sexta-feira, 30 de julho de 2010

M. VELOSO NO GÉNOVA; ZAPATER NO SPORTING

O Sporting comunicou há minutos à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) ter chegado a um princípio de acordo para a transferência de Miguel Veloso para o Génova, recebendo em troca o médio defensivo espanhol Zapater. O documento não fala ainda em verbas.

Comunicado:
«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, informa ter chegado a um acordo de princípio com o Genoa Cricket and Football Club S.p.A. para a transferência dos direitos desportivos do jogador Miguel Veloso e para a aquisição dos direitos desportivos do jogador Alberto Zapater, com o consentimento de ambos.»
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SPORTING VENCE NA DINAMARCA


Nordsjaelland 0-1 Sporting

O Sporting jogou esta noite a primeira mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa e venceu os dinamarqueses do Nordsjaelland por 1-0.

Numa eliminatória a duas mãos, o Sporting ganhou esta noite vantagem no terreno do Nordsjaelland e venceu os dinamarqueses por 1-0.

No entanto, começaram melhor os dinamarqueses, com Rui Patrício a salvar o Sporting de começar o jogo a perder. Após boa jogada de envolvimento da equipa dinamarquesa, Nicki Nielsen apareceu completamente isolado e o guarda-redes leonino defendeu com os pés e evitou o golo logo no primeiro minuto.

O Sporting parecia surpreendido pela atitude dos dinamarqueses e Nicki Nielsen voltou a testar Rui Patrício, com a bola a acabar por sair pela linha de fundo.

O clube de Alvalade afinou mecanismos e tomou as rédeas do jogo. Com mais qualidade de passe e melhor circulação de bola, os leões mostraram então ser superiores e o golo chegou aos 24’: Maniche desmarca Simon Vukcevic e o montenegrino tirou Hansen do caminho e abriu o marcador.

O Sporting tornou-se mais dominador, acentuou o tempo de posse de bola, e até ao intervalo mostrou porque é favorito nesta eliminatória, Com Djaló e Postiga a porem à prova os reflexos do guarda-redes dinamarquês.

Devido a lesão de Pedro Mendes, o Sporting entrou para o segundo tempo com Miguel Veloso (que poderá já ter tudo acertado para jogar no Génova), e manteve a toada da primeira parte.

Aos 57’,Postiga esteve perto de aumentar a vantagem do Sporting, mas um defesa dinamarquês conseguiu cortar o lance em cima da linha de golo. O avançado português insistiu e um minuto volvido voltou a estar perto do golo, cabendo a Jesper Hansen defender.

Do lado dinamarquês, Nicki Nielsen era o mais inconformado e tentou mais uma vez a sua sorte, mas o remate saiu ao lado do poste.

Postiga fez por merecer melhor sorte e a 15minutos do fim, num remate de fora de área, fez a bola embater com estrondo no poste do Nordsjaelland.

O resultado peca por escasso tantas foram as oportunidades desperdiçadas pela equipa de Paulo Sérgio, mas o resultado e valor do adversário abrem boas perspectivas aos leões, que procuram a entrada na Liga Europa.
Fonte: Sapo Desporto
MARÍTIMO 8-1 BANGOR CITY
Entretanto o Marítimo ganhou enorme vantagem na sua eliminatória ao golear inesperadamente os galeses do Bangor City por 8-1.

QUEIROZ: "ESTOU A SER VÍTIMA DE LINCHAMENTO PÚBLICO"

Carlos Queiroz, selecionador nacional de futebol, considera que a sua imagem está a ser ''vítima de uma tentativa de linchamento público'' e promete ''recorrer à FIFA'' para denunciar ''ingerências do Estado'' na federação portuguesa da modalidade.

Em entrevista à RTP, na véspera de uma reunião da direção da FPF em que estará sobre a mesa o possível despedimento com justa causa do técnico de Portugal no Mundial2010, Queiroz diz que o processo relativo aos incidentes no estágio na Covilhã ''foi feito às escondidas'' e está ''alicerçado em procedimentos que não são corretos''.

O processo, do IDP, refere-se às alegadas ofensas dirigidas por Queiroz a uma brigada da comissão antidopagem que se apresentou no estágio da seleção e que já terá levado a FPF a ponderar o despedimento por justa causa.

Na entrevista, Queiroz diz que se sente injustiçado e que não foi contactado no inquérito feito pelo Instituto do Desporto de Portugal: ''Bastava um telefonema e eu teria explicado tudo o que se passou'', disse.

Carlos Queiroz, que tem contrato com a FPF até 2012, diz que já falou com Gilberto Madaíl sobre o assunto e que confia no seu caráter, mas que encara a possibilidade de ''recorrer à FIFA'' para denunciar ''ingerências do Estado na federação''.

Fim de notícia. Não se esqueça de adicionar o seu comentário a esta notícia ou partilhá-la com os seus amigos.
Fonte: Portal Futebol

FC PORTO: ÁLVARO PEREIRA RENOVA

Álvaro Pereira renovou com o F.C. Porto por uma época, passando a estar ligado aos «dragões» até 2014/15, segundo a agência Lusa, que cita fonte do clube.

O lateral-esquerdo chegou ao Dragão no último defeso, contratado ao Cluj, e afirmou-se rapidamente, tendo feito 41 jogos com a camisola do F.C. Porto na última época.

Acaba de regressar ao Porto depois de ter ajudado a selecção do Uruguai a chegar a um notável quarto lugar no Mundial 2010.

TOMÁS COSTA DISPENSADO

Tomás Costa não entra nas contas de André Villas-Boas para a próxima época e já foi informado que terá de procurar um novo clube, garantiu o empresário do atleta, Federico Simonian, ao Maisfutebol.

O F.C Porto tem um grupo largo de médios onde militam João Moutinho, Fernando, Ruben Micael, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Souza e possivelmente o jovem português Castro e perante este panorama o médio argentino tem os dias contados no dragão.

O F.C. Porto dispensou o jogador mas as pretensões da SAD portista passa por emprestar o médio argentino na tentativa de tirar dividendos futuros.

«O Porto não conta com o Tomás para a próxima época. Estamos a analisar o futuro dele. O objectivo principal do Porto é emprestar o jogador, mas se houver uma proposta de compra vamos analisar, mas o objectivo principal é que ele seja emprestado. Existem conversações com o Brescia, de Itália, mas não há nenhuma proposta, para já só estamos em conversações», afirmou Federico Simonian.

Recorde-se que Tomás Costa foi contratado há duas épocas ao Rosario Central por cerca de 3,2 milhões de euros, mas o médio argentino nunca conseguiu impor o seu futebol no dragão. Na pré-época, André Villas-Boas testou o jogador na posição de trinco, mas as exibições não convenceram o jovem técnico português, que terá aberto uma porta do plantel a Castro.

Tomy ainda treina no Olival e assim deverá continuar até encontrar uma solução para o futuro.

WALTER OFICIALIZADO

F.C. Porto confirmou esta noite a contratação de Walter à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) depois de definir um difícil acordo com o Club Atlético Rentistas que estava a atrasar a inclusão do jovem avançado brasileiro no plantel de André Vilas Boas.

O clube do Dragão paga, assim, 6 milhões de euros por 75 por cento do passe do jogador que vai assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas. A cláusula de rescisão ficou fixada nos 30 milhões de euros.

O comunicado que o F.C. Porto enviou à CMVM:

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um acordo com o Club Atlético Rentistas, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Walter.

Este negócio foi concretizado pelo montante de 6.000.000 € (seis milhões de euros) sendo que a FC Porto SAD garante 75% dos direitos económicos do jogador.
A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015. A cláusula de rescisão prevista contratualmente é de 30.000.000 € (trinta milhões de euros).

Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 28 de julho de 2010

GRANDE BRAGA QUASE NO PLAYOFF DA CHAMPIONS

SP Braga 3-0 Celtic
O Sp Braga deu um passo de gigante rumo à fase de grupos da Champions League (apesar de ainda haver um playoff) ao derrotar os escoceses do Celtic por um impensável 3-0, golos de Alan, Elderson e Matheus. Na primeira parte, o jogo foi dividido, apesar do Braga estar sempre mais por cima, com os escoceses um pouco encolhidos no seu meio campo, mas ainda assim a tentar o futebol directo típico dos britânicos. E foi só num lance inesperado, de grande penalidade, após mão na grande área de um defesa do clube escocês. Alan converteu com mestria.
A partir do primeiro golo do Braga os escoceses encolheram-se ainda mais e o Braga cresceu, a criar mais perigo junto da baliza adversária. O jogo ia para intervalo com a equipa portuguesa por cima.
A segunda parte foi um pouco o prolongamento do ascendente do Braga no final da primeira, pelo que os dois golos que fizeram crescer o marcador foram um processo quase natural para quem assistiu ao jogo.
O Sp Braga está, por mérito próprio, praticamente apurado para o playoff que dará acesso à fase final da Champions; o Celtic demonstrou ter uma equipa demasiado verde para fazer frente a uma equipa que demonstrou uma maturidade assinalável e até inesperada.

terça-feira, 27 de julho de 2010

BENFICA VENCE E CONVENCE

Benfica 2-0 Sunderland
A equipa encarnada conquistou a Albufeira Summer Cup ao bater o Sunderland por 2-0, num encontro marcado pelo baixo ritmo proporcionado pelas duas formações. Ainda assim os encarnados que dominaram quase por completo a partida e criaram as melhores situações de golo, tendo Cardozo inaugurado o marcador aos 29´ e Carlos Martins fechado a contagem aos 89, assinado um grande golo. O Benfica permanecerá no Algarve, onde irá agora disputar o Torneio do Guadiana.

Jorge Jesus fez alinhar de início alguns jogadores que não têm somado muitos minutos nesta pré-temporada. Júlio César defendeu as redes encarnadas, Felipe Menezes actuou no meio campo, enquanto Weldon fez companhia a Jara e Cardozo no ataque. De resto, Sidnei e David Luiz voltaram a formar dupla no eixo da defesa, Coentrão alinhou a lateral esquerdo, Javi García jogou como pivot mais recuado do meio campo e César Peixoto no meio campo.

Após uns minutos iniciais de estudo mútuo e de alguma indefinição, o Benfica pegou nas rédeas do jogo e revelou-se cada vez mais superior ao adversário com o passar do tempo. Cardozo, Jara, Weldon revelavam-se dores de cabeça para os defensores contrários, com Fábio Coentrão a revelar mais uma vez grande aptidão atacante, apoiando muitas vezes o ataque. Foi sem surpresa que Cardozo inaugurou o marcador, e depois de muitas tentativas frustradas com os pés foi de cabeça que inaugurou o marcador, após um bom cruzamento de Fábio Coentrão. O avançado marcou o seu segundo golo no seu segundo jogo de preparação, mais uma vez com assistência do internacional português.

O Benfica continuou a ser superior até ao intervalo, mas o golo não apareceu até ao regresso aos balneários. Para a segunda parte Jorge Jesus operou uma autêntica revolução no onze, efectuando 8 substituições, o que condicionou o início da segunda parte. Tal como havia acontecido na primeira parte os minutos iniciais foram de pior qualidade, mas com o passar dos minutos o Benfica voltou a empurrar o adversário para a sua área e a dominar as operações. No entanto, e apesar de boas trocas de bola o último passe teimava em falhar o que impediu a criação de muitas situações de perigo.

A turma de Jorge Jesus optou pelos remates de meia distância, com Kardec e Saviola em destaque neste particular, tendo criado alguns apertos ao guardião contrário. O Sunderland praticamente não incomodava Moreira, pelo que a vitória estava praticamente garantida, mas Carlos Martins tirou todas as dúvidas quanto ao vencedor aos 89 minutos. Depois de receber a bola de Saviola, ainda longe da baliza, o médio encarnado apostou no seu potente remate e assinou um grande golo com a bola a descrever uma trajectória que traiu Mignolet. Feito o 2-0, a conquista da Albufeira Summer Cup estava praticamente garantida.

A partida terminou mesmo com 2-0, tendo o Benfica somado a 5ª vitória em 7 jogos neste defeso e aumentou o seu total de golos marcados para 21, mantendo o número de golos sofridos em 11 (este foi apenas o segundo jogo em que não sofreu golos). Destaques individuais para Cardozo, Jara e Kardec, no ataque, e para Coentrão na defesa (nem parece ter chegado mais tarde após o Mundial).
Fonte: ZeroZero

BRUNO ALVES QUASE CERTO NO ZENIT

O fim das negociações entre o FC Porto e o Zenit por Bruno Alves parece estar perto, segundo o jornal A Bola. O clube da Invicta encaixa 23 milhões de euro.

Embora não haja ainda detalhes confirmadas, a transferência pode dar ao FC Porto cerca de 23 milhões de euros, um valor acima do que se esperava inicialmente, embora longe dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão. O acordo pode estar por horas e é quase certo que Bruno Alves não se apresente mais no Olival.

As negociações entre os dragões e o Zenit de São Petersburgo ainda não estão fechadas mas, avança A Bola, os dois clubes chegaram muito perto de um acordo. Dificilmente Bruno Alves não parte para a Rússia, deixando a cidade Invicta e a braçadeira de capitão do FC Porto.

O Zenit joga esta quarta-feira a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente aos romenos do Unirea Urziceni.
Fonte: Sapo Desporto

BAÍA DIZ ADEUS AO FC PORTO

Vitor Baía está desde esta segunda-feira oficialmente afastado do F.C. Porto. O anúncio foi feito no site dos dragões, ao final da tarde. O antigo guarda-redes e uma das maiores glórias da nação portista era, até agora, director de relações externas. Segundo o comunicado, foi o próprio Baía a pedir o seu afastamento, tendo em vista outro «projecto de natureza pessoal».

«Leia o comunicado da F.C. Porto-SAD na íntegra:


O director de relações externas da FC Porto ¿ Futebol, SAD, Vítor Baía, apresentou um pedido de cessação de funções ao presidente do Conselho de Administração, no qual demonstrou «o propósito de abraçar um projecto de natureza pessoal». A Administração compreendeu os argumentos aludidos, restando desejar-lhe os maiores sucessos na sua nova actividade, sem prejuízo de esperar que se criem condições para o seu retorno quotidiano a esta casa.»

Vitor Baía anunciou formalmente o final da carreira de atleta no dia 13 de Junho de 2007. Nesse mesmo momento, abordou com «satisfação» a possibilidade de continuar ligado ao clube, ainda que noutras funções.

Vitor Baía: as imagens de uma carreira ímpar

Ao longo dos três últimos anos, Vitor Baía teve a seu cargo as relações com a FIFA e com a UEFA, por exemplo, bem como o relançamento da marca Porto.

Esta decisão, apesar de surpreendente, surge após Vitor Baía não ter marcado presença nos jogos com o Ajax e a Sampdoria, ao contrário do que lhe era habitual.

Segundo sabe o Maisfutebol, uma das ambições do antigo internacional passa pelo desempenho no futuro do cargo de director-desportivo. Para já, porém, irá dedicar mais tempo à sua fundação, segundo foi anunciado.

A Fundação Vítor Baía, criada em Junho de 2004, apoia o desenvolvimento social, económico, cultural, educativo, desportivo e artístico das crianças e adolescentes mais necessitados.

«É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não dentro mas também fora das quatro linhas. todos sabem que nos últimos anos abracei paralelamente outra causa, a Fundação Vítor Baía 99, uma causa nobre que exige de mim uma ainda melhor dedicação e atenção. Esse é o meu projecto do momento e ao qual me irei dar como sempre dei em tudo o que fiz a 100 por cento», explicou o antigo guarda-redes em comunicado.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 26 de julho de 2010

HUGO ALMEIDA EM "ESTADO DE CHOQUE"

Segundo a imprensa espanhola, o avançado português interessa ao Real Madrid de José Mourinho
Hugo Almeida confessou estar “em estado de choque, mas contente” com a possibilidade de voltar a treinar sob o comando de José Mourinho, como disse em declarações à Antena 1.

A imprensa espanhola coloca Hugo Almeida na rota do Real Madrid. Com a saída do capitão Raúl, abre-se uma vaga na frente de ataque. Para o avançado luso seria “muito bom” voltar a treinar com Mourinho.

“Estou em estado de choque, mas contente, muito contente. Se há clube onde todos gostavam de jogar era no Real. Saber do interesse é muito bom para mim”, confessou Hugo Almeida à Antena 1.

A possibilidade de ingressar no clube merengue e “reencontrar Mourinho” é para Hugo Almeida “fantástico”.

“Foi das pessoas mais importantes, foi quem me tirou camadas jovens do FC Porto e me pôs a jogar na equipa principal. Era fantástico [reencontrá-lo] ”, frisou o avançado do Werden Bremen.

Quando questionado sobre a situação do inquérito do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), que afirma que Carlos Queiroz insultou os médicos do controlo antidoping na Covilhã, Hugo Almeida mantém-se à margem do sucedido.

“Fizemos bastantes exames, nunca vi nada de estranho. Fizemos exames à saliva, à urina, e não tenho nada a comentar sobre isso. [O incidente] surpreende, mas cada um sabe o que fez acho que isso são coisas para a Federação decidir, não vou me meter em rigorosamente em nada”, esclareceu.
Fonte: Sapo Desporto

domingo, 25 de julho de 2010

FC PORTO APRESENTA CARA NOVA

FC PORTO 2-1 SAMPDÓRIA
O coração tem razões que a própria razão desconhece. É este o desafio do benjamim André Villas Boas para o F.C. Porto 2010/11. A citação de Pascal serve de mote para a descrição de um Porto em mutação, com cicatrizes de uma cirurgia recente, promessas de organização plena e injecções de sangue azul. Vitória na apresentação oficial, frente à Sampdoria (2-1).

Adversário curioso na festa do Estádio do Dragão. Antigo clube de Luigi Del Neri, o primeiro sucessor de José Mourinho no F.C. Porto. Anos passados, volta o estilo prodigioso ao emblema azul e branco, agora reconhecido como um «coração com razão». Conseguirá Villas Boas dominar este Dragão?

O desfile de nomes com carimbo oficial não reservou surpresas, a porta continua aberta nos dois sentidos, João Moutinho é o único reforço com entrada inquestionável no onze. No mais, reaproveitamento e reorganização dos activos, o mesmo Porto com postura diferente.

Bola de pé para pé, troca mais troca mais troca, caminhada formosa e segura para a baliza adversária. Movimentações sem bola, um bom princípio à espera de final feliz, e linhas subidas na pressão sobre o opositor que se apodere do jogo. A lógica de Villas Boas já passou para o relvado, o tal «coração com razão» anunciado na vestimenta.

Depois, surgem talentos indomáveis como Hulk, a curvar numa recta, fiel ao seu próprio princípio, meio e fim. Quando o incrível pensa, pára e olha, deixa de ser o incrível. O F.C. Porto terá de contentar-se com explosões incontroláveis, por vezes fracas, outras fortes, tão fortes que só param na baliza adversária.

São as tais razões do coração que a própria razão desconhece. O sangue azul flui com irregularidade, alimenta o corpo do Dragão ao seu jeito. Resquícios de imprevisibilidade num futebol que se quer previsível, pelo menos aos olhos portistas. A fórmula resulta quando a balança demonstra total equilíbrio.

Ao minuto 25, entre um punhado de práticas elaboradas por Villas Boas, foi a arte de Hulk a levantar bancadas, um pontapé sem razão que não a sua, um golaço sem mérito para mais ninguém. Foi tudo ele, um concentrado de força a celebrar o 24º aniversário. Quatro golos e uma assistência em cinco particulares.

Antes, no melhor anúncio das mudanças preconizadas por Villas Boas, foi Fernando a inaugurar o marcador. Acabou-se a destruição limitada, pede-se mais a um jogador sedento por novos desafios. Veio o golo, de cabeça e inusitado, o primeiro com a camisola do F.C. Porto. Não marcava há dois anos e meio.

O Dragão 2010/11 ataca com organização, assente num meio-campo renovado e seguro. A defesa tremelica, Miguel Lopes e Maicon prometem, Emídio Rafael é o elo mais fraco. Pelo menos, neste domingo. Com uma mão na bola, deu a Cassano o golo que interrompeu a festa portista. Por breves momentos. Tudo o mais foi azul e branco.

Sem direito a imagens no televisor, foi o site do clube a divulgar a festa, com 341 mil pessoas ao longe, a acompanhar pela internet. Mais 39 mil nas bancadas. Tanta gente a torcer por um futuro melhor.

Onzes oficiais:

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.425 espectadores
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

F.C. PORTO: Helton (Beto, 46m); Miguel Lopes (Sapunaru, 64m), Maicon, Rolando (Sereno, 46m) e Rafa; João Moutinho (Belluschi, 46m), Fernando (Castro, 76m) e Ruben Micael (Souza, 64m); Hulk (Varela, 64m), Falcao (Ukra, 80m) e Rodriguez (James, 46m).
Suplentes não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles e Tomas Costa.

SAMPDORIA: Curci, Stankevicus, Accardi (Cacciatore, 9m), Poli (Volta, 65m), Gastaldello, Lucchini (Tissone, 65m), Mannini (Obiang, 86m), Cassano (Rossini, 76m), Pozzi (Marilungo, 65m), Koman e Dessena (Bianco, 86m

GOLOS: 1-0, por Fernando (22m); 2-0, por Hulk (25m); 2-1, por Cassano (28m g.p.)

Cartão amarelo: Mannini (20m), Hulk (39m)
Fonte: Maisfutebol