quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FC PORTO QUER QUEBRAR O ENGUIÇO

Há cinco anos que o FC Porto não consegue ganhar na primeira jornada da Champions. Cinco estreias em falso que começaram na gloriosa temporada de 2003/04, ano da inesquecível conquista de Gelsenkirchen. Ironicamente, os dragões não foram além de um empate a uma bola no terreno do Partizan de Belgrado no primeiro jogo da campanha. Depois, foi o que se sabe.
Nas quatro épocas seguintes, a mesma história. Em 2004/05, nulo na recepção ao CSKA de Moscovo; em 2005/06, derrota por 3-2 no estádio do Glasgow Rangers; em 2006/07, mais uma recepção falhada aos russos do CSKA e novo 0-0; finalmente, na última temporada, empate caseiro a uma bola frente ao Liverpool.
Desta vez, o Fenerbahce é o primeiro adversário. E pode afirmar-se que chega em boa altura ao Dragão. Isto na óptica do F.C. Porto, naturalmente. Os vice-campeões turcos não tinham um início de campeonato (duas derrotas e uma vitória) tão mau desde 1979/80 e carregam o peso de uma pressão quase insuportável.
Chorar por quem partiu
No F.C. Porto lamenta-se a partida de Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma. No Fenerbahce, chora-se Mehmet Aurélio. O antigo número seis do Fenerbahce - um atleta muito parecido com Paulo Assunção, aliás - mudou-se para o Bétis e deixou a equipa órfã de um médio defensivo convincente.
Maldonado (ex-Santos) e Josico (ex-Villarreal) vieram em socorro de Luís Aragonés, mas as primeiras amostras não foram convincentes. Informações recolhidas na Turquia, de resto, coincidem: o meio-campo é o elo mais fraco do Fenerbahce.
E se a esta debilidade em tão sensível território somarmos a instabilidade do guarda-redes Demirel, a lesão do brasileiro Edu (defesa central) e as ausências dos avançados Deivid e Semih Senturk (titularíssimos na época passada), podemos concluir que o F.C. Porto tem clara vantagem no plano teórico.
Os maus resultados do Fenerbahce, que na edição anterior chegou aos quartos-de-final da Champions, sustentam a teoria.
Regressos
Com Mariano Gonzalez recuperado, Jesualdo Ferreira apenas lamenta a indisponibilidade do castigado Jorge Fucile e dos limitados Guarín e Tarik. Mariano deve reassumir a sua posição no lado direito do ataque e Benítez é o substituto natural do uruguaio.
No regresso ao 4x3x3, Raul Meireles poderá voltar à «posição seis», com Tomás Costa a completar com Lucho o trio do meio-campo. Rolando, após as excelentes indicações deixadas na Luz, pode continuar a remeter Pedro Emanuel para o banco de suplentes.
Equipas prováveis (Estádio do Dragão, 19h45 SPORTV)
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Nelson Benítez; Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho Gonzalez; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e Cristián Rodríguez.
Outros convocados: Nuno, Pedro Emanuel, Lino, Fernando, Candeias, Hulk e Farías.
FENERBAHCE: Volkan Demirel; Gokhan Gonul, Lugano, Yasin Cakmak e Roberto Carlos; Kazeem Kazeem, Claudio Maldonado, Josico e Emre; Alex; Guiza.
Outros convocados: Volkan Babacan, Onder Turaci, Burak Yilmaz, Ali Bilgin, Selcuk Sahin, Gurhan Gursoy e Ilhan Parlak.

Sem comentários: