sábado, 17 de outubro de 2009

REGRESSAM AS GOLEADAS

TAÇA DE PORTUGAL: Monsanto 0-6 Benfica
Num jogo onde as diferenças entre as duas equipas eram acentuadas, Jorge Jesus armou um onze de acordo com o objectivo de vencer. Saviola e Di Maria começaram no banco de suplentes com Weldon e Fábio Coentrão a jogar de início.
A equipa do Monsanto tentou contrariar o favoritismo do Benfica e conseguiu aguentar-se nos primeiros trinta minutos. O contraste entre as duas equipas era notório quando Felipe Menezes, aos 29 minutos, numa jogada individual fintou três adversários e inaugurou a partida.
No segundo tempo, e com o desgaste físico da equipa da II Divisão a acentuar-se, o SL Benfica construiu facilmente a goleada.
Carlos Martins bisou no jogo. No primeiro, aos 47 minutos, após assistência de Nuno Gomes, rematou colocado, sem hipóteses para o guarda-redes. Aos 59, rematou de primeira no centro da área, após passe de Felipe Menezes.
Antes do segundo golo de Carlos Martins, a situação caricata do encontro: Felipe Menezes, n.º 24 do Benfica, entrou em campo com o n.º23 de David Luiz. Ainda demorou alguns minutos para que os árbitros vissem que havia dois números iguais em campo. Por essa situação, Felipe Menezes viu cartão amarelo.
O Benfica, que nunca perdeu o domínio, dilatou a vantagem, primeiro por Saviola, aos 84, num cabeceamento, após um canto de Carlos Martins e um desvio de Miguel Vítor, depois por César Peixoto, aos 89, de livre directo, e por Fábio Coentrão, nos descontos.
Fonte: Sapo Desporto

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JESUALDO EXPLICA POLÉMICA À VOLTA DE C. RODRIGUEZ

Jesualdo Ferreira aproveitou a conferência de imprensa de antevisão para o jogo da Taça de Portugal para esclarecer a mais recente polémica que envolveu o impedimento, por parte do FC Porto, a Rodríguez de exercer funções ao serviço da selecção uruguaia.

Em conferência de imprensa de antevisão para o jogo da terceira eliminatória, frente ao Sertanense, da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira clarificou todo o caso que envolveu o impedimento, por parte do FC Porto, na ida de Rodríguez ao Uruguai para prestar serviço à selecção sul-americana.
“Só há uma verdade e é a que vou dizer de seguida: O Rodríguez estava lesionado quando foi chamado para a selecção do Uruguai Por esta razão, o Porto entrou em contacto com o departamento médico da selecção uruguaia para informar que ele (Rodríguez) não estava em condições para defrontar o primeiro jogo do Uruguai. Preferíamos que ficasse a recuperar no Porto e só fosse para o Uruguai na altura do segundo jogo da selecção”. Foram estas as palavras utilizadas por Jesualdo Ferreira para responder à declaração de Rodríguez: "O FC Porto não me queria deixar vir ".
O FC Porto defronta este sábado, às 20h15, o Sertanense da II Divisão B, no Estádio do Dragão, e a formação azul e branca apresenta-se desfalcada. Uns por ainda estarem em viagem (devido aos jogos com as respectivas selecções), como é o caso de Falcao e Guarín, outros por não estarem fisicamente aptos.
Fonte: Sapo Desporto

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS, BAÍA

Com o amigo e capitão, Jorge Costa, à chegada de uma grande jornada
Um dos melhores guarda-redes da história do futebol fez hoje 40 anos

Parabéns Vítor Baía. O antigo guarda-redes do F.C. Porto e da Selecção Nacional completa esta quinta-feira 40 anos. Dois anos depois de ter «pousado as luvas», o Maisfutebol volta a olhar para trás, para uma carreira impar, com 700 jogos e um recorde mundial de 31 títulos.
Foram mais de dezoito anos no futebol profissional, quase sempre em grande nível. Tanto no clube quanto na selecção. Quando apareceu era pouco mais do que um pós.adolescente, mas já falava como um adulto. Um génio precocemente velho. Começaram com a estreia no dia 11 de Setembro de 1988 em Guimarães e terminaram no domingo, último 20 de Maio, com quatro minutos frente ao D. Aves. Uma festa imensa no Dragão.
Acabou a carreira no F.C. Porto, como sempre quis fazer. Pelo meio algumas lesões, dois processos disciplinares e imensos sucessos. Ao todo são 31 taças conquistadas, uma das mais épicas em Sevilha na final da Taça de Portugal. Uma noite mágica. Que reservou ainda um momento hilariante, com Vítor Baía a entrar na brincadeira para provocar uma gargalhada.
A conquista mais mediática, porém, foi no ano seguinte. A Liga dos Campeões, em Gelserkichen. Festeja por Baía até de madrugada. A conquista da Liga dos Campeões abriu espaço à disputa da Taça Intercontinental. Um título que o F.C. Porto conquistou perante o Once Caldas e que Vítor Baía acrescentou ao currículo, mas talvez o menos saboroso de todos. Uma lesão estranha afastou o guarda-redes prematuramente de jogo.
Para além dos muitos títulos, porém, na memória de todos ficam as defesas. E mais defesas. E mais defesas. Defesas, muitas, com tanto de espectaculares quanto de elegância. Talvez por isso Vítor Baía tenha amealhado tantos fãs. Este texto termina com o tributo de um deles. Vítor Baía 99.
Pousou as luvas em 2007 para passar a ser Director das relações externas do F.C. Porto e, no ano seguinte, recebeu a Ordem do Infante D. Henrique das mãos do Presidente da República Cavaco Silva.
Fonte: Maisfutebol

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VENHA O PLAY-OFF

Portugal 4-0 Malta
Fica a promessa: não haverá qualquer trocadilho com esta Malta. Ridicularizar o último adversário de Portugal na fase de qualificação para o Mundial de 2010 seria desvalorizar a abnegação lusa num trajecto marcado por inúmeros sobressaltos. No Berço da Nação, a selecção de Queiroz precisou de apenas 14 minutos para iniciar a goleada e garantir o play-off (4-0).
Carlos Queiroz venceu esta guerra, depois de perder várias batalhas. Segue-se uma jornada decisiva, com um adversário por definir. A África do Sul nunca esteve tão perto. Há um par de meses, poucos imaginariam este desfecho. O grupo garante que sim, que acreditou sempre no apuramento, mas sejamos sérios. Portugal esteve bem perto da eliminação.
A selecção tropeçou, vergou-se, raspou no chão mas ganhou forças e chega agora às portas de céu. Estão mesmo abertas para a nossa selecção, conforme suspeitara Queiroz. Vencer Malta foi fácil, claro está, como teria sido fácil bater a Albânia com um homem a mais. Não belisquem o mérito luso, numa noite de reconciliação total em Guimarães.
Há vida para lá de Ronaldo
Em conferência de imprensa, o seleccionador português falara de um «sprint» final, de um amanhã que não faria sentido sem uma vitória segura perante o engodo maltês. Ninguém levantou o pé, fez ronha, exagerou no individualismo ou relaxou perante as facilidades. Assim, sim.
Nani foi o substituto de Cristiano Ronaldo, provando haver vida para lá do Melhor do Mundo. O extremo do Man. United bailou, correu, tentou uma e outra vez. Em treze minutos, desperdiçara três oportunidades de golo. À quarta tentativa, bola na rede! Lá está o salto mortal, tão delicioso para a vista!
Carlos Queiroz preparara mais duas alterações no onze português. Pepe regressou e foi para o eixo da defesa, relegando Bruno Alves para o banco de suplentes. No lado esquerdo, Miguel Veloso substituiu Duda, devido a problemas pessoais do jogador do Málaga. Em 4x3x3, Portugal asfixiou o adversário e não soltou a presa até garantir uma vantagem confortável.
Nani abriu o caminho e faltava apenas decidir quem ampliaria a vantagem, nesta espécie de jogo-treino com carácter vinculativo. Seria Simão Sabrosa, bem perto do intervalo, em mais um remate à entrada da área. Com onze malteses atrás da linha da bola, à procura desta sem saber o que fazer com ela, a meia distância foi o antídoto perfeito.
Portugal chegava a um resultado natural, natural como a sede de vitórias perante um público que nunca abandonou os seus. Numa noite perfeita, com figurantes à altura, Guimarães aplaudiu o regresso de Pedro Mendes, um grande jogador estranhamente negligenciado ao longo dos tempos, um golo de Miguel Veloso com o pé direito e outro da incógnita Edinho, ao cair do pano. Nuno Assis também entrara, para o aplauso.
A selecção nacional chega ao «play-off» de acesso ao Mundial. Chega com mérito, com sorte após sucessão de azares. Chega sem Ronaldo, sem Tiago, com novas soluções e uma atitude consolidada. Séria. Quando foi preciso, Queiroz cumpriu. Honra lhe seja feita. Venha a prova de fogo.
Fonte: Maisfutebol

PAULO SÉRGIO: DO PAÇOS PARA O GUIMARÃES

O treinador Paulo Sérgio, apresentado hoje no Vitória de Guimarães, protagonizou a sexta saída do comando técnico de uma equipa da principal Liga portuguesa, depois de abandonar o Paços de Ferreira.
Depois de cinco "chicotadas psicológicas", Paulo Sérgio foi o primeiro a sair a pedido próprio, tendo sido convidado pelo Vitória de Guimarães para ocupar o lugar deixado vago por Nelo Vingada, que tinha rescindido por mútuo acordo com os vimaranenses.
A derrota sofrida diante o Nacional da Madeira (2-0), na sétima jornada, acompanhada de uma modesta exibição, foi a "gota de água" para que o Vitória rescindisse com o seu treinador.
A sétima jornada foi aziaga para dois treinadores, já que - além de Nelo Vingada - também Rogério Gonçalves abandonou o comando técnico da Académica de Coimbra, após a derrota caseira com o Marítimo (4-2).
Entretanto, os "estudantes" já encontraram uma solução e decidiram apostar no jovem técnico André Villas Boas, adjunto de José Mourinho nos italianos do Inter Milão, que já orientou hoje o treino da "Briosa" e será apresentado durante a tarde.
Antes de Paulo Sérgio e Nelo Vingada, saíram anteriormente Carlos Azenha (Vitória de Setúbal), Ulisses Morais (Naval 1.º de Maio), Carlos Carvalhal (Marítimo) e Rogério Gonçalves (Académica).
Fonte: O Jogo

RUMO AO CÉU AFRICANO

CR9 envia comovente carta de boa sorte
PORTUGAL - MALTA (19H45 TVI)
Cristiano Ronaldo decidiu, a partir de Madrid, desejar boa sorte aos seus colegas da Selecção Nacional, uma vez que não poderá jogar esta noite, devido ao agravamento da sua lesão no tornozelo.
Na sua mensagem, o número 7 de Portugal, diz que :
”Desejava, do fundo do coração, lutar por Portugal convosco, mas, como sabem, esta lesão não mo permite. O vosso grande desafio desta noite é fazer uma grande exibição, para ficarmos mais perto do Mundial; o meu é recuperar o quanto antes para ajudar o meu clube e a nossa Selecção a atingir os objectivos propostos. Neste momento tenho que lutar pela minha recuperação, até porque acredito que é a melhor forma de ajudar a Selecção quando for necessário. Quero também que saibam que o meu coração estará ao vosso lado a cada minuto do encontro, e que, como qualquer português, me sentirei orgulhoso do vosso esforço. Um forte abraço para todos”
O avançado lesionou-se no jogo do Real Madrid, na Liga dos Campeões, e mesmo assim foi convocado para a selecção. Primeiramente não se sabia se Cristiano Ronaldo jogava, mas acabou por alinhar, durante 25 minutos, e a sua lesão no tornozelo agravou-se.
O jogador iniciou tratamento, na passada terça-feira, e por isso ficou impedido de viajar até Guimarães, para assistir ao jogo da selecção.


LOTAÇÃO ESGOTADA EM GUIMARÃES

Foram vendidos na manhã desta quarta-feira os últimos bilhetes para o Portugal-Malta, no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães. A vitória sobre a Hungria foi uma das grandes causadoras da forte afluência às bilheteiras esta manhã, sendo que se formaram filas de grande dimensão à porta do Estádio.
O jogo terá, assim, uma assistência de 30 mil espectadores que esperam ver a Selecção Nacional carimbar a passagem ao “play-off” de acesso ao Mundial 2010 na África do Sul.
Para quem não vai assistir ao jogo ao vivo, a transmissão em directo será às 19.45 na TVI.
Fonte: O Jogo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

YANNICK DJALÓ FRACTUROU O PERÓNIO NA SELECÇÃO

Jogador sportinguista vai estar sem jogar 6 semanas
Yannick Djaló vai estar afastado da competição pelo menos seis semanas. O avançado do Sporting fracturou o perónio, ao serviço da selecção de sub-23.
A lesão foi anunciada pelo departamento médico do Sporting, e contraria assim a informação inicial, disponibilizada pela Federação Portuguesa de Futebol. «No final do encontro, Yannick, substituído à passagem do minuto 34, deslocou-se ao hospital local para realizar um raio-x, que não revelou qualquer lesão», dizia o site da F.P.F, na crónica do jogo da equipa de sub-23.
Ricardo Batista também regressou lesionado da presença na mesma selecção. O guarda-redes apresenta «sintomatologia dolorosa na região púbica» e vai estar limitado a tratamento, na presente semana.
Em relação a Matías Fernandez, o boletim clínico do Sporting confirma que o médio, ao regressar da selecção chilena, fez «treino individualizado». Para quinta-feira está previsto que volte ao treino livre.
Fonte: TVI24

Queiroz fala aos jornalistas antes do jogo de amanhã

"SEM ESTA VITÓRIA NÃO HAVERÁ CÉU"
Há quatro jogadores em risco de falhar o primeiro jogo do play-off. Liedson, Raul Meireles, Duda e Nani serão obrigados a cumprir castigo disciplinar se virem um cartão amarelo frente a Malta. Apesar disso, Carlos Queiroz não admite poupá-los, nem tão pouco quer ouvir falar de possíveis cuidados especiais por parte dos jogadores.
«Os cuidados serão os mesmos de sempre. Não queremos que os nossos jogadores vejam cartões», referiu. Nada mais do que isso. Os quatro vão portanto manter-se como opções válidas, provavelmente vão até ser todos titulares, e não é esperado que tenham cautelas especiais para evitar mais um cartão amarelo e consequente castigo.
«Temos de jogar o nosso jogo. Não há depois de amanhã, sem ganharmos a Malta», lembra Queiroz, que quer apostar tudo contra Malta. «É amanhã , durante este noventa minutos, que temos de colocar todos os nossos argumentos em campo para sabermos que a porta do céu está aberta para nós.».
Fonte: Maisfutebol

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BELLUSCHI: "SOMOS FAVORITOS NO CAMPEONATO"

Talismã? Belluschi só não jogou com o Braga e o Chelsea, os dois únicos jogos que o FC Porto perdeu. Admite que lhe custou ficar no banco em Londres e em Braga, mas concentrou-se em dar a resposta nos treinos para voltar às opções. E, apesar de só ter chegado este ano, diz que os dragões são favoritos ao título.
Sempre que foi titular, o FC Porto venceu... Já me disseram. É bom saber que sou importante , mas o que interessa é que a equipa ganhe, quer eu esteja ou não em campo. Custou-lhe ficar de fora contra o Chelsea e o Braga? Sem dúvida, porque qualquer jogador queria estar em Stamford Bridge e em Braga, onde mora o líder da classificação. Foram opções do treinador que devo respeitar, procurando demonstrar nos treinos que podia estar nas partidas seguintes.
Pelo que tem visto, o FC Porto é o favorito no campeonato? O FC Porto é sempre candidato. Ganhou nos últimos anos e não podemos dizer que não somos os favoritos. Temos um grande estádio, um grande clube e grandes adeptos. Vamos procurar dar o melhor para ganhar. Os resultados do Benfica têm assustado? Claro que não. Pensamos apenas naquilo que podemos fazer. Sabemos que o Benfica tem uma grande equipa e que está a jogar bem, mas confiamos no nosso trabalho. Ainda vamos defrontar o Benfica e, nessa altura, teremos de lhes ganhar. Campeão no Newell, no Olympiacos. E no FC Porto? A ideia é essa. Oxalá seja o talismã. Ser campeão é o mais bonito que há no futebol e vir para um clube como este é sinónimo de ganhar e de querer ser campeão. Vou dar tudo para o conseguir.
Fonte: MSN Desporto

domingo, 11 de outubro de 2009

RONALDO KO DURANTE UM MÊS


Extremo português já regressou a Madrid

O Real Madrid acaba de confirmar uma «recaída» da lesão de Cristiano Ronaldo que vai obrigar o internacional português a parar entre três a quatro semanas. O extremo do clube espanhol ressentiu-se da lesão no tornozelo direito e vai, agora, iniciar trabalho de recuperação.
Ronaldo foi avaliado no Hospital Sanitas la Moraleja ao final da tarde. Depois de conhecidos os resultados dos exames, a equipa médica do Real Madrid emitiu o seguinte comunicado, publicado no site oficial do clube:
«Decorrente das análises clínicas e da ressonância magnética realizada, o jogador sofre de uma recaída da sua lesão no tornozelo direito, consistente numa entorse do ligamento lateral interno de grau I-II com inflamação e edema ósseo no peito do pé. Tempo estimado de baixa entre três a quatro semanas segundo a evolução clínica».
Fonte: Maisfutebol