sábado, 25 de julho de 2009

FC PORTO: PREDIGER JÁ TREINA COM O PLANTEL

Sebastián Prediger já se juntou ao plantel azul e branco que estagia no sul de Espanha. O ex-jogador do Cólon fez exames médicos na cidade do Porto e partiu este sábado ao encontro dos companheiros.
Para já, Prediger ainda não treinou às ordens de Jesualdo Ferreira, mas é bem provável que o comece a fazer a partir deste domingo. Os dragões trabalham a partir das 9h30 em Ayamonte e no final irá falar um jogador à comunicação social. Os dragões defrontam no dia 27 (segunda-feira) o Lyon em Huelva e no dia 29 o Besiktas em Sevilha. Ambas as partidas estão integradas na Peace Cup.
Deitar cedo e cedo erguer
Este sábado, tal como Jesualdo Ferreira prometera, o treino da manhã foi bastante exigente do ponto de vista físico, embora a bola tenha estado sempre presente. A equipa despertou às 8h15, deu um pequeno passeio a pé no complexo de golfe do hotel onde se encontra e começou a treinar às 9h30.
Corrida de obstáculos terminada com remates à baliza com o pé e com a cabeça e mini-jogos em espaço reduzido, peladinhas em pouco menos de meio campo, procura de espaços, o passe rápido e a desmarcação foram alguns dos ingredientes desta primeira sessão do dia.
O plantel voltou a treinar às 18 horas mas à porta fechada.
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 24 de julho de 2009

REGRESSO ÀS VITÓRIAS

Benfica 2-0 Sunderland
O Benfica iniciou da melhor forma a sua participação no Torneio de Amesterdão, derrotando o Sunderland por 2-0. Jorge Jesus apostou num onze muito próximo do que poderá ser o onze a utilizar nos primeiros confrontos oficiais, já com os reforços Ramires e Javi Garcia. Óscar Cardozo, na sequência de um pontapé de grande penalidade, e Maxi Pereira foram os autores dos golos.
O técnico encarnado colocou Moretto na baliza, com uma linha defensiva composta por Patric, Luisão, David Luiz e Shaffer. O lugar de pivot mais recuado do losango do meio campo foi ocupado por Javi Garcia, com Di Maria à esquerda, Ramires à direita e Pablo Aimar como elemento mais ofensivo. Saviola e Cardozo foram mais uma vez a dupla de avançados.
O primeiro golo do Benfica acabou por acontecer à passagem do minuto 30, com Saviola a conseguir ganhar uma grande penalidade, que Óscar Cardozo se encarregou de marcar. O Sunderland tentava explorar o eixo central da defesa do Benfica, e conseguia pro vezes incomodar o último reduto da equipa portuguesa.
Com uma vantagem de um golo ao intervalo, Jorge Jesus apenas fez uma substituição durante a pausa, trocando Ramires por Rúben Amorim.O segundo golo do Benfica acabou por surgir por intermédio de Maxi Pereira, que à entrada da área rematou forte, mas pouco colocado mercê de um desvio, num lance em que o guarda redes da equipa inglesa poderia ter feito mais.
Apesar de ter chegado muito recentemente ao clube, Weldon fez hoje a sua estreia com a camisola do Benfica, mas teve poucas oportunidades de se mostrar ao treinador e adeptos.
O Benfica volta a jogar para o Torneio de Amesterdão no próximo Domingo, frente à equipa da casa, o Ajax, numa partida em que pode garantir o troféu em disputa.
Fonte: ZeroZero

CAMPEÕES CONTINUAM A CARBURAR

FC Porto 1-0 Dinamo de Bucareste
O FC Porto venceu o Dinamo de Bucareste por 1-0 e somou a sua 4ª vitória desta pré-temporada. A equipa de Jesualdo Ferreira realizou um bom jogo de pré-época e mostrou ser muito superior aos romenos. O golo dos dragões foi apontado por Varela aos 15 minutos da primeira parte. Destaque ainda para Falcao e Diego Valeri que fizeram o primeiro jogo com a camisola do FC Porto. A preparação dos tetra-campeões continua no sul de Espanha onde irá disputar a Peace Cup.
A equipa azul e branca entrou melhor na partida, e em algumas arrancadas de Hulk criou os primeiros momentos de interesse no jogo. O golo dos dragões foi apontado por Varela após um cruzamento da direita de Fucile. O ex-jogador do Estrela da Amadora recebeu a bola junto à marca de grande penalidade e rematou para uma defesa do guardião romeno. Na recarga o avançado foi mais feliz e colocou a bola no fundo das redes. Beto foi o guarda-redes titular e mostrou serviço ao realizar uma aparatosa defesa a um remate de meia distância.
No segundo tempo houve espaço para as habituais substituições de pré-época e para as estreias de Diego Valeri e de Falcao. O FC Porto continuou a ser muito superior em campo e a equipa romena não foi capaz de dar réplica ao melhor futebol azul e branco.
A preparação do FC Porto continuará na Peace Cup que irá decorrer na próxima semana no sul de Espanha. Os primeiros adversários dos dragões serão o Lyon (27/07) e o Besiktas (29/07). A final da prova irá ser disputada no dia 2 de Agosto.
Fonte: ZeroZero

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ESTREIA DE FALCAO E VALERI

FC Porto - Dínamo de Bucareste (21h15 Sportv1)
A chuva resolveu abençoar o primeiro treino de Valeri com os novos companheiros. Desde que chegou, no final da última semana, que o médio cumpria um programa específico no ginásio visando o fortalecimento muscular. Ontem, porém, já foi autorizado a pisar o relvado, treinado sem quaisquer limitações. Valeri subiu ao relvado ao lado do compatriota Belluschi e cumpriu todos os exercícios do único treino do dia, sob as ordens de Jesualdo Ferreira. O médio está por isso em condições de se estrear esta noite com a camisola 8 do FC Porto, a tal que na época passada pertencia a Lucho González. Recorde-se que os portistas defrontam o Dínamo de Bucareste, em disputa está a Taça "Albufeira Anima", e Falcao também se deve mostrar pela primeira vez aos adeptos. O jogo tem transmissão em directo na Sport TV a partir das 21h15.
Voltando ao treino, Jesualdo Ferreira deu breves indicações aos jogadores no centro do terreno antes de os mandar correr. Aquecidos os músculos - e bem que foi preciso, dada a temperatura anormalmente baixa para a época -, o plantel foi dividido em dois grupos para os habituais meiinhos. A componente táctica, que incluiu também exercícios de finalização, ficou reservada para depois da saída dos jornalistas, autorizados a assistir apenas aos 15 minutos iniciais da sessão, a 23ª desde o início da pré-temporada.
No relvado, não foram vistos os já habituais clientes do departamento médico. Contudo, segundo o boletim informativo divulgado pelo clube, Rodríguez desenvolveu treino condicionado, juntamente com Miguel Lopes. Sapunaru fez o mesmo, mas ainda passou pelo ginásio, de onde não saiu Orlando Sá.
S. Pedro acordou bem-disposto
Ao fim de vários anos, o FC Porto decidiu que não ia estagiar pelo centro da Europa. A Holanda, a Alemanha, a França e a Bélgica foram destinos escolhidos recentemente, tendo, entre algumas excepções, presenteado a equipa com muitas horas de chuva e frio. Ora, desta vez o FC Porto vai para o Sul de Espanha, onde são esperadas temperaturas acima dos 30 graus e muito sol, o normal para esta altura. Para matar saudades do País das Túlipas, S. Pedro decidiu regar o treino de ontem com muita chuva e um vento desagradável. Os jogadores nem queriam acreditar no que viam e chegaram a hesitar na hora de pisar o relvado. Mas teve mesmo de ser: trabalho é trabalho. Fica a consolação de que, a partir de hoje, as camisolas de manga comprida podem ficar guardadas no cacifo. O calor vai apertar nos treinos do tetracampeão.
Fonte: O Jogo

PREDIGUER ORGULHOSO POR VIR PARA UM CLUBE "TÃO GRANDE"

Sebastián Prediger vai ser o sétimo jogador argentino do plantel do FC Porto. Os portistas e o Colón, clube que o jogador representava, chegaram a acordo e Prediger chegará amanhã ou sexta-feira à cidade do Porto. Os portistas vão pagar cerca de 3,5 milhões de euros.
As negociações ficaram fechadas ontem à noite e o jogador já abandonou a concentração da equipa, em Paraná. Sebastián Prediger, Germán Lerche, presidente do Colón, e o representante do médio defensivo argentino devem chegar amanhã ou sexta-feira ao Porto para acertar os últimos detalhes da transferência que vai render ao clube argentino 3.5 milhões de euros.Em declarações à imprensa argentina, o jogador de 22 anos afirmou que “passar do Colón para um clube tão grande na Europa” é “um salto muito grande de qualidade”. “Estou muito orgulhoso, contente e cheio de esperanças”, acresentou Prediger.

Fonte: Publico Desporto

SPORTING: CAICEDO CHEGA POR EMPRÉSTIMO


O Sporting garantiu ontem o empréstimo de Felipe Caicedo, avançado que vem acompanhado de óptimas credenciais e promete formar, com Liedson, uma dupla capaz de atemorizar qualquer adversário. É um reforço tardio, mas chega a tempo de ser utilizado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Twente. Hoje, no último dia do prazo concedido pela UEFA, o equatoriano é esperado em Portugal para ser de imediato inscrito na prova, pronto para jogar já no próximo dia 29, na recepção dos leões ao Twente, na primeira mão do apuramento para o play-off da Champions.
Os leões não divulgaram pormenores do negócio, mas sabe-se que o Manchester City empresta o atleta até ao fim da corrente época. O negócio foi intermediado pelo agente FIFA Pini Zahavi, que no actual defeso já fora o responsável pela chegada a Alvalade de Matías Fernández.
Caicedo ainda não tinha a actual alcunha de Felipão (é assim que gosta de ser chamado) quando, aos 17 anos, abandonou o Equador com destino à Europa. Assinou então pelos suíços do Basileia, onde, em duas épocas, as suas características bem especiais deram nas vistas, a ponto de despertar interesse de colossos como o AC Milan. Foi, contudo, o Manchester City quem ganhou a corrida, pagando sete milhões de euros por um avançado canhoto de quem o então treinador do clube, Sven-Goran Eriksson, dizia ter "capacidade de criar jogo, com diagonais mortíferas", tudo assente numa "boa presença física, rapidez e dotes técnicos".
Os predicados foram confirmados a O JOGO por Geovanni, homem que o conhece bem (ver texto nestas páginas). De acordo com as suas palavras, não há como contornar: a força física e o poder explosivo são as virtudes mais prometedoras do novo reforço dos leões, a ponto de poder ser uma das grandes surpresas da Liga.
Agora, para completar o plantel com que Paulo Bento atacará a época 2009/10, falta apenas um médio. De preferência com características que permitam a sua utilização no lado esquerdo do losango, ou seja, com potencial para lutar pela titularidade com Vukcevic. Nos próximos dias deve haver novidades...
Fonte: O Jogo

WELDON APRESENTADO


O futebolista Weldon foi apresentado como sexto reforço do Benfica, ainda “no mercado”, mas já sem contar com quatro elementos do plantel, segundo o director-desportivo, Rui Costa.“Ainda não fechou o mercado. (O Benfica) não tem a porta fechada, mas não é certo que entre mais algum jogador no plantel. Também não é certo que fiquemos por aqui. Não vou dizer em que sectores do campo é que poderão existir mexidas”, afirmou Rui Costa, no Estádio da Luz.
O responsável pelo futebol “encarnado” adiantou que o plantel vai ser reduzido até um máximo de 26 jogadores, em vez dos 29 apJustificarresentados terça-feira, diante do Atlético de Madrid.
Rui Costa anunciou mesmo que Jorge Ribeiro e o espanhol Balboa “fazem parte da lista de dispensas, neste momento”, enquanto o brasileiro Fellipe Bastos “vai ser emprestado a um clube da I Divisão”, regressando Nelson Oliveira ao escalão de juniores.“Estou muito feliz por chegar ao Benfica, com um grande treinaor, Jorge Jesus, que conheci no Belenenses. Espero ajudar o grupo a conseguir os seus objectivos - ganhar títulos”, disse o avançado brasileiro Weldon, de 28 anos.
Sobre a concorrência de peso, com o paraguaio Cardozo, o argentino Saviola, Nuno Gomes ou o angolano Mantorras, Weldon afirmou que “o Benfica só tem a ganhar com tantos atacantes”, descrevendo-se como um atleta “rápido” e esperando “fazer muitos golos”.
Weldon desvinculou-se do brasileiro Sport Recife, assinando um acordo por duas temporadas, com outra de opção, num negócio de cerca de 200 mil euros.O técnico “encarnado”, Jorge Jesus já trabalhou com o atleta no Belenenses, na época 2007/08, e classificou-o como “o avançado com mais velocidade com bola do futebol português, depois de o jogador ter tido as primeiras experiências fora do Brasil no Dubai e em França.
Após as aquisições de Ramires, Patric, Saviola, Shaffer e Javi Garcia, Weldon é a sexta aquisição do Benfica, num total de cerca de 23 milhões de euros gastos na contratação de reforços.
Fonte: Lusa

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PAULO BENTO: "FALTOU ATITUDE"

Sporting deixa-se empatar (2-2) em Guimarães
Paulo Bento, treinador do Sporting, em declarações à Sport TV após o empate (2-2) com o V. Guimarães.
«Este empate é uma lição e nós vamos ver as vezes que for preciso o que fizemos até aqui. Fizemos coisa positivas na organização da equipa, mas não se pode oferecer num jogo dois golos em cinco minutos e depois num outro, por situações de displicência e até falta de atitude nos minutos finais, acabar por ter um prejuízo que não devia existir».
Ainda sobre a forma como o Sporting se comportou em Guimarães depois de ter estado a vencer por 2-0, já na segunda parte.
«Se estivermos no deserto, não podemos dar água ao adversário. O que fizemos hoje foi alimentar o adversário e quem o faz em jogos particulares não está livre de o fazer também em jogos a doer. Ganhar é sempre melhor, penalizámo-nos a nós próprios nos minutos finais, temos de ser mais coerentes. O futebol joga-se com mente e coração. Esta noite, em alguns momentos nem todos pusemos o coração. Claro que é perigoso encarar todos os momentos do jogo como o fizemos aqui, em algumas fases».
Análise ao jogo.
«Sporting jogou bem na primeira parte, demorou a entrar na partida, fê-lo de forma diferente. Mas depois tomou conta do jogo, embora sem grandes oportunidades. Entrámos bem na segunda parte, controlámos, fizemos o 2-0 mas quem oferece não ganha».
Conclusão de Paulo Bento, depois dos jogos da pré-temporada.
«Só ter ganho um jogo traz sempre mais pressão e vamos ter de a encarar na quarta-feira».
Fonte: Maisfutebol

terça-feira, 21 de julho de 2009

APRESENTAÇÃO NEGATIVA

Reyes regressou à Luz como adversário
Benfica 1-2 Atl. Madrid
O Benfica, versão 2009/10, apresentou-se aos seus associados no Estádio da Luz e não foi feliz diante do At. Madrid. A equipa agora liderada por Jorge Jesus saiu derrotada por 2-1, resultado verificado ao intervalo, com Raul Garcia e Forlan a marcarem pelos espanhóis enquanto Cardozo assinou o tento benfiquista. Apesar do maior domínio do jogo, a ineficácia na hora do remate foi a grande responsável por um resultado algo injusto.
A festa no Estádio da Luz serviu para apresentar o plantel 2009/10 aos associados benfiquistas, que viram Ramires ser apresentado com o número 8 e puderam ver Javi García, o mais recente reforço do Benfica, com a camisola 24, apesar de ainda não ter actuado.
Jorge Jesus começou a partida com o onze esperado, entregando a baliza a Quim, o quarteto defensivo foi composto por Maxi Pereira, Miguel Vítor, David Luiz e Sepsi, a linha média esteve entregue a Ruben Amorim, Di María, Carlos Martins e Aimar, enquanto no ataque alinharam Saviola e Cardozo. O jogo não começou bem para os encarnados, que viram Raul Garcia inaugurar o marcador aos 11 minutos, depois de rematar fora da área junto ao poste direito da baliza de Quim. Ambas as equipas exibiam-se em bom nível e o jogo esteve repartido, tendo Benfica e At. Madrid proporcionado boas jogadas ao público presente. Apenas 9 minutos volvidos depois do tento visitante, Cardozo restabeleceu a igualdade após uma boa jogada de Saviola, que assistiu o companheiro de equipa já dentro da área. O internacional paraguaio apenas teve de encostar para o fundo da baliza adversária.
O encontro continuou na mesma toada, com as duas equipa a quererem a vitória, e já perto do intervalo uma falta de Miguel Vítor sobre Aguero dentro da área encarnada valeu uma grande penalidade assinalada por Hugo Miguel. Depois de muitos protestos dos jogadores do Benfica, Forlan não perdoou e fez o 2-1, resultado que verificava-se ao intervalo.
SEGUNDA PARTE DE ALTERAÇÕES
A segunda parte ficou marcada pelas diversas alterações de jogadores nas duas equipas, situação habitual em jogos de pré-temporada, e Ramires pôde fazer a sua estreia com a camisola 8 encarnada. Apesar de um maior pendor ofensivo dos comandados por Jorge Jesus, o Benfica lutou mais com o coração do que com a cabeça e não logrou concretizar as oportunidades criadas, o que resultou na inalteração do marcador verificado ao intervalo. O At. Madrid procurou controlar o jogo e segurar o ataque encarnado, objectivo plenamente alcançado.
Apesar da derrota o Benfica voltou a exibir-se em bom nível, principalmente a nível ofensivo, e apenas a falta de calma na hora da decisão impediu outro resultado. Esta foi a primeira derrota do Benfica na era Jorge Jesus.
Fonte: ZeroZero

BENFICA: WELDON É O AVANÇADO PROMETIDO

O brasileiro Weldon, que em Portugal actuou ao serviço do Belenenses e que já havia sido apontado como reforço encarnado está mesmo a caminho do Benfica. Segundo noticia a RTP, Weldon poderia mesmo ser apresentado já frente ao Atlético de Madrid, com o jornal Record a revelar declarações do empresário do jogador confirmando negociações.
Segundo Flávio Pires: «Ainda não está nada acertado. Primeiro há que tratar da libertação com o treinador do Sport Recife. Conversei com Emerson Leão e ele ficou de me dar uma resposta à noite. Em princípio, o assunto fica resolvido ainda hoje (ontem)». No entanto, e ao contrário do que é avançado pela RTP, o empresário de Weldon afirmou que o jogador estará em Portugal apenas na quarta-feira, viajando ainda hoje para Portugal.
A transferência do avançado de 28 anos, que trabalhou com Jorge Jesus no Belenenses, deverá custar cerca de 250 mil euros.

RUI COSTA: "VAI CHEGAR UM AVANÇADO"

Rui Costa, director-desportivo do Benfica, elogia Javi Garcia mas não quer confirmar o médio como reforço da formação encarnada. Por outro lado, à margem da apresentação de Ramires, o dirigente admitiu que o clube vai contratar mais um avançado.
«Como todos jogadores, tem de ser anunciado à CMVM. Há variadíssimos jogadores interessantes, e Javí Garcia também é um jogador interessante», limitou-se a dizer, sobre o espanhol do Real Madrid.
No ataque, haverá mais uma solução para Jorge Jesus: «Vai chegar um avançado, não digo o nome. Pode vir do mercado inglês ou qualquer outro. Não pensamos em termos de dia da apresentação, a prioridade é chegar a tempo de começar a época.»
Rui Costa foi confrontado com o nome de Stojkovic, guarda-redes que não faz parte dos planos do Sporting. «Quem? O Benfica, de facto, está interessado num avançado. Para além dessa confirmação, pode ou não ainda apresentar mais uns jogadores, mas não falo em nomes ou posições», atirou.
«Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido, com a dinâmica. Não digo isto pelas vitórias, sendo certo que isso também é positivo. Os novos métodos estão a ser apreendidos com a velocidade necessária», conclui o dirigente.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FC PORTO SEGUE PREDIGER


Médio da selecção argentina esteve na mira do Benfica, que preferiu Javi García

Segundo avança o jornal Record, o médio defensivo do Cólon poderá rumar ao FC Porto depois do interesse do Benfica no jogador. Os encarnados optaram por Javi García, e os campeões nacionais parecem ter aproveitado mais uma vez para negociar um reforço antes pretendido pelas águias.
Sebastian Prediger poderá ser o último reforço para Jesualdo Ferreira, caso Bruno Alves se mantenha no plantel... Prediger é um dos médios que Maradona chamou à selecção argentina, tendo o seleccionador da alvi-celeste tecido rasgados elogios ao jovem de 22 anos. Atento ao mercado sul-americano, o FC Porto esperou pela saída de cena do Benfica e, segundo noticia o Record, apresentou uma proposta de cerca de 3 milhões de euros pelo passe do jogador que deverá mesmo apresentar-se na cidade invicta nos próximos dias.
Depois da saída de Andrés Madrid, Fernando ficou como o único médio defensivo de raiz do plantel, o que levou os responsáveis azuis e brancos a procurarem um substituto. Sebastian Prediger parece ser o eleito e o plantel portista deverá mesmo fechar com esta contratação.
No entanto, Chelsea e Barcelona não irão desistir de negociar Bruno Alves, que até 31 de Agosto (data de fecho do mercado de transferências) poderá sair caso seja feita uma proposta que atinja o valor da cláusula de rescisão do internacional português, fixada em 30 milhões de euros. A verificar-se essa situação, é quase certa mais uma investida do FC Porto no mercado em busca de um defesa-central.
Fonte: ZeroZero

MOURINHO E QUARESMA DERROTADOS

O Inter perdeu nos penalties frente ao América, do México, no primeiro jogo do torneio que a equipa de José Mourinho disputa nos Estados Unidos. Quaresma foi titular e saiu na segunda parte para dar lugar a Ibrahimovic, que pode ter feito o último jogo com a camisola do Inter.
Quaresma entrou bem e teve uma boa oportunidade aos 11 minutos, mas a sua exibição foi perdendo fulgor. José Mourinho acabou por fazê-lo sair aos 55m, pouco depois de Silva ter colocado o América em vantagem. Entrou Ibrahimovic, que está de saída para o Barcelona, num negócio iminente. O treinador português optou por deixá-lo no banco de início, mas depois decidiu chamá-lo ao encontro.
Foi Córdoba quem garantiu o empate para o Inter, num remate para o Inter aos 61 minutos. Sem mais alterações, decidiram os penalties. Ibra não falhou o seu, Vieira rematou por cima e o América soma a primeira vitória no World Football Challenge, torneio de Verão que conta também com o Chelsea e o Milan.
Fonte: Maisfutebol

MANICHE É DO COLÓNIA


O médio Maniche, afinal, não vai jogar, na próxima época, no Ankaraguçu da Turquia mas sim, no Colónia, onde joga actualmente o ex-benfiquista Petit."Já temos acordo com o jogador. Se não houver problemas nos exames médicos, vamos assinar um contrato", assegurou em declarações ao site oficial do clube alemão, o treinador Michael Meier.
No semana passada, tudo indicava que Maniche seria do clube turco. O internacional português com quase 32 anos, estava no Atlético Madrid, depois de passagens por Benfica, FC Porto, Dínamo Moscovo, Chelsea e Inter Milão.
Fonte: Sapo Infordesporto

domingo, 19 de julho de 2009

FC PORTO É 3º MAIS RICO DO DEFESO MUNDIAL

O negócio da venda de Cissokho ilustra bem o sucesso do FC Porto a negociar
Portistas só são superados por Manchester e Milan à custa de Ronaldo e Kaká

A forma dura como tem estado no mercado negocial coloca o F.C. Porto entre os clubes que mais dinheiro encaixaram neste mercado de transferências. Os azuis e brancos são aliás o terceiro posicionado neste ranking particular, tendo até agora arrecadado 65,8 milhões de euros. O que já era suficiente, por exemplo, para contratar Kaká.
Melhor do que o F.C. Porto, só há dois clubes, como já se referiu. Destacado na frente está o Manchester United com 103,1 milhões de euros em caixa (94 de Ronaldo, 4 de Campbell, 2,75 de Manucho e 2,25 de Lee Martin). No segundo lugar surge o Milan, com 80 milhões de euros arrecadados (65 milhões de Kaká e 15 milhões de Goucurff).
Segue-se o F.C. Porto sendo que para este registo muito contribuíram as transacções de Lisandro, Lucho e Cissokho. Os três jogadores somam 57 milhões de euros, divididos entre 24 milhões o primeiro, 18 o segundo e 15 o terceiro. Depois há que acrescentar 5 milhões de Ibson, mais 3,5 milhões de Paulo Machado e 300 mil euros de Vieirinha.
Segue-se Génova e Lyon
Logo a seguir surgem o Génova e o Lyon. Os italianos já lucraram 50 milhões de euros em vendas (muito à custa da negociação de Diego Milito e Thiago Motta para o Inter por 25 e 15 milhões), os franceses por seu lado fizeram 45 milhões (35 com Benzema no Real Madrid, 8,5 com Keita no Galatasary e 1,5 de Paillot para o Grenoble).
Nesta lista não cabem, naturalmente, os dois outros clubes grandes de Portugal. Benfica e Sporting fizeram encaixes residuais em transferências de jogadores, sendo que no caso da formação de Alvalade nem chega a tanto: o Sporting tem o relatório de vendas a zero. O Benfica, por outro lado, fez apenas 3,5 milhões de euros com Katsouranis.
Nápoles e Real Madrid no plano oposto
Há casos piores do que Benfica e Sporting, porém. O Nápoles, por exemplo. Volta a apostar forte no reforço da equipa de futebol, já investiu 40 milhões em compras e mantém as vendas a zero. Pior é o Real Madrid. Os espanhóis são um caso à parte: 214 milhões em compras e cinco milhões em vendas (curiosamente Saviola, para o Benfica).
Por fim uma curiosidade. Regressando ainda ao F.C. Porto. A SAD portista é notícia por ter atingido um encaixe fantástico neste mercado, mas que está longe de ter sido o melhor de sempre. É apenas o terceiro: em 2004/05 realizou 98,9 milhões (com Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco), em 200708 fez 69 milhões (com Anderson e Pepe).
Lista dos cinco clubes que mais dinheiro fizeram em vendas:
Manchester City - 103,1 milhões de euros
Milan - 80 milhões
F.C. Porto - 66,1 milhões
Génova - 50 milhões
Lyon - 45 milhões
Fonte: Maisfutebol

JAVI GARCÍA A CAMINHO DO BENFICA

Os encarnados continuam em busca de reforços para a temporada de 2009/10, com um médio defensivo e um avançado como objectivos. Apesar de não ter merecido quaisquer comentários de Jorge Jesus no final do encontro com a Olhanense, a contratação do médio do Real Madrid Javi García está muito próxima.
O acordo para o empréstimo de García, de 22 anos, deverá estar já alcançado para 2009/10. Produto das escolas de formação dos merengues, Javi García está com o restante plantel na Irlanda, mas tudo indica rumará a Lisboa para apresentar-se como o quinto reforço da era Jorge Jesus.
Depois das experiência com David Luiz no posto de médio defensivo, e de ter reconhecido a falta de adaptação de Yebda à posição, o técnico encarnado terá assim à sua disposição um jogador com as características desejadas.
Fonte: ZeroZero

MERCADO INTERNACIONAL

Julio Cruz prefere Nápoles
«Quarta ou quinta-feira, Julio Cruz irá escolher o seu novo clube, mas damos prioridade ao Nápoles», afirmou Gustavo Ghezzi, empresário do avançado de 34 anos ex-Inter, à Radio Kiss Kiss. Cruz é um jogador livre.
Adebayor já é oficialmente jogador do Manchester City
Avançado internacional togolês assinou por cinco épocas pelo Manchester City. Vai usar o número 25.
Fiorentina contrata até segunda
Pantaleo Corvino, director desportivo da Fiorentina, garantiu este sábado que «o clube vai assegurar um reforço até à próxima segunda-feira».
«Ainda não falei com o Barça»
Mino Raiola, empresário de Ibrahimovic, lembra que o negócio ainda não está fechado «apesar do acordo entre os dois clubes».
Palacio já está em Génova
Avançado internacional argentino vai fazer exames médicos e assinar contrato nas próximas horas.
Marcus Berg assina pelo Hamburgo
Avançado sueco de 22 anos ex-Groningen rubricou contrato de cinco épocas.
«Reyes pode dar-nos muitas coisas»
O treinador do At. Madrid, Abel Resino, comentou hoje a possível continuidade do extremo no clube «colchonero».
Fonte: Maisfutebol