sábado, 26 de setembro de 2009

O VOO DO FALCÃO

Paulo Bento acaba o jogo a reclamar com o árbitro, como é habitual
FC Porto 1-0 Sporting
Não foi uma vez, foram duas: duas entradas em falso do Sporting. Uma equipa, definitivamente, com dificuldades em aprender com os erros. Começou mal a primeira parte, tremeu que nem varas verdes e sofreu um golo. Voltou a entrar mal na segunda e ficou reduzida a dez num penalty cometido por Polga que Patrício defendeu.
Aceitou a derrota nesse instante e assinou o pacto de paz. Em desvantagem e com menos um homem em campo, limitou-se a combater as próprias debilidades com um único objectivo: não sair vergada a uma derrota humilhante. Não sofreu nenhum golo, é verdade, mas um só remate de perigo também não enaltece o clube em nada.
Um campeão a voar sobre os centrais
A vitória do F.C. Porto, acescente-se, caiu do céu e aos trambolhões. Na desordem que se instalou no centro da defesa leonina. Ora o Porto não tinha culpa alguma disso, pelo que se limitou a aproveitar. Começou a fazê-lo aos dois minutos, quando Falcao ganhou de cabeça sobre Polga, humilhou o central no seu espaço e cabeceou para golo.
Continuou depois em duas jogadas de bola parada que Bruno Alves ganhou sobre Carriço, finalizando com estrondo e pouco ao lado. O F.C. Porto podia ter resolvido aí o jogo. Não o fez então, fê-lo mais parte. Na tal jogada em que Polga voltou a errar e foi expulso. Definitivamente não foi um clássico que os centrais queiram recordar.
Hulk para cima deles, sem cuidado
Há uma terceira razão para a vitória portista. Mas é mais curta e por isso surge em último. Explica-se numa palavra: Hulk. O brasileiro surgiu endiabrado no Dragão. Não foi constante, mas foi intenso. Coincidiu, embora não seja uma coincidência, com os melhores períodos do F.C. Porto. No início da primeira parte e no início da segunda.
Há nisto tudo uma boa parte de mérito de Hulk, sim, mas de Jesualdo também. O treinador surpreendeu com a colocação do brasileiro sobre a direita, caindo no espaço onde estava o maior buraco leonino: Grimi e Polga. Hulk partiu para cima deles sem cuidado e espalhou o pânico. Cada intervenção iniciava uma jogada de perigo.
Uma expulsão, mais uma e outra
O Sporting, que entrou em campo sem surpresas, começou mal, não teve pernas para acompanhar Hulk e permitiu que o F.C. Porto criasse quatro ou cinco ocasiões de golo que podiam ter resolvido o jogo antes dos vinte minutos. Um inspirado Rui Patrício não o permitiu e empurrou a equipa para uma reacção forte: atirou uma bola à trave e criou mais duas ocasiões de golo.
Reagiu bem, portanto. Numa primeira parte que foi interessante, aliás. A segunda começou com uma alteração. Paulo Bento lançou Pereirinha no lugar de Grimi, recuando Veloso, numa alteração que dava mais poder ofensivo à equipa. O treinador procurava chegar ao empate. Eram boas intenções que a expulsão de Polga não permitiu avaliar.
Sobre o fim, para terminar, o mesmo Paulo Bento e Miguel Veloso também foram expulsos, criando um caso que não é justo. A expulsão de Veloso foi um erro, é verdade: surge na sequência de um primeiro amarelo inexistente. O que não alterou em nada o curso do jogo. Estava-se nos descontos. Não foi seguramente pelo árbitro que o Sporting saiu derrotado.
Fonte: Maisfutebol

CLÁSSICO!

Luta acesa pelo pódio, com a águia, para já, lá no cimo
FC Porto - Sporting (19h15 Sportv1)

Ora aí está o primeiro clássico da época. Cheio de rivalidade e cheio de emoção. Cheio de discussão, claro. Como todos os clássicos. Falou-se muito, discutiu-se o nome de Duarte Gomes, criticaram-se critérios. Agora é hora de se jogar à bola. Este sábado, no Dragão, pelas 19.15, é hora de um F.C. Porto-Sporting.

Um F.C. Porto-Sporting agitado nas últimas horas. Rodriguez lesionou-se do lado azul e branco e ficou de fora das opções de Jesualdo. Juntando-se a Varela, de resto, o que multiplicou as baixas no ataque. Pouco depois surgiu a notícia que também Caneira está lesionado e deixa o lado esquerdo da defesa leonina debilitado.
Ora estas baixas, vistas mais de perto, não enfraquecem apenas as equipas. Agitam o jogo, também. Mexem na estrutura de F.C. Porto e Sporting, provocam a entrada de jogadores menos utilizados, quebram rotinas e abrem espaço a uma maior indefinição. As perspectivas são boas, portanto. Compete às equipas confirmá-las.
Mariano no F.C. Porto, Grimi no Sporting?
Mas fazem mais do que isso, as baixas. Lançam incerteza em relação ao onze que Paulo Bento e Jesualdo farão alinhar. Mais até no Sporting. No F.C. Porto parece seguro que a opção para o ataque passa por Mariano. Uma opção natural, aliás. Como natural parece o regresso de Belluschi para o lugar de Guarín, após duas derrotas.
O onze de Jesualdo
No Sporting Grimi estará de regresso à lateral-esquerda. Sem Caneira, André Marques e Pedro Silva (lesionados), é a única opção que permite não mexer no meio-campo. A outra opção passaria por Miguel Veloso, o que impunha o recuo de João Moutinho (ou a entrada de Adrien), mais a titularidade de Angulo no meio-campo.
O «onze» de Paulo Bento
Ora com Grimi, que tem o prejuízo de ainda não ter realizado nenhum jogo, é possível manter a intermediária teoricamente mais forte. O Sporting, de resto, parece partir mais penalizado pelas lesões: para além de Pedro Silva, Caneira e André Marques, não conta com Izmailov. O F.C. Porto não tem Orlando Sá e Miguel Lopes.
Um clássico com 75 anos
Resta dizer que um clássico não é apenas emoção e rivalidade. É também história. As duas equipas defrontam-se pela 195ª vez, sendo este o 91ª jogo na casa portista. Desde 1934, quando se iniciou o campeonato nacional, que o F.C. Porto-Sporting faz a história do futebol português. Cumpre este ano precisamente 75 anos.
A vantagem em jogos no Porto é claramente do F.C. Porto. Os azuis e brancos ganharam 46 jogos, sendo que 26 acabaram em empate e 18 em vitória do Sporting. O que nos últimos anos não têm significado muita coisa. A prova está nos derradeiros cinco jogos: duas vitórias do Sporting, dois empates e um triunfo portista.
Equipas prováveis
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Mariano, Falcao e Hulk. Suplentes: Beto, Sapunaru, Maicon, Tomás Costa, Valeri, Guarín e Farias.
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Polga, Carriço e Grimi; Miguel Veloso; João Moutinho, Matias Fernández e Vukcevic; Postiga e Liedson. Suplentes: Tiago, Tonel, Adrien, Pereirinha, Angulo, Caicedo, Djaló e Saleiro.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Fonte: Maisfutebol

A TRANQUILIDADE DE BENTO

Treinador leonino afasta pressão para o clássico do Dragão
Para o técnico leonino a equipa vai ao Dragão para conquistar os três pontos e somar a quarta vitória consecutiva na liga.
O Sporting vai ao Estádio do Dragão disputar com o FC Porto o primeiro clássico da época 2009/2010. Paulo Bento prevê “um jogo difícil num estádio difícil contra uma equipa com muita qualidade em termos tácticos e técnicos.
O FC Porto vem de duas derrotas consecutivas e está em igualdade pontual com o Sporting. Paulo Bento afirma que este jogo “vai servir para mostrarmos as nossas qualidades e capacidades, vamos à procura dos três pontos.”
Em relação à polémica nomeação de Duarte Gomes para dirigir o encontro, Paulo Bento não adianta comentários, “Não vou emitir nenhuma opinião em relação à nomeação do árbitro Duarte Gomes.”
Paulo Bento quer a equipa a jogar “90 minutos focalizados, e nunca sair do jogo”. O técnico dos leões acredita que a equipa vai realizar uma “boa entrada” na partida e espera 90 minutos de jogo por parte do Sporting, “Penso que aquilo que é importante é o Sporting estar bem ao longo dos 90 minutos com coesão, é importante não dar vantagem ao adversário que tem muita qualidade nas transições ofensivas e é coesa no posicionamento defensivo.”
Em relação às lesões de Varela e Rodriguez no FC Porto, Paulo Bento afirma, “não viver do mal dos outros” e que o Sporting tem os seus próprios problemas para resolver. O técnico dos leões adiantou em conferência de imprensa que Marco Caneira lesionou-se no treino e que o defesa esquerdo para o clássico deve ser Grimi ou Miguel Veloso.
O técnico afasta a pressão do primeiro clássico da época e considera que os campeonatos não se conquistam à 6ª jornada, “Nunca vi um campeonato decidir-se à 6ª jornada”.
A equipa do Sporting vem de uma vitória moralizadora frente ao Olhanense, em que virou o resultado negativo de 2-0 para 3-2, mas para o técnico o mais importante é “agir em vez de reagir “. Paulo Bento afirma ainda que “o Sporting tem que jogar de uma forma que possa demonstrar qualidade”.
Fonte: Sapo Desporto

A ARMADA INVENCÍVEL

Olhanense 0-1 Sp. Braga
E vão seis! O líder do campeonato segue de vento em popa, mas ontem só no período de descontos chegou à vitória, por obra e graça de Alan, que ultimamente tem sido o abono de família da turma bracarense. O brasileiro voltou a marcar depois de já ter oferecido os três pontos na jornada anterior, contra o FC Porto.
O golo do avançado brasileiro surgiu quando já poucos esperavam, convenhamos, que se marcasse um golo no José Arcanjo, mas a persistência dos minhotos acabou por ser premiada numa altura em que o Olhanense, a actuar só com dez elementos desde os derradeiros instantes da primeira parte, implorava pelo apito final.
Não foi brilhante, a actuação do Braga, e Domingos, mesmo com mais uma unidade em campo, não arriscou por aí além. A troca de Meyong por Adriano (estreia na Liga), avançado por avançado, é a melhor prova dessa opção. No final, porém, contam os números, sendo indiscutível a superioridade dos líderes, que durante a segunda parte ameaçaram constantemente a baliza de Bruno Veríssimo.
Os algarvios responderam de igual para igual em todo o período inicial (um remate à trave de cada uma das equipas), mas a partir do momento em que Ventura cometeu o penálti e foi expulso, o conjunto ressentiu-se e praticamente deixou de contra-atacar com tanto a-propósito como o fizera até então.
Seja como for, e a exemplo do sucedido com a Académica (venceu 2-1 com menos dois em campo), o Olhanense fez das tripas coração para deter a avalancha, quase sempre comandada por João Pereira e Alan. Os lances mais perigosos nasceram do corredor direito do ataque bracarense, só que Bruno Veríssimo foi impedindo o golo de Alan, Adriano e companhia - até ao tal cruzamento de Hugo Viana, este do lado esquerdo, com peso, conta e medida para a conclusão do número 30, que já fora decisivo, repita-se, no jogo com os dragões.
O líder está bem e recomenda-se, e Domingos Paciência tem mais uma distinção para a folha de registo: o Braga nunca vencera no campo do Olhanense.
Fonte: O Jogo

ARROGÂNCIA ANTI-CLÁSSICO

Treinador benfiquista alheia-se do clássico do Dragão de forma que se pode considerar arrogante e vaidosa
Benfica - Leixões (21h15 RTP1)
Jorge Jesus analisou a recepção ao Leixões e não teceu qualquer preferência sobre o resultado do clássico entre FC Porto e Sporting. Para o treinador encarnado, «uma equipa que pensa nos outros, esquece-se dela» e por isso os seus jogadores apenas estarão concentrados em vencer o seu encontro, e a estratégia não dependerá de qualquer resultado no Estádio do Dragão.
Jorge Jesus declarou também que a forma como trabalha a equipa não depende do adversário seguinte, mas sim do seu estado de evolução: «Nós trabalhamos durante a semana com uma filosofia de equipa para melhorar, tanto defensiva como ofensivamente. Não trabalhamos a pensar no que vai acontecer na jornada seguinte. Não tem influência em termos de estratégia de jogo». O treinador benfiquista reconhece qualidades ao Leixões, mas não altera os objectivos: «Temos a responsabilidade de vencer os nossos jogos.», declarou.
Em relação ao encontro entre FC Porto e Sporting, Jorge Jesus afirmou: «Em termos de estratégia de jogo, o resultado não tem influência nenhuma. Espero que seja um bom jogo, entre rivais que são fortes e dignos um do outro. O melhor resultado? Que o Benfica ganhe ao Leixões com facilidade. O que me preocupa são os jogos do Benfica».
Quando questionado sobre um possível favorecimento das arbitragens nos seus jogos, o técnico recusou esse cenário: «Acho que o Benfica não tem sido beneficiado. Todas as situações que houve, tiveram decisões bem tomadas. Também sofremos grandes penalidades e não as discutimos. Temos aceite todas as decisões...».
Fonte: ZeroZero

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais ausências no clássico

FC PORTO SEM EXTREMOS: C. RODRIGUEZ LESIONA-SE NO TREINO
Mais uma baixa na equipa do F.C. Porto para o clássico com o Sporting. Cristián Rodriguez lesionou-se no último treino antes do jogo, nesta sexta-feira, e já nem foi convocado por Jesualdo Ferreira. É por isso uma ausência certa no grupo portista.
O uruguaio, segundo informa o F.C. Porto, sofreu uma «distensão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo». Rodriguez junta-se desta forma a Varela, que se tinha lesionado no início da semana e que também ficou de fora da lista de convocados.
Em contrapartida estão de volta Tomás Costa e Valeri. Os dois argentinos são novidade nos eleitos de Jesualdo Ferreira, voltando a ser opção depois de terem ficado de fora do jogo em Braga por opção do treinador. Valeri já tinha falhado também a Champions.
Relativamente ao boletim clínico, Varela realizou tratamento, enquanto Orlando Sá e Miguel Lopes continuam a realizar trabalho condicionado e tratamento. Os dezoito convocados concentram-se ao final da tarde no Dragão, seguindo depois para estágio.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Beto. Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira; Médios: Fernando, Tomás Costa, Guarín, Raul Meireles, Valeri e Belluschi; Avançados: Mariano, Hulk, Falcao e Farias.
SPORTING: CANEIRA DE FORA
Marco Caneira é baixa de última hora no Sporting para o Clássico do Dragão (sábado, 19h15), depois de se ter lesionado no treino desta manhã, anunciou Paulo Bento na conferência de antevisão do encontro com o F.C. Porto.
Mais problemas para o treinador na esquerda defesa, onde já não podia contar com André Marques, operado a pubalgia e que vai estar fora dos relvados pelo menos quatro semanas. Sem Caneira e André Marques, Tonel deve ser chamado a ocupar a vaga na lateral, uma vez que a deslocação de Miguel Veloso não é discutível.
Pedro Silva e Izmailov são as outras baixas no plantel leonino para a deslocação ao Porto.
Relativamente à última convocatória, há, ainda, a destacar os regresso de Saleiro e Grimi, preteridos para a recepção ao Olhanense.
Lista de convocados Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago; Defesas: Daniel Carriço, Polga, Tonel, Grimi e Abel; Médios: Adrien, Vukcevic, Matías Fernandez, Veloso, Pereirinha e Moutinho; Avançados: Saleiro, Caicedo, Angulo, Yannick Djaló, Postiga e Liedson.
Fonte: Maisfutebol

LUISÃO: RENOVAÇÃO BEM ENCAMINHADA

Giuliano Bertolucci virá a Lisboa nas próximas horas para resolver a renovação de Luisão com o Benfica. Depois do assédio que o internacional brasileiro sofreu no mercado de transferências, a sua continuidade deu um novo fôlego na renovação do vínculo ao clube onde está desde 2002/03.
"Sempre que venho a uma conferência surge essa palavra: renovação. Está tudo tranquilo e bem encaminhado", disse o agente ao diário O Jogo.
Por definir estão detalhes de ordem salarial, sendo certo que Luisão se tornará um dos jogadores mais bem pagos do plantel, e os anos do contrato, com o Benfica a propor um prolongamento da ligação até 2012/13.
Fonte: Sapo Desporto

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"PERDE-SE UM JOGO E FICA TUDO EM CAUSA"

Jesualdo Ferreira desiludido com a imprensa desportiva
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, acredita que a sua equipa vai dar uma resposta positiva após um desaire na Liga dos Campeões e a derrota tangencial no reduto do Sp. Braga. Segue-se um clássico no Estádio do Dragão.
«Não podemos alterar aquilo que está determinado em termos de calendário. O espírito é bom, está feito o balanço, está feito o trabalho, estamos preparados para o jogo. O Sporting é o adversário ideal porque é o próximo», começa por dizer.
«Que Duarte Gomes não seja condicionado como Hulk»
O técnico portista pretende separar temas. Liga dos Campeões para um lado, Liga portuguesa para o outro: «Que eu saiba, o F.C. Porto não perdeu dois jogos seguidos na Champions ou na Liga. O F.C. Porto perdeu um jogo no campeonato. É isso que temos de discutir. At. Madrid? Quando chegar a essa altura, falaremos desse jogo. Não vamos sentido estar a discutir coisas que ainda não aconteceram.»
«Sporting continua a ser uma equipa forte»
«O clube, os jogadores e os treinadores não convivem bem com as derrotas. Os jogadores entenderam. Julgo que sábado o F.C. Porto vai jogar contra o Sporting com uma atitude melhor que em Braga. O F.C. Porto sempre respondeu bem a maus momentos. Parece que não vale a pena ganhar três campeonatos ou taças. Perde-se um jogo e fica tudo em causa», lamenta Jesualdo Ferreira, após críticas às suas opções nos últimos encontros.
Fonte: Maisfutebol

RONALDO GOLEADOR

O português Cristiano Ronaldo apontou esta quarta-feira o quinto golo pelo Real Madrid, em jogos da Liga espanhola. Na vitória sobre o Villarreal, por 2-0, o extremo luso fez o primeiro para a equipa da capital, logo aos dois minutos. No final do jogo, de depois de ter entrado na história do Real Madrid, Ronaldo admitiu que está contente com o rendimento.
«Devemos começar a ganhar», disse o camisola 9, salientando os cinco triunfos em cinco jogos no campeonato. «Estou muito feliz pela vitória e porque estou a fazer golos», acrescentou Ronaldo, que para além dos cinco tentos no campeonato tem ainda mais dois na Liga dos Campeões.
Ainda assim, o internacional português não esquece as dificuldades frente ao adversário desta quarta-feira, o qual nunca tinha vencido pelo Manchester United, para a Liga dos Campeões. «O Villarreal é uma equipa que tem muito a posse de bola, mas nós marcámos o primeiro e depois também soubemos ter circulação», argumentou Ronaldo, para depois continuar a análise: «É uma equipa difícil, em casa, mas nós conseguimos vencer. No segundo tempo, com o golo de Kaká, ficámos mais tranquilos.»
Por fim, o internacional luso garantiu que não estranhou o sistema de três médios e três avançados, que Manuel Pellegrini usou no reencontro com a ex-equipa. «São sistemas diferentes, mas os jogadores têm de estar preparados para actuar em qualquer modelo de jogo», concluiu Cristiano Ronaldo, citado pela Marca.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FC PORTO CAMPEÃO TAMBÉM DAS RECEITAS

Analisando as entradas e saídas de jogadores dos três grandes, entre 2001 e 2009, o FC Porto foi quem mais dinheiro gerou com as transferências.
Nesse período analisado, os dragões gastaram 150 milhões de euros com entradas de jogadores, contudo o dinheiro gerado pelas vendas foi bastante superior: 340 milhões e 600 mil euros. Desta forma, o clube tem um saldo positivo de 190 milhões e 600 mil euros.
O Sporting surge em segundo lugar como o clube que mais receitas gerou entre venda em compra de jogadores. Entre 2001 e 2009, o clube de Alvalade fez compras na ordem dos 55 milhões e 200 mil euros, tendo arrecado em vendas 87 milhões e 900 mil euros. Assim, acumulou um saldo positivo de 32 milhões e 700 mil euros.
O Benfica, ao contrário dos outros "grandes", acumulou um deficit de 31 milhões e 400 mil euros. Em entradas o clube gastou 138 milhões e 400 mil euros, tendo feito apenas com as saídas de jogadores 107 milhões de euros. As duas épocas anteriores foram aquelas em que o clube encarnado gastou mais dinheiro em aquisições.
Fonte: Sapo Desporto

VARELA KO


Jesualdo Ferreira não vai poder contar com Varela nos próximos jogos. O avançado português lesionou-se no decorrer do treino matinal de ontem - sofreu uma rotura muscular da face posterior da coxa direita - e estará indisponível para o jogo com o Sporting, agendado para este sábado, mas também para a recepção ao Atlético de Madrid (Liga dos Campeões), assim como, muito provavelmente, para a deslocação a Olhão, marcada para o primeiro fim-de-semana de Outubro.
Varela começou o treino sem problemas e, segundo apurou O JOGO, lesionou-se sozinho perto do final da sessão, já depois de as portas se terem fechado aos jornalistas. A novidade sobre o estado clínico do avançado surgiu mais tarde, na sequência de exames médicos que confirmaram o problema.
O FC Porto perde, deste modo, um dos jogadores em melhor forma neste arranque de temporada, e um dos poucos que foram utilizados nos sete jogos oficiais já realizados até ao momento. A ausência de Varela poderá permitir, no entanto, o regresso de Rodríguez à equipa titular no jogo com o Sporting, embora esta possibilidade já estivesse a ser equacionada por Jesualdo Ferreira desde a derrota em Braga - a dúvida, neste caso, residiria no jogador excluído: Varela ou Falcao. Essa dúvida, a ter existido assim, desapareceu em definitivo com a lesão do extremo, uma vez que o FC Porto deverá apresentar-se frente ao Sporting com um ataque renovado e praticamente inédito esta época - Rodríguez e Hulk no apoio mais directo ao colombiano.
Posto isto, importa referir que, sem Varela, os campeões nacionais perdem potência e velocidade no sector mais ofensivo da equipa, isto porque o avançado foi, até ao momento, o jogador que participou em mais ataques nos cinco jogos já realizados para o campeonato, e por larga vantagem: 57 contra as 38 participações de Hulk, o segundo jogador deste ranking específico. Mas não é tudo. O FC Porto perdeu ainda o jogador que mais cruzamentos executou em lances de futebol corrido (média de 4,4 por jogo), assim como o segundo com mais faltas sofridas em jogos do campeonato (12, contra as 13 de Fucile). Por outro lado, e aparentemente, a equipa consegue manter todas estas virtudes com Rodríguez, porque o uruguaio tem características parecidas com Varela, e ainda acrescenta a experiência.
O uruguaio foi titular em Londres e deu depois uma boa resposta em Braga, quando foi chamado por Jesualdo Ferreira para participar nos últimos trinta minutos do jogo. Agora, chegou a vez de assumir um lugar que nunca deixou de ser seu.
Fonte: O Jogo

DUARTE GOMES NO CLÁSSICO DO DRAGÃO

Duarte Gomes foi o árbitro nomeado pela Liga para o F.C. Porto-Sporting do próximo sábado, o primeiro Clássico da época.
O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa dirigiu apenas um duelo entre «dragões» e «leões». Foi na 30ª jornada da época 2005/06, quando o F.C. Porto venceu em Alvalade por 1-0 e embalou para o título.
Mais recentemente, Duarte Gomes envolveu-se numa polémica com Ricardo Peres, treinador de guarda-redes do Sporting. Ambos estiveram de cabeças encostadas após um desentendimento, no período de aquecimento que antecedeu o Sporting-V. Setúbal da época passada. O caso foi posteriormente arquivado.
Mais de quatro meses depois, Duarte Gomes volta a dirigir um encontro do Sporting, e logo na visita ao F.C. Porto. Pensa que esta escolha da Liga é acertada? Deixe a sua opinião na caixa de comentários.
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PENALTY INEXISTENTE DÁ 3º LUGAR AO SPORTING

Sporting 3-2 Olhanense
Viveram-se vários estados de alma em Alvalade, fruto muito da inconstância exibicional, tão falada por Paulo Bento, a que os leões sujeitam os seus adeptos.
A primeira parte ficou marcada por 20 minutos para esquecer, onde o Olhanense apontou dois golos. Rabiola aos 8 minutos abriu o activo e Castro, no melhor golo da noite, aumentou para 2-0.
Os adeptos do Sporting desesperavam na bancada pelo futebol que os leões apresentavam em campo. Contudo, após uma substituição (entrada de Djaló para o lugar de Angulo) e mais dez minutos de futebol sofrível, o Sporting entrou em campo.
Faltavam quinze minutos para o intervalo e os leões decidiram acordar. Liedson deu o primeiro aviso e Carriço encarregou-se de marcar o primeiro golo leonino da noite aos 34 minutos.
Depois vieram sucessivos lances de ataque por parte dos jogadores verdes-e-brancos e mais um golo. Liedson, aos 41 minutos, tenta cruzar e a bola bate em Anselmo. O árbitro Rui Costa entende inacreditavelmente que o corte foi com a mão e marca penalty. João Moutinho não falha esta benesse do juíz da partida.
Na segunda parte, o Sporting dominou e, sem deslumbrar, acabou por chegar à vitória. Depois de algumas oportunidades disperdiçadas, como tem sido norma na equipa de Paulo Bento, o golo chegou.
Aos 86 minutos, a bola pinga na área do Olhanense, Caicedo, recém-entrado, toca de cabeça, deixando esta na esquerda à disposição de Vukcevic. O montenegrino remata de raiva e a bola entra na baliza de Ventura a grande velocidade.
Os adeptos leoninos puderam finalmente respirar fundo depois de muito sofrerem. O Sporting conquistou, assim, a terceira vitória consecutiva no campeonato e cola-se ao FC Porto no terceiro lugar com 10 pontos, a cinco do líder Braga.
O Olhanense sofreu esta noite a sua primeira derrota no campeonato, mas sai daqui de cabeça levantada perante a qualidade de jogo demonstrada em campo, principalmente na primeira parte.
Fonte: Sapo Desporto

IGUALAR FC PORTO

Sporting - Olhanense (20h15 Sportv1)
No regresso da Olhanense a um campo de um grande para o campeonato, o Sporting em caso de vitória alcança os campeões nacionais na classificação, e parte para a visita ao Dragão com a perspectiva de ganhar vantagem sobre os azuis e brancos. A Olhanense nunca venceu em Alvalade, mas o bom início de campeonato mantém o objectivo de um bom resultado para os comandados de Jorge Costa.
O histórico de confrontos oficiais entre as duas equipas em Alvalade é esmagador em favor dos leões, que dos 17 encontros disputados venceu 16 e apenas registou 1 empate, na já longínqua temporada de 1963/64, ano em que os leões se quedaram pelo terceiro lugar e a Olhanense classificou-se em 13º.
A turma de Jorge Costa ainda não conheceu a derrota no campeonato, apesar de apenas ter vencido uma partida, na última jornada frente à Académica. Este encontro reveste-se de maior importância tendo em conta o resultado do FC Porto em Braga, já que o Sporting pode alcançar os dragões na classificação e visitam os campeões nacionais na próxima jornada.
Eis os onzes esperados para o encontro de logo às 20:15h (Sporttv1):
Sporting: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira; Miguel Veloso, Angulo, Matías Fernandez, João Moutinho; Liedson e Hélder Postiga;Olhanense: Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo e Stephane; Tengarrinha, Castro, Rui Duarte; Ukra, Rabiola e Toy.
Fonte: ZeroZero

domingo, 20 de setembro de 2009

PENALTY INEXISTENTE DÁ 2º LUGAR AO BENFICA

União de Leiria 1-2 Benfica
O Benfica destacou-se do FC Porto e isolou-se na 2ª posição da Liga Sagres ao vencer o União de Leiria por 2-1, num jogo muito equilibrado, que terá consituído a exibição mais fraca da equipa da Luz esta época.
Saviola marcou logo aos 4 minutos, após um livre na direita apontado por Aimar. O Benfica alinhou de início só com estrangeiros em campo à excepção de Quim e a equipa foi "mastigando" o jogo, sem conseguir a habitual rápida circulação de bola que tão bons frutos tem dado. O Leiria tem muitas culpas na má prestação da equipa lisboeta. Manuel Fernandes armou muito bem a equipa, que sempre que podia partia em rápidos contra-ataques, causadores de perigo. Foi de resto assim que os leirienses chegaram ao empate, ainda na primeira parte.
Na segunda parte, ao contrário do que se podia supor, o Benfica não melhorou e foi até o Leiria a causar situações para passar para a frente do marcador. Mas eis que no último quarto de hora, o árbitro viu um penalty sobre Aimar. As imagens remetem mais para um livre indirecto, mas o juíz assim não entendeu e Cardoso não falhou, oferecendo de bandeja o segundo lugar ao Benfica.

ATAQUE AO SEGUNDO LUGAR

União Leiria - Benfica (20h15 RTP1)
Depois da derrota do FC Porto em Braga, a deslocação do Benfica a Leiria poderá isolar os encarnados no segundo lugar da Liga Sagres. Apesar de para isso apenas bastar o empate, as águias não quererão ver o líder da prova afastar-se na classificação, pelo que a vitória é importante para a turma de Jorge Jesus. Em Leiria, o histórico de confrontos é de grande equilíbrio.
Num total de 15 jogos disputados para o campeonato em Leiria, o Benfica venceu em 6 ocasiões, mas perdeu em 4 e empatou 5, o que reflecte as dificuldades habitualmente sentidas. Apenas nas duas últimas deslocações as contas penderam em favor do Benfica, já que até 2006/07 o histórico de confrontos era favorável à equipa da casa.
Regressado ao escalão principal do futebol português, a U. Leiria ainda não perdeu qualquer encontro dos 4 até agora disputados, tendo vencido 1 e empatado 3. A vitória leiriense foi alcançada na última jornada, fora de portas frente ao Vit. Setúbal, tendo mesmo goleado por 4-0.
O Benfica também atravessa um bom momento, apenas com um deslize na jornada inaugural frente ao Marítimo, e Cardozo foi mesmo convocado apesar das dúvidas em torno da sua condição física referidas por Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão deste encontro, tendo Aimar regressado depois da ausência por opção no encontro para a Liga Europa diante do BATE Borisov.
O treinador leiriense declarou que a sua equipa não teme este confronto com os encarnados, pelo que tudo se conjuga para uma partida onde as duas formações procurarão garantir os três pontos e dar continuidade aos bons resultados até agora registados.
Fonte: ZeroZero