quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ENTRAR A GANHAR: FC PORTO JÁ LIDERA NA CHAMPIONS

Lucho e Lisandro continuam a fazer miséria

FC PORTO 3-1 FENERBAÇE
O FC Porto quebrou um enguiço de 5 anos, ao vencer esta noite o Fenerbaçe por 3-1, num jogo em que sofreu até ao fim perante a ousadia turca de colocar em causa uma equipa em nítida construção.
De facto, os campeões nacionais são claramente um conjunto novo, que necessita de afinação, de rodagem ao mais alto nível e nisso este jogo foi bastante produtivo, não só para mecanizar rotinas e cambiantes tácticas de adaptação de jogadores novos, quer ao nível psicológico, da auto-confiança, claramente reforçada para novos combates.
O FC Porto começou ao ataque, com pressão constante potenciada pelos suspeitos do costume Lucho Gonzalez, C. Rodriguez e Lisandro, trio muito activo. Lucho organiza como só ele sabe, faz passes a rasgar, oferece uma dinâmica ao meio campo que compensa para já alguma falta de equilíbrio provocada pela ausência de Assunção. Fernando parece um elemento produtivo, mas está ainda a adaptar-se, de qualquer forma, as semelhanças entre este jogador e o seu antecessor começam já a libertar Meireles para acções mais ofensivas.
Aos 13 minutos, já os tri-campeões venciam por 2-0, com dois golos fantásticos de dois argentinos: Lisandro e Lucho (quem mais poderia ser?). Remates de primeira após centros de Meireles e Rodriguez respectivamente. O FC Porto tirou então o pé do acelerador e o Fenerbaçe subiu no terreno, sem todavia criar perigo. num lance um pouco contra a corrente do jogo, Lisandro podia até ter sentenciado o jogo ainda na primeira parte, quando ficou isolado no meio campo e tentou uma chapelada ao guarda-redes turco. Era a melhor fase dos Dragões, que tiveram uma entrada verdadeiramente imparável. Mas foram os campeões turcos a reduzir perto do intervalo, após mais um lance em que Helton podia ter feito mais.
A segunda parte foi diferente da primeira, os turcos pressionaram e adiantaram-se no terreno, rodando a bola a meio campo, bem ao gosto de Aragonés, o técnico campeão da Europa pela Espanha. O empate esteve por um triz, já perto do final do jogo, já com Hulk e Tomás Costa em campo, substituindo um improfícuo Mariano Gonzalez e Raul Meireles.
Aos 87 minutos de jogo, temendo o avanço dos turcos, Jesualdo manda entrar Lino para a defesa. O brasileiro provou que às vezes o melhor ataque é a defesa e entrou pela esquerda, após uma jogada de Sapunaru que endossou a bola para o esquerdino rematar em diagonal batendo o indefeso guarda-redes turco.
Destaque-se individualmente os argentinos Lucho e Lisandro (Licha joga sempre no campo todo!), além de Raul Meireles, muito bem a assistir. Sapunaru e Tomás Costa também provaram que estão a evoluir e a integrar-se de forma sólida.
O FC Porto já é líder do seu grupo, após empate do Arsenal na Ucrânia frente ao Dínamo de Kiev.

Sem comentários: