sábado, 28 de agosto de 2010

HUGO VIANA ASSINA PELO BRAGA

O médio rescinde com o Valência e chega para jogar a champions pelos arsenalistas

O internacional português chega a título definitivo, após rescisão com o Valencia, com o qual tinha mais um ano de contrato, e começa a treinar já na próxima semana.

Hugo Viana está, assim, de volta a Braga, onde na última época, então por empréstimo do clube espanhol, foi um dos pilares do meio-campo e do vice-campeonato.

O jogador formado no Sporting, com o qual chegou a negociar a transferência para Alvalade neste defeso, chega a custo zero e após prolongadas negociações.
Fonte: Maisfutebol

RAÚL MEIRELES NO LIVERPOOL

É uma notícia que Bola Branca pode avançar em "primeira-mão": Raúl Meireles está a caminho do Liverpool. Sabe Bola Branca que o médio do FC Porto viajou para Inglaterra, depois de negociações intensas ao longo desta sexta-feira, entre a SAD "azul-e-branca" e os "reds".
Raúl Meireles, de 27 anos, internacional português e titular da selecção portuguesa, tinha contrato com o FC Porto, mas entendeu que esta era a altura de "dar o salto".

De resto, os "dragões" reforçaram-se no mercado de Verão para permitir a saída do médio. Recorde-se que, quando a Renascença avançou a aquisição de João Moutinho, anunciou nessa mesma altura que a saída de Meireles era certa para o futebol britânico.

O centro-campista começou a sua carreira no Boavista. Seguiu-se Desp.Aves, regresso ao Boavista e transferência para o FC Porto, em 2004. Jogou seis temporadas no Dragão.

Bola Branca pode ainda adiantar que os clubes se preparam para anunciar uma sonante transferência, e que providenciará mais um importante encaixe financeiro para os cofres portistas.

Esta temporada, Meireles tinha apenas alinhado durante nove minutos, nos instantes finais da Supertaça Cândido de Oliveira. Em 2009/2010, o médio realizou 2694 minutos, divididos por 35 partidas, apontando dois golos.
Fonte: Radio Renascença

Raul Meireles prepara-se assim para render no clube inglês o internacional argentivo Mascherano, que acaba de ser vendido ao Barcelona por 22 Milhões de euros.

SIMÃO RENUNCIA À SELECÇÃO

Simão comunicou à Federação Portuguesa de Futebol que diz adeus à Selecção, depois de um «período de profunda reflexão» e por «motivos de ordem pessoal». O extremo do Atlético de Madrid acrescenta estar na altura de dar o lugar «a novos valores que façam o seu percurso com sucesso».

«Exmo. Senhor Presidente,
Dr. Gilberto Madaíl,

Venho, pelo presente, e formalmente, comunicar junto de V.Exa. que, a partir desta data, e em virtude de motivos de ordem pessoal, não poderei estar disponível para representar oficialmente, e como jogador profissional, a Selecção Nacional de Futebol.

Na verdade, e após uma profunda reflexão, acredito que chegou o momento de colocar um termo à minha presença enquanto jogador profissional a representar a nossa Selecção dentro de campo, dando assim espaço também a que novos valores possam fazer o seu percurso de sucesso, tal como também a mim no passado me foi dada essa oportunidade.

Recordo ainda hoje com muito orgulho o dia em que, com 15 anos, representei Portugal pela primeira vez, e desde essa data outros fantásticos momentos como ter sido Campeão Europeu de Sub16, a minha primeira internacionalização A contra Israel jogo em que marquei também um golo, ter sido Vice-Campeão Europeu em 2004 naquele que foi considerado o melhor Europeu de sempre e organizado pelo nosso País, bem como ainda o Mundial de 2006 em que vivi os melhores momentos que jamais esquecerei.

Foi uma tremenda honra e prazer vestir a camisola da Selecção Nacional e representar e servir Portugal durante todos estes anos, e estou extremamente orgulhoso por ter feito parte de equipas tão extraordinárias que conquistaram tantas vitórias neste mundo do futebol.

Estou igualmente agradecido a todos com quem vivi os meus momentos na Selecção Portuguesa de Futebol, designadamente, colegas, médicos, massagistas, seleccionadores, treinadores, corpo técnico e dirigentes, por todo o apoio, formação, experiência e conduta que me transmitiram e que partilharam comigo ao longo de todos estes anos.

Aproveito esta oportunidade para partilhar que continuarei sempre a apoiar a Selecção de todos nós fora das quatro linhas, e ainda para desejar a todos os maiores sucessos futuros.

Com Amizade,

Simão Sabrosa»
Fonte: Maisfutebol

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ATLÉTICO MADRID VENCE SUPERTAÇA EUROPEIA

Inter 0-2 At. Madrid
O Atlético de Madrid derrotou o Inter de Milão por 2-0 e assegurou a conquista da Supertaça Europeia. Os portugueses Tiago e Simão Sabrosa festejam assim o primeiro troféu da temporada, numa partida em que apenas o extremo foi utilizado por Quique Flores. Reyes e Aguero marcaram os tentos dos cochoneros e De Gea defendeu um penalty aos 90 minutos.

Depois de escrever o seu nome a ouro na história da Liga Europa, como o primeiro vencedor da renomada competição, o Atlético de Madrid começa esta época em grande na Europa ao derrotar o Inter de Milão por 2-0 na final da Supertaça. Os vencedores da Liga dos Campeões (com Mourinho), agora treinados por Rafael Benítez, nunca foram capazes de se encontrar no relvado do Mónaco. O Atlético soube ser paciente, atacar pela certa e até podia ter marcado mais. Simão Sabrosa foi titular e assistiu Aguero para o segundo golo da partida, enquanto Tiago não passou da bancada.

Quem viu a partida ficou com dúvidas se o Inter realmente quis ganhar este jogo. Os colchoneros foram os únicos a atacar verdadeiramente a baliza adversária. À passagem da meia-hora, Kun Aguero deu o aviso ao romper na direita e rematar rasteiro às redes laterais. Em cima do intervalo, o mesmo protagonista foge na esquerda, depois de um passe de ruptura de Simão, e com tudo a favor remata muito por cima. O nulo ao intervalo verificava-se por pura falta de pontaria dos rojiblancos, já que a equipa de Milão pouco fez para chegar ao golo nos primeiros 45 minutos.

A segunda parte começou a todo o vapor para o Atlético de Madrid. Júlio César, guarda-redes do Inter, foi o «salvador» aos 59 minutos, primeiro a remate do irrequieto Reyes e depois na recarga de Aguero. Aos 62 minutos é que já não havia nada a fazer para o internacional brasileiro: Reyes fugiu pela esquerda, após tabela com o seu número dez, e fuzilou a baliza nerazzurra. Estava aberto o marcador, depois da defesa inteirista faciliar perante a forte pressão dos madrilenos.

Simão Sabrosa, que hoje anunciou o adeus à selecção nacional, quis assinar a ementa da festa colchonera e serviu Aguero para o segundo golo da noite num passe rasteiro que o argentino só teve de encostar. O relógio marcava 82 minutos e os italianos já baixavam os braços. Só que em cima da hora Pandev foi rasteirado na área de De Gea e Milito teve a hipótese de, pelo menos, fazer o Atlético tremer nos últimos minutos. O argentino rematou forte, mas o guarda-redes espanhol fez uma bela defesa e assegurou o resultado.

Quique Flores e os seus jogadores puderam então festejar à séria.

Fonte: ZeroZero

SPORTING VENDEDOR

Tonel no Dínamo de Zagreb
O Dínamo de Zagreb anunciou esta sexta-feira a contratação de Tonel ao Sporting. O central, internacional português, já posou com a nova camisola para o site do clube.

Stojkovic emprestado ao Partizan

«Estou muito feliz por estar aqui. As primeiras impressões são óptimas. Fui bem recebido, e estou contente por fazer parte deste grupo. Conheço a reputação do treinador Vahid Halilhodzic, foi um grande nome do futebol croata e do actual plantel conheço o Biscan e o Cufré. Mal posso esperar que comecem os treinos e os jogos», disse o jogador.

Pongolle no Saragoça, mas sem opção de compra

No que diz respeito à Liga Europa, Tonel acredita que o Villarreal parte como favorito no grupo e «o Dínamo é o número 2» e deixa uma mensagem de esperança: «Tenho ambição de vitórias e grandes resultados e tenho a noção de que este é um clube ambicioso e com um historial de grandes jogadores como Suker, Boban e Modric.»
Fonte: Maisfutebol

SORTEIO DA LIGA EUROPA: QUARESMA VOLTA AO DRAGÃO

F.C. Porto e Sporting já conhecem adversários na Liga Europa. Ricardo Quaresma volta ao Dragão com o Besiktas, onde vão passar também os búlgaros do CSKA de Sófia e os austríacos do Rapid. O Sporting terá pela frente os franceses do Lille, os búlgaros do Levski e os belgas do Gent.
F.C. Porto nunca perdeu com turcos e austríacos

Todos os grupos da Liga Europa:

Grupo A
Juventus (Itália)
Manchester City (Inglaterra)
FC Salzburgo (Áustria)
Lech Poznan (Polónia)

Grupo B
Atl. Madrid (Espanha)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Rosenborg (Noruega)
Aris Salónica (Grécia)

Grupo C
SPORTING (PORTUGAL)
Lille (França)
Levski Sófia (Bulgária)
Gent (Bélgica)

Grupo D
Villarreal (Espanha)
Club Brugge (Bélgica)
Dínamo Zagreb (Croácia)
PAOK (Grécia)

Grupo E
AZ Alkmaar (Holanda)
Dínamo Kiev (Ucrânia)
BATE Borisov (Bielorrússia)
Sheriff (Moldávia)

Grupo F
CSKA Moscovo (Rússia)
Palermo (Itália)
Sparta Praga (Rep. Checa)
Lausanne (Suíça)

Grupo G
Zenit St. Petersburgo (Rússia)
Anderlecht (Bélgica)
AEK Atenas (Grécia)
Hadjuk Split (Croácia)

Grupo H
Estugarda (Alemanha)
Getafe (Espanha)
Odense (Dinamarca)
Young Boys (Suíça)

Grupo I
PSV Eindhoven (Holanda)
Sampdoria (Itália)
Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Debreceni (Hungria)

Grupo J
Sevilha (Espanha)
Paris Saint-Germain (França)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Karpaty Lviv (Ucrânia)

Grupo K
Liverpool (Inglaterra)
Steaua (Roménia)
Nápoles (Itália)
Utrecht (Holanda)

Grupo L
F.C. PORTO (PORTUGAL)
Besiktas (Turquia)
CSKA Sófia (Bulgária)
Rapid Viena (Áustria)
Fonte: Maisfutebol

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O INCRÍVEL VOLTOU

FC Porto confirma qualificação para a fase de grupos da Liga Europa
FC PORTO 4-2 GENK
Incrível ou «hat-trick» Hulk? Fica a sugestão, aguardando novos episódios da série goleadora do avançado brasileiro. Três golos de bola parada na recepção ao Genk (4-2), confirmando a presença do F.C. Porto na fase de grupos da Liga Europa. Vossen bisou sem equilibrar a eliminatória (7-2 no total). Fernando, mais ofensivo que nunca, completou a cena.

A delicadeza do tema motiva algum recato. Contudo, quando a homenagem toca o coração dos adeptos, que nem acompanharam os passos da criança em questão, merece entrar na história. A história do Incrível Hulk, uma corrida pessoal rumo à baliza contrária, com propósito nobre.

Hulk falhara o Genk pela morte da sobrinha. Viajou para o Brasil sem esconder a tristeza. O F.C. Porto, sensibilizado, deu-lhe todo o tempo do Mundo e dedicou-lhe o triunfo na Bélgica. Com a eliminatória resolvida, o brasileiro voltou aos relvados. Correu, fintou, falhou até marcar o golo que tanto procurara. Perdeu um castigo máximo mas terminou o jogo com um «hat-trick».

A surpresa e a dedicatória

As lágrimas vindas do céu, em forma de chuva, caíram no rosto de Hulk quando ele marcou o primeiro (37m), ergueu as mãos e dedicou o momento à sobrinha malograda. Para trás, ficara um penalty falhado, por si conquistado, e um golo do Genk que surpreendeu o Dragão.

A análise parece redutora, mas para quem não viu, acredite que tudo andou à volta deste Incrível com nome de herói de banda desenhada. Vossen, que marcara em antecipação a Rolando (22m), baixava a cabeça perante a incapacidade para igualar o adversário directo.

Hulk foi pela direita e pelo centro, pegou na bola e tentou criar. Porém, o «hat-trick» chegaria com o esférico imóvel. Em dois castigos máximos e igual número de livres directos, o internacional brasileiro marcou três golos. No segundo penalty (59m), provou que não é só matéria bruta. Atirou em jeito e não em força. Antes e depois (63m), de bola parada, recorreu à violência para bater Koteles.

Otamendi a ver, centrais a tremer

O F.C. Porto apresentou mais três novidades. Beto discreto na baliza (as redes portistas balançaram pela primeira vez, esta época), Souza em bom plano no apoio a Fernando, Ruben Micael sem brilhar na zona de construção. Hulk regressou ao onze e encaixou num 4x4x2 apresentado como sistema alternativo.

O Genk, com 0-3 na eliminatória, veio com equipa de recurso. Mudaram-se alguns nomes, sem afectar a determinação. A defesa portista tremeu e voltou a denotar alguma desconcentração. Com Otamendi, o internacional argentino que sucede a Bruno Alves, a ver.

Otamendi assistiu ao jogo, a par de 33.512 espectadores. Não houve transmissão televisiva, porque a aposta passa por um Dragão cheio e as propostas não compensavam. Assim, nem todos viram o tento inaugural de Vossen. Nem o penalty falhado logo depois por Hulk. Nem a compensação do brasileiro (37m), a garantir a igualdade com um pontapé rasteiro e potente, na conversão de um livre directo.

Fernando também marca

O F.C. Porto regressou das cabines com 1-1 no marcador e o 4x2x3x1 no papel. Souza aproximou-se de Fernando, o médio defensivo que andava demasiado afastado da baliza contrária. Aliás, nunca marcara com a camisola portista, em jogos oficiais. Deixou a promessa frente ao Ajax e fez a festa na recepção ao Genk, com mais um pontapé de longe, desta vez com culpas para Koteles.

Bola cá, bola lá, a vantagem azul e branca durou escassos quatro minutos. O golo do empate de Vossen (57m) durou muito menos. Segundos após bom voo do avançado, em mais uma antecipação aos centrais portistas, Moutinho conquistou um castigo máximo e permitiu o bis de Hulk. Com a sobrinha na memória do Incrível e a fase de grupos no horizonte do F.C. Porto, o «hat-trick» do brasileiro não foi mais que um belo final de festa. Nova bomba, de livre, com a ajuda do guarda-redes do Genk. 7-2 na eliminatória. Categórico.
Fonte: Maisfutebol

RECUPERAÇÃO TOTAL

BRONDBY 0-3 SPORTING
A precisar de marcar pelo menos dois golos para igualar a eliminatória, o Sporting chegou à vantagem por Evaldo à beira do intervalo e na segunda parte Nuno André Coelho consumou a igualdade na eliminatória. Uma obra de arte de Yannick Djaló fechou o resultado em 3-0. Os leões saltam para a fase de grupos da Liga Europa.

O Sporting foi à Dinamarca depois de ter averbado uma derrota em casa por 2-0, frente aos dinamarqueses do Brondby, e conseguiu a reviravolta na eliminatória depois de uma segunda parte em que o jogo de equipa foi a chave do sucesso.

Nos primeiros 45 minutos, os leões não criaram grandes ocasiões de perigo e foram até os dinamarqueses a estar mais perto do golo. A defesa leonina demorou a afastar a bola e esta acabou por sobrar para Jallow, que rematou às malhas laterais.

Ao chegar à meia hora Liedson ainda introduz a bola na baliza, mas o lance já estava invalidado por fora-de-jogo que pareceu, no entanto, algo duvidoso.

O Sporting deixou o jogo encaminhar-se para o final da primeira parte dominando o jogo e com mais posse de bola do que os dinamarqueses, mas sem criar reais lances de perigo.

Foi já quando o árbitro se preparava para dar por terminada a primeira parte que os leões se adiantaram no marcador: Maniche cobrou um livre do lado esquerdo e Evaldo apareceu sozinho na área para bater Andersen.

O Sporting não começou bem a segunda parte e deixou o Brondby tomar conta do jogo e tornar-se mais perigoso. Nessa altura valeu o desacerto dos dinamarqueses na finalização e as boas intervenções de Rui Patrício, que num remate de Larsen teve a sua estirada mais espectacular.

Paulo Sérgio tentou imprimir novo ritmo com a entrada de Matías para o lugar de Postiga e o Sporting aos poucos sacudiu a pressão escandinava.

Na melhor fase do Sporting no segundo tempo os leões consumaram mesmo a igualdade na eliminatória através de um dos seus melhores elementos, Nuno André Coelho. O central que chegou do FC Porto subiu no terreno, rematou do meio da rua e contou com um “frango” do guarda-redes dinamarquês para fazer o 2-0.

Até ao fim os leões não desistiram de resolver a eliminatória dentro do tempo regulamentar e o brinde coube a Yannick Djaló, concluindo exemplarmente uma jogada exímia de contra-ataque.

O Sporting ganhou a bola a meio-campo, Liedson assistiu Djaló e este, com nervos de aço, fez um chapéu ao guarda-redes Andersen e pôs o Sporting na rota da Liga Europa e fechando o resultado em 3-0.
Fonte: Sapo Desporto

MARÍTIMO DIZ ADEUS À LIGA EUROPA

Marítimo 1-2 Bate Borisov
O Marítimo foi hoje eliminado da Liga Europa de futebol ao perder, no Funchal, com os bielorrussos do BATE Borisov, por 2-1, após a derrota (3-0) na primeira mão.

O BATE marcou primeiro por Pavlov, aos 52 minutos, Kanú empatou para os insulares, aos 90+1, mas o resultado final seria fixado por Savish, aos 90+3.

O BATE ficou desta forma apurado para a fase de grupos da Liga Europa, com um agregado de 5-1.

O encontro foi realizado no Estádio dos Barreiros, do Funchal, por autorização da UEFA, apesar das obras de remodelação do complexo.
Fonte: Sapo Desporto

CHAMPIONS AMIGA

BENFICA EM GRUPO ACESSÍVEL
Os franceses do Lyon, os alemães do Schalke 04 e os israelitas do Hapoel Tel Aviv são os adversários do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, determinou o sorteio realizado esta tarde no Mónaco. Os encarnados ficam no grupo B, e têm pela frente três adversários inéditos, já que nunca os defrontou nas competições europeias.
BRAGA COM BOAS HIPÓTESES DE QUALIFICAÇÃO
Os ingleses do Arsenal, os ucranianos do Shakhtar Donetsk e os sérvios do Partizan Belgrado são os adversários do Sp. Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O sorteio realizado esta quinta-feira no Mónaco colocou a equipa portuguesa no grupo H, perante duas equipas bem conhecidas do futebol português: o Arsenal eliminou o F.C. Porto na última edição da prova, e defrontou várias vezes os dragões na fase de grupos. Por sua vez, o Shakhtar Donetsk enfrentou o Benfica e o Sporting em épocas sucessivas nesta prova, em 2007/08 e 2008/09. Já os sérvios do Partizan de Belgrado têm a particularidade de contar nas suas fileiras com o português Moreira.
Fonte: Maisfutebol

Sorteio da fase de grupos
Grupo A: Inter de Milão, Werder Bremen, Tottenham, FC Twente
Grupo B: Lyon, SL Benfica, Schalk 04, Hapoel
Grupo C: Manchester United, Valência, Bursaspor
Grupo D: Barcelona, Panatynaikos, Copenhaga, Rubin kazan
Grupo E: Bayern Muniche, AS Roma, Basileia, Cluj
Grupo F: Chelsea, Olympique, Spartak de Moscovo, Zilina
Grupo G: AC Milan, Real de Madrid, Ajax, Auxerre
Grupo H: Arsenal, Shaktar Donetsk, Braga, Partizan

terça-feira, 24 de agosto de 2010

OLÉ, BRAGA!

Jogo louco em Sevilla, com o Braga sempre por cima e a entrar pela primeira vez na fase de grupos da Champions.
SEVILHA 3-4 SP BRAGA
Num jogo verdadeiramente histórico, o Braga conseguiu bater o pé ao poderoso Sevilha e levar o bilhete dourado que lhe permite estar pela primeira vez entre os grandes da Europa. 4-3 foi o resultado favorável à equipa de Domingos Paciência.

Tal como se previa, o Sevilha entrou no Sánchez-Pizjuán a todo o gás e sufocou o Braga nos primeiros minutos. No entanto, cedo o Braga mostrou que estaria sempre pronto a espreitar o contra-ataque e surpreender os espanhóis.

À beira dos 15’, Matheus ganhou na raça e quase conseguiu o remate para o 1-0, cortado no último momento pelo central do Sevilha. Foi a primeira ocasião flagrante de golo e a resposta do Sevilha veio por Fabiano, com o avançado a adiantar-se a Felipe e a ficar muito perto de inaugurar o marcador.

Aos 22’.Jesus Navas deixou Luís Fabiano na cara de Felipe, mas o brasileiro do Sevilha esqueceu-se da bola e deixou escapar uma oportunidade flagrante para mexer no marcador.

O Braga não se mostrava amedrontado e deu sempre resposta à equipa de Alvarez, com Matheus sempre em destaque e a recorrer à velocidade para deixar a cabeça em água aos defesas espanhóis.

Tanto o avançado do Braga batalhou que acabou por receber o prémio à passagem da meia hora. Paulo César conduziu a jogada de ataque e fez o remate à entrada da área, Palop não segurou e Matheus, sempre oportunista, empurrou para o 1-0, levando a festa aos cerca de 1500 adeptos portugueses presentes na cidade andaluz.

À entrada para o segundo tempo o cronómetro começou a correr a favor dos bracarenses, mas não se pense que a equipa de Domingos em alguma altura se desnorteou com a pressão sevilhana. Aguentou, soube esperar para responder e voltou a calar o Sánchez-Pizjuán.

Em contra-ataque e apanhando o Sevilha balanceado no ataque, Lima aproveitou um cruzamento milimétrico para fazer o 2-0 e praticamente selar a eliminatória.

O Sevilha sentiu logicamente o golo e os milhões da Champions escaparem por entre os dedos, mas reagiu da melhor maneira e empurrado pelas gargantas incansáveis do Sánchez-Pizjuán conseguiu reduzir a desvantagem logo de seguida por intermédio do inevitável Luís Fabiano.

Era a pior fase do Braga e poucos minutos depois José Carlos voltou a assustar Felipe ao enviar com estrondo à barra. O Sevilha empurrou o Braga às cordas e sucederam-se os lances perigo junto da baliza minhota.

Jesus Navas já tinha ameaçado e com 5 minutos para jogar repôs a igualdade no marcador, enganando Elderson ao aparecer nas suas costas e rematando sem hipótese para Felipe.

Se se pensava que seriam minutos de sufoco até final para o Braga, Lima tratou imediatamente de desfazer esse equívoco. Sílvio isolou-o e o brasileiro contornou Palop e atirou para a baliza deserta. Era o 3-2 final perante o desespero dos jogadores do Sevilha.

Lima ainda quis fazer história em cima da história e completou o hat-trick sobre os 90’. Canto de Alan e o brasileiro a aparecer ao primeiro poste a desviar sem hipótese para Palop. O jogo parecia louco e Kanouté ainda foi a tempo de fechar a contagem, embora de pouco valesse no que diz respeito ao desfecho da eliminatória.

Depois de já ter vencido por 1-0 na Pedreira, em Braga, o apito final em Sevilha foi histórico e a equipa de Domingos há-de ficar na história do clube pelo feito concretizado esta noite: em 89 anos de história é a primeira vez que o SC Braga chega à prova mais importante da UEFA, a Liga dos Campeões.
Fonte: Sapo Desporto

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OFICIAL: OTAMENDI É DO FC PORTO

O negócio anunciado há vários dias é agora oficial. O F.C. Porto comunicou à CMVM um acordo com o Vélez Sarsfield para a compra de Nicolás Otamendi. Os «dragões» pagam 4 milhões de euros por metade do passe.

O emblema argentino fica ainda com opção de venda da outra metade, pelo mesmo valor, até 5 de Setembro de 2011.

Como é normal, o acordo está dependente dos habituais exames médicos e do acordo com o próprio jogador.
Fonte: Maisfutebol

domingo, 22 de agosto de 2010

DRAGÃO NO TOPO

Falcão marca dois, Bellushi 1: FC Porto é líder
FC PORTO 3-0 BEIRA MAR
Ponto prévio: não é possível construir boas equipas em cima de maus resultados. Ora partindo dessa premissa, que é aliás uma excelente premissa, o F.C. Porto vai somando bons resultados que garantem a tranquilidade para construir uma grande equipa. Nem tudo é perfeito, longe disso. Mas a equipa vence.

Para já soma quatro triunfos consecutivos, percorreu até todos os jogos oficiais ao sabor da vitória, marcou uma média superior a dois golos por jogo e, mais importante, ainda não sofreu nenhum. O que é um feito quase, quase épico. Sobretudo quando continua a acumular falhas na marcação e na ocupação dos espaços.

Mas ganha. Este domingo venceu um Beira Mar que é bem mais complicado do que parece e garantiu o melhor início de época dos últimos quatro anos. Ora o estímulo das vitórias é fundamental. É sempre, dir-se-á: verdade. Neste F.C. Porto ainda em reconstrução, porém, é sem dúvida mais fundamental.

Contra o infortúnio, jogar, jogar

Só a tranquilidade dos bons resultados permitiu ao Dragão, por exemplo, aguentar os últimos minutos da primeira parte de grande atrevimento do Beira Mar. Segurar o apoio à equipa, ficar ao lado dos jogadores até surgir o segundo golo e partir para uma etapa complementar de total domínio do jogo e de futebol agradável.

Só a tranquilidade dos bons resultados permite também dobrar os infortúnios que atingem a equipa sem aparente quebra de rendimento. O F.C. Porto, recorde-se, chegou a este jogo só com dois extremos e ao segundo minuto de jogo ficou apenas com um: Ukra fracturou o maxilar e teve de ser logo substituído.

Já sem Hulk, Rodriguez, James e Mariano, o treinador foi obrigado a adaptar Belluschi à direita. O que não é a mesma coisa. Nem mais ou menos: o argentino não tem características de extremo e sobretudo não é capaz de surgir em zonas de finalização. O F.C. Porto ficou ligeiramente coxo, mas não baixou a intensidade.

Dinâmica para cima do adversário

Com menos capacidade de explorar as alas, a equipa apostou num futebol mais directo. Durante muito tempo foi complicado, sobretudo porque do outro lado surgiu um adversário com uma ocupação de espaços perfeitos. Atenção a Leonardo Jardim, já agora. Por alguma razão mereceu o elogio rasgado de Villas-Boas.

O madeirense não tem uma grande equipa, mas sabe trabalhá-la. Nota-se aliás que é organizada, bem posicionada e solidária. Só lhe falta um pingo de talento. Ora a partir dessa organização, durante largos minutos complicou a vida ao dragão. Só um livre nascido de uma falta que parece não existir, aliás, a derrubou.

O livre de Belluschi é perfeito, o momento é muito pertinente e o efeito é esmagador: na segunda parte o Beira Mar caiu aos trambolhões. O que também fez subir ao relvado o melhor F.C. Porto. Sobretudo quando Villas Boas voltou a mudar a equipa para um 4x2x3x1 com Belluschi, Micael e Moutinho no apoio a Falcao.

A equipa cresceu na directa proporção em que o Beira Mar caiu. Criou uma série de ocasiões de golo e construiu um resultado robusto, que traz tranquilidade para continuar a crescer: na defesa, por exemplo, que não pode posicionar-se mal e deixar Wilson Eduardo isolar-se como fez num livre frontal...
Fonte: Maisfutebol

VITÓRIA "IN EXTREMIS"

Penalty aos 88 minutos coloca a vitória nos pés de Matias Fernandez
SPORTING 1-0 MARÍTIMO
O médio chileno saltou do banco de suplentes para dar a primeira vitória ao Sporting no campeonato, com um golo aos 88 minutos, na conversão de um penálti.

O Sporting deu hoje um pontapé na crise que se ameaçava instalar, depois dos desaires com o Paços de Ferreira e o Brondby, graças a um penálti de Matías Fernández. E foi preciso esperar pelos 88 minutos do jogo com o Marítimo para os cerca de 20 mil adeptos leoninos gritarem golo nas bancadas do Estádio José Alvalade.

O embate desta tarde colocava em confronto duas equipas com o orgulho ferido no Play-off da Liga Europa e ávidas de pontos no campeonato. Todavia, os caminhos para chegar ao golo permaneceram um mistério para as formações de Paulo Sérgio e Mitchell Van der Gaag na primeira parte.

Paulo Sérgio deixara antever mudanças depois do desaire com o Brondby. Acto contínuo, Zapater estreou-se hoje no onze e foi também acompanhado por Yannick e Vukcevic. No entanto, o grande pecado do desafio de quinta-feira voltava a sentir-se: a falta de eficácia leonina.

O Marítimo apresentava-se com uma defesa sólida e bem organizada, não deixando muitos espaços aos jogadores leoninos, o que levou o jogo com o resultado a zeros para o intervalo.

Na segunda parte, o leão regressou mais agressivo, mais afoito e mais perigoso. Com uma atitude pressionante, o Sporting foi empurrando os madeirenses para a sua área através de sucessivas ameaças de Vukcevic, Yannick, Maniche e André Santos nos primeiros minutos.

Apesar da hegemonia neste período, os leões não se livraram de um grande susto aos 64 minutos. Cherrad desmarca-se bem e faz o chapéu a Rui Patrício que tentou adiantar-se para cortar a jogada e acaba a ver a bola rasar o poste da sua baliza.

Pouco depois, Paulo Sérgio lança Saleiro e Matías e seria o chileno a desequilibrar a partida de forma decisiva. Colocando mais ideias na reacção ‘cheia de coração’ do Sporting, o médio leonino começou a baralhar a defensiva maritimista e num desses momentos nasce o golo da vitória.

Aos 88’, Liedson sofre penálti, depois de uma jogada de Matías, que Bruno Paixão assinalou bem, e o chileno não perdoou. Os adeptos respiraram de alívio pelo triunfo e Paulo Sérgio afasta assim o cenário de desconfiança que ameaçava começar a pairar sobre o seu trabalho.

Já o Marítimo foi um pouco infeliz pela forma como soube segurar o Sporting durante muito tempo, mas também é penalizado por não ter descoberto o rumo dos golos. E já são três derrotas consecutivas para a equipa de Van der Gaag…
Fonte: Sapo Desporto