as opções de José Mourinho para a fase de grupos. Uma notícia que se segue à fase difícil que o internacional português atravessa na Série A, sendo alvo de críticas por parte dos adeptos nerazzurri.
Este domingo, Quaresma foi suplente utilizado no empate com o Torino e voltou a ser assobiado em San Siro, com Mourinho a comentar a sua situação no final da partida. Recorde-se que o Inter enfrenta o Manchester United no próximo mês de Fevereiro, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O outro internacional português do Inter, Luís Figo, está entre os 25 nomes escolhidos por Mourinho, uma lista onde também não consta o avançado argentino Hernan Crespo.
Guarda-redes Toldo, Júlio César e Orlandoni
Defesas Córdoba; Zanetti, Maxwell, Maicon, Burdisso, Materazzi, Rivas, Samuel, Chivu, Mei e Santon
Médios Stankovic, Figo, Jimenez, Vieira, Cambiasso, Muntari, Mancini e Bolzoni.
Avançados Ibrahimovic, Adriano e Julio Cruz.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

LIDERANÇA À ESPERA DO CLÁSSICO


Belenenses 1-3 FC Porto

Desta vez o F.C. Porto agarrou-se bem ao poleiro e defendeu a liderança que conquistou há uma semana, com uma vitória (3-1) no mesmo Estádio do Restelo onde o Benfica há uma semana tinha deixado a liderança. A equipa do Dragão aproveitou um período de desorientação da equipa de Pacheco, na primeira parte, para construir uma vantagem que se viria a revelar decisiva para a boa reacção do Belenenses que chegou a estar perto do empate.
Jesualdo Ferreira reduziu ao mínimo a gestão do plantel para o clássico de domingo com o Benfica, deixando apenas Lisandro no banco de suplentes para atacar com Mariano, Hulk e Rodríguez, deixando o resto da estrutura intacta, incluindo Fucile e Hulk que, tal como argentino, estavam em risco de falhar o grande jogo da próxima ronda. Jaime Pacheco, por seu lado, manteve a confiança no onze que impôs um empate à equipa de Quique Flores, trocando apenas Baiano por Cândido Costa no lado esquerdo da defesa.
Com as duas defesas bem subidas, as duas equipas concentraram-se na zona central, provocando um forte congestionamento de pernas, com pouco espaço para se jogar. O F.C. Porto foi o primeiro a desatar os nós e, em apenas dois minutos, marcou dois golos. O primeiro num rápido contra-ataque, com Mariano a fugir à confusão bem junto à linha, pela direita, para cruzar para a finalização fácil de Hulk. No minuto seguinte, grande assistência de Lucho, mais uma vez da direita, para Rodríguez somar o seu terceiro golo de cabeça na Liga. Bola ao centro e Mariano, lançado por Hulk, quase fez o terceiro.
Em poucos minutos, a consistência do Belenenses estava completamente desfeita e uma goleada parecia iminente com o relvado a degradar-se a olhos vistos, vítima da muita chuva que caiu na última noite. Jaime Pacheco não esperou mais e, de uma assentada, fez duas alterações, conseguindo estabilizar a defesa com o argentino a juntar-se a Diakité para formar um bloco à frente da defesa [Mano passou para a direita] e recuperando a iniciativa no ataque com o brasileiro a jogar solto ao lado de Marcelo. Saulo entrou, aliás, muito bem no jogo e, numa boa combinação com Zé Pedro, reduziu com um remate que contou com a colaboração de Rolando.
O jogo que parecia decidido, voltou a abrir-se. O F.C. Porto voltou a carregar, mas o intervalo chegou com o Belenenses na mó de cima, com Rodrigo Arroz a obrigar Helton a duas defesas apertadas na sequência de pontapés de canto. Pelo meio, Jesualdo, além do golo consentido, tinha sofrido mais um revés: num lance inofensivo junto à linha lateral, Fucile desviou uma bola com a mão e viu um amarelo que o afastaria do jogo com o Benfica.
O F.C. Porto voltou a carregar no início da segunda parte, mas agora diante de um Belenenses mais organizado que já não se deixava submeter e também subia no terreno. A primeira grande oportunidade pertenceu mesmo aos da casa, com Zé Pedro a desembaraçar-se com classe de Fucile para cruzar para o segundo poste onde surgiu Ávalos em corrida a rematar por cima. Jesualdo refrescou o ataque, trocando Mariano por Farias, Pacheco respondeu na mesma moeda, prescindindo do insonso Marcelo para lançar Roncatto e o jogo prosseguiu tenso com as equipas a esticar o elástico à procura de novo golo.
O empenho dos capitães Silas e Lucho era bem evidente no relvado num equilíbrio que se podia desfazer a qualquer instante para qualquer um dos lados. Jesualdo decidiu meter a mão na balança, esquecendo o jogo de domingo para lançar Lisandro para o lugar do debilitado Hulk. O elástico rebentou logo a seguir, com Lisandro a oferecer o golo da tranquilidade a Lucho. Agora Jesualdo já podia voltar a pensar no domingo: Hulk tinha saído sem amarelos, Lisandro tinha de se portar bem nos três minutos que faltavam e havia ainda espaço para resolver o caso de Fucile. Com um segundo amarelo, o uruguaio recebeu ordem de expulsão, mas poderá cumprir castigo em Alvalade, no jogo da Taça da Liga, ficando livre para jogar frente ao Benfica. Perfeito.

Maisfutebol

O VELHO SALVADOR


Benfica 1-0 Rio Ave

A «salvação» saiu do banco. O Benfica venceu o Rio Ave, mantendo-se a tradição que dita que os vila-condenses não ganham na Luz. O jogo, que podia ter terminado empatado, acabou com um escasso 1-0. Um golo que saiu dos pés de Mantorras, que se estreou na Liga. O avançado, um dos jogadores mais queridos dos adeptos encarnados, decidiu agradecer a recepção. Quique Flores, por certo, irá agradecer-lhe os preciosos três pontos conquistados. Já o Rio Ave está numa situação complicada, mas fica a ideia de que Carlos Brito ainda poderá ter esperança. O treinador do Benfica ainda apostou com os profissionais da comunicação social que o rendimento de Reyes irá aumentar, depois das críticas feitas a seguir ao jogo com o Belenenses. No entanto, o espanhol manteve o jogador no banco. Só entrou aos 61 minutos, substituindo Di María. Com o castigo de Miguel Vítor, Sidnei voltou ao onze. Aimar ficou entre os suplentes, dando o seu lugar a Nuno Gomes.
Já Carlos Brito colocou Fábio Coentrão frente à equipa que o cedeu aos vila-condenses e lançou o reforço Yazalde, tentando ter homens rápidos no ataque. Uma estratégia que se compreende numa equipa que precisa de golos- marcou apenas por uma vez fora - e não vence desde a 11ª jornada.
Jogo no lamaçal
A primeira parte foi dominada pelo equilíbrio. Durante 40 minutos as equipas lutaram mais contra as condições do relvado do que uma contra a outra. Os jogadores mostraram ter dificuldades em adaptar-se a um campo demasiado encharcado para que os passes saíssem com qualidade. A bola umas vezes rolou demasiado, outras ficou presa na relva.
Cardozo perdeu o duelo com os postes
O jogo concentrou-se, essencialmente, no meio-campo, com uma ou outra investida mais próxima das balizas. Mas sem grande perigo, ainda que os guarda-redes corressem o risco de ser traídos pelo estado do terreno.
Os encarnados terminaram os primeiros 45 minutos em cima do Rio Ave e podiam ter saído em vantagem para o intervalo. Primeiro Cardozo rodou para rematar ao poste direito. Di María, que só tinha de «encostar o pé», chutou com demasiada força e a bola saiu por cima. Já em tempo de descontos, Paiva brilhou ao defender um livre marcado por Carlos Martins.
A segunda parte começou sem alterações nas equipas, mas com o Benfica e tentar aproximar-se da baliza do Rio Ave. Aos 49 minutos Paiva voltou a fazer uma grande defesa, depois de um desvio de Cardozo. Dez minutos depois o paraguaio, que trabalhou muito, voltou a acertar no poste, desta feita o esquerdo.
O Rio Ave tentou lutar de igual para igual e dificultar a vida à formação da casa. Mostrou dignidade, já que, dado o estado do terreno, era difícil mostrar qualidade. Carlos Brito ficou, pelo menos, com a ideia de que os seus jogadores não estão dispostos a desistir, mesmo nas situações mais adversas.
Deixem jogar Mantorras
Ao minuto 66 as bancadas da Luz ganharam vida. Saiu Nuno Gomes para entrar Mantorras. O avançado é um fenómeno de popularidade entre os adeptos e quatro minutos depois de entrar agradeceu o carinho dos benfiquistas com um golo. Tanto o camisola 9 como os adeptos explodiram de alegria. Mas o jogo ainda não tinha terminado. Os encarnados ainda tremeram, com Moutinho quase a marcar, aos 82 minutos.
Apesar das más condições do terreno e de não se poder falar em qualidade, houve entrega e raça na Luz. Os adeptos resistiram ao mau tempo, entusiasmaram-se e festejaram. Os encarnados aproveitaram bem o empate do Sporting na Trofa.
Maisfutebol

TROFENSE CAÇA GIGANTES

Trofense 0-0 Sporting
O Sporting não foi além de um empate a zero bolas na sua deslocação ao campo do Trofense, obtendo assim o 2º empate consecutivo, e o 3º nos últimos 5 jogos para a Liga Sagres. A equipa leonina foi sempre a que mais procurou o golo, num terreno pesado face à chuva dos últimos dias, assim como a que caiu durante o encontro. A equipa de Tulipa foi uma equipa com uma postura defensiva, mas que conseguiu com a sua estratégia amealhar mais um ponto no confronto com os grandes.
Paulo Bento colocou Rui Patrício na baliza, seguindo-se uma linha defensiva com Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga e Caneira. No meio campo alinharam Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Simon Vukcevic, com Derlei e Liedson a serem os homens mais avançados no terreno. O jogo no primeiro tempo foi bastante disputado, num terreno complicado, tendo Liedson causado o momento de maior emoção quando, aos 25 minutos na sequência de um pontapé de canto apontado por Vukcevic, cabeceou à barra da baliza de Paulo Lopes.
No segundo tempo o Sporting subiu ainda mais no terreno, e o jogo passou a desenrolar-se quase sempre no meio campo defensivo do Trofense, com os pontapés de canto a sucederem-se. Sentia-se que o golo do Sporting estaria sempre iminente, mas o que é certo é que nunca surgiu e Paulo Bento vê assim a sua equipa perder nova oportunidade de chegar ao topo da classificação, mesmo que de forma provisória.
O Sporting fica assim com 31 pontos, igualando o FC Porto, mas com os «dragões» a jogarem apenas amanhã frente ao Belenenses, no Restelo.
ZeroZero